Já parou para pensar em como diferenciar um golpe de uma transação segura? Aqui, vamos usar algumas dicas do Nubank para ajudar você a identificar uma tentativa de golpe usando o nome do banco e também de outras empresas, visto que golpistas aplicam técnicas muito similares em diversas situações.
Seja na internet ou fora dela, os criminosos usam muito a marca Nubank para aplicar golpes, mas quando isso acontece, é possível perceber que sempre tem algo estranho no ar. Uma observação cuidadosa pode revelar sinais de contato falso, por exemplo, que, apesar de parecerem legítimos, não são.
O Nubank tem uma página dedicada a dicas sobre prevenção de golpes e fraudes. Acesse nubank.com.br/seguranca para saber mais.
Outra forma de se informar é entrar em contato com o Nubank, que oferece canais de atendimento dedicados para emergências.
A página também traz informações sobre:
Quais são as táticas de golpe mais comuns entre os fraudadores;
Como eles podem usar a marca para te enganar;
Como denunciar uma tentativa de golpe;
Como reconhecer um atendimento legítimo;
Como reconhecer perfis legítimos nas redes sociais.
Às vezes, mesmo quando um contato parece legítimo, é fundamental não agir impulsivamente.
Geralmente, as tentativas de golpe têm características parecidas. A intenção é chamar a sua atenção com ofertas irresistíveis ou notícias alarmantes. Mexer com o seu senso de urgência é a principal estratégia para fazer você agir sem pensar.
Por exemplo: te ligam dizendo que sua conta está bloqueada e que só um Pix resolve? Golpe. Recebe um link com uma promoção incrível que promete Pix na hora? Golpe de phishing. SMS dizendo que há algo errado com sua conta e que precisa baixar um “app de segurança”? Tentativa de instalar malware no seu celular. Nas redes sociais, quando recebem uma mensagem de um perfil pessoal oferecendo ajuda, também é golpe – instituições sérias não fazem isso.
Em todos esses casos, os golpistas usam a engenharia social para conquistar sua confiança, fazendo parecer que é um contato real. Por isso, atenção redobrada!
O mesmo vale para aumento de limites. Caso você queira alterar o seu limite, é preciso ir até a barra de limite que fica no app e ajustar por lá. Esse procedimento é gratuito, não são cobradas taxas para analisar o pedido de aumento. Algumas vezes o Nubank aumenta o limite do cliente proativamente, levando em conta o comportamento de gastos de cada um. Porém, quando isso acontece, o cliente é avisado por e-mail, além de receber uma notificação no app.
Por isso, não acredite em mensagens, links ou imagens que prometem convites ou cartões com limites já definidos.
Ainda sobre o Nubank, veja como identificar um atendimento legítimo:
Às vezes, o Nubank pode ligar ou mandar mensagem pelo WhatsApp. Se isso acontecer, é crucial saber diferenciar o verdadeiro do falso.
O Nubank nunca pede senha, token, código de segurança em ligações ou mensagens. Também não pede para baixar apps, fazer reconhecimento facial ou enviar Pix para desbloquear a conta. Se pedirem, desconfie: é golpe!
Em ligações, podem pedir informações como nome, três primeiros dígitos do CPF e data de nascimento para confirmar sua identidade. Se o contato parecer suspeito ou exigir seu CPF completo, desligue e procure os canais oficiais de atendimento do Nubank.
E lembre-se: nas redes sociais, o Nubank é sempre @nubank, em todas as plataformas. Qualquer coisa diferente disso é golpe.
E se, infelizmente, você for vítima de um golpe, há uma página da instituição para clientes e não clientes denunciarem tentativas de golpe, fraudes e perfis falsos. Basta acessar https://denunciargolpes.nubank.com.br/pt/nubankdenuncias.