SEXTA-FEIRA, 13/02/2026

Em destaque

Tribunal de Ética e Disciplina da OABRO realiza caravana nas subseções para orientar padrões éticos e disciplinares no exercício da advocacia

O evento abrangeu as subseções de Cacoal, Ji-Paraná, Ouro Preto e Ariquemes, com a recepção das subseções de Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Espigão do Oeste na cidade de Cacoal.

Por OAB-RO - 35

Publicado em 

Tribunal de Ética e Disciplina da OABRO realiza caravana nas subseções para orientar padrões éticos e disciplinares no exercício da advocacia
Foto - OABRO/Subseções TED

Na última semana de setembro, o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO) promoveu a “Caravana Olho no Olho TED e Corregedoria” nas subseções do estado, com o objetivo de fortalecer os padrões éticos e disciplinares no exercício da advocacia, em conformidade com as diretrizes do Código de Ética e Disciplina da OAB. Além disso, a caravana marcou a criação das Ouvidorias Regionais, uma iniciativa da Corregedora e Ouvidora Geral da OABRO, com o intuito de oferecer um atendimento ágil e eficaz à sociedade, bem como fornecer orientações e esclarecimentos sobre questões éticas e disciplinares relacionadas à prática da advocacia.

O evento abrangeu as subseções de Cacoal, Ji-Paraná, Ouro Preto e Ariquemes, com a recepção das subseções de Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Espigão do Oeste na cidade de Cacoal. A caravana contou com a participação de Síldilon Maia Thomaz, Conselheiro Federal da OAB e autor da proposta que resultou na implementação do acordo de não persecução disciplinar (ANPD) na OABRN, com o tema “Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos: ANPD – Acordo de Não Persecução Disciplinar”. O evento também contou com a participação do João Carlos Navarro, Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP), que explorou o tema “A Prática da Advocacia do Início ao Fim: Da Prospecção de Clientes ao Encerramento do Contrato”.

A presidente do TED, Alessandra Roca, ressaltou que a caravana buscou integrar as subseções com informações e ações educativas acerca das questões éticas e disciplinares da profissão. “O papel do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) não é apenas um órgão de punição, mas também desempenha um importante papel orientativo para a advocacia. Através de diretrizes e orientações claras, o TED busca contribuir para o aprimoramento dos advogados, oferecendo segurança jurídica e evitando infrações éticas.”, ressalta Alessandra.

Dagoberto dos Santos, procurador-geral da Defensoria Dativa do TED, ressaltou a relevância de sua função dentro dos processos disciplinares na advocacia de Rondônia. “A função da procuradoria é realizar a busca contínua por excelência e transparência. Isso fortalecerá nossa capacidade de conduzir investigações e processos disciplinares de maneira mais eficiente e justa”, enfatiza Dagoberto.

Além disso, a “Caravana Olho no Olho TED e Corregedoria” teve como propósito apresentar medidas preventivas de forma didática, visando a evitar infrações ético-disciplinares desde o início, e não apenas disciplinar comportamentos inadequados. Entre as propostas apresentadas nesta caravana nas subseções, o projeto busca padronizar procedimentos ético-disciplinares, criar ouvidorias regionais e enfatizar o papel orientativo desempenhado pelo TED.

O presidente do Márcio Nogueira, destacou que a caravana do TED nas subseções representou um importante passo no fortalecimento da ética e da integridade na prática jurídica na advocacia. “A Caravana Olho no Olho TED e Corregedoria destaca o compromisso da OABRO em manter altos padrões profissionais e promover o desenvolvimento dos advogados em todo o estado. Essa ação é uma evidência do papel fundamental na promoção da excelência na advocacia e na defesa dos princípios éticos da profissão”, conclui Márcio Nogueira.

Participaram da Caravana do Tribunal de Ética e Disciplina a presidente do TED, Alessandra Rocha, conselheira Federal, Solange Aparecida; conselheira estadual e vice-presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Iasmini Scaldelai Dambros; vice-Presidente do TED, Louise Haufes; Subprocurador da Defensoria Dativa do TED, Miguel Barros; presidente da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional, Rodrigo Rafael, presidente da subseção de Ariquemes, Helena Debowski; presidente da subseção de Ji-Paraná, Jefferson Freitas, presidente da subseção de Ouro Preto, Cláudia Fidelis, presidente da subseção de Cacoal Diógenes Nunes, presidente da subseção de Pimenta Bueno, Wilson Nogueira Júnior, presidente da subseção de Rolim de Moura, Auri José Braga, presidente da subseção de Espigão do Oeste, Elisabete Balbinot, o procurador-geral da Defensoria Dativa do TED, Dagoberto dos Santos; diretor de interiorização da Jovem Advocacia da Seccional, Lucas Mario Motta de Oliveira; membra do TED, Fabiane Aguiar Basilio, membro do TED, Célio Dionizio Tavares, membro do TED, Iuri Robert Rabelo Antunes; professora da UNISL de Ji-Paraná, Raquel e do professor da Unijipa/Estágio, Aroldo Bueno.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trânsito: Jaru terá novo fluxo nas avenidas Brasil e Marechal Rondon

Trânsito: Jaru terá novo fluxo nas avenidas Brasil e Marechal Rondon

Prefeitura anuncia sistema binário para reorganizar circulação, reduzir congestionamentos e aumentar a segurança viária.
L
Nova 364 e PRF conscientizam motorista na saída do feriado de carnaval

Nova 364 e PRF conscientizam motorista na saída do feriado de carnaval

Ação foi realizada nesta quinta e sexta-feira, 12 e 13, na BR-364.
L
Prefeitura de Jaru realiza demolição de casas às margens do Rio Jaru

Prefeitura de Jaru realiza demolição de casas às margens do Rio Jaru

Famílias foram indenizadas e local passará por processo de arborização e revitalização.
L
Cine Araújo promove sessão gratuita de "Tainá e os Guardiões da Amazônia" no Porto Velho Shopping

Cine Araújo promove sessão gratuita de “Tainá e os Guardiões da Amazônia” no Porto Velho Shopping

A ação amplia o acesso da população a produções nacionais e oferece uma opção de lazer durante o fim de semana. A exibição faz parte de uma agenda de iniciativas voltadas à valorização do cinema brasileiro.
L
Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Etapa estadual premia educadores que se destacaram com uma educação inovadora e mais inclusiva no estado de Rondônia.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Bora Ali: Camila Schiavinato Canova e os caminhos do turismo em Rondônia

Bora Ali: Camila Schiavinato Canova e os caminhos do turismo em Rondônia

Programa Bora Ali entrevista Camila Schiavinato Canova sobre políticas públicas, Expo Turismo e inclusão por meio do Turismo Social no estado.
L
Moraes vota pela manutenção de condenação da cúpula da PMDF

Moraes vota pela manutenção de condenação da cúpula da PMDF

Relator do caso no STF rejeitou recursos de ex-comandantes por omissão no 8 de janeiro; ministros têm até o dia 24 de fevereiro para concluir o julgamento virtual.
L
Maioridade penal aos 14 anos? Brasil deveria seguir o modelo da Argentina?

Maioridade penal aos 14 anos? Brasil deveria seguir o modelo da Argentina?

Câmara argentina aprova novo Código Penal Juvenil e baixa responsabilidade penal para 14 anos; tema volta ao centro do debate sobre segurança pública no Brasil.
L

Nota de pesar: Zélia Melo de Oliveira dos Santos

Nascida em Manicoré e radicada em Porto Velho, Zélia Melo de Oliveira dos Santos deixa um legado de fé, amor à família e acolhimento que seguirá vivo na memória de todos.
L
Prazo para comprovar informações do Prouni 2026 termina hoje

Prazo para comprovar informações do Prouni 2026 termina hoje

Estudantes pré-selecionados na primeira chamada devem apresentar documentos de renda e escolaridade nas faculdades para garantir bolsas de estudo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Delegado Camargo cobra explicações sobre transporte inter-hospitalar em RO

Deputado questiona Governo de Rondônia e SESAU sobre possíveis irregularidades trabalhistas e tributárias no Pregão nº 90197/2024.
L
Flávio Dino vota por afastar Lei da Anistia em crimes permanentes

Flávio Dino vota por afastar Lei da Anistia em crimes permanentes

Ministro defende que perdão legal não alcança delitos como ocultação de cadáver e sequestro que se estenderam além de 1979; julgamento foi suspenso por pedido de vista.
L
André Mendonça assume relatoria do caso Master e se reúne com a PF

André Mendonça assume relatoria do caso Master e se reúne com a PF

Ministro do STF lidera inquérito sobre fraudes bancárias após saída de Dias Toffoli; magistrado busca atualização sobre dados colhidos em aparelhos apreendidos.
L
Chrisóstomo relata projeto que protege equipamentos da mineração

Chrisóstomo relata projeto que protege equipamentos da mineração

Proposta aprovada em comissão da Câmara dos Deputados do Brasil cria regras para destinação de máquinas apreendidas e busca segurança jurídica a trabalhadores do setor.
L
Cláudia de Jesus garante R$ 581 mil para centro esportivo

Cláudia de Jesus garante R$ 581 mil para centro esportivo

Emenda parlamentar assegura recursos para construção de quadra no Centro Educativo Dom Bosco, em Ji-Paraná.
L
Publicidade

POLÍCIA

Casal é preso pela PM após furto em residência na zona sul de Porto Velho

Casal é preso pela PM após furto em residência na zona sul de Porto Velho

Suspeitos foram localizados horas após crime no bairro Castanheiras
14
Em publicação, secretário revela motivo de atirar em filhos e se matar, em GO

Em publicação, secretário revela motivo de atirar em filhos e se matar, em GO

Thales publicou mensagem em rede social citando crise conjugal antes de atirar contra os filhos e cometer suicídio; documento foi apagado logo depois.
18
Secretário mata filho e comete suicídio em Itumbiara

Secretário mata filho e comete suicídio em Itumbiara

Secretário Thales atirou contra os próprios filhos antes de tirar a vida; criança de 8 anos segue internada em estado gravíssimo em Goiás.
18
Policia Civil recupera carro levado por ex-dono em Porto Velho

Policia Civil recupera carro levado por ex-dono em Porto Velho

Automóvel havia sido subtraído na região central; investigação aponta que antigo proprietário cometeu o ato devido a uma suposta dívida com a atual dona.
10
Polícia Federal prende investigado por abuso infantil em Porto Velho

Polícia Federal prende investigado por abuso infantil em Porto Velho

Ação realizada no âmbito da Operação Octagonum cumpriu mandado de prisão preventiva contra homem suspeito de produzir e compartilhar material ilícito na rede.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeiras imagens de “Bom Futuro”: drama amazônico resgata memória e resistência feminina

Primeiras imagens de “Bom Futuro”: drama amazônico resgata memória e resistência feminina

Longa filmado em Rondônia mistura ficção histórica, thriller social e realismo mágico para revisitar o ciclo do garimpo sob o olhar de quatro mulheres.
L

Requerimento de Outorga: NUCLEO DE MEDICINA INTEGRATIVA DRA FERNANDA NATHALIA LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEO.
L
Saúde de RO revoga processo emergencial de ambulâncias inter-hospitalares

Saúde de RO revoga processo emergencial de ambulâncias inter-hospitalares

SESAU anula homologação e determina apuração sobre contratação de ambulâncias após parecer da PGE e questionamento do MPC.
L
Contemplação no consórcio exige análise estratégica para preservar poder de compra

Contemplação no consórcio exige análise estratégica para preservar poder de compra

Contemplação no consórcio exige análise estratégica para preservar poder de compra
L
Manutenção preventiva dos pneus reduz riscos nas estradas no Carnaval

Manutenção preventiva dos pneus reduz riscos nas estradas no Carnaval

Feriado prolongado exige revisão completa antes de enfrentar rodovias movimentadas
L

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental – WITT TRADING LTDA

RENOVAÇÃO DE LICENÇA AMBIENTAL SUL 229.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.