TERÇA-FEIRA, 20/01/2026

Em destaque

Política & Murupi: soluções paliativas, soluções definitivas

O problema maior das soluções definitivas é o adjetivo.

Por Leo Ladeia - ƒ

Publicado em 

Crédito:Marcelo Camargo/Agência Brasil

A violenta, mas linda cidade maravilhosa do Rio de Janeiro foi palco de mais uma tragédia e que causou comoção nacional. Quatro médicos que participariam de um congresso estavam num momento de lazer bebericando num quiosque perto do hotel e de uma delegacia quando três deles foram sumariamente executados. Tratando-se de médicos renomados e sendo um deles irmão de uma deputada federal de um partido de esquerda, a grita foi maior e de imediato as forças de policiais de São Paulo e do Rio de Janeiro se uniram para elucidação do crime. Mas não foram apenas as forças de segurança estaduais.

O ministro da justiça e da segurança que se encontrava na Bahia onde a violência já está no mais alto degrau do pódio da barbárie, enviou o seu braço esquerdo – afinal o homem é comunista – para apurar, os fatos, tomar providências, promover uma narrativa que favoreça a ação pronta, imediata e definitiva do governo federal para o caso, dar muitas entrevistas, principalmente para a Globo News, promover coletivas em que a figura do rotundo ministro apareça como o suprassumo do isso e do aquilo e apontar a culpa para alguém que esteja do lado direito da rua direita, o que aliás vem sendo feito com singular competência. E não fica nisso. Como os assassinatos foram a tiros, armas de fogo, bala e provavelmente tenha algo a ver com o tráfico de drogas, de armas e de milicianos, que tal uma fala do ministro que é dono do balaio onde se encontram o CFDD, CADE, CNCP, o CONAD, o SISNAD, o CNPCP, o CNSP, o CNIg, o Conarq, a PF, a PRF, e o DEPEN? Pois é meu sinhô. Ainda que o seu foco estivesse lá na Bahia com o estrago causado em 16 anos por quem manda no estado desde 2007 com os petistas Jaques Wagner, Rui Costa, chefe da Casa Civil – por dois mandatos – e o atual Jerônimo Rodrigues, o falastrão Dino deitou falação revelando que o causador de tudo foi o “tinhoso, o maledeto, o coisa ruim” do Jair Messias Bolsonaro, e disse qudisparou: os sucessivos homicídios que vêm ocorrendo na Bahia são fruto da política armamentista defendida e colocada em prática pelo coiso. O ex-presidente em certa medida. A narrativa, portanto, está pronta, acabada, envernizada e embrulhada para presente, mas e o Rio de Janeiro? A narrativa também serve mas falta uma solução definitiva e que não existe.

O problema maior das soluções definitivas é o adjetivo. Soluções definitivas devem ser mortais. Prego batido e ponta virada. No Brasil, para onde você apontar o dedo no mapa seja aqui em Porto Velho no Morar Melhor, ou Orgulho do Madeira, lá no Maranhão, Acre, Bahia, Amazonas, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Norte ou Rio de Janeiro o que se vê é a mesma coisa. A família da vítima morre, o processo na justiça corre, a sentença ocorre e mais dia menos dia alguém da família se encontra com o seu algoz na rua, rindo, livre, leve e solto e ninguém o socorre. O estado DESORGANIZADO com as leis lenientes e excessiva preocupação com os cárceres cheios e bandidos maltratados não resolve. “Sêo” Barroso diz que atentam contra causas humanitárias e blá, blá, blá…

Aí o crime ORGANIZADO vez por outra resolve dar um basta nem alguma ponta solta como ocorreu hoje no Rio e pah! De dentro da cadeia os malvadões mandaram assassinar os assassinos dos médicos. Solução definitiva, nem um pouco justa, mas oportuna. As facções não querem confronto com o estado. Querem ganhar dinheiro e paz na terra com os homens amados ou odiados. Querem dinheiro e vida boa. Assim como o governo, querem uma solução definitiva, sem perseguição ou como dizem os entendidos de segurança, uma elucidação do crime. Desta vez o CV resolveu definitivamente.  A facção deu de bandeja o que a polícia, a justiça, o governo e todos queriam: os quatro assassinos foram assassinados, seus corpos foram encontrados, as provas, idem, o motivo do crime foi amplamente revelado, um processo vai correr confirmando tudo e como diz o Zé de Nana, “zefini”.

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por que algumas imagens tentam se contrapor aos fatos? O que houve na Europa com o ministro? De real só os quadrinhos de O Globo, uma foto frisada e revelada por outro ministro do STF e o vídeo curto do ministro Moraes que chama de bandido alguém que lhe pergunta se o estava ameaçando. E aquelas outras imagens do prédio do ministério da Justiça que sumiram?

leoladeia@hotmail.com

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fonte interativa integrará revitalização do Parque Circuito

Fonte interativa integrará revitalização do Parque Circuito

Projeto de revitalização prevê fonte interativa inédita em Porto Velho e reforça investimentos em lazer e convivência.
L
Nova Mutum Paraná celebra 15 anos com foco em ação social

Nova Mutum Paraná celebra 15 anos com foco em ação social

Aniversário do distrito planejado em Porto Velho reúne esporte e cultura, além de arrecadar 250 quilos de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade.
L
Tribunal Regional do Trabalho abre seleção de estágio para Rondônia e Acre

Tribunal Regional do Trabalho abre seleção de estágio para Rondônia e Acre

Estudantes de nível superior podem se inscrever gratuitamente até o dia 1 de fevereiro para atuar em diversas áreas da Justiça do Trabalho nos dois estados.
L
Advocacia de Rondônia tem até 30 de janeiro para garantir desconto máximo na anuidade

Advocacia de Rondônia tem até 30 de janeiro para garantir desconto máximo na anuidade

OAB Rondônia reforça o prazo para pagamento à vista com o maior benefício financeiro do ano, visando facilitar o planejamento da classe e fortalecer a defesa das prerrogativas.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados em processos seletivos para quatro funções

Prefeitura de Jaru convoca aprovados em processos seletivos para quatro funções

Editais publicados nesta segunda-feira (19) chamam candidatos dos seletivos nº 001 e 004; posse deve ocorrer em até três dias úteis, com envio de documentos por peticionamento eletrônico.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Ivan Ferreira de Oliveira (Ferreirinha)

Ivan Ferreira de Oliveira, conhecido como Ferreirinha, morreu aos 82 anos. Velório ocorre nesta segunda (19) e sepultamento na terça (20), em Porto Velho.
L
Entidades do ensino superior contestam avaliação de medicina do MEC

Entidades do ensino superior contestam avaliação de medicina do MEC

Associações criticam a aplicação de punições imediatas após o Enamed e apontam divergências nos dados; ministro defende medidas para garantir qualidade.
L

JOVEM NEWS: Jeanderson Maranhão e a história do Porto Velho Esporte Clube

Fundador do Porto Velho Esporte Clube, o militar da Base Aérea fala sobre projetos sociais, esporte como ferramenta de inclusão e o trabalho com crianças na capital.
L

GIRO NEWS: Michel Alisson fala sobre educação financeira e Sicredi

O administrador e especialista em Gestão de Cooperativas de Crédito do Sicredi aborda volta às aulas, planejamento financeiro, cartões, seguros e capital social.
L
Pix: instabilidade afeta serviço e bancos nesta segunda-feira (19)

Pix: instabilidade afeta serviço e bancos nesta segunda-feira (19)

Relatos de falhas no Pix aumentaram ao longo da tarde e envolveram bancos como Banco do Brasil, Itaú, Nubank, Bradesco, Santander e Inter, segundo reclamações em plataformas de monitoramento.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Dra. Taissa pede recuperação urgente da RO-370 em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taissa pede recuperação urgente da RO-370 em Guajará-Mirim

O pedido tem foco nos trechos que dão acesso às principais linhas rurais do município, áreas que concentram comunidades dependentes da via para deslocamento diário e acesso à área urbana.
L
Pastor Ivanildo Santos é citado como pré-candidato para 2026

Pastor Ivanildo Santos é citado como pré-candidato para 2026

Liderança evangélica de Porto Velho começa a articular apoio para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Rondônia no próximo pleito eleitoral.
L
Ministério lança módulo para monitorar saúde de crianças indígenas

Ministério lança módulo para monitorar saúde de crianças indígenas

Nova ferramenta da Secretaria Especial de Saúde Indígena permitirá o registro detalhado do desenvolvimento neuropsicomotor e rastreio precoce de doenças em territórios.
L
Justiça converte para domiciliar prisão de suspeito de fraude no INSS

Justiça converte para domiciliar prisão de suspeito de fraude no INSS

Ministro André Mendonça autoriza que Silvio Feitoza cumpra pena em casa devido a quadro de isquemia miocárdica grave diagnosticado após cirurgia.
L
MPRO: Justiça obriga municípios a ampliar acolhimento de crianças

MPRO: Justiça obriga municípios a ampliar acolhimento de crianças

Decisões determinam implantação e qualificação do acolhimento institucional e em família acolhedora em Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia e São Felipe do Oeste, com base no ECA e na Assistência Social.
L
Publicidade

POLÍCIA

Batida frontal entre motos deixa dois feridos

Batida frontal entre motos deixa dois feridos

Vítimas foram levadas ao hospital João Paulo II.
14
Polícia Rodoviária Federal detém cinco motoristas embriagados em Rondônia

Polícia Rodoviária Federal detém cinco motoristas embriagados em Rondônia

Fiscalizações realizadas pela PRF durante o último fim de semana em Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena resultaram em prisões por crimes de trânsito.
10
Polícia Civil alerta para golpes contra idosos em Porto Velho

Polícia Civil alerta para golpes contra idosos em Porto Velho

Criminosos se passam por servidores municipais para obter dados e contratar empréstimos indevidos; prefeitura esclarece que não solicita fotos em visitas.
L
Polícia apreende adolescente e prende mãe por venda de bebidas e drogas

Polícia apreende adolescente e prende mãe por venda de bebidas e drogas

Flagrante ocorreu em Candeias do Jamari durante patrulhamento em ponto conhecido como ponto de venda de entorpecentes; jovem mantinha animal silvestre em garrafa.
14
Polícia Civil e prefeitura alertam sobre golpe da falsa cesta básica

Polícia Civil e prefeitura alertam sobre golpe da falsa cesta básica

O esquema já causou prejuízos significativos às vítimas, incluindo casos de endividamento bancário superior a R$ 30 mil.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fique ligado na programação do Cine Araújo em Porto Velho: estreias, sucessos e opções para toda a família

O Cine Araújo de Porto Velho apresenta uma programação diversificada, com grandes estreias, filmes premiados e animações, oferecendo opções para todos os públicos e horários ao longo da semana.
L
Rio Acre inicia processo de descida mas permanece acima da cota de inundação

Rio Acre inicia processo de descida mas permanece acima da cota de inundação

Boletim do Serviço Geológico do Brasil indica que o nível do rio em Rio Branco atingiu 14,41 metros, superando o limite de transbordo estabelecido em 13,50 metros.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): AGUAS DE JARU SPE S.A.

LICENÇAS PRÉVIA, INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento da Outorga: AGUAS DE JARU SPE S.A

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Agências do INSS fecham em mais de 90 cidades devido ao feriado de São Sebastião

Agências do INSS fecham em mais de 90 cidades devido ao feriado de São Sebastião

Atendimento presencial será suspenso nesta terça-feira em municípios que celebram o padroeiro; instituição também anuncia paralisação nacional para o fim do mês.
L
Haddad propõe que Banco Central assuma fiscalização de fundos

Haddad propõe que Banco Central assuma fiscalização de fundos

Ministro da Fazenda defende ampliação do perímetro regulatório da autoridade monetária para coibir fraudes financeiras e centralizar a supervisão do setor.
L
Dia do Profissional da Beleza destaca expansão do setor em Rondônia e apoio do Sebrae

Dia do Profissional da Beleza destaca expansão do setor em Rondônia e apoio do Sebrae

Data celebrada em 19 de janeiro evidencia crescimento do empreendedorismo na área e ações de capacitação, gestão e inovação para fortalecer pequenos negócios no estado.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.