QUARTA-FEIRA, 11/03/2026

Em destaque

Projeto Cinema e Direitos Humanos na Justiça Itinerante foi levado ao Baixo Madeira

Filmes ajudaram a discutir temas importantes para as comunidades

Por TJRO - 25

Publicado em 

Projeto Cinema e Direitos Humanos na Justiça Itinerante foi levado ao Baixo Madeira
TJRO

Realizado pela primeira vez na Justiça Itinerante de 2015, o projeto Cinema e Direitos Humanos aos ribeirinhos voltou a acontecer nessa edição da JRI, propondo discussão e conscientização sobre temas importantes para as comunidades a fim de instruir e educar sobre direitos essenciais dos cidadãos por meio do audiovisual, uma ferramenta de entretenimento, mas que pode mobilizar com histórias de ficção, documentários e até animações. A execução é da equipe de comunicação do Tribunal de Justiça de RO em parceria com a equipe Nupemec – Núcleo Permanente de Solução de Conflitos.

“Os filmes trazem à todos reflexões sobre as questões humanas e conflitos, o que pode render boas oportunidades de orientar e responder os questionamentos da comunidades”, explica Johnny Gustavo Clemes, juiz auxiliar da Corregedoria, que lembrou que a juiz Sandra Silvestre aproveitou bastante a ferramenta para falar sobre violência doméstica, quando participou dos debates na primeira edição do projeto.

Como naquela versão, os filmes, geralmente de curta duração, são apresentados em espaços consagrados das localidades, e após, os temas são discutidos, com a participação da plateia e de magistrados que acompanham a operação. Dessa vez, o projeto teve a valorosa participação de psicólogos e assistentes sociais do Núcleo psicossocial do Tribunal de Justiça, que entre outras funções, fizeram intervenções pontuais e importantes sobre os temas tratados.

Outra renovação do projeto foi a possibilidade de verificar junto a comunidade os temas de maior necessidade, definição que foi feita pelas equipes em parceria com lideranças comunitárias.

 Em Calama, por exemplo o tema mais latente foi a questão de abuso sexual. Por isso o filme escolhido para a exibição foi o documentário “Precisamos falar sobre assédio”, da documentarista Paula Sacchetta. Trata-se de um experimento social onde, durante a semana da mulher, uma van-estúdio parou em nove locais em São Paulo e no Rio de Janeiro para coletar depoimentos de mulheres que já foram vítimas de algum tipo de assédio. Os relatos de mulheres de 15 a 84 anos, de zonas nobres ou periferias das duas cidades, que nada têm em comum além de terem sofrido alguma violência, ajudam a explicar quais os tipos de violência e de que forma impactam na vida das mulheres.

Na exibição realizada na escola General Osório, professores preocupados, relataram casos de adolescentes que sofreram abusos e que acabaram buscando refúgio na escola. Os juízes Audarzean Santana, coordenador da JRI e a juíza convidada Lívia Beck, do TJ de Santa Catarina, orientaram os profissionais sobre procedimentos e saídas para situações como essa. O debate demonstrou a preocupação com a situação de estudantes que enfrentam situações de abusos.

Nazaré

Em Nazaré três filmes foram exibidos, uma animação, uma ficção e um documentário, com temáticas como racismo, questionamento sobre padrões estéticos, diversidade de identidade, bullying e violência doméstica, este último demonstrando o histórico da Lei Maria da Penha pela própria história emblemática sofrida pela professora universitária.

Um dos destaques foi o filme “Ela mora logo alí”, de Fabiano Barros e Rafael Rogante, que acabou de ser premiado com três kikitos no festival de Gramado.

O curta mostra uma humilde e ambulante vendedora de bananas fritas que tem sua rotina alterada ao conhecer uma jovem leitora no ônibus no caminho de volta para casa. A partir desse momento, a vendedora inicia uma nova jornada de descobertas, sonhos e o desafio de encontrar o livro preferido de seu filho. As temáticas da inclusão e letramento estão latentes, o que trouxe inspiração para os estudantes e também identificação, pois a personagem, assim como os alunos da escola em Nazaré, também vive às margens do Rio Madeira.

Nesta sessão, além dos profissionais do Núcleo psicossocial, estiveram presentes no debate, o corregedor Geral da Justiça, José Antônio Robles e o juiz auxiliar da corregedoria, Johnny Gustavo Clemes, as juízas Jordana Onochic, que assumiu a coordenação da JRI na segunda etapa da operação e a juíza Lívia Beck.

“O estudo é muito importante, é o melhor caminho para vocês conquistarem os sonhos de vocês”, aconselhou o corregedor depois de dar seu depoimento sobre a importância da educação e dos professores em sua vida.

São Carlos

No Distrito de São Carlos, as temáticas trabalhadas nos filmes foram relacionadas ao racismo, autoestima, autoimagem, questões que podem gerar bullying e também problemas psicológicos de aceitação nos estudantes, levando a casos mais extremos de mutilação pelos próprios adolescentes.

No debate, a professora Ana Maloney fez um relato recente vivido pela turma, ao participar do Joer. “Eles nos contaram que outros estudantes tentavam diminuir os estudantes do baixo madeira, chamando-os de “beiradeiros”, num tom pejorativo, o que não conseguiram porque a equipe não deu crédito às provocações e ainda ficou em quarto lugar em 30 equipes que disputavam a categoria de futsal”, contou.

Os alunos confirmaram o relato e se sentiram mais fortalecidos com os filmes trazidos pelo projeto.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Jirau Energia lança livro em Brasília sobre os marcos e a transformação da usina na Amazônia

Jirau Energia lança livro em Brasília sobre os marcos e a transformação da usina na Amazônia

A obra “Jirau, muito além da energia” narra a trajetória da usina e os seus principais marcos do empreendimento desde o leilão de concessão até a operação atual.
L
Wagner Moura é confirmado como apresentador do Oscar 2026

Wagner Moura é confirmado como apresentador do Oscar 2026

Ator baiano, que concorre à estatueta de Melhor Ator, dividirá o palco com estrelas como Pedro Pascal e Nicole Kidman na cerimônia deste domingo.
L
Programa Regulariza Rondônia é lançado para fortalecer a regularização fundiária

Programa Regulariza Rondônia é lançado para fortalecer a regularização fundiária

Governo do Estado apresenta o Sistema Sicarf para modernizar e agilizar o ordenamento territorial em municípios rondonienses
L
Rua Ibotirama recebe iluminação pública pela primeira vez

Rua Ibotirama recebe iluminação pública pela primeira vez

Prefeitura implanta mais de 1 km de rede elétrica e 37 postes na Rua Ibotirama, no residencial Cristal da Calama, ampliando segurança e mobilidade noturna.
L
Luciana Santos destaca políticas para ampliar presença feminina na ciência e inovação no Brasil

Luciana Santos destaca políticas para ampliar presença feminina na ciência e inovação no Brasil

Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação apresentou programas de incentivo a meninas e mulheres na pesquisa, investimentos em infraestrutura científica e ações de popularização da ciência.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Câmara aprova obrigatoriedade de tornozeleira para agressores e reforça proteção às mulheres

Câmara aprova obrigatoriedade de tornozeleira para agressores e reforça proteção às mulheres

Proposta permite que delegados determinem monitoramento em cidades sem juiz e cria alerta simultâneo para vítimas e polícia.
L

Em Cima da Hora : Wagner Sodré e Jeffeson Muniz falam sobre eleição do SINPOL

A entrevista promete trazer informações importantes para os filiados e para todos que acompanham o debate sobre a organização e a representatividade da categoria no estado.
L
Todo o estado de Rondônia entra em alerta para chuvas de nível 2

Todo o estado de Rondônia entra em alerta para chuvas de nível 2

Na capital Porto Velho, a previsão indica chuva em toda a área urbana, com maior possibilidade de ocorrência de descargas elétricas, especialmente em áreas ao noroeste da cidade, conforme apontam as imagens do satélite GOES-19.
L

Estreias da semana no cinema trazem suspense, terror e promoção especial

Filmes Missão Refúgio, POV: Presença Oculta e Iron Lung chegam às telonas, enquanto o Cine Araújo prepara promoções especiais em Porto Velho com ingressos a preços reduzidos.
L
Torcedores soltam fogos próximo a hotel onde está time do Atlético-GO antes de jogo contra o Gazin Porto Velho

Torcedores soltam fogos próximo a hotel onde está time do Atlético-GO antes de jogo contra o Gazin Porto Velho

A madrugada desta quarta-feira foi marcada por um episódio de pressão da torcida antes do confronto pela Copa do Brasil entre o Gazin Porto Velho e o Atlético Goianiense.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Toffoli recua e se declara suspeito para relatar ação da CPI do Banco Master

Toffoli recua e se declara suspeito para relatar ação da CPI do Banco Master

Ministro solicita redistribuição imediata do caso após ser sorteado para decidir sobre a instalação da comissão na Câmara.
L
Toffoli assume relatoria de ação que pede instalação da CPI do Banco Master

Toffoli assume relatoria de ação que pede instalação da CPI do Banco Master

Ministro foi sorteado pelo sistema do STF mesmo após deixar inquérito sobre o banco devido a citações em mensagens de investigado.
L
Deputado Pedro Fernandes discute fortalecimento do cooperativismo em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes discute fortalecimento do cooperativismo em Rondônia

Encontro com equipe da OCB abordou proposta legislativa e alinhamentos técnicos para impulsionar cooperativas no estado.
L
STF determina prisão imediata de ex-comandantes da Polícia Militar por omissão no 8 de janeiro

STF determina prisão imediata de ex-comandantes da Polícia Militar por omissão no 8 de janeiro

Oficiais condenados a 16 anos de reclusão serão encaminhados para a “Papudinha”, onde cumprirão pena por falha na contenção dos atos golpistas.
L
STF confirma depoimento de Leila Pereira na CPMI do INSS

STF confirma depoimento de Leila Pereira na CPMI do INSS

Ministro Flávio Dino nega pedido da defesa e mantém convocação da presidente do Palmeiras e da Crefisa como testemunha.
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do sgt Machado prende trio com drogas em boca de fumo na zona Norte

Equipe do sgt Machado prende trio com drogas em boca de fumo na zona Norte

Policiais do 5º Batalhão fecham ponto de venda de entorpecentes no bairro Nova Esperança.
10
Machadinho do Oeste: homem reage a PMs e é morto em confronto

Machadinho do Oeste: homem reage a PMs e é morto em confronto

Acusado de homicídio de policial em 2013 reagiu a abordagem em Machadinho do Oeste e morreu; histórico de violência doméstica e criminalidade complica perfil do infrator.
16
PM faz cerco e prende dupla acusada de roubo e apreende drogas

PM faz cerco, prende dupla acusada de roubo e apreende drogas

Durante varredura os policiais encontraram dois celulares roubados, 8 porções de maconha, 6 de crack e 17 de cocaína, dinheiro do tráfico e objetos de procedência duvidosa.
14
Polícia Militar recupera celulares roubados e fecha ponto de venda de drogas no bairro São Francisco

Polícia Militar recupera celulares roubados e fecha ponto de venda de drogas no bairro São Francisco

Ação em Porto Velho termina com dois presos e apreensão de cocaína, crack e maconha após rastreamento em tempo real.
12
Motociclista vítima de grave acidente morre em hospital na capital

Motociclista vítima de grave acidente morre em hospital na capital

Após quase uma semana lutando pela vida, Gabriel acabou não resistindo e foi a óbito.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agevisa/RO avalia experiências do SUS em mostra de saúde realizada em Ariquemes

Agevisa/RO avalia experiências do SUS em mostra de saúde realizada em Ariquemes

Técnicos da agência estadual integram banca examinadora para reconhecer iniciativas que aprimoram o atendimento público no município
L
Lei Paulo Gustavo viabiliza lançamento de curta-metragem em Porto Velho

Lei Paulo Gustavo viabiliza lançamento de curta-metragem em Porto Velho

Produção “Contraste” utiliza palhaçaria para debater violência contra a mulher e estreia nesta quinta-feira no Sesc Centro Cultural
L
Rondônia discute estratégias para atrair turistas estrangeiros durante oficina do Plano Brasis em Porto Velho

Rondônia discute estratégias para atrair turistas estrangeiros durante oficina do Plano Brasis em Porto Velho

Representantes do setor turístico, instituições públicas e entidades empresariais participaram, em Porto Velho, de uma oficina de diagnóstico sobre a implementação do Plano Brasis, iniciativa que busca fortalecer a presença do estado no turismo internacional.
L
Jornada Tech.RO apresenta soluções para a transformação tecnológica estadual

Jornada Tech.RO apresenta soluções para a transformação tecnológica estadual

Governo lança assistente virtual “Rô” e compartilha ferramentas de modernização pública com municípios em evento na capital
L
IPAM esclarece que não tem investimentos no Banco Master

IPAM esclarece que não tem investimentos no Banco Master

Instituto de Previdência de Porto Velho reforça que quase todo o patrimônio está aplicado em instituições públicas e títulos federais, garantindo segurança financeira.
L
ICMS do gado em Rondônia tem redução para fortalecer a competitividade do setor

ICMS do gado em Rondônia tem redução para fortalecer a competitividade do setor

Governo do Estado institui benefício fiscal que reduz carga tributária para 4% nas saídas interestaduais destinadas ao abate
L
Cursos de gestão com inscrições abertas em Rondônia pelo Idep

Cursos de gestão com inscrições abertas em Rondônia pelo Idep

Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional oferece vagas para cursos remotos até este domingo, 15 de março
L
Mulheres empreendedoras participam de ciclo de palestras do Sebrae em Porto Velho

Mulheres empreendedoras participam de ciclo de palestras do Sebrae em Porto Velho

Programa Sebrae Delas promove capacitação e reflexões sobre liderança, gestão e equilíbrio entre vida pessoal e profissional em alusão ao Mês Internacional da Mulher.
L

Requerimento da Licença Ambiental: M. F. DAS NEVES SILVA

Licença Prévia – LP, Licença de Instalação – LI e Licença de Operação – LO
L
Governo e setor produtivo discutem logística para fortalecer agroindústria em Rondônia

Governo e setor produtivo discutem logística para fortalecer agroindústria em Rondônia

Reunião debate infraestrutura logística, rotas bioceânicas e medidas para ampliar competitividade das cadeias agroindustriais.
L