SÁBADO, 08/11/2025

Em destaque

É fauda, é o caos: guerra na Bahia tem 52 mortes apenas no mês de setembro, resultado dos “auto de resistência”

Apenas durante o mês de setembro, os sanguinários confrontos entre as forças policiais e a bandidagem resultaram em 52 mortes, três delas de agentes da lei.

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

Reprodução/SSP-BA

Claro que a repercussão é muito menor, porque a mídia não têm dado destaque à verdadeira guerra civil, que está acontecendo num dos Estados mais importantes do país. Apenas durante o mês de setembro, os sanguinários confrontos entre as forças policiais e a bandidagem resultaram em 52 mortes, três delas de agentes da lei. Na Bahia, no noticiário, aliado ao governo petista de Jerônimo Rodrigues, a batalha entre os homens da lei e as facções que tentam dominar todas as regiões baianas, mas principalmente a Capital, Salvador, trata os confrontos sanguinários como “autos de resistência!”. É uma singela forma de não culpar a administração estadual pelo caos que se instalou na segurança pública, ao contrário do que faz com a polícia de São Paulo, por exemplo, onde a imprensa cobra “a violência policial e o exagero no uso da força bruta”, contra, é claro, apenas “pobres suspeitos”! É essa vergonhosa tentativa de manipular a opinião pública, que faz com que a credibilidade do jornalismo nacional esteja perto de rastejar no chão da descrença. A verdade é que a situação chegou a tal ponto, em terras baianas, que as autoridades se viram obrigadas a unir todas as forças policiais, numa operação sob o codinome de “Fauda”, uma palavra em árabe e também do hebraico, que significa caos. Não há expressão melhor para explicar o que está acontecendo. Facções de todos os tamanhos (numa delas, menor, que quer tomar pontos de tráfico de outras) chamada como “Bonde do Maluco”, o que por si só sintetiza quem é, seus integrantes, quando acuados, invadem casas, fazem famílias como reféns e não aceitam negociar com a polícia. Respondem na bala, usando armamento pesado, como fuzis, pistolas de uso exclusivo das Forças Armadas, sempre com farta munição.

Tudo começou como uma reação ao crime, quando traficantes mataram covardemente o agente da Polícia Federal Caribé Monteiro. Dali em diante, as batalhas se tornaram diárias e o caos da palavra árabe tomou conta.  A tal ponto que dois PMs à paisana acabaram matando um ao outro, um pensando que o outro era um bandido disfarçado. Enquanto isso, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que fez duras declarações sobre “o uso extremado da força”  pela polícia paulista na reação ao crime, divulgou nota de solidariedade ao governo e ao povo da Bahia, à família do policial federal assassinado, garantindo que os envolvidos serão devidamente punidos.  A “Fauda” continua nas ruas baianas, caçando assassinos. Lá não tem discurso de que a polícia deveria evitar o uso da violência.  Lá, os policiais podem reagir à bandidagem, ao contrário do discurso que se ouve em regiões onde não é a esquerda quem governa.

PRESIDENTE DA BOLÍVIA ACEITA INICIAR PROJETO DA PONTE E CORRIGIR NO ANDAMENTO DA OBRA. SAÍDA FOI PROPOSTA POR LULA

Foi, voltou, foi de novo e agora voltou. Os capítulos sobre a construção da ponte binacional em Guajará Mirim têm retrocessos e avanços. A última notícia é boa. O presidente Lula e o da Bolívia, Luis Arce, conversaram longamente por telefone, na quinta-feira, um dia antes de Lula ser operado. No bate-papo, o presidente brasileiro convenceu seu colega e vizinho a aceitar o projeto da ponte como ele está, com a promessa de que poderá haver correções durante o transcorrer da obra, caso necessário, para atender aos interesses bolivianos. Foi uma solução salomônica, para evitar que o projeto tivesse que começar do zero e demorasse ainda pelo menos mais dois anos para início da sua execução. Com isso, os quatro milhões de reais jpa gastos no projeto da ponte (emendas do então senador Valdir Raupp e do deputado federal Lúcio Mosquini) não serão perdidos. Aliás, foi o mesmo tom da conversa entre o parlamentar rondoniense e o embaixador da Bolívia, em Brasília, também nesta semana, Mosquini explicou que o melhor seria realizar a obra, iniciando-a como está planejada agora e realizando a licitação e, depois, no transcorrer dela, ir corrigindo na medida das necessidades. Ou seja, neste capítulo (será o último) a ponte sai dentro do prazo. Mas…

CINCO MULHERES, DEZ HOMENS: CONTINUA A AUMENTAR A RELAÇÃO DOS POSSÍVEIS CANDIDATOS À PREFEITURA DA CAPITAL

Fervilham as conversas de bastidores em Rondônia. Por aqui, os temas principais (embora a maioria deles não tenham qualquer confirmação pela vida real), são de decisões judiciais que poderiam prejudicar este ou aquele e beneficiar aquele ou aqueles outros, mas também a sucessão municipal em Porto Velho e nas principais cidades do Estado. Na Capital, já se pode falar que ao menos uma dúzia de postulantes estão pensando seriamente em sentar na cadeira de Hildon Chaves, no ano que vem. O grupo feminino, por exemplo, está se fortalecendo. Mariana Carvalho, Cristiane Lopes, Fátima Cleide, a dra, Flávia Lenzi e a vereadora Elis Regina, por exemplo, estariam nesta lista. Uma delas sonha em ser a primeira mulher a assumir o comando da administração municipal da sua cidade. Mas há, claro, muito mais homens nessa seleção de possíveis concorrentes ao prédio do Relógio, atual sede da Prefeitura. Quem são? Fernando Máximo, Marcelo Cruz, Léo Moraes, Vinicius Miguel, Márcio Pacele, Ramon Cujui, Mauro Nazif, Daniel Pereira, Williames Pimentel e Pimenta de Rondônia também estariam no páreo. Claro que muitos ficarão pelo caminho, depurados pelas pesquisas, por não conseguirem mobilizar o eleitorado ou por terem outros planos. Mas, neste momento, é essa uma relação sem dúvida muito viável, sobre quem pode estar na corrida municipal de Porto Velho, daqui a um ano.

PORTO VELHO TEM O QUE COMEMORAR NOS SEUS 109 ANOS, MAS AINDA PRECISA ENFRENTAR ENORMES DESAFIOS

Há melhor forma de se comemorar o aniversário de uma grande cidade do que se falar em números, resultados e investimentos feitos, que melhoraram e estão melhorando a qualidade de vida da sua população? Pois Porto Velho tem o que festejar, neste 2 de outubro, no registro dos seus 109 anos de fundação. Ao chegar próximo de fechar sete anos do seu governo, o prefeito Hildon Chaves tem realizações e obras superlativas para apresentar aos porto-velhenses. Segundo ele, são mais de 270 milhões de reais em investimentos em um pacote infindável de obras, que vão desde 700 quilômetros de ruas asfaltadas em todos os recantos da Capital até a célere construção tão esperada da nova Rodoviária, a um custo superior a 44 milhões de reais. No geral, houve melhorias significativas em praticamente todos os setores da cidade, embora, é claro, haja ainda muito a ser feito. O fato de sermos, até hoje, a pior Capital do Brasil em saneamento básico, por exemplo, deixa claro o tamanho dos desafios que a Porto Velho dos 109 anos, precisa enfrentar nos próximos anos. Há uma programação especial de aniversário, mas um dos principais eventos ocorrerá no dia 11, com a entrega do conjunto habitacional popular Porto Belo, concluído em parceria com o Governo do Estado, para nada menos do que 272 famílias de baixa renda.

FIERO APROVA DECRETO FEDERAL QUE VAI FACILITAR AS EXPORTAÇÕES DOS PRODUTOS RONDONIENSES

Há eventualmente o que não seja positivo e que possa eventualmente prejudicar a economia como um todo. Tais decisões do governo merecem crítica. Mas quando há algo positivo, que representa um avanço, uma melhoria concreta, seria uma grande injustiça não se registrar como algo positivo. Foi por isso que a Federação das Indústrias de Rondônia, a Fiero, anuncia ter recebido muito positivamente, decreto que facilita o processo de exportação dos produtos rondonienses. De acordo com o novo texto, o exportador passa a anular o débito de ICMS, que até então deveria ser debitado no ato da armazenagem dos produtos nos portos de outros estados, de forma simbólica, até a concretização da exportação, conforme as regras estabelecidas pela Receita Estadual. Com a nova redação, essa operação deixa de ser exigida e o empresário não terá que desembolsar o débito do imposto de uma operação que não é onerada. Porém o empresário terá até 180 dias, a contar da data de saída do produto, para comprovar a efetiva exportação.

LACRADORES DESCEREBRADOS DENUNCIAM E ENSINAM: MULHER MUITO BONITA NÃO DEVE USAR MAQUIAGEM NO ESPORTE!

Os lacradores descerebrados, idiotas que se formaram na Universidade da Ignorância e da Boçalidade, representam um número cada vez maior, mas não só aqui no Brasil. Por aqui, eles estão naquele grupo que alardeia termos como ‘todes” e outras besteiras infindáveis da famigerada e doentia linguagem neutra. Têm os que vigiam a vida alheia, querendo impor suas verdades e “ensinando” o jeito certo de como os outros devem se vestir, escrever e até se vestir. Tem ainda os que exigem banheiros unissex e exigem que se chamem as mulheres de “pessoas que menstruam”. São doentes, mas são em número cada vez maior. Um desses acontecimentos que mostram a que ponto essa doença chegou, se registrou na Espanha. Gente feia e certamente mau humorada, tenta lacrar nas redes sociais, criticando duramente uma menina de 17 anos, chamada Laura Martinez. Mesmo adolescente, ela já tem vários títulos em ginástica artística, salto em distância e é um grande fenômeno do esporte espanhol. E estará nas Olimpíadas de Paris. Qual o crime da garota?  Ela é “acusada” de ser bonita demais para o esporte e que devia se dedicar apenas ao esporte e esquecer de cometer outro crime grave: usar maquiagem em excesso. Para sorte de Laura, milhares e milhares de internautas espanhóis e do mundo todo, saíram em sua defesa dela, esculhambando com os poucos lacradores malucos.

O AMAZONAS, ISOLADO, TEM 52 CIDADES EM ESTADO DE EMERGÊNCIA E LAMENTA AS MORTES DE 110 BOTOS

Falta muito pouco para que Porto Velho também decrete estado de emergência, depois que o rio Madeira chegou ao seu menor nível em toda a história, ao menos desde que a aferição é feita. Há ainda alguns pontos onde balsas, todas com metade da carga normal, ainda podem navegar, mas isso ainda é possível principalmente nos locais onde o Dnit realizou serviços e dragagem, tempos atrás. A situação ainda é pior no Amazonas, onde pelo menos 52 cidades enfrentam uma seca jamais vista na região. No nosso Estado vizinho, a situação é ainda pior. O Amazonas, com vários dos seus rios impróprios para a navegação, pode sofrer pesado desabastecimento, caso a situação não se normalize em breve. Afora as “rodovias aquáticas”, a única forma dos amazonenses serem abastecidos é pela BR 319, que em pelo menos 400 dos seus 900 quilômetros, está em péssimas condições. Nós rondonienses, ainda temos a BR 364 para nos salvar, se a situação piorar ainda mais. No Amazonas, a seca trouxe uma situação terrível, até agora sem explicação  lógica: a morte de 110  botos, no Lago de Tefé, em poucos dias. Nesta semana que termina e também na próxima, reuniões em Brasília, tanto no Ministério da Infraestrutura quanto no Dnit, tentam encontrar uma saída para a crise. Por enquanto, contudo, só a Mãe Natureza pode resolver…

SILVIA CRISTINA GRAVA VÍDEO COM BOLSONARO E O CHAMA DE “NOSSO SEMPRE PRESIDENTE!”

Embora com toda a perseguição que vem sofrendo, com injustas decisões da Justiça, como a que o tornou inelegível, por um motivo dos mais simplórios. A popularidade do ex-presidente Bolsonaro continua em alta. Por onde anda, país afora, verdadeiras multidões aparecem para saudá-lo, como ocorreu neste final de semana, apenas como um exemplo, em Fortaleza. Mesmo excluído da vida pública como candidato, basta aparecer em algum ugar para ser aplaudido e homenageado. Nesta semana, Bolsonaro reapareceu em Brasília, encontrando=se com vários aliados. A deputada federal Silvia Cristina, presidente estadual do PL Mulher, partido do ex-presidente, esteve com ele, gravando um vídeo para as redes sociais, convidando as rondonienses para um encontro do PL Mulher em Nova União, ocorrida neste sábado.  A parlamentar se derreteu em elogios ao maior líder do seu partido, agradecendo a participação de Bolsonaro no seu vídeo. “Foi uma honra muito grande ter sido recebida de forma tão carinhosa por nosso sempre Presidente”, festejou. No vídeo, sorridentes, os dois trocam abraços e brincam, Depois, Bolsonaro convoca as mulheres da região a participar do encontro. Pelas redes sociais de Silvia Cristina, é possível assistir a todo o vídeo.

PERGUNTINHA

Na sua opinião, a troca de comando no STF, agora presidido pelo ministro Luís Roberto Barroso, pode amenizar a crise de relacionamento que se aproxima entre Judiciário e Legislativo ou não muda nada?

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fim de semana de música, lazer e pôr do sol no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Fim de semana de música, lazer e pôr do sol no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

A programação gratuita, que começa nesta sexta-feira (7) e segue até domingo (9), promete diversão para todas as idades e uma experiência especial para toda a população de Porto Velho.
L
Literatura amazônica: "Jornada Literária de Nina Macaca" leva encanto e leitura a escolas de Candeias, Itapuã e Ariquemes

Literatura amazônica: “Jornada Literária de Nina Macaca” leva encanto e leitura a escolas de Candeias, Itapuã e Ariquemes

Com patrocínio da CAIXA e apoio da Lei Rouanet Norte, projeto percorre Rondônia promovendo inclusão, imaginação e o prazer de ler entre crianças da rede pública
L
Igualar facções ao terrorismo pode "matar" investigações, diz relator da CPI

Igualar facções ao terrorismo pode “matar” investigações, diz relator da CPI

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator da CPI do Crime Organizado, argumenta que a equiparação “simples” das facções criminosas ao terrorismo, sem cuidados técnicos, pode prejudicar os inquéritos em curso ao forçar a migração de processos da Justiça estadual para a federal.
L
Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Mais um participante foi premiado com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou um apaixonado pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Povoado Nerd: entrevista com Carla Letícia, presidente da Liga de MC’s de Rondônia

Na entrevista, ela compartilha sua trajetória no hip-hop, os desafios de promover batalhas de rima no estado e o papel da cultura de rua na formação de jovens talentos.
L

Rondônia conquista o 2º lugar no Coffee of the Year Brasil 2025

A produtora Angélica Alexandrino Nicola, do Sítio São Sebastião – Café Sauá, em Seringueiras, garantiu a segunda colocação no concurso nacional e reafirmou o protagonismo do café rondoniense entre os melhores do país.
L

“É realização de um sonho”, revela vencedora de Rondônia do Florada Premiada 2025

Ângela Pessoa, do Café Sauá em Seringueiras, leva o primeiro lugar no Florada Premiada 2025 e coloca Rondônia no topo da cafeicultura feminina brasileira.
L

Na SIC, secretário Tchê destaca o desafio de produzir café com sustentabilidade no Acre

José Luís Tchê destaca na SIC o café como símbolo de dignidade e transformação para as famílias rurais do Acre.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Agente Funerário, Salário fixo + premiações variáveis

Oportunidade para profissionais com ensino médio completo, habilitação B e disponibilidade de horário.
L

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L
Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Convocação foi publicada no Diário Oficial e prazo para posse termina em 4 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação.
L
Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L

POLÍTICA

Lula: "É hora de transformar ambição em ação" na COP30

Lula: “É hora de transformar ambição em ação” na COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que a humanidade deve concretizar promessas em resultados diante da emergência climática. Em mesa redonda na COP30 em Belém, o presidente destacou a redução do desmatamento e o novo Fundo Florests Tropicais para Sempre (TFFF) como marcos brasileiros.
L
Lula afirma que "A Terra não comporta mais o uso intensivo de combustíveis fósseis"

Lula afirma que “A Terra não comporta mais o uso intensivo de combustíveis fósseis”

Em sessão da COP30 sobre transição energética em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que a descarbonização global deve ser estruturada em um tripé: cumprimento de acordos internacionais, eliminação da pobreza energética e incentivo a combustíveis sustentáveis.
L
Dr. Gilber e secretário da SESB discutem ações de limpeza urbana e urbanização em Porto Velho

Dr. Gilber e secretário da SESB discutem ações de limpeza urbana e urbanização em Porto Velho

Reunião entre o vereador Dr. Gilber e o secretário Giovani Marinni alinhou medidas conjuntas para intensificar a limpeza urbana em Porto Velho e melhorar a infraestrutura nos bairros.
L
Pedro Fernandes comemora licitação de projeto de pavimentação entre Cujubim e Machadinho D’Oeste

Pedro Fernandes comemora licitação de projeto de pavimentação entre Cujubim e Machadinho D’Oeste

Deputado destaca avanço técnico da obra e agradece apoio do governo estadual e do DER.
L
STF forma maioria para manter condenação de Bolsonaro por golpe

STF forma maioria para manter condenação de Bolsonaro por golpe

A Primeira Turma do STF formou maioria de 3 a 0 para manter a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais seis aliados na trama golpista. A rejeição do recurso de embargos de declaração abre caminho para a decretação da prisão.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mecânico é baleado por criminosos durante ataque em oficina no centro

Mecânico é baleado por criminosos durante ataque em oficina no centro

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando dois bandidos chegam de moto em frente da oficina, em seguida, um deles desce e faz um disparo em direção da vítima e foge com o comparsa.
16
Tribunal do Júri: MPRO garante condenação por tentativa de feminicídio em Colorado do Oeste

Tribunal do Júri: MPRO garante condenação por tentativa de feminicídio em Colorado do Oeste

Ministério Público de Rondônia obteve condenação de réu que tentou matar a ex-companheira e feriu duas pessoas. A pena será cumprida em regime fechado.
12
Visitante é presa ao tentar entrar com drogas no Presídio 603, em Porto Velho

Visitante é presa ao tentar entrar com drogas no Presídio 603, em Porto Velho

Uma mulher de 32 anos foi flagrada com substância entorpecente escondida no corpo ao passar pelo escâner corporal da Penitenciária Jorge Thiago Aguiar Afonso, o Presídio 603, na manhã desta sexta-feira (7).
12
Criança vítima de grave acidente é socorrida em helicóptero dos Bombeiros para o JPII

Criança vítima de grave acidente é socorrida em helicóptero dos Bombeiros para o JPII

De acordo com as primeiras informações, a criança junto com os pais sofreram um acidente de moto, deixando os três em estado grave, sendo necessário a intubação de todas as vítimas.
16
Homem é preso após espancar companheira com cabo de vassoura e ameaçar incendiar casa com crianças na zona Leste

Homem é preso após espancar companheira com cabo de vassoura e ameaçar incendiar casa com crianças na zona Leste

Vítima foi agredida na frente dos filhos, dois deles autistas, e o agressor foi capturado em flagrante após tentar fugir.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil e México fortalecem parceria em políticas públicas e abastecimento alimentar

Brasil e México fortalecem parceria em políticas públicas e abastecimento alimentar

Intercâmbio técnico promovido pela Conab, Sader e FAO reforça cooperação bilateral e troca de experiências em gestão de mercados e agricultura familiar.
L

Sicredi reforça presença na SIC e amplia apoio ao produtor rural

O Sicredi reforça sua presença na Semana Internacional do Café com um estande ampliado e foco no atendimento humanizado, oferecendo crédito e apoio aos produtores rurais de todo o Brasil.
L
Crea-RO reforça importância da prevenção e do cuidado com a saúde durante campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Crea-RO reforça importância da prevenção e do cuidado com a saúde durante campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Palestra voltada a colaboradores destacou prevenção, diagnóstico precoce e qualidade de vida no ambiente de trabalho.
L
Cashback de impostos beneficia mais a população pobre de regiões mais ricas

Cashback de impostos beneficia mais a população pobre de regiões mais ricas

O novo cashback de impostos, criado pela reforma tributária, deve elevar a renda das famílias mais pobres em 10% em média, mas o benefício será maior nas regiões Sudeste (11%), Centro-Oeste e Sul, devido ao maior nível de consumo e menor informalidade, segundo pesquisa da FGV.
L

Recebimento da Licença Ambiental: RAULINO DE MATTOS,

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO Nº 016.00027.003/2025-SUL
L
Porto Velho recebe neste sábado (8) a 1ª edição do Titan Fight com luta internacional de Kickboxing

Porto Velho recebe neste sábado (8) a 1ª edição do Titan Fight com luta internacional de Kickboxing

Evento promovido pela Lirka, com apoio da Semtel, reunirá atletas do Norte do país e terá entrada solidária no Ginásio Dudu, na zona Sul da capital.
L
Alunos da rede municipal conhecem a história de Rondônia em visita ao Museu da Memória Rondoniense

Alunos da rede municipal conhecem a história de Rondônia em visita ao Museu da Memória Rondoniense

Mais de 100 estudantes já participaram do projeto “Turista Aprendiz”, criado pela Semtel para promover o turismo pedagógico e o sentimento de pertencimento em Porto Velho.
L
Produtoras de Rondônia conquistam os dois primeiros lugares no maior concurso de café do Brasil

Produtoras de Rondônia conquistam os dois primeiros lugares no maior concurso de café do Brasil

Ângela Maria Coutinho e Fabiana Souza Leal garantem o topo do pódio no Florada Premiada 2025, consolidando o protagonismo feminino e a excelência do café rondoniense.
L
Acadêmicos avançam à semifinal do III Concurso de Júri Simulado do MPRO

Acadêmicos avançam à semifinal do III Concurso de Júri Simulado do MPRO

Equipes da Unisapiens e da Faculdade Católica garantem vaga na próxima fase da competição jurídica promovida pelo Ministério Público de Rondônia.
L
Lula realiza encontros bilaterais com Alemanha, Portugal e Moçambique na COP30

Lula realiza encontros bilaterais com Alemanha, Portugal e Moçambique na COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua em Belém sua agenda de reuniões à margem da Cúpula do Clima, com expectativa de que a Alemanha anuncie contribuição ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF).
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.