SÁBADO, 07/03/2026

Em destaque

Coluna do Simpi: BNDES tem 1 bi para restaurar a Amazônia e o ‘Projeto Curupira’ retorna em sua 7ª etapa

A primeira fase visa restaurar 6 milhões de hectares, capturando 1,65 bilhão de toneladas de carbono até 2030.

Por SIMPI - ƒ

Publicado em 

Em anúncio realizado durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-28) em Dubai, o BNDES lançou o “Arco de Restauração na Amazonia” em parceria com o Ministério do Meio Ambiente de Mudança do Clima (MMA). A primeira ação consiste no edital “Restaura Amazônia”, que destinará R$ 450 milhões do Fundo Amazônia a projetos de restauração ecológica em áreas desmatadas ou degradadas. Serão selecionará organizações para atuarem como parceiros gestores nas microrregiões de Mato Grosso e Tocantins, Pará e Maranhão, e Acre, Amazonas e Rondônia. A primeira fase visa restaurar 6 milhões de hectares, capturando 1,65 bilhão de toneladas de carbono até 2030. Com esta iniciativa o Sindicato da Micro e Pequena Industria de Rondônia (SIMPI) volta oferecer as empresas associadas o “Projeto Curupira de Recriação da Floresta a Amazônica”, já em sua 7ª etapa, que tem por objetivo Implantar sistemas para transformar áreas de capoeiras ou áreas totalmente degradadas, ou ainda em áreas de pasto em áreas economicamente produtivas com plantio de essências nativas ou aproveitáveis para a produção de madeira de lei para venda futura, promovendo a geração de renda via mercado internacional. Prevê a parceria comercial entre o produtor rural e investidores interessados em ter estoque de madeira futura, onde o pequeno produtor planta e cuida das arvores e o investidor coloca à disposição além de fertilizantes e as mudas, uma quantia mensal para manutenção do sistema. Chegando a época das vendas o produtor rural fica com metade da produção. C om isso, a floresta ganha , o investidor ganha e o produtor rural além da renda fixa mensal terá uma aposentadoria que nunca sonhou ter. Assista:

O custo com energia pode ter um impacto significativo nas pequenas empresas. De fato, a energia pode representar até 20% dos custos operacionais de uma pequena empresa. Segundo especialistas, a matriz energética brasileira carece de diversificação e é influenciada pelo clima, fazendo com que os consumidores finais e as pequenas empresas paguem a conta da crise. Uma das alternativas adotadas por esses consumidores é a instalação de um sistema fotovoltaico. Aqui no Simpi, estamos sempre a procura de alternativas, para solucionar os problemas que afligem o MEI e a Micro e Pequena Empresa. Dentro deste contexto, sabemos a dificuldade de pagar mensalmente a conta de energia, que parece ser um pesadelo, que piora a cada dia. Mas fiquem tranquilos pois encontramos a solução. Estamos em fase de fechamento de contrato e parcerias, e logo você terá boas notícias. Aguardem!
Assista:

Foto: Agência Senado

Durante uma comissão no Senado realizada o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, propôs a reavaliação da reforma trabalhista de 2017. Marinho destacou a necessidade de discutir e avaliar os pontos problemáticos da proposta, como os contratos intermitentes, a terceirização e as condições dos trabalhadores de aplicativos. Ele ressaltou que o objetivo não é enviar um novo projeto ao Congresso Nacional, mas buscar um acordo para realizar alterações na legislação. O Ministro tem tentado negociar mudanças na reforma trabalhista desde a transição. No entanto, enfrenta resistência de parlamentares que argumentam que as propostas já foram votadas, aprovadas e sancionadas. Luiz Marinho busca sensibilizar e abrir espaço para o debate, destacando a importância de uma avaliação séria da última reforma trabalhista. A proposta de reavaliação enfrenta resistências no Congresso, onde deputados e senadores argumentam que as mudanças já foram consolidadas. O ministro busca sensibilizar e discutir as alterações sem enviar um novo projeto ao Congresso, reconhecendo o tamanho do rechaço que a proposta pode enfrentar na casa parlamentar.

Em uma significativa iniciativa, o Governo Federal promoveu, no último dia 29 de novembro, o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, reunindo importantes lideranças como o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, o Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresas de Pequeno Porte, Márcio França, e o presidente do Sindicato da Micro e Pequena Indústria e4 da Associação Nacional dos Simpi’s (ASSIMPI), Joseph Couri. Neste evento de grande relevância, temas de extrema importância para o futuro do Brasil foram minuciosamente abordados, com destaque para desburocratização, inovação tecnológica, crédito e financiamento, componentes essenciais para o vigoroso crescimento da categoria e, por conseguinte, para o fortalecimento da economia nacional. Márcio França compartilhou com profundidade sua trajetória desde a convocação para o ministério, ressaltando a visão previdente do presidente Lula. Este, ao convocar França e o presidente Alckmin, sinalizava há muito tempo a necessidade de elevar este tema ao patamar de ministério. Ressaltou que Figuras marcantes na luta, como Joseph Couri, presidente do SIMPI, acompanharam de perto essa trajetória, demonstrando um comprometimento histórico. Uma qualidade inerente a um gestor de grande estatura é a habilidade de antecipar os eventos sociais para adotar um olhar mais atento. Com cerca de 22 milhões de empreendedores no Brasil, entre MEI, micro e pequenas empresas, e mais 20 milhões de “nanos empreendedores”, praticamente todo o comércio de rua está inserido nessa categoria, ressaltando a importância significativa desses agentes econômicos. França também recordou a preocupação do presidente Lula com a categoria diante da iminente aprovação da Reforma Tributária e do congresso. Assista:

No entanto, destacou os esforços incessantes do presidente Alckmin e do ministro Haddad para liderar esse processo. A nova reforma suscita a questão crucial das garantias de proteção para a categoria da micro e pequena empresa, sendo o ministério o refúgio e o ponto de recurso para esses empresários. Márcio França enfatizou o papel da força política na determinação do impacto de um tema, ressaltando a relação direta entre a força política e os recursos disponíveis, incluindo financiamentos. Destacou as atuais condições de financiamento para os pequenos negócios agro do Brasil, evidenciando a necessidade de atenção para assegurar a justiça e o apoio a esses empreendedores comuns. A necessidade premente de o governo federal identificar os empreendedores MEI e criar a possibilidade de leilões de empréstimos reversos foi posta em destaque por França. Ele propôs que instituições financeiras renomadas, como Banco do Brasil, Caixa, BNDES e Banco do Nordeste, participem desse processo. Inspirando-se no êxito do modelo do Bolsa Família, França vislumbra a centralização e divulgação desses programas para que os micro e pequenos empreendedores tenham pleno conhecimento de seus direitos.

Foto: Diogo Moreira/a2img – WikiMedia Commons

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, proferiu uma visão otimista para 2024, almejando um Brasil mais produtivo e inovador, com uma clara ênfase na sustentabilidade. Ele destacou a imperatividade de melhorar a questão regulatória para reduzir os custos, que representam aproximadamente 10% dos 1,7 trilhão de custos do Brasil. Alckmin também abordou a questão do crédito, ressaltando sua ambivalência como solução ou complicação, dependendo da abordagem. A reforma tributária, segundo ele, é de suma importância para a sociedade, visando uma distribuição mais equitativa de renda. Joseph Couri, presidente do SIMPI, como um importante representante da categoria da micro e pequena indústria, expressou sua satisfação ao testemunhar, pela primeira vez na história do Fórum, um ministro da micro e pequena empresa e um presidente da república discutindo temas tão relevantes para a categoria. Esse avanço histórico foi descrito por Couri como um marco significativo. Assista:

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhadora

Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhadora

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Petrobras descarta riscos para exportação apesar de conflito no Irã

Petrobras descarta riscos para exportação apesar de conflito no Irã

Companhia monitora volatilidade do petróleo, mas garante que rotas para Ásia não são afetadas pela guerra no Oriente Médio.
L
SGB publica novos dados sobre geologia e recursos minerais de Rondônia

SGB publica novos dados sobre geologia e recursos minerais de Rondônia

Mapas geológicos detalhados das regiões de Cacoal e Serra Azul ampliam conhecimento científico e destacam o potencial mineral do estado.
L
Jaru terá Centro Especializado em Reabilitação para Autistas

Jaru terá Centro Especializado em Reabilitação para Autistas

Investimento superior a R$ 10 milhões foi garantido pelo prefeito Jeverson Lima, em parceria com a deputada federal Sílvia Cristina, para construção de unidade referência em reabilitação no município.
L
De Rabisco a Papeletra: 25 anos de história

De Rabisco a Papeletra: 25 anos de história

No Agenda News, Paulo Lucas contou como a marca se tornou a papelaria mais encantadora de Porto Velho.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Povoado Nerd desta sexta-feira recebe Wesley Gois Martins Cardoso

O Povoado Nerd promete trazer um bate-papo cheio de curiosidades sobre cultura geek, tecnologia e criatividade, mostrando como a paixão por animes e games pode se transformar em oportunidade profissional.
L

Bora Ali: Marta Helena compartilha sua trajetória como artesã e empreendedora

Será um encontro para quem acredita no poder do trabalho manual, na força do empreendedorismo feminino e na riqueza cultural do Norte.
L
Beauty Fair 2026: Sebrae abre missão para empreendedores

Beauty Fair 2026: Sebrae abre missão para empreendedores

Empresários do setor de beleza em Rondônia poderão participar da maior feira do segmento nas Américas, em São Paulo, com apoio do Sebrae.
L
Banco do Brasil lança pagamento via Pix na Argentina

Banco do Brasil lança pagamento via Pix na Argentina

Correntistas e usuários do sistema brasileiro agora podem realizar compras em lojas físicas no país vizinho utilizando QR Code e conversão automática de moeda.
L

DESGOVERNO EM SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ? Prefeito turista e o “tigrinho” de R$13 milhões

Viagens custeadas com dinheiro público e um rombo milionário na saúde colocam a gestão municipal sob forte questionamento.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L
Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Publicidade

POLÍTICA

André Mendonça abre inquérito para apurar vazamento de dados de Daniel Vorcaro

André Mendonça abre inquérito para apurar vazamento de dados de Daniel Vorcaro

Ministro do STF atende pedido da defesa após exposição de informações sigilosas compartilhadas com a CPMI do INSS.
L
STF e o equilíbrio democrático: limites entre Poderes

STF e o equilíbrio democrático: limites entre Poderes

Reflexão do jurista Ives Gandra aponta preocupação com o protagonismo institucional do Supremo e seus impactos na relação entre Judiciário, Legislativo e Executivo.
L
Daniel Vorcaro é transferido para Presídio Federal de Brasília

Daniel Vorcaro é transferido para Presídio Federal de Brasília

Polícia Federal solicitou a mudança para segurança máxima citando o alto poder de influência do banqueiro nas investigações.
L
Toffoli afirma que não teve acesso a dados sigilosos de Daniel Vorcaro

Toffoli afirma que não teve acesso a dados sigilosos de Daniel Vorcaro

O ministro declarou que as quebras de sigilo do celular do banqueiro chegaram ao Supremo apenas após a mudança de relatoria do caso.
L
Moraes vota para tornar Silas Malafaia réu por ataques a generais do Exército

Moraes vota para tornar Silas Malafaia réu por ataques a generais do Exército

O relator do caso no STF considerou que as ofensas proferidas pelo líder religioso possuem conexão com investigações sobre ataques a instituições e agentes públicos.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF realiza prisões em flagrante contra abuso sexual infantojuvenil em Ji-Paraná

PF realiza prisões em flagrante contra abuso sexual infantojuvenil em Ji-Paraná

Foram apreendidos equipamentos eletrônicos pertencentes aos investigados.
10
Operação "Último Disparo" prende suposto matador de aluguel e apreende arsenal em Abunã

Operação “Último Disparo” prende suposto matador de aluguel e apreende arsenal em Abunã

Ação da Polícia Civil em Porto Velho desarticula grupo criminoso responsável por homicídio motivado por discussão no início do ano.
12
DHPP e 10º DP prendem acusados de homicídio em Nova Mutum

DHPP e 10º DP prendem acusados de homicídio em Nova Mutum

Dois homens foram presos durante ação conjunta pelo assassinato de Ronildo Pereira de Sales, morto a tiros após discussão.
14
Mulher é presa ao tentar entrar com drogas em presídio

Mulher é presa ao tentar entrar com drogas em presídio

Visitante de 22 anos foi flagrada pelo bodyscan com cerca de 100 porções de droga no estômago.
12
Furto de bicicleta termina com prejuízo a trabalhador em RO

Furto de bicicleta termina com prejuízo a trabalhador em RO

Câmeras de segurança registraram o momento em que um suspeito fingiu oferecer ajuda a um morador antes de subtrair o veículo no setor 01.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: J FERRARI LTDA (J F Funilaria e Pintura)

Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
L

Nota de pesar: Isa Soares da Silva

Carinhosamente conhecida como “Isinha”, era lembrada por sua personalidade alegre, forte e vaidosa, além de seu amor especial pela cor rosa, que refletia sua delicadeza e estilo.
L
CNA defende aumento da mistura de biodiesel para frear preço do diesel

CNA defende aumento da mistura de biodiesel para frear preço do diesel

Entidade propõe elevar percentual para 17% (B17) como estratégia para reduzir dependência do petróleo em meio à crise no Oriente Médio.
L
Passageiros de cruzeiro retido em Dubai começam a ser repatriados

Passageiros de cruzeiro retido em Dubai começam a ser repatriados

Conflito no Oriente Médio fechou espaço aéreo e impediu retorno de brasileiros e outros turistas desde o último domingo.
L
Nota de pesar: José Lourival Pereira Bittencourt

Nota de pesar: José Lourival Pereira Bittencourt

Familiares e amigos se despedem de “Tio Val”, lembrado pelo jeito simples, espontâneo e pelas amizades construídas ao longo da vida.
L
Nova 364 instala 31 radares para reforçar segurança na BR-364

Nova 364 instala 31 radares para reforçar segurança na BR-364

Equipamentos de fiscalização eletrônica estão sendo implantados entre Porto Velho e Vilhena para reduzir acidentes e coibir excesso de velocidade na principal rodovia de Rondônia.
L
Anvisa aprova novo tratamento de dose única bimestral para hemofilia

Anvisa aprova novo tratamento de dose única bimestral para hemofilia

Medicamento subcutâneo QFITLIA® reduz frequência de aplicações e promete maior adesão ao tratamento para mais de 14 mil brasileiros.
L
Operações nacionais prendem mais de 5 mil suspeitos de crimes contra mulheres

Operações nacionais prendem mais de 5 mil suspeitos de crimes contra mulheres

Ações coordenadas pelo Governo Federal mobilizaram milhares de agentes em todo o país e reforçam estratégias do Pacto Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio.
L
Espetáculo “Das Raízes, Folhas e Flores que Compõem a Minha Carne” estreia com temporada gratuita em Porto Velho

Espetáculo “Das Raízes, Folhas e Flores que Compõem a Minha Carne” estreia com temporada gratuita em Porto Velho

Peça do grupo Teatro Ruante propõe reflexão sobre violências enfrentadas por mulheres e terá apresentações gratuitas em março, com ingressos disponíveis pela plataforma Sympla a partir do dia 8.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.