QUARTA-FEIRA, 31/12/2025

Em destaque

Desigualdades de gênero e raça sobrecarregam mulheres no cuidar

Tema da redação do Enem vai ganhar política nacional em 2024.

Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Desigualdades de gênero e raça sobrecarregam mulheres no cuidar
Elza Fiuza
Como em todos os anos, o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem ampla repercussão no país. Na tarde deste domingo (5), primeiro dia das provas do Enem 2023, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o tema do texto dissertativo exigido pelo exame: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua 2022, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres dedicam, em média, 21,3 horas semanais aos afazeres domésticos e cuidados de pessoas, enquanto os homens utilizam 11,7 horas. Ao detalhar a proporção do trabalho doméstico entre as mulheres, a pesquisa verificou que as pretas têm o maior índice de realização das tarefas (92,7%), superando as pardas (91,9%) e brancas (90,5%).

Brasília - EBC assina o termo de Compromisso da 5ª edição do Programa de Pró-Equidade de Gênero e Raça. Na foto, Laís Abramo, da OIT Brasil (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Essa situação, na avaliação de especialistas ouvidas pela reportagem, penaliza excessivamente as mulheres, principalmente negras, criando barreiras para entrada no mercado de trabalho em igualdade de condições, bem como para a participação na vida pública e em outros espaços sociais ainda dominado por homens.

“É uma realidade para a qual não se presta muita atenção, há uma naturalização de que a tarefa de cuidar das pessoas é algo que compete às mulheres, algo que se entende como uma natureza feminina. Isso tem a ver como uma forma que se organiza as tarefas de gênero na sociedade, a provisão de recursos, o que sobrecarrega as famílias”, aponta a socióloga Laís Abramo (foto), secretária nacional de Cuidados e Família, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Para ela, que está à frente de um grupo de trabalho (GT) para elaborar a Política Nacional de Cuidados, o tema ter sido cobrado na redação do Enem é algo muito necessário. “Sabemos da importância dessa prova em termos de democratização do acesso ao ensino superior e de que todos os temas colocados na redação são momentos de reflexão. Quando vi, fiquei muito contente”, comentou em entrevista à Agência Brasil.

A expectativa de Laís Abramo é que, em maio do ano que vem, o governo federal apresente propostas de um marco normativo que reconheça efetivamente o direito ao cuidado, e os direitos de quem cuida, além de fomentar a ampliação de políticas públicas já existentes e até mesmo a criação de novos direitos.

A jornalista e pesquisadora Ismália Afonso, oficial para os temas de gênero e raça do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, também destaca o alcance que o assunto ganhou ao ser cobrado na prova do Enem, “que tem uma força para pautar do debate público”. “Além disso, o tema da redação parte da ideia de que a gente olha para desigualdade, não se discute se o problema existe ou não. Isso nos coloca em outro patamar de discussão”, observa.

Autora do livro Nem trabalha nem estuda? Desigualdade de gênero e raça na trajetória das jovens da periferia de Brasília (Appris, 2018), a pesquisadora também argumenta que a invisibilidade do trabalho de cuidado feito por mulheres, não apenas no Brasil, é uma expressão da desigualdade de gênero, ou seja, da estrutura social que valoriza homens e mulheres de maneiras diferentes. “Homens não são preparados para naturalizar certos tipos de trabalho, enquanto mulheres são socialmente construídas para isso. Ainda que haja legislações que remunerem mulheres pelo trabalho de cuidar, a gente precisa fomentar uma mudança cultural”, defendeu em entrevista à Agência Brasil.

Referências internacionais

A retomada das políticas sociais por igualdade de gênero no país, que foram descontinuadas nos últimos anos, também busca colocar o Brasil no patamar de outros países latino-americanos que avançaram nos últimos anos. Um decreto editado pelo governo argentino, em 2021, passou a reconhecer o cuidado materno como tempo de serviço considerado para a concessão de aposentadoria.

“Estamos, desde o começo dessa discussão, olhando muito para as experiências internacionais. Existem vários países da América Latina que estão mais avançados na estruturação de políticas nacionais de cuidado”, aponta.

Laís Abramo cita uma experiência de Bogotá, capital da Colômbia, que instituiu os chamados Quarteirões do Cuidado, que são equipamentos públicos como lavanderias coletivas, cozinhas solidárias e restaurantes populares concentrados em um raio territorial pequeno, como forma mitigar o tempo e o esforço do trabalho de cuidado.

No Brasil, a secretária nacional de Cuidados e Famílias destaca, por exemplo, o pagamento adicional de R$ 150 aos beneficiários do programa Bolsa Família com crianças até 6 anos de idade, que foi instituído em março. “O cuidado é um direito humano. Todas as pessoas precisam de cuidado. E a gente entende que o cuidado é um trabalho, que implica muitas horas diárias ao longo da vida inteira. Você não pode fazer com que a provisão desse cuidado recaia sobre as mulheres de maneira não remunerada”, argumenta Laís Abramo.

Na próxima quarta-feira (8), em Brasília, o governo federal vai sediar um seminário internacional, envolvendo altas autoridades da área de assistência social dos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), justamente para debater o fortalecimento de políticas públicas sobre o cuidado. O evento ocorre no contexto da presidência temporária do Brasil à frente do bloco regional sul-americano.

Propostas em debate

Entre as propostas que estão em debate no GT criado pelo governo federal está a ampliação da licença-maternidade para mães que estão fora do mercado de trabalho. A licença-paternidade, atualmente de apenas 5 dias para trabalhadores com carteira assinada, é considerada insuficiente por especialistas. Também está em estudo a ideia de instituir uma licença-parental, que seria um período de afastamento a ser dividido entre os pais ou responsáveis legais da criança.

Há também metas na área da educação que têm impacto direto na mitigação desse trabalho não-remunerado, como a meta de ampliar o acesso à creche para 50% das crianças de 0 a 3 anos. Atualmente, essa cobertura está em 35%. A ampliação da escola em tempo integral desde o Ensino Fundamental também é considerada medida fundamental para evitar que mulheres tenham que abdicar de trabalho ou carreira para cuidar dos filhos durante o turno em que não estão na escola.

Para Ismália Afonso, enfrentar esse desafio requer um leque amplo de medidas, inclusive um novo pacto social. “Precisamos atuar tanto do ponto de vista das políticas públicas quanto do ponto de vista de um novo acordo social, sobre quem faz o quê dentro das famílias, dentro do mundo trabalho não remunerado e dentro da estrutura social que atribui poderes diferentes para homens e mulheres”, diz.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

News Rondônia 15 anos, Waldiney Filhão celebra jornalismo sério e compromisso com Rondônia

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, Waldiney Filhão, presidente do Sinditaxi, parabeniza o portal pela trajetória de jornalismo sério, responsável e comprometido com a população de Rondônia, reconhecendo o trabalho dos diretores e de toda a equipe.
L

News Rondônia 15 anos, Dione Berto celebra jornada e anuncia novidades no Momento Agro

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o apresentador Dione Berto, do Momento Agro, celebra a trajetória do portal, destaca a verdade como marca do jornalismo e anuncia novidades para 2026.
L

News Rondônia 15 anos, Mariana Goedert celebra credibilidade, inovação e respeito à informação

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, Mariana Goedert, apresentadora do Conexão RH, celebra a trajetória do portal, destaca o compromisso com a informação responsável, reconhece a coragem de inovar e agradece pela confiança e parceria no projeto.
L

News Rondônia 15 anos, Wanglézio Braga celebra parceria e orgulho de representar o Acre

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o jornalista Wanglézio Braga, correspondente no Acre, celebra a trajetória do portal, destaca a parceria construída ao longo dos anos e reforça a importância do veículo na cobertura da Amazônia, política, economia e meio ambiente.
L
Mudanças no trânsito garantem segurança durante o Réveillon em Porto Velho

Mudanças no trânsito garantem segurança durante o Réveillon em Porto Velho

Semtran detalha interdições na Avenida Farquar e define pontos para aplicativos durante o Viradão do Béra neste dia 31
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

News Rondônia 15 anos, cineasta Fabiano Barros celebra jornalismo de qualidade e apoio à cultura

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o cineasta Fabiano Barros parabeniza o portal pela trajetória de credibilidade e agradece pelo espaço dedicado à divulgação da cultura de Rondônia para o Brasil e o mundo.
L

News Rondônia 15 anos, delegado Sandro Moura celebra seriedade e sucesso do portal

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o delegado Sandro Moura, apresentador do programa Ponto e Contraponto, parabeniza o portal pela trajetória de credibilidade, responsabilidade e contribuição para a sociedade rondoniense.
L

News Rondônia 15 anos, Yalle Dantas celebra competência, inspiração e liderança

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, a jornalista Yalle Dantas parabeniza o portal, destaca a competência da equipe e reconhece a liderança de Fabiano Coutinho e Mauro Brisa na construção dessa história.
L

News Rondônia 15 anos, Siça Andrade celebra história, respeito ao público e compromisso com Rondônia

Na celebração dos 15 anos do News Rondônia, Siça Andrade, da Banda do Vai Quem Quer, parabeniza o portal por sua trajetória de credibilidade, responsabilidade e compromisso com a informação, destacando a importância do veículo para a população de Rondônia.
L

News Rondônia 15 anos, Renata Camurça celebra histórias, empatia e credibilidade

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, a jornalista Renata Camurça, apresentadora do Agenda News, celebra a trajetória do portal, destaca a importância de contar histórias com alma e reforça o compromisso com a verdade e com a população.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Retrospectiva 2025: Eyder Brasil retoma mandato com ações sociais, leis aprovadas e investimentos em Rondônia

Retorno ao Legislativo foi marcado por iniciativas sociais, projetos de lei e presença ativa junto à população
L
Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Deputada federal encerra 2025 com foco em cabotagem aérea, defesa das famílias atípicas e transparência parlamentar
L
Moraes cobra explicações de Filipe Martins por uso de redes sociais

Moraes cobra explicações de Filipe Martins por uso de redes sociais

Ministro questiona uso do LinkedIn em prisão domiciliar.
L

Cássio Gois destaca ano de trabalho, resultados e compromisso com Rondônia

Deputado estadual faz balanço das ações realizadas e reforça que 2025 foi marcado por investimentos em saúde, educação, infraestrutura, esporte, assistência social e agricultura, garantindo melhorias diretas à população em várias regiões do estado.
L
A corrupção política nas prefeituras maranhenses

A corrupção política nas prefeituras maranhenses

Corrupção política afeta prefeituras maranhenses e compromete serviços essenciais.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

BPCHOQUE recupera veículo roubado e prende foragido

BPCHOQUE recupera veículo roubado e prende foragido

Suspeito usou falsa pane seca em motocicleta para atrair vítima e roubar caminhonete Toyota Hilux na BR-364
10
Suspeito de roubo é localizado e preso com drogas na capital

Suspeito de roubo é localizado e preso com drogas na capital

Jovem de 24 anos é detido após denúncia de vítima no Espaço Alternativo.
14
Vídeo flagra acidente que fere mãe e filha em Porto Velho

Vídeo flagra acidente que fere mãe e filha em Porto Velho

Mãe e filha ficam feridas após colisão causada por avanço de preferencial.
16
Traficante é preso após roubar usuário e ter boca de fumo descoberta

Traficante é preso após roubar usuário e ter boca de fumo descoberta

Traficante de 24 anos é detido após roubo e flagrante de drogas.
16
Adolescente é apreendido com arma após perseguição em córrego

Adolescente é apreendido com arma após perseguição em córrego

Adolescente é flagrado com arma durante fuga em condomínio.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

China impõe restrições à importação de carne bovina a partir de 2026

China impõe restrições à importação de carne bovina a partir de 2026

Medida prevê tarifa adicional e busca proteger setor pecuário doméstico.
L
Tradição e fé impulsionam procura por ervas no fim de ano

Tradição e fé impulsionam procura por ervas no fim de ano

Banhos energéticos e rituais ganham força, enquanto especialistas alertam para cuidados e riscos de intoxicação.
L
Queima de fogos pode provocar crises sensoriais em autistas, alertam especialistas

Queima de fogos pode provocar crises sensoriais em autistas, alertam especialistas

Ruídos intensos e prolongados afetam também crianças pequenas e idosos durante as festas de fim de ano.
L

Funcultural investe quase R$ 4 milhões e bate recorde de ações em Porto Velho

Gestão de Antônio Ferreira fecha 2025 com 280 dias de programação e execução integral da Política Nacional Aldir Blanc
L

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício no Réveillon

Prefeitura orienta população sobre proibição de artefatos com estampido para proteger autistas, idosos e animais
L
Parcerias Público-Privadas avançam com novos projetos estratégicos em Porto Velho

Parcerias Público-Privadas avançam com novos projetos estratégicos em Porto Velho

Conselho Gestor analisa propostas de investimentos privados em saúde, educação, lazer e gestão de resíduos para a capital
L
Um dos momentos mais marcantes de 2025: o maior bolo já visto em Porto Velho

Um dos momentos mais marcantes de 2025: o maior bolo já visto em Porto Velho

Capital celebrou 111 anos com bolo gigante de doce de leite servido para 30 mil pessoas no Prédio do Relógio
L
TST mantém legalidade da greve dos Correios e autoriza descontos

TST mantém legalidade da greve dos Correios e autoriza descontos

TST diz que greve dos Correios não é abusiva.
L
Copacabana vive clima de expectativa para o Réveillon 2026

Copacabana vive clima de expectativa para o Réveillon 2026

Réveillon Copacabana movimenta moradores e turistas.
L

News Rondônia 15 anos, Marisa Linhares celebra verdade, credibilidade e jornalismo responsável

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, a jornalista Marisa Linhares destaca a importância do portal na divulgação de notícias verdadeiras, atualizadas e com credibilidade em meio a um cenário marcado por fake news.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.