DOMINGO, 15/02/2026

Em destaque

MPF aguarda provas do caso Mãe Bernadete para avaliar investigação

Ministério Público do Estado denunciou cinco pessoas no caso.

Por Lucas Pordeus León / Agência Brasil - 25

Publicado em 

MPF aguarda provas do caso Mãe Bernadete para avaliar investigação
Arte sobre foto de Walisson Braga/Conaq

O Ministério Público Federal da Bahia (MPF/BA) ainda aguarda o compartilhamento das provas do inquérito sobre o assassinato de Maria Bernadete Pacífico Moreira, a yalorixá Mãe Bernadete, que foram colhidas pela Polícia Civil baiana, para poder avaliar, junto à Polícia Federal (PF), se existe alguma lacuna na apuração conduzida pelas autoridades estaduais. Mãe Bernadete foi assassinada com mais de 20 tiros no Quilombo Pitanga dos Palmares, em 18 de agosto, em Simões Filho (BA).

No último dia 24 de outubro, a Justiça Federal da Bahia pediu o compartilhamento das provas da investigação conduzida pelas autoridades locais, mas ainda não obteve os documentos.

“A gente está no aguardo dessa documentação vir para a Justiça Federal para que possamos avaliar toda a investigação. Avaliar se realmente existe alguma lacuna, se eventualmente há alguma possibilidade de identificação da competência federal, ou se realmente a situação se mostra conforme denunciado [pelo Ministério Público Estadual (MPE)] e aí não teríamos o que fazer mais nesse caso”, responsável por monitorar o inquérito aberto pela PF para investigar a morte de Mãe Bernadete.

O procurador Ruy Mello explica que a PF fez algumas diligências sobre o caso, mas que não tiveram acesso a toda documentação. “A gente não teve acesso à documentação mais importante, algumas quebras de sigilo”, destaca o procurador, que acrescenta que, por isso, a investigação da PF não foi ainda tão efetiva.

“Houve, de fato, um prejuízo para a Polícia Federal no sentido de não ter tido acesso a essa documentação”, conclui. O procurador disse que irá reiterar o pedido caso o compartilhamento demore muito mais tempo. Ele acrescentou que pediu ao MPE para que fosse feita uma investigação conjunta, mas que “o MPE não entendeu que era o caso de atuação conjunta”.

No último dia 16 de novembro, o MPE denunciou cinco pessoas pelo assassinato de Mãe Bernadete “por motivo torpe”. A investigação apontou que a principal motivação teria sido “retaliação de um grupo responsável pelo tráfico de drogas naquela região”. A família rejeita essa linha de investigação e para o filho de Mãe Bernadete, Jurandir Wellington Pacífico, os envolvidos com o tráfico teriam sido contratados para livrar “gente grande por trás” do crime.

O procurador da República Ruy Mello informou que não pode ainda avaliar se a motivação do crime seria diferente da apontada pela denúncia do MPE. “Não é possível dizer que a denúncia que foi apresentada encerrou o caso porque realmente eu não tive acesso ainda as provas que foram colhidas. Isso eu vou fazer posteriormente, junto com a Polícia Federal, que vai fazer essa análise para saber se há ainda alguma diligência a ser realizada”, destacou.

Binho do quilombo 

A Polícia Federal também apura a morte do filho de Mãe Bernadete, Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo, assassinado a tiros em 2017 após deixar a filha na escola. A família acredita que as mortes de Binho e Bernadete estão ligadas pelos mesmos mandantes.

Ruy Mello informou que o inquérito da PF sobre a morte de Binho ainda está em andamento e que, por enquanto, ainda não é possível concluir que os mandantes são os mesmos. “A gente não descarta que possa haver um vínculo, mas é tudo uma conjectura nossa. Não há, a princípio, nenhuma informação comprovada de que houve algum vínculo entre os dois homicídios”, explica.

O procurador federal destaca que o inquérito sobre a morte de Binho teve avanços importantes após a morte de Mãe Bernadete e que há uma atenção especial para ambos os casos no âmbito do MPF.

“Há uma equipe da Polícia Federal ainda de prontidão que está cuidando desses dois casos. Há uma atenção especial a esses dois casos que são realmente sensíveis e muito simbólicos. Estamos atuando com a máxima atenção possível nesses casos pela simbologia e pelo que eles representam para toda a comunidade quilombola”, conclui.

Ministério e Justiça estaduais  

Agência Brasil procurou o Ministério Público e a Justiça estaduais da Bahia para comentar o assunto. Em nota, o MPE da Bahia informa que emitiu parecer favorável ao compartilhamento de provas com o MPF e a PF, inclusive enviando a “denúncia de forma documentada” para os órgãos federais. Por outro lado, o MPE/BA não comentou sobre a decisão de rejeitar a atuação conjunta com a PF no caso do assassinato de Mãe Bernadete.

A Justiça Estadual da Bahia foi procurada para comentar sobre o pedido para compartilhamento de provas com o MPF. A Agência Brasil atualizará a matéria, caso receba as informações.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Abono Salarial 2026 começa a ser pago na segunda (16); veja quem recebe

Abono Salarial 2026 começa a ser pago na segunda (16); veja quem recebe

Cerca de 1,8 milhão de trabalhadores nascidos em janeiro terão o benefício liberado pela CAIXA nesta etapa
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de domingo (15/02): descanso e equilíbrio emocional

Previsões para 15 de fevereiro de 2026 destacam tranquilidade, autocuidado e convivência leve
L
Seinfra limpa trajeto da Banda Vai Quem Quer

Seinfra limpa trajeto da Banda Vai Quem Quer

Prefeitura de Porto Velho realiza recolhimento de resíduos e higienização nas avenidas Pinheiro Machado e Carlos Gomes antes do desfile.
L
Prefeitura organiza ambulantes no Carnaval 2026

Prefeitura organiza ambulantes no Carnaval 2026

Decreto proíbe ambulantes circulando com blocos no Bera Folia e define pontos fixos, reforço na limpeza e fiscalização até a madrugada.
L
Obra instala 166 manilhas e reforça drenagem em PVH

Obra instala 166 manilhas e reforça drenagem em PVH

Intervenção da Prefeitura na Rua Benjamin Constant amplia escoamento e busca reduzir alagamentos históricos na capital.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

BBB26: Leandro Boneco ameaça desistir após discussão com Edílson Capetinha

BBB26: Leandro Boneco ameaça desistir após discussão com Edílson Capetinha

Leandro Boneco ameaça apertar o botão de desistência no BBB 26 após discussão com Edílson Capetinha.
L
Nota de Pesar: Elaine Michelly de Araújo Câmara

Nota de Pesar: Elaine Michelly de Araújo Câmara

Sempre alegre e entusiasta, Elaine era uma presença vibrante que contagiava a todos ao seu redor.
L
STF forma maioria contra gratificação de desempenho para aposentados do INSS

STF forma maioria contra gratificação de desempenho para aposentados do INSS

Corte analisa recurso que questiona pagamento da GDASS a servidores inativos.
L
Veja como emitir alerta no Celular Seguro em caso de roubo ou perda

Veja como emitir alerta no Celular Seguro em caso de roubo ou perda

Governo orienta cadastro antecipado para reforçar segurança no Carnaval.
L
Transporte coletivo de Porto Velho terá horários especiais na terça-feira de Carnaval

Transporte coletivo de Porto Velho terá horários especiais na terça-feira de Carnaval

Prefeitura orienta foliões a consultar aplicativos e planejar deslocamentos para evitar contratempos
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

“O Brasil vai se transformar numa potência na produção de remédios”, diz Lula em visita ao Aché

“O Brasil vai se transformar numa potência na produção de remédios”, diz Lula em visita ao Aché

Expansão da fábrica em Suape amplia capacidade para 700 milhões de unidades por ano e recebeu R$ 267 milhões em incentivos federais,
L
Lula celebra ouro inédito de Lucas Pinheiro nos Jogos Olímpicos de Inverno

Lula celebra ouro inédito de Lucas Pinheiro nos Jogos Olímpicos de Inverno

Presidente destaca talento e dedicação do atleta após vitória no slalom gigante
L
Justiça anula votos do PSB por fraude à cota feminina

Justiça anula votos do PSB por fraude à cota feminina

6ª Zona Eleitoral de Porto Velho reconhece fraude à cota de gênero nas eleições de 2024 e declara inelegibilidade por 8 anos.
L
Lula sanciona programa Gás do Povo e garante botijão gratuito a famílias de baixa renda

Lula sanciona programa Gás do Povo e garante botijão gratuito a famílias de baixa renda

Benefício atenderá inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo por pessoa.
L
Mendonça se reúne com PF e define próximos passos da investigação sobre o Banco Master

Mendonça se reúne com PF e define próximos passos da investigação sobre o Banco Master

Encontro marca o primeiro ato do ministro como relator do inquérito no STF.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem pede socorro em posto de combustíveis após ser agredido durante o carnaval

Homem pede socorro em posto de combustíveis após ser agredido durante o carnaval

Uma equipe do Samu prestou socorro e encaminhou ao Hospital João Paulo II.
14
Ataques incendiários atingem provedores de internet

Ataques incendiários atingem provedores de internet

Criminosos utilizaram coquetel molotov contra terminais de distribuição nos bairros da zona Leste
10
Operação da PM prende suspeitos por tráfico em Buritis

Operação da PM prende suspeitos por tráfico em Buritis

Ação integrada da Polícia Militar apreende drogas, simulacro de arma, dinheiro e objetos suspeitos durante operação.
12
VÍDEO: Batida entre motos deixa piloto com fratura exposta na zona leste

VÍDEO: Batida entre motos deixa piloto com fratura exposta na zona leste

Acidente ocorreu na Avenida José Amador dos Reis, no bairro JK
16
PATAMO fecha boca de fumo e prende suspeitos

PATAMO fecha boca de fumo e prende suspeitos

Ação policial no Setor 4 de Jaru apreendeu drogas e equipamentos furtados, resultando na condução de suspeitos por tráfico e receptação.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BBB 26 Festa com show de Simone Mendes agita a casa e movimenta estratégias para o pare

BBB 26: Festa com show de Simone Mendes agita a casa e movimenta estratégias para o paredão

Brothers especulam indicação do líder Jonas e imunização do anjo Gabriela após noite animada.
L
Nota de pesar: Paulo Pereira Xavier

Nota de pesar: Paulo Pereira Xavier

Amante das estradas e do volante, ele viajou por muitos caminhos, sempre protegido por sua fé inabalável.
L
Rondônia tem 2,2 mil pré-selecionados na 1ª chamada do Prouni 2026

Rondônia tem 2,2 mil pré-selecionados na 1ª chamada do Prouni 2026

Estado registrou 16,5 mil inscrições e ofertou 5,7 mil bolsas; medicina lidera como curso mais disputado.
L
Plataforma do governo amplia mercado para 13 mil MEIs em escolas de Rondônia

Plataforma do governo amplia mercado para 13 mil MEIs em escolas de Rondônia

Mais de 900 unidades de ensino poderão contratar serviços de manutenção pelo Contrata+Brasil com recursos do PDDE.
L
Vasco supera pressão, vence nos pênaltis e garante vaga na semifinal do Carioca

Vasco supera pressão, vence nos pênaltis e garante vaga na semifinal do Carioca

Após empate no tempo normal, Cruzmaltino bate o Volta Redonda nas penalidades e segue vivo na disputa
L
Policlínica Oswaldo Cruz supera 317 mil ações

Policlínica Oswaldo Cruz supera 317 mil ações

A Policlínica oferece atendimento em diversas especialidades, como cardiologia, neurologia adulta e pediátrica, ortopedia, psiquiatria, reumatologia, urologia e infectologia, entre outras.
L
Governo reativa Câmara Setorial do Leite em RO

Governo reativa Câmara Setorial do Leite em RO

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do leite no estado, criando um espaço permanente de diálogo entre o poder público e representantes do setor produtivo.
L
Matrículas da EJA seguem até 28 de fevereiro

Matrículas da EJA seguem até 28 de fevereiro

Seduc reforça prazo para inscrição na Educação de Jovens e Adultos em escolas estaduais e CEEJAs de Rondônia.
L
Prefeitura monta força-tarefa para BVQQ 2026

Prefeitura monta força-tarefa para BVQQ 2026

Gestão mobiliza trânsito, saúde, segurança e assistência social para a 46ª Banda do Vai Quem Quer neste sábado (14), em Porto Velho.
L
Prefeitura entrega bicicletas a alunos destaque

Prefeitura entrega bicicletas a alunos destaque

Estudantes com melhor desempenho no Avalia Porto Velho recebem bicicletas em solenidade na Escola Alegria, na zona Sul da capital.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.