TERÇA-FEIRA, 09/09/2025
Publicidade
SICRED

Desigualdades de gênero e raça sobrecarregam mulheres no cuidar

Tema da redação do Enem vai ganhar política nacional em 2024.

Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Desigualdades de gênero e raça sobrecarregam mulheres no cuidar
Elza Fiuza
Como em todos os anos, o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem ampla repercussão no país. Na tarde deste domingo (5), primeiro dia das provas do Enem 2023, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o tema do texto dissertativo exigido pelo exame: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.Desigualdades de gênero e raça sobrecarregam mulheres no cuidar - News RondôniaDesigualdades de gênero e raça sobrecarregam mulheres no cuidar - News Rondônia

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua 2022, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres dedicam, em média, 21,3 horas semanais aos afazeres domésticos e cuidados de pessoas, enquanto os homens utilizam 11,7 horas. Ao detalhar a proporção do trabalho doméstico entre as mulheres, a pesquisa verificou que as pretas têm o maior índice de realização das tarefas (92,7%), superando as pardas (91,9%) e brancas (90,5%).

Brasília - EBC assina o termo de Compromisso da 5ª edição do Programa de Pró-Equidade de Gênero e Raça. Na foto, Laís Abramo, da OIT Brasil (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Essa situação, na avaliação de especialistas ouvidas pela reportagem, penaliza excessivamente as mulheres, principalmente negras, criando barreiras para entrada no mercado de trabalho em igualdade de condições, bem como para a participação na vida pública e em outros espaços sociais ainda dominado por homens.

“É uma realidade para a qual não se presta muita atenção, há uma naturalização de que a tarefa de cuidar das pessoas é algo que compete às mulheres, algo que se entende como uma natureza feminina. Isso tem a ver como uma forma que se organiza as tarefas de gênero na sociedade, a provisão de recursos, o que sobrecarrega as famílias”, aponta a socióloga Laís Abramo (foto), secretária nacional de Cuidados e Família, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Para ela, que está à frente de um grupo de trabalho (GT) para elaborar a Política Nacional de Cuidados, o tema ter sido cobrado na redação do Enem é algo muito necessário. “Sabemos da importância dessa prova em termos de democratização do acesso ao ensino superior e de que todos os temas colocados na redação são momentos de reflexão. Quando vi, fiquei muito contente”, comentou em entrevista à Agência Brasil.

A expectativa de Laís Abramo é que, em maio do ano que vem, o governo federal apresente propostas de um marco normativo que reconheça efetivamente o direito ao cuidado, e os direitos de quem cuida, além de fomentar a ampliação de políticas públicas já existentes e até mesmo a criação de novos direitos.

A jornalista e pesquisadora Ismália Afonso, oficial para os temas de gênero e raça do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, também destaca o alcance que o assunto ganhou ao ser cobrado na prova do Enem, “que tem uma força para pautar do debate público”. “Além disso, o tema da redação parte da ideia de que a gente olha para desigualdade, não se discute se o problema existe ou não. Isso nos coloca em outro patamar de discussão”, observa.

Autora do livro Nem trabalha nem estuda? Desigualdade de gênero e raça na trajetória das jovens da periferia de Brasília (Appris, 2018), a pesquisadora também argumenta que a invisibilidade do trabalho de cuidado feito por mulheres, não apenas no Brasil, é uma expressão da desigualdade de gênero, ou seja, da estrutura social que valoriza homens e mulheres de maneiras diferentes. “Homens não são preparados para naturalizar certos tipos de trabalho, enquanto mulheres são socialmente construídas para isso. Ainda que haja legislações que remunerem mulheres pelo trabalho de cuidar, a gente precisa fomentar uma mudança cultural”, defendeu em entrevista à Agência Brasil.

Referências internacionais

A retomada das políticas sociais por igualdade de gênero no país, que foram descontinuadas nos últimos anos, também busca colocar o Brasil no patamar de outros países latino-americanos que avançaram nos últimos anos. Um decreto editado pelo governo argentino, em 2021, passou a reconhecer o cuidado materno como tempo de serviço considerado para a concessão de aposentadoria.

“Estamos, desde o começo dessa discussão, olhando muito para as experiências internacionais. Existem vários países da América Latina que estão mais avançados na estruturação de políticas nacionais de cuidado”, aponta.

Laís Abramo cita uma experiência de Bogotá, capital da Colômbia, que instituiu os chamados Quarteirões do Cuidado, que são equipamentos públicos como lavanderias coletivas, cozinhas solidárias e restaurantes populares concentrados em um raio territorial pequeno, como forma mitigar o tempo e o esforço do trabalho de cuidado.

No Brasil, a secretária nacional de Cuidados e Famílias destaca, por exemplo, o pagamento adicional de R$ 150 aos beneficiários do programa Bolsa Família com crianças até 6 anos de idade, que foi instituído em março. “O cuidado é um direito humano. Todas as pessoas precisam de cuidado. E a gente entende que o cuidado é um trabalho, que implica muitas horas diárias ao longo da vida inteira. Você não pode fazer com que a provisão desse cuidado recaia sobre as mulheres de maneira não remunerada”, argumenta Laís Abramo.

Na próxima quarta-feira (8), em Brasília, o governo federal vai sediar um seminário internacional, envolvendo altas autoridades da área de assistência social dos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), justamente para debater o fortalecimento de políticas públicas sobre o cuidado. O evento ocorre no contexto da presidência temporária do Brasil à frente do bloco regional sul-americano.

Propostas em debate

Entre as propostas que estão em debate no GT criado pelo governo federal está a ampliação da licença-maternidade para mães que estão fora do mercado de trabalho. A licença-paternidade, atualmente de apenas 5 dias para trabalhadores com carteira assinada, é considerada insuficiente por especialistas. Também está em estudo a ideia de instituir uma licença-parental, que seria um período de afastamento a ser dividido entre os pais ou responsáveis legais da criança.

Há também metas na área da educação que têm impacto direto na mitigação desse trabalho não-remunerado, como a meta de ampliar o acesso à creche para 50% das crianças de 0 a 3 anos. Atualmente, essa cobertura está em 35%. A ampliação da escola em tempo integral desde o Ensino Fundamental também é considerada medida fundamental para evitar que mulheres tenham que abdicar de trabalho ou carreira para cuidar dos filhos durante o turno em que não estão na escola.

Para Ismália Afonso, enfrentar esse desafio requer um leque amplo de medidas, inclusive um novo pacto social. “Precisamos atuar tanto do ponto de vista das políticas públicas quanto do ponto de vista de um novo acordo social, sobre quem faz o quê dentro das famílias, dentro do mundo trabalho não remunerado e dentro da estrutura social que atribui poderes diferentes para homens e mulheres”, diz.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Duelo na Fronteira 2025 celebra tradição dos bois-bumbás e fortalece a cultura popular de Rondônia

Evento acontece de 22 a 27 de outubro no Bumbódromo Márcio Menacho, em Guajará-Mirim, com entrada gratuita e programação cultural diversificada.
L
Agenda News: Chrístina Pontes celebra 30 anos de trajetória artística com Noite Libanesa em Porto Velho

Agenda News: Chrístina Pontes celebra 30 anos de trajetória artística com Noite Libanesa em Porto Velho

Uma noite de música, gastronomia árabe e performances que homenageiam três décadas de arte e expressão corporal
L
Prefeitura de Porto Velho garante carnê do IPTU em Braille para pessoas com deficiência visual

Prefeitura de Porto Velho garante carnê do IPTU em Braille para pessoas com deficiência visual

Prefeito Léo Moraes sanciona lei que assegura material adaptado para contribuintes com limitações visuais.
L
Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas de emprego e serviços para trabalhadores

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas de emprego e serviços para trabalhadores

Profissionais devem ir pessoalmente ao Sine para cadastrar currículos e receber orientação profissional.
L

Enfermeira Mara Correia representa Rondônia no maior congresso de enfermagem da América Latina

Enfermeira Mara Correia, única palestrante da região Norte, representou Rondônia no CBCENF em Salvador, a convite do COFEN.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Para Moraes, Bolsonaro era líder da tentativa de golpe e plano já está provado

Para Moraes, Bolsonaro era líder da tentativa de golpe e plano já está provado

Ministro do STF aponta 13 atos executórios que evidenciam a existência de uma organização criminosa com o objetivo de se manter no poder.
L
Agricultura familiar tem mais produtos com desconto em crédito rural

Agricultura familiar tem mais produtos com desconto em crédito rural

Lista de bônus do PGPAF foi ampliada em setembro para 20 novas culturas em diferentes regiões do Brasil.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Advogado diz que Bolsonaro não vai a julgamento por saúde debilitada

Advogado diz que Bolsonaro não vai a julgamento por saúde debilitada

Representante legal afirma que ex-presidente não tem recomendação médica para comparecer à sessão do STF que julga a tentativa de golpe.
L
AO VIVO: Acompanhe votação do julgamento de Bolsonaro no STF

AO VIVO: Acompanhe votação do julgamento de Bolsonaro no STF

Ministros da Primeira Turma do Supremo dão início à análise que pode condenar o ex-presidente e sete aliados por tentativa de golpe.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L
CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L

POLÍTICA

Sancionada lei que prioriza a redução de partos prematuros no país

Sancionada lei que prioriza a redução de partos prematuros no país

A nova norma legal, que entra em vigor em 120 dias, estabelece uma série de ações de saúde para combater a alta mortalidade de mães e bebês.
L
Distritos de fronteira de Porto Velho recebem ação emergencial de imunização contra sarampo

Distritos de fronteira de Porto Velho recebem ação emergencial de imunização contra sarampo

Campanha “Vacinação Sem Fronteiras” já aplicou mais de 2.500 doses em comunidades vulneráveis; ação segue até 10 de setembro
L
Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Deputada federal já destinou R$ 4 milhões em emendas para a regularização fundiária em Rondônia, beneficiando famílias e comunidades inteiras.
L
Deputado pede inquérito contra Tarcísio por críticas ao STF

Deputado pede inquérito contra Tarcísio por críticas ao STF

O parlamentar Rui Falcão acusa o governador de São Paulo de incitação ao crime e coação por falas contra o ministro Alexandre de Moraes.
L

Câmara de Porto Velho reforça comissão de transição da coleta de lixo

A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou a inclusão de mais três vereadores na Comissão de Transição da Coleta de Lixo
L
Publicidade

POLÍCIA

Queda de pé de manga deixa homem em estado grave em Porto Velho

Queda de pé de manga deixa homem em estado grave em Porto Velho

Homem em situação de rua sofre uma queda violenta na Rua Boca Juniors.
16
Homem é preso por furto em quartel do Exército

Homem é preso por furto em quartel do Exército

Criminoso com mandado de prisão é flagrado pela PM em Porto Velho após invadir área militar.
14
Homem é preso ao tentar furtar fios de eletricidade da 17ª Brigada

Homem é preso ao tentar furtar fios de eletricidade da 17ª Brigada

Criminoso invadiu o quartel do Exército na madrugada desta terça-feira em Porto Velho.
12
Ação da Polícia Civil resulta na recuperação de celular roubado e apreensão de drogas em Ji-Paraná

Ação da Polícia Civil resulta na recuperação de celular roubado e apreensão de drogas em Ji-Paraná

As equipes policiais atuavam no acompanhamento de uma ocorrência de roubo quando receberam informações, repassadas pela operadora de telefonia, sobre o possível paradeiro do aparelho.
10
Ieda Chaves convida população à instalação da Procuradoria da Mulher em Rondônia

Ieda Chaves convida população à instalação da Procuradoria da Mulher em Rondônia

Novo órgão da Alero fortalece o combate à violência de gênero e amplia a defesa dos direitos das mulheres em Rondônia.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Autorização: COMINA EMPRESA DE MINERACAO – LTDA

AUTORIZAÇÃO DE LIMPEZA DE PASTAGEM OU CULTURA AGRÍCOLA EM IMÓVEL RURAL
L
Maus-tratos a animais: saiba o que caracteriza o crime e como denunciar em Porto Velho

Maus-tratos a animais: saiba o que caracteriza o crime e como denunciar em Porto Velho

Sema orienta população sobre leis municipais, estaduais e federais que tratam de maus-tratos a animais e explica como funcionam as denúncias
L
Agenda News: IGA Porto Velho promove workshop de risotos e vinhos para os amantes de uma boa gastronomia

Agenda News: IGA Porto Velho promove workshop de risotos e vinhos para os amantes de uma boa gastronomia

Em uma noite prática e envolvente, apaixonados por gastronomia vão aprender técnicas de preparo e harmonização.
L
encontro-pelo-ideb-em-porto-velho-reune-escolas-e-autoridades-nesta-terca-feira

Encontro pelo Ideb em Porto Velho reúne escolas e autoridades nesta terça-feira

Semed promove o evento “Todos pelo Ideb 2025: Compromissos que transformam vidas” para fortalecer o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
L
Trama golpista tem início na agenda de Augusto Heleno, diz Moraes

Trama golpista tem início na agenda de Augusto Heleno, diz Moraes

Ministro do STF argumenta que anotações manuais e documentos apreendidos provam a existência de um plano de golpe de Estado.
L
Praça Marise Castiel, no bairro Alphaville, é entregue à comunidade

Praça Marise Castiel, no bairro Alphaville, é entregue à comunidade

Espaço de lazer e esporte homenageia educadora e soma-se às mais de 35 praças revitalizadas em Porto Velho em 2025.
L
Prefeitura de Porto Velho oferece acolhimento psicológico ao servidor municipal

Prefeitura de Porto Velho oferece acolhimento psicológico ao servidor municipal

Atendimento gratuito busca promover qualidade de vida, equilíbrio emocional e maior produtividade no ambiente de trabalho.
L
Israel assume ataque contra líderes do Hamas em Doha, no Catar

Israel assume ataque contra líderes do Hamas em Doha, no Catar

Explosões foram ouvidas na capital do Catar, local que sedia negociações de cessar-fogo em Gaza.
L
Voto de Alexandre de Moraes mantém delação premiada de Mauro Cid

Voto de Alexandre de Moraes mantém delação premiada de Mauro Cid

O relator do caso no STF defende a validade dos depoimentos de Cid, rebatendo as alegações de cerceamento de defesa feitas pelos advogados.
L
Macron busca novo premiê para a França após queda de governo

Macron busca novo premiê para a França após queda de governo

A renúncia de François Bayrou, motivada por uma derrota em voto de confiança, aprofunda a instabilidade política do país.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.