DOMINGO, 22/03/2026

Em destaque

É fauda, é o caos: guerra na Bahia tem 52 mortes apenas no mês de setembro, resultado dos “auto de resistência”

Apenas durante o mês de setembro, os sanguinários confrontos entre as forças policiais e a bandidagem resultaram em 52 mortes, três delas de agentes da lei.

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

Reprodução/SSP-BA

Claro que a repercussão é muito menor, porque a mídia não têm dado destaque à verdadeira guerra civil, que está acontecendo num dos Estados mais importantes do país. Apenas durante o mês de setembro, os sanguinários confrontos entre as forças policiais e a bandidagem resultaram em 52 mortes, três delas de agentes da lei. Na Bahia, no noticiário, aliado ao governo petista de Jerônimo Rodrigues, a batalha entre os homens da lei e as facções que tentam dominar todas as regiões baianas, mas principalmente a Capital, Salvador, trata os confrontos sanguinários como “autos de resistência!”. É uma singela forma de não culpar a administração estadual pelo caos que se instalou na segurança pública, ao contrário do que faz com a polícia de São Paulo, por exemplo, onde a imprensa cobra “a violência policial e o exagero no uso da força bruta”, contra, é claro, apenas “pobres suspeitos”! É essa vergonhosa tentativa de manipular a opinião pública, que faz com que a credibilidade do jornalismo nacional esteja perto de rastejar no chão da descrença. A verdade é que a situação chegou a tal ponto, em terras baianas, que as autoridades se viram obrigadas a unir todas as forças policiais, numa operação sob o codinome de “Fauda”, uma palavra em árabe e também do hebraico, que significa caos. Não há expressão melhor para explicar o que está acontecendo. Facções de todos os tamanhos (numa delas, menor, que quer tomar pontos de tráfico de outras) chamada como “Bonde do Maluco”, o que por si só sintetiza quem é, seus integrantes, quando acuados, invadem casas, fazem famílias como reféns e não aceitam negociar com a polícia. Respondem na bala, usando armamento pesado, como fuzis, pistolas de uso exclusivo das Forças Armadas, sempre com farta munição.

Tudo começou como uma reação ao crime, quando traficantes mataram covardemente o agente da Polícia Federal Caribé Monteiro. Dali em diante, as batalhas se tornaram diárias e o caos da palavra árabe tomou conta.  A tal ponto que dois PMs à paisana acabaram matando um ao outro, um pensando que o outro era um bandido disfarçado. Enquanto isso, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que fez duras declarações sobre “o uso extremado da força”  pela polícia paulista na reação ao crime, divulgou nota de solidariedade ao governo e ao povo da Bahia, à família do policial federal assassinado, garantindo que os envolvidos serão devidamente punidos.  A “Fauda” continua nas ruas baianas, caçando assassinos. Lá não tem discurso de que a polícia deveria evitar o uso da violência.  Lá, os policiais podem reagir à bandidagem, ao contrário do discurso que se ouve em regiões onde não é a esquerda quem governa.

PRESIDENTE DA BOLÍVIA ACEITA INICIAR PROJETO DA PONTE E CORRIGIR NO ANDAMENTO DA OBRA. SAÍDA FOI PROPOSTA POR LULA

Foi, voltou, foi de novo e agora voltou. Os capítulos sobre a construção da ponte binacional em Guajará Mirim têm retrocessos e avanços. A última notícia é boa. O presidente Lula e o da Bolívia, Luis Arce, conversaram longamente por telefone, na quinta-feira, um dia antes de Lula ser operado. No bate-papo, o presidente brasileiro convenceu seu colega e vizinho a aceitar o projeto da ponte como ele está, com a promessa de que poderá haver correções durante o transcorrer da obra, caso necessário, para atender aos interesses bolivianos. Foi uma solução salomônica, para evitar que o projeto tivesse que começar do zero e demorasse ainda pelo menos mais dois anos para início da sua execução. Com isso, os quatro milhões de reais jpa gastos no projeto da ponte (emendas do então senador Valdir Raupp e do deputado federal Lúcio Mosquini) não serão perdidos. Aliás, foi o mesmo tom da conversa entre o parlamentar rondoniense e o embaixador da Bolívia, em Brasília, também nesta semana, Mosquini explicou que o melhor seria realizar a obra, iniciando-a como está planejada agora e realizando a licitação e, depois, no transcorrer dela, ir corrigindo na medida das necessidades. Ou seja, neste capítulo (será o último) a ponte sai dentro do prazo. Mas…

CINCO MULHERES, DEZ HOMENS: CONTINUA A AUMENTAR A RELAÇÃO DOS POSSÍVEIS CANDIDATOS À PREFEITURA DA CAPITAL

Fervilham as conversas de bastidores em Rondônia. Por aqui, os temas principais (embora a maioria deles não tenham qualquer confirmação pela vida real), são de decisões judiciais que poderiam prejudicar este ou aquele e beneficiar aquele ou aqueles outros, mas também a sucessão municipal em Porto Velho e nas principais cidades do Estado. Na Capital, já se pode falar que ao menos uma dúzia de postulantes estão pensando seriamente em sentar na cadeira de Hildon Chaves, no ano que vem. O grupo feminino, por exemplo, está se fortalecendo. Mariana Carvalho, Cristiane Lopes, Fátima Cleide, a dra, Flávia Lenzi e a vereadora Elis Regina, por exemplo, estariam nesta lista. Uma delas sonha em ser a primeira mulher a assumir o comando da administração municipal da sua cidade. Mas há, claro, muito mais homens nessa seleção de possíveis concorrentes ao prédio do Relógio, atual sede da Prefeitura. Quem são? Fernando Máximo, Marcelo Cruz, Léo Moraes, Vinicius Miguel, Márcio Pacele, Ramon Cujui, Mauro Nazif, Daniel Pereira, Williames Pimentel e Pimenta de Rondônia também estariam no páreo. Claro que muitos ficarão pelo caminho, depurados pelas pesquisas, por não conseguirem mobilizar o eleitorado ou por terem outros planos. Mas, neste momento, é essa uma relação sem dúvida muito viável, sobre quem pode estar na corrida municipal de Porto Velho, daqui a um ano.

PORTO VELHO TEM O QUE COMEMORAR NOS SEUS 109 ANOS, MAS AINDA PRECISA ENFRENTAR ENORMES DESAFIOS

Há melhor forma de se comemorar o aniversário de uma grande cidade do que se falar em números, resultados e investimentos feitos, que melhoraram e estão melhorando a qualidade de vida da sua população? Pois Porto Velho tem o que festejar, neste 2 de outubro, no registro dos seus 109 anos de fundação. Ao chegar próximo de fechar sete anos do seu governo, o prefeito Hildon Chaves tem realizações e obras superlativas para apresentar aos porto-velhenses. Segundo ele, são mais de 270 milhões de reais em investimentos em um pacote infindável de obras, que vão desde 700 quilômetros de ruas asfaltadas em todos os recantos da Capital até a célere construção tão esperada da nova Rodoviária, a um custo superior a 44 milhões de reais. No geral, houve melhorias significativas em praticamente todos os setores da cidade, embora, é claro, haja ainda muito a ser feito. O fato de sermos, até hoje, a pior Capital do Brasil em saneamento básico, por exemplo, deixa claro o tamanho dos desafios que a Porto Velho dos 109 anos, precisa enfrentar nos próximos anos. Há uma programação especial de aniversário, mas um dos principais eventos ocorrerá no dia 11, com a entrega do conjunto habitacional popular Porto Belo, concluído em parceria com o Governo do Estado, para nada menos do que 272 famílias de baixa renda.

FIERO APROVA DECRETO FEDERAL QUE VAI FACILITAR AS EXPORTAÇÕES DOS PRODUTOS RONDONIENSES

Há eventualmente o que não seja positivo e que possa eventualmente prejudicar a economia como um todo. Tais decisões do governo merecem crítica. Mas quando há algo positivo, que representa um avanço, uma melhoria concreta, seria uma grande injustiça não se registrar como algo positivo. Foi por isso que a Federação das Indústrias de Rondônia, a Fiero, anuncia ter recebido muito positivamente, decreto que facilita o processo de exportação dos produtos rondonienses. De acordo com o novo texto, o exportador passa a anular o débito de ICMS, que até então deveria ser debitado no ato da armazenagem dos produtos nos portos de outros estados, de forma simbólica, até a concretização da exportação, conforme as regras estabelecidas pela Receita Estadual. Com a nova redação, essa operação deixa de ser exigida e o empresário não terá que desembolsar o débito do imposto de uma operação que não é onerada. Porém o empresário terá até 180 dias, a contar da data de saída do produto, para comprovar a efetiva exportação.

LACRADORES DESCEREBRADOS DENUNCIAM E ENSINAM: MULHER MUITO BONITA NÃO DEVE USAR MAQUIAGEM NO ESPORTE!

Os lacradores descerebrados, idiotas que se formaram na Universidade da Ignorância e da Boçalidade, representam um número cada vez maior, mas não só aqui no Brasil. Por aqui, eles estão naquele grupo que alardeia termos como ‘todes” e outras besteiras infindáveis da famigerada e doentia linguagem neutra. Têm os que vigiam a vida alheia, querendo impor suas verdades e “ensinando” o jeito certo de como os outros devem se vestir, escrever e até se vestir. Tem ainda os que exigem banheiros unissex e exigem que se chamem as mulheres de “pessoas que menstruam”. São doentes, mas são em número cada vez maior. Um desses acontecimentos que mostram a que ponto essa doença chegou, se registrou na Espanha. Gente feia e certamente mau humorada, tenta lacrar nas redes sociais, criticando duramente uma menina de 17 anos, chamada Laura Martinez. Mesmo adolescente, ela já tem vários títulos em ginástica artística, salto em distância e é um grande fenômeno do esporte espanhol. E estará nas Olimpíadas de Paris. Qual o crime da garota?  Ela é “acusada” de ser bonita demais para o esporte e que devia se dedicar apenas ao esporte e esquecer de cometer outro crime grave: usar maquiagem em excesso. Para sorte de Laura, milhares e milhares de internautas espanhóis e do mundo todo, saíram em sua defesa dela, esculhambando com os poucos lacradores malucos.

O AMAZONAS, ISOLADO, TEM 52 CIDADES EM ESTADO DE EMERGÊNCIA E LAMENTA AS MORTES DE 110 BOTOS

Falta muito pouco para que Porto Velho também decrete estado de emergência, depois que o rio Madeira chegou ao seu menor nível em toda a história, ao menos desde que a aferição é feita. Há ainda alguns pontos onde balsas, todas com metade da carga normal, ainda podem navegar, mas isso ainda é possível principalmente nos locais onde o Dnit realizou serviços e dragagem, tempos atrás. A situação ainda é pior no Amazonas, onde pelo menos 52 cidades enfrentam uma seca jamais vista na região. No nosso Estado vizinho, a situação é ainda pior. O Amazonas, com vários dos seus rios impróprios para a navegação, pode sofrer pesado desabastecimento, caso a situação não se normalize em breve. Afora as “rodovias aquáticas”, a única forma dos amazonenses serem abastecidos é pela BR 319, que em pelo menos 400 dos seus 900 quilômetros, está em péssimas condições. Nós rondonienses, ainda temos a BR 364 para nos salvar, se a situação piorar ainda mais. No Amazonas, a seca trouxe uma situação terrível, até agora sem explicação  lógica: a morte de 110  botos, no Lago de Tefé, em poucos dias. Nesta semana que termina e também na próxima, reuniões em Brasília, tanto no Ministério da Infraestrutura quanto no Dnit, tentam encontrar uma saída para a crise. Por enquanto, contudo, só a Mãe Natureza pode resolver…

SILVIA CRISTINA GRAVA VÍDEO COM BOLSONARO E O CHAMA DE “NOSSO SEMPRE PRESIDENTE!”

Embora com toda a perseguição que vem sofrendo, com injustas decisões da Justiça, como a que o tornou inelegível, por um motivo dos mais simplórios. A popularidade do ex-presidente Bolsonaro continua em alta. Por onde anda, país afora, verdadeiras multidões aparecem para saudá-lo, como ocorreu neste final de semana, apenas como um exemplo, em Fortaleza. Mesmo excluído da vida pública como candidato, basta aparecer em algum ugar para ser aplaudido e homenageado. Nesta semana, Bolsonaro reapareceu em Brasília, encontrando=se com vários aliados. A deputada federal Silvia Cristina, presidente estadual do PL Mulher, partido do ex-presidente, esteve com ele, gravando um vídeo para as redes sociais, convidando as rondonienses para um encontro do PL Mulher em Nova União, ocorrida neste sábado.  A parlamentar se derreteu em elogios ao maior líder do seu partido, agradecendo a participação de Bolsonaro no seu vídeo. “Foi uma honra muito grande ter sido recebida de forma tão carinhosa por nosso sempre Presidente”, festejou. No vídeo, sorridentes, os dois trocam abraços e brincam, Depois, Bolsonaro convoca as mulheres da região a participar do encontro. Pelas redes sociais de Silvia Cristina, é possível assistir a todo o vídeo.

PERGUNTINHA

Na sua opinião, a troca de comando no STF, agora presidido pelo ministro Luís Roberto Barroso, pode amenizar a crise de relacionamento que se aproxima entre Judiciário e Legislativo ou não muda nada?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Um mês após tragédia, famílias da Zona da Mata Mineira lutam por reconstrução

Um mês após tragédia, famílias da Zona da Mata Mineira lutam por reconstrução

Deslizamentos e enchentes deixaram 73 mortos em fevereiro; moradores de Juiz de Fora e Ubá relatam abandono e traumas psicológicos enquanto aguardam auxílios.
L
Morre o ator e diretor Juca de Oliveira aos 91 anos em São Paulo

Morre o ator e diretor Juca de Oliveira aos 91 anos em São Paulo

Ícone das artes cênicas estava internado no Hospital Sírio-Libanês; trajetória na TV e no teatro marcou gerações com personagens como Dr. Albieri e João Gibão.
L
Órgãos federais oferecem serviços gratuitos para proteção contra golpes

Órgãos federais oferecem serviços gratuitos para proteção contra golpes

Receita Federal e Banco Central disponibilizam ferramentas para blindar o CPF e monitorar contas bancárias; Gov.br recomenda verificação em duas etapas.
L
Governo inaugura primeira Casa da Igualdade Racial no Rio de Janeiro

Governo inaugura primeira Casa da Igualdade Racial no país

Equipamento público inédito oferecerá acolhimento jurídico, psicossocial e orientação para acesso a políticas públicas; unidade inicia atendimentos na segunda-feira.
L
ANPD define cronograma para fiscalização do ECA Digital até 2027

ANPD define cronograma para fiscalização do ECA Digital até 2027

Agência Nacional de Proteção de Dados monitora 37 empresas de tecnologia; regras de verificação de idade para crianças e adolescentes já estão em vigor.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Agro: Estéfano Radamés Albuquerque Viera explica regularização fundiária no INCRA

O tema interessa diretamente produtores, posseiros, ocupantes de áreas rurais e profissionais que atuam com documentação, imóveis rurais e questões ambientais.
L
Fiocruz alerta para alta na circulação do vírus da gripe no Brasil

Fiocruz alerta para alta na circulação do vírus da gripe no Brasil

Boletim InfoGripe aponta avanço da Influenza A em diversas regiões; vacinação nacional começa em 28 de março para grupos prioritários.
L
Governo intensifica fiscalização em postos para coibir preços abusivos

Governo intensifica fiscalização em postos para coibir preços abusivos

Operação nacional já percorreu 179 municípios e emitiu mais de 900 notificações; força-tarefa une Polícia Federal e Senacon contra a formação de cartéis.
L
Ministério da Saúde realiza mutirão nacional para atendimento feminino

Ministério da Saúde realiza mutirão nacional para atendimento feminino

Ação inédita ocorre neste sábado e domingo em centenas de hospitais; iniciativa inclui cirurgias agendadas, exames de alta complexidade e transporte gratuito.
L

Sintonia 360: Charlene Brito destaca o impacto social da ASAS

Com formação sólida e multidisciplinar, Charlene é bacharel em Direito, contadora e possui pós-graduação em Criminologia, além de especialização em Auditoria e Perícia Contábil. Sua trajetória profissional reúne conhecimento jurídico, contábil e social, elementos que fortalecem sua atuação dentro da ASAS.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Filiação de João do Cerna fortalece Progressistas em RO

Filiação de João do Cerna fortalece Progressistas em RO

Ato político em Rolim de Moura reúne lideranças e marca pré-candidatura a deputado estadual com foco em ações sociais.
L
Eyder Brasil reúne mais de 1300 pessoas em encontro de prestação de contas do mandato em Porto Velho

Eyder Brasil reúne mais de 1300 pessoas em encontro de prestação de contas do mandato em Porto Velho

Evento contou com a presença do governador Coronel Marcos Rocha e destacou ações nas áreas de segurança, esporte e cidadania
L
Segunda Turma do STF mantém prisão de Daniel Vorcaro por unanimidade

Segunda Turma do STF mantém prisão de Daniel Vorcaro por unanimidade

Colegiado referendou decisão do ministro André Mendonça; mudança na defesa de dono do Banco Master sinaliza avanço em acordo de delação premiada.
L
Gilmar Mendes critica envio de Daniel Vorcaro a presídio federal

Gilmar Mendes critica envio de Daniel Vorcaro a presídio federal

Ministro votou pela manutenção da prisão do dono do Banco Master, mas contestou a legalidade do regime de segurança máxima e o vazamento de dados sigilosos.
L
Lula entrega ônibus escolares e defende educação como prioridade estratégica

Lula entrega ônibus escolares e defende educação como prioridade estratégica

Governo federal distribui 324 veículos para áreas de difícil acesso; investimento de R$ 500 milhões no Novo PAC deve atender 120 mil estudantes.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: promotor de eventos é preso suspeito de tentativa de violência sexual em RO

Promotor de eventos é preso suspeito de tentativa de violência sexual em RO

Mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Civil após denúncia de jovem de 19 anos sobre crime ocorrido neste mês
18
Suspeito morre após sacar arma e investir contra policiais em Espigão do Oeste

Suspeito morre após sacar arma e investir contra policiais em RO

Homem reagiu à abordagem durante cumprimento de mandado e acabou baleado em ação da Polícia Militar
14
Caminhoneiro é assaltado em posto de combustíveis na BR-364

Caminhoneiro é assaltado em posto de combustíveis na BR-364

Bandidos armados com faca abordam motorista em Porto Velho; criminosos fugiram levando documentos e as chaves do veículo durante a noite de sexta-feira.
10
Ação integrada entre MPRO e forças de segurança visa recapturar réus de facção criminosa em Rondônia

Ação integrada entre MPRO e forças de segurança visa recapturar réus de facção criminosa em Rondônia

O objetivo principal da operação é cumprir 26 (vinte e seis) mandados de prisão preventiva deferidos pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, nas cidades de Porto Velho Candeias do Jamari, Guajará-Mirim e Ouro Preto do Oeste em Rondônia; Rio Branco no Acre e Catanduvas no Paraná.
14
Mulher é presa por tráfico e uso de documento falso na zona leste

Mulher é presa por tráfico e uso de documento falso na zona leste

Flagrante ocorreu em residência no bairro Flamboyant durante a madrugada deste sábado; polícia encontrou entorpecentes e RG adulterado no local.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uniformes de programas esportivos são entregues pela Prefeitura de Porto Velho para 3 mil alunos

Uniformes de programas esportivos são entregues pela Prefeitura de Porto Velho para 3 mil alunos

Kits atendem três programas da Semtel e marcam retomada das atividades nesta segunda-feira (23)
L
Documentário valoriza cultura indígena Sabanê em Vilhena

Documentário valoriza cultura indígena Sabanê em Vilhena

Curta exibido em aldeias fortalece identidade cultural, promove inclusão e amplia visibilidade dos saberes ancestrais na região.
L
Reforma tributária e cidadania empresarial são tema de palestra da FACER em RO

Reforma tributária e cidadania empresarial são tema de palestra da FACER em RO

Capacitação realizada em parceria com SEFIN e SEBRAE orienta empreendedores sobre mudanças no sistema tributário e reforça papel social das empresas.
L
Rede Ebserh realiza mutirão nacional com 42 mil atendimentos neste sábado

Rede Ebserh realiza mutirão nacional com 42 mil atendimentos neste sábado

Ação batizada de Dia “E” mobiliza 45 hospitais universitários com foco na saúde da mulher; iniciativa visa reduzir filas do SUS nas regiões Norte e Nordeste.
L
Entidades do setor produtivo pedem redução urgente do ICMS do diesel em Rondônia

Entidades do setor produtivo pedem redução urgente do ICMS do diesel em Rondônia

A medida foi proposta diante da recente alta nos preços dos combustíveis e dos reflexos diretos na economia estadual.
L
Dia da Síndrome de Down reforça a importância da inclusão e do diagnóstico precoce

Dia da Síndrome de Down reforça a importância da inclusão e do diagnóstico precoce

Data simboliza a trissomia do cromossomo 21; especialistas destacam que estímulo na infância e adaptação pedagógica são chaves para a autonomia.
L
Brasileiros no Líbano relatam cenário de guerra e incerteza

Brasileiros no Líbano relatam cenário de guerra e incerteza

Conflito entre Israel e Hezbollah já expulsou mais de 1 milhão de pessoas de suas casas; brasileiros descrevem rotina de bombardeios e destruição no sul do país.
L
Atleta de Rondônia, Artur Czerwinski é convocado para a Seleção Brasileira de Tênis de Mesa

Atleta de Rondônia, Artur Czerwinski é convocado para a Seleção Brasileira de Tênis de Mesa

Jovem de 13 anos vai representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano e reforça destaque do esporte rondoniense no cenário nacional
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 8 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 8 milhões neste sábado

Apostas para o concurso 2.987 podem ser realizadas até as 20h; sorteio ocorre em São Paulo com transmissão ao vivo pelas redes sociais.
L
Programa Pão Nosso atinge 100 mil cafés da manhã gratuitos em Porto Velho em três meses

Programa Pão Nosso atinge 100 mil cafés da manhã gratuitos em Porto Velho em três meses

Iniciativa do Governo de Rondônia garante alimentação diária a pessoas em situação de vulnerabilidade e reforça políticas de segurança alimentar
L