QUARTA-FEIRA, 07/01/2026
Publicidade

Em destaque

Política & Murupi: soluções paliativas, soluções definitivas

O problema maior das soluções definitivas é o adjetivo.

Por Leo Ladeia - ƒ

Publicado em 

Crédito:Marcelo Camargo/Agência Brasil

A violenta, mas linda cidade maravilhosa do Rio de Janeiro foi palco de mais uma tragédia e que causou comoção nacional. Quatro médicos que participariam de um congresso estavam num momento de lazer bebericando num quiosque perto do hotel e de uma delegacia quando três deles foram sumariamente executados. Tratando-se de médicos renomados e sendo um deles irmão de uma deputada federal de um partido de esquerda, a grita foi maior e de imediato as forças de policiais de São Paulo e do Rio de Janeiro se uniram para elucidação do crime. Mas não foram apenas as forças de segurança estaduais.

O ministro da justiça e da segurança que se encontrava na Bahia onde a violência já está no mais alto degrau do pódio da barbárie, enviou o seu braço esquerdo – afinal o homem é comunista – para apurar, os fatos, tomar providências, promover uma narrativa que favoreça a ação pronta, imediata e definitiva do governo federal para o caso, dar muitas entrevistas, principalmente para a Globo News, promover coletivas em que a figura do rotundo ministro apareça como o suprassumo do isso e do aquilo e apontar a culpa para alguém que esteja do lado direito da rua direita, o que aliás vem sendo feito com singular competência. E não fica nisso. Como os assassinatos foram a tiros, armas de fogo, bala e provavelmente tenha algo a ver com o tráfico de drogas, de armas e de milicianos, que tal uma fala do ministro que é dono do balaio onde se encontram o CFDD, CADE, CNCP, o CONAD, o SISNAD, o CNPCP, o CNSP, o CNIg, o Conarq, a PF, a PRF, e o DEPEN? Pois é meu sinhô. Ainda que o seu foco estivesse lá na Bahia com o estrago causado em 16 anos por quem manda no estado desde 2007 com os petistas Jaques Wagner, Rui Costa, chefe da Casa Civil – por dois mandatos – e o atual Jerônimo Rodrigues, o falastrão Dino deitou falação revelando que o causador de tudo foi o “tinhoso, o maledeto, o coisa ruim” do Jair Messias Bolsonaro, e disse qudisparou: os sucessivos homicídios que vêm ocorrendo na Bahia são fruto da política armamentista defendida e colocada em prática pelo coiso. O ex-presidente em certa medida. A narrativa, portanto, está pronta, acabada, envernizada e embrulhada para presente, mas e o Rio de Janeiro? A narrativa também serve mas falta uma solução definitiva e que não existe.

O problema maior das soluções definitivas é o adjetivo. Soluções definitivas devem ser mortais. Prego batido e ponta virada. No Brasil, para onde você apontar o dedo no mapa seja aqui em Porto Velho no Morar Melhor, ou Orgulho do Madeira, lá no Maranhão, Acre, Bahia, Amazonas, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Norte ou Rio de Janeiro o que se vê é a mesma coisa. A família da vítima morre, o processo na justiça corre, a sentença ocorre e mais dia menos dia alguém da família se encontra com o seu algoz na rua, rindo, livre, leve e solto e ninguém o socorre. O estado DESORGANIZADO com as leis lenientes e excessiva preocupação com os cárceres cheios e bandidos maltratados não resolve. “Sêo” Barroso diz que atentam contra causas humanitárias e blá, blá, blá…

Aí o crime ORGANIZADO vez por outra resolve dar um basta nem alguma ponta solta como ocorreu hoje no Rio e pah! De dentro da cadeia os malvadões mandaram assassinar os assassinos dos médicos. Solução definitiva, nem um pouco justa, mas oportuna. As facções não querem confronto com o estado. Querem ganhar dinheiro e paz na terra com os homens amados ou odiados. Querem dinheiro e vida boa. Assim como o governo, querem uma solução definitiva, sem perseguição ou como dizem os entendidos de segurança, uma elucidação do crime. Desta vez o CV resolveu definitivamente.  A facção deu de bandeja o que a polícia, a justiça, o governo e todos queriam: os quatro assassinos foram assassinados, seus corpos foram encontrados, as provas, idem, o motivo do crime foi amplamente revelado, um processo vai correr confirmando tudo e como diz o Zé de Nana, “zefini”.

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por que algumas imagens tentam se contrapor aos fatos? O que houve na Europa com o ministro? De real só os quadrinhos de O Globo, uma foto frisada e revelada por outro ministro do STF e o vídeo curto do ministro Moraes que chama de bandido alguém que lhe pergunta se o estava ameaçando. E aquelas outras imagens do prédio do ministério da Justiça que sumiram?

leoladeia@hotmail.com

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Operação Viagem Segura orienta mais de 10 mil motoristas na BR-364 durante férias

Operação Viagem Segura orienta mais de 10 mil motoristas na BR-364 durante férias

Ação educativa da concessionária Nova 364 reforçou direção segura e combate a acidentes em 11 pontos da rodovia durante o período de festas.
L

Nova 364: Sorteio premia usuário com scooter elétrica

A concessionária Nova 364 realizou nesta terça-feira (06) o sorteio de uma Scooter M4 1000W em Porto Velho
L
Contribuintes já podem emitir boletos do IPTU 2026 online ou presencialmente

Contribuintes já podem emitir boletos do IPTU 2026 online ou presencialmente

Prefeitura de Porto Velho libera emissão digital e presencial dos boletos do IPTU 2026, TRSD 2025 e Cosip, com descontos para pagamento à vista.
L
Natal de Luz 2025 encerra nesta terça-feira no Palácio Rio Madeira

Natal de Luz 2025 encerra nesta terça-feira no Palácio Rio Madeira

Evento do governo de Rondônia chega ao fim, após mais de dois meses de visitação e mais de 1,3 milhão de pontos de luz em LED.
L
Mão de obra reeducanda produz vassouras recicláveis: ação avança em Porto Velho

Mão de obra reeducanda produz vassouras recicláveis: ação avança em Porto Velho

Parceria entre governo de Rondônia, prefeitura e cooperativa transforma garrafas PET em vassouras, promove sustentabilidade e capacita reeducandos no sistema prisional.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições da Chamada Escolar começam nesta quinta-feira (8)

Inscrições da Chamada Escolar começam nesta quinta-feira (8)

Prazo segue até 15 de janeiro, com inscrições online pelo site da Prefeitura para vagas na rede municipal de ensino de Porto Velho.
L
BVQQ anuncia programação oficial do Carnaval 2026 em Rondônia

BVQQ anuncia programação oficial do Carnaval 2026 em Rondônia

Banda do Vai Quem Quer celebra 46 anos com desfile, ações sociais e ambientais; festa começa em 14 de janeiro e o grande desfile será em 14 de fevereiro.
L
Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira (7) em Rondônia

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira (7) em Rondônia

Governo de Rondônia abre inscrições para concursos da Seduc com mais de 4,3 mil vagas para professor e técnico educacional até 9 de fevereiro.
L

Nota de pesar: João Adaildo do Nascimento

João Adaildo do Nascimento faleceu aos 96 anos. Soldado da Borracha, era reconhecido pela fé, simplicidade, amor à família e dedicação à música religiosa.
L

Planejando 2026: o caminho para investir com inteligência e equilíbrio

Entenda como montar uma estratégia vencedora unindo a segurança da renda fixa ao potencial das ações para investir com equilíbrio em 2026.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Neidinha Suruí se consolida como nome forte para o Senado por Rondônia em 2026

Neidinha Suruí se consolida como nome forte para o Senado por Rondônia em 2026

Pré-candidata da REDE e PSB destaca-se por baixa rejeição, trajetória socioambiental e articulação política ampla
L
Brasil classifica sequestro de Maduro como “afronta gravíssima” na OEA

Brasil classifica sequestro de Maduro como “afronta gravíssima” na OEA

Embaixador Benoni Belli afirmou que ação militar dos EUA viola soberania venezuelana e cria precedente perigoso para a comunidade internacional.
L
Trump afirma que ataque à Venezuela deixou "muitos mortos"

Trump afirma que ataque à Venezuela deixou “muitos mortos”

Presidente dos EUA disse que operação contra Maduro matou principalmente cubanos e elogiou ação militar, criticando opositores e manifestantes contrários à intervenção.
L
EUA defendem controle do petróleo venezuelano em reunião da OEA

EUA defendem controle do petróleo venezuelano em reunião da OEA

Em reunião de emergência, diplomata norte-americano afirma que petróleo da Venezuela não deve ficar nas mãos de adversários do Hemisfério Ocidental e reforça ações contra Maduro.
L
Dra.Taíssa Sousa garante reforço de R$ 50 mil para equipamentos na UBS de Theobroma

Dra.Taíssa Sousa garante reforço de R$ 50 mil para equipamentos na UBS de Theobroma

Recurso articulado pela deputada Dra. Taíssa Sousa será usado na compra de equipamentos para a UBS São Francisco Xavier, fortalecendo a atenção básica no município.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão na Avenida Recife deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Colisão na Avenida Recife deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Acidente envolvendo carro e motocicleta terminou com veículo colidindo contra árvore; vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada à UPA.
10
Rapaz sobrevive a tentativa de homicídio em Comodoro

Rapaz sobrevive a tentativa de homicídio em Comodoro

Jovem de 24 anos foi baleado na perna por trio armado que se passou por policiais; vítima conseguiu fugir e pediu ajuda à mãe.
16
Venezuelano é preso em Vilhena após tentar enforcar mulher grávida

Venezuelano é preso em Vilhena após tentar enforcar mulher grávida

Homem de 29 anos ameaçou matar a companheira de 29 anos no bairro Cidade Verde 2; vítima estava no quinto mês de gestação e conseguiu escapar.
16
Mulher em surto invade BR-435 e é socorrida em Cerejeiras

Mulher em surto invade BR-435 e é socorrida em Cerejeiras

Paciente de 27 anos, enfrentando quadro depressivo, mobilizou Polícia Militar e Corpo de Bombeiros após cortar os pulsos e invadir rodovia.
16
Sobrevivente de acidente na BR-364 é transferido para Ji-Paraná

Sobrevivente de acidente na BR-364 é transferido para Ji-Paraná

Motorista de 43 anos, único ferido com gravidade em colisão na BR-364 próximo a Vilhena, passa por cirurgias e segue tratamento em hospital de Ji-Paraná.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (PT 06): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação
L

Recebimento da Licença Ambiental (PT 05): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação
L

Recebimento da Licença Ambiental (PT-03): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação
L

Recebimento da Licença Ambiental (PT-02): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação
L

Recebimento da Licença Ambiental (PT 01B): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação, Licença Operação
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado definitivo de teste seletivo para diversas funções

Prefeitura de Jaru divulga resultado definitivo de teste seletivo para diversas funções

Processo seletivo nº 004 contemplou cargos como médico psiquiatra, cozinheiro, eletricista e vigilante
L
Tarifaço de Trump derruba exportações brasileiras aos EUA em 2025

Tarifaço de Trump derruba exportações brasileiras aos EUA em 2025

Vendas ao mercado norte-americano caem 6,6%, mas alta nas exportações para China e União Europeia compensa recuo
L
EUA recuam e deixam de acusar Maduro de liderar Cartel de Los Soles

EUA recuam e deixam de acusar Maduro de liderar Cartel de Los Soles

Departamento de Justiça mantém acusação de narcotraficante, mas remove referência à liderança do suposto cartel venezuelano
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.