QUINTA-FEIRA, 29/01/2026

Em destaque

ACHADO HISTÓRICO: um posto de arrecadação de imposto da coroa portuguesa?

A ida até o local demorou aproximadamente 40 minutos, seguindo de moto por um caminho estreito dentro da floresta.

Por Lourismar Barroso - ƒ

Publicado em 

Uma estrutura desconhecida foi achada por caçadores da região do Vale do Guaporé aproximadamente há 3 anos atrás, somente agora com a ajuda do historiador Lourismar Barroso, os caçadores Fábio e Jean revelaram o local onde foi encontrada.

A ida até o local demorou aproximadamente 40 minutos, seguindo de moto por um caminho estreito dentro da floresta. A sua localização fica bem distante de onde foi construído o Forte de Nossa Senhora da Conceição.

A estrutura é parte do alicerce de uma casa, medindo 10 X 18 de cumprimento. O material usado em sua construção é a Rocha leterítica, a mesma usada na  construção da Missão de Santa Rosa (1743) que virou Guarda de Santa Rosa Velha(1754), o Forte Nossa Senhora da Conceição(1760) que virou Forte Bragança em 1769 e do Real Forte Príncipe da Beira(1775).

Em uma verificação minuciosa no local, constatei que na referida estrutura havia um telhado 4 águas, pois foram encontradas vários exemplares de telhas.

Fazendo uma comparação, percebi que a telha encontrada nessa estrutura, é menor e sua espessura mais fina dos que foram encontradas em escavações arqueológicas no interior da fortaleza Príncipe da Beira.

A telha possui o formato de uma coxa humana. Provavelmente de escravizado, já que era comum no Brasil século XVIII os negros mesmo estando doentes, eram obrigados a moldaram as telhas em suas coxas e depois levarem para o terreiro para queimar.

A estrutura que foi achada no interior da floresta, fica próxima de um córrego com um canal feito de pedra para escoar água. Estando perto da serra dos Reis.

A estrutura poderá ser uma residência de um arraial de exploração de minas de ouro ou um posto avançado de arrecadação da coroa portuguesa, bem anterior à construção dos fortes do Vale do Guaporé.

Com a descoberta das minas de ouro no centro oeste da colônia portuguesa,resultou o afluxo dos povoadores que na primeira metade do século XVIII empreenderam a ocupação de algumas áreas da colônia.

Notadamente essas zonas centrais da Capitania de Mato Grosso, em torno da povoação de Bom Jesus de Cuiabá e as de noroeste com os Arraias que se estabeleceram nas imediações de Vila Bela da Santíssima Trindade.

A empresa colonial portuguesa foi, sem dúvida, a grande responsável pelo dilatamento geográfico dos domínios portugueses pelo interior do continente americano.

A busca por fontes alternativas de recurso e o desenvolvimento da Vila de Piratininga impulsionou os colonos luso-paulistas, cada vez mais, para regiões mais distantes do litoral, configurando essa apropriação territorial como se fossem conquistas portuguesas, potencializando décadas mais tarde o estímulo à defesa militar dessa região.

A coroa portuguesa instigava as ações dos bandeirantes paulistas que em busca de ouro e de prear índios chegaram até a região guaporeana. Para se estabelecer na região, os incentivos consistiam em doações de sesmarias, títulos e direitos à exploração dos meios naturais. Os recursos utilizados nas empreitadas chamadas de bandeiras no século XVIII provinham dos próprios bandeirantes.

Um desses sertanistas desbravadores do chamado centro oeste da colônia foi Pascoal Moreira Cabral que, escolhendo os itinerários Tietê, Paraná e Paraguai, passou a desbravar a região em busca de riquezas, sendo o primeiro  a estabelecer em Cuiabá ou às margens do Aquidauana.

A exploração do ouro na Capitania de Mato Grosso teve importantes efeitos econômicos na Metrópole e na Colônia, provocando a primeira corrida imigratória para a colônia.

Durante os primeiros sessenta anos do século XVIII, chegaram de Portugal e das ilhas do Atlântico cerca de 600 mil pessoas, em média anual de 8 a 10 mil, gente das mais variadas condições: pequenos proprietários, padres, comerciantes, prostitutas e aventureiros de todo tipo.

Para a colônia portuguesa na América do sul, houve imigração de portugueses e bandeirantes para a Capitania de Mato Grosso, bem como para a fundação de duas vilas, a Vila de Cuiabá em 1722 e a Vila Bela da Santíssima Trindade 1752.

Além disso, a coroa montou um aparato fiscal na Capitania que teve como posto de arrecadação de impostos e controle do ouro, o Registro do Jaurú 1772, (atual Pontes e Lacerda), e em Vila Maria 1778 (atual Cáceres) na Capitania do Mato Grosso.

Em virtude da Provisão régia, aquele distrito passou a ser município com a denominação de Vila Bela da Santíssima Trindade.

Em Vila Bela da Santíssima Trindade na Capitania de Mato Grosso, onde também encontraram ouro em 1719 passando capital da Capitania de Mato Grosso em 1752, situada à margem direita do rio Guaporé, foi criada não só em função do ouro, mas para marcar a presença portuguesa naquela fronteira.

Vale ressaltar que a criação da Capitania de Mato Grosso se deu devido à descoberta do ouro a partir de 1719, Vila Bella, assim como as missões espanholas de Mojos, serviram aos interesses da coroa em fixar ali um governo com autonomia para administrar e organizar o oeste agora conquistado, afastando de vez as pretensões espanholas.

Esse distanciamento não foi fácil, pois as intenções da coroa teriam que sobrepor-se às pequenas divergências que apareciam na área de fronteira.

Logo que foi colocado em prática o projeto de criação da Capitania de Mato Grosso em 1748, a mesma assumiu uma posição estratégica na defesa do território incorporado pelos colonos de origem lusa, índios e negros para a posse da metrópole portuguesa.

A Capitania de Mato Grosso tinha como limites territoriais as regiões sul da bacia amazônica até a proximidade do Chaco paraguaio e a margem direita do rio Guaporé.

Minhas observações:

  1. A estrutura fica próximo do córrego;
  2. No local tem um canal de pedra que foi construído para escoar a água;
  3. Está próximo da Serra dos Reis;
  4. No entorno da estrutura encontrei vários Pés de cacaus;
  5. Nesse local a floresta parece ser secundária.

Desta forma, a estrutura que foi achada  é esculpida em Rocha lateritica, nos cantos em vez de ser colunas de Rocha, percebe-se que ali havia um esteio de madeira, medindo   20 X 20 de largura.

Com 4 entradas, uma em cada lateral.

Resta saber se a estrutura que foi achada se trata de um posto avançado de arrecadação de imposto da coroa portuguesa ou uma residência de um pequeno arraial no oeste brasileiro.

Essas respostas serão respondidas pela arqueologia que através de uma sondagem no local, uma prospeção minuciosa poderá constatar mais elementos para futuros estudos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agenda News: Encontro de carros clássicos agita Porto Velho em fevereiro

Agenda News: Encontro de carros clássicos agita Porto Velho em fevereiro

Auto Clube RO realiza 1º Encontro Semestral 2026 no Posto Trevo 3 com foco na cultura automotiva e no público apaixonado por clássicos.
L
Rondônia ganha espaço e se consolida entre os maiores produtores de guaraná do Norte

Rondônia ganha espaço e se consolida entre os maiores produtores de guaraná do Norte

O levantamento mostra que quatro municípios rondonienses figuram entre os 20 maiores do Norte, reforçando a diversificação geográfica da cultura na Amazônia.
L

Porto Velho fica em último lugar no saneamento entre capitais do Norte, aponta ranking

Porto Velho aparece na 26ª colocação entre as capitais brasileiras, ocupando a última posição regional e evidenciando os desafios estruturais enfrentados por Rondônia na oferta de serviços essenciais como abastecimento de água, esgotamento sanitário e infraestrutura urbana.
L
Fim do La Niña acende alerta para seca e calor em Rondônia

Fim do La Niña acende alerta para seca e calor em Rondônia

O fenômeno climático La Niña chegou ao fim e, segundo especialistas da MetSul Meteorologia, falta apenas um anúncio oficial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) para a confirmação formal.
L
Do espírito da CF de 1988 ao sigilo de Estado: o fim da transparência como regra

Do espírito da CF de 1988 ao sigilo de Estado: o fim da transparência como regra

Jurista Ives Gandra Martins critica o uso excessivo de sigilo pelos Três Poderes e aponta distanciamento dos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Times de Rondônia conhecem rivais na Copa do Brasil 2026

Times de Rondônia conhecem rivais na Copa do Brasil 2026

Ji-Paraná, Guaporé e Porto Velho descobrem seus caminhos após sorteio da CBF que definiu mandos de campo e chaveamento das fases iniciais do torneio.
L
Alerta: Rondônia surge entre os estados com maior incidência de câncer de pele no Brasil

Alerta: Rondônia surge entre os estados com maior incidência de câncer de pele no Brasil

Rondônia aparece hoje entre os estados com maior incidência da doença, segundo dados recentes da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), rompendo um padrão histórico de concentração nos grandes centros do país.
L
Anvisa autoriza produção de cannabis medicinal no Brasil

Anvisa autoriza produção de cannabis medicinal no Brasil

Nova resolução da agência reguladora permite cultivo por empresas para fins farmacêuticos e libera a venda de produtos em farmácias de manipulação.
L
Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes fecham o quilômetro 563 da rodovia federal para protestar contra as tarifas do novo pedágio e os planos de desocupação de terras na região.
L

In Foco Podcast: Jaqueline Cassol fala sobre gestão pública, direito e trajetória política

O In Foco propõe uma conversa aprofundada, com reflexões sobre políticas públicas, desenvolvimento regional, responsabilidade institucional e o papel da mulher nos espaços de decisão.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Compromisso Social: Deputada Gislaine Lebrinha anuncia investimento para a APAE de Alvorada D’Oeste

Recurso de R$ 100 mil será destinado ao fortalecimento das atividades da instituição.
L
Deputado Alex Redano indica expansão de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica expansão de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Parlamentar sugere que modelo de sucesso do Projeto “Mãos Limpas” seja adotado em todas as unidades da capital
L
Alero reúne chefes de gabinete para alinhar execução de emendas parlamentares em 2026

Alero reúne chefes de gabinete para alinhar execução de emendas parlamentares em 2026

Encontro no plenário discute integração do sistema SEI e novas regras para termos de fomento; gestão de emendas parlamentares em Rondônia busca mais transparência e agilidade
L
Deputado Alex Redano propõe lavanderia industrial para unidades prisionais de Ariquemes

Deputado Alex Redano propõe lavanderia industrial para unidades prisionais de Ariquemes

Indicação visa melhorar condições sanitárias e promover saúde pública no sistema penal
L
Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Projeto articulado pela deputada Cláudia de Jesus entra em fase de licitação
L
Publicidade

POLÍCIA

Identificado ciclista assassinado no bairro JK em Porto Velho

Identificado ciclista assassinado no bairro JK em Porto Velho

Radson A. P., de 33 anos, foi morto com um tiro na boca após ser atacado em frente a uma escola estadual; o crime está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios.
18
PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

A Polícia Federal apura se influenciadores foram contratados para atacar o Banco Central após a liquidação do banco Master, com rombo estimado em bilhões.
L
Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Governo estadual investe mais de R$ 237 milhões em segurança pública
L
Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Efetivo da Polícia Militar atuará em locais de grande circulação em todo o estado; reforço no policiamento em Rondônia visa garantir segurança de foliões
L
Ataque a tiros em frente ao condomínio Porto Madero 4

Ataque a tiros em frente ao condomínio Porto Madero 4

Homem em uma motocicleta disparou diversas vezes contra o residencial; ninguém foi atingido.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: M. Z. S. SERRARIA LTDA

LICENÇA PRÉVIA, LICENÇA DE INSTALAÇÃO, LICENÇA DE OPERAÇÃO E OUTORGA
L
Ouro atinge recorde histórico e supera marca de US$ 5 mil

Ouro atinge recorde histórico e supera marca de US$ 5 mil

Turbulências geopolíticas e a política econômica de Donald Trump impulsionam a busca pelo metal como reserva de valor em meio à desconfiança global.
L

Requerimento da Licença Ambiental: SPEED COMERCIO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E INSTALAÇÃO
L
Tesouro prevê dívida pública de até R$ 10,3 trilhões em 2026

Tesouro prevê dívida pública de até R$ 10,3 trilhões em 2026

Plano Anual de Financiamento indica novo teto para o endividamento federal, com estratégia voltada para títulos atrelados à Selic em ano de juros elevados.
L
Estudantes de Porto Velho receberão novo uniforme escolar a partir de fevereiro

Estudantes de Porto Velho receberão novo uniforme escolar a partir de fevereiro

Prefeitura substitui modelo antigo por peças na cor verde após dez anos
L

Sebrae RO orienta pequenos negócios sobre renegociação de débitos com a União

Empreendedores de Rondônia têm até esta sexta-feira (30) para regularizar dívidas inscritas na Dívida Ativa.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.