SEXTA-FEIRA, 06/03/2026

Em destaque

Projeto Cinema e Direitos Humanos na Justiça Itinerante foi levado ao Baixo Madeira

Filmes ajudaram a discutir temas importantes para as comunidades

Por TJRO - 25

Publicado em 

Projeto Cinema e Direitos Humanos na Justiça Itinerante foi levado ao Baixo Madeira
TJRO

Realizado pela primeira vez na Justiça Itinerante de 2015, o projeto Cinema e Direitos Humanos aos ribeirinhos voltou a acontecer nessa edição da JRI, propondo discussão e conscientização sobre temas importantes para as comunidades a fim de instruir e educar sobre direitos essenciais dos cidadãos por meio do audiovisual, uma ferramenta de entretenimento, mas que pode mobilizar com histórias de ficção, documentários e até animações. A execução é da equipe de comunicação do Tribunal de Justiça de RO em parceria com a equipe Nupemec – Núcleo Permanente de Solução de Conflitos.

“Os filmes trazem à todos reflexões sobre as questões humanas e conflitos, o que pode render boas oportunidades de orientar e responder os questionamentos da comunidades”, explica Johnny Gustavo Clemes, juiz auxiliar da Corregedoria, que lembrou que a juiz Sandra Silvestre aproveitou bastante a ferramenta para falar sobre violência doméstica, quando participou dos debates na primeira edição do projeto.

Como naquela versão, os filmes, geralmente de curta duração, são apresentados em espaços consagrados das localidades, e após, os temas são discutidos, com a participação da plateia e de magistrados que acompanham a operação. Dessa vez, o projeto teve a valorosa participação de psicólogos e assistentes sociais do Núcleo psicossocial do Tribunal de Justiça, que entre outras funções, fizeram intervenções pontuais e importantes sobre os temas tratados.

Outra renovação do projeto foi a possibilidade de verificar junto a comunidade os temas de maior necessidade, definição que foi feita pelas equipes em parceria com lideranças comunitárias.

 Em Calama, por exemplo o tema mais latente foi a questão de abuso sexual. Por isso o filme escolhido para a exibição foi o documentário “Precisamos falar sobre assédio”, da documentarista Paula Sacchetta. Trata-se de um experimento social onde, durante a semana da mulher, uma van-estúdio parou em nove locais em São Paulo e no Rio de Janeiro para coletar depoimentos de mulheres que já foram vítimas de algum tipo de assédio. Os relatos de mulheres de 15 a 84 anos, de zonas nobres ou periferias das duas cidades, que nada têm em comum além de terem sofrido alguma violência, ajudam a explicar quais os tipos de violência e de que forma impactam na vida das mulheres.

Na exibição realizada na escola General Osório, professores preocupados, relataram casos de adolescentes que sofreram abusos e que acabaram buscando refúgio na escola. Os juízes Audarzean Santana, coordenador da JRI e a juíza convidada Lívia Beck, do TJ de Santa Catarina, orientaram os profissionais sobre procedimentos e saídas para situações como essa. O debate demonstrou a preocupação com a situação de estudantes que enfrentam situações de abusos.

Nazaré

Em Nazaré três filmes foram exibidos, uma animação, uma ficção e um documentário, com temáticas como racismo, questionamento sobre padrões estéticos, diversidade de identidade, bullying e violência doméstica, este último demonstrando o histórico da Lei Maria da Penha pela própria história emblemática sofrida pela professora universitária.

Um dos destaques foi o filme “Ela mora logo alí”, de Fabiano Barros e Rafael Rogante, que acabou de ser premiado com três kikitos no festival de Gramado.

O curta mostra uma humilde e ambulante vendedora de bananas fritas que tem sua rotina alterada ao conhecer uma jovem leitora no ônibus no caminho de volta para casa. A partir desse momento, a vendedora inicia uma nova jornada de descobertas, sonhos e o desafio de encontrar o livro preferido de seu filho. As temáticas da inclusão e letramento estão latentes, o que trouxe inspiração para os estudantes e também identificação, pois a personagem, assim como os alunos da escola em Nazaré, também vive às margens do Rio Madeira.

Nesta sessão, além dos profissionais do Núcleo psicossocial, estiveram presentes no debate, o corregedor Geral da Justiça, José Antônio Robles e o juiz auxiliar da corregedoria, Johnny Gustavo Clemes, as juízas Jordana Onochic, que assumiu a coordenação da JRI na segunda etapa da operação e a juíza Lívia Beck.

“O estudo é muito importante, é o melhor caminho para vocês conquistarem os sonhos de vocês”, aconselhou o corregedor depois de dar seu depoimento sobre a importância da educação e dos professores em sua vida.

São Carlos

No Distrito de São Carlos, as temáticas trabalhadas nos filmes foram relacionadas ao racismo, autoestima, autoimagem, questões que podem gerar bullying e também problemas psicológicos de aceitação nos estudantes, levando a casos mais extremos de mutilação pelos próprios adolescentes.

No debate, a professora Ana Maloney fez um relato recente vivido pela turma, ao participar do Joer. “Eles nos contaram que outros estudantes tentavam diminuir os estudantes do baixo madeira, chamando-os de “beiradeiros”, num tom pejorativo, o que não conseguiram porque a equipe não deu crédito às provocações e ainda ficou em quarto lugar em 30 equipes que disputavam a categoria de futsal”, contou.

Os alunos confirmaram o relato e se sentiram mais fortalecidos com os filmes trazidos pelo projeto.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sindicato dos servidores do BC defende solidez da instituição após operação no caso Banco Master

Sindicato dos servidores do BC defende solidez da instituição após operação no caso Banco Master

Nota do Sinal reforça confiança na ética do corpo funcional e pede punição rigorosa caso irregularidades de servidores sejam comprovadas.
L
Mulheres são as principais aliadas na ascensão feminina ao topo das empresas

Mulheres são as principais aliadas na ascensão feminina ao topo das empresas

Pesquisa inédita revela que 41% das líderes contaram com apoio preferencial de outras mulheres para crescer; autocuidado e saúde mental são as maiores renúncias.
L
Segurança é o maior entrave para mulheres que viajam sozinhas no Brasil, aponta pesquisa

Segurança é o maior entrave para mulheres que viajam sozinhas no Brasil, aponta pesquisa

Levantamento do Ministério do Turismo e Unesco revela que 62% das brasileiras já desistiram de roteiros solo por medo; governo lança guia com orientações de segurança e inclusão.
L
Nova 364: mulheres ganham espaço na operação

Nova 364: mulheres ganham espaço na operação

Presença feminina na operação da concessionária reforça avanço da infraestrutura em Rondônia e amplia participação das mulheres em funções técnicas da BR-364.
L
Daniel Vorcaro é transferido para a Penitenciária de Potim, no interior de SP

Daniel Vorcaro é transferido para a Penitenciária de Potim, no interior de SP

Controlador do Banco Master deixa o CDP de Guarulhos após audiência de custódia; unidade de destino é conhecida por abrigar presos de casos de grande repercussão.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Falaê Podcast: Delegado Camargo

Confira!
L

Agenda News: Paulo Lucas conta os 25 anos da Papeletra em Porto Velho

A trajetória da empresa demonstra que a papelaria deixou de ser apenas funcional. Hoje, ela representa criatividade, organização e até colecionismo, transformando objetos simples em parte do cotidiano e da identidade de quem os utiliza.
L

Comunidade News: Maria Inês Oliveira e Carlos Henrique falam das Eleições do CRESS-RO

A entrevista promete trazer reflexões importantes sobre o futuro do Serviço Social em Rondônia, além de esclarecer dúvidas sobre o processo eleitoral do conselho.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L

MEDALHA DO MÉRITO CULTURAL: Rondon e o Forte Príncipe da Beira, uma jornada de pesquisa

Professor Dr. Lourismar Barroso recebe Medalha do Mérito Cultural Professor Amizael Gomes da Silva em reconhecimento à sua trajetória de pesquisa sobre o marechal Rondon e o Forte Príncipe da Beira, preservando a história e a identidade cultural de Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L
Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Indústria lidera geração de empregos no início de 2026 com quase 55 mil novos postos; setor de serviços e construção civil também apresentam saldo positivo.
L
Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alckmin deixará Ministério da Indústria em abril para disputar eleições de 2026

Alckmin deixará Ministério da Indústria em abril para disputar eleições de 2026

Vice-presidente deixará a pasta para cumprir prazo eleitoral, mas permanece no cargo de vice.
L
PEC da Transposição: proposta avança na Câmara

Jaime Bagattoli: PEC da Transposição avança na Câmara

Proposta desarquivada pelo senador sobre servidores do ex-território de Rondônia inicia tramitação na Câmara após aprovação unânime no Senado.
L
Prefeito de Macapá renuncia após afastamento pelo STF por suspeita de desvios

Prefeito de Macapá renuncia após afastamento pelo STF por suspeita de desvios

Dr. Furlan é alvo da Operação Paroxismo, que investiga fraude de R$ 70 milhões em obras de hospital; presidente da Câmara assume o cargo.
L
PGR defende validade de norma do CFM que proíbe assistolia fetal em abortos legais

PGR defende validade de norma do CFM que proíbe assistolia fetal em abortos legais

Parecer de Paulo Gonet enviado ao STF sustenta que conselho tem autonomia para vetar técnica em gestações com mais de cinco meses.
L
PEC da Segurança Pública avança: integração contra crime

PEC da Segurança Pública avança: integração contra crime

PEC da Segurança Pública aprovada na Câmara amplia integração entre União, estados e municípios, fortalece atuação policial e reforça financiamento do setor.
L
Publicidade

POLÍCIA

Alana Anísio Rosa sobrevive a ataque brutal em São Gonçalo e revela detalhes de tentativa de feminicídio

Jovem de 20 anos acorda do coma após ser esfaqueada mais de 30 vezes dentro de casa no Rio de Janeiro; suspeito do crime está preso preventivamente.
10
Denarc intercepta haxixe enviado pelos Correios durante operação em RO

Denarc intercepta haxixe enviado pelos Correios durante operação em RO

Droga foi encontrada em encomenda despachada para o Maranhão durante ação da Operação Protetor das Fronteiras
10
Motorista foge após provocar capotamento

Motorista foge após provocar capotamento

Acidente ocorreu no cruzamento da Avenida Amazonas com a Rua Manoel Laurentino
14
PRF em Rondônia apreende quase 20 kg de entorpecentes na capital

PRF em Rondônia apreende quase 20 kg de entorpecentes na capital

Duas mulheres foram presas.
10
Homem é preso após ameaçar ex-companheira de morte e queimar roupas da vítima em Porto Velho

Homem é preso após ameaçar ex-companheira de morte e queimar roupas da vítima em Porto Velho

Suspeito invadiu residência no bairro Pantanal, queimou roupas da ex-companheira e estava armado com uma faca no momento da abordagem policial.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conflito no Oriente Médio pode elevar exportações de petróleo, mas ameaça setor de carnes

Conflito no Oriente Médio pode elevar exportações de petróleo, mas ameaça setor de carnes

Diretor do MDIC avalia que alta no preço do combustível favorece saldo comercial, enquanto vendas de proteína animal podem sofrer impacto temporário.
L
Bancos antecipam R$ 32,5 bilhões ao FGC para cobrir rombo do Banco Master

Bancos antecipam R$ 32,5 bilhões ao FGC para cobrir rombo do Banco Master

Aporte extra equivale a 60 meses de contribuições e visa garantir a solidez do fundo após o desembolso bilionário para indenizar credores.
L
SUS inicia uso de novo tratamento em dose única contra malária infantil

SUS inicia uso de novo tratamento em dose única contra malária infantil

Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer a tafenoquina pediátrica; medida beneficia crianças na Amazônia e reduz tempo de terapia.
L
Marcelo Thomé: economia formal é chave na Amazônia

Marcelo Thomé: economia formal é chave na Amazônia

Presidente da FIERO defende que ampliar negócios formais e gerar empregos é caminho para combater ilícitos ambientais e fortalecer o desenvolvimento sustentável na Amazônia.
L
Fortnite no Android: Epic e Google encerram disputa

Fortnite no Android: Epic e Google encerram disputa

Acordo entre Epic Games e Google permite pagamentos fora da Play Store e marca o retorno de Fortnite ao Android, ampliando a presença do jogo em celulares.
L
Resident Evil: remake do primeiro jogo pode voltar

Resident Evil: remake do primeiro jogo pode voltar

Insider afirma que a Capcom iniciou a produção de um novo remake do clássico Resident Evil, lançado originalmente em 1996, mas projeto ainda estaria em fase inicial.
L
Informalidade no mercado de trabalho cai para 37,5%, o menor nível fora da pandemia

Informalidade no mercado de trabalho cai para 37,5%, o menor nível fora da pandemia

Dados da Pnad Contínua mostram que rendimento médio real bateu recorde, atingindo R$ 3.652; qualidade do emprego é a melhor da série histórica.
L
Estupro coletivo no RJ: Justiça manda apreender menor

Estupro coletivo no RJ: Justiça manda apreender menor

Adolescente investigado por estupro coletivo em Copacabana é alvo de mandado de busca e apreensão e é considerado foragido após não ser localizado pela polícia.
18
Balança comercial registra 4º melhor fevereiro da história com salto no petróleo

Balança comercial registra 4º melhor fevereiro da história com salto no petróleo

Superávit de US$ 4,2 bilhões reverte déficit do ano passado; exportações atingem recorde para o mês impulsionadas pela indústria extrativa.
L
Crise no BBB 26: saúde mental vira debate nas redes

Crise no BBB 26: saúde mental vira debate nas redes

Crise de ansiedade de participante durante festa no reality reacende discussões sobre pressão emocional, confinamento e impactos psicológicos da exposição constante.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.