QUARTA-FEIRA, 17/12/2025

Em destaque

Texto preliminar da COP28 indica eliminação dos combustíveis fósseis

Ainda há chances de trecho ser retirado do texto final.

Por Lucas Pordeus León / Agência Brasil - 25

Publicado em 

Texto preliminar da COP28 indica eliminação dos combustíveis fósseis
Ralf Vetterle/Pixabay

O documento preliminar do Balanço Global (Global Stocktake, GST) apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, inclui a eliminação progressiva do uso de combustíveis fósseis. Como o documento é preliminar, e há outras opções de texto sendo debatidas, o documento final pode não consolidar essa solução para a queima dos combustíveis fósseis.

Esse documento servirá de base para as negociações do documento final da COP28, que deve fazer uma avaliação do combate às mudanças climáticas a partir do Acordo de Paris, podendo sugerir medidas mais ambiciosas para limitar o aquecimento da Terra.

Para os combustíveis fósseis, o Balanço Global apresenta duas opções de texto e deixa aberta uma terceira opção sem texto construído. A 1ª opção diz que as partes se comprometem com a “eliminação progressiva, ordenada e justa dos combustíveis fósseis”. Já a 2ª opção diz ser necessário “acelerar os esforços no sentido da eliminação progressiva dos combustíveis fósseis e reduzir rapidamente a sua utilização, de modo a alcançar emissões líquidas zero de CO2 nos sistemas energéticos por volta de meados do século”.

Além disso, o Balanço Global preliminar da COP28 indica um movimento para a eliminação gradual dos “subsídios ineficientes aos combustíveis fósseis a médio prazo”.

Na avaliação de Natalie Unterstell, presidente do Instituto Talanoa, organização que atua com políticas climáticas, o texto preliminar é histórico por incluir, entre as opções, a eliminação dos combustíveis fósseis, algo inimaginável há poucos anos.

“Na COP anterior, os textos faziam referência à eliminação dos subsídios para combustíveis fósseis e também teve um foco na transição do carvão, que é realmente a fonte mais abundante e muito poluidora. Já o que estamos vendo agora é uma transição que inclui todos os combustíveis fósseis”, comparou.

A especialista acrescentou, porém, que a 3ª opção “sem texto” indica que ainda é necessário convencer alguns países. “Os negociadores que estiveram aqui nessa última semana trabalharam em cima dessa proposta e alguns países não veem a necessidade ou se opõem a algumas dessas opções. E aí qual que é o próximo passo? Justamente tentar chegar a um acordo”, completou Natalie.

Interesses contrários  

Para o coordenador do Grupo de Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal da Rio de Janeiro (UFRJ), o professor Carlos Eduardo Young, a inclusão do termo “eliminação” no documento, apesar de poder ser considerado um avanço, não é capaz de produzir mudanças no uso de combustíveis fósseis.

“É um avanço discutir a eliminação progressiva de combustível fóssil no documento oficial? É, sim. Mas é uma novidade na ciência? Claro que não. A gente está dizendo isso há quantas décadas. A Rio 1992 [1ª Conferência do Clima da ONU] falava claramente que o nível de emissões teria que reduzir. só não dizia explicitamente que era o combustível fóssil, mas estava subentendido”, ponderou.

O professor Young acredita que, no nível do discurso, as palavras são importantes, mas acrescentou que ainda não existem medidas concretas suficientes capazes para reverter o uso dos combustíveis fósseis.

“Não existe como fazer essa eliminação [dos combustíveis fósseis] de forma ordenada e progressiva porque você tem interesses contrários estabelecidos. Esses interesses são, por exemplo, dos países produtores de petróleo, inclusive o país que cedia e preside essa Conferência”, destacou.

O professor Young cita exemplos que indicam que o mundo não deve trabalhar para eliminação dos combustíveis fósseis: o projeto do governo brasileiro de explorar petróleo na margem equatorial do país; a decisão da Venezuela de anexar parte da Guiana, que pode ter relação com o petróleo daquela região; e a posição majoritária do Partido Republicano, dos Estados Unidos, de ser contrário à redução dos combustíveis fósseis.

Brasil no Balanço Global da COP28 

O Brasil tem se dedicado aos debates do Balanço Global (GST), uma vez que eles servirão de base para orientar as discussões na COP30, que será realizada em Belém (PA) em 2025, informou a Secretária Nacional da Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ana Toni.

“Não adianta só termos metas ambiciosas a nível nacional e global, muitas declarações, se a gente não lastreia essas metas com planos de implementação, capacidade, financiamento e transferência de tecnologia com mesma ambição”, destacou.

Sobre a discussão da eliminação dos combustíveis fósseis, o secretário-executivo do MMA, João Paulo Capobiano, destacou que essa deve ser uma decisão do conjunto dos países e deve incluir alternativas ao petróleo.

“Nós não acreditamos no Brasil que ações voluntaristas de um país seja a solução. É necessário um acordo internacional para construir a eliminação [dos combustíveis fósseis], o Brasil está disposto a construir isso, mas são necessárias alternativas para que isso seja viável, e o Brasil está atuando nas duas frentes”, destacou.

Crise Climática   

Os gases do efeito estufa lançados na atmosfera vêm aumentando a temperatura do planeta desde a Revolução Industrial (séculos 18 e 19), principalmente por meio da queima de combustíveis fósseis, o que impulsiona a atual crise climática, marcada por eventos extremos, como o calor excessivo, as secas prolongadas e as chuvas intensas.

No Acordo de Paris, em 2015, 195 países se comprometeram a combater o aquecimento global “em bem menos de 2º C acima dos níveis pré-industriais”, buscando limitá-lo a 1,5ºC acima dos níveis antes da revolução industrial.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Associação Amigos do Bairro Castanheira realiza evento Natal Cultural

Associação Amigos do Bairro Castanheira realiza evento Natal Cultural

A celebração contará com apresentações musicais e bingo gratuito com prêmios como moto elétrica e eletrodomésticos em três localidades.
L

MPRO participa de cerimônia para aquisição do futuro Hospital Universitário Municipal

Assinatura do contrato ocorreu em Porto Velho e marca avanço para a implantação do Hospital Universitário Municipal com atendimento pelo SUS.
L
Agenda News: Minhas cores favoritas pra te inspirar nas unhas

Agenda News: Minhas cores favoritas pra te inspirar nas unhas

Do vermelho ousado ao nude delicado, uma seleção de esmaltes pra gente brilhar juntas.
L
Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira

Devido à final do Mundial, ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira

Ponto facultativo libera servidores municipais durante final do Mundial de Clubes.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Assembleia aprova anistia a PMs punidos por atos salariais

Assembleia aprova anistia a PMs punidos por atos salariais

Anistia a PMs cancela punições e restabelece direitos funcionais.
L
Povos indígenas protestam contra marco temporal em todo o país

Povos indígenas protestam contra marco temporal em todo o país

As mobilizações ocorrem em diversas regiões para contestar a tese jurídica que restringe a demarcação de terras, enquanto o tema avança no Congresso e no STF.
L
STF registra quatro votos contra tese do marco temporal

STF registra quatro votos contra tese do marco temporal

O placar atual no Supremo Tribunal Federal rejeita a restrição para demarcação de terras indígenas e o relator propõe prazo de dez anos para concluir processos.
L

Zezé Di Camargo: quando o dinheiro público canta alto e a hipocrisia desafina

Cantor critica o governo federal em discursos públicos, mas acumula quase R$ 20 milhões em cachês pagos por prefeituras em 2025, levantando debate sobre coerência política, discurso moral e uso de dinheiro público.
L
Horóscopo de Quinta-Feira, 18/12/2025: escolhas conscientes e avanço gradual

Horóscopo de Quarta-Feira, 17/12/2025: ajustes finos e foco nas relações

O horóscopo de 17 de dezembro de 2025 indica um dia propício para reorganizar prioridades, fortalecer diálogos e tomar decisões conscientes no trabalho e na vida afetiva
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia aprova lei que autoriza spray de pimenta para mulheres

Assembleia aprova lei que autoriza spray de pimenta para mulheres

Spray de pimenta passa a ser permitido como defesa pessoal em Rondônia.
L
Governo Lula anuncia maternidade e R$ 157,5 milhões para saúde em Ji-Paraná

Governo Lula anuncia maternidade e R$ 157,5 milhões para saúde em Ji-Paraná

Maternidade em Ji-Paraná avança com investimentos do Novo PAC.
L

Reconhecimento consolida Nova Brasilândia d’Oeste como a Cidade do Café

Solenidade do Melhor Café de Nova Brasilândia d’Oeste contou com a presença do deputado Cássio Gois e celebrou a força da cafeicultura local.
L
Diga NÃO ao Projeto de Lei de revisão da dosimetria das penas

Diga NÃO ao Projeto de Lei de revisão da dosimetria das penas

Revisão da dosimetria das penas é apontada como afronta ao STF.
L
PF consulta STF sobre recebimento de encomendas por Bolsonaro

PF consulta STF sobre recebimento de encomendas por Bolsonaro

A corporação busca orientações do ministro Alexandre de Moraes para estabelecer um protocolo de inspeção e entrega de cartas e objetos destinados ao ex-presidente.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Família de Rondônia está entre as vítimas de grave acidente na BR-267, no Mato Grosso do Sul

Família de Rondônia está entre as vítimas de grave acidente na BR-267, no Mato Grosso do Sul

Colisão frontal durante ultrapassagem irregular matou três pessoas e deixou feridos na manhã desta terça-feira.
16
Polícia Militar prende integrantes de facção criminosa no residencial Santa Bárbara

Polícia Militar prende integrantes de facção criminosa no residencial Santa Bárbara

A operação realizada na manhã desta quarta-feira resultou na apreensão de uma pistola, munições e entorpecentes na zona oeste de Porto Velho.
14
Empresário de Rondônia é condenado a quase nove anos por transporte ilegal de mais de 100 kg de ouro

Empresário de Rondônia é condenado a quase nove anos por transporte ilegal de mais de 100 kg de ouro

Justiça Federal impõe regime fechado após maior apreensão de ouro já registrada no país.
14
Tiroteio assusta moradores após motociclista furar blitz em RO

Tiroteio assusta moradores após motociclista furar blitz em RO

O incidente ocorreu nesta terça-feira durante uma perseguição policial iniciada na linha 85 e finalizada nas proximidades da prefeitura municipal.
12
Câmera flagra furto de bicicleta de vendedora ambulante em RO

Câmera flagra furto de bicicleta de vendedora ambulante em RO

O crime ocorreu em plena luz do dia no bairro Jardim Primavera e o suspeito fugiu levando os produtos de venda e documentos da vítima.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia aprova lei que proíbe reconstituição de leite importado

Assembleia aprova lei que proíbe reconstituição de leite importado

Lei contra leite em pó importado fortalece produção local.
L
BorgWarner encerra 2025 com crescimento em produção e vendas

BorgWarner encerra 2025 com crescimento em produção e vendas

Planta brasileira registra expansão em vendas e produção de turbocompressores e correntes de sincronismo
L
Moraes formaliza pedido de extradição de Alexandre Ramagem

Moraes formaliza pedido de extradição de Alexandre Ramagem

O ministro do Supremo Tribunal Federal enviou a documentação ao Ministério da Justiça para trazer de volta o deputado condenado que fugiu para os Estados Unidos.
L
SIM Kit Escolar chega a Cerejeiras com parceria inédita

SIM Kit Escolar chega a Cerejeiras com parceria inédita

SIM Kit Escolar é implantado com apoio da ACIC, Prefeitura e FACER.
L
CBF antecipa horário do segundo jogo da final da Copa do Brasil

CBF antecipa horário do segundo jogo da final da Copa do Brasil

A decisão entre Vasco e Corinthians no estádio do Maracanã sofreu ajuste no cronograma oficial e será iniciada às 18h no próximo domingo.
L
Campus Guajará-Mirim promove III Sarau Natalino e reforça integração com a comunidade

Campus Guajará-Mirim promove III Sarau Natalino e reforça integração com a comunidade

Evento cultural celebrou o encerramento do ano letivo com música, arte e confraternização no IFRO.
L
Estudantes do IFRO Campus Calama conhecem história e cultura do Vale do Guaporé

Estudantes do IFRO Campus Calama conhecem história e cultura do Vale do Guaporé

Visita técnica ao Forte Príncipe da Beira e à comunidade quilombola de Santa Fé reforça aprendizado e valorização do patrimônio cultural.
L

Recebimento da Licença Ambiental e Alteração da Razão Social: T. L. L. COELHO LTDA,

LICENÇA AMBIENTAL POR DECLARAÇÃO Nº 385 SOL/DLA – ALTERAÇÃO DA RAZÃO SOCIAL
L
Projeto Resíduos Sólidos promove coleta seletiva em pontos turísticos de Guajará-Mirim

Projeto Resíduos Sólidos promove coleta seletiva em pontos turísticos de Guajará-Mirim

IFRO instala lixeiras e incentiva educação ambiental, cidadania e geração de renda.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.