TERÇA-FEIRA, 27/01/2026

Em destaque

Política & Murupi: soluções paliativas, soluções definitivas

O problema maior das soluções definitivas é o adjetivo.

Por Leo Ladeia - ƒ

Publicado em 

Crédito:Marcelo Camargo/Agência Brasil

A violenta, mas linda cidade maravilhosa do Rio de Janeiro foi palco de mais uma tragédia e que causou comoção nacional. Quatro médicos que participariam de um congresso estavam num momento de lazer bebericando num quiosque perto do hotel e de uma delegacia quando três deles foram sumariamente executados. Tratando-se de médicos renomados e sendo um deles irmão de uma deputada federal de um partido de esquerda, a grita foi maior e de imediato as forças de policiais de São Paulo e do Rio de Janeiro se uniram para elucidação do crime. Mas não foram apenas as forças de segurança estaduais.

O ministro da justiça e da segurança que se encontrava na Bahia onde a violência já está no mais alto degrau do pódio da barbárie, enviou o seu braço esquerdo – afinal o homem é comunista – para apurar, os fatos, tomar providências, promover uma narrativa que favoreça a ação pronta, imediata e definitiva do governo federal para o caso, dar muitas entrevistas, principalmente para a Globo News, promover coletivas em que a figura do rotundo ministro apareça como o suprassumo do isso e do aquilo e apontar a culpa para alguém que esteja do lado direito da rua direita, o que aliás vem sendo feito com singular competência. E não fica nisso. Como os assassinatos foram a tiros, armas de fogo, bala e provavelmente tenha algo a ver com o tráfico de drogas, de armas e de milicianos, que tal uma fala do ministro que é dono do balaio onde se encontram o CFDD, CADE, CNCP, o CONAD, o SISNAD, o CNPCP, o CNSP, o CNIg, o Conarq, a PF, a PRF, e o DEPEN? Pois é meu sinhô. Ainda que o seu foco estivesse lá na Bahia com o estrago causado em 16 anos por quem manda no estado desde 2007 com os petistas Jaques Wagner, Rui Costa, chefe da Casa Civil – por dois mandatos – e o atual Jerônimo Rodrigues, o falastrão Dino deitou falação revelando que o causador de tudo foi o “tinhoso, o maledeto, o coisa ruim” do Jair Messias Bolsonaro, e disse qudisparou: os sucessivos homicídios que vêm ocorrendo na Bahia são fruto da política armamentista defendida e colocada em prática pelo coiso. O ex-presidente em certa medida. A narrativa, portanto, está pronta, acabada, envernizada e embrulhada para presente, mas e o Rio de Janeiro? A narrativa também serve mas falta uma solução definitiva e que não existe.

O problema maior das soluções definitivas é o adjetivo. Soluções definitivas devem ser mortais. Prego batido e ponta virada. No Brasil, para onde você apontar o dedo no mapa seja aqui em Porto Velho no Morar Melhor, ou Orgulho do Madeira, lá no Maranhão, Acre, Bahia, Amazonas, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Norte ou Rio de Janeiro o que se vê é a mesma coisa. A família da vítima morre, o processo na justiça corre, a sentença ocorre e mais dia menos dia alguém da família se encontra com o seu algoz na rua, rindo, livre, leve e solto e ninguém o socorre. O estado DESORGANIZADO com as leis lenientes e excessiva preocupação com os cárceres cheios e bandidos maltratados não resolve. “Sêo” Barroso diz que atentam contra causas humanitárias e blá, blá, blá…

Aí o crime ORGANIZADO vez por outra resolve dar um basta nem alguma ponta solta como ocorreu hoje no Rio e pah! De dentro da cadeia os malvadões mandaram assassinar os assassinos dos médicos. Solução definitiva, nem um pouco justa, mas oportuna. As facções não querem confronto com o estado. Querem ganhar dinheiro e paz na terra com os homens amados ou odiados. Querem dinheiro e vida boa. Assim como o governo, querem uma solução definitiva, sem perseguição ou como dizem os entendidos de segurança, uma elucidação do crime. Desta vez o CV resolveu definitivamente.  A facção deu de bandeja o que a polícia, a justiça, o governo e todos queriam: os quatro assassinos foram assassinados, seus corpos foram encontrados, as provas, idem, o motivo do crime foi amplamente revelado, um processo vai correr confirmando tudo e como diz o Zé de Nana, “zefini”.

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por que algumas imagens tentam se contrapor aos fatos? O que houve na Europa com o ministro? De real só os quadrinhos de O Globo, uma foto frisada e revelada por outro ministro do STF e o vídeo curto do ministro Moraes que chama de bandido alguém que lhe pergunta se o estava ameaçando. E aquelas outras imagens do prédio do ministério da Justiça que sumiram?

leoladeia@hotmail.com

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Carnaval seguro: Energisa orienta blocos de rua

Carnaval seguro: Energisa orienta blocos de rua

Reunião com Funcultural e organizadores reforça cuidados com a rede elétrica, prevenindo acidentes durante desfiles, trios elétricos e eventos carnavalescos.
L
Resgate Heroico: Bombeiros salvam cachorro de afogamento em piscina

Resgate Heroico: Bombeiros salvam cachorro de afogamento em piscina

O animal foi resgatado em uma residência no município de Sorriso após uma vizinha avistar a cena da sacada de um prédio.
L
Detran encerra teste de baliza em provas práticas para CNH

Detran encerra teste de baliza em provas práticas para CNH

A nova regra entrou em vigor nesta segunda-feira em São Paulo e outros três estados, passando a permitir também o uso de veículos automáticos nos exames.
L
Defesa Civil Municipal: rede de voluntários é ampliada

Defesa Civil Municipal: rede de voluntários é ampliada

Capacitação promovida pela Prefeitura de Porto Velho prepara moradores dos distritos para atuar como apoio direto em emergências, fortalecendo a resposta rápida e a segurança comunitária.
L
Prefeitura de Porto Velho: salário é antecipado

Prefeitura de Porto Velho: salário é antecipado

Pagamento dos servidores municipais é antecipado pela Prefeitura de Porto Velho, muda de sexta para quarta-feira e injeta recursos na economia local, beneficiando ativos, aposentados e pensionistas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
UNIR abre inscrições para cursos de pós-graduação em 2026

UNIR abre inscrições para cursos de pós-graduação em 2026

Universidade Federal de Rondônia oferta vagas para mestrado, doutorado e especialização em diferentes áreas, com editais próprios e prazos distintos.
L
Governo prorroga prazo para pedido de ressarcimento do INSS

Governo prorroga prazo para pedido de ressarcimento do INSS

O período para solicitar a devolução de descontos indevidos foi estendido até março após instabilidades no sistema; cerca de 850 mil pessoas ainda podem ter direito ao valor.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Presidente do TSE alerta para riscos da desinformação em 2026

Presidente do TSE alerta para riscos da desinformação em 2026

A ministra Cármen Lúcia destacou a necessidade de proteger a liberdade de escolha do eleitor contra o uso malicioso de tecnologias durante o ciclo eleitoral.
L
Cláudia de Jesus: mais vagas no transporte intermunicipal

Cláudia de Jesus: mais vagas no transporte intermunicipal

Deputada propõe ampliar assentos gratuitos para idosos e PCDs em ônibus executivos, tornando efetivo o direito ao passe livre previsto na lei estadual.
L
Dra. Taíssa Sousa: projeto amplia utilidade da Pestalozzi

Dra. Taíssa Sousa: projeto amplia utilidade da Pestalozzi

Proposta da deputada aprovada na Assembleia Legislativa reconhece a Sociedade Pestalozzi como entidade de utilidade pública em todo o estado de Rondônia.
L
Lula viaja ao Panamá para fórum econômico regional

Lula viaja ao Panamá para fórum econômico regional

O presidente brasileiro participa como convidado especial de encontro que discute infraestrutura, inteligência artificial e comércio na América Latina.
L
ICMS do gado em Rondônia: Pedro Fernandes comemora redução

ICMS do gado em Rondônia: Pedro Fernandes comemora redução

Deputado celebra aprovação de projeto que reduz imposto sobre a venda do gado em pé, amplia a liberdade de negociação do produtor rural e fortalece a competitividade do setor.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caso Orelha: Suspeitos de matar cão comunitário estão nos Estados Unidos

Caso Orelha: Suspeitos de matar cão comunitário estão nos Estados Unidos

Dois adolescentes investigados pelas agressões que levaram à morte do animal em Florianópolis viajam ao exterior.
16
Foragidos da justiça são presos em esconderijo no bairro Cai N’água

Foragidos da justiça são presos em esconderijo no bairro Cai N’água

A Polícia Militar apreendeu drogas e objetos furtados em um imóvel utilizado como ponto de tráfico; um dos suspeitos usava peruca e forneceu nome falso para evitar a prisão.
12
Caminhonetes colidem em cruzamento da avenida JK com a BR-364

Caminhonetes colidem em cruzamento da avenida JK com a BR-364

O acidente ocorreu na tarde de segunda-feira durante manobras de acesso à rodovia federal em Jaru; apesar do impacto lateral, não houve registro de feridos.
14
Motocicleta é furtada em frente a residência no Setor 03

Motocicleta é furtada em frente a residência no Setor 03

Uma câmera de monitoramento registrou o momento em que o suspeito levou o veículo na madrugada desta segunda-feira em Jaru; a polícia busca identificar o autor do crime.
12
PF cumpre novos mandados em investigação de tortura em Rondônia

PF cumpre novos mandados em investigação de tortura em Rondônia

As diligências da Operação Bisturi ocorreram em Porto Velho e Guajará-Mirim para identificar colaboradores que ajudaram na fuga de investigadas para a Bolívia.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: A F CECCON JUCA & OLIVEIRA LTDA,

LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE –LAPP
L
Espanha anuncia regularização de 500 mil imigrantes

Espanha anuncia regularização de 500 mil imigrantes

O governo espanhol aprovou medida extraordinária que beneficia estrangeiros sem antecedentes criminais que residiam no país até o fim de 2025.
L
ICMS do gado em Rondônia: saída de até 500 mil cabeças

ICMS do gado em Rondônia: saída de até 500 mil cabeças

Redução do imposto de 12% para 4% aprovada pela Assembleia libera venda de gado vivo para outros estados e busca corrigir distorções que pressionavam o preço ao produtor.
L
Anvisa proíbe venda de fitas para clareamento dental

Anvisa proíbe venda de fitas para clareamento dental

O produto 9D White Teeth Whitening Strips foi barrado por falta de registro e autorização de funcionamento da fabricante em território nacional.
L
Saúde mental e pediatria lideram erros em exame médico

Enamed: Saúde mental e pediatria lideram erros em exame médico

Relatório do Enamed revela falhas graves no conhecimento de estudantes de medicina em temas básicos como manejo da dengue e tratamento de Parkinson.
L
Emissão de certificado do ensino médio via Enem gera impasse

Emissão de certificado do ensino médio via Enem gera impasse

Alunos aprovados em universidades enfrentam dificuldades para obter o diploma escolar e temem perder prazos de matrícula devido à falta de sistema digital.
L
Brasil conquista três indicações ao Bafta 2026

Brasil conquista três indicações ao Bafta 2026

O filme O Agente Secreto e o documentário Apocalipse nos Trópicos representam o cinema brasileiro na premiação britânica que ocorre em fevereiro em Londres.
L
Saúde ocupacional: Prefeitura amplia atendimento

Saúde ocupacional: Prefeitura amplia atendimento

Prefeitura de Porto Velho fortalece ações de saúde ocupacional com ampliação dos serviços, novo endereço de atendimento e foco na prevenção e bem-estar dos servidores municipais.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.