SEGUNDA-FEIRA, 07/07/2025
Publicidade

Os marcadores funcionais dos seringais amazônicos – por Marquelino Santana

Geralmente o mateiro era um assíduo conhecedor do seringal, um conhecimento herdado das primeiras atividades de extração do látex durante o primeiro ciclo da borracha.

Por Marquelino Santana - ƒ

Publicado em 

Os marcadores funcionais dos seringais amazônicos – por Marquelino Santana - News Rondônia
Foto – Marquelino Santana

No estudo desses marcadores, a historiadora portuguesa Isabel Henriques faz referência em particular àqueles ligados à atividade comercial, que, naquela região, desempenhou importante papel na organização das sociedades da África Ocidental e Central, à Sul do Equador. Os caminhos comerciais são considerados pela autora como importantes marcadores funcionais.

Referindo-se a Henriques, o geógrafo rondoniense Almeida Silva diz que a autora contextualiza ainda que os vegetais, minerais ou aquáticos – talvez se referindo a rios, lagos e cursos d’agua, peixes – tinham a finalidade de servir como orientação para os coletivos daquele país. (2015, p. 100).

Segundo Almeida Silva com base nesses exemplos, os coletivos ameríndios e “tradicionais” também se situam, se orientam e desenvolvem suas relações com outros divíduos de parentesco, através de trilhas e caminhos na floresta e rios com “rede” entre as aldeias, tendo várias espécies de árvores como norteadoras desses percursos – embora na atualidade também se sirvam de estradas construídas por máquinas.

Com o advento da batalha da borracha ou segundo ciclo da borracha (1942 – 1945), as casas aviadoras haviam atravessado sérias dificuldades em virtude da crise da borracha com o fim do seu primeiro ciclo. Carlos Alberto Souza relata que as casas aviadoras ainda se ressentindo da crise da produção da borracha de 1913, o abastecimento da região ficou também sob a responsabilidade de órgãos do governo brasileiro e dos Estados Unidos.

Souza nos diz ainda que com o fim da “Batalha da Borracha”, as ações do governo federal brasileiro e dos Estados Unidos, foram desmobilizadas, ficando novamente a produção da borracha motivada pelos interesses das casas aviadoras que já não existiam mais nos moldes das do primeiro surto da borracha.

Os marcadores funcionais dos seringais amazônicos – por Marquelino Santana - News Rondônia
Foto – Marquelino Santana

Mas mesmo diante de todo este aparato comercial – administrativo que fortalecia cada vez mais os poderes atribuídos ao seringalista, no percurso das rotas fluviais, ainda existia a figura do regatão, uma espécie de marreteiro comerciante independente que se utilizava dessas rotas fluviais para negociar seus produtos, principalmente com os seringueiros, que às vezes se utilizavam desse negócio tentando fugir das exorbitantes dívidas com o barracão.

Nos deteremos agora aos caminhos percorridos pelos seringueiros como relevantes marcadores funcionais atrelados aos seus modos de vida. Para que a borracha chegue até ao pequeno tapiri, onde está instalado o defumador, o seringueiro precisa percorrer a tradicional estrada se seringa, local onde fica localizada as seringueiras de sua colocação. Quando os seringueiros chegavam pela primeira vez na colocação, o seringalista enviava dois funcionários seus para realizar os trabalhos de demarcação das estradas de seringa, que eram, o mateiro e o toqueiro.

Os marcadores funcionais dos seringais amazônicos – por Marquelino Santana - News Rondônia
Foto – Carlos Carvalho

Geralmente o mateiro era um assíduo conhecedor do seringal, um conhecimento herdado das primeiras atividades de extração do látex durante o primeiro ciclo da borracha. O toqueiro trabalhava em conjunto com o mateiro, e era o responsável pelos trabalhos braçais de abertura das estradas, inclusive o de arrancar tocos de árvores que pudessem causar obstáculos à passagem seringueiro.

Os marcadores funcionais dos seringais amazônicos – por Marquelino Santana - News Rondônia
Foto – Marquelino Santana

Nas estradas de seringa os seringueiros construíram as chamadas “esperas”, onde eles se escondiam, geralmente em locais mais altos para abater as “caças”. Geralmente a colocação do seringueiro possuía de 3 a 6 estradas de seringa, e cada estrada possuía aproximadamente de 150 a 200 árvores. O pesquisador acreano Raimundo Souza nos dá uma importante definição dos caminhos que constituem a estrada de seringa:

“O caminho das estradas de seringa tem aproximadamente o formato de uma circunferência ovalada, tendo como ponto de partida a “boca da estrada”, local onde sai dois caminhos, em ângulo com abertura aproximada de quarenta e sessenta graus progressivamente, um denominado de perna esquerda e outro de perna direita. Seguindo por uma das pernas, o ponto mais equidistante onde o caminho fizer a curva para retornar pela outra perna, denomina-se de “rodo”, além desse curso normal da circunferência, ainda existem as “mangas”, que são pequenos caminhos sem saída (20 a 30 m) que se apresentam, perpendiculares à perna da estrada e são utilizados para colher o látex de uma ou duas seringueiras que existem fora do curso normal da estrada. Existem ainda os “oitos”, que são circunferências menores, como se fossem pequenas estradas, que podem existir saindo da perna normal da estrada, onde se entra por uma perna e sai pela outra e depois o caminho continua na estrada principal, até chegar novamente na “boca da estrada”.

Os marcadores funcionais dos seringais amazônicos – por Marquelino Santana - News Rondônia
Foto – Carlos Carvalho

Os caminhos constitutivos das estradas de seringa tornam-se peculiaridades tradicionais de espacialidades e territorialidades imbricadas nos modos de vida dos seringais. “Ao atribuirmos espacialidade à presença, temos evidentemente de conceber este ‘ser-no-espaço’ a partir de seu modo de ser”, como nos alerta o filósofo Martin Heidegger.

Neste sentido, é importante ressaltar que “Toda espacialização geográfica, porque é concreta e atualiza o próprio homem em sua existência e porque nela o homem se supera e se evade, comporta também uma temporalização, uma história, um acontecimento”, conforme esclarece Eric Dardel.

O homem seringueiro no seu espaço e tempo é uma prova incontestável de superação, frente ao conjunto de adversidades que cotidianamente teve que superar. Os caminhos percorridos por ele, iniciando seu percurso ainda de madrugada, demonstra toda a sua força de existência, capaz de extrair seu sustento e o sustento da família, num cenário florestal denominado colocação. É importante destacar que toda essa árdua atividade de extração do látex nas estradas de seringa, o seringueiro utilizava indispensáveis instrumentos de trabalho que se tornaram inseparáveis ao seu cotidiano, conforme relata com precisão o escritor e ex-seringueiro Raimundo Souza:

Balde (recipiente cilíndrico, com boca estreita, de fabricação artesanal, feito de flandre, com capacidade para quatro ou cinco litros de líquido); poronga ( lamparina com armação para encaixar na cabeça, de fabricação artesanal e feita de flandre); faca de seringa (lâmina estreita de aço, com uma das extremidades afiada e curvada e a outra com um pequeno gancho que se encaixa na cabrita); cabrita ( lâmina de aço com uma extremidade curvada para encaixar a faca de seringa e a outra presa a um cabo de madeira com aproximadamente 30 cm de comprimento); raspadeira ( lâmina de aço com uma extremidade curva – noventa graus – afiada e a outra presa a um cabo de madeira em forma de uma pequena enxada), sua utilidade é para raspar a casca da seringueira, visando facilitar a execução da sangria, no local da bandeira ( parte da árvore – seringueira – delimitada para a sangria ou corte); saco de encauchado ( saco de fazenda, impermeabilizado com o látex defumado, utilizado para carregar o látex); sarugo ( tipo de corda elástica, fabricado com látex, utilizado para amarrar a boca do saco de encauchado) e estopa ( definida anteriormente ), e ainda, colocar os sapatos de seringa e roupas de trabalho no local certo, para não haver perigo de atrasar a saída na madrugada seguinte.

Como podemos observar, as estradas de seringa e o homem seringueiro com seus utensílios de trabalho, nos apresenta uma diversidade de experiências pessoais descritas por Souza, que retrata as singularidades de vivências socioespaciais inseridas no cotidiano das colocações.

Desta forma, as descrições acima mencionadas, constituem importante marcador territorial funcional no contexto da Pan – Amazônia brasileiro – boliviana. Os marcadores territoriais estruturantes a seguir, foram desenvolvidos com fundamental relevância por Almeida Silva que nos traz uma farta contribuição científico – literária nos estudos desses marcadores às coletividades indígenas da Amazônia brasileira. Neste sentido, também procuro integrá-los às comunidades tradicionais da Pan – Amazônia brasileiro – boliviana como é o caso aqui mencionado sobre os marcadores funcionais dos seringais amazônicos.

Os marcadores funcionais dos seringais amazônicos – por Marquelino Santana - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sorteio do RondônCAP Especial de Férias premia rondonienses com carro, barco, motos e giros de R$ 500

Fiat Strada cabine dupla, três motos Honda POP e R$ 20 mil em Giros da Sorte marcaram o domingo de prêmios
L

Limpeza do espaço do pet reduz riscos e fortalece cuidados preventivos

Prática regular de higiene evita contaminações e melhora a convivência no lar
L

Mercado automotivo brasileiro cresce no primeiro semestre de 2025

Estrutura de consumo sofre mudanças com retração no showroom e fortalecimento da venda direta
L

CAOA Chery atualiza Tiggo 5X 2026 e mantém preços

CAOA Chery atualiza Tiggo 5X 2026 e mantém preços
L

IMPASSÍVEL: Marina Silva passa por nova humilhação, desta vez na Câmara dos Deputados

Se Marina Silva se sentiu ofendida com as cobranças sobre seu trabalho em defesa dos interesses estrangeiros — e quase nada em relação ao povo brasileiro, principalmente o que vive na Amazônia — no Senado, imagine quantos sapos teve que engolir em sua passagem pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, nesta semana.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

PORTO VELHO: Fiscalização do TCE revela falhas graves em unidades de saúde da capital

Relatório aponta falta de medicamentos, insumos, problemas estruturais e sobrecarga no SAMU
L

Ram Rampage 2025 combina desempenho, conectividade e segurança

Linha oferece quatro versões com propostas distintas para uso urbano, rodoviário e fora de estrada
L

Fique por dentro de tudo com o News Rondônia!

Participe do nosso grupo exclusivo de notícias e receba as principais informações direto no seu celular
L

Fábio Botelho destaca importância de eventos como esse para fortalecer a pecuária em Rondônia

Médico veterinário e organizador reforça o papel do diálogo, da troca de experiências e da qualidade genética no avanço do agro
L

Cláudio da RondoAgro reforça compromisso com o agro e destaca parcerias durante evento em Rondônia

Com mais de 30 anos de experiência no campo, empresário fala sobre genética, tecnologia e união no agronegócio
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L

POLÍTICA

Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim

Com investimento de R$ 13,9 milhões, nova estrutura do Hospital Regional de Guajará-Mirim inclui UTI com 10 leitos, sala de hemodiálise e tomógrafo moderno, reforçando a regionalização da saúde em Rondônia.
L
Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Comemoramos 10ª década do banco renovada de propósito
L

Deputado Cássio Gois prestigia inauguração do estande da ALE-RO na 4ª Cafecau em Cacoal

Evento contou com oficina de fotografia e programação cultural
L
Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Documento foi lançado hoje pela Associação Brasileira de ONGs
L
Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Unidade móvel odontológica será adquirida com recurso de emenda parlamentar destinado à saúde do município.
L
Publicidade

POLÍCIA

ZONA SUL: Pai e filha sofrem grave acidente de moto no bairro Cohab em Porto Velho

Colisão entre moto e carro deixou homem desacordado e criança com fratura exposta na perna
10

Corpo é encontrado sob ponte na zona rural de Jaru, Rondônia

O cadáver foi encontrado embaixo da estrutura da ponte, em uma posição que levanta a possibilidade de que o crime tenha ocorrido em outro local, com posterior ocultação do corpo no ponto onde foi descoberto.
18

Motorista capota veículo ao retornar de celebração de festa na igreja; perda total

Mesmo diante do impacto emocional e material, o motorista demonstrou gratidão por ter saído com vida. “Fico triste por ter perdido o carro, mas muito grato a Deus por ter saído sem nenhum arranhão”, declarou.
10

Suspeito é preso com drogas, dinheiro e chave PIX usada para tráfico na zona sul de Porto

Prisão foi efetuada por guarnição do 5º BPM durante patrulhamento no bairro Areal da Floresta
10

Acusado de homicídio é preso pela equipe do sargento Machado na zona sul de Porto Velho

Mandado de prisão preventiva era válido até 2044; prisão ocorreu no bairro Areal da Floresta, em Porto Velho
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Stellantis inicia produção do Cargo Box BEV

Modelo elétrico será fabricado no maior polo europeu de veículos comerciais leves
L

BYD apresenta primeiro veículo experimental da fábrica de Camaçari

Planta brasileira inicia operação em fase SKD com foco na nacionalização gradual da produção
L

Edital de Convocação AGO: ASSOCIAÇÃO DAS FEDERAÇÕES ESPORTIVAS DO ESTADO DE RONDÔNIA – ASFERON

Rua Rui Barbosa nº 1000 – sala 1 – bairro Arigolandia – PORTO VELHO/RO
L

Ataque a tiros deixa Jequisson Pantoja morto e três pessoas baleadas no Cristal da Calama

Ex-presidiário foi alvo de disparos na zona leste de Porto Velho; outras três pessoas ficaram feridas e foram levadas ao Hospital João Paulo II
18

URGENTE: Ataque a tiros deixa três baleados e um morto no Cristal da Calama

Equipes do Samu foram acionados e socorreram as três vítimas para o Hospital João Paulo II. A PM faz buscas pelos suspeitos.
18

Motorista de HB20 fica ferido em colisão frontal com caminhão em Porto Velho

Acidente ocorreu na noite de sábado (05) na Avenida Rio de Janeiro com Antônio Violão; impacto arrancou uma roda do caminhão
10

Edital de Convocação AGO: ASSOCIAÇÃO DAS FEDERAÇÕES ESPORTIVAS DO ESTADO DE RONDÔNIA – ASFERON

Rua Rui Barbosa nº 1000 – sala 1 – bairro Arigolandia – PORTO VELHO/RO
L

Amandio Marcos Rabel Damatta destaca apoio da Sicredi à inovação no agro durante cobertura do Momento Agro na Fazenda Raízes

Gerente de Negócios Agro ressalta sustentabilidade e produtividade como pilares para o futuro do campo
L

Fazenda Raízes e Mateus do Sicoob Amazônia impulsionam inovação e sustentabilidade no Momento Agro

Parceria fortalece o agronegócio com tecnologia, crédito e impacto positivo na comunidade
L

Cairo celebra a sucessão familiar e defende tecnologia no campo para fortalecer a pecuária de Rondônia

Produtor rural compartilha trajetória de aprendizado, modernização e respeito à genética na fazenda da família
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.