SEGUNDA-FEIRA, 02/03/2026
Publicidade

Em destaque

Os marcadores instrumentais do seringueiro – Por Marquelino Santana

Vários utensílios pessoais de trabalho, utilizados principalmente nas atividades de extração do látex, constituíram – se como importantes aspectos desses marcadores.

Por Marquelino Santana - ƒ

Publicado em 

Fotos: Marquelino Santana

Sobre os marcadores estéticocorporais, o geógrafo e escritor rondoniense Almeida Silva, define que são aqueles que tem relação direta com o indígena, representam a própria identidade cultural que carrega no corpo e no espírito e revela a relação íntima com a espiritualidade, com a natureza e consigo mesmo.

Nesse sentido, e procurando demonstrar a relevância desses marcadores no contexto dessas coletividades, o mesmo autor cita como exemplo: “as pinturas para a guerra ou na celebração de rituais (…), colares, pulseiras, a disposição do corte de cabelo, que são expressões claras do pertencimento cultural”. Ele esclarece ainda que esses marcadores “ficam evidenciados e presentificados de maneira especial em manifestações ritualísticas – cruzes, crucifixos, entre outros – e festas religiosas. Como exemplo, situamos os casos dos exotéricos e culturas africanas e hindus”.

Nas populações tradicionais dos seringais amazônicos, em vez de marcadores “estéticocorporais”, denominaremos aqui de “marcadores instrumentais” de trabalho do seringueiro que sempre fizeram parte da cotidianidade dos seringais e de suas colocações. Vários utensílios pessoais de trabalho, utilizados principalmente nas atividades de extração do látex, constituíram – se como importantes aspectos desses marcadores.

Como exemplos, citaremos aqui, alguns utensílios que o seringueiro utilizava em seu corpo para realizar esse processo de extração, tais como, a faca de seringa (uma lâmina estreita de aço, com uma das extremidades afiada e curvada e a outra com um pequeno gancho que se encaixa na cabrita); a cabrita (lâmina de aço com uma extremidade curvada para encaixar a faca de seringa e a outra presa a um cabo de madeira com aproximadamente 30 cm de comprimento); a poronga é uma lamparina com armação para encaixar na cabeça do seringueiro, de fabricação artesanal e feita de flandre.

O sapato de seringa, era também, outro importante marcador instrumental utilizado diariamente pelo seringueiro, desde a extração e colha do látex na estrada de seringa, até a defumação da borracha no buião, instalado no tapiri.

Como podemos observar o homem seringueiro com seus utensílios de trabalho nos apresenta uma diversidade de experiências pessoais que retratam as singularidades de vivências socioespaciais inseridas no cotidiano de suas colocações. Dessa forma, as descrições acima mencionadas, constituem importantes marcadores territoriais da Amazônia brasileira que continuam imbricados no rico imaginário dos povos da floresta.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

EUA negam ataque iraniano a porta-aviões

EUA negam ataque iraniano a porta-aviões

Centcom afirma que mísseis do Irã não atingiram o USS Abraham Lincoln e diz que operações militares seguem no Oriente Médio.
L
Alerta: Energisa orienta sobre risco com cabos rompidos

Alerta: Energisa orienta sobre risco com cabos rompidos

Energisa alerta que fios partidos podem continuar energizados e reforça cuidados em dias de chuva e ventania para evitar acidentes graves.
L
Semana começa sob alerta máximo: Rondônia terá temporais intensos e risco de alagamentos

Semana começa sob alerta máximo: Rondônia terá temporais intensos e risco de alagamentos

Inmet e CPTEC indicam acumulados acima de 50 mm e risco de tempestades severas até terça-feira (3) em diversas regiões do estado.
L
Lua de Sangue: Brasil verá eclipse parcial

Lua de Sangue: Brasil verá eclipse parcial

Eclipse lunar da próxima terça-feira começa às 5h44, mas a fase total da chamada Lua de Sangue não será visível na maior parte do Brasil.
L
Justiça suspende contrato do transporte inter-hospitalar em RO

Justiça suspende contrato do transporte inter-hospitalar em RO

Decisão do Tribunal de Justiça de Rondônia impede empresa de assumir serviço e reforça debate sobre legalidade e transparência na saúde pública estadual.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ali Khamenei tem morte confirmada pelo governo do Irã

Teerã decreta 40 dias de luto nacional após anúncio; Donald Trump afirma que ataques continuarão
L
Prefeitura de PVH reduz custo do frete rural

Prefeitura de PVH reduz custo do frete rural

Programa Transporte da Produção Rural já beneficiou 128 produtores com economia no frete e mais de 200 toneladas escoadas em 2025.
L

Nota de pesar: Manoel Brito Ferreira

Motorista dedicado e apaixonado pela família, Manoel Brito Ferreira será lembrado pela generosidade, alegria contagiante e amor pelo Vasco da Gama.
L
Agro: Gustavo Nobre de Azevedo fala sobre Regularização Fundiária Urbana

Agro: Gustavo Nobre de Azevedo fala sobre Regularização Fundiária Urbana

Neste sábado, dia 28, às 11h, o Momento Agro recebe o advogado Gustavo Nobre de Azevedo para esclarecer dúvidas sobre Regularização Fundiária Urbana e seus impactos para moradores e produtores.
L
Sintonia 360: Raymisson Correa fala sobre o Bloco Leste Folia

Sintonia 360: Raymisson Correa fala sobre o Bloco Leste Folia

Programa Sintonia 360 recebe Raymisson Correa para falar sobre organização, segurança e cultura no Bloco Leste Folia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
Publicidade

POLÍTICA

Nikolas ataca Lula e defende prisão de Moraes

Nikolas ataca Lula e defende prisão de Moraes

Em ato na Avenida Paulista, deputado Nikolas Ferreira chama Lula de “bandido” e afirma que destino de Alexandre de Moraes é a cadeia.
L
Edevaldo Neves prestigia 5ª Copa em Espigão

Edevaldo Neves prestigia 5ª Copa em Espigão

Deputado Edevaldo Neves participa da 5ª Copa da Linha São Paulo, em Espigão do Oeste, e reforça apoio ao esporte amador como ferramenta de inclusão social.
L
Ministério do Turismo lança pesquisa para mapear necessidades de viajantes neurodivergentes

Ministério do Turismo lança pesquisa para mapear necessidades de viajantes neurodivergentes

Iniciativa em parceria com a UEA busca subsidiar guia de boas práticas para hotéis e restaurantes; questionário online pode ser respondido até 30 de março.
L
Governo Federal prepara o programa Brasil Soberano 2.0 para socorrer indústrias

Governo Federal prepara o programa Brasil Soberano 2.0 para socorrer indústrias

Plano visa apoiar setores de aço, alumínio e autopeças afetados pelas sobretaxas de importação dos EUA; BNDES utilizará R$ 13 bilhões em recursos remanescentes.
L
Haddad classifica caso do Banco Master como "pancada" histórica no setor financeiro

Haddad classifica caso do Banco Master como “pancada” histórica no setor financeiro

Ministro da Fazenda descarta risco sistêmico imediato, mas confirma que fraude pode consumir até 50% dos recursos do Fundo Garantidor de Crédito.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação Hiléia flagra desmatamento e apreende escavadeira em RO

Operação Hiléia flagra desmatamento e apreende escavadeira em RO

Batalhão de Polícia Ambiental identifica destruição de 14 hectares de floresta nativa em reserva legal e responsabiliza envolvidos.
14
Operação Vesúvio localiza comboio com madeira ilegal em RO

Operação Vesúvio localiza comboio com madeira ilegal em RO

Forças integradas encontram três caminhões com 39 toras de madeira nativa próximo ao Parque Nacional Mapinguari, em Porto Velho.
12
Mulher é presa com 16 kg de maconha em Porto Velho

Mulher é presa com 16 kg de maconha em Porto Velho

Suspeita foi flagrada com 16 tabletes da droga após denúncia anônima e confessou que receberia R$ 3,5 mil pelo transporte.
14
Vigilante é baleado no Ministério da Agricultura em Porto Velho

Vigilante é baleado no Ministério da Agricultura em Porto Velho

Tentativa de roubo termina em troca de tiros e deixa vigilante ferido no prédio do MAPA, na capital rondoniense.
14
Homem é preso após furtar picanhas e chocolates na Mamoré

Não domingou: Suspeito é preso ao furtar picanha e cerveja a mando de traficante no Meta 21

Suspeito de 28 anos foi detido pela Polícia Militar após tentar sair de supermercado na Meta 21 da Avenida Mamoré com carnes, chocolates, cerveja e outros produtos.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Irã e Israel intensificam ataques no Oriente Médio

Irã e Israel intensificam ataques no Oriente Médio

Guarda Revolucionária do Irã anuncia nova ofensiva contra Israel e bases dos EUA após morte de Ali Khamenei; conflito amplia tensão na região.
L
Papa pede diálogo e condena violência no Oriente Médio

Papa pede diálogo e condena violência no Oriente Médio

Leão XIV faz apelo por diplomacia após ataques de EUA e Israel ao Irã e manifesta solidariedade às vítimas das chuvas em Minas Gerais.
L
Morte de Khamenei eleva tensão entre Irã, EUA e Israel

Morte de Khamenei eleva tensão entre Irã, EUA e Israel

Após assassinato de Ali Khamenei, Irã promete retaliação a EUA e Israel; Donald Trump ameaça resposta com força inédita e Netanyahu convoca iranianos a reagir.
L
PM recupera moto furtada e prende dupla no Mariana

PM recupera moto furtada e prende dupla no Mariana

Polícia Militar prende dois homens e recupera motocicleta com registro de furto durante patrulhamento do BPTAR no bairro Mariana, em Porto Velho.
14
Livro reúne jovens contra o racismo ambiental

Livro reúne jovens contra o racismo ambiental

Projeto da ActionAid reúne 350 crianças e adolescentes de seis estados em livro que denuncia o racismo ambiental a partir de vivências em favelas, comunidades rurais e territórios indígenas.
L
Força Tática prende suspeitos após roubo no Carnaval

Força Tática prende suspeitos após roubo no Carnaval

Força Tática prende dois homens e apreende dois menores após roubo durante a Operação Carnaval na região central de Porto Velho, na madrugada deste domingo.
14
Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 160 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 160 milhões

Mega-Sena acumula após ninguém acertar as seis dezenas do concurso 2.978 e próximo sorteio pode pagar R$ 160 milhões, segundo a Caixa.
L
Homem é preso por agredir companheira no Universitário

Homem é preso por agredir companheira no Universitário

Homem de 26 anos é preso após agredir companheira com cabo de vassoura durante caso de violência doméstica no bairro Universitário, na madrugada de domingo.
16
Março reúne datas de igualdade e memória

Março reúne datas de igualdade e memória

Dia da Mulher, combate à discriminação, inclusão e meio ambiente marcam as principais datas e efemérides de março de 2026 no Brasil e no mundo.
L
Conselho de Segurança convoca reunião após ataques

Conselho de Segurança convoca reunião após ataques

Conselho de Segurança da ONU realiza reunião de emergência após ataques de EUA e Israel ao Irã e discute riscos à paz internacional.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.