SÁBADO, 02/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Política & Murupi: soluções paliativas, soluções definitivas

O problema maior das soluções definitivas é o adjetivo.

Por Leo Ladeia - ƒ

Publicado em 

Política & Murupi: soluções paliativas, soluções definitivas - News Rondônia
Crédito:Marcelo Camargo/Agência Brasil

A violenta, mas linda cidade maravilhosa do Rio de Janeiro foi palco de mais uma tragédia e que causou comoção nacional. Quatro médicos que participariam de um congresso estavam num momento de lazer bebericando num quiosque perto do hotel e de uma delegacia quando três deles foram sumariamente executados. Tratando-se de médicos renomados e sendo um deles irmão de uma deputada federal de um partido de esquerda, a grita foi maior e de imediato as forças de policiais de São Paulo e do Rio de Janeiro se uniram para elucidação do crime. Mas não foram apenas as forças de segurança estaduais.

O ministro da justiça e da segurança que se encontrava na Bahia onde a violência já está no mais alto degrau do pódio da barbárie, enviou o seu braço esquerdo – afinal o homem é comunista – para apurar, os fatos, tomar providências, promover uma narrativa que favoreça a ação pronta, imediata e definitiva do governo federal para o caso, dar muitas entrevistas, principalmente para a Globo News, promover coletivas em que a figura do rotundo ministro apareça como o suprassumo do isso e do aquilo e apontar a culpa para alguém que esteja do lado direito da rua direita, o que aliás vem sendo feito com singular competência. E não fica nisso. Como os assassinatos foram a tiros, armas de fogo, bala e provavelmente tenha algo a ver com o tráfico de drogas, de armas e de milicianos, que tal uma fala do ministro que é dono do balaio onde se encontram o CFDD, CADE, CNCP, o CONAD, o SISNAD, o CNPCP, o CNSP, o CNIg, o Conarq, a PF, a PRF, e o DEPEN? Pois é meu sinhô. Ainda que o seu foco estivesse lá na Bahia com o estrago causado em 16 anos por quem manda no estado desde 2007 com os petistas Jaques Wagner, Rui Costa, chefe da Casa Civil – por dois mandatos – e o atual Jerônimo Rodrigues, o falastrão Dino deitou falação revelando que o causador de tudo foi o “tinhoso, o maledeto, o coisa ruim” do Jair Messias Bolsonaro, e disse qudisparou: os sucessivos homicídios que vêm ocorrendo na Bahia são fruto da política armamentista defendida e colocada em prática pelo coiso. O ex-presidente em certa medida. A narrativa, portanto, está pronta, acabada, envernizada e embrulhada para presente, mas e o Rio de Janeiro? A narrativa também serve mas falta uma solução definitiva e que não existe.

O problema maior das soluções definitivas é o adjetivo. Soluções definitivas devem ser mortais. Prego batido e ponta virada. No Brasil, para onde você apontar o dedo no mapa seja aqui em Porto Velho no Morar Melhor, ou Orgulho do Madeira, lá no Maranhão, Acre, Bahia, Amazonas, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Norte ou Rio de Janeiro o que se vê é a mesma coisa. A família da vítima morre, o processo na justiça corre, a sentença ocorre e mais dia menos dia alguém da família se encontra com o seu algoz na rua, rindo, livre, leve e solto e ninguém o socorre. O estado DESORGANIZADO com as leis lenientes e excessiva preocupação com os cárceres cheios e bandidos maltratados não resolve. “Sêo” Barroso diz que atentam contra causas humanitárias e blá, blá, blá…

Aí o crime ORGANIZADO vez por outra resolve dar um basta nem alguma ponta solta como ocorreu hoje no Rio e pah! De dentro da cadeia os malvadões mandaram assassinar os assassinos dos médicos. Solução definitiva, nem um pouco justa, mas oportuna. As facções não querem confronto com o estado. Querem ganhar dinheiro e paz na terra com os homens amados ou odiados. Querem dinheiro e vida boa. Assim como o governo, querem uma solução definitiva, sem perseguição ou como dizem os entendidos de segurança, uma elucidação do crime. Desta vez o CV resolveu definitivamente.  A facção deu de bandeja o que a polícia, a justiça, o governo e todos queriam: os quatro assassinos foram assassinados, seus corpos foram encontrados, as provas, idem, o motivo do crime foi amplamente revelado, um processo vai correr confirmando tudo e como diz o Zé de Nana, “zefini”.

Política & Murupi: soluções paliativas, soluções definitivas - News Rondônia
Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por que algumas imagens tentam se contrapor aos fatos? O que houve na Europa com o ministro? De real só os quadrinhos de O Globo, uma foto frisada e revelada por outro ministro do STF e o vídeo curto do ministro Moraes que chama de bandido alguém que lhe pergunta se o estava ameaçando. E aquelas outras imagens do prédio do ministério da Justiça que sumiram?

[email protected]

Política & Murupi: soluções paliativas, soluções definitivas - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia reduz furtos e roubos de veículos em 2025 com tecnologia de monitoramento e presença policial

Rondônia reduz furtos e roubos de veículos em 2025 com tecnologia de monitoramento e presença policial

Estado registra queda de até 56% nos índices de roubo de veículos; Muralha Digital e policiamento estratégico aceleram recuperação de automóveis.
L

Inmet alerta para chuvas intensas em Rondônia neste sábado

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas em Rondônia, com possibilidade de tempestades severas em Porto Velho neste sábado (2).
L
Vilhena sedia 9º Circuito Nacional Nasce Capoeira

Vilhena sedia 9º Circuito Nacional Nasce Capoeira

O evento celebra a cultura da capoeira com rodas, troca de cordas, atividades ao ar livre e homenagem na Câmara de Vereadores de Vilhena.
L
Ecoporé vence prêmio internacional de restauração ecológica e destaca importância do trabalho realizado

Ecoporé vence prêmio internacional de restauração ecológica e destaca importância do trabalho realizado

A cerimônia que apresentou os vencedores do prêmio e durante o evento, Sheila Noele, diretora técnica da organização, foi a representante da equipe.
L
Homem é atacado a facada após negar que catador pegasse latinhas

Homem é atacado a facada após negar que catador pegasse latinhas

Durante o bate boca, um dos suspeitos foi para trás da vítima e desferiu uma facada no pescoço do rapaz, em seguida, a dupla fugiu correndo.
16
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Governador do Acre ironiza a crise EUA-Brasil e acredita que a política brasileira precisa parar de trocar farpas

“Está comprovado, pelo menos aqui no Brasil, que esse radicalismo, tanto da esquerda quanto da direita, o povo não quer e deixou isso claro! Quem vai pagar essa conta somos nós”, disse.
L

Momento Agro | Entrevista especial na Associação dos Agricultores da Gleba Aliança

O Momento Agro especial visitou a Associação dos Agricultores da Gleba Aliança. O programa trouxe entrevistas exclusivas com convidados especiais, destacando o trabalho e os desafios do agronegócio local.
L

Falaê PodCast | Entrevista Pastor Carlos Amorim

Neste sábado (02), às 10h, o Falaê Podcast apresenta uma edição especial com a participação do Pastor Carlos Amorim. A entrevista será dedicada à Marcha para Jesus, evento cristão que reúne fiéis de diversas denominações em um momento de fé, louvor e celebração.
L

Rafael Moreira: desafios e sucesso no empreendedorismo jovem em Rondônia

Fundador da RM Engenharia, Rafael Moreira revela trajetória de superação, inovação e impacto social no mercado de construção civil em Rondônia.
L
Trump afirma que Lula pode ligar a qualquer momento

Trump afirma que Lula pode ligar a qualquer momento

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, respondeu a perguntas sobre o tarifaço imposto ao Brasil e expressou abertura para o diálogo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego desde 2012, alcançando 5,8% no segundo trimestre de 2025, com destaque para a criação de postos de trabalho em educação.
L
CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

A segunda edição do CNU 2025 teve mais de 250 mil inscrições em cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência, aplicando a nova Lei de Cotas.
L
IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

O Brasil atinge novo recorde de emprego com carteira assinada e o maior salário do trabalhador, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
L
Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Economia aquecida mantém mercado de trabalho forte, com a menor taxa de desocupação já registrada, apesar da alta da Selic.
L

Vaga para Enfermeiro(a) do Trabalho – Ji-Paraná/RO

Oportunidade para profissional de enfermagem atuar na saúde ocupacional, com salário de R$ 4.550, benefícios completos e contratação pela Consultoria Mariana Goedert.
L

POLÍTICA

Produtores recebem certificados de operador de trator e máquinas agrícolas em Nova Brasilândia do Oeste

SÍLVIA CRISTINA: Produtores recebem certificados de operador de trator e máquinas agrícolas em Nova Brasilândia do Oeste

Recurso que garantiu a qualificação foi destinado pela deputada Sílvia Cristina, através do Cidadania Plena
L
Ieda Chaves impulsiona cultura e tradição com recursos à quadrilha "A Roça é Nossa"

Ieda Chaves impulsiona cultura e tradição com recursos à quadrilha “A Roça é Nossa”

Deputada destina R$ 100 mil para indumentárias que homenageará o Nordeste no Arraial Flor do Maracujá.
L

Vereadora Nice Condaque: projetos, conquistas e transformação política em Cacoal

A trajetória de Nice Condaque, vereadora de Cacoal, destaca projetos de impacto social, avanços na saúde, infraestrutura urbana e diálogo com a comunidade.
L
Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Deputado estadual elogia iniciativa da ACEP e defende a transparência fiscal como pilar da cidadania em Rondônia.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Deputada estadual comemora dados do IBGE e atribui avanço a políticas públicas que fortalecem renda e trabalho formal no estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem e adolescente morrem afogados em rio no município de Candeias do Jamari

Homem e adolescente morrem afogados em rio no município de Candeias do Jamari

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para realizar as buscas e conseguiram localizar os corpos das vítimas.
18
Foragido é preso com cocaína em vila de apartamento na capital

Foragido é preso com cocaína em vila de apartamento na capital

O suspeito foi localizado na casa da ex-companheira.
10
Técnica em enfermagem é encontrada morta em quarto de hotel na zona sul

Mulher encontrada morta em quarto de Hotel na capital

Vítima estava desaparecida há três dias.
18
Colisão de carro e carreta mata família na BR-364 em Rondônia

Colisão de carro e carreta mata família na BR-364 em Rondônia

As causas do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades competentes.
18
Criminosos que assaltaram agência do Sicredi em MT são presos em RO

Criminosos que assaltaram agência do Sicredi em MT são presos em RO

Quadrilha que roubou agência do Sicredi em Cuiabá e fez reféns é capturada pela Polícia de Rondônia em ação conjunta com o Mato Grosso.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO intensifica vigilância contra o sarampo e reforça vacinação em áreas de fronteira e baixa cobertura

Governo de RO intensifica vigilância contra o sarampo e reforça vacinação em áreas de fronteira e baixa cobertura

Com casos na Bolívia, Rondônia amplia programa “Vacinação Sem Fronteiras” para proteger população e manter estado livre do sarampo.
L
41ª edição do Flor do Maracujá destaca Rondônia como destino atrativo do folclore brasileiro

41ª edição do Flor do Maracujá destaca Rondônia como destino atrativo do folclore brasileiro

Flor do Maracujá valoriza cultura popular, reúne mais de 40 grupos folclóricos em Porto Velho e fortalece Rondônia como polo turístico do folclore.
L
MEC amplia prazo de pagamento da Prova Nacional Docente

MEC amplia prazo de pagamento da Prova Nacional Docente

Participantes do exame têm até a próxima quarta-feira para pagar a taxa de inscrição, que é uma etapa de admissão para professores em redes de ensino público.
L
Arraial da UNIR 2025 será neste sábado, 2 de agosto, na Praça das Três Caixas D'água

Arraial da UNIR 2025 será neste sábado, 2 de agosto, na Praça das Três Caixas D’água

A festa é organizada pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea/UNIR) em comemoração ao aniversário da Universidade, que completou 43 anos no último dia 8 de julho.
L
Dados do Pé-de-Meia agora estão abertos no Portal da Transparência

Dados do Pé-de-Meia agora estão abertos no Portal da Transparência

Iniciativa visa fortalecer o controle social e garantir a visibilidade sobre a aplicação do programa, com um total de mais de R$ 10 bilhões repassados até junho.
L
Homem arromba porta de apartamento e espanca ex-mulher na zona leste

Homem arromba porta de apartamento e espanca ex-mulher na zona leste

De acordo com a PM, o indivíduo chegou bastante alterado, e a ex-mulher não abriu a porta com medo, então o suspeito arrombou e depois de entrar espancou a vítima.
16
Operação Shamar mobiliza 50 mil agentes para combater violência contra mulheres

Operação Shamar mobiliza 50 mil agentes para combater violência contra mulheres

Iniciativa acontece em 2 mil municípios brasileiros durante o Agosto Lilás e celebra o aniversário de 19 anos da Lei Maria da Penha.
L
Bruno Henrique do Flamengo é denunciado por manipulação de apostas

Bruno Henrique do Flamengo é denunciado por manipulação de apostas

O atacante pode pegar até dois anos de suspensão após a Procuradoria do STJD aceitar a denúncia de ter forçado um cartão amarelo em 2023.
L
STF retomará julgamento de Carla Zambelli por porte ilegal de arma

STF retomará julgamento de Carla Zambelli por porte ilegal de arma

A deputada federal, que já foi condenada em outro processo, pode perder o mandato se o placar de 6 a 0 for confirmado pelo Supremo Tribunal Federal.
L
Dólar cai para R$ 5,54 com dados de desemprego nos EUA

Dólar cai para R$ 5,54 com dados de desemprego nos EUA

O dólar encerrou a semana em forte baixa, enquanto a Bolsa de Valores, afetada pelo cenário global e por tensões políticas, registrou queda.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.