QUINTA-FEIRA, 13/11/2025

Em destaque

Brasil busca protagonismo na COP após reduzir desmatamento na Amazônia

País quer ser liderança no combate às mudanças climáticas.

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil busca protagonismo na COP após reduzir desmatamento na Amazônia
Ricardo Stuckert/PR
O Brasil enviou para Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a maior comitiva brasileira da história das COPs, com cerca de 3 mil pessoas, entre representantes da sociedade civil, de empresas privadas, do Congresso Nacional, de governos estaduais e do federal. O tamanho da comitiva traduz o desejo de protagonismo do Brasil no debate climático global.  

Com uma redução do desmatamento na Amazônia de 22,3%, a maior queda em uma década, o governo espera convencer o mundo de que é uma liderança no combate às mudanças climáticas. Por outro lado, o aumento do desmatamento do Cerrado, os incêndios no Pantanal e a defesa da exploração de Petróleo na Marguem Equatorial Brasileira são pontos que os ambientalistas ainda criticam.

Ao discursar em Dubai, nesta sexta-feira (1º), o presidente Luís Inácio Lula da Silva enfatizou que o Brasil “está disposto a liderar pelo exemplo” e citou medidas adotadas pelo país, como a redução do desmatamento na Amazônia, a meta de zerar a destruição da floresta até 2030 e a Cúpula dos países amazônicos realizada neste ano, em Belém (PA).

“Vamos trabalhar de forma construtiva, com todos os países, para pavimentar o caminho entre esta COP 28 e a COP30, que sediaremos no coração da Amazônia”, afirmou. A COP30 ocorre em 2025, também em Belém.

Entre as medidas que o governo apresenta hoje na COP28, em Dubai, está a de remunerar a proteção das florestas para que o mundo pague os países que mantém as florestas em pé. Outra “vitrine” do país na COP28 é o Plano de Transformação Ecológica. O plano traz medidas para finanças sustentáveis, transição energética, bioeconomia e de infraestrutura e adaptação à mudança do clima.

O governo ainda mostra o recém lançado programa para recuperação de pastagens degradadas, com previsão de recuperar 40 milhões de hectares de pastagem em até 15 anos, além de ter destacado a retomada e ampliação do Fundo Amazônia e do Fundo Clima.

Plano Ecológico

Brasília (DF) 29/11/2023 –  A Diretora de Políticas Públicas e Relações Governamentais da TNC Brasil, Karen Oliveira - Entenda a COP28 
Foto: Daniel Guedes/TNC Brasil /Divulgação
 Diretora de Políticas Públicas e Relações Governamentais da TNC Brasil, Karen Oliveira – Foto:  Daniel Guedes/TNC Brasil /Divulgação

Na avaliação da diretora de Políticas Públicas e Relações Governamentais da The Nature Conservancy (TNC) Brasil, Karen Oliveira, o Brasil chega à COP com uma agenda climática positiva e destacou o Plano de Transformação Ecológica do país.

“Esse plano tem uma importância grande porque traz uma visão sistêmica. Ele sai daquela lógica de investimento de projeto, e busca realmente um planejamento que seja mais alcançado em termos de escala, impactando diretamente políticas públicas e planos de governo.”

Na avaliação do Pedro Côrtes, professor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP), o governo Lula conseguiu restabelecer o protagonismo ambiental do Brasil no mundo.

“Temos coisas positivas para demonstrar. O uso da energia eólica vem crescendo muito no Brasil, a energia fotovoltaica vem crescendo bastante. Estamos, aos poucos, limpando a nossa matriz”, destacou.

Côrtes citou ainda a credibilidade que a Ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, tem no meio ambientalista mundial. Mas ponderou que ainda existem problemas para serem resolvidos no Cerrado e no Pantanal.

Para o especialista, porém, o fato de voltar a ser respeitado não significa que nossos pleitos serão atendidos. “O pleito dos US$ 100 bilhões anuais não será atendido. Esse dinheiro não vai vir”, afirmou. O governo brasileiro tem cobrado, insistentemente, a promessa feita pelos países ricos, em 2009, de financiamento para transição energética dos países mais pobres.

Cerrado

A representante da TNC no Brasil Karen Oliveira destacou que o desmatamento é o principal fator que faz do Brasil um grande emissor de gases do efeito estufa. Por isso, opina que, para avançar no debate climático, é preciso combater o desmatamento também no Cerrado, que registrou um aumento de 3% no último período, com 11 mil kmª de savana derrubados em um ano.

“Houve aumento desmatamento no Cerrado. De acordo com o Código Florestal, o proprietário pode desmatar o Cerrado [até 80% da propriedade]. Com isso, usa-se o Cerrado para expansão do agronegócio”, ponderou.

Para a especialista, as áreas já degradadas são suficientes para manter a exploração agropecuária sem precisar derrubar novas áreas nativas. “Essas áreas degradadas, por si só, seriam suficientes para o agronegócio, sem necessidade de desmatamento. As áreas de pasto degradado poderiam se tornar mais efetivas no processo produtivo”, destacou.

Outra medida do Brasil que deve ser destaque na COP28 é a construção de um bloco de países tropicais que detém grandes florestas. Além do Brasil, devem fazer parte do grupo países como Indonésia, Congo e Gabão. “Há a expectativa de que o Brasil se apresente junto com esses outros países como bloco de nações com medidas efetivas de uso sustentável da floresta”, concluiu.

Petróleo

Brasil busca protagonismo na COP28 após reduzir desmatamento na Amazônia. - StelaHerschman. Foto: Marcio Menasce
Para coordenadora adjunta de Política Internacional do Observatório do Clima, StelaHerschma, Brasil vai apresentar resultados positivos na COP28.  Foto: Marcio Menasce

A coordenadora adjunta de Política Internacional do Observatório do Clima, Stela Herschmann, acredita que o Brasil tem muitos resultados positivos para apresentar nessa COP, mas critica a manutenção dos projetos para exploração de petróleo, um dos vilões do aquecimento global.

“O Brasil precisa definir internamente sua posição em relação ao petróleo. Existem algumas incoerências que o Brasil precisa resolver. Como vai ser líder global com projetos de lei que atacam direitos indígenas ou favorecem desmatamento em tramitação no Congresso?”, ponderou.

Em agosto deste ano, durante debate no Senado, o presidente da Petrobrás, Jean Paulo Prates, defendeu que o petróleo deve financiar a transição energética. Prates discorda do movimento internacional Just Stop Oil (Apenas Pare o Óleo, em português), que defende a proibição de toda e qualquer nova licitação de exploração de petróleo para forçar uma transição energética mais rápida.

Para Prates, a transição energética não é ruptura energética e deve demorar uns 50 anos. Ele critica a tentativa de se proibir novas explorações. “A transição energética para empresa de petróleo é uma metamorfose ambulante, tem que investir em petróleo para pagar a transição energética”, defendeu.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fernanda Montenegro revela ritual de longevidade: “Acorde, levante e dance”

Aos 96 anos, Fernanda Montenegro compartilha o segredo de uma vida longa e lúcida: manter o corpo em movimento, o propósito firme e o amor pela arte.
L
Obras de pavimentação na Linha 625 melhoram mobilidade em Jaru

Obras de pavimentação na Linha 625 melhoram mobilidade em Jaru

Parceria entre Governo de Rondônia e Prefeitura avança em 4,6 km de pavimentação, beneficiando moradores e produtores da região
L
MP do Rio relata ao STF lesões atípicas em operação com 121 mortos

MP do Rio relata ao STF lesões atípicas em operação com 121 mortos

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) enviou um relatório parcial sobre a Operação Contenção, destacando que um dos 121 corpos estava decapitado e outro apresentava marcas de tiro à curta distância.
L
IBGE lança mapa na COP30 que coloca o Pará no centro do mundo

IBGE lança mapa na COP30 que coloca o Pará no centro do mundo

A iniciativa, chamada Mapa-múndi invertido, busca descolonizar a visão cartográfica tradicional e destacar o protagonismo da Amazônia Legal e de Belém nas discussões climáticas globais.
L
MPRO consegue condenação de réu por feminicídio em Costa Marques

MPRO consegue condenação de réu por feminicídio em Costa Marques

Homem é sentenciado a 40 anos de prisão por assassinar ex-esposa minutos após ela obter medida protetiva.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L
STF analisa se recreio deve integrar jornada de trabalho de professores

STF analisa se recreio deve integrar jornada de trabalho de professores

O placar do julgamento está em 2 a 1 para validar o entendimento da Justiça do Trabalho de que o intervalo conta como tempo à disposição do empregador.
L

Agenda News: Fim de semana com rock, happy hour e feijoada no Grego Original

Happy Friday na sexta e Feijuka com Rock no sábado agitam o Grego Original Pub em Porto Velho.
L
Governo flexibiliza critério para acesso ao Plano Brasil Soberano

Governo flexibiliza critério para acesso ao Plano Brasil Soberano

Portaria dos Ministérios da Fazenda e MDIC reduz de 5% para 1% o impacto tarifário mínimo exigido no faturamento de exportações para os EUA para que empresas busquem financiamento.
L

Nota de pesar: Mansueto Vinicio Tumelero

Familiares e amigos se despedem de Mansueto Vinicio Tumelero, exemplo de amor, simplicidade e generosidade, em emocionante cerimônia de homenagem em Porto Velho.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Convocados devem se apresentar em até três dias úteis ou até 11 de dezembro, conforme o edital.
L
CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

O Ministério da Gestão e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicam o resultado e o gabarito definitivo das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) a partir das 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira (12).
L
Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Serviço da Prefeitura de Porto Velho auxilia na elaboração de currículos e prepara candidatos para entrevistas.
L
Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Evento nesta quinta-feira, 13, no Tudo Aqui, em Porto Velho, oferece 51 vagas exclusivas para pessoas com deficiência e diversos serviços gratuitos.
L

POLÍTICA

Samuel Costa defende educação como principal caminho para reduzir criminalidade em Rondônia

Samuel Costa defende educação como principal caminho para reduzir criminalidade em Rondônia

Pré-candidato ao governo reforça que escolas em tempo integral e programas sociais são essenciais para combater a evasão escolar e prevenir o crime.
L
Deputada Cristiane Lopes convoca audiência para investigar abusos na desintrusão da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau

Deputada Cristiane Lopes convoca audiência para investigar abusos na desintrusão da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau

Audiência aprovada na Comissão de Agricultura busca garantir legalidade, transparência e respeito à dignidade das famílias atingidas.
L
Deputado Coronel Chrisóstomo vê prisão de ex-presidente do INSS como prova da eficácia da CPMI da Previdência

Deputado Coronel Chrisóstomo vê prisão de ex-presidente do INSS como prova da eficácia da CPMI da Previdência

Parlamentar afirma que operação da PF confirma a gravidade do esquema e tenta descredibilizar quem combate o desvio de recursos de aposentados.
L
Prefeito Marcélio Brasileiro cobra mais autonomia para os municípios

Prefeito Marcélio Brasileiro cobra mais autonomia para os municípios

Vice-presidente da AROM e prefeito de Nova Mamoré alertou que as prefeituras assumem grande parte dos serviços públicos sem a contrapartida financeira necessária
L
Governadores de oposição pedem adiamento da votação do PL Antifacção

Governadores de oposição pedem adiamento da votação do PL Antifacção

O grupo solicitou ao presidente da Câmara, Hugo Motta, pelo menos mais 30 dias de discussão para o projeto que visa combater facções criminosas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação Godos mobiliza 400 policiais em ação conjunta do MP e PM de Rondônia

Operação Godos mobiliza 400 policiais em ação conjunta do MP e PM de Rondônia

Forças de segurança cumpriram mais de 120 mandados na zona rural de Porto Velho e em outras localidades do estado
14
Motorista perde o controle e cai com Palio dentro de vala em Porto Velho

Motorista perde o controle e cai com Palio dentro de vala em Porto Velho

O condutor, que confessou ter feito uso de entorpecentes antes de dirigir, saiu ileso após o veículo cair em um córrego que divide a Avenida Jorge Teixeira com a Avenida Sete de Setembro.
14
Policial Civil de folga prende suspeito de furtar bicicleta de filho de perito criminal

Policial Civil de folga prende suspeito de furtar bicicleta de filho de perito criminal

O Agente pediu apoio de uma guarnição da PM que encaminhou o criminoso ao Departamento de Flagrantes. Mesmo tendo imagens de câmeras de segurança, ele negou ter cometido o crime.
10
PF prende Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS

PF prende Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS

A prisão ocorreu em nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de fraudes contra aposentados e pensionistas do Instituto.
L
Duas pessoas são detidas após furto de cosméticos em Porto Velho

Duas pessoas são detidas após furto de cosméticos em Porto Velho

Suspeitas foram capturadas por seguranças de uma rede de farmácias na zona leste da capital rondoniense após serem flagradas pelas câmeras de segurança.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento do Licenciamento Simplificado e Outorga: Ediene Barros Lima

Licenciamento Simplificado e Termo de Outorga
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental: L. CORSO LTDA – J C MADEIRAS

Licenças: Prévia L.P., Licença de Instalação L.I. e Licença de Operação L.O. – OUTORGA de uso recursos hídricos
L

BLAVATSKY: A Dama Misteriosa do Esoterismo

Uma síntese da vida e do legado esotérico de Madame Blavatsky, figura central da Teosofia e referência mundial nas tradições ocultistas.
L
Energisa oferece até 80% de desconto em contas de luz atrasadas durante campanha de Black Friday

Energisa oferece até 80% de desconto em contas de luz atrasadas durante campanha de Black Friday

Clientes podem negociar dívidas com pagamento via Pix, cartão de crédito ou débito e ainda concorrer a prêmios.
L

Rodrigo Pantera é contratado pela Shopee como embaixador digital e celebra nova fase: “Estou muito feliz”

Após vencer o Mr. Olympia Brasil 2025, o fisiculturista e influenciador Rodrigo Pantera torna-se embaixador digital da Shopee e promete conteúdos voltados à saúde e bem-estar.
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LO): MINISTERIO DA JUSTICA E SEGURANCA PUBLICA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEO para CAPTAÇÃO e a LICENÇA DE OPERAÇÃO.
L
Porto Velho concorre ao Prêmio Anciti Awards 2025 com projetos que usam tecnologia para melhorar serviços públicos

Porto Velho concorre ao Prêmio Anciti Awards 2025 com projetos que usam tecnologia para melhorar serviços públicos

Capital rondoniense disputa reconhecimento nacional com ferramentas que monitoram filas em tempo real nas UPAs e desburocratizam licenciamento municipal
L
Saiba como solicitar a emissão ou dispensa da Licença Ambiental em Porto Velho

Saiba como solicitar a emissão ou dispensa da Licença Ambiental em Porto Velho

Sema agiliza atendimento e garante maior rapidez nos processos de licenciamento e dispensa ambiental no município
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.