SÁBADO, 06/07/2024

Os marcadores funcionais dos seringais amazônicos – por Marquelino Santana

Geralmente o mateiro era um assíduo conhecedor do seringal, um conhecimento herdado das primeiras atividades de extração do látex durante o primeiro ciclo da borracha.

Por Marquelino Santana - ƒ

Publicado em 

Os marcadores funcionais dos seringais amazônicos – por Marquelino Santana - News Rondônia
Foto – Marquelino Santana

No estudo desses marcadores, a historiadora portuguesa Isabel Henriques faz referência em particular àqueles ligados à atividade comercial, que, naquela região, desempenhou importante papel na organização das sociedades da África Ocidental e Central, à Sul do Equador. Os caminhos comerciais são considerados pela autora como importantes marcadores funcionais.

Referindo-se a Henriques, o geógrafo rondoniense Almeida Silva diz que a autora contextualiza ainda que os vegetais, minerais ou aquáticos – talvez se referindo a rios, lagos e cursos d’agua, peixes – tinham a finalidade de servir como orientação para os coletivos daquele país. (2015, p. 100).

Segundo Almeida Silva com base nesses exemplos, os coletivos ameríndios e “tradicionais” também se situam, se orientam e desenvolvem suas relações com outros divíduos de parentesco, através de trilhas e caminhos na floresta e rios com “rede” entre as aldeias, tendo várias espécies de árvores como norteadoras desses percursos – embora na atualidade também se sirvam de estradas construídas por máquinas.

Com o advento da batalha da borracha ou segundo ciclo da borracha (1942 – 1945), as casas aviadoras haviam atravessado sérias dificuldades em virtude da crise da borracha com o fim do seu primeiro ciclo. Carlos Alberto Souza relata que as casas aviadoras ainda se ressentindo da crise da produção da borracha de 1913, o abastecimento da região ficou também sob a responsabilidade de órgãos do governo brasileiro e dos Estados Unidos.

Souza nos diz ainda que com o fim da “Batalha da Borracha”, as ações do governo federal brasileiro e dos Estados Unidos, foram desmobilizadas, ficando novamente a produção da borracha motivada pelos interesses das casas aviadoras que já não existiam mais nos moldes das do primeiro surto da borracha.

Os marcadores funcionais dos seringais amazônicos – por Marquelino Santana - News Rondônia
Foto – Marquelino Santana

Mas mesmo diante de todo este aparato comercial – administrativo que fortalecia cada vez mais os poderes atribuídos ao seringalista, no percurso das rotas fluviais, ainda existia a figura do regatão, uma espécie de marreteiro comerciante independente que se utilizava dessas rotas fluviais para negociar seus produtos, principalmente com os seringueiros, que às vezes se utilizavam desse negócio tentando fugir das exorbitantes dívidas com o barracão.

Nos deteremos agora aos caminhos percorridos pelos seringueiros como relevantes marcadores funcionais atrelados aos seus modos de vida. Para que a borracha chegue até ao pequeno tapiri, onde está instalado o defumador, o seringueiro precisa percorrer a tradicional estrada se seringa, local onde fica localizada as seringueiras de sua colocação. Quando os seringueiros chegavam pela primeira vez na colocação, o seringalista enviava dois funcionários seus para realizar os trabalhos de demarcação das estradas de seringa, que eram, o mateiro e o toqueiro.

Os marcadores funcionais dos seringais amazônicos – por Marquelino Santana - News Rondônia
Foto – Carlos Carvalho

Geralmente o mateiro era um assíduo conhecedor do seringal, um conhecimento herdado das primeiras atividades de extração do látex durante o primeiro ciclo da borracha. O toqueiro trabalhava em conjunto com o mateiro, e era o responsável pelos trabalhos braçais de abertura das estradas, inclusive o de arrancar tocos de árvores que pudessem causar obstáculos à passagem seringueiro.

Os marcadores funcionais dos seringais amazônicos – por Marquelino Santana - News Rondônia
Foto – Marquelino Santana

Nas estradas de seringa os seringueiros construíram as chamadas “esperas”, onde eles se escondiam, geralmente em locais mais altos para abater as “caças”. Geralmente a colocação do seringueiro possuía de 3 a 6 estradas de seringa, e cada estrada possuía aproximadamente de 150 a 200 árvores. O pesquisador acreano Raimundo Souza nos dá uma importante definição dos caminhos que constituem a estrada de seringa:

“O caminho das estradas de seringa tem aproximadamente o formato de uma circunferência ovalada, tendo como ponto de partida a “boca da estrada”, local onde sai dois caminhos, em ângulo com abertura aproximada de quarenta e sessenta graus progressivamente, um denominado de perna esquerda e outro de perna direita. Seguindo por uma das pernas, o ponto mais equidistante onde o caminho fizer a curva para retornar pela outra perna, denomina-se de “rodo”, além desse curso normal da circunferência, ainda existem as “mangas”, que são pequenos caminhos sem saída (20 a 30 m) que se apresentam, perpendiculares à perna da estrada e são utilizados para colher o látex de uma ou duas seringueiras que existem fora do curso normal da estrada. Existem ainda os “oitos”, que são circunferências menores, como se fossem pequenas estradas, que podem existir saindo da perna normal da estrada, onde se entra por uma perna e sai pela outra e depois o caminho continua na estrada principal, até chegar novamente na “boca da estrada”.

Os marcadores funcionais dos seringais amazônicos – por Marquelino Santana - News Rondônia
Foto – Carlos Carvalho

Os caminhos constitutivos das estradas de seringa tornam-se peculiaridades tradicionais de espacialidades e territorialidades imbricadas nos modos de vida dos seringais. “Ao atribuirmos espacialidade à presença, temos evidentemente de conceber este ‘ser-no-espaço’ a partir de seu modo de ser”, como nos alerta o filósofo Martin Heidegger.

Neste sentido, é importante ressaltar que “Toda espacialização geográfica, porque é concreta e atualiza o próprio homem em sua existência e porque nela o homem se supera e se evade, comporta também uma temporalização, uma história, um acontecimento”, conforme esclarece Eric Dardel.

O homem seringueiro no seu espaço e tempo é uma prova incontestável de superação, frente ao conjunto de adversidades que cotidianamente teve que superar. Os caminhos percorridos por ele, iniciando seu percurso ainda de madrugada, demonstra toda a sua força de existência, capaz de extrair seu sustento e o sustento da família, num cenário florestal denominado colocação. É importante destacar que toda essa árdua atividade de extração do látex nas estradas de seringa, o seringueiro utilizava indispensáveis instrumentos de trabalho que se tornaram inseparáveis ao seu cotidiano, conforme relata com precisão o escritor e ex-seringueiro Raimundo Souza:

Balde (recipiente cilíndrico, com boca estreita, de fabricação artesanal, feito de flandre, com capacidade para quatro ou cinco litros de líquido); poronga ( lamparina com armação para encaixar na cabeça, de fabricação artesanal e feita de flandre); faca de seringa (lâmina estreita de aço, com uma das extremidades afiada e curvada e a outra com um pequeno gancho que se encaixa na cabrita); cabrita ( lâmina de aço com uma extremidade curvada para encaixar a faca de seringa e a outra presa a um cabo de madeira com aproximadamente 30 cm de comprimento); raspadeira ( lâmina de aço com uma extremidade curva – noventa graus – afiada e a outra presa a um cabo de madeira em forma de uma pequena enxada), sua utilidade é para raspar a casca da seringueira, visando facilitar a execução da sangria, no local da bandeira ( parte da árvore – seringueira – delimitada para a sangria ou corte); saco de encauchado ( saco de fazenda, impermeabilizado com o látex defumado, utilizado para carregar o látex); sarugo ( tipo de corda elástica, fabricado com látex, utilizado para amarrar a boca do saco de encauchado) e estopa ( definida anteriormente ), e ainda, colocar os sapatos de seringa e roupas de trabalho no local certo, para não haver perigo de atrasar a saída na madrugada seguinte.

Como podemos observar, as estradas de seringa e o homem seringueiro com seus utensílios de trabalho, nos apresenta uma diversidade de experiências pessoais descritas por Souza, que retrata as singularidades de vivências socioespaciais inseridas no cotidiano das colocações.

Desta forma, as descrições acima mencionadas, constituem importante marcador territorial funcional no contexto da Pan – Amazônia brasileiro – boliviana. Os marcadores territoriais estruturantes a seguir, foram desenvolvidos com fundamental relevância por Almeida Silva que nos traz uma farta contribuição científico – literária nos estudos desses marcadores às coletividades indígenas da Amazônia brasileira. Neste sentido, também procuro integrá-los às comunidades tradicionais da Pan – Amazônia brasileiro – boliviana como é o caso aqui mencionado sobre os marcadores funcionais dos seringais amazônicos.

Os marcadores funcionais dos seringais amazônicos – por Marquelino Santana - News Rondônia

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nadadora que perdeu a perna em ataque de tubarão volta a competir e vai às paralimpíadas de Paris

Nadadora que perdeu a perna em ataque de tubarão volta a competir e vai às paralimpíadas de Paris

Diante da nova realidade, Ali decidiu que seguiria com a natação. Ela procurou Jessica Long, de 32 anos, lendária nadadora paralímpica com mais de 50 medalhas em campeonatos mundiais.
L

Meio ambiente preservado ajuda a manter saúde das pessoas; revela estudo

Morar próximo a locais de venda de frutas e hortaliças, por exemplo, favorece a adoção de alimentação equilibrada.
L
Lula defende parceria com prefeitos e cobra projetos para obras

Lula defende parceria com prefeitos e cobra projetos para obras

Presidente inaugurou centro educacional em Diadema
L
Com investimento de R$ 90 milhões, Lula visita obras do CEU de Diadema

Com investimento de R$ 90 milhões, Lula visita obras do CEU de Diadema

Centro educacional e cultural está localizado no Jardim Promissão
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

CNU: candidatos podem pedir devolução de taxa de inscrição até domingo

CNU: candidatos podem pedir devolução de taxa de inscrição até domingo

Valor será reembolsado somente em agosto, após aplicação da prova
L
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Sorteio será realizado a partir das 20h, horário de Brasília, em SP
L
Eleições municipais: restrições entram em vigor a partir deste sábado

Eleições municipais: restrições entram em vigor a partir deste sábado

Proibições valem para candidatos que ocupam cargos públicos
L
Governo pagará R$ 40 mil na compra de casa a famílias do RS no MCMV

Governo pagará R$ 40 mil na compra de casa a famílias do RS no MCMV

Financiamento do valor valerá para incritos na faixa 3 do programa
L

Em Nova Mamoré, governador Marcos Rocha reforça compromisso para Rondônia continuar avançando

obra começou em 2023 e a conclusão aconteceu em 1º de julho de 2024.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Decreto prevê novas regras para evitar novo adiamento do certame
L
Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Prazo para fazer o pedido será desta sexta-feira a domingo
L
CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

Medidas valem apenas para local afetado por evento extremo
L

Vagas de emprego para vendedor de ótica

Conhecimentos: Habilidades com negociação e atendimento ao cliente.
L

OPORTUNIDADE: Governo de RO abre processo seletivo para contratação temporária no Corpo de Bombeiros

As vagas são para as áreas de Arquitetura e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), para atuação em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Valtinho Canuto preocupado com a estiagem no Município de Porto Velho

A comunidade de pescadores de Porto Velho e de todo o estado pode contar com o apoio das autoridades municipais e estaduais durante este período de crise.
L
População lota plenário da Câmara de Rolim de Moura para Prestigiar Moção de Aplausos a Thiago Moreira e Dyone de Oliveira

População lota plenário da Câmara de Rolim de Moura para Prestigiar Moção de Aplausos a Thiago Moreira e Dyone de Oliveira

A honraria foi proposta pelo vereador Claudinei Fernandes de Souza, popularmente conhecido como Claudinho da Cascalheira.
L
Pré-candidata a prefeita de Nova Brasilândia do Oeste reúne lideranças em grande ato político

Pré-candidata a prefeita de Nova Brasilândia do Oeste reúne lideranças em grande ato político

Deputada federal Sílvia Cristina participou da grande mobilização de pré-candidatura de Maria Rezende.
L
Deputada Sílvia Cristina entrega equipamentos para 30 agroindústrias em Alta Floresta do Oeste

Deputada Sílvia Cristina entrega equipamentos para 30 agroindústrias em Alta Floresta do Oeste

Também foram entregues dois motores, para atender a comunidade indígena Rio Branco.
L
Toco do Sticcero recebe apoio de trabalhadores dos Correios em Porto Velho

Toco do Sticcero recebe apoio de trabalhadores dos Correios em Porto Velho

A confirmação do apoio foi anunciada durante um encontro que contou com a presença de várias lideranças sindicais da região.
L
Publicidade

POLÍCIA

Passageira de ônibus é flagrada transportando cocaína na BR-319 em Porto Velho

Passageira de ônibus é flagrada transportando cocaína na BR-319 em Porto Velho

Durante a revista foi encontrado um pacote com mais de 500g de cocaína dentro da bolsa da suspeita, que confessou que levaria o entorpecente para entregar na cidade de Humaitá-AM, mas não disse a quem.
14
Jovem é preso com revólver e munições na casa da avó

Jovem é preso com revólver e munições na casa da avó

O suspeito confessou que a arma estava em cima do telhado, e que cerca de R$366 reais encontrado no local eram da avó dele, sendo desmentido pela mulher.
12
Criminoso é baleado durante perseguição e troca de tiros com o BPTAR

Criminoso é baleado durante perseguição e troca de tiros com o BPTAR

O suspeito foi visto transitando de moto, e ficou nervoso com a presença da viatura, tentando sair rapidamente para despistar a guarnição que logo conseguiu fazer a abordagem.
12

Criminosos são baleados durante troca de tiros com BPTAR

Durante as buscas, Jackson e Arlei foram localizados e resistiram a abordagem, trocando tiros com a guarnição, momento que foram baleados e socorridos para o Hospital João Paulo II na própria viatura da PM
14

URGENTE: Bandidos são baleados em troca de tiros com BPTAR na zona leste

Durante as buscas, os suspeitos foram localizados e resistiram atirando em direção à viatura.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ataques israelenses matam 25 palestinos, entre eles cinco jornalistas

Ataques israelenses matam 25 palestinos, entre eles cinco jornalistas

Bombardeios atingiram campo de refugiados de Nuseirat
L
Caixa divulga condições de suas principais linhas de crédito rural para o plano safra 2024/2025

Caixa divulga condições de suas principais linhas de crédito rural para o plano safra 2024/2025

Banco oferece financiamentos para custeio, investimento, comercialização e industrialização.
L

Rondônia: Mais Médicos amplia atendimento em 28 municípios do estado

Programa Nacional inclui 47 novas vagas, reservando oportunidades para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais.
L
+Milionária sorteia r$ 236 milhões neste sábado (06)

+Milionária sorteia R$ 236 milhões neste sábado (06)

No mesmo dia, a Mega-Sena sorteia R$ 3,5 milhões
L
Vacinação contra o HPV é ampliada para usuários da PrEP em Rondônia

Vacinação contra o HPV é ampliada para usuários da PrEP em Rondônia

Medida visa à prevenção e tratamento de ISTs e cânceres causados pelo papilomavírus.
L
Paralimpíada: Brasil conhece caminho na 1ª fase do vôlei sentado

Paralimpíada: Brasil conhece caminho na 1ª fase do vôlei sentado

Seleção feminina estreia diante de Ruanda em 29 de agosto
L
Dólar cai para R$ 5,46 e tem primeira queda semanal em um mês e meio

Dólar cai para R$ 5,46 e tem primeira queda semanal em um mês e meio

Bolsa de valores sobe 0,11% e registra quinta alta consecutiva
L
CNJ investigará desembargador após fala preconceituosa em audiência

CNJ investigará desembargador após fala preconceituosa em audiência

Juiz se desculpa por dizer que “mulheres estão loucas atrás de homens”
L
Brasil inova no G20 na terceira reunião de Sherpas

Brasil inova no G20 na terceira reunião de Sherpas

Encontro terminou nesta sexta-feira no Rio de Janeiro
L

#Sintonia360 | Entrevista Evaldo Silva Carvalho – pré-candidato a vereador de Porto Velho

O programa Sintonia 360 contará com a participação especial de Evaldo Silva Carvalho, pré-candidato a vereador de Porto Velho.
L