QUINTA-FEIRA, 04/12/2025
Publicidade

Em destaque

Projeto Cinema e Direitos Humanos na Justiça Itinerante foi levado ao Baixo Madeira

Filmes ajudaram a discutir temas importantes para as comunidades

Por TJRO - 25

Publicado em 

Projeto Cinema e Direitos Humanos na Justiça Itinerante foi levado ao Baixo Madeira
TJRO

Realizado pela primeira vez na Justiça Itinerante de 2015, o projeto Cinema e Direitos Humanos aos ribeirinhos voltou a acontecer nessa edição da JRI, propondo discussão e conscientização sobre temas importantes para as comunidades a fim de instruir e educar sobre direitos essenciais dos cidadãos por meio do audiovisual, uma ferramenta de entretenimento, mas que pode mobilizar com histórias de ficção, documentários e até animações. A execução é da equipe de comunicação do Tribunal de Justiça de RO em parceria com a equipe Nupemec – Núcleo Permanente de Solução de Conflitos.

“Os filmes trazem à todos reflexões sobre as questões humanas e conflitos, o que pode render boas oportunidades de orientar e responder os questionamentos da comunidades”, explica Johnny Gustavo Clemes, juiz auxiliar da Corregedoria, que lembrou que a juiz Sandra Silvestre aproveitou bastante a ferramenta para falar sobre violência doméstica, quando participou dos debates na primeira edição do projeto.

Como naquela versão, os filmes, geralmente de curta duração, são apresentados em espaços consagrados das localidades, e após, os temas são discutidos, com a participação da plateia e de magistrados que acompanham a operação. Dessa vez, o projeto teve a valorosa participação de psicólogos e assistentes sociais do Núcleo psicossocial do Tribunal de Justiça, que entre outras funções, fizeram intervenções pontuais e importantes sobre os temas tratados.

Outra renovação do projeto foi a possibilidade de verificar junto a comunidade os temas de maior necessidade, definição que foi feita pelas equipes em parceria com lideranças comunitárias.

 Em Calama, por exemplo o tema mais latente foi a questão de abuso sexual. Por isso o filme escolhido para a exibição foi o documentário “Precisamos falar sobre assédio”, da documentarista Paula Sacchetta. Trata-se de um experimento social onde, durante a semana da mulher, uma van-estúdio parou em nove locais em São Paulo e no Rio de Janeiro para coletar depoimentos de mulheres que já foram vítimas de algum tipo de assédio. Os relatos de mulheres de 15 a 84 anos, de zonas nobres ou periferias das duas cidades, que nada têm em comum além de terem sofrido alguma violência, ajudam a explicar quais os tipos de violência e de que forma impactam na vida das mulheres.

Na exibição realizada na escola General Osório, professores preocupados, relataram casos de adolescentes que sofreram abusos e que acabaram buscando refúgio na escola. Os juízes Audarzean Santana, coordenador da JRI e a juíza convidada Lívia Beck, do TJ de Santa Catarina, orientaram os profissionais sobre procedimentos e saídas para situações como essa. O debate demonstrou a preocupação com a situação de estudantes que enfrentam situações de abusos.

Nazaré

Em Nazaré três filmes foram exibidos, uma animação, uma ficção e um documentário, com temáticas como racismo, questionamento sobre padrões estéticos, diversidade de identidade, bullying e violência doméstica, este último demonstrando o histórico da Lei Maria da Penha pela própria história emblemática sofrida pela professora universitária.

Um dos destaques foi o filme “Ela mora logo alí”, de Fabiano Barros e Rafael Rogante, que acabou de ser premiado com três kikitos no festival de Gramado.

O curta mostra uma humilde e ambulante vendedora de bananas fritas que tem sua rotina alterada ao conhecer uma jovem leitora no ônibus no caminho de volta para casa. A partir desse momento, a vendedora inicia uma nova jornada de descobertas, sonhos e o desafio de encontrar o livro preferido de seu filho. As temáticas da inclusão e letramento estão latentes, o que trouxe inspiração para os estudantes e também identificação, pois a personagem, assim como os alunos da escola em Nazaré, também vive às margens do Rio Madeira.

Nesta sessão, além dos profissionais do Núcleo psicossocial, estiveram presentes no debate, o corregedor Geral da Justiça, José Antônio Robles e o juiz auxiliar da corregedoria, Johnny Gustavo Clemes, as juízas Jordana Onochic, que assumiu a coordenação da JRI na segunda etapa da operação e a juíza Lívia Beck.

“O estudo é muito importante, é o melhor caminho para vocês conquistarem os sonhos de vocês”, aconselhou o corregedor depois de dar seu depoimento sobre a importância da educação e dos professores em sua vida.

São Carlos

No Distrito de São Carlos, as temáticas trabalhadas nos filmes foram relacionadas ao racismo, autoestima, autoimagem, questões que podem gerar bullying e também problemas psicológicos de aceitação nos estudantes, levando a casos mais extremos de mutilação pelos próprios adolescentes.

No debate, a professora Ana Maloney fez um relato recente vivido pela turma, ao participar do Joer. “Eles nos contaram que outros estudantes tentavam diminuir os estudantes do baixo madeira, chamando-os de “beiradeiros”, num tom pejorativo, o que não conseguiram porque a equipe não deu crédito às provocações e ainda ficou em quarto lugar em 30 equipes que disputavam a categoria de futsal”, contou.

Os alunos confirmaram o relato e se sentiram mais fortalecidos com os filmes trazidos pelo projeto.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

RO-135 recebe manutenção em 22 km e governo de RO reforça infraestrutura na Zona da Mata

RO-135 recebe manutenção em 22 km e governo de RO reforça infraestrutura na Zona da Mata

RO-135 passa por reconformação e revestimento primário, em obra executada pelo DER-RO, garantindo melhores condições de tráfego entre a RO-267 e Novo Horizonte.
L
Suco de Uva Tinto é sucesso de vendas pela MS Distribuidora

Suco de Uva Tinto é sucesso de vendas pela MS Distribuidora

A linha do Suco de Uva Panizzon, produzido com uvas da Serra Gaúcha, é distribuído para os comércios pela MS Distribuidora. A empresa atua há mais de 14 anos no mercado.
L
Organização Meteorológica Mundial prevê La Niña fraco

Organização Meteorológica Mundial prevê La Niña fraco

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) prevê a ocorrência de um La Niña fraco nos próximos três meses. Muitas regiões devem permanecer mais quentes do que o normal, aumentando os riscos de secas e inundações.
L
Brasil tem grande potencial para minerais críticos, aponta Ipea

Brasil tem grande potencial para minerais críticos, aponta Ipea

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada indica que o país detém cerca de 10% das reservas mundiais de minerais críticos. Um novo ciclo de investimentos, no entanto, é necessário para materializar esse potencial em uma produção econômica robusta.
L
App msg gov ajudará agentes públicos a trocar informações seguras

App msg gov ajudará agentes públicos a trocar informações seguras

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) desenvolveu a ferramenta msg gov. O objetivo é permitir que autoridades e agentes públicos troquem informações de forma segura e sigilosa, usando criptografia de ponta.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L

Cine Araújo Porto Velho promove sessão gratuita do filme “Maurício de Sousa”

Evento especial de incentivo ao cinema nacional acontece no dia 6 de dezembro, às 13h, com retirada de ingressos na bilheteria, sujeita à lotação da sala.
L
Flávio Dino vota pela condenação de cinco PMs do DF a 16 anos pelo 8/1

Flávio Dino vota pela condenação de cinco PMs do DF a 16 anos pelo 8/1

O ministro do STF proferiu o segundo voto para condenar ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro.
L
Relatório da PEC da Segurança Pública será apresentado na próxima semana

Relatório da PEC da Segurança Pública será apresentado na próxima semana

Comissão da Câmara adiou a apresentação do parecer da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/25, a pedido do presidente da Casa, que busca mais debate com os líderes partidários.
L
Congresso aprova Medida Provisória da Licença Ambiental Especial

Congresso aprova Medida Provisória da Licença Ambiental Especial

Senado Federal concluiu votação da MP 1308/25, que cria a Licença Ambiental Especial (LAE) para empreendimentos estratégicos, definidos por decreto a cada dois anos pelo Governo Federal.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Publicidade

POLÍTICA

Comissão aprova projeto de Coronel Chrisóstomo que incentiva tecnologias avançadas na reabilitação de pessoas com deficiência

Comissão aprova projeto de Coronel Chrisóstomo que incentiva tecnologias avançadas na reabilitação de pessoas com deficiência

Proposta cria um programa nacional para ampliar o uso de robótica, IA, realidade virtual e outras tecnologias no tratamento e reabilitação pelo SUS.
L
Governo de RO reforça segurança em Pimenta Bueno com novo quartel dos Bombeiros e investimentos históricos

Governo de RO reforça segurança em Pimenta Bueno com novo quartel dos Bombeiros e investimentos históricos

Investimento de R$ 1,3 milhão fortalece atuação do Corpo de Bombeiros Militar no município
L
Ieda Chaves acompanha debates sobre IA e clima na Unale

Ieda Chaves acompanha debates sobre IA e clima na Unale

A participação de Ieda Chaves reforça discussões sobre inovação, educação e integração regional.
L
A indecência de um país protagonizado pelo Legislativo, Executivo e Judiciário: gastos com ex-presidentes da República e ex-ministros do STF

A indecência de um país protagonizado pelo Legislativo, Executivo e Judiciário: gastos com ex-presidentes da República e ex-ministros do STF

Discussão sobre gastos públicos envolve críticas a benefícios vitalícios concedidos a ex-presidentes e ex-ministros do STF.
L
Eyder Brasil apoia confraternização solidária dos jornalistas de Rondônia

Eyder Brasil apoia confraternização solidária dos jornalistas de Rondônia

A 13ª edição da confraternização reúne jornalistas e arrecada recursos para profissionais vulneráveis e para o NACC.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Denarc faz maior apreensão de drogas sintéticas e prende traficante

Denarc faz maior apreensão de drogas sintéticas e prende traficante

Agentes do Departamento de Narcóticos prenderam Roberto A. G. P. (43) no bairro Aponiã, em Porto Velho. A ação resultou na maior apreensão de drogas sintéticas do estado neste ano, com 5.000 comprimidos de Ecstasy.
14
Casal fica ferido após motociclista desviar de pedestre em RO

Casal fica ferido após motociclista desviar de pedestre em RO

Acidente ocorreu na Rua Teresina com a T-3, no Segundo Distrito. O motociclista tentou desviar de um pedestre distraído e perdeu o controle, causando a queda do casal que foi socorrido pelo Samu.
14
Homem é socorrido pelo Samu após ser esfaqueado pela esposa em RO

Homem é socorrido pelo Samu após ser esfaqueado pela esposa em RO

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência socorreu Douglas com um golpe de faca no peito, no bairro Jardim Capelasso. A agressão ocorreu durante uma discussão e a esposa foi presa por tentativa de homicídio.
12
Homem é preso com drogas e produtos suspeitos no Jardim das Seringueiras

Homem é preso com drogas e produtos suspeitos no Jardim das Seringueiras

A Polícia Militar prendeu João Vitor em Ji-Paraná com papelotes de maconha e crack prontos para venda, além de produtos de origem duvidosa. O suspeito, que já tem histórico criminal por tráfico de drogas, usava tornozeleira eletrônica.
10
PRF em Rondônia prende casal com caminhonete roubada e adulterada

PRF em Rondônia prende casal com caminhonete roubada e adulterada

A ação ocorreu em Ji-Paraná.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rondônia avança na preservação ambiental e gestão de recursos hídricos com resultados expressivos em 2025

Rondônia avança na preservação ambiental e gestão de recursos hídricos com resultados expressivos em 2025

Preservação ambiental impulsiona ações da Sedam em 2025 com redução do desmatamento, tecnologias de monitoramento e avanços na gestão da água
L
Premiada por tecnologia, PGE-RO reúne especialistas e atrai debate nacional sobre uso de IA

Premiada por tecnologia, PGE-RO reúne especialistas e atrai debate nacional sobre uso de IA

PGE-RO reforça liderança em tecnologia ao abrir conferência que discute Inteligência Artificial e inovação na advocacia pública brasileira
L
Painéis e palestras marcam programação do I Rondônia Startup Connect

Painéis e palestras marcam programação do I Rondônia Startup Connect

Programação reúne especialistas e instituições para discutir soluções tecnológicas, desafios públicos e mecanismos de financiamento
L
Ações culturais promovidas pelo governo de RO fortalecem identidade e valorizam artistas locais em 2025

Ações culturais promovidas pelo governo de RO fortalecem identidade e valorizam artistas locais em 2025

Investimentos, reformas e eventos ampliaram o acesso à arte, garantiram a preservação da memória e impulsionaram talentos rondonienses
L
Entrega de tablets conecta mais de 500 alunos em Jaci-Paraná

Entrega de tablets conecta mais de 500 alunos em Jaci-Paraná

Distrito recebe 69 novos dispositivos para fortalecer inclusão digital e melhorar a qualidade do ensino na rede municipal
L

Recebimento da Licença Ambiental: I DE LIMA AGUIAR  LTDA

LAS (Licença Ambiental Simplificada)
L
Idosos protagonizam com vitalidade o primeiro dia dos Jogos Municipais da Terceira Idade

Idosos protagonizam com vitalidade o primeiro dia dos Jogos Municipais da Terceira Idade

Com mais de 550 atletas, Jomti 2025 abre programação destacando saúde, inclusão e convivência entre idosos em Porto Velho
L
Proampe impulsiona pequenos negócios e fortalece a economia em Porto Velho

Proampe impulsiona pequenos negócios e fortalece a economia em Porto Velho

Programa amplia acesso ao crédito, capacitação e suporte técnico para micro e pequenos empreendedores
L
Recital do Som na Leste reúne famílias e emociona o público no Teatro Guaporé

Recital do Som na Leste reúne famílias e emociona o público no Teatro Guaporé

Apresentações de dança, música e teatro marcaram o encerramento das atividades de 2025 do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar
L
Nova Mutum Paraná celebra acendimento da Árvore de Natal com participação da comunidade

Nova Mutum Paraná celebra acendimento da Árvore de Natal com participação da comunidade

Evento apoiado pela Jirau Energia marcou o início das festividades e reforçou a união entre moradores, empreendedores e instituições locais
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.