Comemorando 109 anos de sua fundação, Porto Velho, a capital de Rondônia, resplandece como um ícone de desenvolvimento e diversidade na região Norte do Brasil. Desde sua criação, a cidade testemunhou um acelerado crescimento urbano e populacional, consolidando-se como um importante polo econômico e cultural da região. Ernesto Melo, poeta e compositor Portovelhense, descreve com precisão a capital de Rondônia na música Porto Velho meu dengo.
PORTO VELHO, MEU DENGOLetra do poeta e escritor Ernesto Melo em homenagem à Porto Velho
Porto Velho, meu dengo,Desde que eu me entendoTu és o meu caso de amorO teu céu, o teu sol, o teu ar, teu perfume, Tuas meninas em florO teu verde é o mais verde dos verdesTeu luar é o mais belo luarQuando se faz serenataTua lua de prataÉ um convite pra amarTeu rio, o belo MadeiraMe traz alimento na palma da mãoTuas matas guardando tuas caçasQue alimentou a minha geraçãoTeu solo, teu rico minérioA tua fartura,Teus frutos, teus grãosPor isso meu peito te encerraEu amo esta terra com toda paixão
Se eu for cantar Porto VelhoTe juro, meu velho,Não paro hoje não.
Em 02 de outubro de 1914 por intermédio da lei n°757, sancionada por Dr. Jonathas de Freitas Pedrosa, governador do estado do Amazonas, foi criado o município de Porto Velho, com sede no povoado da mesma denominação, situado na margem direita do alto curso do Rio Madeira, desmembrando-o do município de Humaitá/AM. (Por Abnael Machado de Lima).
Ver essa foto no Instagram