SÁBADO, 06/12/2025

Em destaque

É fauda, é o caos: guerra na Bahia tem 52 mortes apenas no mês de setembro, resultado dos “auto de resistência”

Apenas durante o mês de setembro, os sanguinários confrontos entre as forças policiais e a bandidagem resultaram em 52 mortes, três delas de agentes da lei.

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

Reprodução/SSP-BA

Claro que a repercussão é muito menor, porque a mídia não têm dado destaque à verdadeira guerra civil, que está acontecendo num dos Estados mais importantes do país. Apenas durante o mês de setembro, os sanguinários confrontos entre as forças policiais e a bandidagem resultaram em 52 mortes, três delas de agentes da lei. Na Bahia, no noticiário, aliado ao governo petista de Jerônimo Rodrigues, a batalha entre os homens da lei e as facções que tentam dominar todas as regiões baianas, mas principalmente a Capital, Salvador, trata os confrontos sanguinários como “autos de resistência!”. É uma singela forma de não culpar a administração estadual pelo caos que se instalou na segurança pública, ao contrário do que faz com a polícia de São Paulo, por exemplo, onde a imprensa cobra “a violência policial e o exagero no uso da força bruta”, contra, é claro, apenas “pobres suspeitos”! É essa vergonhosa tentativa de manipular a opinião pública, que faz com que a credibilidade do jornalismo nacional esteja perto de rastejar no chão da descrença. A verdade é que a situação chegou a tal ponto, em terras baianas, que as autoridades se viram obrigadas a unir todas as forças policiais, numa operação sob o codinome de “Fauda”, uma palavra em árabe e também do hebraico, que significa caos. Não há expressão melhor para explicar o que está acontecendo. Facções de todos os tamanhos (numa delas, menor, que quer tomar pontos de tráfico de outras) chamada como “Bonde do Maluco”, o que por si só sintetiza quem é, seus integrantes, quando acuados, invadem casas, fazem famílias como reféns e não aceitam negociar com a polícia. Respondem na bala, usando armamento pesado, como fuzis, pistolas de uso exclusivo das Forças Armadas, sempre com farta munição.

Tudo começou como uma reação ao crime, quando traficantes mataram covardemente o agente da Polícia Federal Caribé Monteiro. Dali em diante, as batalhas se tornaram diárias e o caos da palavra árabe tomou conta.  A tal ponto que dois PMs à paisana acabaram matando um ao outro, um pensando que o outro era um bandido disfarçado. Enquanto isso, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que fez duras declarações sobre “o uso extremado da força”  pela polícia paulista na reação ao crime, divulgou nota de solidariedade ao governo e ao povo da Bahia, à família do policial federal assassinado, garantindo que os envolvidos serão devidamente punidos.  A “Fauda” continua nas ruas baianas, caçando assassinos. Lá não tem discurso de que a polícia deveria evitar o uso da violência.  Lá, os policiais podem reagir à bandidagem, ao contrário do discurso que se ouve em regiões onde não é a esquerda quem governa.

PRESIDENTE DA BOLÍVIA ACEITA INICIAR PROJETO DA PONTE E CORRIGIR NO ANDAMENTO DA OBRA. SAÍDA FOI PROPOSTA POR LULA

Foi, voltou, foi de novo e agora voltou. Os capítulos sobre a construção da ponte binacional em Guajará Mirim têm retrocessos e avanços. A última notícia é boa. O presidente Lula e o da Bolívia, Luis Arce, conversaram longamente por telefone, na quinta-feira, um dia antes de Lula ser operado. No bate-papo, o presidente brasileiro convenceu seu colega e vizinho a aceitar o projeto da ponte como ele está, com a promessa de que poderá haver correções durante o transcorrer da obra, caso necessário, para atender aos interesses bolivianos. Foi uma solução salomônica, para evitar que o projeto tivesse que começar do zero e demorasse ainda pelo menos mais dois anos para início da sua execução. Com isso, os quatro milhões de reais jpa gastos no projeto da ponte (emendas do então senador Valdir Raupp e do deputado federal Lúcio Mosquini) não serão perdidos. Aliás, foi o mesmo tom da conversa entre o parlamentar rondoniense e o embaixador da Bolívia, em Brasília, também nesta semana, Mosquini explicou que o melhor seria realizar a obra, iniciando-a como está planejada agora e realizando a licitação e, depois, no transcorrer dela, ir corrigindo na medida das necessidades. Ou seja, neste capítulo (será o último) a ponte sai dentro do prazo. Mas…

CINCO MULHERES, DEZ HOMENS: CONTINUA A AUMENTAR A RELAÇÃO DOS POSSÍVEIS CANDIDATOS À PREFEITURA DA CAPITAL

Fervilham as conversas de bastidores em Rondônia. Por aqui, os temas principais (embora a maioria deles não tenham qualquer confirmação pela vida real), são de decisões judiciais que poderiam prejudicar este ou aquele e beneficiar aquele ou aqueles outros, mas também a sucessão municipal em Porto Velho e nas principais cidades do Estado. Na Capital, já se pode falar que ao menos uma dúzia de postulantes estão pensando seriamente em sentar na cadeira de Hildon Chaves, no ano que vem. O grupo feminino, por exemplo, está se fortalecendo. Mariana Carvalho, Cristiane Lopes, Fátima Cleide, a dra, Flávia Lenzi e a vereadora Elis Regina, por exemplo, estariam nesta lista. Uma delas sonha em ser a primeira mulher a assumir o comando da administração municipal da sua cidade. Mas há, claro, muito mais homens nessa seleção de possíveis concorrentes ao prédio do Relógio, atual sede da Prefeitura. Quem são? Fernando Máximo, Marcelo Cruz, Léo Moraes, Vinicius Miguel, Márcio Pacele, Ramon Cujui, Mauro Nazif, Daniel Pereira, Williames Pimentel e Pimenta de Rondônia também estariam no páreo. Claro que muitos ficarão pelo caminho, depurados pelas pesquisas, por não conseguirem mobilizar o eleitorado ou por terem outros planos. Mas, neste momento, é essa uma relação sem dúvida muito viável, sobre quem pode estar na corrida municipal de Porto Velho, daqui a um ano.

PORTO VELHO TEM O QUE COMEMORAR NOS SEUS 109 ANOS, MAS AINDA PRECISA ENFRENTAR ENORMES DESAFIOS

Há melhor forma de se comemorar o aniversário de uma grande cidade do que se falar em números, resultados e investimentos feitos, que melhoraram e estão melhorando a qualidade de vida da sua população? Pois Porto Velho tem o que festejar, neste 2 de outubro, no registro dos seus 109 anos de fundação. Ao chegar próximo de fechar sete anos do seu governo, o prefeito Hildon Chaves tem realizações e obras superlativas para apresentar aos porto-velhenses. Segundo ele, são mais de 270 milhões de reais em investimentos em um pacote infindável de obras, que vão desde 700 quilômetros de ruas asfaltadas em todos os recantos da Capital até a célere construção tão esperada da nova Rodoviária, a um custo superior a 44 milhões de reais. No geral, houve melhorias significativas em praticamente todos os setores da cidade, embora, é claro, haja ainda muito a ser feito. O fato de sermos, até hoje, a pior Capital do Brasil em saneamento básico, por exemplo, deixa claro o tamanho dos desafios que a Porto Velho dos 109 anos, precisa enfrentar nos próximos anos. Há uma programação especial de aniversário, mas um dos principais eventos ocorrerá no dia 11, com a entrega do conjunto habitacional popular Porto Belo, concluído em parceria com o Governo do Estado, para nada menos do que 272 famílias de baixa renda.

FIERO APROVA DECRETO FEDERAL QUE VAI FACILITAR AS EXPORTAÇÕES DOS PRODUTOS RONDONIENSES

Há eventualmente o que não seja positivo e que possa eventualmente prejudicar a economia como um todo. Tais decisões do governo merecem crítica. Mas quando há algo positivo, que representa um avanço, uma melhoria concreta, seria uma grande injustiça não se registrar como algo positivo. Foi por isso que a Federação das Indústrias de Rondônia, a Fiero, anuncia ter recebido muito positivamente, decreto que facilita o processo de exportação dos produtos rondonienses. De acordo com o novo texto, o exportador passa a anular o débito de ICMS, que até então deveria ser debitado no ato da armazenagem dos produtos nos portos de outros estados, de forma simbólica, até a concretização da exportação, conforme as regras estabelecidas pela Receita Estadual. Com a nova redação, essa operação deixa de ser exigida e o empresário não terá que desembolsar o débito do imposto de uma operação que não é onerada. Porém o empresário terá até 180 dias, a contar da data de saída do produto, para comprovar a efetiva exportação.

LACRADORES DESCEREBRADOS DENUNCIAM E ENSINAM: MULHER MUITO BONITA NÃO DEVE USAR MAQUIAGEM NO ESPORTE!

Os lacradores descerebrados, idiotas que se formaram na Universidade da Ignorância e da Boçalidade, representam um número cada vez maior, mas não só aqui no Brasil. Por aqui, eles estão naquele grupo que alardeia termos como ‘todes” e outras besteiras infindáveis da famigerada e doentia linguagem neutra. Têm os que vigiam a vida alheia, querendo impor suas verdades e “ensinando” o jeito certo de como os outros devem se vestir, escrever e até se vestir. Tem ainda os que exigem banheiros unissex e exigem que se chamem as mulheres de “pessoas que menstruam”. São doentes, mas são em número cada vez maior. Um desses acontecimentos que mostram a que ponto essa doença chegou, se registrou na Espanha. Gente feia e certamente mau humorada, tenta lacrar nas redes sociais, criticando duramente uma menina de 17 anos, chamada Laura Martinez. Mesmo adolescente, ela já tem vários títulos em ginástica artística, salto em distância e é um grande fenômeno do esporte espanhol. E estará nas Olimpíadas de Paris. Qual o crime da garota?  Ela é “acusada” de ser bonita demais para o esporte e que devia se dedicar apenas ao esporte e esquecer de cometer outro crime grave: usar maquiagem em excesso. Para sorte de Laura, milhares e milhares de internautas espanhóis e do mundo todo, saíram em sua defesa dela, esculhambando com os poucos lacradores malucos.

O AMAZONAS, ISOLADO, TEM 52 CIDADES EM ESTADO DE EMERGÊNCIA E LAMENTA AS MORTES DE 110 BOTOS

Falta muito pouco para que Porto Velho também decrete estado de emergência, depois que o rio Madeira chegou ao seu menor nível em toda a história, ao menos desde que a aferição é feita. Há ainda alguns pontos onde balsas, todas com metade da carga normal, ainda podem navegar, mas isso ainda é possível principalmente nos locais onde o Dnit realizou serviços e dragagem, tempos atrás. A situação ainda é pior no Amazonas, onde pelo menos 52 cidades enfrentam uma seca jamais vista na região. No nosso Estado vizinho, a situação é ainda pior. O Amazonas, com vários dos seus rios impróprios para a navegação, pode sofrer pesado desabastecimento, caso a situação não se normalize em breve. Afora as “rodovias aquáticas”, a única forma dos amazonenses serem abastecidos é pela BR 319, que em pelo menos 400 dos seus 900 quilômetros, está em péssimas condições. Nós rondonienses, ainda temos a BR 364 para nos salvar, se a situação piorar ainda mais. No Amazonas, a seca trouxe uma situação terrível, até agora sem explicação  lógica: a morte de 110  botos, no Lago de Tefé, em poucos dias. Nesta semana que termina e também na próxima, reuniões em Brasília, tanto no Ministério da Infraestrutura quanto no Dnit, tentam encontrar uma saída para a crise. Por enquanto, contudo, só a Mãe Natureza pode resolver…

SILVIA CRISTINA GRAVA VÍDEO COM BOLSONARO E O CHAMA DE “NOSSO SEMPRE PRESIDENTE!”

Embora com toda a perseguição que vem sofrendo, com injustas decisões da Justiça, como a que o tornou inelegível, por um motivo dos mais simplórios. A popularidade do ex-presidente Bolsonaro continua em alta. Por onde anda, país afora, verdadeiras multidões aparecem para saudá-lo, como ocorreu neste final de semana, apenas como um exemplo, em Fortaleza. Mesmo excluído da vida pública como candidato, basta aparecer em algum ugar para ser aplaudido e homenageado. Nesta semana, Bolsonaro reapareceu em Brasília, encontrando=se com vários aliados. A deputada federal Silvia Cristina, presidente estadual do PL Mulher, partido do ex-presidente, esteve com ele, gravando um vídeo para as redes sociais, convidando as rondonienses para um encontro do PL Mulher em Nova União, ocorrida neste sábado.  A parlamentar se derreteu em elogios ao maior líder do seu partido, agradecendo a participação de Bolsonaro no seu vídeo. “Foi uma honra muito grande ter sido recebida de forma tão carinhosa por nosso sempre Presidente”, festejou. No vídeo, sorridentes, os dois trocam abraços e brincam, Depois, Bolsonaro convoca as mulheres da região a participar do encontro. Pelas redes sociais de Silvia Cristina, é possível assistir a todo o vídeo.

PERGUNTINHA

Na sua opinião, a troca de comando no STF, agora presidido pelo ministro Luís Roberto Barroso, pode amenizar a crise de relacionamento que se aproxima entre Judiciário e Legislativo ou não muda nada?

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Beleza Jovem do Norte: Ketlyn Figueiredo no Miss Teen 2025

A jovem de Porto Velho, preparada pela Felicittá Agency Model, leva o nome de Rondônia ao concurso nacional com elegância, disciplina e o sonho de inspirar outras adolescentes.
L
Autocuratela e testamento vital ajudam no planejamento pessoal e patrimonial

Autocuratela e testamento vital ajudam no planejamento pessoal e patrimonial

Instrumentos cartoriais garantem escolhas sobre saúde e bens, em vida ou após a morte.
L
Receita Federal alerta para golpes com uso de nome e CPF de contribuintes

Receita Federal alerta para golpes com uso de nome e CPF de contribuintes

Criminosos criam sites falsos que simulam cobranças oficiais; órgão orienta atenção redobrada.
L
Censo: 19% dos moradores de favela vivem em ruas onde carros não circulam

Censo: 19% dos moradores de favela vivem em ruas onde carros não circulam

A falta de acessibilidade nas vias afeta 3,1 milhões de pessoas nas comunidades, impossibilitando a passagem de veículos de emergência, caminhões de lixo e o acesso a serviços públicos.
L
Censo revela que 64% dos moradores de favela vivem em ruas sem árvores

Censo revela que 64% dos moradores de favela vivem em ruas sem árvores

O levantamento do IBGE, divulgado nesta sexta-feira, 5 de dezembro, aponta a desigualdade territorial, onde a falta de arborização atinge 10,4 milhões de pessoas que moram em comunidades.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nova geração do A60 reforça portfólio de articulados da Volvo CE

Pix supera 313 milhões de transações em um único dia

Sistema de pagamentos instantâneos bate recorde em volume e movimentação financeira.
L
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 12 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 12 milhões neste sábado

Apostas podem ser realizadas até 20h30 em lotéricas e pela internet
L
STF avança em decisão sobre benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

STF avança em decisão sobre benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

Corte forma maioria para garantir renda a mulheres afastadas do trabalho.
L
Copa do Mundo 2026: definidos todos os grupos da competição

Copa do Mundo 2026: definidos todos os grupos da competição

Sorteio coloca Brasil no Grupo C ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti.
L

Sintonia 360: Babby Teixeira Fotógrafa em Destaque

evolução da imagem digital e os bastidores de ensaios que emocionam e marcam histórias.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

TSE conclui teste público de segurança das urnas eletrônicas para 2026

TSE conclui teste público de segurança das urnas eletrônicas para 2026

Especialistas verificaram código-fonte, transmissão de votos e integridade dos equipamentos; tribunal reafirma segurança do sistema.
L
Retrospectiva – Atuação da deputada Dra. Taíssa Sousa pela melhoria e elevação da BR-425

Retrospectiva – Atuação da deputada Dra. Taíssa Sousa pela melhoria e elevação da BR-425

Nos últimos meses, a deputada estadual Dra. Taíssa Sousa (Podemos) vem intensificando sua atuação em defesa da melhoria da BR-425.
L
Playground no Bairro Jequitibá recebe recurso destinado pelo deputado Pedro Fernandes

Playground no Bairro Jequitibá recebe recurso destinado pelo deputado Pedro Fernandes

Playground será instalado com emenda de R$ 60 mil e reforça ações de lazer e convivência em Rolim de Moura
L
Chrisóstomo denuncia blindagem da esquerda a Lulinha na CPMI do INSS

Chrisóstomo denuncia blindagem da esquerda a Lulinha na CPMI do INSS

Sessão é marcada por silêncio do depoente, rejeição de convocações e debate acirrado entre base governista e oposição.
L
Vereador Dr. Gilber garante recuperação da Linha C-10 para agricultura familiar

Vereador Dr. Gilber garante recuperação da Linha C-10 para agricultura familiar

Atendendo ao pedido do vereador Dr. Gilber, a Seinfra de Porto Velho executa obras na Linha C-10, crucial para o escoamento da produção da agricultura familiar na zona rural.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

MPRO reverte decisão e cúmplice de feminicídio volta a ser preso em Porto Velho

MPRO reverte decisão e cúmplice de feminicídio volta a ser preso em Porto Velho

Homem ajudou na fuga do autor de feminicídio e teve prisão preventiva restabelecida.
16
Ônibus com equipe de Guajará e carro Tiggo se envolvem em colisão em Porto Velho

Ônibus com equipe de Guajará e carro Tiggo se envolvem em colisão em Porto Velho

Acidente de trânsito ocorreu no cruzamento da Avenida Carlos Gomes com a Avenida Presidente Dutra, em Porto Velho, e a causa será apurada pela perícia.
12
PM de Rondônia prende suspeito de homicídios em Ouro Preto do Oeste

PM de Rondônia prende suspeito de homicídios em Ouro Preto do Oeste

Micael B. foi capturado em um hotel de Ji-Paraná em ação da Polícia Militar, portando revólver calibre 38 e com mandado de prisão em aberto por investigações de homicídio.
10
Motocicleta furtada é recuperada abandonada às margens da BR-364

Motocicleta furtada é recuperada abandonada às margens da BR-364

Polícia localizou motocicleta Honda CG 160 Fan com registro de furto abandonada no quilômetro 415 da BR-364, próximo à Linha 630, no município de Jaru.
14
Pneu estoura e motorista perde controle de camionete na RO-303

Pneu estoura e motorista perde controle de camionete na RO-303

Acidente na RO-303, rodovia entre Rolim de Moura e Santa Luzia, fez camionete sair da pista após pneu estourar, mas motorista saiu ileso.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova geração do A60 reforça portfólio de articulados da Volvo CE

Nova geração do A60 reforça portfólio de articulados da Volvo CE

Modelo chega com 15% mais eficiência de combustível e 5% mais produtividade
L
Livro traz textos de crianças palestinas afetadas pela guerra

Livro traz textos de crianças palestinas afetadas pela guerra

Obra visa sensibilizar jovens brasileiros e reverte lucros para educação na Cisjordânia e Gaza.
L
Agrotóxicos atingem população em vulnerabilidade, alertam especialistas

Agrotóxicos atingem população em vulnerabilidade, alertam especialistas

Documentário revela impactos para quem vive próximo a plantações e consome alimentos industrializados.
L
Pesquisador da Uerj defende monitoramento das trajetórias de ex-cotistas

Pesquisador da Uerj defende monitoramento das trajetórias de ex-cotistas

Sociólogo ressalta importância de analisar impacto das cotas na pós-graduação e no mercado de trabalho.
L
Cotas raciais da Uerj completam 22 anos e transformam trajetórias de vida

Cotas raciais da Uerj completam 22 anos e transformam trajetórias de vida

Ex-cotistas destacam impacto da política de ações afirmativas na educação e na carreira profissional.
L
Mais de 42 mil candidatos fazem prova discursiva do CNU 2025 neste domingo

Mais de 42 mil candidatos fazem prova discursiva do CNU 2025 neste domingo

Avaliação será aplicada em 228 municípios a partir das 13h
L
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Acidente ocorreu na Avenida São Luís, em Rolim de Moura, quando motorista de carro saía de estacionamento e atingiu motociclista, que foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros.
10
Motociclista morre ao colidir contra muro da Secretaria de Obras

Motociclista morre ao colidir contra muro da Secretaria de Obras

Lucas Enrique dos Santos, que estava em Rolim de Moura a trabalho, não resistiu aos ferimentos após violenta colisão de sua motocicleta Yamaha Fazer contra o muro da Secretaria Municipal de Obras.
18
Brasil garante vaga nas quartas de final do Mundial de handebol feminino

Brasil garante vaga nas quartas de final do Mundial de handebol feminino

Seleção mantém 100% de aproveitamento após vitória sobre Angola
L
Petrobras inicia entregas do primeiro SAF produzido integralmente no Brasil

Petrobras inicia entregas do primeiro SAF produzido integralmente no Brasil

Combustível sustentável de aviação atende padrões internacionais e pode reduzir até 87% das emissões de CO₂.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.