TERÇA-FEIRA, 24/02/2026

Em destaque

É fauda, é o caos: guerra na Bahia tem 52 mortes apenas no mês de setembro, resultado dos “auto de resistência”

Apenas durante o mês de setembro, os sanguinários confrontos entre as forças policiais e a bandidagem resultaram em 52 mortes, três delas de agentes da lei.

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

Reprodução/SSP-BA

Claro que a repercussão é muito menor, porque a mídia não têm dado destaque à verdadeira guerra civil, que está acontecendo num dos Estados mais importantes do país. Apenas durante o mês de setembro, os sanguinários confrontos entre as forças policiais e a bandidagem resultaram em 52 mortes, três delas de agentes da lei. Na Bahia, no noticiário, aliado ao governo petista de Jerônimo Rodrigues, a batalha entre os homens da lei e as facções que tentam dominar todas as regiões baianas, mas principalmente a Capital, Salvador, trata os confrontos sanguinários como “autos de resistência!”. É uma singela forma de não culpar a administração estadual pelo caos que se instalou na segurança pública, ao contrário do que faz com a polícia de São Paulo, por exemplo, onde a imprensa cobra “a violência policial e o exagero no uso da força bruta”, contra, é claro, apenas “pobres suspeitos”! É essa vergonhosa tentativa de manipular a opinião pública, que faz com que a credibilidade do jornalismo nacional esteja perto de rastejar no chão da descrença. A verdade é que a situação chegou a tal ponto, em terras baianas, que as autoridades se viram obrigadas a unir todas as forças policiais, numa operação sob o codinome de “Fauda”, uma palavra em árabe e também do hebraico, que significa caos. Não há expressão melhor para explicar o que está acontecendo. Facções de todos os tamanhos (numa delas, menor, que quer tomar pontos de tráfico de outras) chamada como “Bonde do Maluco”, o que por si só sintetiza quem é, seus integrantes, quando acuados, invadem casas, fazem famílias como reféns e não aceitam negociar com a polícia. Respondem na bala, usando armamento pesado, como fuzis, pistolas de uso exclusivo das Forças Armadas, sempre com farta munição.

Tudo começou como uma reação ao crime, quando traficantes mataram covardemente o agente da Polícia Federal Caribé Monteiro. Dali em diante, as batalhas se tornaram diárias e o caos da palavra árabe tomou conta.  A tal ponto que dois PMs à paisana acabaram matando um ao outro, um pensando que o outro era um bandido disfarçado. Enquanto isso, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que fez duras declarações sobre “o uso extremado da força”  pela polícia paulista na reação ao crime, divulgou nota de solidariedade ao governo e ao povo da Bahia, à família do policial federal assassinado, garantindo que os envolvidos serão devidamente punidos.  A “Fauda” continua nas ruas baianas, caçando assassinos. Lá não tem discurso de que a polícia deveria evitar o uso da violência.  Lá, os policiais podem reagir à bandidagem, ao contrário do discurso que se ouve em regiões onde não é a esquerda quem governa.

PRESIDENTE DA BOLÍVIA ACEITA INICIAR PROJETO DA PONTE E CORRIGIR NO ANDAMENTO DA OBRA. SAÍDA FOI PROPOSTA POR LULA

Foi, voltou, foi de novo e agora voltou. Os capítulos sobre a construção da ponte binacional em Guajará Mirim têm retrocessos e avanços. A última notícia é boa. O presidente Lula e o da Bolívia, Luis Arce, conversaram longamente por telefone, na quinta-feira, um dia antes de Lula ser operado. No bate-papo, o presidente brasileiro convenceu seu colega e vizinho a aceitar o projeto da ponte como ele está, com a promessa de que poderá haver correções durante o transcorrer da obra, caso necessário, para atender aos interesses bolivianos. Foi uma solução salomônica, para evitar que o projeto tivesse que começar do zero e demorasse ainda pelo menos mais dois anos para início da sua execução. Com isso, os quatro milhões de reais jpa gastos no projeto da ponte (emendas do então senador Valdir Raupp e do deputado federal Lúcio Mosquini) não serão perdidos. Aliás, foi o mesmo tom da conversa entre o parlamentar rondoniense e o embaixador da Bolívia, em Brasília, também nesta semana, Mosquini explicou que o melhor seria realizar a obra, iniciando-a como está planejada agora e realizando a licitação e, depois, no transcorrer dela, ir corrigindo na medida das necessidades. Ou seja, neste capítulo (será o último) a ponte sai dentro do prazo. Mas…

CINCO MULHERES, DEZ HOMENS: CONTINUA A AUMENTAR A RELAÇÃO DOS POSSÍVEIS CANDIDATOS À PREFEITURA DA CAPITAL

Fervilham as conversas de bastidores em Rondônia. Por aqui, os temas principais (embora a maioria deles não tenham qualquer confirmação pela vida real), são de decisões judiciais que poderiam prejudicar este ou aquele e beneficiar aquele ou aqueles outros, mas também a sucessão municipal em Porto Velho e nas principais cidades do Estado. Na Capital, já se pode falar que ao menos uma dúzia de postulantes estão pensando seriamente em sentar na cadeira de Hildon Chaves, no ano que vem. O grupo feminino, por exemplo, está se fortalecendo. Mariana Carvalho, Cristiane Lopes, Fátima Cleide, a dra, Flávia Lenzi e a vereadora Elis Regina, por exemplo, estariam nesta lista. Uma delas sonha em ser a primeira mulher a assumir o comando da administração municipal da sua cidade. Mas há, claro, muito mais homens nessa seleção de possíveis concorrentes ao prédio do Relógio, atual sede da Prefeitura. Quem são? Fernando Máximo, Marcelo Cruz, Léo Moraes, Vinicius Miguel, Márcio Pacele, Ramon Cujui, Mauro Nazif, Daniel Pereira, Williames Pimentel e Pimenta de Rondônia também estariam no páreo. Claro que muitos ficarão pelo caminho, depurados pelas pesquisas, por não conseguirem mobilizar o eleitorado ou por terem outros planos. Mas, neste momento, é essa uma relação sem dúvida muito viável, sobre quem pode estar na corrida municipal de Porto Velho, daqui a um ano.

PORTO VELHO TEM O QUE COMEMORAR NOS SEUS 109 ANOS, MAS AINDA PRECISA ENFRENTAR ENORMES DESAFIOS

Há melhor forma de se comemorar o aniversário de uma grande cidade do que se falar em números, resultados e investimentos feitos, que melhoraram e estão melhorando a qualidade de vida da sua população? Pois Porto Velho tem o que festejar, neste 2 de outubro, no registro dos seus 109 anos de fundação. Ao chegar próximo de fechar sete anos do seu governo, o prefeito Hildon Chaves tem realizações e obras superlativas para apresentar aos porto-velhenses. Segundo ele, são mais de 270 milhões de reais em investimentos em um pacote infindável de obras, que vão desde 700 quilômetros de ruas asfaltadas em todos os recantos da Capital até a célere construção tão esperada da nova Rodoviária, a um custo superior a 44 milhões de reais. No geral, houve melhorias significativas em praticamente todos os setores da cidade, embora, é claro, haja ainda muito a ser feito. O fato de sermos, até hoje, a pior Capital do Brasil em saneamento básico, por exemplo, deixa claro o tamanho dos desafios que a Porto Velho dos 109 anos, precisa enfrentar nos próximos anos. Há uma programação especial de aniversário, mas um dos principais eventos ocorrerá no dia 11, com a entrega do conjunto habitacional popular Porto Belo, concluído em parceria com o Governo do Estado, para nada menos do que 272 famílias de baixa renda.

FIERO APROVA DECRETO FEDERAL QUE VAI FACILITAR AS EXPORTAÇÕES DOS PRODUTOS RONDONIENSES

Há eventualmente o que não seja positivo e que possa eventualmente prejudicar a economia como um todo. Tais decisões do governo merecem crítica. Mas quando há algo positivo, que representa um avanço, uma melhoria concreta, seria uma grande injustiça não se registrar como algo positivo. Foi por isso que a Federação das Indústrias de Rondônia, a Fiero, anuncia ter recebido muito positivamente, decreto que facilita o processo de exportação dos produtos rondonienses. De acordo com o novo texto, o exportador passa a anular o débito de ICMS, que até então deveria ser debitado no ato da armazenagem dos produtos nos portos de outros estados, de forma simbólica, até a concretização da exportação, conforme as regras estabelecidas pela Receita Estadual. Com a nova redação, essa operação deixa de ser exigida e o empresário não terá que desembolsar o débito do imposto de uma operação que não é onerada. Porém o empresário terá até 180 dias, a contar da data de saída do produto, para comprovar a efetiva exportação.

LACRADORES DESCEREBRADOS DENUNCIAM E ENSINAM: MULHER MUITO BONITA NÃO DEVE USAR MAQUIAGEM NO ESPORTE!

Os lacradores descerebrados, idiotas que se formaram na Universidade da Ignorância e da Boçalidade, representam um número cada vez maior, mas não só aqui no Brasil. Por aqui, eles estão naquele grupo que alardeia termos como ‘todes” e outras besteiras infindáveis da famigerada e doentia linguagem neutra. Têm os que vigiam a vida alheia, querendo impor suas verdades e “ensinando” o jeito certo de como os outros devem se vestir, escrever e até se vestir. Tem ainda os que exigem banheiros unissex e exigem que se chamem as mulheres de “pessoas que menstruam”. São doentes, mas são em número cada vez maior. Um desses acontecimentos que mostram a que ponto essa doença chegou, se registrou na Espanha. Gente feia e certamente mau humorada, tenta lacrar nas redes sociais, criticando duramente uma menina de 17 anos, chamada Laura Martinez. Mesmo adolescente, ela já tem vários títulos em ginástica artística, salto em distância e é um grande fenômeno do esporte espanhol. E estará nas Olimpíadas de Paris. Qual o crime da garota?  Ela é “acusada” de ser bonita demais para o esporte e que devia se dedicar apenas ao esporte e esquecer de cometer outro crime grave: usar maquiagem em excesso. Para sorte de Laura, milhares e milhares de internautas espanhóis e do mundo todo, saíram em sua defesa dela, esculhambando com os poucos lacradores malucos.

O AMAZONAS, ISOLADO, TEM 52 CIDADES EM ESTADO DE EMERGÊNCIA E LAMENTA AS MORTES DE 110 BOTOS

Falta muito pouco para que Porto Velho também decrete estado de emergência, depois que o rio Madeira chegou ao seu menor nível em toda a história, ao menos desde que a aferição é feita. Há ainda alguns pontos onde balsas, todas com metade da carga normal, ainda podem navegar, mas isso ainda é possível principalmente nos locais onde o Dnit realizou serviços e dragagem, tempos atrás. A situação ainda é pior no Amazonas, onde pelo menos 52 cidades enfrentam uma seca jamais vista na região. No nosso Estado vizinho, a situação é ainda pior. O Amazonas, com vários dos seus rios impróprios para a navegação, pode sofrer pesado desabastecimento, caso a situação não se normalize em breve. Afora as “rodovias aquáticas”, a única forma dos amazonenses serem abastecidos é pela BR 319, que em pelo menos 400 dos seus 900 quilômetros, está em péssimas condições. Nós rondonienses, ainda temos a BR 364 para nos salvar, se a situação piorar ainda mais. No Amazonas, a seca trouxe uma situação terrível, até agora sem explicação  lógica: a morte de 110  botos, no Lago de Tefé, em poucos dias. Nesta semana que termina e também na próxima, reuniões em Brasília, tanto no Ministério da Infraestrutura quanto no Dnit, tentam encontrar uma saída para a crise. Por enquanto, contudo, só a Mãe Natureza pode resolver…

SILVIA CRISTINA GRAVA VÍDEO COM BOLSONARO E O CHAMA DE “NOSSO SEMPRE PRESIDENTE!”

Embora com toda a perseguição que vem sofrendo, com injustas decisões da Justiça, como a que o tornou inelegível, por um motivo dos mais simplórios. A popularidade do ex-presidente Bolsonaro continua em alta. Por onde anda, país afora, verdadeiras multidões aparecem para saudá-lo, como ocorreu neste final de semana, apenas como um exemplo, em Fortaleza. Mesmo excluído da vida pública como candidato, basta aparecer em algum ugar para ser aplaudido e homenageado. Nesta semana, Bolsonaro reapareceu em Brasília, encontrando=se com vários aliados. A deputada federal Silvia Cristina, presidente estadual do PL Mulher, partido do ex-presidente, esteve com ele, gravando um vídeo para as redes sociais, convidando as rondonienses para um encontro do PL Mulher em Nova União, ocorrida neste sábado.  A parlamentar se derreteu em elogios ao maior líder do seu partido, agradecendo a participação de Bolsonaro no seu vídeo. “Foi uma honra muito grande ter sido recebida de forma tão carinhosa por nosso sempre Presidente”, festejou. No vídeo, sorridentes, os dois trocam abraços e brincam, Depois, Bolsonaro convoca as mulheres da região a participar do encontro. Pelas redes sociais de Silvia Cristina, é possível assistir a todo o vídeo.

PERGUNTINHA

Na sua opinião, a troca de comando no STF, agora presidido pelo ministro Luís Roberto Barroso, pode amenizar a crise de relacionamento que se aproxima entre Judiciário e Legislativo ou não muda nada?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia adere à VitrineGov e integra rede nacional

Rondônia adere à VitrineGov e integra rede nacional

Estado inicia implementação da Meta 01 do PNGI após acordo com MGI e ENAP; proposta amplia cooperação e compartilhamento de boas práticas.
L
Projeto Aluno Destaque premia estudantes com bicicletas pelo desempenho escolar

Projeto Aluno Destaque premia estudantes com bicicletas pelo desempenho escolar

Iniciativa da Prefeitura de Porto Velho contemplou 1.200 alunos da rede municipal
L
Representação Brasileira do Parlasul aprova acordo Mercosul-UE

Representação Brasileira do Parlasul aprova acordo Mercosul-UE

Texto segue para votação nos plenários da Câmara e do Senado; medida cria a maior zona de livre comércio do mundo com 720 milhões de pessoas.
L
Prefeitura leva serviços essenciais à zona Leste de Porto Velho

Prefeitura leva serviços essenciais à zona Leste de Porto Velho

Projeto da Semias ocorre no próximo sábado (28) na Escola Mariana, oferecendo emissão de documentos, orientações jurídicas e saúde gratuita.
L
Avenida Farquhar sofre interdição após rompimento de bueiro e risco de desabamento

Avenida Farquhar sofre interdição após rompimento de bueiro e risco de desabamento

Interdição deve durar cerca de 50 dias, obras definitivas dependem da redução do nível do rio
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Samuel Rosa fala sobre educação intercultural e gestão escolar em Porto Velho

Samuel Rosa fala sobre educação intercultural e gestão escolar em Porto Velho

Diretor escolar há 15 anos e sócio fundador da Legacy School Unidade Porto Velho, Samuel Rosa compartilha sua trajetória, a proposta de ensino intercultural e a missão de oferecer educação de qualidade com valores cristãos.
L
Kits e uniformes escolares: entregas em PVH

Kits e uniformes escolares: entregas em PVH

Kits e uniformes escolares começam a ser distribuídos gratuitamente em Porto Velho, atendendo escolas urbanas e rurais com cronograma organizado pela Semed.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
Governo Federal estuda viabilidade de Tarifa Zero no transporte público

Governo Federal estuda viabilidade de Tarifa Zero no transporte público

Ministro das Cidades afirma que modelo atual de financiamento está “falido” e aguarda análise econômica do Ministério da Fazenda para nova proposta.
L
Mais dois casos de mpox são confirmados em Rondônia

Mais dois casos de mpox são confirmados em Rondônia

Estado soma cinco homens e uma adolescente de 16 anos entre os infectados; Agevisa confirma que novos diagnósticos ocorreram em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Publicidade

POLÍTICA

PGR pede condenação de irmãos Brazão e outros três réus pelo caso Marielle

PGR pede condenação de irmãos Brazão e outros três réus pelo caso Marielle

Procuradoria afirma que assassinato foi motivado por interesses imobiliários e políticos em áreas dominadas por milícias no Rio de Janeiro; julgamento ocorre no STF.
L
Governo Federal prepara doação e regularização de terras da União

Governo Federal prepara doação e regularização de terras da União

Ministro Jader Filho anuncia que governo poderá custear despesas de cartório e georreferenciamento para garantir títulos definitivos a famílias ocupantes.
L
STF e Congresso fecham acordo para transição sobre "penduricalhos"

STF e Congresso fecham acordo para transição sobre “penduricalhos”

Cúpula dos Poderes define regras para limitar benefícios que fazem salários superarem o teto de R$ 46,3 mil; decisão ocorre às vésperas de julgamento no plenário.
L
CPMI do INSS: Coronel Chrisóstomo cobra coerência do governo e defende avanço das investigações

CPMI do INSS: Coronel Chrisóstomo cobra coerência do governo e defende avanço das investigações

O deputado federal exibiu vídeo de Lula para cobrar apoio e reforçou a necessidade de apurar fraudes contra aposentados.
L
Fortalecimento do esporte é destaque em entrevista do deputado Edevaldo Neves à Rádio Conecta

Fortalecimento do esporte é destaque em entrevista do deputado Edevaldo Neves à Rádio Conecta

Durante conversa com Eduardo Kopanis, o parlamentar detalhou ações do esporte e o impacto da Copa do Mundo de Futebol de Várzea.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF combate venda de óleo diesel para garimpos na Terra Indígena Sararé

PF combate venda de óleo diesel para garimpos na Terra Indígena Sararé

Organização criminosa comercializou mais de 4 milhões de litros de combustível em 21 meses; operação em Mato Grosso cumpriu mandados de prisão e apreensão.
L
Jovem é presa após surto e agressão contra mãe e irmã no Socialista

Jovem é presa após surto e agressão contra mãe e irmã no Socialista

Suspeita de 23 anos destruiu móveis da residência e arremessou objetos contra familiares; vítimas precisaram se esconder em casa vizinha até a chegada da PM.
14
Policiais do 9º BPM prendem “Gibi do CV” no bairro Eletronorte

Policiais do 9º BPM prendem “Gibi do CV” no bairro Eletronorte

Suspeito foi flagrado com entorpecentes e mensagens de comercialização no celular durante patrulhamento.
10
Idoso sofre fratura exposta em acidente na Rua Piratininga em Porto Velho

Idoso sofre fratura exposta em acidente na Rua Piratininga em Porto Velho

Vítima foi atingida por carro que saía de ré de um lava-jato no bairro Lagoa; populares prestaram os primeiros socorros até a chegada do resgate.
16
Moradores detêm jovem após tentativa de furto no bairro Orleans 2

Moradores detêm jovem após tentativa de furto no bairro Orleans 2

Suspeito foi flagrado no quintal de uma residência separando objetos para o crime; William Mateus Gomes Ribeiro foi conduzido à Unisp pela Polícia Militar.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Kits didáticos: Prefeitura inicia distribuição para a rede municipal

Kits didáticos: Prefeitura inicia distribuição para a rede municipal

Cronograma de entrega dos kits contempla creches, pré-escolas e alunos com TEA entre os dias 23 e 28 de fevereiro.
L
Inscrições para rede do MEC de cursinhos populares terminam na sexta

Inscrições para rede do MEC de cursinhos populares terminam na sexta

Governo Federal investirá R$ 108 milhões para apoiar 514 unidades; cada cursinho selecionado pode receber até R$ 208 mil para custeio e bolsas.
L
Vacinação contra dengue é iniciada para servidores da atenção básica

Vacinação contra dengue é iniciada para servidores da atenção básica

Ação da Prefeitura ocorre entre 24 de fevereiro e 10 de março nas unidades de saúde
L

Recebimento da Licença Ambiental: Eletron Eletricidade de Rondônia S.A

Licença de Operação Nº 159646/COLMAMP/SEDAM
L

Requerimento de Outorga: WALTER DA SILVA MACHADO

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL
L

Recebimento da Licença Ambiental: MIKAELY MOTOS, COMERCIO, SERVICOS E IMPORTACAO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 016.00217.002/2024-SUL
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.