QUARTA-FEIRA, 17/09/2025

ACHADO HISTÓRICO: um posto de arrecadação de imposto da coroa portuguesa?

A ida até o local demorou aproximadamente 40 minutos, seguindo de moto por um caminho estreito dentro da floresta.

Por Lourismar Barroso - ƒ

Publicado em 

ACHADO HISTÓRICO: um posto de arrecadação de imposto da coroa portuguesa? - News Rondônia

Uma estrutura desconhecida foi achada por caçadores da região do Vale do Guaporé aproximadamente há 3 anos atrás, somente agora com a ajuda do historiador Lourismar Barroso, os caçadores Fábio e Jean revelaram o local onde foi encontrada.

A ida até o local demorou aproximadamente 40 minutos, seguindo de moto por um caminho estreito dentro da floresta. A sua localização fica bem distante de onde foi construído o Forte de Nossa Senhora da Conceição.

ACHADO HISTÓRICO: um posto de arrecadação de imposto da coroa portuguesa? - News Rondônia

A estrutura é parte do alicerce de uma casa, medindo 10 X 18 de cumprimento. O material usado em sua construção é a Rocha leterítica, a mesma usada na  construção da Missão de Santa Rosa (1743) que virou Guarda de Santa Rosa Velha(1754), o Forte Nossa Senhora da Conceição(1760) que virou Forte Bragança em 1769 e do Real Forte Príncipe da Beira(1775).

ACHADO HISTÓRICO: um posto de arrecadação de imposto da coroa portuguesa? - News Rondônia

Em uma verificação minuciosa no local, constatei que na referida estrutura havia um telhado 4 águas, pois foram encontradas vários exemplares de telhas.

Fazendo uma comparação, percebi que a telha encontrada nessa estrutura, é menor e sua espessura mais fina dos que foram encontradas em escavações arqueológicas no interior da fortaleza Príncipe da Beira.

A telha possui o formato de uma coxa humana. Provavelmente de escravizado, já que era comum no Brasil século XVIII os negros mesmo estando doentes, eram obrigados a moldaram as telhas em suas coxas e depois levarem para o terreiro para queimar.

A estrutura que foi achada no interior da floresta, fica próxima de um córrego com um canal feito de pedra para escoar água. Estando perto da serra dos Reis.

A estrutura poderá ser uma residência de um arraial de exploração de minas de ouro ou um posto avançado de arrecadação da coroa portuguesa, bem anterior à construção dos fortes do Vale do Guaporé.

ACHADO HISTÓRICO: um posto de arrecadação de imposto da coroa portuguesa? - News Rondônia

Com a descoberta das minas de ouro no centro oeste da colônia portuguesa,resultou o afluxo dos povoadores que na primeira metade do século XVIII empreenderam a ocupação de algumas áreas da colônia.

Notadamente essas zonas centrais da Capitania de Mato Grosso, em torno da povoação de Bom Jesus de Cuiabá e as de noroeste com os Arraias que se estabeleceram nas imediações de Vila Bela da Santíssima Trindade.

A empresa colonial portuguesa foi, sem dúvida, a grande responsável pelo dilatamento geográfico dos domínios portugueses pelo interior do continente americano.

A busca por fontes alternativas de recurso e o desenvolvimento da Vila de Piratininga impulsionou os colonos luso-paulistas, cada vez mais, para regiões mais distantes do litoral, configurando essa apropriação territorial como se fossem conquistas portuguesas, potencializando décadas mais tarde o estímulo à defesa militar dessa região.

A coroa portuguesa instigava as ações dos bandeirantes paulistas que em busca de ouro e de prear índios chegaram até a região guaporeana. Para se estabelecer na região, os incentivos consistiam em doações de sesmarias, títulos e direitos à exploração dos meios naturais. Os recursos utilizados nas empreitadas chamadas de bandeiras no século XVIII provinham dos próprios bandeirantes.

ACHADO HISTÓRICO: um posto de arrecadação de imposto da coroa portuguesa? - News Rondônia

Um desses sertanistas desbravadores do chamado centro oeste da colônia foi Pascoal Moreira Cabral que, escolhendo os itinerários Tietê, Paraná e Paraguai, passou a desbravar a região em busca de riquezas, sendo o primeiro  a estabelecer em Cuiabá ou às margens do Aquidauana.

A exploração do ouro na Capitania de Mato Grosso teve importantes efeitos econômicos na Metrópole e na Colônia, provocando a primeira corrida imigratória para a colônia.

Durante os primeiros sessenta anos do século XVIII, chegaram de Portugal e das ilhas do Atlântico cerca de 600 mil pessoas, em média anual de 8 a 10 mil, gente das mais variadas condições: pequenos proprietários, padres, comerciantes, prostitutas e aventureiros de todo tipo.

Para a colônia portuguesa na América do sul, houve imigração de portugueses e bandeirantes para a Capitania de Mato Grosso, bem como para a fundação de duas vilas, a Vila de Cuiabá em 1722 e a Vila Bela da Santíssima Trindade 1752.

ACHADO HISTÓRICO: um posto de arrecadação de imposto da coroa portuguesa? - News Rondônia

Além disso, a coroa montou um aparato fiscal na Capitania que teve como posto de arrecadação de impostos e controle do ouro, o Registro do Jaurú 1772, (atual Pontes e Lacerda), e em Vila Maria 1778 (atual Cáceres) na Capitania do Mato Grosso.

Em virtude da Provisão régia, aquele distrito passou a ser município com a denominação de Vila Bela da Santíssima Trindade.

Em Vila Bela da Santíssima Trindade na Capitania de Mato Grosso, onde também encontraram ouro em 1719 passando capital da Capitania de Mato Grosso em 1752, situada à margem direita do rio Guaporé, foi criada não só em função do ouro, mas para marcar a presença portuguesa naquela fronteira.

ACHADO HISTÓRICO: um posto de arrecadação de imposto da coroa portuguesa? - News Rondônia

Vale ressaltar que a criação da Capitania de Mato Grosso se deu devido à descoberta do ouro a partir de 1719, Vila Bella, assim como as missões espanholas de Mojos, serviram aos interesses da coroa em fixar ali um governo com autonomia para administrar e organizar o oeste agora conquistado, afastando de vez as pretensões espanholas.

Esse distanciamento não foi fácil, pois as intenções da coroa teriam que sobrepor-se às pequenas divergências que apareciam na área de fronteira.

Logo que foi colocado em prática o projeto de criação da Capitania de Mato Grosso em 1748, a mesma assumiu uma posição estratégica na defesa do território incorporado pelos colonos de origem lusa, índios e negros para a posse da metrópole portuguesa.

A Capitania de Mato Grosso tinha como limites territoriais as regiões sul da bacia amazônica até a proximidade do Chaco paraguaio e a margem direita do rio Guaporé.

Minhas observações:

  1. A estrutura fica próximo do córrego;
  2. No local tem um canal de pedra que foi construído para escoar a água;
  3. Está próximo da Serra dos Reis;
  4. No entorno da estrutura encontrei vários Pés de cacaus;
  5. Nesse local a floresta parece ser secundária.

Desta forma, a estrutura que foi achada  é esculpida em Rocha lateritica, nos cantos em vez de ser colunas de Rocha, percebe-se que ali havia um esteio de madeira, medindo   20 X 20 de largura.

Com 4 entradas, uma em cada lateral.

Resta saber se a estrutura que foi achada se trata de um posto avançado de arrecadação de imposto da coroa portuguesa ou uma residência de um pequeno arraial no oeste brasileiro.

Essas respostas serão respondidas pela arqueologia que através de uma sondagem no local, uma prospeção minuciosa poderá constatar mais elementos para futuros estudos.

ACHADO HISTÓRICO: um posto de arrecadação de imposto da coroa portuguesa? - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

De acordo com o Dr. Marcelo Almeida, a prótese glútea híbrida apresenta vantagens em relação aos procedimentos tradicionais:

Técnica da Prótese Glútea Híbrida garante resultado natural | Dr. Marcelo Almeida

Procedimento do Dr. Marcelo Almeida une prótese e enxerto de gordura, com harmonia e segurança.
L

Roteiristas de Rondônia têm chance de estudar cinema em Cuba com bolsa integral

Bolsa Paradiso oferece a roteiristas do Norte oportunidade de cursar mestrado em escrita de roteiro audiovisual na renomada escola EICTV, em Cuba.
L

Deputados de Rondônia dividem votos na aprovação da PEC da Blindagem: Veja como votaram

O texto principal prevê que deputados e senadores só poderão ser processados criminalmente com aval do próprio Legislativo, que terá 90 dias para avaliar os pedidos.
L
Talento, compromisso e paixão pela justiça: conheça a história de Thalyta Chediak

Talento, compromisso e paixão pela justiça: conheça a história de Thalyta Chediak

Advogada, professora e pesquisadora, Thalyta Chediak alia excelência acadêmica, experiência prática e dedicação social em uma carreira inspiradora.
L

Agenda News: Depile-se transforma a depilação em cuidado com a pele

Ceras exclusivas, técnicas delicadas e atendimento especializado garantem uma pele lisa, saudável e livre de irritações por muito mais tempo.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Evo Morales diz que, na Bolívia, golpistas são colocados no poder; já no Brasil, eles pegam 27 anos de prisão

“Aqui na Bolívia libertam-se os golpistas, separatistas, ao passo que no Brasil a punição para quem tenta um golpe de Estado é de 27 anos de prisão”, Evo Morales.
L

Giro News: Freury Azevedo destaca como a NR-1 transforma obrigação legal em vantagem competitiva

Durante a entrevista, Freury Azevedo vai mostrar como a inclusão dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais.
L
Senado aprova relatório para regulamentar reforma tributária

Senado aprova relatório para regulamentar reforma tributária

A CCJ do Senado aprovou o relatório que detalha a cobrança do futuro Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e agora o texto segue com urgência para o plenário, onde a aprovação dependerá de 41 votos.
L

In Foco: Dr. Jadil Francisco Fusturath Júnior apresenta os pilares da Medicina do Estilo de Vida

Dr. Jadil é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora e tem especialização em Cardiologia pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L
Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L
Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa acompanha projeto de drenagem e asfaltamento da Avenida Antônio Corrêa da Costa em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa acompanha projeto de drenagem e asfaltamento da Avenida Antônio Corrêa da Costa em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa visita DER e acompanha início das tratativas para drenagem e asfaltamento, reforçando parceria com o município
L
Deputada Cláudia de Jesus destaca abertura de novas vagas do Morar Melhor II em Ji-Paraná

Deputada Cláudia de Jesus destaca abertura de novas vagas do Morar Melhor II em Ji-Paraná

O empreendimento conta com 1.456 apartamentos e tem entrega prevista para dezembro de 2025.
L
Dra. Taíssa anuncia avanço do georreferenciamento em Guajará-Mirim e Jacinópolis

Dra. Taíssa anuncia avanço do georreferenciamento em Guajará-Mirim e Jacinópolis

Sepat conclui mais de 90% dos trabalhos no ramal Cachoeirinha e prepara nova etapa para produtores rurais.
L
Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Parlamentar destacou que a medida vai beneficiar mais de 120 mil famílias no estado, assegurando justiça social e redução das desigualdades.
L
Dra. Taíssa recebe secretário da Seagri e destaca melhorias na feira municipal de Guajará-Mirim

Dra. Taíssa recebe secretário da Seagri e destaca melhorias na feira municipal de Guajará-Mirim

Emenda parlamentar de R$ 300 mil garante tendas e mesas, oferecendo mais conforto e dignidade aos feirantes
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é esfaqueada e tem bike roubada na zona leste

Mulher é esfaqueada e tem bicicleta roubada na zona leste

Vítima sofre tentativa de latrocínio na Avenida Raimundo Cantuária, bairro Tiradentes
12
DENARC fecha boca de fumo em lava jato na zona sul de Porto Velho

DENARC fecha boca de fumo em lava jato na zona sul de Porto Velho

O suspeito, que já possui passagem por tráfico, foi conduzido à sede do DENARC para as medidas cabíveis.
10
Membro de facção é preso com drogas em sucataria usada como boca de fumo na zona leste

Membro de facção é preso com drogas em sucataria usada como boca de fumo na zona leste

Os policiais realizaram a abordagem no momento em que Daniel entregava entorpecentes a usuários.
10
Policial Penal é alvo de ataque a tiros na zona leste

Policial Penal é alvo de ataque a tiros na zona leste

De acordo com as primeiras informações, o Agente de segurança estaria na frente da casa com a esposa, quando dois criminosos teriam chegado fazendo vários disparos, mas o policial correu e não foi atingido, em seguida, os suspeitos fugiram.
16
PRF em Rondônia prende homem com 225 munições

PRF em Rondônia prende homem com 225 munições

A Polícia Rodoviária Federal de Rondônia apreendeu mais de 200 munições de diversos calibres, com origem boliviana, durante uma fiscalização na BR-425 em Nova Mamoré.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: GILMAR ALVES DA SILVA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO, DE OPERAÇÃO – OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Cientistas descobrem cola que regenera ossos quebrados em 3 minutos

Cientistas descobrem cola que regenera ossos quebrados em 3 minutos

A cola que regenera ossos quebrados em apenas 3 minutos, criada na China e inspirada na aderência das ostras, pode revolucionar os tratamentos ortopédicos.
L

Recebimento da Licença Ambiental: ALINE DE F MANGUEIRA

Licença Ambiental Simplificada Nº 016.00375.002/2025-SUL
L
Preso em Porto Velho o autor de feminicídio

Preso em Porto Velho o autor de feminicídio

A Polícia Civil de Rondônia concluiu a investigação do caso de L. A. S., de 37 anos, e prendeu preventivamente o principal acusado do crime, W. A. C. B., garantindo a responsabilização do investigado.
12
Dra. Taíssa reforça pedido para zerar fila de ressonância magnética na região do Madeira-Mamoré

Dra. Taíssa reforça pedido para zerar fila de ressonância magnética na região do Madeira-Mamoré

Deputada destaca mais de 1.300 pacientes aguardando exame e cobra plano da Sesau para atender demanda até fevereiro de 2026
L
Homicida de jovem em Porto Velho é condenado a 24 anos

Homicida de jovem em Porto Velho é condenado a 24 anos

A Polícia Civil de Rondônia divulgou a condenação de “Vulgo Lorin” a 24 anos de prisão em regime fechado pelo homicídio de um jovem em julho de 2024, resultado de uma investigação que levou a um júri popular.
10
Porto Velho realiza caminhada pelo Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Porto Velho realiza caminhada pelo Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Evento no Espaço Alternativo contará com apresentações artísticas da APAE e reforça a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência
L
Risco no alto: técnicos de telecomunicações entre as principais vítimas de choques elétricos em Rondônia

Risco no alto: técnicos de telecomunicações entre as principais vítimas de choques elétricos em Rondônia

Em 2024, o estado registrou 19 acidentes com a rede elétrica, 13 fatais; parte dos casos envolveu profissionais de telecomunicações, reforçando a importância de protocolos e uso correto de equipamentos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.