Fenômenos como o EL Niño e o aquecimento global, tem revelado situações que ajudam a nortear os efeitos da falta de cuidado ambiental do homem com o meio em que vive. Exemplo disso, são objetos encontrados por moradores, nas imediações dos rios do Amazonas, após a seca deles.
O amazonense, identificado nas redes sociais como Lobianchini, tem ficado conhecido do grande público por suas incursões pelo Rio Negro. Na rede social Tik Tok, o morador divulga cenários e coisas inusitadas que costuma encontrar, no que antes era mais uma extensão do curso d’água.

Durante uma atividade de garimpagem, o homem encontrou jogada em meio a sedimento de barro e areia, a embalagem de uma garrafa de Coca Cola. Ele filma a cena e tenta desvendar a origem do frasco. “Embalagem de Coca Cola. Bem diferente”, diz.

Pelo idioma escrito na embalagem, o mais provável é que o refrigerante de origem norte-americana, tenha relação com fábricas do produto na Alemanha. Quanto ao recipiente encontrado? Uma das hipóteses é que ele tenha sido descartado por algum turista estrangeiro, ou jogado de um navio cruzeiro que costuma atracar na capital amazonense.

Não é surpresa o despejo de lixo, principalmente embalagens plásticas descartáveis nos rios da Amazônia pelos próprios moradores. Quem afirmam são as próprias imagens divulgadas pelos amazonenses nas redes sociais. A novidade, neste caso, foi saber que alguns estrangeiros andam tendo a mesma atitude mal-educada. “Pessoal, tem lixo do mundo inteiro aqui na beira desse rio”, lamenta o morador.