SEGUNDA-FEIRA, 27/10/2025

Em destaque

Os marcadores funcionais dos seringais amazônicos – por Marquelino Santana

Geralmente o mateiro era um assíduo conhecedor do seringal, um conhecimento herdado das primeiras atividades de extração do látex durante o primeiro ciclo da borracha.

Por Marquelino Santana - ƒ

Publicado em 

Foto – Marquelino Santana

No estudo desses marcadores, a historiadora portuguesa Isabel Henriques faz referência em particular àqueles ligados à atividade comercial, que, naquela região, desempenhou importante papel na organização das sociedades da África Ocidental e Central, à Sul do Equador. Os caminhos comerciais são considerados pela autora como importantes marcadores funcionais.

Referindo-se a Henriques, o geógrafo rondoniense Almeida Silva diz que a autora contextualiza ainda que os vegetais, minerais ou aquáticos – talvez se referindo a rios, lagos e cursos d’agua, peixes – tinham a finalidade de servir como orientação para os coletivos daquele país. (2015, p. 100).

Segundo Almeida Silva com base nesses exemplos, os coletivos ameríndios e “tradicionais” também se situam, se orientam e desenvolvem suas relações com outros divíduos de parentesco, através de trilhas e caminhos na floresta e rios com “rede” entre as aldeias, tendo várias espécies de árvores como norteadoras desses percursos – embora na atualidade também se sirvam de estradas construídas por máquinas.

Com o advento da batalha da borracha ou segundo ciclo da borracha (1942 – 1945), as casas aviadoras haviam atravessado sérias dificuldades em virtude da crise da borracha com o fim do seu primeiro ciclo. Carlos Alberto Souza relata que as casas aviadoras ainda se ressentindo da crise da produção da borracha de 1913, o abastecimento da região ficou também sob a responsabilidade de órgãos do governo brasileiro e dos Estados Unidos.

Souza nos diz ainda que com o fim da “Batalha da Borracha”, as ações do governo federal brasileiro e dos Estados Unidos, foram desmobilizadas, ficando novamente a produção da borracha motivada pelos interesses das casas aviadoras que já não existiam mais nos moldes das do primeiro surto da borracha.

Foto – Marquelino Santana

Mas mesmo diante de todo este aparato comercial – administrativo que fortalecia cada vez mais os poderes atribuídos ao seringalista, no percurso das rotas fluviais, ainda existia a figura do regatão, uma espécie de marreteiro comerciante independente que se utilizava dessas rotas fluviais para negociar seus produtos, principalmente com os seringueiros, que às vezes se utilizavam desse negócio tentando fugir das exorbitantes dívidas com o barracão.

Nos deteremos agora aos caminhos percorridos pelos seringueiros como relevantes marcadores funcionais atrelados aos seus modos de vida. Para que a borracha chegue até ao pequeno tapiri, onde está instalado o defumador, o seringueiro precisa percorrer a tradicional estrada se seringa, local onde fica localizada as seringueiras de sua colocação. Quando os seringueiros chegavam pela primeira vez na colocação, o seringalista enviava dois funcionários seus para realizar os trabalhos de demarcação das estradas de seringa, que eram, o mateiro e o toqueiro.

Foto – Carlos Carvalho

Geralmente o mateiro era um assíduo conhecedor do seringal, um conhecimento herdado das primeiras atividades de extração do látex durante o primeiro ciclo da borracha. O toqueiro trabalhava em conjunto com o mateiro, e era o responsável pelos trabalhos braçais de abertura das estradas, inclusive o de arrancar tocos de árvores que pudessem causar obstáculos à passagem seringueiro.

Foto – Marquelino Santana

Nas estradas de seringa os seringueiros construíram as chamadas “esperas”, onde eles se escondiam, geralmente em locais mais altos para abater as “caças”. Geralmente a colocação do seringueiro possuía de 3 a 6 estradas de seringa, e cada estrada possuía aproximadamente de 150 a 200 árvores. O pesquisador acreano Raimundo Souza nos dá uma importante definição dos caminhos que constituem a estrada de seringa:

“O caminho das estradas de seringa tem aproximadamente o formato de uma circunferência ovalada, tendo como ponto de partida a “boca da estrada”, local onde sai dois caminhos, em ângulo com abertura aproximada de quarenta e sessenta graus progressivamente, um denominado de perna esquerda e outro de perna direita. Seguindo por uma das pernas, o ponto mais equidistante onde o caminho fizer a curva para retornar pela outra perna, denomina-se de “rodo”, além desse curso normal da circunferência, ainda existem as “mangas”, que são pequenos caminhos sem saída (20 a 30 m) que se apresentam, perpendiculares à perna da estrada e são utilizados para colher o látex de uma ou duas seringueiras que existem fora do curso normal da estrada. Existem ainda os “oitos”, que são circunferências menores, como se fossem pequenas estradas, que podem existir saindo da perna normal da estrada, onde se entra por uma perna e sai pela outra e depois o caminho continua na estrada principal, até chegar novamente na “boca da estrada”.

Foto – Carlos Carvalho

Os caminhos constitutivos das estradas de seringa tornam-se peculiaridades tradicionais de espacialidades e territorialidades imbricadas nos modos de vida dos seringais. “Ao atribuirmos espacialidade à presença, temos evidentemente de conceber este ‘ser-no-espaço’ a partir de seu modo de ser”, como nos alerta o filósofo Martin Heidegger.

Neste sentido, é importante ressaltar que “Toda espacialização geográfica, porque é concreta e atualiza o próprio homem em sua existência e porque nela o homem se supera e se evade, comporta também uma temporalização, uma história, um acontecimento”, conforme esclarece Eric Dardel.

O homem seringueiro no seu espaço e tempo é uma prova incontestável de superação, frente ao conjunto de adversidades que cotidianamente teve que superar. Os caminhos percorridos por ele, iniciando seu percurso ainda de madrugada, demonstra toda a sua força de existência, capaz de extrair seu sustento e o sustento da família, num cenário florestal denominado colocação. É importante destacar que toda essa árdua atividade de extração do látex nas estradas de seringa, o seringueiro utilizava indispensáveis instrumentos de trabalho que se tornaram inseparáveis ao seu cotidiano, conforme relata com precisão o escritor e ex-seringueiro Raimundo Souza:

Balde (recipiente cilíndrico, com boca estreita, de fabricação artesanal, feito de flandre, com capacidade para quatro ou cinco litros de líquido); poronga ( lamparina com armação para encaixar na cabeça, de fabricação artesanal e feita de flandre); faca de seringa (lâmina estreita de aço, com uma das extremidades afiada e curvada e a outra com um pequeno gancho que se encaixa na cabrita); cabrita ( lâmina de aço com uma extremidade curvada para encaixar a faca de seringa e a outra presa a um cabo de madeira com aproximadamente 30 cm de comprimento); raspadeira ( lâmina de aço com uma extremidade curva – noventa graus – afiada e a outra presa a um cabo de madeira em forma de uma pequena enxada), sua utilidade é para raspar a casca da seringueira, visando facilitar a execução da sangria, no local da bandeira ( parte da árvore – seringueira – delimitada para a sangria ou corte); saco de encauchado ( saco de fazenda, impermeabilizado com o látex defumado, utilizado para carregar o látex); sarugo ( tipo de corda elástica, fabricado com látex, utilizado para amarrar a boca do saco de encauchado) e estopa ( definida anteriormente ), e ainda, colocar os sapatos de seringa e roupas de trabalho no local certo, para não haver perigo de atrasar a saída na madrugada seguinte.

Como podemos observar, as estradas de seringa e o homem seringueiro com seus utensílios de trabalho, nos apresenta uma diversidade de experiências pessoais descritas por Souza, que retrata as singularidades de vivências socioespaciais inseridas no cotidiano das colocações.

Desta forma, as descrições acima mencionadas, constituem importante marcador territorial funcional no contexto da Pan – Amazônia brasileiro – boliviana. Os marcadores territoriais estruturantes a seguir, foram desenvolvidos com fundamental relevância por Almeida Silva que nos traz uma farta contribuição científico – literária nos estudos desses marcadores às coletividades indígenas da Amazônia brasileira. Neste sentido, também procuro integrá-los às comunidades tradicionais da Pan – Amazônia brasileiro – boliviana como é o caso aqui mencionado sobre os marcadores funcionais dos seringais amazônicos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Aluga-se motos: Yamaha Factor 150, Honda 125 e Honda 160 disponíveis para você

Aluga-se motos: Yamaha Factor 150, Honda 125 e Honda 160 disponíveis para você

Com opções econômicas e potentes, o aluguel de motos como Yamaha Factor 150, Honda 125 e Honda 160 oferece liberdade, praticidade e ótimo custo-benefício para o dia a dia.
L
Prazo para prêmio da Fundação BB vai até 1º de dezembro

Prazo para prêmio da Fundação BB vai até 1º de dezembro

Iniciativa destinará até R$ 6 milhões a projetos de tecnologia social alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
L
Mauricio de Sousa celebra 90 anos com filme biográfico e livro

Mauricio de Sousa celebra 90 anos com filme biográfico e livro

O criador da Turma da Mônica é homenageado com cinebiografia exibida em São Paulo e um livro que reúne 90 quadrinistas brasileiros.
L

RondônCAP sorteia R$ 110 mil em prêmios e traz 65 meses de salário extra pagos à vista no 4 Prêmio do próximo domingo

Prêmios já têm vencedores, e a próxima edição traz 98 mil reais pagos à vista; confira na íntegra
L

Luto em Rondônia: morre Ademar Ribeiro, fundador da rede de Supermercados Meta 21

Fundador de uma das redes de supermercados mais tradicionais de Porto Velho, Ademar Ribeiro faleceu neste domingo (26), em Guajará-Mirim, gerando comoção no comércio e entre amigos e familiares.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Notas individuais do Enem 2025: saiba como usá-las

Notas individuais do Enem 2025: saiba como usá-las

Exame permite acesso ao ensino superior por Sisu, Prouni e Fies, além de servir para certificação do ensino médio e ingresso em universidades de Portugal.
L
Oitava parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta segunda

Oitava parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta segunda

Valor de R$ 200 é referente ao incentivo-frequência e será depositado para cerca de 3,2 milhões de alunos até 3 de novembro, seguindo o mês de nascimento.
L
Partido de Javier Milei vence eleição legislativa na Argentina

Partido de Javier Milei vence eleição legislativa na Argentina

La Libertad Avanza (LLA) conquista 40,8% dos votos e garante ao presidente ultraliberal maior base no Congresso.
L
Cura do câncer de próstata pode chegar a 98% dos casos

Cura do câncer de próstata pode chegar a 98% dos casos

Especialista da SBU destaca que alto índice de cura depende do diagnóstico precoce e reforça a importância da Campanha Novembro Azul.
L

Disciplina, cidadania e legado: Sensei Duran fala sobre os 22 anos da Família Márcio Frank

Evento de 22 anos da Família Márcio Frank reuniu atletas e apoiadores em Porto Velho; Sensei Duran destacou sua trajetória e o papel social do jiu-jitsu.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

POLÍTICA

Alckmin se diz otimista com diálogo entre Brasil e EUA

Alckmin se diz otimista com diálogo entre Brasil e EUA

Vice-presidente comentou o encontro entre Lula e Donald Trump, na Malásia, e citou “bons motivos para acreditar” em uma solução.
L
Deputada Cristiane Lopes entrega trator agrícola a produtores rurais em Campo Novo de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes entrega trator agrícola a produtores rurais em Campo Novo de Rondônia

Equipamento de R$ 400 mil foi destinado à Associação Santa Rita de Cássia e beneficiará dezenas de famílias do campo.
L
Lula prevê solução definitiva com EUA sobre tarifas em poucos dias

Lula prevê solução definitiva com EUA sobre tarifas em poucos dias

Presidente expressou otimismo após reunião com Donald Trump e espera um acordo de qualidade para suspender taxação contra o Brasil.
L
Presidente Lula participa de Cúpula da Ásia do Leste na Malásia

Presidente Lula participa de Cúpula da Ásia do Leste na Malásia

Chefe de Estado cumpre o quinto dia de agenda no Sudeste Asiático e será recebido em jantar de gala em Kuala Lumpur.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

PM é atacada por passageiros após flagrar motorista bêbado em RO

PM é atacada por passageiros após flagrar motorista bêbado em RO

Condutor dirigia na contramão e tinha sinais de embriaguez; um sargento ficou ferido ao tentar apreender o veículo.
12
Rapaz fica cego no primeiro caso de intoxicação por metanol em MT

Rapaz fica cego no primeiro caso de intoxicação por metanol em MT

Jovem de 24 anos está em UTI após beber uísque adulterado em Várzea Grande; Polícia Civil investiga origem da bebida.
10
Vítima de estupro passa por protocolo de saúde em Vilhena

Vítima de estupro passa por protocolo de saúde em Vilhena

Adolescente de 16 anos recebeu tratamento contra gravidez e ISTs; abusador de 55 anos foi identificado, mas segue foragido.
16
Disputa entre facções marcam ataque com dois mortos em Candeias do Jamari

Disputa entre facções marcam ataque com dois mortos em Candeias do Jamari

Adolescente e proprietário de residência foram mortos a tiros na Linha 21; ataque tinha como alvo principal um líder de facção preso no hospital.
18
Moradores são mortos em confronto entre facções em Costa Barros no Rio de Janeiro

Moradores são mortos em confronto entre facções em Costa Barros no Rio de Janeiro

Quatro pessoas morreram, incluindo uma idosa, em tiroteio entre o Comando Vermelho e o Terceiro Comando Puro na Zona Norte do Rio.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cientistas criam fungo com aroma floral capaz de eliminar mosquitos transmissores de doenças

Cientistas criam fungo com aroma floral capaz de eliminar mosquitos transmissores de doenças

Microrganismo geneticamente modificado atrai mosquitos da dengue, malária e zika antes de eliminá-los, com eficácia de até 100% em testes.
L
João Fonseca conquista ATP 500 da Basileia e entra no top 30 da ATP

João Fonseca conquista ATP 500 da Basileia e entra no top 30 da ATP

O carioca de 19 anos derrota Alejandro Fokina e vence o principal título de sua carreira, atingindo o 28º lugar no ranking mundial.
L
Mais de 149 mil crianças e adolescentes ficaram órfãos pela covid-19

Mais de 149 mil crianças e adolescentes ficaram órfãos pela covid-19

Estudo revela que o número de vítimas indiretas sobe para 284 mil se considerados avós e outros familiares que exerciam papel de cuidado.
L
Governo ressarciu R$ 2,3 bilhões a aposentados do INSS

Governo ressarciu R$ 2,3 bilhões a aposentados do INSS

Valor foi pago a vítimas de fraudes por associações e sindicatos, após descontos irregulares serem suspensos pela Operação Sem Desconto.
L
Questão discursiva da PND 2025 aborda o idadismo no Brasil

Questão discursiva da PND 2025 aborda o idadismo no Brasil

Prova Nacional Docente (PND) usou o etarismo como tema, pedindo propostas de atividades para promover a integração entre diferentes gerações nas escolas.
L
Aos 72 anos, Manoel Izidio é sinônimo de dedicação e inspiração no serviço público municipal

Aos 72 anos, Manoel Izidio é sinônimo de dedicação e inspiração no serviço público municipal

Mesmo aposentado há anos, o servidor segue atuando com entusiasmo na Semagric.
L
Coluna Espaço Aberto – A Imundície escondida atrás do contrato do Lixo

Coluna Espaço Aberto – A Imundície escondida atrás do contrato do Lixo

O que fede na cidade não é o lixo nas ruas, mas o lixo político escondido sob os tapetes do poder.
L
Caixa inicia pagamento de R$ 108 do Auxílio Gás para NIS 6

Caixa inicia pagamento de R$ 108 do Auxílio Gás para NIS 6

Benefício contempla 5 milhões de famílias neste mês, e valor de R$ 108 é repassado seguindo o calendário do Bolsa Família.
L
Bolsa Família é pago hoje para beneficiários com NIS final 6

Bolsa Família é pago hoje para beneficiários com NIS final 6

Valor médio do benefício alcança R$ 683,42 neste mês, e o repasse contempla mais de 18 milhões de famílias, incluindo adicionais para crianças e gestantes.
L
Kika Não Foi Convidada, cinema, Porto Velho, infância, cultura

Crianças da rede pública de ensino vão ao cinema e se encantam com história sobre amizade e combate ao preconceito

Exibição especial reuniu elenco infantil, colegas de escola, familiares e equipe técnica no Cinelaser, em Porto Velho (RO).
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.