SÁBADO, 14/03/2026

Em destaque

ACHADO HISTÓRICO: um posto de arrecadação de imposto da coroa portuguesa?

A ida até o local demorou aproximadamente 40 minutos, seguindo de moto por um caminho estreito dentro da floresta.

Por Lourismar Barroso - ƒ

Publicado em 

Uma estrutura desconhecida foi achada por caçadores da região do Vale do Guaporé aproximadamente há 3 anos atrás, somente agora com a ajuda do historiador Lourismar Barroso, os caçadores Fábio e Jean revelaram o local onde foi encontrada.

A ida até o local demorou aproximadamente 40 minutos, seguindo de moto por um caminho estreito dentro da floresta. A sua localização fica bem distante de onde foi construído o Forte de Nossa Senhora da Conceição.

A estrutura é parte do alicerce de uma casa, medindo 10 X 18 de cumprimento. O material usado em sua construção é a Rocha leterítica, a mesma usada na  construção da Missão de Santa Rosa (1743) que virou Guarda de Santa Rosa Velha(1754), o Forte Nossa Senhora da Conceição(1760) que virou Forte Bragança em 1769 e do Real Forte Príncipe da Beira(1775).

Em uma verificação minuciosa no local, constatei que na referida estrutura havia um telhado 4 águas, pois foram encontradas vários exemplares de telhas.

Fazendo uma comparação, percebi que a telha encontrada nessa estrutura, é menor e sua espessura mais fina dos que foram encontradas em escavações arqueológicas no interior da fortaleza Príncipe da Beira.

A telha possui o formato de uma coxa humana. Provavelmente de escravizado, já que era comum no Brasil século XVIII os negros mesmo estando doentes, eram obrigados a moldaram as telhas em suas coxas e depois levarem para o terreiro para queimar.

A estrutura que foi achada no interior da floresta, fica próxima de um córrego com um canal feito de pedra para escoar água. Estando perto da serra dos Reis.

A estrutura poderá ser uma residência de um arraial de exploração de minas de ouro ou um posto avançado de arrecadação da coroa portuguesa, bem anterior à construção dos fortes do Vale do Guaporé.

Com a descoberta das minas de ouro no centro oeste da colônia portuguesa,resultou o afluxo dos povoadores que na primeira metade do século XVIII empreenderam a ocupação de algumas áreas da colônia.

Notadamente essas zonas centrais da Capitania de Mato Grosso, em torno da povoação de Bom Jesus de Cuiabá e as de noroeste com os Arraias que se estabeleceram nas imediações de Vila Bela da Santíssima Trindade.

A empresa colonial portuguesa foi, sem dúvida, a grande responsável pelo dilatamento geográfico dos domínios portugueses pelo interior do continente americano.

A busca por fontes alternativas de recurso e o desenvolvimento da Vila de Piratininga impulsionou os colonos luso-paulistas, cada vez mais, para regiões mais distantes do litoral, configurando essa apropriação territorial como se fossem conquistas portuguesas, potencializando décadas mais tarde o estímulo à defesa militar dessa região.

A coroa portuguesa instigava as ações dos bandeirantes paulistas que em busca de ouro e de prear índios chegaram até a região guaporeana. Para se estabelecer na região, os incentivos consistiam em doações de sesmarias, títulos e direitos à exploração dos meios naturais. Os recursos utilizados nas empreitadas chamadas de bandeiras no século XVIII provinham dos próprios bandeirantes.

Um desses sertanistas desbravadores do chamado centro oeste da colônia foi Pascoal Moreira Cabral que, escolhendo os itinerários Tietê, Paraná e Paraguai, passou a desbravar a região em busca de riquezas, sendo o primeiro  a estabelecer em Cuiabá ou às margens do Aquidauana.

A exploração do ouro na Capitania de Mato Grosso teve importantes efeitos econômicos na Metrópole e na Colônia, provocando a primeira corrida imigratória para a colônia.

Durante os primeiros sessenta anos do século XVIII, chegaram de Portugal e das ilhas do Atlântico cerca de 600 mil pessoas, em média anual de 8 a 10 mil, gente das mais variadas condições: pequenos proprietários, padres, comerciantes, prostitutas e aventureiros de todo tipo.

Para a colônia portuguesa na América do sul, houve imigração de portugueses e bandeirantes para a Capitania de Mato Grosso, bem como para a fundação de duas vilas, a Vila de Cuiabá em 1722 e a Vila Bela da Santíssima Trindade 1752.

Além disso, a coroa montou um aparato fiscal na Capitania que teve como posto de arrecadação de impostos e controle do ouro, o Registro do Jaurú 1772, (atual Pontes e Lacerda), e em Vila Maria 1778 (atual Cáceres) na Capitania do Mato Grosso.

Em virtude da Provisão régia, aquele distrito passou a ser município com a denominação de Vila Bela da Santíssima Trindade.

Em Vila Bela da Santíssima Trindade na Capitania de Mato Grosso, onde também encontraram ouro em 1719 passando capital da Capitania de Mato Grosso em 1752, situada à margem direita do rio Guaporé, foi criada não só em função do ouro, mas para marcar a presença portuguesa naquela fronteira.

Vale ressaltar que a criação da Capitania de Mato Grosso se deu devido à descoberta do ouro a partir de 1719, Vila Bella, assim como as missões espanholas de Mojos, serviram aos interesses da coroa em fixar ali um governo com autonomia para administrar e organizar o oeste agora conquistado, afastando de vez as pretensões espanholas.

Esse distanciamento não foi fácil, pois as intenções da coroa teriam que sobrepor-se às pequenas divergências que apareciam na área de fronteira.

Logo que foi colocado em prática o projeto de criação da Capitania de Mato Grosso em 1748, a mesma assumiu uma posição estratégica na defesa do território incorporado pelos colonos de origem lusa, índios e negros para a posse da metrópole portuguesa.

A Capitania de Mato Grosso tinha como limites territoriais as regiões sul da bacia amazônica até a proximidade do Chaco paraguaio e a margem direita do rio Guaporé.

Minhas observações:

  1. A estrutura fica próximo do córrego;
  2. No local tem um canal de pedra que foi construído para escoar a água;
  3. Está próximo da Serra dos Reis;
  4. No entorno da estrutura encontrei vários Pés de cacaus;
  5. Nesse local a floresta parece ser secundária.

Desta forma, a estrutura que foi achada  é esculpida em Rocha lateritica, nos cantos em vez de ser colunas de Rocha, percebe-se que ali havia um esteio de madeira, medindo   20 X 20 de largura.

Com 4 entradas, uma em cada lateral.

Resta saber se a estrutura que foi achada se trata de um posto avançado de arrecadação de imposto da coroa portuguesa ou uma residência de um pequeno arraial no oeste brasileiro.

Essas respostas serão respondidas pela arqueologia que através de uma sondagem no local, uma prospeção minuciosa poderá constatar mais elementos para futuros estudos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Troca de advogado de Vorcaro indica possível delação premiada

Troca de advogado de Vorcaro indica possível delação premiada

Mudança na defesa ocorre após STF manter prisão do banqueiro investigado por fraudes no Banco Master.
L
Prefeitura intensifica fiscalização contra outdoors irregulares em Porto Velho

Prefeitura intensifica fiscalização contra outdoors irregulares em Porto Velho

Secretaria de Meio Ambiente alerta que estruturas instaladas sem autorização podem gerar transtornos ambientais, urbanos e no trânsito.
L
Pedágio Free Flow continua obrigatório na BR-364, esclarecem governo e ANTT

Pedágio Free Flow continua obrigatório na BR-364, esclarecem governo e ANTT

Proposta em análise no Contran trata apenas de ajustes tecnológicos no sistema e não prevê suspensão da cobrança da tarifa nas rodovias.
L
Brasil participa de maior reunião da ONU sobre direitos das mulheres

Brasil participa de maior reunião da ONU sobre direitos das mulheres

A 70ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher ocorre em Nova York com foco no combate à violência de gênero e na preservação de avanços legais.
L
Setor de serviços cresce 0,3% em janeiro e iguala patamar recorde

Setor de serviços cresce 0,3% em janeiro e iguala patamar recorde

Segmento atinge nível 20,1% acima do período pré-pandemia; transporte e tecnologia impulsionam resultado, enquanto serviços às famílias recuam.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de Pesar: Rozilda Pereira dos Reis Santos

Nota de Pesar: Rozilda Pereira dos Reis Santos

Rozilda era uma profissional dedicada, atuando como cabeleireira, uma carreira que amava e na qual se destacava. Seu talento para cortar cabelos encantou muitos, e sua presença será eternamente lembrada por todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.
L
Saúde aumenta em 15% repasses para hemodiálise no SUS

Saúde aumenta em 15% repasses para hemodiálise no SUS

Medida integra programa Agora Tem Especialistas e busca reduzir tempo de espera por tratamento renal.
L

Sintonia 360 : Lena Assis fala sobre políticas públicas e defesa das mulheres

O público está convidado a acompanhar esse bate-papo especial no Sintonia 360, que trará informações, experiências e propostas que fortalecem a luta pelos direitos das mulheres.
L
Horóscopo de sexta-feira (13): cautela e decisões conscientes

Horóscopo de sábado (14): dia de descanso e equilíbrio

Previsões do horóscopo para 14 de março de 2026 indicam um dia favorável ao descanso, reflexões e conversas sinceras.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereadores aprovam reajuste do piso dos professores em Itapuã do Oeste

Vereadores aprovam reajuste do piso dos professores em Itapuã do Oeste

Atualização salarial segue piso nacional do magistério autorizado pelo governo federal.
L
MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton

MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton

Ação pede R$ 10 milhões em danos morais coletivos após declarações consideradas transfóbicas feitas durante programa de TV.
L
Dra. Taíssa celebra Dia das Mulheres com idosas de Guajará-Mirim em momento de valorização

Dra. Taíssa celebra Dia das Mulheres com idosas de Guajará-Mirim em momento de valorização

Deputada destaca sabedoria e trajetórias de vida durante homenagem na Associação dos Idosos do município
L
Cristiane Lopes destina R$ 800 mil para novo Centro de Diagnóstico da ASSDACO em Cacoal

Cristiane Lopes destina R$ 800 mil para novo Centro de Diagnóstico da ASSDACO em Cacoal

Deputada federal visita obras da associação e garante recursos para compra de equipamentos oncológicos no interior de Rondônia
L

Flávio Bolsonaro pede oração por Jair Bolsonaro após internação

Senador relata preocupação com o estado de saúde do ex-presidente, diz que encontrou o pai abatido e convoca apoiadores para jejum e oração pela recuperação.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR prende suspeito de 21 anos por tráfico de drogas no Residencial Orgulho do Madeira

BPTAR prende suspeito de 21 anos por tráfico de drogas no Residencial Orgulho do Madeira

Ação coordenada pelas operações Máximus e OPEDS resultou na apreensão de mais de 1 kg de maconha, cocaína e um simulacro de pistola.
10
Apenado monitorado é preso com poste furtado após denúncia de violência doméstica

Apenado monitorado é preso com poste furtado após denúncia de violência doméstica

Suspeito, que já responde por tráfico, foi localizado após briga de casal e alegou ter comprado o material de iluminação por valor muito abaixo do mercado.
14
"Kanon do CV", foragido da Operação Audácia, é preso em ação da PM na zona leste

“Kanon do CV”, foragido da Operação Audácia, é preso em ação da PM na zona leste

Criminoso de alta periculosidade era alvo de investigação do Ministério Público contra ataques a prédios públicos em Rondônia.
12
BPTAR prende traficante que vendia cocaína misturada com cafeína em condomínio

BPTAR prende traficante que vendia cocaína misturada com cafeína em condomínio

Ação no Residencial Orgulho do Madeira flagra apenado com mais de 1kg de maconha e substâncias para refino de entorpecentes.
10
Mãe, filho e nora são detidos após flagrante de tráfico no centro de Porto Velho

Mãe, filho e nora são detidos após flagrante de tráfico no centro de Porto Velho

Ação do 1º Batalhão no bairro Cai N’água resulta na captura de mãe foragida, nora monitorada e adolescente com porções de crack
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pós-NRF reúne empresários para debater tendências do varejo em Porto Velho

Pós-NRF reúne empresários para debater tendências do varejo em Porto Velho

Evento realizado no shopping da capital de Rondônia apresentou insights globais sobre inovação, inteligência artificial e experiência do consumidor no setor varejista.
L
Cinema brasileiro vive momento de prestígio internacional

Cinema brasileiro vive momento de prestígio internacional

Apesar do reconhecimento em festivais e premiações, especialistas apontam desafio para ampliar público nas salas.
L
Privatização da BR Distribuidora pode prejudicar consumidor em momentos de crise

Privatização da BR Distribuidora pode prejudicar consumidor em momentos de crise

Especialistas apontam que venda da empresa reduziu capacidade de intervenção do Estado no mercado de combustíveis.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 75 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 75 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 20h em lotéricas ou pela internet.
L
Economia pode crescer até 1% no primeiro trimestre, diz Haddad

Economia pode crescer até 1% no primeiro trimestre, diz Haddad

Ministro da Fazenda afirma que deixará o cargo na próxima semana para se dedicar a projetos políticos.
L

Requerimento de Outorga: LUIZ MARIA CALENTE

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS.
L
Dólar fecha a R$ 5,32 com tensão no Irã e bolsa recua 0,91%

Dólar fecha a R$ 5,32 com tensão no Irã e bolsa recua 0,91%

Escalada do conflito no Oriente Médio aumenta aversão ao risco e pressiona mercados financeiros.
L
Reajuste do diesel expõe limitações do mercado de combustíveis no Brasil, diz FUP

Reajuste do diesel expõe limitações do mercado de combustíveis no Brasil, diz FUP

Entidade defende Petrobras mais integrada e critica privatizações no setor de refino e distribuição.
L
Porto Velho amplia participação em debates ambientais nacionais

Porto Velho amplia participação em debates ambientais nacionais

Representação do município em agenda realizada em Brasília reforça orientação ao produtor rural e fortalecimento das políticas ambientais.
L