SEXTA-FEIRA, 19/12/2025

Em destaque

Cadê as imagens que estavam aqui e que poderiam culpar governistas por omissão no 8 de janeiro? – por Sérgio Pires

Agora, os fatos mudam de acordo com quem é denunciado. Se é "deles", todo o peso da lei. Se é "nosso", qualquer acusação não passa de perseguição política. O Brasil, decididamente, não é um país sério!

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

Houve omissão. Está claro. Não há dúvidas. Mas como essa constatação pode atingir autoridades do novo governo brasileiro, que recém assumira no 8 de Janeiro, certamente não haverá quaisquer medidas drásticas como haveriam, caso os corresponsáveis fossem, por exemplo, do governo anterior. Tudo no Brasil hoje se tornou “nós contra eles”. Infelizmente, esse confronto saiu do meio político e da população para ter, também, a participação direta de setores do Judiciário. Como se tem observado em várias decisões seguidas do STF, punindo duramente quem é “deles” e fazendo de conta que “os nossos” não cometerem qualquer ilícito. Imagine-se, por exemplo, que quem estivesse no poder no 8 de Janeiro fosse o grupo liderado por Jair Bolsonaro e, meses depois de tanta confusão, de brigas, de prisões inclusive de inocentes, seu ministro da Justiça fosse à público para dizer que as filmagens do dia, que poderiam prejudicá-lo e poderiam deixar clara a omissão do próprio governo nos momentos dos atos de vandalismo, simplesmente foram apagadas. Foi isso que fez o ministro Flávio Dino, jogando a culpa na empresa terceirizada que, segundo ele, pelo contrato pode apagar todas as imagens a cada período. Embora tenha dado essa versão chinfrim só agora, quase nove meses, Dino não ficou nem ruborizado.

O senador rondoniense Marcos Rogério, atuante na CPMI que investiga os atos do 8 de Janeiro, fez duros pronunciamentos tanto na tribuna quanto nas redes sociais, exigindo explicações. A maioria governista que compõe a CPMI, contudo, encaminha todas as acusações de omissão contra policiais e subalternos militares, fazendo de conta que nem Dino e nem o ex-comandante da GSI, o então ministro Gonçalves Dias, não tiveram alguma coisa a ver com a clara e transparente omissão no dia fatídico. Agora, os fatos mudam de acordo com quem é denunciado. Se é “deles”, todo o peso da lei. Se é “nosso”, qualquer acusação não passa de perseguição política. O Brasil, decididamente, não é um país sério!

JÁ FERVEM OS BASTIDORES DA POLÍTICA MESMO A MAIS DE UM ANO ANTES DAS ELEIÇÕES PARA A PREFEITURA. A CORRIDA JÁ COMEÇOU!

A quatro meses do final do ano e do início de um novo ano eleitoral, quem não vive no planeta da política pode imaginar que ainda é muito cedo para se falar em sucessão municipal. Claro que esse é um erro de principiante! Os bastidores fervilham, de Vilhena a Guajará Mirim; de Porto Velho a Costa Marques; de Cacoal e Ji-Paraná até Ariquemes e Machadinho. Nas comunidades, enquanto a população batalha para trabalhar e sobreviver, no mundo da política o único alvo é a urna e os votos que nela contém, para eleger aqueles que a praticam. Em Porto Velho, por exemplo, a cada dia que passa surgem novos nomes para a corrida pela cadeira de Hildon Chaves. Os nomes que aparecem como principais (no quadro do momento), são os de Mariana Carvalho, Fernando Máximo, Marcelo Cruz, Cristiane Lopes, Léo Moraes e Vinicius Miguel. Mas Williames Pimentel, Flávia Lenzi, Fátima Cleide ou Ramon Cujuí, em nome do PT; o atual presidente da Câmara, Márcio Pacele, além do eterno representante do Psol, Pimenta de Rondônia, podem também estar na disputa. Nas principais cidades rondonienses, as disputas serão acirradas, enquanto em outras os prefeitos que ainda estão no primeiro mandato (como é o caso de Adailton Fúria, em Cacoal e de Alex Testoni, em Ouro Preto), tendem a uma reeleição sem grandes dificuldades. O mundo da política nunca para. No dia seguinte à uma eleição, já começa a tratar da próxima. Em Rondônia, a corrida já começou…

RONDONIENSES VÍTIMAS DOS VOOS E DE GOLPES REAGEM: A BATALHA CONTINUA, INCLUSIVE NO JUDICIÁRIO

Os consumidores rondonienses estão sofrendo nas mãos das companhias aéreas, que diminuíram seus voos e andam cobrando preços abusivos pelas passagens, mas também nas de operadoras de turismo, como a 123 Milhas, que passou a perna em milhares de clientes Brasil afora, dezenas deles do nosso Estado. No caso das aéreas, o assunto ainda vai longe. A pressão para a volta dos voos, ao menos aos patamares anteriores, tem um novo capítulo a cada semana. Em Rondônia, o governo protestou contra a diminuição, lembrando que baixou significativamente a tributação sobre o ICMS dos combustíveis de avião, atendendo pedido das próprias empresas. Da Assembleia, a pressão vem de parlamentares e de comissões que convocam representantes das principais organizações que nos atendem com voos nacionais, para explicações. Em Brasília, a bancada federal pressiona a ANAC, para que intervenha no problema. O MP e a OAB também estão mobilizados. Aliás, em relação à entidade dos advogados, o caso se tornou mais complexo. Depois que um representante da Azul, numa audiência da ALE culpou os advogados de Rondônia por tantas ações contra a companhia, a direção regional da OAB decidiu ingressar com uma interpelação judicial contra a empresa, exigindo explicações na Justiça. Até podemos perder os voos, mas vamos perder brigando. Aqui, felizmente, não é terra de ninguém, como possam imaginar essas poderosas empresas aéreas.

AMAZÔNIA + 21 E SUDAM: PARCERIA FORMADA PARA AMPLIAR PROJETOS DE SUSTENTABILIDADE PARA NOSSA REGIÃO

Foi um encontro muito positivo entre Marcelo Thomé, o presidente da Fiero e comandante geral do projeto Amazônia +21, uma das iniciativas de maior sucesso para o desenvolvimento sustentável da nossa região e Paulo Rocha, superintendente da Sudam. Ao comentar o assunto, em suas redes sociais, Thomé destacou que “reafirmamos nosso compromisso conjunto para impulsionar o desenvolvimento econômico da Amazônia” . O líder empresarial e que coordena um projeto vencedor, afirmou ainda que “a parceria entre o Instituto Amazônia + 21 e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, a Sudam, é importante para nossa jornada rumo a um futuro mais sustentável. Juntos, estamos dedicados a promover negócios que não apenas impulsionem o desenvolvimento econômico, mas também respeitem e preservem a incrível biodiversidade e os recursos naturais que a Amazônia abriga!” Depois de agradecer a Paulo Rocha “pela receptividade construtiva e produtiva”, Thomé acrescentou ainda que “juntos continuaremos a construir pontes para o desenvolvimento consciente e sustentável, garantindo assim, sublinhou,  um futuro para nossa  região amazônica e suas comunidades. Edwilson Negreiros prestigia evento que concedeu mais de 450 títulos definitivos de propriedade a moradores de Porto Velho.

A SABEDORIA DE UM BRASILEIRO QUE SINTETIZA, EM SUAS FRASES, O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM NOSSO PAÍS

Há uma voz no Brasil que não pode deixar de ser ouvida. O esquerdista Aldo Rebelo, que foi do PC do B, ou seja comunista de carteirinha por mais de 20 anos e que hoje está no PSB, com passagem por alguns dos mais importantes cargos tanto no Executivo como no Legislativo; ministro que foi dos presidentes Lula e Dilma Rousseff, tem feito declarações e análises sobre o Brasil (e muito sobre a Amazônia), que precisam ao menos serem de conhecimento público. Obviamente que a grande mídia nada divulga. Não fosse uma série de vídeos com depoimentos e algumas entrevistas em órgãos principalmente divulgados na internet, não se teria ideia da sabedoria que este grande brasileiro tem a oferecer ao seu país. Vale a pena registrar algumas delas, sobre o momento que vivemos:

-“O Brasil não tem mais uma Constituição. Tem onze Constituições ambulantes. Cada ministro do STF é uma delas, porque cada um interpreta a Constituição do jeito que quer!”

“Nossa Constituição foi feita num momento infeliz, logo depois dos governos militares. A sociedade civil queria fazer um acerto de contas com os militares, por terem fechado o Congresso e cassado mandatos. Daí, emponderaram as corporações civis, como vacina contra as organizações militares”.

PIB NACIONAL CRESCE, ENQUANTO RONDÔNIA REGISTRA A SEGUNDA MAIOR RENDA PER CAPITA DO BRASIL

O PIB brasileiro cresceu 0,9 por cento no último trimestre. A soma de todas as riquezas do país bateu nos 2 trilhões e 661 bilhões de reais, fato comemorado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Só a produção agrícola, que puxou os números para cima, cresceu 17 por cento no mesmo período. Rondônia também tem o que comemorar. É hoje o Estado com o segundo maior crescimento do PIB  no país, proporcionalmente à sua população. Os 51 bilhões e 600 bilhões do nosso PIB, representam hoje uma renda, por habitante, de 32.600 reais, superior a 13 por cento a mais do que a mesma média registrada pelo IBGE, em 2020. A nova pesquisa traz um mapa com a atualização do PIB per capita de todos os estados brasileiros. O valor decorrente da produção econômica nas áreas de agronegócio, indústria e serviços de cada estado foi dividido pela quantidade de habitantes registrada pelo IBGE em 2022. Entre as 27 unidades federativas, 24 tiveram acréscimos no PIB per capita. Os maiores foram no Amapá, com mais 17,6 por cento; Rondônia, com 13,7 por cento e Distrito Federal, com 8,5 por cento. Ainda, conforme a pesquisa, Rondônia tem o maior PIB per capita da região Norte, seguido do Amazonas, Tocantins e Roraima. Como na maioria das regiões do país, foi a produção da agricultura e da pecuária, no contexto do agronegócio, que impulsionou o crescimento, acima das melhores expectativas.

PATRULHA RURAL USA ALTA TECNOLOGIA PARA EVITAR INVASÕES ILEGAIS EM MAIS DE 145 MIL PROPRIEDADES NO ESTADO

Os resultados positivos, em pouco tempo, já são colhidos. As invasões ilegais de propriedades diminuíram drasticamente, depois da criação, pelo governo do Estado, via Sesdec, de Patrulhas Rurais em todos os onze Batalhões da Polícia Militar no Estado. Equipes especialmente treinadas, num programa que tem investimentos de mais de 3 milhões de reais, combatem não somente os grupos criminosos que atacam fazendas e propriedades, como ainda atuam contra o tráfico de drogas e crimes de fronteira. O programa se resume na identificação de propriedades que podem ser sujeitas a ação de criminosos. Então, é feito um cadastro pelos policiais, que traçam uma rota de patrulhamento, lançando mão de alta tecnologia. Todos os dados da propriedade ficam registrados no sistema e o policiamento é feito regularmente. Segundo dados oficiais da Sesdec, há no Estado nada menos do que 145 mil propriedades rurais, mais de 100 mil delas pequenas, além de 14 mil quilômetros de linhas, estradas e rodovias que podem ser utilizadas pelos criminosos e que precisam ser policiadas. Mais ainda: temos mais de 1.300 quilômetros de fronteira com a Bolívia, um dos maiores produtores de cocaína no país, onde as Patrulhas Rurais também atuam. O programa envolve, inicialmente, 50 policiais militares de todos os batalhões, que foram capacitados para a atuação nessa área.

PROPOSTA DE CRISPIN QUE ACABA COM ESTAMPIDOS E BARULHO DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO É APROVADO NA ASSEMBLEIA

Festa pode ter. Fogos de artifício também. O que não pode mais é aquela barulheira tradicional. Fogos só sem barulho, sem os estampidos que infernizam principalmente idosos, crianças, pessoas com deficiência e assustam os animais. Internos nos hospitais, que precisam de repouso e silêncio, também serão poupados do infernal barulho dos fogos, em datas festivas e, principalmente no Ano Novo. Ainda dependendo da sanção do governador Marcos Rocha, projeto de autoria do deputado Ismael Crispin, que continua sem partido, foi aprovado na Assembleia Legislativa, depois de ter percorrido as comissões e sendo discutido desde fevereiro deste ano. A festa mantida, sem o barulho que afeta a milhares de pessoas e os animais, é uma premissa importante, na proposta de Crispin. “Não se quer prejudicar a indústria dos fogos de artifício, mas nossa proposta pretende, sim, se tornar um apelo a uma celebração mais consciente e inclusiva, para não prejudicar tanta gente que sofre por causa de tanto barulho. Precisamos evoluir”, disse o parlamentar, ao comentar o tema. Acrescentou que, por exemplo,  o prefeito de Florianópolis, uma capital tradicionalmente festiva, anunciou que no Reveillon de 2024, não serão utilizados fogos com estampido”.

PERGUNTINHA

Na sua opinião, a queima de balsas e dragas no rio Madeira são ações corretas e necessárias para proteger a natureza ou apenas truculência que não vai resolver o problema, que impede o trabalho de centenas de garimpeiros?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Emenda garante R$ 126 mil para reforço da Polícia Civil

Emenda garante R$ 126 mil para reforço da Polícia Civil

Recurso será usado na compra de carabinas calibre 5.56.
L
Tesouro aprova empréstimo de 12 bilhões de reais para Correios

Tesouro aprova empréstimo de 12 bilhões de reais para Correios

Governo autoriza crédito com juros reduzidos para reestruturação dos Correios, mas limita uso de recursos ao teto do déficit primário de 2025.
L
Sesc Centro é reinaugurado e homenageia José Sálvio Coelho

Sesc Centro é reinaugurado e homenageia José Sálvio Coelho

Reinauguração do Sesc marca legado histórico em Porto Velho.
L
Mega-Sena acumula e prêmio principal atinge 62 milhões de reais

Mega-Sena acumula e prêmio principal atinge 62 milhões de reais

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.953 realizado na noite de quinta-feira e valor estimado sobe para o sorteio de sábado.
L
Centro de Lançamento de Alcântara realiza primeiro voo comercial

Centro de Lançamento de Alcântara realiza primeiro voo comercial

Foguete Hanbit-Nano da empresa sul-coreana Innospace tem decolagem prevista para a tarde desta sexta-feira no Maranhão.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Haddad prevê novas reformas econômicas a partir de 2027

Haddad prevê novas reformas econômicas a partir de 2027

Ministro Fernando Haddad defende a estrutura do arcabouço fiscal, mas admite ajustes nos parâmetros para garantir a sustentabilidade das contas.
L
Moraes autoriza depoimento de Bolsonaro sobre cofres do Alvorada

Moraes autoriza depoimento de Bolsonaro sobre cofres do Alvorada

Jair Bolsonaro será interrogado pela Polícia Federal sobre a origem de bens e documentos encontrados no Palácio da Alvorada.
L
Ministério da Saúde monitora novo vírus da influenza no Brasil

Ministério da Saúde monitora novo vírus da influenza no Brasil

Vírus da influenza do subclado K atinge quatro pessoas no país e Ministério da Saúde reforça vigilância após alerta da organização mundial.
L
Governo endurece regras para investimentos de fundos de pensão

Governo endurece regras para investimentos de fundos de pensão

Conselho Monetário Nacional aprova novas normas de governança para os Regimes Próprios de Previdência Social com foco em segurança e transparência.
L
STF decide pela inconstitucionalidade do marco temporal para terras indígenas

STF decide pela inconstitucionalidade do marco temporal para terras indígenas

Supremo invalida tese que limitava demarcações à posse em 1988, mas julgamento segue para definir regras de indenização a produtores rurais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

STF determina adoção de plano para combater racismo estrutural no país

STF determina adoção de plano para combater racismo estrutural no país

Supremo Tribunal Federal reconhece racismo estrutural e ordena que o governo federal elabore medidas de reparação e proteção em até um ano.
L
Haddad defende parcerias para reestruturação dos Correios

Haddad defende parcerias para reestruturação dos Correios

Ministro Fernando Haddad afirma que Caixa Econômica Federal e empresas privadas podem atuar com a estatal para ampliar receitas e serviços.
L
Natal que transforma leva alegria às crianças de Cacoal

Natal que transforma leva alegria às crianças de Cacoal

Ação apoiada por Cássio Gois distribui brinquedos e fortalece a inclusão social.
L
APAE de Espigão recebe investimento histórico de R$ 1,4 milhão

APAE de Espigão recebe investimento histórico de R$ 1,4 milhão

Recurso articulado por Cássio Gois garante reforma e ampliação da unidade.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Educação e fortalece economia

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Educação e fortalece economia

Governador Marcos Rocha destaca valorização do funcionalismo e investimentos em saúde e educação.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre motocicletas deixa feridos na Estrada da Penal

Colisão entre motocicletas deixa feridos na Estrada da Penal

Apenado e mulher foram socorridos após batida frontal em frente ao presídio Urso Branco em Porto Velho na manhã desta sexta-feira.
12
Polícia Federal investiga desvio de cotas parlamentares em operação

Polícia Federal investiga desvio de cotas parlamentares em operação

Deputados Carlos Jordy e Sóstenes Cavalcante são alvos da Operação Galho Fraco que cumpre mandados de busca no Rio de Janeiro e Distrito Federal.
10
Mulher denuncia ameaças de morte do ex-companheiro na zona leste

Mulher denuncia ameaças de morte do ex-companheiro na zona leste

Vítima acionou a Polícia Militar no bairro Tancredo Neves após receber dezenas de mensagens ofensivas de M. C. S. na noite de quinta-feira.
14
Foragido da justiça é detido por furto na zona sul

Foragido da justiça é detido por furto na zona sul

Francisco N. de S. foi cercado por populares após furtar objetos de uma residência na rua Cingapura durante a madrugada desta sexta-feira.
12
Polícia Civil e Militar prendem casal em Cacoal

Polícia Civil e Militar prendem casal em Cacoal

Operação integrada combate tráfico de drogas e receptação de produtos ilícitos na região de Cacoal nesta sexta-feira.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia aprova adesão de Rondônia a novo programa de dívidas

Assembleia aprova adesão de Rondônia a novo programa de dívidas

Projeto permite refinanciamento da dívida do antigo Beron com a União.
L
MPRO realiza visita técnica ao Baixo Madeira para levantamento socioambiental

MPRO realiza visita técnica ao Baixo Madeira para levantamento socioambiental

Gaema acompanha comunidades ribeirinhas e impactos do período de cheias.
L
Fastback cresce no mercado e ganha leitura esportiva na versão Abarth

Fastback cresce no mercado e ganha leitura esportiva na versão Abarth

Proposta esportiva convive com espaço para uso familiar
L
Prazo para pagamento da segunda parcela do décimo terceiro vence nesta sexta

Prazo para pagamento da segunda parcela do décimo terceiro vence nesta sexta

Salário extra deve injetar 369,4 bilhões de reais na economia brasileira e beneficia mais de 95 milhões de trabalhadores ativos.
L
Pagamento do Auxílio Gás contempla beneficiários com NIS final 8

Pagamento do Auxílio Gás contempla beneficiários com NIS final 8

Programa federal paga o valor de 110 reais para cerca de 4,4 milhões de famílias inscritas no CadÚnico nesta sexta-feira.
L
1º Torneio Aberto X2 reúne atletas em Cacoal

1º Torneio Aberto X2 reúne atletas em Cacoal

Evento esportivo contou com apoio do deputado Cirone Deiró e movimentou o Estádio Aglair Tonelli.
L
Especialista explica prisões e alerta para abusos de autoridade

Especialista explica prisões e alerta para abusos de autoridade

Advogado criminalista esclarece diferença entre flagrante e preventiva e direitos do cidadão.
L
Projeto Ártemis avalia influência genética em casos de AVC

Projeto Ártemis avalia influência genética em casos de AVC

Estudo coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento utiliza medicina de precisão para identificar riscos e personalizar tratamentos para pacientes do SUS.
L
Rondônia registra recorde em abertura de empresas e fortalece empreendedorismo em 2025

Rondônia registra recorde em abertura de empresas e fortalece empreendedorismo em 2025

Jucer impulsiona inovação, simplificação e capacitação para estimular novos negócios.
L
Rondônia abre inscrições para Fórum Estadual de Formação Esportiva

Rondônia abre inscrições para Fórum Estadual de Formação Esportiva

Evento reunirá atletas, gestores e campeões olímpicos para fortalecer o esporte.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.