O ministro dos Transportes, Renan Filho, aproveitou o ato de assinatura do edital da ordem de serviço, para a construção da ponte internacional Guajará-Guayará, que vai unir esta parte do estado o Brasil e a Bolívia, para informar a população de outros importantes empreendimentos já em andamento pelo Governo Federal, beneficiando os rondonienses.
Uma delas, está inclusive no orçamento de R$ 4,2 bilhões destinados pelo Governo Federal, para a construção de obras públicas em Rondônia. Com orçamento em caixa, o Ministério dos Transportes trouxe informações acerca do andamento da construção das pontes do Rio Ribeirão e Araras, na BR-425 em Rondônia.
Promessas de governos anteriores, há décadas, os acessos da estrada que é oficialmente denominada rodovia federal, Isaac Bennesby, sempre foram um sonho para os moradores da região e em especial para quem nomeia a pista.
O acesso para as duas principais cidades do Oeste rondoniense, Guajará-Mirim e Nova Mamoré, desde os primórdios rodoviários, acontece pelas pontes da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). Na região, a BR-425 é parte de um importante corredor internacional que vai com as pontes entregues, facilitar as exportações entre as duas nações, apesar de a Bolívia não ter saída para o mar.
A partir de agora com a construção da ponte internacional Guajará-Guayará pelo governo de Lula, o empreendimento promete impulsionar a economia destas duas cidades fronteiriças. Também zera e torna realidade o acordo firmado há 120 anos com a assinatura do “Tratado de Petrópolis”, que obrigou o Brasil a indenizar a Bolívia em (2 milhões de libras esterlinas; construir a Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). E por último, erguer a ponte internacional em troca da anexação do Acre no mapa brasileiro.