QUINTA-FEIRA, 04/09/2025
Publicidade
SICRED

Tales Naian: O primeiro indígena Cinta Larga graduado em medicina, recém-aprovado no “Mais Médicos”

Filho de pai indígena e mãe Capixaba, Naian teve uma infância mesclada entre os costumes da cidade e da aldeia.

Por Wanglézio Braga - ƒ

Publicado em 

Tales Naian: O primeiro indígena Cinta Larga graduado em medicina, recém-aprovado no “Mais Médicos” - News Rondônia

Nesta quarta-feira (18) celebramos o “Dia do Médico” e o News Rondônia presta uma homenagem a esses profissionais por contar com exclusividade a história do primeiro indígena de Rondônia – Cinta Larga – graduado em medicina da atualidade: Tales Naian Gomes Cinta Larga. Um jovem de 26 anos, diplomado por uma universidade do Paraguai e que alcançou com muito esforço e dedicação ingresso no Programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, e agora luta com o “Revalida”, processo de revalidação dos diplomas de médicos do Brasil.

Tales Naian: O primeiro indígena Cinta Larga graduado em medicina, recém-aprovado no “Mais Médicos” - News Rondônia

Tales Cinta Larga nasceu em Ji-Paraná, interior de Rondônia, no dia 05 de junho de 1997 e em poucas semanas de vida foi levado para viver em Cacoal. Filho de pai indígena e mãe Capixaba, Naian teve uma infância mesclada entre os costumes da cidade e da aldeia. Das mais doces companhias neste período, uma personagem não poderia deixar de ser citada neste relato, a sua avó materna, já falecida, dona Carmelina Gomes.

Tales Naian: O primeiro indígena Cinta Larga graduado em medicina, recém-aprovado no “Mais Médicos” - News Rondônia

Foi dela que Tales recebeu grande incentivo para os estudos, porém, sem perder a essência do seu povo. Dona Carmelina é responsável não somente pelo apoio moral como também por financiá-lo no exterior, pagando as parcelas da faculdade particular. Tarefa que foi dividida posteriormente com o pai de Tales e os próprios parentes.

Tales Naian: O primeiro indígena Cinta Larga graduado em medicina, recém-aprovado no “Mais Médicos” - News Rondônia

Na realidade, Naian é mais um indígena que sofreu ou sofre com a falta de oportunidades no ensino superior por conta do injusto sistema de seleção educacional. A trajetória desse tipo de educação em nosso país, é marcada pela restrição ao grupo privilegiado da população, com evidente exclusão de pessoas indígenas, mesmo com vigência da Constituição Federal de 1988 que garante educação de qualidade e acessível para todos.

EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: É INJUSTA?

No Brasil, os cursos de Medicina são destinados a um grupo privilegiado da população. No censo demográfico de 2010, os brancos representavam 48% da população, sendo constatado, com base na análise dos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019, que os concluintes dos cursos de Medicina eram 67% brancos. Já os indígenas, que somam cerca de 0,4% da população brasileira, eram 0,3% dos concluintes.

Tales Naian: O primeiro indígena Cinta Larga graduado em medicina, recém-aprovado no “Mais Médicos” - News Rondônia

Quando isolamos esse número para Rondônia, a situação piora e entristece. Para se ter noção, nossa reportagem não encontrou nenhum dado junto às classes médicas sobre o número de médicos indígenas no estado, o que comprova que é preciso repensar as políticas de inclusão e em todas as esferas.

AS BARREIRAS

No caso de Tales, sem conseguir uma vaga numa universidade pública no estado, se sentiu obrigado a realizar seu sonho ao mudar para a pequena cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, distante de Cacoal cerca de 2.014 km, cerca de 27 horas de viagem por terra. Naian é mais um indígena que forçosamente excluído do injusto sistema educacional do país.

Longe de casa, da família, da vida na aldeia, Tales por muitas vezes tentou desistir. Mas, as palavras de sua avó ecoavam a todo momento na cabeça afastando os pensamentos de desistência que por ventura surgiam. Além da saudade, o jovem também enfrentou outras barreiras: a do lado cultural e do idioma. Esse último porque não falava espanhol. Para quem não sabe, o nosso vizinho Paraguai possui dois idiomas oficiais – o Espanhol e o Guarani – porém, existem outros dialetos que dificultam a comunicação com os locais. Esses dialetos se misturam à língua falada nos quatro cantos do Paraguai o que dificulta em muito a compreensão entre emissor e receptor.

Tales Naian: O primeiro indígena Cinta Larga graduado em medicina, recém-aprovado no “Mais Médicos” - News Rondônia

Cinta Larga se empenhou, focou nos estudos, ganhou destaque por sua determinação na classe sendo reiteradamente elogiado dentro e fora da sala de aula. Os anos foram passando até que em setembro de 2022, entregou à Universid Politécnica Y Artística – Facultad de Ciencias de la Salud – o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Trabalho obrigatório, entregue à instituição educacional para obtenção do diploma.

Em maio deste ano, o tão sonhado canudo já estava em suas mãos, devidamente assinado e carimbado. Tales tornou-se Médico Cirurgião. Motivo de festa em casa, na aldeia. Mas, o jovem graduado em medicina teria outra barreira caso quisesse atuar no Brasil, realizar o seu sonho central: obter o CRM expedido em terras brasileiras.

Tales Naian: O primeiro indígena Cinta Larga graduado em medicina, recém-aprovado no “Mais Médicos” - News Rondônia

“Meu objetivo sempre foi formar, obter o CRM do Brasil, para poder voltar para a minha aldeia e prestar atendimento lá. E no meu cantinho que quero desenvolver o meu trabalho, ajudando o meu povo, as pessoas que vivem lá. Essas pessoas quase não recebem ajudas. Eu sou testemunha do que eles vivem, do que passam, como são tratados. Quero mudar essa realidade! Quero fazer a diferença! Quero oferecer saúde de qualidade! Isso tudo aliado ao meu conhecimento e agregar com os do meu povo que se vira como pode através da medicina da floresta”, disse.

UM POVO JUDIADO, PORÉM, RESISTENTE

Os povos Cinta Larga ou Cinturão Largo, habitam por muitos anos uma faixa de terra no sudoeste da floresta amazônica, mais precisamente na divisa dos estados de Rondônia e Mato Grosso. Entre um episódio e outro do histórico desse povo, os Cinta Larga foram alvos da cobiça dos seringueiros e garimpeiros. O que provocou a diminuição de sua população. Na década de 60, a estimativa era de 2 mil pessoas. Cerca de 20 anos depois, caiu para 500 indivíduos. Hoje  estima-se em 1.500.

Os problemas relacionados ao desmatamento, a criação de novas cidades, a migração dos indígenas para o ambiente urbano provocou esse esvaziamento. A falta de saneamento básico nas aldeias e acesso a saúde é o que mais dificulta a vida dos Cinta Larga.

NAIAN E A SUA BELA MISSÃO

Foi em melhores condições de vida para os seus ‘pares’ que Tales Cinta Larga seguiu com o plano. Recentemente fez a prova como médico estrangeiro, mesmo dentro do seu país, para inclusão no Programa Mais Médicos. Esta foi a saída que encontrou para conseguir a carteira do RMS, documento para profissional estrangeiro que permite a sua atuação pelo Mais Médicos e tem validade restrita à permanência do profissional no programa. A aprovação dele no programa surgiu após duas provas e um curso realizado na capital federal, Brasília. Na sede do Ministério da Saúde (MS), Naian recebeu instruções valiosas sobre o trabalho que posteriormente seria executado na ‘missão’.

O nosso jovem foi aprovado no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAV), depois da aprovação final, desembarcou em Maués, cidade do interior do Estado do Amazonas, com 225 anos de existência, e população de 66 mil pessoas, para o primeiro trabalho como médico. Por lá, Tales tem recebido destaques pela qualidade no atendimento aos ribeirinhos e aos indígenas. Nas redes sociais, alguns pacientes chegaram a agradecer por suas consultas e ressaltar a sua presença no local.

“Como sempre fui dessa área indígena, eu escolhi Maués para ajudar as comunidades mais carentes, mais afastadas da zona urbana. A cidade tinha vagas, por isso escolhi. Porém, meu objetivo mesmo era Rondônia. Fica pra próxima (…) Aqui tenho trabalhado em parceria com outra colega que me atualizou, ajudou a operar um programa de atendimento. Hoje tenho atendido sozinho no consultório da UBS e faço também visitas aos pacientes em suas casas. Posso dizer que estou muito feliz pela oportunidade. Todos os dias são coisas novas, por isso tenho estudado bastante para absorver a maior quantidade de conhecimento”, ressaltou.

Apesar de chegar a esse momento da profissão, Tales não esconde a saudade de casa e da aldeia. “Eu estava muito acostumado com eles. O jeito de amenizar este sentimento é sempre estar interagindo com outros indígenas. Estou num posto que atende prioritariamente os indígenas, por tanto, sou também o único médico indígena. É uma responsabilidade que exige muito amor, respeito e agilidade”, contou.

QUE VENHA O CRM!

Os planos para obter o CRM, o que chama de projeto parte II, estão em fase de execução. Todos os dias, nos momentos de folga em vez de gastar com lazer como muitos jovens escolhem, ele tem usado para mergulhar nos livros. Horas e horas de estudo, de anotações, de leituras e de vídeos. Rotina que até já se acostumou.

“Não posso, não devo parar. Quero alcançar meu CRM do Brasil e poder voltar pra casa como um legítimo médico brasileiro e atender o meu povo, meu estado”, destaca.

Tales segue na luta. Nas bandas de cá, na vastidão da floresta, os seus parentes congratulam-se pelo tamanho esforço, vibram com a quebra de paradigmas impostos pela sociedade brasileira de que lugar de indígenas é nas aldeias, nas florestas, no mato. Enquanto isso, Tales, o primeiro Cinta Larga devidamente graduado em medicina, comprava: “Lugar de indígena é onde ELE quiser”.

Tales Naian: O primeiro indígena Cinta Larga graduado em medicina, recém-aprovado no “Mais Médicos” - News Rondônia

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prêmio MPRO de Jornalismo abre inscrições na próxima semana

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) anuncia a 14ª edição de seu Prêmio MPRO de Jornalismo, com inscrições abertas a partir de 9 de setembro
L
Internautas participam e Agenda News revela vencedora da semana no sorteio do Peixinn Restaurante

Internautas participam e Agenda News revela vencedora da semana no sorteio do Peixinn Restaurante

Com pratos premiados e tradição regional, sorteio semanal leva internautas a viverem uma experiência gastronômica inesquecível.
L
CGU abre 40 processos contra descontos ilegais em pensões do INSS

CGU abre 40 processos contra descontos ilegais em pensões do INSS

Medida busca responsabilizar 38 entidades e três empresas suspeitas de cobrar indevidamente mensalidades de aposentados.
L
Itaipu anuncia mais R$ 83 milhões para projetos sociais e ambientais

Itaipu anuncia mais R$ 83 milhões para projetos sociais e ambientais

Nova chamada do edital Itaipu Mais que Energia beneficia 330 entidades em 167 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul.
L
Grupo Tortura Nunca Mais pode perder sede no Rio de Janeiro

Grupo Tortura Nunca Mais pode perder sede no Rio de Janeiro

O movimento social teme a desapropriação do imóvel em Botafogo, incluído em uma lista de alienação do governo estadual.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Comissão do Congresso aprova tarifa social de energia elétrica

Comissão do Congresso aprova tarifa social de energia elétrica

Proposta da MP 1300/25 isenta famílias de baixa renda do pagamento da conta de luz em casos de baixo consumo.
L
Horóscopo de quinta-feira 04/09/2025: A importância da disciplina, da organização e do foco

Horóscopo de quinta-feira 04/09/2025: A importância da disciplina, da organização e do foco

A Lua em Leão traz entusiasmo, carisma e desejo de reconhecimento. O equilíbrio entre praticidade e criatividade será o segredo para um dia mais produtivo e leve.
L
Empresários asiáticos participam de recepção a governador chileno em Rondônia

Empresários asiáticos participam de recepção a governador chileno em Rondônia

Encontro no Palácio Rio Madeira reforçou cooperação internacional e integração pelo Corredor Bioceânico.
L

In Foco | Entrevista Odaisa Fernandes

Nesta quarta, às 15h, no In Foco Podcast: Odaisa Fernandes, a única vice-governadora da história de Rondônia, fala sobre sua trajetória de superação e pioneirismo na política. Imperdível!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Candidatos selecionados atuarão no sistema público de saúde da capital, com contrato emergencial de dois anos
L
Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Oportunidades estão distribuídas em 19 cidades, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena; comércio concentra a maior parte das vagas.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Chamada é para candidatos dos programas “Unidos pela Educação” e “Unidos pela Educação Inclusiva”; assinatura do termo ocorre de 1º a 5 de setembro.
L
CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

A Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora do Concurso Nacional Unificado, publicou a homologação das inscrições de autodeclarados negros, indígenas, quilombolas e PCDs, além de pedidos de atendimento especial.
L

POLÍTICA

Hospital de Urupá recebe R$ 300 mil em medicamentos por meio de emenda da deputada Cláudia de Jesus

Recurso de emenda parlamentar reforça o atendimento no Hospital Jorge Cardoso de Sá.
L
Dra. Taíssa celebra início da topografia para drenagem da avenida Antônio Correia da Costa em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa celebra início da topografia para drenagem da avenida Antônio Correia da Costa em Guajará-Mirim

Projeto do DER, solicitado pela deputada, marca o começo da recuperação da antiga ciclovia, trazendo esperança e qualidade de vida à população.
L
Dra. Taíssa comemora fase final da pavimentação da RO-420 em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Dra. Taíssa comemora fase final da pavimentação da RO-420 em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Obra histórica, viabilizada por emenda de R$ 2 milhões, promete desenvolvimento, segurança e melhoria da qualidade de vida para a comunidade local.
L
Dra. Taíssa comemora início do bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim

Dra. Taíssa comemora início do bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim

Obra viabilizada pela Indicação Parlamentar 9688/24 valoriza a cultura local e envolve trabalho de apenados na produção dos blocos.
L
Dra. Taíssa destina R$ 700 mil para caminhão que fortalecerá produção rural em Nova Dimensão

Dra. Taíssa destina R$ 700 mil para caminhão que fortalecerá produção rural em Nova Dimensão

Recurso garantiu a compra de um Caminhão Truck Graneleiro para a ASPRUNH; entrega será neste sábado, 6 de setembro, em Nova Dimensão.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista faz conversão em local proibido e causa grave acidente com duas vítimas na Calama

VÍDEO: Motorista faz conversão em local proibido e causa grave acidente com duas vítimas na Calama

Imagens de uma câmera de monitoramento registraram quando a condutora do carro diminui a velocidade para fazer conversão em um local com faixa continua, em seguida, atinge a moto ocupada por dois homens que fazia a ultrapassagem na contramão.
14
Homem é esfaqueado após tentar matar casal dentro da UPA em reforma na zona leste

Homem é esfaqueado após tentar matar casal dentro da UPA em reforma na zona leste

Segundo a PM, o casal estava em frente a UPA, quando Matheus chegou armado com uma faca e tentou furar a jovem, momento que o marido dela reagiu, entrando em luta corporal com o criminoso.
16
Foragido com dois mandados de prisão é preso pelo BOPE na zona sul de Porto Velho

Foragido com dois mandados de prisão é preso pelo BOPE na zona sul de Porto Velho

A captura ocorreu na Rua Galileu Galilei, bairro Cidade do Lobo, zona sul de Porto Velho.
12
Idoso é preso após furtar queijo e presunto em supermercado de Porto Velho

Idoso é preso após furtar queijo e presunto em supermercado de Porto Velho

Homem de 64 anos foi detido pela PM na Avenida Jatuarana, bairro Caladinho, após ser flagrado tentando sair sem pagar os produtos.
10
Ciclista fica ferido após ser derrubado por carro na Avenida Jatuarana, em Porto Velho

Ciclista fica ferido após ser derrubado por carro na Avenida Jatuarana, em Porto Velho

Acidente aconteceu na noite desta quarta-feira (03) no cruzamento com a Rua Sucupira; vítima foi socorrida pelo Samu e levada à UPA sul.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): G N DE SOUZA SERVICOS DE EVENTOS LTDA

Licença Ambiental de Operação Nº 016.00013.005/2025-SUL
L
Autoridades de Portugal investigam acidente com bondinho

Autoridades de Portugal investigam acidente com bondinho

O popular Elevador da Glória descarrilou em Lisboa, resultando em 17 mortes e 21 feridos.
L
Receita Federal cobrará dados de fintechs retroativamente

Receita Federal cobrará dados de fintechs retroativamente

O secretário Robinson Barreirinhas afirmou que as fintechs deverão fornecer dados de movimentações financeiras desde janeiro.
L
Vendas de veículos têm melhor resultado desde 2014

Vendas de veículos têm melhor resultado desde 2014

Emplacamentos de carros e motos em 2025 superam 3,2 milhões de unidades, com motos liderando o crescimento.
L
Acidente com bondinho em Lisboa deixa 15 mortos

Acidente com bondinho em Lisboa deixa 15 mortos

Tragédia com o Elevador da Glória também deixou 18 feridos; governo de Portugal decretou luto nacional.
L
Anvisa proíbe anel medidor de glicose sem agulha

Anvisa proíbe anel medidor de glicose sem agulha

Agência vetou a venda e o uso de anéis sem comprovação científica que prometiam medir a glicose e outras funções do corpo.
L
Desmatamento na Amazônia é medido por pesquisadores da USP

Desmatamento na Amazônia é medido por pesquisadores da USP

Estudo inédito avalia o impacto de 35 anos de desmatamento e mudanças climáticas na temperatura e nas chuvas do bioma.
L
Ex-presidente do Peru Alejandro Toledo é condenado a 13 anos de prisão

Ex-presidente do Peru Alejandro Toledo é condenado a 13 anos de prisão

Justiça peruana impôs a pena por lavagem de dinheiro em segunda sentença contra o ex-líder.
L
Corte de financiamento a Harvard é ilegal, decide juíza

Corte de financiamento a Harvard é ilegal, decide juíza

Decisão judicial impede o governo de Trump de suspender US$ 2,2 bilhões em subsídios de pesquisa para a universidade.
L
Deputado Mendonça Filho será o relator da PEC da Segurança Pública

Deputado Mendonça Filho será o relator da PEC da Segurança Pública

O presidente da Câmara, Hugo Motta, anunciou o nome do parlamentar para o cargo na comissão especial que vai analisar o projeto que foi enviado em abril pelo governo federal.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.