QUINTA-FEIRA, 12/02/2026

Em destaque

Desigualdades de gênero e raça sobrecarregam mulheres no cuidar

Tema da redação do Enem vai ganhar política nacional em 2024.

Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Desigualdades de gênero e raça sobrecarregam mulheres no cuidar
Elza Fiuza
Como em todos os anos, o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem ampla repercussão no país. Na tarde deste domingo (5), primeiro dia das provas do Enem 2023, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o tema do texto dissertativo exigido pelo exame: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua 2022, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres dedicam, em média, 21,3 horas semanais aos afazeres domésticos e cuidados de pessoas, enquanto os homens utilizam 11,7 horas. Ao detalhar a proporção do trabalho doméstico entre as mulheres, a pesquisa verificou que as pretas têm o maior índice de realização das tarefas (92,7%), superando as pardas (91,9%) e brancas (90,5%).

Brasília - EBC assina o termo de Compromisso da 5ª edição do Programa de Pró-Equidade de Gênero e Raça. Na foto, Laís Abramo, da OIT Brasil (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Essa situação, na avaliação de especialistas ouvidas pela reportagem, penaliza excessivamente as mulheres, principalmente negras, criando barreiras para entrada no mercado de trabalho em igualdade de condições, bem como para a participação na vida pública e em outros espaços sociais ainda dominado por homens.

“É uma realidade para a qual não se presta muita atenção, há uma naturalização de que a tarefa de cuidar das pessoas é algo que compete às mulheres, algo que se entende como uma natureza feminina. Isso tem a ver como uma forma que se organiza as tarefas de gênero na sociedade, a provisão de recursos, o que sobrecarrega as famílias”, aponta a socióloga Laís Abramo (foto), secretária nacional de Cuidados e Família, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Para ela, que está à frente de um grupo de trabalho (GT) para elaborar a Política Nacional de Cuidados, o tema ter sido cobrado na redação do Enem é algo muito necessário. “Sabemos da importância dessa prova em termos de democratização do acesso ao ensino superior e de que todos os temas colocados na redação são momentos de reflexão. Quando vi, fiquei muito contente”, comentou em entrevista à Agência Brasil.

A expectativa de Laís Abramo é que, em maio do ano que vem, o governo federal apresente propostas de um marco normativo que reconheça efetivamente o direito ao cuidado, e os direitos de quem cuida, além de fomentar a ampliação de políticas públicas já existentes e até mesmo a criação de novos direitos.

A jornalista e pesquisadora Ismália Afonso, oficial para os temas de gênero e raça do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, também destaca o alcance que o assunto ganhou ao ser cobrado na prova do Enem, “que tem uma força para pautar do debate público”. “Além disso, o tema da redação parte da ideia de que a gente olha para desigualdade, não se discute se o problema existe ou não. Isso nos coloca em outro patamar de discussão”, observa.

Autora do livro Nem trabalha nem estuda? Desigualdade de gênero e raça na trajetória das jovens da periferia de Brasília (Appris, 2018), a pesquisadora também argumenta que a invisibilidade do trabalho de cuidado feito por mulheres, não apenas no Brasil, é uma expressão da desigualdade de gênero, ou seja, da estrutura social que valoriza homens e mulheres de maneiras diferentes. “Homens não são preparados para naturalizar certos tipos de trabalho, enquanto mulheres são socialmente construídas para isso. Ainda que haja legislações que remunerem mulheres pelo trabalho de cuidar, a gente precisa fomentar uma mudança cultural”, defendeu em entrevista à Agência Brasil.

Referências internacionais

A retomada das políticas sociais por igualdade de gênero no país, que foram descontinuadas nos últimos anos, também busca colocar o Brasil no patamar de outros países latino-americanos que avançaram nos últimos anos. Um decreto editado pelo governo argentino, em 2021, passou a reconhecer o cuidado materno como tempo de serviço considerado para a concessão de aposentadoria.

“Estamos, desde o começo dessa discussão, olhando muito para as experiências internacionais. Existem vários países da América Latina que estão mais avançados na estruturação de políticas nacionais de cuidado”, aponta.

Laís Abramo cita uma experiência de Bogotá, capital da Colômbia, que instituiu os chamados Quarteirões do Cuidado, que são equipamentos públicos como lavanderias coletivas, cozinhas solidárias e restaurantes populares concentrados em um raio territorial pequeno, como forma mitigar o tempo e o esforço do trabalho de cuidado.

No Brasil, a secretária nacional de Cuidados e Famílias destaca, por exemplo, o pagamento adicional de R$ 150 aos beneficiários do programa Bolsa Família com crianças até 6 anos de idade, que foi instituído em março. “O cuidado é um direito humano. Todas as pessoas precisam de cuidado. E a gente entende que o cuidado é um trabalho, que implica muitas horas diárias ao longo da vida inteira. Você não pode fazer com que a provisão desse cuidado recaia sobre as mulheres de maneira não remunerada”, argumenta Laís Abramo.

Na próxima quarta-feira (8), em Brasília, o governo federal vai sediar um seminário internacional, envolvendo altas autoridades da área de assistência social dos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), justamente para debater o fortalecimento de políticas públicas sobre o cuidado. O evento ocorre no contexto da presidência temporária do Brasil à frente do bloco regional sul-americano.

Propostas em debate

Entre as propostas que estão em debate no GT criado pelo governo federal está a ampliação da licença-maternidade para mães que estão fora do mercado de trabalho. A licença-paternidade, atualmente de apenas 5 dias para trabalhadores com carteira assinada, é considerada insuficiente por especialistas. Também está em estudo a ideia de instituir uma licença-parental, que seria um período de afastamento a ser dividido entre os pais ou responsáveis legais da criança.

Há também metas na área da educação que têm impacto direto na mitigação desse trabalho não-remunerado, como a meta de ampliar o acesso à creche para 50% das crianças de 0 a 3 anos. Atualmente, essa cobertura está em 35%. A ampliação da escola em tempo integral desde o Ensino Fundamental também é considerada medida fundamental para evitar que mulheres tenham que abdicar de trabalho ou carreira para cuidar dos filhos durante o turno em que não estão na escola.

Para Ismália Afonso, enfrentar esse desafio requer um leque amplo de medidas, inclusive um novo pacto social. “Precisamos atuar tanto do ponto de vista das políticas públicas quanto do ponto de vista de um novo acordo social, sobre quem faz o quê dentro das famílias, dentro do mundo trabalho não remunerado e dentro da estrutura social que atribui poderes diferentes para homens e mulheres”, diz.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Conselheiros tutelares: tablets reforçam atuação

Conselheiros tutelares: tablets reforçam atuação

Entrega de tablets fortalece conselheiros tutelares em Rondônia, ampliando registros em tempo real, integração institucional e proteção de crianças e adolescentes.
L
Trabalho infantil: ações reforçadas no Carnaval

Trabalho infantil: ações reforçadas no Carnaval

Ações contra o trabalho infantil no Carnaval mobilizam Porto Velho com orientação, denúncias e proteção para evitar exploração de crianças e adolescentes.
L
Ruas Humaitá e Cantuária: drenagem em obras

Ruas Humaitá e Cantuária: drenagem em obras

Obra nas ruas Humaitá e Raimundo Cantuária amplia drenagem em Porto Velho para reduzir alagamentos, melhorar mobilidade e garantir mais segurança no período chuvoso.
L

Pelas Trilhas de Rondon, Até o Céu de Roraima

Relato sensível e histórico sobre a subida ao Monte Roraima, unindo memória, pesquisa e emoção para manter viva a trajetória de Rondon e a identidade amazônica.
L
Família Acolhedora: plataforma digital fortalece serviço

Família Acolhedora: plataforma digital fortalece serviço

Família Acolhedora ganha site informativo em Porto Velho para orientar voluntários, ampliar transparência e reforçar a proteção de crianças e adolescentes.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Cursos profissionalizantes: inscrições abertas

Cursos profissionalizantes: inscrições abertas

Cursos profissionalizantes remotos do Idep ampliam qualificação em Rondônia com inscrições abertas para estudantes que buscam atualização e inserção no mercado.
L
Blocos de carnaval animam Porto Velho nesta quinta (12)

Blocos de carnaval animam Porto Velho nesta quinta (12)

Programação prevê desfile no circuito da avenida Pinheiro Machado, com concentração às 22h e expectativa de grande público na capital.
L
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de fevereiro

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de fevereiro

Beneficiários com NIS final 1 recebem nesta quinta-feira; crédito será unificado em oito estados devido a situação de emergência.
L
Brasileiros aprovam SUS acima da média da América Latina

Brasileiros aprovam SUS acima da média da América Latina

Pesquisa da OCDE aponta que a satisfação com o sistema público de saúde no Brasil subiu para 45%, superando os índices de países vizinhos após avanços nos serviços.
L
Vacinação contra dengue começa para profissionais de saúde

Vacinação contra dengue começa para profissionais de saúde

Governo inicia a imunização de 1,2 milhão de trabalhadores do SUS com a vacina nacional do Instituto Butantan para reforçar a proteção na linha de frente.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo é eleito vice-presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara

Coronel Chrisóstomo é eleito vice-presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara

A Comissão de Minas e Energia tem papel fundamental na discussão de políticas públicas relacionadas aos setores de energia elétrica, petróleo, gás, mineração, combustíveis e fontes renováveis, áreas consideradas essenciais para o crescimento sustentável do Brasil.
L
Toffoli reconhece sociedade em empresa ligada a resort e nega vínculo financeiro com dono do Master

Toffoli reconhece sociedade em empresa ligada a resort e nega vínculo financeiro com dono do Master

Ministro afirma que nunca recebeu valores de Daniel Vorcaro e diz que não há impedimento legal.
L
Senadores pedem acesso a inquérito do Banco Master no STF

Senadores pedem acesso a inquérito do Banco Master no STF

Comissão de Assuntos Econômicos quer acompanhar investigação sobre fraudes bilionárias e defende convocação do banqueiro Daniel Vorcaro.
L
Associações defendem no STF manutenção de penduricalhos

Associações defendem no STF manutenção de penduricalhos

Entidades de magistrados e membros do MP pedem reversão de liminar de Flávio Dino que determinou suspensão de verbas indenizatórias acima do teto.
L
PF pede afastamento de Toffoli em inquérito do Banco Master

PF pede afastamento de Toffoli em inquérito do Banco Master

Solicitação foi enviada a Fachin após citação ao ministro em celular de banqueiro investigado por fraudes que podem chegar a bilhões.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação conjunta apreende 173 kg de maconha em São Miguel do Guaporé

Operação conjunta apreende 173 kg de maconha em São Miguel do Guaporé

Ação integrada das forças de segurança faz parte da Operação Protetor das Fronteiras.
12
Polícia Civil prende dois suspeitos de abuso infantil em Itapuã do Oeste

Polícia Civil prende dois suspeitos de abuso infantil em Itapuã do Oeste

Operação foi realizada na zona rural e investigações seguem em andamento.
16
Colisão durante retorno deixa motociclista ferido na Avenida Maringá

Colisão durante retorno deixa motociclista ferido na Avenida Maringá

Acidente ocorreu no bairro Novo Brasília e mobilizou equipe do SAMU.
14
Homem é preso pela PM por mandado relacionado a furto

Homem é preso pela PM por mandado relacionado a furto

Suspeito foi localizado no bairro Duque de Caxias e encaminhado ao presídio.
10
Acidente na saída de posto deixa motociclista com fratura grave em RO

Acidente na saída de posto deixa motociclista com fratura grave em RO

Colisão ocorreu na Avenida Edson Lima do Nascimento; vítima foi socorrida pelo SAMU.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: MARIA GORETT FERNANDES

LICENÇA AMBIENTAL DE MÉDIO PORTE  LAMP , LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA E LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO
L
Dia do Atleta: July inspira pelo esporte

Dia do Atleta: July inspira pelo esporte

Dia do Atleta destaca trajetória de July Maciel em Porto Velho, mostrando como incentivo público, disciplina e esporte transformam vidas e geram oportunidades.
L
Educação infantil: planejamento integrado avança

Educação infantil: planejamento integrado avança

Grupo de trabalho fortalece planejamento da educação infantil em Porto Velho, unindo gestão e Caixa para melhorar creches, infraestrutura e atendimento às famílias.
L
Ministério lança campanha e incentiva prevenção durante o Carnaval

Ministério lança campanha e incentiva prevenção durante o Carnaval

Ação foca principalmente nos jovens e reforça uso de preservativos e outros métodos contra ISTs.
L
Veículo com carga de gado tomba em estrada rural e animais morrem

Veículo com carga de gado tomba em estrada rural e animais morrem

Acidente ocorreu na Linha 23-C; parte dos bovinos não resistiu após cair em área alagada.
12
Colisão no bairro Olímpico deixa motociclista gravemente ferido em RO

Colisão no bairro Olímpico deixa motociclista gravemente ferido em RO

Vítima sofreu fratura exposta após bater contra árvore.
14
PM impede retirada de Audi após colisão e fuga de motorista em RO

PM impede retirada de Audi após colisão e fuga de motorista em RO

Condutora do carro de luxo deixou o local após a batida; advogado compareceu em sua representação.
10
Após fim de relacionamento, mulher denuncia ameaças de morte e perseguição em Vilhena

Após fim de relacionamento, mulher denuncia ameaças de morte e perseguição em Vilhena

Suspeito prometia matar a vítima e tirar a própria vida caso ela não abandonasse o marido.
16
Colisão entre carretas deixa caminhoneiro de Vilhena morto

Colisão entre carretas deixa caminhoneiro de Vilhena morto

Acidente ocorreu sobre ponte do rio Juruena; vítima transportava carga de soja.
18
Idoso é encontrado sem vida em propriedade rural de Colorado do Oeste

Idoso é encontrado sem vida em propriedade rural de Colorado do Oeste

Suspeita inicial é de mal súbito; corpo foi encaminhado para necropsia em Vilhena.
18
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.