SEGUNDA-FEIRA, 02/03/2026
Publicidade

Em destaque

Os marcadores funcionais dos seringais amazônicos – por Marquelino Santana

Geralmente o mateiro era um assíduo conhecedor do seringal, um conhecimento herdado das primeiras atividades de extração do látex durante o primeiro ciclo da borracha.

Por Marquelino Santana - ƒ

Publicado em 

Foto – Marquelino Santana

No estudo desses marcadores, a historiadora portuguesa Isabel Henriques faz referência em particular àqueles ligados à atividade comercial, que, naquela região, desempenhou importante papel na organização das sociedades da África Ocidental e Central, à Sul do Equador. Os caminhos comerciais são considerados pela autora como importantes marcadores funcionais.

Referindo-se a Henriques, o geógrafo rondoniense Almeida Silva diz que a autora contextualiza ainda que os vegetais, minerais ou aquáticos – talvez se referindo a rios, lagos e cursos d’agua, peixes – tinham a finalidade de servir como orientação para os coletivos daquele país. (2015, p. 100).

Segundo Almeida Silva com base nesses exemplos, os coletivos ameríndios e “tradicionais” também se situam, se orientam e desenvolvem suas relações com outros divíduos de parentesco, através de trilhas e caminhos na floresta e rios com “rede” entre as aldeias, tendo várias espécies de árvores como norteadoras desses percursos – embora na atualidade também se sirvam de estradas construídas por máquinas.

Com o advento da batalha da borracha ou segundo ciclo da borracha (1942 – 1945), as casas aviadoras haviam atravessado sérias dificuldades em virtude da crise da borracha com o fim do seu primeiro ciclo. Carlos Alberto Souza relata que as casas aviadoras ainda se ressentindo da crise da produção da borracha de 1913, o abastecimento da região ficou também sob a responsabilidade de órgãos do governo brasileiro e dos Estados Unidos.

Souza nos diz ainda que com o fim da “Batalha da Borracha”, as ações do governo federal brasileiro e dos Estados Unidos, foram desmobilizadas, ficando novamente a produção da borracha motivada pelos interesses das casas aviadoras que já não existiam mais nos moldes das do primeiro surto da borracha.

Foto – Marquelino Santana

Mas mesmo diante de todo este aparato comercial – administrativo que fortalecia cada vez mais os poderes atribuídos ao seringalista, no percurso das rotas fluviais, ainda existia a figura do regatão, uma espécie de marreteiro comerciante independente que se utilizava dessas rotas fluviais para negociar seus produtos, principalmente com os seringueiros, que às vezes se utilizavam desse negócio tentando fugir das exorbitantes dívidas com o barracão.

Nos deteremos agora aos caminhos percorridos pelos seringueiros como relevantes marcadores funcionais atrelados aos seus modos de vida. Para que a borracha chegue até ao pequeno tapiri, onde está instalado o defumador, o seringueiro precisa percorrer a tradicional estrada se seringa, local onde fica localizada as seringueiras de sua colocação. Quando os seringueiros chegavam pela primeira vez na colocação, o seringalista enviava dois funcionários seus para realizar os trabalhos de demarcação das estradas de seringa, que eram, o mateiro e o toqueiro.

Foto – Carlos Carvalho

Geralmente o mateiro era um assíduo conhecedor do seringal, um conhecimento herdado das primeiras atividades de extração do látex durante o primeiro ciclo da borracha. O toqueiro trabalhava em conjunto com o mateiro, e era o responsável pelos trabalhos braçais de abertura das estradas, inclusive o de arrancar tocos de árvores que pudessem causar obstáculos à passagem seringueiro.

Foto – Marquelino Santana

Nas estradas de seringa os seringueiros construíram as chamadas “esperas”, onde eles se escondiam, geralmente em locais mais altos para abater as “caças”. Geralmente a colocação do seringueiro possuía de 3 a 6 estradas de seringa, e cada estrada possuía aproximadamente de 150 a 200 árvores. O pesquisador acreano Raimundo Souza nos dá uma importante definição dos caminhos que constituem a estrada de seringa:

“O caminho das estradas de seringa tem aproximadamente o formato de uma circunferência ovalada, tendo como ponto de partida a “boca da estrada”, local onde sai dois caminhos, em ângulo com abertura aproximada de quarenta e sessenta graus progressivamente, um denominado de perna esquerda e outro de perna direita. Seguindo por uma das pernas, o ponto mais equidistante onde o caminho fizer a curva para retornar pela outra perna, denomina-se de “rodo”, além desse curso normal da circunferência, ainda existem as “mangas”, que são pequenos caminhos sem saída (20 a 30 m) que se apresentam, perpendiculares à perna da estrada e são utilizados para colher o látex de uma ou duas seringueiras que existem fora do curso normal da estrada. Existem ainda os “oitos”, que são circunferências menores, como se fossem pequenas estradas, que podem existir saindo da perna normal da estrada, onde se entra por uma perna e sai pela outra e depois o caminho continua na estrada principal, até chegar novamente na “boca da estrada”.

Foto – Carlos Carvalho

Os caminhos constitutivos das estradas de seringa tornam-se peculiaridades tradicionais de espacialidades e territorialidades imbricadas nos modos de vida dos seringais. “Ao atribuirmos espacialidade à presença, temos evidentemente de conceber este ‘ser-no-espaço’ a partir de seu modo de ser”, como nos alerta o filósofo Martin Heidegger.

Neste sentido, é importante ressaltar que “Toda espacialização geográfica, porque é concreta e atualiza o próprio homem em sua existência e porque nela o homem se supera e se evade, comporta também uma temporalização, uma história, um acontecimento”, conforme esclarece Eric Dardel.

O homem seringueiro no seu espaço e tempo é uma prova incontestável de superação, frente ao conjunto de adversidades que cotidianamente teve que superar. Os caminhos percorridos por ele, iniciando seu percurso ainda de madrugada, demonstra toda a sua força de existência, capaz de extrair seu sustento e o sustento da família, num cenário florestal denominado colocação. É importante destacar que toda essa árdua atividade de extração do látex nas estradas de seringa, o seringueiro utilizava indispensáveis instrumentos de trabalho que se tornaram inseparáveis ao seu cotidiano, conforme relata com precisão o escritor e ex-seringueiro Raimundo Souza:

Balde (recipiente cilíndrico, com boca estreita, de fabricação artesanal, feito de flandre, com capacidade para quatro ou cinco litros de líquido); poronga ( lamparina com armação para encaixar na cabeça, de fabricação artesanal e feita de flandre); faca de seringa (lâmina estreita de aço, com uma das extremidades afiada e curvada e a outra com um pequeno gancho que se encaixa na cabrita); cabrita ( lâmina de aço com uma extremidade curvada para encaixar a faca de seringa e a outra presa a um cabo de madeira com aproximadamente 30 cm de comprimento); raspadeira ( lâmina de aço com uma extremidade curva – noventa graus – afiada e a outra presa a um cabo de madeira em forma de uma pequena enxada), sua utilidade é para raspar a casca da seringueira, visando facilitar a execução da sangria, no local da bandeira ( parte da árvore – seringueira – delimitada para a sangria ou corte); saco de encauchado ( saco de fazenda, impermeabilizado com o látex defumado, utilizado para carregar o látex); sarugo ( tipo de corda elástica, fabricado com látex, utilizado para amarrar a boca do saco de encauchado) e estopa ( definida anteriormente ), e ainda, colocar os sapatos de seringa e roupas de trabalho no local certo, para não haver perigo de atrasar a saída na madrugada seguinte.

Como podemos observar, as estradas de seringa e o homem seringueiro com seus utensílios de trabalho, nos apresenta uma diversidade de experiências pessoais descritas por Souza, que retrata as singularidades de vivências socioespaciais inseridas no cotidiano das colocações.

Desta forma, as descrições acima mencionadas, constituem importante marcador territorial funcional no contexto da Pan – Amazônia brasileiro – boliviana. Os marcadores territoriais estruturantes a seguir, foram desenvolvidos com fundamental relevância por Almeida Silva que nos traz uma farta contribuição científico – literária nos estudos desses marcadores às coletividades indígenas da Amazônia brasileira. Neste sentido, também procuro integrá-los às comunidades tradicionais da Pan – Amazônia brasileiro – boliviana como é o caso aqui mencionado sobre os marcadores funcionais dos seringais amazônicos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agenda News: Carnaval 2026 brilha com 40 Graus e Baby Trio

Agenda News: Carnaval 2026 brilha com 40 Graus e Baby Trio

Família Camurça celebra o sucesso dos trios elétricos, que marcaram presença nos principais blocos da capital.
L
Governo revitaliza Terminal Rodoviário de Cacoal

Governo revitaliza Terminal Rodoviário de Cacoal

Com investimento de R$ 6,4 milhões, obra no Terminal Armelindo Corá avança 25% e prevê acessibilidade, nova cobertura e modernização completa
L
Governo garante manutenção até Bom Futuro, no Vale do Jamari

Governo garante manutenção até Bom Futuro, no Vale do Jamari

DER-RO executa patrolamento, encascalhamento e drenagem em 30,78 km entre a RO-458 e a RO-459
L
Governo reforça manutenção na RO-486 entre Cacoal e Espigão

Governo reforça manutenção na RO-486 entre Cacoal e Espigão

DER-RO executa manutenção no pavimento e nova sinalização em 35 lombadas na RO-486
L
Prefeitura amplia emissão de nota do produtor rural em PVH

Prefeitura amplia emissão de nota do produtor rural em PVH

Semagric e Sefin capacitam servidores para descentralizar atendimento nos distritos e facilitar regularização fiscal dos agricultores.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de segunda-feira, 02/03/2026: foco, planejamento e decisões estratégicas marcam o início da semana

O horóscopo desta segunda-feira, 2 de março de 2026, aponta um dia favorável para organizar prioridades, retomar compromissos e tomar decisões práticas no campo profissional e pessoal.
L

RondônCAP: Sorteio deste domingo dia 01 distribui mais de R$ 100 mil em prêmios e leva alegria para várias cidades

Edição 291 do RondônCAP premiou moradores de Ji-Paraná, Porto Velho, Pimenta Bueno e Guajará-Mirim, além de 40 contemplados nos Giros da Sorte em todo o estado.
L

Momento Agro: Gustavo Nobre de Azevedo explica caminhos da Regularização Fundiária Urbana em Porto Velho

Ex-secretário da Semur, Gustavo esclarece dúvidas sobre matrícula de imóveis, diferença entre posse e propriedade, Reurb Social e os impactos econômicos da regularização.
L

Única Talks: Isaías Fonseca Moraes e o selo para municípios que protegem crianças e idosos

O desembargador Isaías Fonseca Moraes explica como o TJRO, MPRO e TCE-RO articulam um projeto para cobrar políticas públicas dos municípios, incentivar inclusão e fortalecer fundos sociais.
L

Erichsen Mendes detalha como a Ângelus transforma cuidado no luto em proteção e economia para famílias de Porto Velho

No Giro News, Erichsen Mendes explica o papel da Ângelus como parceira no momento da perda, destaca apoio psicológico, cobertura familiar e gestão focada em atendimento humanizado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus fortalece agricultura familiar em Jaru com implementos agrícolas

Cláudia de Jesus fortalece agricultura familiar em Jaru com implementos agrícolas

Emenda de R$ 325 mil beneficia cerca de 50 famílias, ampliando produção de grãos, café e forragem no município.
L
Eyder Brasil reúne mil no Cidadania no Bairro

Eyder Brasil reúne mil no Cidadania no Bairro

Ação promovida pelo deputado levou serviços de saúde, assistência social e atendimentos gratuitos à zona Sul de Porto Velho.
L
Cássio Gois é homenageado pela ACI em Cacoal

Cássio Gois é homenageado pela ACI em Cacoal

Deputado estadual recebeu Diploma de Honra ao Mérito durante posse da nova diretoria da Associação Cacoalense de Imprensa, em solenidade na OAB.
L
Extinção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas do setor público

Extinção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas do setor público

Movimento defende extinção da cobrança previdenciária de aposentados do setor público e revisão da PEC 555/2006 no Congresso Nacional.
L

Sofia Andrade lidera ato “Acorda Brasil” em Porto Velho

Vereadora organiza mobilização alinhada ao movimento nacional da direita e faz críticas ao governo Lula, ao STF e à situação econômica de Rondônia
L
Publicidade

POLÍCIA

PM apreende 257 kg de maconha após troca de tiros na BR-429

PM apreende 257 kg de maconha após troca de tiros na BR-429

Ação em São Miguel do Guaporé teve perseguição, disparos e prisão de suspeitos que atuariam como batedores do carregamento.
14
Jovem morre após grave acidente de motocicleta em Ji-Paraná

Jovem morre após grave acidente de motocicleta em Ji-Paraná

Vítima de 27 anos perdeu o controle ao passar por quebra-molas em trecho com pouca iluminação.
18
Furto é registrado em comércio na madrugada em Ji-Paraná

Furto é registrado em comércio na madrugada em Ji-Paraná

Dupla arrombou estabelecimento, levou dinheiro e bebidas e fugiu antes da chegada da polícia.
14
Moto elétrica pega fogo e fica parcialmente destruída em Ji-Paraná

Moto elétrica pega fogo e fica parcialmente destruída em Ji-Paraná

Incêndio aconteceu em cruzamento movimentado; apesar do susto, ninguém ficou ferido.
12
Suspeitos são presos por furto, liberados e detidos novamente pela PRF em Jaru

Suspeitos são presos por furto, liberados e detidos novamente pela PRF em Jaru

Dupla voltou a agir após primeira prisão e acabou capturada durante fiscalização policial na BR-364.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério Público de Rondônia recomenda medidas para garantir educação inclusiva na rede estadual

Ministério Público de Rondônia recomenda medidas para garantir educação inclusiva na rede estadual

Órgão aponta falhas estruturais e déficit de profissionais e dá prazo de 30 dias para apresentação de plano de ação pelo Estado.
L
Como Matar um Rio é selecionado para a 6ª Teia Nacional pela Justiça Climática

Como Matar um Rio é selecionado para a 6ª Teia Nacional pela Justiça Climática

Documentário rondoniense integra programação de um dos maiores encontros culturais do país, que acontece em março no Espírito Santo.
L
Sebrae em Rondônia abre seleção de projetos para patrocínio em 2026

Sebrae em Rondônia abre seleção de projetos para patrocínio em 2026

Chamada pública vai apoiar iniciativas estaduais e municipais alinhadas ao fortalecimento do empreendedorismo e dos pequenos negócios ao longo do próximo ano.
L
Grave acidente deixa casal ferido na Cidade Alta, em Rolim de Moura

Grave acidente deixa casal ferido na Cidade Alta, em Rolim de Moura

Colisão entre motocicleta e caminhão mobilizou equipes de resgate na manhã deste sábado (28).
14
Explosão por vazamento de gás mata bebê de 1 ano em Rondônia

Explosão por vazamento de gás mata bebê de 1 ano em Rondônia

Tragédia ocorreu em residência no bairro Valparaíso; pais da criança seguem hospitalizados em estado grave.
18
Operação Xeque Mate mira presos que planejavam executar policiais penais em Porto Velho

Operação Xeque Mate mira presos que planejavam executar policiais penais em Porto Velho

Ação da DRACO 1 cumpriu 10 mandados e neutralizou plano atribuído a facção criminosa com atuação no estado.
16
Jaru: Hilux é encontrada abandonada entre Avenida JK e BR-364

Jaru: Hilux é encontrada abandonada entre Avenida JK e BR-364

Veículo foi localizado no canteiro em frente à Jacaré Veículos; PRF foi acionada e apura as circunstâncias.
14
Jaru: motorista perde controle e bate em guard-rail na BR-364

Jaru: motorista perde controle e bate em guard-rail na BR-364

Acidente ocorreu entre Tarilândia e Jaru após parada brusca de caminhonete; não houve feridos graves.
12
Engavetamentos quase simultâneos envolvem sete veículos em Vilhena

Engavetamentos quase simultâneos envolvem sete veículos em Vilhena

Acidentes ocorreram na Avenida Presidente Nasser, no Jardim América, e causaram apenas danos materiais.
14
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.