SEGUNDA-FEIRA, 25/08/2025
Publicidade
Publicidade

Os marcadores funcionais dos seringais amazônicos – por Marquelino Santana

Geralmente o mateiro era um assíduo conhecedor do seringal, um conhecimento herdado das primeiras atividades de extração do látex durante o primeiro ciclo da borracha.

Por Marquelino Santana - ƒ

Publicado em 

Os marcadores funcionais dos seringais amazônicos – por Marquelino Santana - News Rondônia
Foto – Marquelino Santana

No estudo desses marcadores, a historiadora portuguesa Isabel Henriques faz referência em particular àqueles ligados à atividade comercial, que, naquela região, desempenhou importante papel na organização das sociedades da África Ocidental e Central, à Sul do Equador. Os caminhos comerciais são considerados pela autora como importantes marcadores funcionais.

Referindo-se a Henriques, o geógrafo rondoniense Almeida Silva diz que a autora contextualiza ainda que os vegetais, minerais ou aquáticos – talvez se referindo a rios, lagos e cursos d’agua, peixes – tinham a finalidade de servir como orientação para os coletivos daquele país. (2015, p. 100).

Segundo Almeida Silva com base nesses exemplos, os coletivos ameríndios e “tradicionais” também se situam, se orientam e desenvolvem suas relações com outros divíduos de parentesco, através de trilhas e caminhos na floresta e rios com “rede” entre as aldeias, tendo várias espécies de árvores como norteadoras desses percursos – embora na atualidade também se sirvam de estradas construídas por máquinas.

Com o advento da batalha da borracha ou segundo ciclo da borracha (1942 – 1945), as casas aviadoras haviam atravessado sérias dificuldades em virtude da crise da borracha com o fim do seu primeiro ciclo. Carlos Alberto Souza relata que as casas aviadoras ainda se ressentindo da crise da produção da borracha de 1913, o abastecimento da região ficou também sob a responsabilidade de órgãos do governo brasileiro e dos Estados Unidos.

Souza nos diz ainda que com o fim da “Batalha da Borracha”, as ações do governo federal brasileiro e dos Estados Unidos, foram desmobilizadas, ficando novamente a produção da borracha motivada pelos interesses das casas aviadoras que já não existiam mais nos moldes das do primeiro surto da borracha.

Os marcadores funcionais dos seringais amazônicos – por Marquelino Santana - News Rondônia
Foto – Marquelino Santana

Mas mesmo diante de todo este aparato comercial – administrativo que fortalecia cada vez mais os poderes atribuídos ao seringalista, no percurso das rotas fluviais, ainda existia a figura do regatão, uma espécie de marreteiro comerciante independente que se utilizava dessas rotas fluviais para negociar seus produtos, principalmente com os seringueiros, que às vezes se utilizavam desse negócio tentando fugir das exorbitantes dívidas com o barracão.

Nos deteremos agora aos caminhos percorridos pelos seringueiros como relevantes marcadores funcionais atrelados aos seus modos de vida. Para que a borracha chegue até ao pequeno tapiri, onde está instalado o defumador, o seringueiro precisa percorrer a tradicional estrada se seringa, local onde fica localizada as seringueiras de sua colocação. Quando os seringueiros chegavam pela primeira vez na colocação, o seringalista enviava dois funcionários seus para realizar os trabalhos de demarcação das estradas de seringa, que eram, o mateiro e o toqueiro.

Os marcadores funcionais dos seringais amazônicos – por Marquelino Santana - News Rondônia
Foto – Carlos Carvalho

Geralmente o mateiro era um assíduo conhecedor do seringal, um conhecimento herdado das primeiras atividades de extração do látex durante o primeiro ciclo da borracha. O toqueiro trabalhava em conjunto com o mateiro, e era o responsável pelos trabalhos braçais de abertura das estradas, inclusive o de arrancar tocos de árvores que pudessem causar obstáculos à passagem seringueiro.

Os marcadores funcionais dos seringais amazônicos – por Marquelino Santana - News Rondônia
Foto – Marquelino Santana

Nas estradas de seringa os seringueiros construíram as chamadas “esperas”, onde eles se escondiam, geralmente em locais mais altos para abater as “caças”. Geralmente a colocação do seringueiro possuía de 3 a 6 estradas de seringa, e cada estrada possuía aproximadamente de 150 a 200 árvores. O pesquisador acreano Raimundo Souza nos dá uma importante definição dos caminhos que constituem a estrada de seringa:

“O caminho das estradas de seringa tem aproximadamente o formato de uma circunferência ovalada, tendo como ponto de partida a “boca da estrada”, local onde sai dois caminhos, em ângulo com abertura aproximada de quarenta e sessenta graus progressivamente, um denominado de perna esquerda e outro de perna direita. Seguindo por uma das pernas, o ponto mais equidistante onde o caminho fizer a curva para retornar pela outra perna, denomina-se de “rodo”, além desse curso normal da circunferência, ainda existem as “mangas”, que são pequenos caminhos sem saída (20 a 30 m) que se apresentam, perpendiculares à perna da estrada e são utilizados para colher o látex de uma ou duas seringueiras que existem fora do curso normal da estrada. Existem ainda os “oitos”, que são circunferências menores, como se fossem pequenas estradas, que podem existir saindo da perna normal da estrada, onde se entra por uma perna e sai pela outra e depois o caminho continua na estrada principal, até chegar novamente na “boca da estrada”.

Os marcadores funcionais dos seringais amazônicos – por Marquelino Santana - News Rondônia
Foto – Carlos Carvalho

Os caminhos constitutivos das estradas de seringa tornam-se peculiaridades tradicionais de espacialidades e territorialidades imbricadas nos modos de vida dos seringais. “Ao atribuirmos espacialidade à presença, temos evidentemente de conceber este ‘ser-no-espaço’ a partir de seu modo de ser”, como nos alerta o filósofo Martin Heidegger.

Neste sentido, é importante ressaltar que “Toda espacialização geográfica, porque é concreta e atualiza o próprio homem em sua existência e porque nela o homem se supera e se evade, comporta também uma temporalização, uma história, um acontecimento”, conforme esclarece Eric Dardel.

O homem seringueiro no seu espaço e tempo é uma prova incontestável de superação, frente ao conjunto de adversidades que cotidianamente teve que superar. Os caminhos percorridos por ele, iniciando seu percurso ainda de madrugada, demonstra toda a sua força de existência, capaz de extrair seu sustento e o sustento da família, num cenário florestal denominado colocação. É importante destacar que toda essa árdua atividade de extração do látex nas estradas de seringa, o seringueiro utilizava indispensáveis instrumentos de trabalho que se tornaram inseparáveis ao seu cotidiano, conforme relata com precisão o escritor e ex-seringueiro Raimundo Souza:

Balde (recipiente cilíndrico, com boca estreita, de fabricação artesanal, feito de flandre, com capacidade para quatro ou cinco litros de líquido); poronga ( lamparina com armação para encaixar na cabeça, de fabricação artesanal e feita de flandre); faca de seringa (lâmina estreita de aço, com uma das extremidades afiada e curvada e a outra com um pequeno gancho que se encaixa na cabrita); cabrita ( lâmina de aço com uma extremidade curvada para encaixar a faca de seringa e a outra presa a um cabo de madeira com aproximadamente 30 cm de comprimento); raspadeira ( lâmina de aço com uma extremidade curva – noventa graus – afiada e a outra presa a um cabo de madeira em forma de uma pequena enxada), sua utilidade é para raspar a casca da seringueira, visando facilitar a execução da sangria, no local da bandeira ( parte da árvore – seringueira – delimitada para a sangria ou corte); saco de encauchado ( saco de fazenda, impermeabilizado com o látex defumado, utilizado para carregar o látex); sarugo ( tipo de corda elástica, fabricado com látex, utilizado para amarrar a boca do saco de encauchado) e estopa ( definida anteriormente ), e ainda, colocar os sapatos de seringa e roupas de trabalho no local certo, para não haver perigo de atrasar a saída na madrugada seguinte.

Como podemos observar, as estradas de seringa e o homem seringueiro com seus utensílios de trabalho, nos apresenta uma diversidade de experiências pessoais descritas por Souza, que retrata as singularidades de vivências socioespaciais inseridas no cotidiano das colocações.

Desta forma, as descrições acima mencionadas, constituem importante marcador territorial funcional no contexto da Pan – Amazônia brasileiro – boliviana. Os marcadores territoriais estruturantes a seguir, foram desenvolvidos com fundamental relevância por Almeida Silva que nos traz uma farta contribuição científico – literária nos estudos desses marcadores às coletividades indígenas da Amazônia brasileira. Neste sentido, também procuro integrá-los às comunidades tradicionais da Pan – Amazônia brasileiro – boliviana como é o caso aqui mencionado sobre os marcadores funcionais dos seringais amazônicos.

Os marcadores funcionais dos seringais amazônicos – por Marquelino Santana - News Rondônia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

UNIR divulga datas das próximas sessões públicas de seus Conselhos Superiores

Consun, Consea e Consad terão reuniões online com transmissão pelo canal oficial da universidade no YouTube
L
NASA Space Apps Challenge 2025 é lançado oficialmente em Vilhena durante CoopMind

NASA Space Apps Challenge 2025 é lançado oficialmente em Vilhena durante CoopMind

Cidade do Cone Sul de Rondônia recebe edição local da maior maratona de inovação aberta do mundo, conectando talentos locais a desafios globais.
L
Estiagem força decreto de situação crítica de escassez em rios do Acre

Estiagem força decreto de situação crítica de escassez em rios do Acre

ANA declara situação crítica nos rios Juruá, Purus, Acre e Iaco até outubro, alertando ribeirinhos, produtores e autoridades sobre risco de agravamento da seca
L

“Vale Tudo”: Raquel retorna às origens e volta a vender sanduíches na praia

Após golpe de Odete Roitman, personagem de Taís Araújo decide recomeçar do zero e surpreende amigos com determinação
L
Decisão sobre dados do Coaf é restrita a casos que anulam provas

Decisão sobre dados do Coaf é restrita a casos que anulam provas

A deliberação do ministro Alexandre de Moraes que suspendeu processos sobre dados do Coaf agora vale somente para casos que não seguiram o entendimento do STF.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Jovem News | Entrevista com Dulia do Nascimento e Gil Andrade

Na próxima segunda-feira, dia 25, às 17h, o Programa Jovem News recebe Dulia do Nascimento Passos, presidente do Cristal da Calama. A entrevista vai abordar as atividades desenvolvidas pelo grupo e sua importância para a comunidade.
L
Situação de rios na Amazônia é crítica por escassez de água, diz ANA

Situação de rios na Amazônia é crítica por escassez de água, diz ANA

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico declara situação de escassez em rios da Amazônia, impactando os estados do Acre e Amazonas.
L

Giro News | Entrevista Anna Carla

Nesta segunda-feira, dia 25, às 15h, o Programa Giro News recebe a médica veterinária Anna Carla, especialista em clínica geral e oncologia. O tema da entrevista será o uso de anti-cio em fêmeas de cães e gatas e os efeitos desse método na saúde dos animais.
L
Ancelotti define convocados para a Seleção e inclui novos nomes

Ancelotti define convocados para a Seleção e inclui novos nomes

O técnico Carlo Ancelotti divulgou sua segunda lista de convocados para a seleção brasileira. A equipe se prepara para os jogos contra o Chile e a Bolívia, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L

POLÍTICA

Sílvia Cristina destina R$ 100 mil para Centro Social Madre Mazzarello em Porto Velho

Sílvia Cristina destina R$ 100 mil para Centro Social Madre Mazzarello em Porto Velho

Recurso garante continuidade do projeto “Valorizando a Cultura”, atendendo 230 crianças e adolescentes na zona Leste da capital.
L
Deputado Coronel Chrisóstomo destina R$ 5,4 milhões para fortalecer Forças Armadas em Rondônia

Deputado Coronel Chrisóstomo destina R$ 5,4 milhões para fortalecer Forças Armadas em Rondônia

Investimentos beneficiam Exército, Aeronáutica e Marinha com obras, equipamentos de saúde e programas de apoio a militares e reservistas.
L
Pedido atendido: Pedro Geovar garante revitalização de faixa de pedestres a estudantes na zona sul

Pedido atendido: Pedro Geovar garante revitalização de faixa de pedestres a estudantes na zona sul

Intervenção em frente à escola reforça segurança de alunos, pais, funcionários e toda população..
L

Temer diz que Eduardo Bolsonaro age por emoção ao tentar “salvar o pai” nos EUA

Ex-presidente participou de evento em São Paulo, comentou sobre o tarifaço e saiu em defesa de Alexandre de Moraes
L
Alex Redano participa de ação social em Ariquemes e leva saúde à população

Alex Redano participa de ação social em Ariquemes e leva saúde à população

Deputado estadual apoia iniciativa que ofereceu consultas médicas, exames e serviços gratuitos a centenas de moradores do bairro Marechal Rondon.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem de 24 anos morre em terminal rodoviário em Cacoal

Jovem de 24 anos morre em terminal rodoviário em Cacoal

A jovem Bruna Dambreina, de 24 anos, passou mal e desmaiou no terminal rodoviário da cidade, levando a sua morte em Cacoal.
18
Homem em surto ataca bombeiros e polícia em Ouro Preto

VÍDEO: Homem em surto ataca bombeiros e polícia em Ouro Preto

A ação violenta, na qual um homem ateou fogo na própria residência e atacou autoridades, gerou grande movimentação e medo em Ouro Preto.
16
Moradores de Porto Velho relatam medo após tiros na Rua Clóvis Machado

VÍDEO: Moradores de Porto Velho relatam medo após tiros na Rua Clóvis Machado

Um indivíduo em um veículo fez disparos na manhã desta segunda-feira em Porto Velho, felizmente ninguém ficou ferido.
12
Médica agredida por fisiculturista perde parte da visão e tem rosto desfigurado na zona Sul

Médica agredida por fisiculturista perde parte da visão e tem rosto desfigurado na zona Sul

A médica de 27 anos foi agredida pelo ex-namorado fisiculturista e ficou 12 dias na UTI, em um caso de tentativa de feminicídio que gerou indignação.
16

Ritual de iniciação com circuncisão em massa deixa 39 mortos na África do Sul

O Ulwaluko, tradição que marca a passagem para a vida adulta, segue provocando mortes em escolas clandestinas sem supervisão médica
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Terceira Guerra Mundial: O que revelaram as profecias de Nossa Senhora de Fátima

As aparições em Portugal em 1917 marcaram a história da Igreja Católica e trouxeram mensagens sobre fé, sacrifícios e visões apocalípticas
L
Estudo da Fiocruz aponta que juventude negra é a maior vítima da violência no Brasil

Estudo da Fiocruz aponta que juventude negra é a maior vítima da violência no Brasil

O levantamento da Fiocruz, baseado em dados do SUS e do IBGE, mostra que a violência no Brasil é a causa de 65% das mortes de jovens.
L
Acidente entre carros deixa quatro feridos na BR-319 em Porto Velho

Acidente entre carros deixa quatro feridos na BR-319 em Porto Velho

De acordo com testemunhas, os veículos seguiam em sentidos opostos quando houve a batida frontal, deixando ocupantes de ambos feridos.
14
Marcos Rocha e Luana Rocha assinam Pacto pela Primeira Infância e reforçam proteção a crianças em Rondônia

Marcos Rocha e Luana Rocha assinam Pacto pela Primeira Infância e reforçam proteção a crianças em Rondônia

Cerimônia em Porto Velho marcou adesão ao Pacto pela Primeira Infância, que orienta políticas públicas para crianças de até seis anos no estado.
L

Recebimento da Licença de Operação (LOT): NORTE AMBIENTAL TRATAMENTO DE RESÍDUOS

LOT (Licença de Operação para Teste) nº 159221
L

Cachorra caramelo resgata tartaruga no mar

Durante um passeio na praia da Armação, Bibi entrou no mar e trouxe o animal até a faixa de areia, surpreendendo o tutor
L
Observatório da Indústria analisa comércio entre Rondônia e Estados Unidos de 2021 a 2025

Observatório da Indústria analisa comércio entre Rondônia e Estados Unidos de 2021 a 2025

Estudo da FIERO mostra estabilidade das exportações, alta nas importações e alerta para dependência da carne bovina no mercado americano.
L
Primeira edição do Enamed atrai mais de 105 mil inscritos em todo o país

Primeira edição do Enamed atrai mais de 105 mil inscritos em todo o país

O exame, criado para avaliar a qualidade dos cursos de medicina, tem como objetivo principal aperfeiçoar o ensino na área.
L
Em jogo polêmico, Medvedev cai na estreia do Aberto dos EUA

Em jogo polêmico, Medvedev cai na estreia do Aberto dos EUA

O tenista Daniil Medvedev perdeu para o francês Benjamin Bonzi após uma longa discussão com a arbitragem durante a partida do US Open.
L

Fátima descobre romance entre César e Odete em Vale Tudo

A jovem flagra o ex-namorado com a ex-sogra em um hotel e se desespera ao saber da relação
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.