TERÇA-FEIRA, 02/12/2025
Publicidade

Em destaque

ACHADO HISTÓRICO: um posto de arrecadação de imposto da coroa portuguesa?

A ida até o local demorou aproximadamente 40 minutos, seguindo de moto por um caminho estreito dentro da floresta.

Por Lourismar Barroso - ƒ

Publicado em 

Uma estrutura desconhecida foi achada por caçadores da região do Vale do Guaporé aproximadamente há 3 anos atrás, somente agora com a ajuda do historiador Lourismar Barroso, os caçadores Fábio e Jean revelaram o local onde foi encontrada.

A ida até o local demorou aproximadamente 40 minutos, seguindo de moto por um caminho estreito dentro da floresta. A sua localização fica bem distante de onde foi construído o Forte de Nossa Senhora da Conceição.

A estrutura é parte do alicerce de uma casa, medindo 10 X 18 de cumprimento. O material usado em sua construção é a Rocha leterítica, a mesma usada na  construção da Missão de Santa Rosa (1743) que virou Guarda de Santa Rosa Velha(1754), o Forte Nossa Senhora da Conceição(1760) que virou Forte Bragança em 1769 e do Real Forte Príncipe da Beira(1775).

Em uma verificação minuciosa no local, constatei que na referida estrutura havia um telhado 4 águas, pois foram encontradas vários exemplares de telhas.

Fazendo uma comparação, percebi que a telha encontrada nessa estrutura, é menor e sua espessura mais fina dos que foram encontradas em escavações arqueológicas no interior da fortaleza Príncipe da Beira.

A telha possui o formato de uma coxa humana. Provavelmente de escravizado, já que era comum no Brasil século XVIII os negros mesmo estando doentes, eram obrigados a moldaram as telhas em suas coxas e depois levarem para o terreiro para queimar.

A estrutura que foi achada no interior da floresta, fica próxima de um córrego com um canal feito de pedra para escoar água. Estando perto da serra dos Reis.

A estrutura poderá ser uma residência de um arraial de exploração de minas de ouro ou um posto avançado de arrecadação da coroa portuguesa, bem anterior à construção dos fortes do Vale do Guaporé.

Com a descoberta das minas de ouro no centro oeste da colônia portuguesa,resultou o afluxo dos povoadores que na primeira metade do século XVIII empreenderam a ocupação de algumas áreas da colônia.

Notadamente essas zonas centrais da Capitania de Mato Grosso, em torno da povoação de Bom Jesus de Cuiabá e as de noroeste com os Arraias que se estabeleceram nas imediações de Vila Bela da Santíssima Trindade.

A empresa colonial portuguesa foi, sem dúvida, a grande responsável pelo dilatamento geográfico dos domínios portugueses pelo interior do continente americano.

A busca por fontes alternativas de recurso e o desenvolvimento da Vila de Piratininga impulsionou os colonos luso-paulistas, cada vez mais, para regiões mais distantes do litoral, configurando essa apropriação territorial como se fossem conquistas portuguesas, potencializando décadas mais tarde o estímulo à defesa militar dessa região.

A coroa portuguesa instigava as ações dos bandeirantes paulistas que em busca de ouro e de prear índios chegaram até a região guaporeana. Para se estabelecer na região, os incentivos consistiam em doações de sesmarias, títulos e direitos à exploração dos meios naturais. Os recursos utilizados nas empreitadas chamadas de bandeiras no século XVIII provinham dos próprios bandeirantes.

Um desses sertanistas desbravadores do chamado centro oeste da colônia foi Pascoal Moreira Cabral que, escolhendo os itinerários Tietê, Paraná e Paraguai, passou a desbravar a região em busca de riquezas, sendo o primeiro  a estabelecer em Cuiabá ou às margens do Aquidauana.

A exploração do ouro na Capitania de Mato Grosso teve importantes efeitos econômicos na Metrópole e na Colônia, provocando a primeira corrida imigratória para a colônia.

Durante os primeiros sessenta anos do século XVIII, chegaram de Portugal e das ilhas do Atlântico cerca de 600 mil pessoas, em média anual de 8 a 10 mil, gente das mais variadas condições: pequenos proprietários, padres, comerciantes, prostitutas e aventureiros de todo tipo.

Para a colônia portuguesa na América do sul, houve imigração de portugueses e bandeirantes para a Capitania de Mato Grosso, bem como para a fundação de duas vilas, a Vila de Cuiabá em 1722 e a Vila Bela da Santíssima Trindade 1752.

Além disso, a coroa montou um aparato fiscal na Capitania que teve como posto de arrecadação de impostos e controle do ouro, o Registro do Jaurú 1772, (atual Pontes e Lacerda), e em Vila Maria 1778 (atual Cáceres) na Capitania do Mato Grosso.

Em virtude da Provisão régia, aquele distrito passou a ser município com a denominação de Vila Bela da Santíssima Trindade.

Em Vila Bela da Santíssima Trindade na Capitania de Mato Grosso, onde também encontraram ouro em 1719 passando capital da Capitania de Mato Grosso em 1752, situada à margem direita do rio Guaporé, foi criada não só em função do ouro, mas para marcar a presença portuguesa naquela fronteira.

Vale ressaltar que a criação da Capitania de Mato Grosso se deu devido à descoberta do ouro a partir de 1719, Vila Bella, assim como as missões espanholas de Mojos, serviram aos interesses da coroa em fixar ali um governo com autonomia para administrar e organizar o oeste agora conquistado, afastando de vez as pretensões espanholas.

Esse distanciamento não foi fácil, pois as intenções da coroa teriam que sobrepor-se às pequenas divergências que apareciam na área de fronteira.

Logo que foi colocado em prática o projeto de criação da Capitania de Mato Grosso em 1748, a mesma assumiu uma posição estratégica na defesa do território incorporado pelos colonos de origem lusa, índios e negros para a posse da metrópole portuguesa.

A Capitania de Mato Grosso tinha como limites territoriais as regiões sul da bacia amazônica até a proximidade do Chaco paraguaio e a margem direita do rio Guaporé.

Minhas observações:

  1. A estrutura fica próximo do córrego;
  2. No local tem um canal de pedra que foi construído para escoar a água;
  3. Está próximo da Serra dos Reis;
  4. No entorno da estrutura encontrei vários Pés de cacaus;
  5. Nesse local a floresta parece ser secundária.

Desta forma, a estrutura que foi achada  é esculpida em Rocha lateritica, nos cantos em vez de ser colunas de Rocha, percebe-se que ali havia um esteio de madeira, medindo   20 X 20 de largura.

Com 4 entradas, uma em cada lateral.

Resta saber se a estrutura que foi achada se trata de um posto avançado de arrecadação de imposto da coroa portuguesa ou uma residência de um pequeno arraial no oeste brasileiro.

Essas respostas serão respondidas pela arqueologia que através de uma sondagem no local, uma prospeção minuciosa poderá constatar mais elementos para futuros estudos.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras

Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras

Resolução aprovada simplifica a obtenção da CNH ao retirar a obrigatoriedade da autoescola, com potencial para reduzir o custo em até 80%.
L
Pacto pela Integridade chega a Rondônia e reforça ética nos pequenos negócios

Pacto pela Integridade chega a Rondônia e reforça ética nos pequenos negócios

Evento “Brasil Mais Íntegro” reuniu empreendedores e instituições em Porto Velho para promover a transparência e boas práticas empresariais.
L

Rondônia Cidadã realiza mais de 7 mil atendimentos em cinco distritos de Porto Velho

Programa Rondônia Cidadã leva serviços essenciais aos distritos da Ponta do Abunã e soma 7.482 atendimentos em cinco dias
L

Microrrevestimento na RO-133 garante mais segurança e durabilidade para quem trafega pela região

Aplicação de microrrevestimento na RO-133 reforça infraestrutura da rodovia e melhora a mobilidade entre o 5º BEC e Vale do Anari
L

Mamãe Cheguei beneficia mais de 50 mães com kits e berços portáteis em Ji-Paraná

Mamãe Cheguei reforça apoio social e fortalece vínculo familiar com entrega de 53 kits a gestantes do município
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jovem News: Sanderson Maia Fala Sobre Fé, Propósito e Política

sua vida pessoal e o impacto de seu primeiro livro na formação de jovens e líderes.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L

Ponto & Contraponto: Marcos Antônio Amaral da Silva fala sobre Segurança Privada

Ponto & Contraponto recebe Marcos Antônio Amaral da Silva para uma entrevista especial sobre a segurança privada, um dos setores que mais cresce no país.
L

Risco de tempestades intensas em grande parte de Rondônia, com maior atenção para as regiões Norte, Noroeste, Nordeste, Leste e Sudeste

Alerta de chuvas fortes em Porto Velho e região nos dias 2 e 3 de dezembro. Há alto risco de alagamentos devido à previsão de chuvas de nível 3.
L

Giro News: Dra. Ellen Santiago Fala Sobre Anestesiologia e Dor

Ellen Santiago, para um bate-papo esclarecedor sobre os principais tipos de dor.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes ordena perícia médica em General Heleno após controvérsia sobre Alzheimer

Moraes ordena perícia médica em General Heleno após controvérsia sobre Alzheimer

Ministro do STF determina que a Polícia Federal realize avaliação clínica completa em 15 dias para verificar o estado de saúde do ex-ministro, condenado na ação da trama golpista.
L
Senador Jaime Bagattoli recebe título de cidadão honorário de Porto Velho

Senador Jaime Bagattoli recebe título de cidadão honorário de Porto Velho

Homenagem reconhece investimentos e contribuições do parlamentar em saúde, agropecuária e desenvolvimento da capital rondoniense.
L
Ex-coordenador do INSS depõe em CPMI após condução coercitiva

Ex-coordenador do INSS depõe em CPMI após condução coercitiva

Jucimar Fonseca da Silva foi localizado em Manaus e trazido a Brasília pela Polícia Legislativa para prestar depoimento sobre esquema de fraude no INSS.
L
Projetos que destinam R$ 17 milhões ao TCE-RO e Funprecap avançam na Alero

Projetos que destinam R$ 17 milhões ao TCE-RO e Funprecap avançam na Alero

Créditos suplementares são aprovados para cobrir obrigações previdenciárias.
L
Governança do Plano Pena Justa é debatida em Brasília

Governança do Plano Pena Justa é debatida em Brasília

Plano Pena Justa foi tema de discussões nacionais sobre financiamento, gestão e sustentabilidade das políticas penais.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Defesa de Roniclei Silva Souza afirma legítima defesa em caso investigado em Porto Velho

Defesa de Roniclei Silva Souza afirma legítima defesa em caso investigado em Porto Velho

Advogado destaca que acusações são precipitadas e reforça presunção de inocência do investigado.
L
Dupla é presa com arma e drogas em Porto Velho

Dupla é presa com arma e drogas em Porto Velho

Ação da Força Tática do 9º BPM e FTICCO na Avenida Farquar resulta na prisão de dois homens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
12
PM detém suspeitos de furtos de motos em Jaru

PM detém suspeitos de furtos de motos em Jaru

Recuperação de veículos ocorreu, mas acusados foram liberados após apresentação.
16
Ex atropela mulher e a arrasta por 1 km na Marginal Tietê

Ex atropela mulher e a arrasta por 1 km na Marginal Tietê

Tentativa de feminicídio deixou vítima mutilada após ataque em São Paulo.
16
Viatura da PM é atingida por caminhonete na Avenida Alexandre Guimarães

Viatura da PM é atingida por caminhonete na Avenida Alexandre Guimarães

O motorista do veículo particular afirmou aos policiais que não percebeu a aproximação da viatura, o que acabou provocando o impacto.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bocha adaptada impulsiona Rondônia no encerramento do 2º bloco das Paralimpíadas Escolares 2025

Bocha adaptada reúne maior delegação de Rondônia na história da modalidade e consolida avanço técnico no esporte paralímpico escolar
L

Rondônia conquista nove medalhas no Brasileiro de Karatê com apoio do programa Pró-Atleta

Brasileiro de Karatê reúne 1.400 atletas e Rondônia assegura nove medalhas e vaga para o Mundial de 2026
L
Xadrez encerra calendário esportivo de Jaru com campeões revelados

Xadrez encerra calendário esportivo de Jaru com campeões revelados

O 3º Torneio Municipal de Xadrez reuniu 50 participantes de diferentes categorias e marcou o encerramento das atividades esportivas da Prefeitura de Jaru em 2025.
L
Patrulha da Manutenção avança e recupera áreas de convivência em Porto Velho

Patrulha da Manutenção avança e recupera áreas de convivência em Porto Velho

Patrulha da Manutenção completa um mês com intervenções em praças e espaços públicos da capital
L
Posso ser preso por assistir TV pirata? Entenda se você corre perigo ao usar

Posso ser preso por assistir TV pirata? Entenda se você corre perigo ao usar

Procon, Anatel e advogado explicam riscos e cuidados ao acessar serviços ilegais.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.