QUARTA-FEIRA, 14/01/2026

Em destaque

Tales Naian: O primeiro indígena Cinta Larga graduado em medicina, recém-aprovado no “Mais Médicos”

Filho de pai indígena e mãe Capixaba, Naian teve uma infância mesclada entre os costumes da cidade e da aldeia.

Por Wanglézio Braga - ƒ

Publicado em 

Nesta quarta-feira (18) celebramos o “Dia do Médico” e o News Rondônia presta uma homenagem a esses profissionais por contar com exclusividade a história do primeiro indígena de Rondônia – Cinta Larga – graduado em medicina da atualidade: Tales Naian Gomes Cinta Larga. Um jovem de 26 anos, diplomado por uma universidade do Paraguai e que alcançou com muito esforço e dedicação ingresso no Programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, e agora luta com o “Revalida”, processo de revalidação dos diplomas de médicos do Brasil.

Tales Cinta Larga nasceu em Ji-Paraná, interior de Rondônia, no dia 05 de junho de 1997 e em poucas semanas de vida foi levado para viver em Cacoal. Filho de pai indígena e mãe Capixaba, Naian teve uma infância mesclada entre os costumes da cidade e da aldeia. Das mais doces companhias neste período, uma personagem não poderia deixar de ser citada neste relato, a sua avó materna, já falecida, dona Carmelina Gomes.

Foi dela que Tales recebeu grande incentivo para os estudos, porém, sem perder a essência do seu povo. Dona Carmelina é responsável não somente pelo apoio moral como também por financiá-lo no exterior, pagando as parcelas da faculdade particular. Tarefa que foi dividida posteriormente com o pai de Tales e os próprios parentes.

Na realidade, Naian é mais um indígena que sofreu ou sofre com a falta de oportunidades no ensino superior por conta do injusto sistema de seleção educacional. A trajetória desse tipo de educação em nosso país, é marcada pela restrição ao grupo privilegiado da população, com evidente exclusão de pessoas indígenas, mesmo com vigência da Constituição Federal de 1988 que garante educação de qualidade e acessível para todos.

EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: É INJUSTA?

No Brasil, os cursos de Medicina são destinados a um grupo privilegiado da população. No censo demográfico de 2010, os brancos representavam 48% da população, sendo constatado, com base na análise dos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019, que os concluintes dos cursos de Medicina eram 67% brancos. Já os indígenas, que somam cerca de 0,4% da população brasileira, eram 0,3% dos concluintes.

Quando isolamos esse número para Rondônia, a situação piora e entristece. Para se ter noção, nossa reportagem não encontrou nenhum dado junto às classes médicas sobre o número de médicos indígenas no estado, o que comprova que é preciso repensar as políticas de inclusão e em todas as esferas.

AS BARREIRAS

No caso de Tales, sem conseguir uma vaga numa universidade pública no estado, se sentiu obrigado a realizar seu sonho ao mudar para a pequena cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, distante de Cacoal cerca de 2.014 km, cerca de 27 horas de viagem por terra. Naian é mais um indígena que forçosamente excluído do injusto sistema educacional do país.

Longe de casa, da família, da vida na aldeia, Tales por muitas vezes tentou desistir. Mas, as palavras de sua avó ecoavam a todo momento na cabeça afastando os pensamentos de desistência que por ventura surgiam. Além da saudade, o jovem também enfrentou outras barreiras: a do lado cultural e do idioma. Esse último porque não falava espanhol. Para quem não sabe, o nosso vizinho Paraguai possui dois idiomas oficiais – o Espanhol e o Guarani – porém, existem outros dialetos que dificultam a comunicação com os locais. Esses dialetos se misturam à língua falada nos quatro cantos do Paraguai o que dificulta em muito a compreensão entre emissor e receptor.

Cinta Larga se empenhou, focou nos estudos, ganhou destaque por sua determinação na classe sendo reiteradamente elogiado dentro e fora da sala de aula. Os anos foram passando até que em setembro de 2022, entregou à Universid Politécnica Y Artística – Facultad de Ciencias de la Salud – o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Trabalho obrigatório, entregue à instituição educacional para obtenção do diploma.

Em maio deste ano, o tão sonhado canudo já estava em suas mãos, devidamente assinado e carimbado. Tales tornou-se Médico Cirurgião. Motivo de festa em casa, na aldeia. Mas, o jovem graduado em medicina teria outra barreira caso quisesse atuar no Brasil, realizar o seu sonho central: obter o CRM expedido em terras brasileiras.

“Meu objetivo sempre foi formar, obter o CRM do Brasil, para poder voltar para a minha aldeia e prestar atendimento lá. E no meu cantinho que quero desenvolver o meu trabalho, ajudando o meu povo, as pessoas que vivem lá. Essas pessoas quase não recebem ajudas. Eu sou testemunha do que eles vivem, do que passam, como são tratados. Quero mudar essa realidade! Quero fazer a diferença! Quero oferecer saúde de qualidade! Isso tudo aliado ao meu conhecimento e agregar com os do meu povo que se vira como pode através da medicina da floresta”, disse.

UM POVO JUDIADO, PORÉM, RESISTENTE

Os povos Cinta Larga ou Cinturão Largo, habitam por muitos anos uma faixa de terra no sudoeste da floresta amazônica, mais precisamente na divisa dos estados de Rondônia e Mato Grosso. Entre um episódio e outro do histórico desse povo, os Cinta Larga foram alvos da cobiça dos seringueiros e garimpeiros. O que provocou a diminuição de sua população. Na década de 60, a estimativa era de 2 mil pessoas. Cerca de 20 anos depois, caiu para 500 indivíduos. Hoje  estima-se em 1.500.

Os problemas relacionados ao desmatamento, a criação de novas cidades, a migração dos indígenas para o ambiente urbano provocou esse esvaziamento. A falta de saneamento básico nas aldeias e acesso a saúde é o que mais dificulta a vida dos Cinta Larga.

NAIAN E A SUA BELA MISSÃO

Foi em melhores condições de vida para os seus ‘pares’ que Tales Cinta Larga seguiu com o plano. Recentemente fez a prova como médico estrangeiro, mesmo dentro do seu país, para inclusão no Programa Mais Médicos. Esta foi a saída que encontrou para conseguir a carteira do RMS, documento para profissional estrangeiro que permite a sua atuação pelo Mais Médicos e tem validade restrita à permanência do profissional no programa. A aprovação dele no programa surgiu após duas provas e um curso realizado na capital federal, Brasília. Na sede do Ministério da Saúde (MS), Naian recebeu instruções valiosas sobre o trabalho que posteriormente seria executado na ‘missão’.

O nosso jovem foi aprovado no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAV), depois da aprovação final, desembarcou em Maués, cidade do interior do Estado do Amazonas, com 225 anos de existência, e população de 66 mil pessoas, para o primeiro trabalho como médico. Por lá, Tales tem recebido destaques pela qualidade no atendimento aos ribeirinhos e aos indígenas. Nas redes sociais, alguns pacientes chegaram a agradecer por suas consultas e ressaltar a sua presença no local.

“Como sempre fui dessa área indígena, eu escolhi Maués para ajudar as comunidades mais carentes, mais afastadas da zona urbana. A cidade tinha vagas, por isso escolhi. Porém, meu objetivo mesmo era Rondônia. Fica pra próxima (…) Aqui tenho trabalhado em parceria com outra colega que me atualizou, ajudou a operar um programa de atendimento. Hoje tenho atendido sozinho no consultório da UBS e faço também visitas aos pacientes em suas casas. Posso dizer que estou muito feliz pela oportunidade. Todos os dias são coisas novas, por isso tenho estudado bastante para absorver a maior quantidade de conhecimento”, ressaltou.

Apesar de chegar a esse momento da profissão, Tales não esconde a saudade de casa e da aldeia. “Eu estava muito acostumado com eles. O jeito de amenizar este sentimento é sempre estar interagindo com outros indígenas. Estou num posto que atende prioritariamente os indígenas, por tanto, sou também o único médico indígena. É uma responsabilidade que exige muito amor, respeito e agilidade”, contou.

QUE VENHA O CRM!

Os planos para obter o CRM, o que chama de projeto parte II, estão em fase de execução. Todos os dias, nos momentos de folga em vez de gastar com lazer como muitos jovens escolhem, ele tem usado para mergulhar nos livros. Horas e horas de estudo, de anotações, de leituras e de vídeos. Rotina que até já se acostumou.

“Não posso, não devo parar. Quero alcançar meu CRM do Brasil e poder voltar pra casa como um legítimo médico brasileiro e atender o meu povo, meu estado”, destaca.

Tales segue na luta. Nas bandas de cá, na vastidão da floresta, os seus parentes congratulam-se pelo tamanho esforço, vibram com a quebra de paradigmas impostos pela sociedade brasileira de que lugar de indígenas é nas aldeias, nas florestas, no mato. Enquanto isso, Tales, o primeiro Cinta Larga devidamente graduado em medicina, comprava: “Lugar de indígena é onde ELE quiser”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Defeso do caranguejo uçá começa no próximo dia 18

Defeso do caranguejo uçá começa no próximo dia 18

A proibição da captura e venda da espécie abrange 11 estados brasileiros e segue o calendário da andada reprodutiva, podendo ser estendida até o dia 22 de abril.
L

Internauta Devanio dos Santos revela fonte de água cristalina em Ouro Preto do Oeste: “Aqui é nossa Rondônia”

Vídeo gravado na Linha 12 do 81 mostra nascente limpa brotando à beira da estrada e desperta orgulho pela riqueza natural e preservação ambiental do estado
L
Horóscopo de terça-feira (13/1): diálogo e ajustes ganham força

Horóscopo de quarta-feira (14/1): equilíbrio emocional em destaque

Previsões para quarta-feira, 14 de janeiro de 2026, indicam um dia favorável a decisões ponderadas, ajustes internos e fortalecimento das relações.
L

A diplomaquiagem internacional natimorta – II

A escalada do poder hegemônico, a erosão das liberdades e a instrumentalização da diplomacia aprofundam desigualdades, fragilizam Estados e empurram nações em desenvolvimento para cenários de cinzas, miséria e dependência.
L

A diplomaquiagem internacional natimorta I

A força avassaladora do capital e a erosão do multilateralismo expõem uma ordem internacional desequilibrada, onde interesses econômicos se sobrepõem à justiça, à paz e à soberania dos povos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Eliezil Borges Cardoso

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de Eliezil Borges Cardoso, ocorrido em 13 de janeiro de 2026, em Porto Velho/RO, cidade onde nasceu em 17 de maio de 1964 e construiu toda a sua história.
L

Wellington César Lima e Silva assume Ministério da Justiça no governo Lula

Advogado-geral da Petrobras foi escolhido por Lula após saída de Ricardo Lewandowski; nomeação será publicada no Diário Oficial.
L

Frigoríficos de RO avançam e entram na rota de exportação de carne para o Vietnã, anuncia MAPA

Dois frigoríficos de Rondônia foram autorizados a vender carne bovina ao Vietnã, elevando para oito o número de plantas brasileiras aptas ao mercado asiático.
L
Ministério da Educação avalia impacto de um ano da restrição de celulares nas escolas

Ministério da Educação avalia impacto de um ano da restrição de celulares nas escolas

O MEC anunciou uma pesquisa nacional para medir os efeitos pedagógicos e sociais da lei federal que limita o uso de aparelhos eletrônicos por estudantes em todo o país.
L
Governo de RO mantém vacinação contra gripe e reforça que variante da Influenza A não altera sintomas

Governo de RO mantém vacinação contra gripe e reforça que variante da Influenza A não altera sintomas

Estado intensifica vigilância epidemiológica e mantém campanha de vacinação contra a gripe após identificação do subclado K da Influenza A no Brasil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Nacional Unificado têm até esta segunda-feira para contestar análise de formação acadêmica no portal oficial do governo federal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Taíssa Sousa destina R$ 1,6 milhão para fortalecer a educação em Guajará-Mirim

Deputada Taíssa Sousa destina R$ 1,6 milhão para fortalecer a educação em Guajará-Mirim

Recursos empenhados pela deputada serão aplicados em reformas, construções e aquisição de materiais em sete escolas de Guajará-Mirim
L

Haddad sobre caso Banco Master: “Podemos estar diante da maior fraude bancária da história do país”

Ministro da Fazenda alerta para gravidade do caso, defende rigor nas apurações e diz que governo acompanha de perto os impactos para o sistema financeiro e o Fundo Garantidor de Créditos.
L
Assembleia Legislativa inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show

Assembleia Legislativa inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show

Alero define estrutura, cronograma e ações institucionais para atuação do Poder Legislativo durante a Rondônia Rural Show 2026, em Ji-Paraná.
L
Assessoria de Coronel Chrisóstomo se reúne com lideranças da Resex Rio Pacaás Novos

Assessoria de Coronel Chrisóstomo se reúne com lideranças da Resex Rio Pacaás Novos

Reunião em Guajará-Mirim reuniu comunidades para apresentar demandas e fortalecer o diálogo com o mandato do deputado Coronel Chrisóstomo.
L
Gislaine Lebrinha garante R$ 350 mil para centro de convivência de agentes de saúde em Seringueiras

Gislaine Lebrinha garante R$ 350 mil para centro de convivência de agentes de saúde em Seringueiras

Recurso destinado por indicação da deputada Gislaine Lebrinha, a pedido da vereadora Jéssica da Saúde, visa fortalecer a atenção básica e oferecer melhores condições de trabalho.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM do 5º Batalhão prende suspeitos por tráfico de drogas no bairro Teixeirão

PM do 5º Batalhão prende suspeitos por tráfico de drogas no bairro Teixeirão

Ação ocorreu após denúncia anônima e resultou na apreensão de drogas, dinheiro e materiais usados no tráfico, na zona Leste de Porto Velho.
10
BPTRAN apreende motocicleta com sinais de adulteração na zona Leste

BPTRAN apreende motocicleta com sinais de adulteração na zona Leste

Veículo foi localizado durante a Operação Maximus após informações do Núcleo de Inteligência.
10
PF deflagra Operação Murtinho contra garimpo ilegal em Guajará-Mirim

PF deflagra Operação Murtinho contra garimpo ilegal em Guajará-Mirim

Operação apura crimes de usurpação de bens da União e danos ambientais, com cumprimento de mandados de busca e apreensão em Rondônia.
10
Polícia prende casal por tráfico de drogas no bairro Teixeirão

Polícia prende casal por tráfico de drogas no bairro Teixeirão

Ação do 5º Batalhão, comandada pelo sargento Debriê, resultou na apreensão de drogas, dinheiro e equipamentos em ponto de venda.
10
Ciclista é atropelado por carro na Jorge Teixeira

Ciclista é atropelado por carro na Jorge Teixeira

Um ciclista ficou gravemente ferido após ser atropelado por um carro no cruzamento das Avenidas Jorge Teixeira e Carlos Gomes, em Porto Velho, com acionamento do resgate.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Butantan recruta idosos para testes da vacina da dengue

Butantan recruta idosos para testes da vacina da dengue

O Instituto Butantan busca 767 voluntários entre 60 e 79 anos para validar a segurança e a resposta imunológica do imunizante Butantan-DV nesta faixa etária.
L
Turismo brasileiro registra faturamento recorde em 2025

Turismo brasileiro registra faturamento recorde em 2025

O setor turístico nacional alcançou a marca histórica de 185 bilhões de reais entre janeiro e outubro, impulsionado pelo transporte aéreo e pelo segmento de hospedagem.
L
Expansão do ICE sob Trump gera onda de protestos nos EUA

Expansão do ICE sob Trump gera onda de protestos nos EUA

A agência de imigração triplicou seu orçamento e intensificou operações em bairros residenciais, resultando na morte de uma cidadã estadunidense e em uma crise social.
L
Venda de automóveis e comerciais leves cresce 2,58% em 2025

Venda de automóveis e comerciais leves cresce 2,58% em 2025

Os números divulgados pela Fenabrave nesta terça-feira mostram que o setor encerrou o ano com mais de 2,5 milhões de unidades emplacadas em todo o país.
L

Em algum lugar da Amazônia – A majestosa

Entre trilhas fechadas pela mata e a luz tímida da poronga, o seringueiro repete um ritual antigo, extraindo gota a gota o látex da seringueira que garante sustento, dignidade e resistência na floresta.
L

Em algum lugar da Amazônia – A cabine indevassável

Entre a barbárie institucional e o esvaziamento ético da democracia
L
Corte do Rei Momo 2026

Corte do Rei Momo 2026

Funcultural inicia processo para contratação de artistas e foliões da Corte do Rei Momo, com envio de documentação por e-mail e regras previstas em lei.
L
Prefeitura de Jaru: manutenção do asfalto avança em quatro setores

Prefeitura de Jaru: manutenção do asfalto avança em quatro setores

A Prefeitura de Jaru realiza reparos e conservação das vias nos setores 01, 02, 05 e 06, garantindo segurança e melhor trafegabilidade para moradores.
L
Polícia Federal deflagra operação contra o garimpo ilegal na fronteira

Polícia Federal deflagra operação contra o garimpo ilegal na fronteira

A ação integrada destruiu dragas clandestinas nos rios Mamoré e Madeira, resultando em prisões e na apreensão de materiais poluentes na região entre Brasil e Bolívia.
10
Prefeitura de Jaru: editais convocam aprovados em concurso e seletivo

Prefeitura de Jaru: editais convocam aprovados em concurso e seletivo

A Prefeitura de Jaru publicou editais de convocação para aprovados em concurso público e processo seletivo, abrangendo cargos administrativos, de saúde e infraestrutura.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.