QUINTA-FEIRA, 17/04/2025

Tales Naian: O primeiro indígena Cinta Larga graduado em medicina, recém-aprovado no “Mais Médicos”

Filho de pai indígena e mãe Capixaba, Naian teve uma infância mesclada entre os costumes da cidade e da aldeia.

Por Wanglézio Braga - ƒ

Publicado em 

Tales Naian: O primeiro indígena Cinta Larga graduado em medicina, recém-aprovado no “Mais Médicos” - News Rondônia

Nesta quarta-feira (18) celebramos o “Dia do Médico” e o News Rondônia presta uma homenagem a esses profissionais por contar com exclusividade a história do primeiro indígena de Rondônia – Cinta Larga – graduado em medicina da atualidade: Tales Naian Gomes Cinta Larga. Um jovem de 26 anos, diplomado por uma universidade do Paraguai e que alcançou com muito esforço e dedicação ingresso no Programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, e agora luta com o “Revalida”, processo de revalidação dos diplomas de médicos do Brasil.

Tales Naian: O primeiro indígena Cinta Larga graduado em medicina, recém-aprovado no “Mais Médicos” - News Rondônia

Tales Cinta Larga nasceu em Ji-Paraná, interior de Rondônia, no dia 05 de junho de 1997 e em poucas semanas de vida foi levado para viver em Cacoal. Filho de pai indígena e mãe Capixaba, Naian teve uma infância mesclada entre os costumes da cidade e da aldeia. Das mais doces companhias neste período, uma personagem não poderia deixar de ser citada neste relato, a sua avó materna, já falecida, dona Carmelina Gomes.

Tales Naian: O primeiro indígena Cinta Larga graduado em medicina, recém-aprovado no “Mais Médicos” - News Rondônia

Foi dela que Tales recebeu grande incentivo para os estudos, porém, sem perder a essência do seu povo. Dona Carmelina é responsável não somente pelo apoio moral como também por financiá-lo no exterior, pagando as parcelas da faculdade particular. Tarefa que foi dividida posteriormente com o pai de Tales e os próprios parentes.

Tales Naian: O primeiro indígena Cinta Larga graduado em medicina, recém-aprovado no “Mais Médicos” - News Rondônia

Na realidade, Naian é mais um indígena que sofreu ou sofre com a falta de oportunidades no ensino superior por conta do injusto sistema de seleção educacional. A trajetória desse tipo de educação em nosso país, é marcada pela restrição ao grupo privilegiado da população, com evidente exclusão de pessoas indígenas, mesmo com vigência da Constituição Federal de 1988 que garante educação de qualidade e acessível para todos.

EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: É INJUSTA?

No Brasil, os cursos de Medicina são destinados a um grupo privilegiado da população. No censo demográfico de 2010, os brancos representavam 48% da população, sendo constatado, com base na análise dos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019, que os concluintes dos cursos de Medicina eram 67% brancos. Já os indígenas, que somam cerca de 0,4% da população brasileira, eram 0,3% dos concluintes.

Tales Naian: O primeiro indígena Cinta Larga graduado em medicina, recém-aprovado no “Mais Médicos” - News Rondônia

Quando isolamos esse número para Rondônia, a situação piora e entristece. Para se ter noção, nossa reportagem não encontrou nenhum dado junto às classes médicas sobre o número de médicos indígenas no estado, o que comprova que é preciso repensar as políticas de inclusão e em todas as esferas.

AS BARREIRAS

No caso de Tales, sem conseguir uma vaga numa universidade pública no estado, se sentiu obrigado a realizar seu sonho ao mudar para a pequena cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, distante de Cacoal cerca de 2.014 km, cerca de 27 horas de viagem por terra. Naian é mais um indígena que forçosamente excluído do injusto sistema educacional do país.

Longe de casa, da família, da vida na aldeia, Tales por muitas vezes tentou desistir. Mas, as palavras de sua avó ecoavam a todo momento na cabeça afastando os pensamentos de desistência que por ventura surgiam. Além da saudade, o jovem também enfrentou outras barreiras: a do lado cultural e do idioma. Esse último porque não falava espanhol. Para quem não sabe, o nosso vizinho Paraguai possui dois idiomas oficiais – o Espanhol e o Guarani – porém, existem outros dialetos que dificultam a comunicação com os locais. Esses dialetos se misturam à língua falada nos quatro cantos do Paraguai o que dificulta em muito a compreensão entre emissor e receptor.

Tales Naian: O primeiro indígena Cinta Larga graduado em medicina, recém-aprovado no “Mais Médicos” - News Rondônia

Cinta Larga se empenhou, focou nos estudos, ganhou destaque por sua determinação na classe sendo reiteradamente elogiado dentro e fora da sala de aula. Os anos foram passando até que em setembro de 2022, entregou à Universid Politécnica Y Artística – Facultad de Ciencias de la Salud – o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Trabalho obrigatório, entregue à instituição educacional para obtenção do diploma.

Em maio deste ano, o tão sonhado canudo já estava em suas mãos, devidamente assinado e carimbado. Tales tornou-se Médico Cirurgião. Motivo de festa em casa, na aldeia. Mas, o jovem graduado em medicina teria outra barreira caso quisesse atuar no Brasil, realizar o seu sonho central: obter o CRM expedido em terras brasileiras.

Tales Naian: O primeiro indígena Cinta Larga graduado em medicina, recém-aprovado no “Mais Médicos” - News Rondônia

“Meu objetivo sempre foi formar, obter o CRM do Brasil, para poder voltar para a minha aldeia e prestar atendimento lá. E no meu cantinho que quero desenvolver o meu trabalho, ajudando o meu povo, as pessoas que vivem lá. Essas pessoas quase não recebem ajudas. Eu sou testemunha do que eles vivem, do que passam, como são tratados. Quero mudar essa realidade! Quero fazer a diferença! Quero oferecer saúde de qualidade! Isso tudo aliado ao meu conhecimento e agregar com os do meu povo que se vira como pode através da medicina da floresta”, disse.

UM POVO JUDIADO, PORÉM, RESISTENTE

Os povos Cinta Larga ou Cinturão Largo, habitam por muitos anos uma faixa de terra no sudoeste da floresta amazônica, mais precisamente na divisa dos estados de Rondônia e Mato Grosso. Entre um episódio e outro do histórico desse povo, os Cinta Larga foram alvos da cobiça dos seringueiros e garimpeiros. O que provocou a diminuição de sua população. Na década de 60, a estimativa era de 2 mil pessoas. Cerca de 20 anos depois, caiu para 500 indivíduos. Hoje  estima-se em 1.500.

Os problemas relacionados ao desmatamento, a criação de novas cidades, a migração dos indígenas para o ambiente urbano provocou esse esvaziamento. A falta de saneamento básico nas aldeias e acesso a saúde é o que mais dificulta a vida dos Cinta Larga.

NAIAN E A SUA BELA MISSÃO

Foi em melhores condições de vida para os seus ‘pares’ que Tales Cinta Larga seguiu com o plano. Recentemente fez a prova como médico estrangeiro, mesmo dentro do seu país, para inclusão no Programa Mais Médicos. Esta foi a saída que encontrou para conseguir a carteira do RMS, documento para profissional estrangeiro que permite a sua atuação pelo Mais Médicos e tem validade restrita à permanência do profissional no programa. A aprovação dele no programa surgiu após duas provas e um curso realizado na capital federal, Brasília. Na sede do Ministério da Saúde (MS), Naian recebeu instruções valiosas sobre o trabalho que posteriormente seria executado na ‘missão’.

O nosso jovem foi aprovado no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAV), depois da aprovação final, desembarcou em Maués, cidade do interior do Estado do Amazonas, com 225 anos de existência, e população de 66 mil pessoas, para o primeiro trabalho como médico. Por lá, Tales tem recebido destaques pela qualidade no atendimento aos ribeirinhos e aos indígenas. Nas redes sociais, alguns pacientes chegaram a agradecer por suas consultas e ressaltar a sua presença no local.

“Como sempre fui dessa área indígena, eu escolhi Maués para ajudar as comunidades mais carentes, mais afastadas da zona urbana. A cidade tinha vagas, por isso escolhi. Porém, meu objetivo mesmo era Rondônia. Fica pra próxima (…) Aqui tenho trabalhado em parceria com outra colega que me atualizou, ajudou a operar um programa de atendimento. Hoje tenho atendido sozinho no consultório da UBS e faço também visitas aos pacientes em suas casas. Posso dizer que estou muito feliz pela oportunidade. Todos os dias são coisas novas, por isso tenho estudado bastante para absorver a maior quantidade de conhecimento”, ressaltou.

Apesar de chegar a esse momento da profissão, Tales não esconde a saudade de casa e da aldeia. “Eu estava muito acostumado com eles. O jeito de amenizar este sentimento é sempre estar interagindo com outros indígenas. Estou num posto que atende prioritariamente os indígenas, por tanto, sou também o único médico indígena. É uma responsabilidade que exige muito amor, respeito e agilidade”, contou.

QUE VENHA O CRM!

Os planos para obter o CRM, o que chama de projeto parte II, estão em fase de execução. Todos os dias, nos momentos de folga em vez de gastar com lazer como muitos jovens escolhem, ele tem usado para mergulhar nos livros. Horas e horas de estudo, de anotações, de leituras e de vídeos. Rotina que até já se acostumou.

“Não posso, não devo parar. Quero alcançar meu CRM do Brasil e poder voltar pra casa como um legítimo médico brasileiro e atender o meu povo, meu estado”, destaca.

Tales segue na luta. Nas bandas de cá, na vastidão da floresta, os seus parentes congratulam-se pelo tamanho esforço, vibram com a quebra de paradigmas impostos pela sociedade brasileira de que lugar de indígenas é nas aldeias, nas florestas, no mato. Enquanto isso, Tales, o primeiro Cinta Larga devidamente graduado em medicina, comprava: “Lugar de indígena é onde ELE quiser”.

Tales Naian: O primeiro indígena Cinta Larga graduado em medicina, recém-aprovado no “Mais Médicos” - News Rondônia

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Poeta Elizeu Braga: presença em bate-papo com estudantes de Letras Espanhol, Inglês e Português da Unir

Em evento que marcou a reinauguração do clube de contos “Escrevivências”, Elizeu Braga compartilhou suas vivências, poesias e o processo criativo que o conecta às raízes do Baixo Madeira.
L

Governador Marcos Rocha e Luana Rocha anunciam auxílio emergêncial para famílias atingidas por enchentes em Rondônia

Marcos Rocha informou ainda que já encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei que prevê o orçamento para o auxílio e conta com o apoio dos deputados estaduais para aprovação.  
L
O clássico do stop-motion está de volta! "Coraline e o Mundo Secreto" será reexibido no Cine Araújo de Porto Velho

Cine Araújo exibe filme em Sessão Adaptada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Porto Velho Shopping

Programação especial no Cine Araújo oferece ambiente inclusivo para famílias com crianças e adultos no espectro autista
L
Ministério do Turismo cancela cadastro da Hurb após denúncias e empresa é impedida de atuar no setor

Ministério do Turismo cancela cadastro da Hurb após denúncias e empresa é impedida de atuar no setor

Para a Senacon, atuação da empresa é inviável em vários aspectos
L
Prazo para se inscrever em curso gratuito sobre projetos esportivos é estendido até quinta-feira, 17 de abril

Prazo para se inscrever em curso gratuito sobre projetos esportivos é estendido até quinta-feira, 17 de abril

A Rede CT – Capacitação e Transformação fortalece iniciativas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, ampliando o acesso à Lei de Incentivo ao Esporte.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: DigiEx leva imersão transformadora em marketing digital para Rondônia; confira as cidades do evento

Evento promete 10 horas de aprendizado com Mateus Ribeiro e Carla Rodrigues, explorando estratégias para escalar negócios e monetizar conhecimentos.
L

Crise nos supermercados: falta de funcionários trava o setor

Funções como operador de caixa, açougueiro e repositor estão entre as mais difíceis de preencher, afetando o atendimento e o funcionamento das lojas
L
IFRO abre vaga para bolsista colaborador externo na área de Psicologia no Campus São Miguel do Guaporé

IFRO seleciona bolsista externo para atuar em Psicologia no campus de São Miguel do Guaporé

O valor mensal da bolsa é de R$ 1.430,00, para carga horária de 20 horas semanais.
L
Conta de energia elétrica permanecerá sem cobrança extra em março

Governo propõe nova tarifa social de energia que pode beneficiar até 60 milhões de pessoas

A medida prevê isenção total na conta de luz para famílias de baixa renda com consumo mensal de até 80 kWh. A proposta, enviada à Casa Civil em 16 de abril, ainda pode passar por ajustes antes de ser enviada ao Congresso Nacional.
L
Gazin Porto Velho conquista o pentacampeonato Rondoniense com brilho de Digão nos pênaltis

Gazin Porto Velho conquista o pentacampeonato Rondoniense com brilho de Digão nos pênaltis

Com o resultado, o clube iguala o número de títulos do Vilhena Esporte Clube (VEC), segundo maior campeão estadual.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves vota favoravelmente às conclusões da CPI das Reservas Ambientais em Rondônia

Parlamentar elogiou a atuação da Comissão e defendeu a manutenção dos produtores em suas terras.
L
Relatório final da CPI das Reservas é apresentado por Pedro Fernandes e aprovado pelo plenário

Relatório final da CPI das Reservas é apresentado por Pedro Fernandes e aprovado pelo plenário

Investigação conduzida por quase dois anos conclui que decretos que criaram 11 unidades de conservação são nulos e sem embasamento técnico
L
Visto de Duda Salabert é emitido no gênero masculino, contrariando documentos brasileiros

Visto de Duda Salabert é emitido no gênero masculino, contrariando documentos brasileiros

Parlamentar tem todos os documentos brasileiros com gênero feminino
L
José Guedes se desliga do PSDB após décadas de militância e fundação do partido em Rondônia

José Guedes se desliga do PSDB após décadas de militância e fundação do partido em Rondônia

Ex-prefeito de Porto Velho e ex-deputado federal constituinte, José Guedes anunciou oficialmente sua saída do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), legenda da qual foi um dos fundadores em nível nacional, estadual e municipal.
L
Silvia Cristina comemora resultado de pesquisa ao Senado, mas reforça foco no trabalho atual

Silvia Cristina comemora resultado de pesquisa ao Senado, mas reforça foco no trabalho atual

O levantamento, realizado entre 09 e 13 de abril com 1.640 eleitores em 35 municípios de Rondônia, a posiciona com 17,4% das intenções de voto para o Senado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Batida entre carro e moto deixa mulher em estado grave na capital

Batida entre carro e moto deixa mulher em estado grave na capital

De acordo com testemunhas, a mulher que estava de moto teria avançado a preferencial quando foi atropelada pelo carro que seguia na Rui Barbosa.
16
Mulher é presa suspeita de envenenar família com ovo de Páscoa; criança de 7 anos morreu

Mulher é presa suspeita de envenenar família com ovo de Páscoa; criança de 7 anos morreu

O caso resultou na morte de uma criança de 7 anos e deixou duas pessoas em estado grave.
14
Acidentes em rodovias federais causaram mais de 6 mil mortes e 84 mil feridos em 2024, aponta PRF

Acidentes em rodovias federais causaram mais de 6 mil mortes e 84 mil feridos em 2024, aponta PRF

PRF diz que 84,5 mil se feriram em mais de 73 mil sinistros
L

Caminhão da Gazin é alvo de bandidos no Porto Madero

Funcionários da empresa desembarcaram um produto para ser entregue em um dos blocos, e deixaram o baú do veículo trancado. Quando retornaram, o mesmo estava aberto, sendo furtados de dentro uma TV 75 polegadas e uma central de ar.
12
PRF inicia Operação Semana Santa com foco na fiscalização e redução de acidentes nas rodovias federais

PRF inicia Operação Semana Santa com foco na fiscalização e redução de acidentes nas rodovias federais

Serão cinco dias de ações de fiscalização na Semana Santa
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo Federal amplia investimento no programa Cantinhos da Leitur

Serão investidos mais de R$ 16 milhões para atendimento às crianças da educação infantil em 2025.
L
Terminal Rodoviário de Porto Velho vira centro de doações para afetados pela enchente no Baixo Madeira

Terminal Rodoviário de Porto Velho vira centro de doações para afetados pela enchente no Baixo Madeira

Terminal se une à corrente de solidariedade e recebe doações para comunidades atingidas pelas inundações.
L
Governo de RO entrega sistema de abastecimento e muda a realidade de moradores de União Bandeirantes

Governo de RO entrega sistema de abastecimento e muda a realidade de moradores de União Bandeirantes

Iniciada em 2014, a obra foi paralisada em 2018 para ajustes contratuais e só foi retomada em 2021, após esforços do governo do estado para destravar burocracias.
L

Jaru: Inscrições para o 1º Garota e Garoto Barco Cross se encerram na próxima terça-feira, 22

O prazo final para as inscrições no concurso Garota e Garoto Barco Cross está marcado para a próxima terça-feira, 22.
L

Prefeitura de Jaru realiza confraternização de Páscoa para crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A equipe da Semdes organizou brincadeiras, música, lanches e muita diversão para os participantes. No final da confraternização, também foram distribuídas cestas com chocolates e doces.
L

Explosão de afastamentos por saúde mental no trabalho acende alerta nas empresas

Brasil registra aumento de 134% nos afastamentos por transtornos psicológicos; especialistas apontam urgência em políticas de bem-estar corporativo
L
Amazônia

Pesquisadores estudam riscos ambientais para botos e tucuxis na Amazônia

A expedição percorreu mais de 1.000 km de rios, lagos e igarapés da região do Médio Solimões; Sea Shepherd Brasil reforça missão para proteger mamíferos aquáticos
L

Projetos desenvolvidos na Atenção Básica de Saúde em Jaru são destaques durante evento em Porto Velho

O evento reuniu experiências bem-sucedidas de diversos municípios do estado.
L

Prefeitura de Jaru promove capacitação para prevenção da Doença de Chagas

A infecção é provocada pelo protozoário Trypanosoma Cruzi, transmitido principalmente por insetos popularmente conhecidos como Barbeiro. 
L
Médico é desligado de UPA após ser flagrado navegando na internet procurando bicicletas e suplementos durante atendimento

Médico é desligado de UPA após ser flagrado navegando na internet procurando bicicletas e suplementos durante atendimento

O registro foi feito em vídeo e divulgado nas redes sociais, gerando ampla repercussão.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.