QUARTA-FEIRA, 28/01/2026

Em destaque

Maus-tratos: cão jogado da janela de veículo no Mariana, não era o Tarô

Flagrante retrata o cenário de crueldade sofrido por animais em Porto Velho.

Por Emerson Barbosa - ƒ

Publicado em 

Atualizado em 

Era por volta das 23h, da segunda-feira, (04), quando um automóvel parou no trecho entre as ruas Petrolina e Vila Mariana, bairro Mariana, exatamente nas proximidades da rotatória. Do veículo, um homem se desfaz de um cão de porte pequeno, jogando o animal da janela em plena via pública.

Passando pelo local, uma testemunha presenciou a crueldade. “Eu estava dentro do comércio lavando, ao sair eu vi só o reflexo do “cara” jogando o cachorro” e já saiu “voado”, disse a testemunha que terá a identidade preservada.

NÃO ERA O CÃO TARÔ QUE SEGUE DESAPARECIDO

O cão, trata-se de um Spitz Alemão, provavelmente de um cruzamento com outra espécie. Como na internet existe a procura por um cachorro da mesma raça, a testemunha acionou os donos do cão Tarô. Como já era tarde da noite, eles foram ao local no dia seguinte, mas infelizmente constataram que não era o animal de estimação. Tarô segue desaparecido desde o dia 02 de julho após fugir da sua residência, no Conceição, zona Sul.

Extremamente debilitado, o animal foi socorrido e levado para uma clínica veterinária. Ele foi medicado com antibiótico e soro para tentar sair do quadro em que se encontrava. Também teve recolhido material sanguíneo que constatou (herliquiose canina), mas conhecida como a doença do carrapato. As plaquetas muito baixas indicavam um quadro de anemia.

“Encontramos um cão bastante negligenciado, judiado ao extremo pelos antigos donos. Essas pessoas não tiveram o mínimo de cuidado com ele. Em estado crítico, essas pessoas ainda tiveram a ‘pachorra’ de jogá-lo em plena via pública. É uma gente cruel, sem um pingo de humanidade”.

Nas redes sociais, além do cão Tarô, não foi constatado o sumiço de um outro animal da raça Spitz Alemão, pelo menos até o fechamento da reportagem. Tudo indica, que o cão pode ter sido furtado a muito tempo, ou seria mesmo das pessoas que desfizeram dele covardemente.

“Não tinha como deixá-lo na casa de quem o encontrou. A testemunha disse que não poderia levá-lo a um veterinário, pois não tinha condições. Tivemos que dar um jeito de prestar socorro ao pobre animalzinho”.

O cão tinha idade entre (5 e 6) anos. Como o cão Tarô também é da mesma raça, as dúvidas foram sanadas por imagens e a comprovação de um perito. Além disso, o Tarô não poderia apresentar doenças tão graves como a do cãozinho, tendo em vista de estar com o esquema vacinal em dia. Outra constatação é o tempo do sumiço, de 2 meses. No cão, a doença do carrapato, segundo o médico veterinário já era antiga.

Mesmo recebendo os cuidados, “Jhon” como foi apelidado, não resistiu e morreu na última quinta, 7, desta vez sob os cuidados de pessoas que o amaram e o respeitaram como ser vivo.

O que realmente matou ele (cão) foi o fígado. Sangrou pelo nariz e boca. A anemia não estava tão grave, o que estava matando-o, era a lesão no fígado com a doença do carrapato mal curada durante muito tempo. Uma pena, tinha a esperança de que pudesse sobreviver. Li que quando a doença avança para crônica, isso acontece.  Ainda assim, ele viu que nos momentos finais não foi negligenciado como fizeram as pessoas que o jogaram fora”, lamenta a empresária.

PORTO VELHO: ANIMAIS VIVEM DA MISERICÓRDIA DE GUARDIÕES

Juliana Polli, da “Confraria das Patas”, na Miguel Calmon, esclarece que a triste situação do cãozinho, jogado na rua, é comum, mas que não consegue se acostumar. Ela é responsável por cuidar de vários cães e gatos encontrados em situação de penúria. A comerciante, enfatiza dizendo que tenta ajudá-los como pode, mas jamais deixa qualquer um deles sem os cuidados devidos. Sua felicidade está quando o animal se cura e volta para o convívio familiar.

CAPITAL NÃO TEM LUGAR PARA ABRIGAR CÃES E GATOS ERRANTES

A morte do animal, reabre uma lacuna preocupante, em Porto Velho. Com quase 500 mil habitantes, a capital rondoniense, praticamente ‘relaxa’ os cuidados com os animais, principalmente os errantes que vivem sob a misericórdia das associações e de pessoas que fazem o papel de guardiãs. Nas redes sociais, grupos e mais grupos trabalham 24 horas espalhando e pedindo ajuda para os animais na capital.

A responsabilidade de cuidar dos bichos é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). No início deste ano, um gestor da pasta, afirmou que o município “não “tinha local para abrigá-los” depois que 45 gatos foram jogados em frente do prédio.  Apesar do cenário, o setor explica: maus-tratos é crime passível de prisão podendo levar o infrator para a cadeia.

DENUNCIE MAUS-TRATOS OS CONTRA ANIMAIS

Quanto as pessoas que jogaram o cãozinho ‘Jonh’ da janela do veículo, no bairro Mariana, imagens de comércios, nas proximidades em que o crime ocorreu, estão sendo buscadas.  A intensão é jogar na internet e acionar a polícia, pois os responsáveis pelo ato criminoso precisam ser identificados e punidos. “As pessoas precisam entender. Se não tem condições de cuidar de um animal, simplesmente não os pegue para criar. Além disso, quem estiver em poder do cão Tarô que o devolva, e não faça a mesma coisa que fizeram os donos do cão, jogado da janela do veículo na rua Petrolina”, finaliza Polli.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Semagric promove evento em Porto Velho com foco na agricultura familiar e políticas públicas

Semagric discute planejamento da agricultura familiar e ações do Programa Porteira Adentro

Reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) ocorre nesta sexta-feira (30).
L
Brasil oficializa pedido de extradição de Ramagem aos EUA

Brasil oficializa pedido de extradição de Ramagem aos EUA

Governo brasileiro entrega solicitação ao Departamento de Estado norte-americano para garantir o cumprimento da pena de 16 anos de prisão do ex-diretor da Abin.
L
Nova 364 amplia limpeza de canais para evitar cheias em Cacoal

Nova 364 amplia limpeza de canais para evitar cheias em Cacoal

Concessionária retira quatro caminhões de resíduos de ponto estratégico na BR 364 para garantir o escoamento das águas pluviais durante o período de chuvas.
L

Hip Hop em Foco: Batalha do Centro promove arte no espaço público com edição especial

O evento gratuito na Praça Jonathan Pedrosa reunirá MCs de Rondônia e do Acre, além de pocket shows e intervenções de graffiti.
L
Brasil registra recorde de denúncias de trabalho escravo em 2025

Brasil registra recorde de denúncias de trabalho escravo em 2025

Justiça do Trabalho lança campanha nacional para alertar que o crime persiste em setores urbanos e rurais, somando mais de 4,5 mil casos apenas no último ano.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Anvisa autoriza produção de cannabis medicinal no Brasil

Anvisa autoriza produção de cannabis medicinal no Brasil

Nova resolução da agência reguladora permite cultivo por empresas para fins farmacêuticos e libera a venda de produtos em farmácias de manipulação.
L
Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes fecham o quilômetro 563 da rodovia federal para protestar contra as tarifas do novo pedágio e os planos de desocupação de terras na região.
L

In Foco Podcast: Jaqueline Cassol fala sobre gestão pública, direito e trajetória política

O In Foco propõe uma conversa aprofundada, com reflexões sobre políticas públicas, desenvolvimento regional, responsabilidade institucional e o papel da mulher nos espaços de decisão.
L
Governo planeja acelerar projeto para extinguir jornada 6x1

Governo planeja acelerar projeto para extinguir jornada 6×1

Ministra Gleisi Hoffmann afirma que a mudança na escala de trabalho é prioridade e o texto pode ser unificado para garantir a aprovação ainda no primeiro semestre.
L
Ministério da Saúde certifica seis novos hospitais de ensino no SUS

Ministério da Saúde certifica seis novos hospitais de ensino no SUS

Governo oficializa unidades em São Paulo, Minas e Rio de Janeiro como centros de formação profissional, visando ampliar a oferta de especialistas no país.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Alex Redano indica expansão de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica expansão de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Parlamentar sugere que modelo de sucesso do Projeto “Mãos Limpas” seja adotado em todas as unidades da capital
L
Alero reúne chefes de gabinete para alinhar execução de emendas parlamentares em 2026

Alero reúne chefes de gabinete para alinhar execução de emendas parlamentares em 2026

Encontro no plenário discute integração do sistema SEI e novas regras para termos de fomento; gestão de emendas parlamentares em Rondônia busca mais transparência e agilidade
L
Deputado Alex Redano propõe lavanderia industrial para unidades prisionais de Ariquemes

Deputado Alex Redano propõe lavanderia industrial para unidades prisionais de Ariquemes

Indicação visa melhorar condições sanitárias e promover saúde pública no sistema penal
L
Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Projeto articulado pela deputada Cláudia de Jesus entra em fase de licitação
L
Saúde de Nova Mamoré recebe reforço de R$ 830 mil após articulação de Dra. Taíssa e Jaime Bagattoli

Saúde de Nova Mamoré recebe reforço de R$ 830 mil após articulação de Dra. Taíssa e Jaime Bagattoli

Recurso destinado ao custeio de hospital e UBS já está disponível nas contas da prefeitura; investimento na saúde de Nova Mamoré garante manutenção de serviços 24h
L
Publicidade

POLÍCIA

PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

A Polícia Federal apura se influenciadores foram contratados para atacar o Banco Central após a liquidação do banco Master, com rombo estimado em bilhões.
L
Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Governo estadual investe mais de R$ 237 milhões em segurança pública
L
Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Efetivo da Polícia Militar atuará em locais de grande circulação em todo o estado; reforço no policiamento em Rondônia visa garantir segurança de foliões
L
Ataque a tiros em frente ao condomínio Porto Madero 4

Ataque a tiros em frente ao condomínio Porto Madero 4

Homem em uma motocicleta disparou diversas vezes contra o residencial; ninguém foi atingido.
10
PF, Funai e Ibama deflagram operação contra garimpo ilegal no Rio Guaporé/RO

PF, Funai e Ibama deflagram operação contra garimpo ilegal no Rio Guaporé/RO

Ação conjunta entre Polícia Federal, Ibama e Funai resultou na inutilização de uma draga que operava clandestinamente em terra indígena na fronteira com a Bolívia.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: SPEED COMERCIO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E INSTALAÇÃO
L
Dívida Pública Federal sobe 18% e atinge R$ 8,6 trilhões em 2025

Dívida Pública Federal sobe 18% e atinge R$ 8,6 trilhões em 2025

O avanço do endividamento foi impulsionado pelo reconhecimento de R$ 879,9 bilhões em juros e pela emissão de novos títulos públicos pelo Tesouro Nacional no último ano.
L
Supel afirma que fraudes investigadas são de gestões anteriores

Supel afirma que fraudes investigadas são de gestões anteriores

Em nota oficial sobre a Operação Máscara de Janos, a Superintendência Estadual de Compras e Licitações esclarece que os processos apurados não ocorreram na atual administração.
L

Ieda Chaves obtém aprovação de lei que reconhece tutores voluntários e protege animais

Nova legislação garante segurança jurídica a cuidadores rondonienses e estabelece multas severas para quem praticar vandalismo contra abrigos comunitários.
L
Agenda News Folia 2026: a emoção de Carlinhos Camurça ao contar sua história no Carnaval

Agenda News Folia 2026: a emoção de Carlinhos Camurça ao contar sua história no Carnaval

Entrevistado pela filha Renata Camurça, Carlinhos relembra o Carnaval da Praça e fala da retomada dos trios elétricos com foco em legado e futuro.
L
Saiba quais sanções podem ser aplicadas aos jovens que mataram cão Orelha

Justiça por Orelha: o que se sabe sobre a morte do cão em SC

Polícia Civil indicia familiares de adolescentes por coação de testemunhas enquanto comunidade da Praia Brava se mobiliza para cobrar punição.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.