TERÇA-FEIRA, 02/09/2025
Publicidade
SICRED

15 de novembro de 1889 Rondon, o filho da República

Os militares saíram em desfile pelas ruas da cidade, sendo aplaudidos pela população, e todos gritavam: “Viva a República!”.

Por Lourismar Barroso - ƒ

Publicado em 

15 de novembro de 1889 Rondon, o filho da República - News Rondônia

A mensagem que foi pronunciada por Benjamin Constant em comemoração ao banquete que a Escola Militar ofereceu a marinha chilena na Ilha Fiscal no dia 9 de novembro e 1889, foi a cátedra que espalhou as sementes de idealismo que frutificaram o 15 de novembro. Toda a Escola militar e Escola Superior de Guerra formaram de modo decisivo em torno do idolatrado mestre. Rondon e seus companheiros, assistiram à chegada da Princesa Isabel ao baile.

No final do discurso proferido por Benjamin, o alferes aluno José Belivaqua disse que deveria ser dada confiança a Benjamin para proceder como entendesse a fim de que em breve a todos fosse dado respirar o ar de uma pátria livre, as palavras dos alferes alunos foi coberto de aplausos. Em seguida, o tenente-coronel Alfredo Ernesto disse que melhor do que Benjamin Constant ninguém para guiar no caminho da honra, resolvendo de uma vez por todas, do modo mais digno para a classe, todas as questões.

Benjamin que se entregara ao intenso trabalho para ganhar a adesão de Deodoro da Fonseca e convencê-lo de que seria impossível dar solução à questão militar sem mudar o regime. Na verdade, Deodoro da Fonseca queria que Benjamin Constant liderasse a revolução. Só teria como obstáculo a dedicação que tinha Deodoro pelo Imperador.

Depois de muita insistência, Deodoro aceitou participar. Resolvendo de imediato em procurar todos os republicanos que eram a favor do movimento, como: Aristide Lobo, Quintino Bocaiuva, Glicério e Floriano Peixoto. Rui Barbosa só entrou no movimento na véspera da Proclamação.

A tensão estava no ar, o governo noticiou que recebeu denúncia a respeito de um movimento que poderia acontecer, só que não tinha certeza, e se isso fosse verdade, todos poderiam ser presos a qualquer momento. Desta maneira, o movimento em favor da Proclamação da República quase foi antecipado para o dia 14 de novembro.

15 de novembro de 1889 Rondon, o filho da República - News Rondônia

Rondon sentia-se dividido entre o desejo de estar ao lado de Chiquita e a preocupação de estar em alerta. Como um bom estrategista, Rondon deixou seus companheiros encarregados de dá um sinal caso o movimento começasse.

Para preparar o espírito da noiva, avisou que estava preocupado com o estado de saúde do amigo Abrantes e avisou: “talvez terei que deixar a festa a qualquer momento, temendo a piora do amigo”. Só que Chiquita notou algo em Rondon e perguntou: “Você está muito preocupado”. Foi o suficiente para Rondon continuar com a conversa e retrucou, “estou a pensar no Abrantes, no que estará passando com ele, enquanto estou aqui no céu, o Fileto pode vir me buscar a qualquer momento”.

15 de novembro de 1889 Rondon, o filho da República - News Rondônia

Não demorou muito, até que um carro estaciona na frente da casa dos Lisboa e Fileto salta à procura do amigo e diz: “Não passará talvez a noite”. Pronto! A troca de mensagem em código deixava todos em alerta para o movimento que estava preste a acontecer’.

Rondon se despediu, e todos na festa ficaram sensibilizado com a dedicação daqueles amigos que deixaram a festa para acompanhar um amigo enfermo.

Pegamos o mesmo carro que o Fileto havia chegado e que mal cabia três pessoas, fomos buscar os irmãos Leais que já nos aguardavam fardados. Ao entrar no carro, uma das irmãs dos Leais percebeu sob a capa a ponta da espada que tentávamos esconder. Partiram direto para o bairro São Cristóvão, onde morava Rondon, que trocou de roupa, colocando sua farda e da lá foram para o 2º Regimento onde todos estavam à espera.

O coronel Benjamin Constant chegou precisamente às 2h da manhã e passou a conferir toda a tropa e os oficiais. Solicitou que consultasse a Marinha, seu comandante general Wandenkolk se o mesmo participaria com sua tropa no movimento. Sendo escolhido como portadores da mensagem segundo Benjamin Constant, os seus discípulos mais amáveis, os Alferes Rondon e Tasso Fragoso para a mais confiável missão. Os dois oficiais seriam a ligação entre a brigada estratégica com os oficiais revoltados da Armada.

Rondon e Fragoso montaram seus cavalos e saíram quebrando o silêncio da madrugada com o barulho do casco de seus cavalos às 4h da madrugada, uma distância do bairro de São Cristóvão ao Club naval, no Largo do Rossio. Os cuidados tomados pelos dois mensageiros oficiais, era cauteloso, resolveram sair da rua General Pedra, para seguir em linha reta que dava em frente ao quartel da marinha. De longe perceberam que o quartel estava todo iluminado, um sinal de que o governo vigiava o local.

A marcha a cavalo dos dois mensageiros quase sopitando o pisar dos cascos do cavalo, para não ressoar na calçada até chegar na Câmara municipal, que ao virar a curva, o cavalo do Rondon deu uma escorregada e quase cai, mas como o cavaleiro tinha habilidade em montaria, conseguiu equilibrar o animal e tudo foi controlado.

Ao chegarem no Club naval, seus cavalos estavam brancos de espuma. Bateram na portinha indicada, um código que servia como senha, três pancadas espaçada. De dentro do quartel ouviram a contrassenha três vezes repetidas vezes. A portinha se abriu e entregaram o ofício. Depois de algum tempo, receberam pela mesma portinha o ofício resposta.

Imediatamente os dois oficiais retornaram para o 7º Batalhão de Infantaria para informar a situação do capitão Ferraz. Subitamente o dia se despertava com uma chuva de ouro, pálida em princípio e depois cada vez mais rubra. Logo depois veio o sol a iluminar a República.

Com a resposta do comandante da marinha general Wandenkolk, quebra o silêncio da manhã o som dos clarins anunciando a formação da Brigada Estratégica em parceria com o 1º Regimento de Cavalaria, do 9º Regimento de Cavalaria, formado como Infantaria e por falta de cavalos, o do 2º Regimento de Artilharia a Cavalo.

 15 de novembro de 1889 Rondon, o filho da República - News Rondônia

Ao começar o desfile, as mulheres dos soldados acompanharam o movimento até uma certa altura. Um mensageiro foi enviado a Deodoro informando-o que as tropas já estavam em posição. Muitos temiam pela saúde debilidade do marechal. Mesmo assim, ele tomou o compromisso de acompanhar a tropa mesmo doente, montou no cavalo oferecido por um oficial e assumiu o comando do movimento.

Em frente ao quartel general, os militares formavam a brigada estratégica onde estavam localizados todos os ministérios, com exceção da marinha. Toda a tropa estava pronta quando chegou o barão de Ladário que recebeu voz de prisão de um alferes aluno Adolfo Pena Filho. O ministro disparou sua arma que falhou, sendo ferido no braço pelo oficial que lhe prendeu, impedindo de se aos colegas.

O papel central de Floriano Peixoto era de evitar qualquer derramamento de sangue durante o movimento. Até porque Benjamin Constant confiava no seu patriotismo. Nesse momento, o Visconde de Maracaju, Ministro de Guerra, se dirigiu a Floriano e disse: “Você não está vendo que os revolucionários estão prontos para atacar? Faça sua tropa sair!”. No mesmo instante respondeu Floriano: “é que lá se trata de inimigos, e aqui iríamos matar irmão”.

O dia beirava entre 8 a 9h da manhã quando um oficial comunicou. Abriam-se os portões. 21 salvas de tiros foram efetuadas como grito: “Viva a República!”. Esses disparos acabaram abafando o “Viva o Imperador”.

Rondon deixou o comando da 4ª sessão da 4ª Bateria e juntos deram voz de prisão aos ministros, declarando que daquele dia em diante todos estavam destituídos do cargo e ficavam à disposição da revolução. Os alferes alunos não deixavam o ministro Ouro Preto olhar fixamente para Benjamin Constant. Todos foram vaiados pelo povo, com exceção do conselheiro Lourenço Cavalcanti, ministro da agricultura.

Os militares saíram em desfile pelas ruas da cidade, sendo aplaudidos pela população, e todos gritavam: “Viva a República!”. Era sabido por todos que o herói do memorável movimento foi Benjamin Constant, mais que levou a grandeza ao ponto de atribuir todos os louros ao general Deodoro da Fonseca.

15 de novembro de 1889 Rondon, o filho da República - News Rondônia

No dia da Proclamação da República em 15 de novembro de 1889, Rondon pediu e foi atendido para usar um revólver nagant Calibre 44, que estava sendo distribuído aos Alferes, arma na qual conservou por toda vida ao seu lado, como mencionou Roosevelt sendo uma verdadeira peça de museu.


Lourismar Barroso: Doutorando em Educação – Dinter (UNIVALI) – Mestre em História – Minter (PUCRS). Especialista em Arqueologia da Amazônia (UNISL) – Licenciatura em história (UNIR). Integrante do ICOMOS BRASIL e membro do IGHMB. E-mail: barrosolourismar@gmail.com

15 de novembro de 1889 Rondon, o filho da República - News Rondônia

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasil emitirá e-Visto gratuito para participantes da COP30

Brasil emitirá e-Visto gratuito para participantes da COP30

Medida visa facilitar a entrada de cidadãos que necessitam de visto para a conferência em Belém.
L
Horóscopo de 02/09/2025: Comunicação, escolhas e foco em relações pessoais

Horóscopo de 02/09/2025: Comunicação, escolhas e foco em relações pessoais

Sol em Virgem e Lua em Gêmeos estimulam diálogos, estudos e novas conexões
L
Moradores do bairro Nacional recebem serviços de cidadania no CRAS Elizabeth Paranhos

Moradores do bairro Nacional recebem serviços de cidadania no CRAS Elizabeth Paranhos

Ação ofereceu emissão de Carteira do Idoso, ID Jovem, atualização do CadÚnico e orientações sobre benefícios sociais em Porto Velho.
L
Rotatória da Imigrantes com Jorge Teixeira recebe novo projeto de paisagismo em Porto Velho

Rotatória da Imigrantes com Jorge Teixeira recebe novo projeto de paisagismo em Porto Velho

Iniciativa da Prefeitura, em parceria com acadêmicos da Faculdade São Lucas, visa embelezar a cidade e criar espaços urbanos mais humanizados.
L
Mulheres de Porto Velho aprendem artesanato sustentável com fibra de bananeira na Bahia

Mulheres de Porto Velho aprendem artesanato sustentável com fibra de bananeira na Bahia

Capacitação realizada em Amargosa, na Bahia, une preservação ambiental, geração de renda e fortalecimento cultural, com apoio da Prefeitura e Jirau Energia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Maria Auxiliadora Albuquerque da Silva

Dora deixa lembranças de amor, dedicação e um legado gastronômico em Porto Velho, marcado pelo restaurante Bambu, símbolo de união e boas memórias.
L

Maternidade e Carreira | Motherhood and Career

Entre conquistas no mercado de trabalho e os desafios da maternidade, as mulheres enfrentam escolhas marcadas por julgamentos sociais. Between achievements in the labor market and the challenges of motherhood, women face choices often marked by social judgment.
L

Jovem News | Entrevista com Leonardo Alencar

Nesta segunda-feira, 1º de setembro, o Programa Jovem News recebe Leonardo Alencar para uma conversa especial sobre juventude, trabalho social e evangelismo. A entrevista vai destacar os desafios e as oportunidades para os jovens, além de mostrar como a fé e a solidariedade podem transformar vidas e comunidades.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista Ronald Lage Santos

Na próxima segunda-feira, 1º de setembro, às 16h, o Ponto & Contraponto recebe Ronald Lage Santos, ex-goleiro profissional com passagens por 16 clubes, treinador com formação pela ABTF, jornalista esportivo e âncora do programa Passe Certo na RedeTV Rondônia. Com 21 anos de carreira e 786 jogos oficiais, Ronald completa em setembro 19 anos dedicados ao esporte na TV e vai falar sobre como o futebol e o esporte em geral podem ser ferramentas de ascensão e integração social.
L

Giro News | Entrevista Caê Aires Moura Lacerda, Gerente Regional do Censipam em Porto Velho

Vamos entrevistar Caê Aires Moura Lacerda, Gerente Regional do Censipam em Porto Velho. No papo, as ações desenvolvidas pelo Censipam na Amazônia e uma prévia especial para o Dia da Amazônia (5 de setembro) — data que celebra a maior floresta tropical do mundo. Participe ao vivo com perguntas e comentários!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Chamada é para candidatos dos programas “Unidos pela Educação” e “Unidos pela Educação Inclusiva”; assinatura do termo ocorre de 1º a 5 de setembro.
L
CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

A Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora do Concurso Nacional Unificado, publicou a homologação das inscrições de autodeclarados negros, indígenas, quilombolas e PCDs, além de pedidos de atendimento especial.
L

Leitura Porto Velho Shopping está contratando vendedor

Oportunidade para integrar a equipe da Leitura: vaga de vendedor com horário das 13h40 às 22h. Entregue seu currículo diretamente na loja.
L
Curso gratuito oferece 500 vagas para jovens de Rondônia em busca do primeiro emprego

Curso gratuito oferece 500 vagas para jovens de Rondônia em busca do primeiro emprego

Capacitação do Coletivo Coca-Cola Jovem é 100% online, já formou mais de 400 jovens no estado e segue com inscrições abertas.
L
Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

O Sine estadual oferta diversas oportunidades em 16 municípios, abrangendo diferentes áreas profissionais e níveis de escolaridade.
L

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes participa da 3ª Cavalgada da AGROBEM em Campo Novo de Rondônia em prol do Hospital de Amor

Deputado Pedro Fernandes participa da 3ª Cavalgada da AGROBEM em Campo Novo de Rondônia em prol do Hospital de Amor

Evento reuniu tradição, cultura e solidariedade, apoiando a instituição referência em tratamento oncológico que atende Rondônia e todo o país.
L
Dra. Taíssa Sousa participa da 4ª Cavalgada em Itapuã do Oeste e prestigia tradição local

Dra. Taíssa Sousa participa da 4ª Cavalgada em Itapuã do Oeste e prestigia tradição local

Evento reuniu amigos, apoiadores e população em um domingo de cultura, lazer e fortalecimento da identidade rondoniense.
L
Cursos de Primeiros Socorros e Fotografia reforçam compromisso da Dra. Taíssa durante Festa do Leite em Palmeiras

Cursos de Primeiros Socorros e Fotografia reforçam compromisso da Dra. Taíssa durante Festa do Leite em Palmeiras

Iniciativa realizada nos dias 28 e 29 de agosto contou com ampla participação da comunidade e fortaleceu a educação e integração social.
L
Deputada Dra. Taíssa Sousa participa da 7ª Cavalgada da Festa do Leite em Nova Mamoré

Deputada Dra. Taíssa Sousa participa da 7ª Cavalgada da Festa do Leite em Nova Mamoré

Evento no distrito de Palmeiras reuniu tradição, cultura e famílias, e contou com a presença da deputada estadual Dra. Taíssa Sousa.
L
Dra. Taíssa Sousa reforça compromisso com valorização da vida no Setembro Amarelo em Rondônia

Dra. Taíssa Sousa reforça compromisso com valorização da vida no Setembro Amarelo em Rondônia

Deputada destaca ações do Setembro Amarelo com foco na prevenção ao suicídio e no fortalecimento da saúde mental em todo o estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF busca foragidos do PCC com ajuda da Interpol

PF busca foragidos do PCC com ajuda da Interpol

Polícia Federal solicita a inclusão de oito suspeitos na Lista Vermelha, facilitando a captura em outros países.
L
PM fecha boca de fumo e prende três suspeitos com drogas no bairro Embratel, em Porto Velho

PM fecha boca de fumo e prende três suspeitos com drogas no bairro Embratel, em Porto Velho

Ação da Polícia Militar resultou na apreensão de entorpecentes, dinheiro e material usado no tráfico; trio foi levado ao Departamento de Flagrantes.
10
Homem de 49 anos é preso ao tentar furtar picanha em supermercado de Porto Velho

Homem de 49 anos é preso ao tentar furtar picanha em supermercado de Porto Velho

Suspeito foi flagrado por seguranças ao esconder carnes debaixo da roupa no bairro Teixeirão
10
Carro capota em grave acidente no centro de Porto Velho; casal fica ferido

Carro capota em grave acidente no centro de Porto Velho; casal fica ferido

Colisão entre Gol vermelho e Ford Focus no cruzamento das ruas Benjamin Constant e José de Alencar deixa vítimas com ferimentos leves.
12
Idoso é encontrado morto em residência na zona leste de Porto Velho

Idoso é encontrado morto em residência na zona leste de Porto Velho

Vítima de aproximadamente 62 anos foi localizada desacordada no bairro Jardim Santana; equipes da perícia foram acionadas.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Associação de estudiosos aponta genocídio de Israel em Gaza

Associação de estudiosos aponta genocídio de Israel em Gaza

Resolução aprovada pela IAGS, principal instituição do tema, afirma que ações contra palestinos constituem crimes de guerra e genocídio.
L
Mercado financeiro projeta queda na inflação para 4,85%

Mercado financeiro projeta queda na inflação para 4,85%

Estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é a 14ª redução consecutiva, conforme o Boletim Focus, que também aponta crescimento do PIB para 2,19% em 2025.
L
Copa Madeirão de Futebol de Várzea tem apoio histórico da Prefeitura de Porto Velho

Copa Madeirão de Futebol de Várzea tem apoio histórico da Prefeitura de Porto Velho

Competição contou com 90 partidas, 295 gols e premiações para campeão e vice; evento marcou novo capítulo no futebol amador da cidade.
L
Servidores de Porto Velho recebem curso sobre Educação Ambiental e Consumo Racional de Recursos

Servidores de Porto Velho recebem curso sobre Educação Ambiental e Consumo Racional de Recursos

Capacitação abordou sustentabilidade, gestão de resíduos, marco regulatório de água e saneamento básico para 30 profissionais municipais.
L
Prefeitura de Porto Velho inicia uso do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) para modernizar gestão

Prefeitura de Porto Velho inicia uso do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) para modernizar gestão

Ferramenta digital agiliza processos administrativos, promove transparência e reduz custos operacionais na gestão municipal.
L
UPA Leste de Porto Velho muda para novo endereço a partir de quarta-feira (3)

UPA Leste de Porto Velho muda para novo endereço a partir de quarta-feira (3)

Atendimentos temporários serão realizados na “Upinha” durante reforma da unidade na avenida Mamoré, com investimentos de R$ 1,98 milhão.
L
Campanha de vacinação “Vacinação Sem Fronteira” inicia em Porto Velho e distritos do estado

Campanha de vacinação “Vacinação Sem Fronteira” inicia em Porto Velho e distritos do estado

Ação da Prefeitura em parceria com o Governo Federal e Estadual visa atualizar caderneta de vacinação e combater o sarampo até 10 de setembro.
L
Prefeitura de Porto Velho inaugura Semana da Pátria com solenidade cívica e educativa

Prefeitura de Porto Velho inaugura Semana da Pátria com solenidade cívica e educativa

Evento promove hasteamento de bandeiras, desfile cívico e participação da comunidade escolar em frente ao Prédio do Relógio.
L
Seção Judiciária de Rondônia abre seleção pública para Programa de Residência Jurídica com bolsa de R$ 3 mil

Seção Judiciária de Rondônia abre seleção pública para Programa de Residência Jurídica com bolsa de R$ 3 mil

Inscrições seguem de 1º a 29 de setembro de 2025; seleção é voltada para bacharéis em Direito e prevê atuação em unidades judiciais e administrativas da Justiça Federal em Rondônia.
L
Prefeitura de Jaru realizará mutirão de limpeza contra a Dengue de 8 a 12 de setembro

Prefeitura de Jaru realizará mutirão de limpeza contra a Dengue de 8 a 12 de setembro

Ação vai percorrer todos os bairros do município e tem como objetivo eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.