QUARTA-FEIRA, 30/07/2025

Média de mortes de quilombolas dobra entre 2018 e 2022, diz pesquisa

Apenas em 2023, estudo preliminar já indica sete mortes violentas.

Por Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Média de mortes de quilombolas dobra entre 2018 e 2022, diz pesquisa
ACEV Brasil/Facebook
Três meses após o assassinato de Maria Bernadete Pacífico, a Mãe Bernadete, do Quilombo de Pitanga dos Palmares, na Bahia, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e a Terra de Direitos divulgaram, nesta sexta-feira (17), um estudo que mostra o crescimento da violência em comunidades tradicionais. Segundo a nova edição da pesquisa Racismo e Violência contra Quilombos no Brasil, a média anual de assassinatos praticamente dobrou nos últimos cinco anos, se comparado ao período de 2008 a 2017. Média de mortes de quilombolas dobra entre 2018 e 2022, diz pesquisa - News RondôniaMédia de mortes de quilombolas dobra entre 2018 e 2022, diz pesquisa - News Rondônia

A morte de Mãe Bernadete, em agosto, não está contabilizada no estudo. Em 2023, há um levantamento preliminar de sete mortes. A pesquisa mostra que, entre 2018 e 2022, houve 32 assassinatos em 11 estados. Ainda de acordo com o estudo, as principais causas desses ataques foram conflitos fundiários e violência de gênero.

Ao menos 13 quilombolas foram mortos no contexto de luta e defesa do território.  As entidades pretendem entregar o estudo a autoridades do Executivo federal e estaduais e secretarias de Justiça dos estados, além do Poderes Legislativo e Judiciário a partir desta sexta-feira.

Na primeira edição da pesquisa (2008 a 2017), havia um mapeamento de 38 assassinatos ocorridos no período de dez anos (2008-2017). A média anual de assassinatos, que era de 3,8, passou a ser de 6,4 ao ano. Em 15 anos, 70 quilombolas foram assassinados.

Racismo

Segundo uma das pesquisadoras, a socióloga Givânia Maria da Silva, coordenadora do coletivo nacional de educação da Conaq, o levantamento foi feito em campo nas próprias comunidades. Ela identifica que os números vão além do que é noticiado pelos meios de comunicação e espelham uma estrutura racista da sociedade brasileira.

 A questão da terra no Brasil é fundamental na discussão, assinalam as entidades pesquisadoras. “Ao falar da política de terra, a gente vê o quanto essa questão é atravessada pelo racismo. No Brasil, a impressão que eu tenho é que falar de terra, tendo pessoas negras como proprietárias, parece que ainda é mais grave”, acentua.

O coordenador da Terra de Direitos, Darci Frigo, sublinha que demonstrações de racismo estrutural e institucional formam o pano de fundo da violência. Ele acrescenta que a morosidade do processo de regularização fundiária proporciona que a violência se amplie. Por isso, é necessário, explica, que a gestão pública atue tanto no combate à violência como nas ações de garantia de direitos. “Não ter política pública gera mais violência”, opina.

Os estados do Maranhão (9), Bahia (4), Pernambuco (4) e Pará (4) têm os maiores números de casos. “Se a gente fosse atualizar, a Bahia estaria em primeiro lugar. A Mãe Bernadette morreu da mesma forma que o filho dela. O filho morreu reivindicando o território e ela buscando justiça pela morte do filho. É mais um direito silenciado a partir do assassinato”, afirmou.

Comunidades como alvos

O filho de Mãe Bernadete, Jurandir Wellington Pacífico, de 43 anos, também entende que a falta da titulação da terra propiciou o assassinato da mãe dele. “As terras quilombolas são fontes de energia e também são alvos da grilagem e do tráfico”, disse o gestor cultural, que também é liderança do Pitanga dos Palmares. “Minha mãe era uma representante mundial da causa e que sempre lutou pelo empoderamento feminino”, acrescenta.

A socióloga Givânia Silva entende que a pesquisa pode trazer mais visibilidade às necessidades dos governos federal e estaduais de darem mais atenção à problemática, uma vez que houve perda de orçamento para segurança pública desde 2016.

As entidades realizadoras do estudo explicam que, além de assassinatos, o estudo traz um levantamento de violações de direitos sofridos por comunidades quilombolas em que houve identificação de morte causada por crimes.

 Segundo a pesquisa, em 10 das 26 comunidades em que foram registrados assassinatos não há processos abertos no Instituto Nacional de Reforma e Colonização Agrária (Incra), autarquia responsável pela regularização fundiária dos territórios quilombolas. Nessa situação, sete assassinatos (70%) foram motivados por conflitos fundiários.

Entre os 11 quilombos que estão totalmente ou parcialmente titulados, os conflitos fundiários representaram 27% dos assassinatos. O estudo chama atenção para 1.805 processos abertos no Incra para regularização fundiária de territórios quilombolas, segundo a Fundação Palmares

Proteção dos defensores

As entidades recomendam que o Estado e municípios elaborem planos de titulação dos territórios quilombolas, com metas concretas anuais, orçamento adequado e estrutura administrativa para a titulação dos territórios quilombolas. O levantamento reitera a necessidade de proteção a defensores e defensoras de direitos humanos.

Nessa linha, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania reinstalou a Comissão Nacional do Enfrentamento à Violência no Campo. O grupo, em reunião nesta semana, reiterou a necessidade de consolidação da proteção coletiva de povos indígenas e quilombolas.

A comissão pretende definir protocolo de investigação de crimes praticados “contra defensores de direitos humanos e a morosidade das ações voltadas à reforma agrária e demarcação de territórios tradicionais que acaba por escalar tensões e conflitos”.

Os membros do grupo devem ter encontros mensais para elaborar uma proposta de anteprojeto de lei sobre a Política Nacional de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, aos Comunicadores e aos Ambientalistas. O prazo para conclusão do trabalho é de seis meses.

A página do Incra (autarquia responsável pela titulação dos territórios quilombolas) aponta que a política de regularização fundiária de terras quilombolas é “de suma importância para a dignidade e garantia da continuidade desses grupos étnicos”. O endereço disponibiliza documentos como o acompanhamento de processos de regularização quilombola e a relação de processos de regularização de territórios quilombolas abertos.

Dor e luto

Filho da Mãe Bernadete, Jurandir Pacífico, mesmo em dias de dor e luto, busca honrar a memória de luta da mãe. No ano que vem, pretende inaugurar um instituto que leva o nome dela com o objetivo de manter todo o legado cultural e social da mãe. Além disso, quer ajudar comunidades com documentação.

“O instituto terá a responsabilidade de desenvolver e executar o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação, que é fundamental para registro e titulação das terras quilombolas”, frisou. É assim também que ele quer fazer valer, na prática, o que repete diariamente em sua comunidade: “Mãe Bernadete, presente”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Porto Velho recebe 1º Impostômetro da Região Norte em evento histórico da ACEP

Ferramenta de transparência fiscal será lançada nesta quinta-feira, 31 de julho, promovendo cidadania, responsabilidade política e liberdade econômica
L
Entenda a Lei Magnitsky aplicada pelos EUA contra Alexandre de Moraes

Entenda a Lei Magnitsky aplicada pelos EUA contra Alexandre de Moraes

Legislação de 2012 permite aos Estados Unidos punir unilateralmente supostos violadores de direitos humanos e corruptos no exterior.
L
500 novos Peritos Médicos Federais vão acelerar análise de benefícios do INSS no Brasil

500 novos Peritos Médicos Federais vão acelerar análise de benefícios do INSS no Brasil

Nomeações priorizam as regiões Norte e Nordeste, as que têm maior tempo de espera, com o objetivo de aumentar a capacidade operacional em até 46%.
L
Rondônia terá 20 novos peritos médicos federais para desafogar fila do INSS

Rondônia terá 20 novos peritos médicos federais para desafogar fila do INSS

A chegada dos profissionais aumentará em 111% a capacidade de atendimento, beneficiando oito municípios do estado.
L
STF fará defesa de Moraes em sessão de retorno do recesso

STF fará defesa de Moraes em sessão de retorno do recesso

Ministros do Supremo Tribunal Federal devem se manifestar sobre as sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes na próxima sexta-feira.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Confira a lista dos produtos brasileiros que não serão taxados pelos EUA

Confira a lista dos produtos brasileiros que não serão taxados pelos EUA

Suco de laranja, combustíveis, minérios e aeronaves estão entre os itens isentos da tarifa de 50% imposta pelos EUA.
L

Fonte de Vida | Entrevista Marcos Beloti Leal e Michele Vieira Rodrigues

O programa Fonte de Vida desta quarta-feira, 30 de julho, às 16h, recebe Marcos Beloti Leal, físico e tecnólogo de informação, e Michele Vieira Rodrigues, assistente social. Uma conversa especial sobre ciência, tecnologia e atuação social.
L
Tarifaço de Trump isenta aviões, minérios e suco de Laranja, mas taxa carnes e café

Tarifaço de Trump isenta aviões, minérios e suco de Laranja, mas taxa carnes e café

A Ordem Executiva eleva impostos de importação para 50%, com exceções para alguns produtos brasileiros, mas não para outros.
L

Giro News | Entrevista Lucas Reis

Confira!
L
Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA

Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA

Presidente americano emite Ordem Executiva que classifica o Brasil como ameaça “incomum e extraordinária” à segurança nacional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

Presidente Raduan Miguel Filho assina edital para preenchimento de cargo de desembargadora, priorizando juízas de 3ª entrância para vaga decorrente da aposentadoria de Sansão Saldanha.
L
Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Saiba como doadores de sangue, mesários e hipossuficientes podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do VII Concurso de Cartórios de Rondônia.
L
CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

Mulheres representam 60% dos candidatos no Concurso Público Nacional Unificado.
L
Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) terá amostra reponderada, refletindo o perfil populacional mais recente do país.
L

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L

POLÍTICA

Deputada Ieda Chaves cobra implementação de cadastro estadual de Pedófilos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves cobra implementação de cadastro estadual de Pedófilos em Rondônia

Parlamentar busca informações sobre o funcionamento efetivo da ferramenta de combate a crimes sexuais infantojuvenis, em meio a dados alarmantes de violência.
L
A serviço da população, Márcio Pacele articula entregas importantes para Vista Alegre

A serviço da população, Márcio Pacele articula entregas importantes para Vista Alegre

O vereador Márcio Pacele busca agilidade na inauguração da praça e no avanço do prédio da administração distrital em Vista Alegre do Abunã, Porto Velho, em parceria com o futuro administrador Deivid Becker.
L
Cristiane Lopes Garante R$ 2,4 Milhões Adicionais para Saúde de Rondônia, Superando R$ 45 Milhões em Investimentos

Cristiane Lopes Garante R$ 2,4 Milhões Adicionais para Saúde de Rondônia, Superando R$ 45 Milhões em Investimentos

A deputada federal Cristiane Lopes destina novos recursos para custeio e infraestrutura em dez municípios rondonienses, reforçando seu compromisso com a saúde pública do estado.
L
Dra. Taíssa apresenta PL 662/24 para garantir contatos de unidades de saúde no site oficial da Sesau

Dra. Taíssa apresenta PL 662/24 para garantir contatos de unidades de saúde no site oficial da Sesau

Projeto de Lei de Dra. Taíssa centraliza telefones, e-mails e endereços de hospitais e postos no portal da Sesau para facilitar atendimento à população.
L
Dra. Taíssa percorre linhas de Nova Dimensão e reafirma compromisso com população rural de Nova Mamoré

Dra. Taíssa percorre linhas de Nova Dimensão e reafirma compromisso com população rural de Nova Mamoré

Deputada Dra. Taíssa visita propriedades em Nova Dimensão, escuta demandas e discute soluções para saúde, estradas e agricultura familiar.
L
Publicidade

POLÍCIA

Casal é preso após roubo de celular em Candeias do Jamari

Casal é preso após roubo de celular em Candeias do Jamari

Ação rápida da polícia resultou na interceptação e rendição dos suspeitos no bairro do Satélite.
14
Apenado sofre segunda tentativa de homicídio após esfaquear rival há duas semanas atrás

Apenado sofre segunda tentativa de homicídio após esfaquear rival há duas semanas atrás

Hoje o mesmo suspeito seria o autor de duas facadas que atingiram Roberto, que está monitorado pelo tentativa de homicídio, e foi socorrido ao Hospital.
12
PRF em Rondônia apreende 64 kg de maconha na capital

PRF em Rondônia apreende 64 kg de maconha na capital

Entorpecentes foram encontrados com casal que viajava com destino a Amazonas
10
Governo de RO fortalece segurança com Polícia Militar no Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

Governo de RO fortalece segurança com Polícia Militar no Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

Presença da Polícia Militar garante policiamento ostensivo e reforça tranquilidade no Arraial Flor do Maracujá, evento cultural em Porto Velho.
L
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por roubo majorado em Porto Velho

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por roubo majorado em Porto Velho

A operação integra os esforços da instituição no enfrentamento à criminalidade organizada e na repressão a delitos patrimoniais violentos, reforçando o compromisso com a segurança da sociedade rondoniense.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boletim Logístico da Conab revela queda nos preços de frete em diversas regiões

Operação de compra de milho em grãos pela Conab visa abastecer estoques públicos

A medida prevê a compra de 50 mil toneladas do cereal que será utilizado para recompor os estoques do Programa de Venda em Balcão (ProVB)
L
Hospital de Amor Amazônia lança mutirão de rastreamento contra o Câncer de Pulmão

Hospital de Amor Amazônia lança mutirão de rastreamento contra o Câncer de Pulmão

Iniciativa em Porto Velho visa à detecção precoce da doença, oferecendo tomografias gratuitas para grupos de risco de 5 a 28 de agosto.
L
EUA compram 8% do petróleo exportado pela Petrobras, ficando fora do tarifaço

EUA compram 8% do petróleo exportado pela Petrobras, ficando fora do tarifaço

Petróleo bruto e produtos de energia são isentos de nova tarifa de 50% imposta por Donald Trump a itens brasileiros.
L
Sebrae em Rondônia realiza 7ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo Estadual

Sebrae em Rondônia realiza 7ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo Estadual

Reunião reforça diretrizes institucionais e marca a integração de novos representantes do Governo de Rondônia no colegiado
L
Campus Guajará-Mirim do IFRO seleciona colaboradores para curso de Manicure e Pedicure

Campus Guajará-Mirim do IFRO seleciona colaboradores para curso de Manicure e Pedicure

O IFRO busca profissionais para atuar como bolsistas no Curso de Formação Inicial, parte do Programa Mulheres Mil, visando qualificação profissional.
L
IFRO seleciona professores para curso de Recursos Humanos em Buritis pelo Mulheres Mil

IFRO seleciona professores para curso de Recursos Humanos em Buritis pelo Mulheres Mil

A Pró-Reitoria de Extensão do IFRO abriu edital para a contratação de docentes que atuarão no Programa Bolsa Formação Mulheres Mil, no Polo de Buritis.
L
Estudante do IFRO desenvolve protótipo para emissão e gestão de certificados digitais

Estudante do IFRO desenvolve protótipo para emissão e gestão de certificados digitais

Luiz Felipe Bicalho, do Campus Porto Velho Zona Norte, criou solução inovadora que otimiza processos para instituições de ensino.
L
Equipe "Guaporé" do IFRO representa o Norte na 1ª Olimpíada Brasileira de Enfermagem

Equipe “Guaporé” do IFRO representa o Norte na 1ª Olimpíada Brasileira de Enfermagem

Alunas do Campus Guajará-Mirim avançam para a segunda fase da OBEnf, destacando o aprofundamento acadêmico e a autoconfiança.
L
IFRO abre seleção para Professores em curso de Libras no Programa Mulheres Mil

IFRO abre seleção para Professores em curso de Libras no Programa Mulheres Mil

A Pró-Reitoria de Extensão do IFRO lança edital para profissionais atuarem como bolsistas no Curso de Introdução à Interpretação em Libras, no Campus Porto Velho Zona Norte.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.