QUINTA-FEIRA, 04/12/2025
Publicidade

Em destaque

Cadê as imagens que estavam aqui e que poderiam culpar governistas por omissão no 8 de janeiro? – por Sérgio Pires

Agora, os fatos mudam de acordo com quem é denunciado. Se é "deles", todo o peso da lei. Se é "nosso", qualquer acusação não passa de perseguição política. O Brasil, decididamente, não é um país sério!

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

Houve omissão. Está claro. Não há dúvidas. Mas como essa constatação pode atingir autoridades do novo governo brasileiro, que recém assumira no 8 de Janeiro, certamente não haverá quaisquer medidas drásticas como haveriam, caso os corresponsáveis fossem, por exemplo, do governo anterior. Tudo no Brasil hoje se tornou “nós contra eles”. Infelizmente, esse confronto saiu do meio político e da população para ter, também, a participação direta de setores do Judiciário. Como se tem observado em várias decisões seguidas do STF, punindo duramente quem é “deles” e fazendo de conta que “os nossos” não cometerem qualquer ilícito. Imagine-se, por exemplo, que quem estivesse no poder no 8 de Janeiro fosse o grupo liderado por Jair Bolsonaro e, meses depois de tanta confusão, de brigas, de prisões inclusive de inocentes, seu ministro da Justiça fosse à público para dizer que as filmagens do dia, que poderiam prejudicá-lo e poderiam deixar clara a omissão do próprio governo nos momentos dos atos de vandalismo, simplesmente foram apagadas. Foi isso que fez o ministro Flávio Dino, jogando a culpa na empresa terceirizada que, segundo ele, pelo contrato pode apagar todas as imagens a cada período. Embora tenha dado essa versão chinfrim só agora, quase nove meses, Dino não ficou nem ruborizado.

O senador rondoniense Marcos Rogério, atuante na CPMI que investiga os atos do 8 de Janeiro, fez duros pronunciamentos tanto na tribuna quanto nas redes sociais, exigindo explicações. A maioria governista que compõe a CPMI, contudo, encaminha todas as acusações de omissão contra policiais e subalternos militares, fazendo de conta que nem Dino e nem o ex-comandante da GSI, o então ministro Gonçalves Dias, não tiveram alguma coisa a ver com a clara e transparente omissão no dia fatídico. Agora, os fatos mudam de acordo com quem é denunciado. Se é “deles”, todo o peso da lei. Se é “nosso”, qualquer acusação não passa de perseguição política. O Brasil, decididamente, não é um país sério!

JÁ FERVEM OS BASTIDORES DA POLÍTICA MESMO A MAIS DE UM ANO ANTES DAS ELEIÇÕES PARA A PREFEITURA. A CORRIDA JÁ COMEÇOU!

A quatro meses do final do ano e do início de um novo ano eleitoral, quem não vive no planeta da política pode imaginar que ainda é muito cedo para se falar em sucessão municipal. Claro que esse é um erro de principiante! Os bastidores fervilham, de Vilhena a Guajará Mirim; de Porto Velho a Costa Marques; de Cacoal e Ji-Paraná até Ariquemes e Machadinho. Nas comunidades, enquanto a população batalha para trabalhar e sobreviver, no mundo da política o único alvo é a urna e os votos que nela contém, para eleger aqueles que a praticam. Em Porto Velho, por exemplo, a cada dia que passa surgem novos nomes para a corrida pela cadeira de Hildon Chaves. Os nomes que aparecem como principais (no quadro do momento), são os de Mariana Carvalho, Fernando Máximo, Marcelo Cruz, Cristiane Lopes, Léo Moraes e Vinicius Miguel. Mas Williames Pimentel, Flávia Lenzi, Fátima Cleide ou Ramon Cujuí, em nome do PT; o atual presidente da Câmara, Márcio Pacele, além do eterno representante do Psol, Pimenta de Rondônia, podem também estar na disputa. Nas principais cidades rondonienses, as disputas serão acirradas, enquanto em outras os prefeitos que ainda estão no primeiro mandato (como é o caso de Adailton Fúria, em Cacoal e de Alex Testoni, em Ouro Preto), tendem a uma reeleição sem grandes dificuldades. O mundo da política nunca para. No dia seguinte à uma eleição, já começa a tratar da próxima. Em Rondônia, a corrida já começou…

RONDONIENSES VÍTIMAS DOS VOOS E DE GOLPES REAGEM: A BATALHA CONTINUA, INCLUSIVE NO JUDICIÁRIO

Os consumidores rondonienses estão sofrendo nas mãos das companhias aéreas, que diminuíram seus voos e andam cobrando preços abusivos pelas passagens, mas também nas de operadoras de turismo, como a 123 Milhas, que passou a perna em milhares de clientes Brasil afora, dezenas deles do nosso Estado. No caso das aéreas, o assunto ainda vai longe. A pressão para a volta dos voos, ao menos aos patamares anteriores, tem um novo capítulo a cada semana. Em Rondônia, o governo protestou contra a diminuição, lembrando que baixou significativamente a tributação sobre o ICMS dos combustíveis de avião, atendendo pedido das próprias empresas. Da Assembleia, a pressão vem de parlamentares e de comissões que convocam representantes das principais organizações que nos atendem com voos nacionais, para explicações. Em Brasília, a bancada federal pressiona a ANAC, para que intervenha no problema. O MP e a OAB também estão mobilizados. Aliás, em relação à entidade dos advogados, o caso se tornou mais complexo. Depois que um representante da Azul, numa audiência da ALE culpou os advogados de Rondônia por tantas ações contra a companhia, a direção regional da OAB decidiu ingressar com uma interpelação judicial contra a empresa, exigindo explicações na Justiça. Até podemos perder os voos, mas vamos perder brigando. Aqui, felizmente, não é terra de ninguém, como possam imaginar essas poderosas empresas aéreas.

AMAZÔNIA + 21 E SUDAM: PARCERIA FORMADA PARA AMPLIAR PROJETOS DE SUSTENTABILIDADE PARA NOSSA REGIÃO

Foi um encontro muito positivo entre Marcelo Thomé, o presidente da Fiero e comandante geral do projeto Amazônia +21, uma das iniciativas de maior sucesso para o desenvolvimento sustentável da nossa região e Paulo Rocha, superintendente da Sudam. Ao comentar o assunto, em suas redes sociais, Thomé destacou que “reafirmamos nosso compromisso conjunto para impulsionar o desenvolvimento econômico da Amazônia” . O líder empresarial e que coordena um projeto vencedor, afirmou ainda que “a parceria entre o Instituto Amazônia + 21 e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, a Sudam, é importante para nossa jornada rumo a um futuro mais sustentável. Juntos, estamos dedicados a promover negócios que não apenas impulsionem o desenvolvimento econômico, mas também respeitem e preservem a incrível biodiversidade e os recursos naturais que a Amazônia abriga!” Depois de agradecer a Paulo Rocha “pela receptividade construtiva e produtiva”, Thomé acrescentou ainda que “juntos continuaremos a construir pontes para o desenvolvimento consciente e sustentável, garantindo assim, sublinhou,  um futuro para nossa  região amazônica e suas comunidades. Edwilson Negreiros prestigia evento que concedeu mais de 450 títulos definitivos de propriedade a moradores de Porto Velho.

A SABEDORIA DE UM BRASILEIRO QUE SINTETIZA, EM SUAS FRASES, O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM NOSSO PAÍS

Há uma voz no Brasil que não pode deixar de ser ouvida. O esquerdista Aldo Rebelo, que foi do PC do B, ou seja comunista de carteirinha por mais de 20 anos e que hoje está no PSB, com passagem por alguns dos mais importantes cargos tanto no Executivo como no Legislativo; ministro que foi dos presidentes Lula e Dilma Rousseff, tem feito declarações e análises sobre o Brasil (e muito sobre a Amazônia), que precisam ao menos serem de conhecimento público. Obviamente que a grande mídia nada divulga. Não fosse uma série de vídeos com depoimentos e algumas entrevistas em órgãos principalmente divulgados na internet, não se teria ideia da sabedoria que este grande brasileiro tem a oferecer ao seu país. Vale a pena registrar algumas delas, sobre o momento que vivemos:

-“O Brasil não tem mais uma Constituição. Tem onze Constituições ambulantes. Cada ministro do STF é uma delas, porque cada um interpreta a Constituição do jeito que quer!”

“Nossa Constituição foi feita num momento infeliz, logo depois dos governos militares. A sociedade civil queria fazer um acerto de contas com os militares, por terem fechado o Congresso e cassado mandatos. Daí, emponderaram as corporações civis, como vacina contra as organizações militares”.

PIB NACIONAL CRESCE, ENQUANTO RONDÔNIA REGISTRA A SEGUNDA MAIOR RENDA PER CAPITA DO BRASIL

O PIB brasileiro cresceu 0,9 por cento no último trimestre. A soma de todas as riquezas do país bateu nos 2 trilhões e 661 bilhões de reais, fato comemorado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Só a produção agrícola, que puxou os números para cima, cresceu 17 por cento no mesmo período. Rondônia também tem o que comemorar. É hoje o Estado com o segundo maior crescimento do PIB  no país, proporcionalmente à sua população. Os 51 bilhões e 600 bilhões do nosso PIB, representam hoje uma renda, por habitante, de 32.600 reais, superior a 13 por cento a mais do que a mesma média registrada pelo IBGE, em 2020. A nova pesquisa traz um mapa com a atualização do PIB per capita de todos os estados brasileiros. O valor decorrente da produção econômica nas áreas de agronegócio, indústria e serviços de cada estado foi dividido pela quantidade de habitantes registrada pelo IBGE em 2022. Entre as 27 unidades federativas, 24 tiveram acréscimos no PIB per capita. Os maiores foram no Amapá, com mais 17,6 por cento; Rondônia, com 13,7 por cento e Distrito Federal, com 8,5 por cento. Ainda, conforme a pesquisa, Rondônia tem o maior PIB per capita da região Norte, seguido do Amazonas, Tocantins e Roraima. Como na maioria das regiões do país, foi a produção da agricultura e da pecuária, no contexto do agronegócio, que impulsionou o crescimento, acima das melhores expectativas.

PATRULHA RURAL USA ALTA TECNOLOGIA PARA EVITAR INVASÕES ILEGAIS EM MAIS DE 145 MIL PROPRIEDADES NO ESTADO

Os resultados positivos, em pouco tempo, já são colhidos. As invasões ilegais de propriedades diminuíram drasticamente, depois da criação, pelo governo do Estado, via Sesdec, de Patrulhas Rurais em todos os onze Batalhões da Polícia Militar no Estado. Equipes especialmente treinadas, num programa que tem investimentos de mais de 3 milhões de reais, combatem não somente os grupos criminosos que atacam fazendas e propriedades, como ainda atuam contra o tráfico de drogas e crimes de fronteira. O programa se resume na identificação de propriedades que podem ser sujeitas a ação de criminosos. Então, é feito um cadastro pelos policiais, que traçam uma rota de patrulhamento, lançando mão de alta tecnologia. Todos os dados da propriedade ficam registrados no sistema e o policiamento é feito regularmente. Segundo dados oficiais da Sesdec, há no Estado nada menos do que 145 mil propriedades rurais, mais de 100 mil delas pequenas, além de 14 mil quilômetros de linhas, estradas e rodovias que podem ser utilizadas pelos criminosos e que precisam ser policiadas. Mais ainda: temos mais de 1.300 quilômetros de fronteira com a Bolívia, um dos maiores produtores de cocaína no país, onde as Patrulhas Rurais também atuam. O programa envolve, inicialmente, 50 policiais militares de todos os batalhões, que foram capacitados para a atuação nessa área.

PROPOSTA DE CRISPIN QUE ACABA COM ESTAMPIDOS E BARULHO DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO É APROVADO NA ASSEMBLEIA

Festa pode ter. Fogos de artifício também. O que não pode mais é aquela barulheira tradicional. Fogos só sem barulho, sem os estampidos que infernizam principalmente idosos, crianças, pessoas com deficiência e assustam os animais. Internos nos hospitais, que precisam de repouso e silêncio, também serão poupados do infernal barulho dos fogos, em datas festivas e, principalmente no Ano Novo. Ainda dependendo da sanção do governador Marcos Rocha, projeto de autoria do deputado Ismael Crispin, que continua sem partido, foi aprovado na Assembleia Legislativa, depois de ter percorrido as comissões e sendo discutido desde fevereiro deste ano. A festa mantida, sem o barulho que afeta a milhares de pessoas e os animais, é uma premissa importante, na proposta de Crispin. “Não se quer prejudicar a indústria dos fogos de artifício, mas nossa proposta pretende, sim, se tornar um apelo a uma celebração mais consciente e inclusiva, para não prejudicar tanta gente que sofre por causa de tanto barulho. Precisamos evoluir”, disse o parlamentar, ao comentar o tema. Acrescentou que, por exemplo,  o prefeito de Florianópolis, uma capital tradicionalmente festiva, anunciou que no Reveillon de 2024, não serão utilizados fogos com estampido”.

PERGUNTINHA

Na sua opinião, a queima de balsas e dragas no rio Madeira são ações corretas e necessárias para proteger a natureza ou apenas truculência que não vai resolver o problema, que impede o trabalho de centenas de garimpeiros?

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Diretores e gerentes negros ganham 34% menos que brancos, revela IBGE

Diretores e gerentes negros ganham 34% menos que brancos, revela IBGE

Disparidade salarial atinge R$ 3.385 a menos para pretos e pardos em cargos de liderança; em média, trabalhadores brancos recebem 65,9% a mais que negros.
L
Horóscopo de Quinta-Feira, 04/12/2025 aponta tendências que influenciam decisões

Horóscopo de Quinta-Feira, 04/12/2025 aponta tendências que influenciam decisões

O horóscopo desta quinta-feira, 4 de dezembro de 2025, revela movimentações importantes que afetam emoções, relações, trabalho e energia dos signos, trazendo orientações diretas para o dia.
L
Prefeitura reafirma compromisso de promover a inclusão e a garantia de direitos

Prefeitura reafirma compromisso de promover a inclusão e a garantia de direitos

Inclusão e garantia de direitos são prioridades da gestão municipal, com ações da Semias e parceiros que ampliam acessibilidade e fortalecem políticas públicas
L

PL testa força e empurra “chapinha” forasteira para Rondônia

Articulação com nomes de fora do estado, desgaste de lideranças locais e interesses nacionais reacendem o debate sobre representatividade e compromisso real com Rondônia.
L
Batalhão Rondon celebra 43 anos com evento que destaca legado do Marechal Cândido Rondon

Batalhão Rondon celebra 43 anos com evento que destaca legado do Marechal Cândido Rondon

Cerca de 15 veteranos que atuaram em diferentes setores operacionais e administrativos do 1º BPM nas últimas décadas participaram da cerimônia.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: João Renato Medeiros de Melo e Silva

Professor universitário muito respeitado em Porto Velho, João Renato deixa legado de conhecimento, amizade e dedicação à educação na UNIR, marcando gerações de alunos e colegas.
L

Novo Paredão Formado no Rondônia Reality Show: Eliminação Será Nesta Quinta-Feira

Nete Pinheiro, JP Alves e Sammya Tubarão disputam a permanência na casa, e o resultado de amanhã define oficialmente o Top 10 da temporada.
L

Direção do Rondônia Reality Show cancela paredão desta quarta-feira

A decisão foi anunciada por Fábio Schinayder após reunião de quase cinco horas, motivada pela desistência de uma participante, e um novo paredão será formado ainda hoje.
L

Saiba como vai funcionar o Free Flow na BR-364

A Nova 364, com o objetivo de afastar dúvidas da população sobre o funcionamento do Free Flow, responde aos principais questionamentos ventilados na imprensa e nas redes sociais.
L
HIV em Porto Velho registra queda nos casos e Semusa reforça ações de prevenção

HIV em Porto Velho registra queda nos casos e Semusa reforça ações de prevenção

HIV apresenta redução e Semusa intensifica estratégias de testagem, diagnóstico precoce e orientação no Dezembro Vermelho
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa garante ambulância e reforça compromisso com mulheres de Nova Mutum

Dra. Taíssa garante ambulância e reforça compromisso com mulheres de Nova Mutum

Parlamentar visitou Associação Observatório Ambiental e conheceu serviços voltados à população local.
L
Lula diz que indicação de Messias ao STF não deve ser problema político

Lula diz que indicação de Messias ao STF não deve ser problema político

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressa tranquilidade após Davi Alcolumbre cancelar o calendário de sabatina para o ministro Jorge Messias no Senado.
L
Lula celebra queda da pobreza e liga resultado à menor inflação e maiores salários

Lula celebra queda da pobreza e liga resultado à menor inflação e maiores salários

Em visita a polo automotivo no Ceará, o presidente comemorou os números da economia, destacando o crescimento do salário mínimo, a baixa histórica do desemprego e o aumento da circulação de dinheiro entre os trabalhadores.
L
STF suspende leis municipais que autorizaram funcionamento de bets

STF suspende leis municipais que autorizaram funcionamento de bets

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar para suspender leis de 13 cidades que regulavam apostas esportivas, com o entendimento de que a competência para legislar sobre loterias e bets é federal.
L
Câmara aprova em comissão o projeto que cria o Fundo Nacional da Igualdade Racial e inclui capítulo na Constituição

Câmara aprova em comissão o projeto que cria o Fundo Nacional da Igualdade Racial e inclui capítulo na Constituição

O parecer do relator Orlando Silva, favorável à PEC 27/24, segue para votação em plenário e prevê aporte inicial da União de R$ 20 bilhões para financiar projetos culturais, sociais e econômicos destinados à população negra, além de instituir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Dois jovens ficam gravemente feridos em acidente de moto na zona Leste de Porto Velho

Dois jovens ficam gravemente feridos em acidente de moto na zona Leste de Porto Velho

Colisão na Avenida Rio de Janeiro deixou vítimas em estado crítico, ambas socorridas pelo Samu.
16
Motociclista fica gravemente ferida em acidente no centro de Porto Velho

Motociclista fica gravemente ferida em acidente no centro de Porto Velho

Acidente envolveu moto e carro no cruzamento das ruas Afonso Pena e Elias Gorayeb, deixando jovem com fratura na perna.
16
Homem morre no hospital após ser esfaqueado pelo irmão na zona leste

Homem morre no hospital após ser esfaqueado pelo irmão na zona leste

O suspeito fugiu do local.
18
Moto de casal fica embaixo de carro em grave acidente no centro

Moto de casal fica embaixo de carro em grave acidente no centro

Acidente deixa casal lesionado após veículo invadir preferencial.
12
Motociclista vítima de grave acidente morre em hospital na capital

Motociclista vítima de grave acidente morre em hospital na capital

Após semanas de luta, ele não resistiu aos ferimentos.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coluna Espaço Aberto – O dia em que o Parque Circuito ganhou uma celebridade de quatro patas (e um baita rabo)

Coluna Espaço Aberto – O dia em que o Parque Circuito ganhou uma celebridade de quatro patas (e um baita rabo)

Animal foi flagrado em caminhada matinal, chamando atenção de quem passeava, fazia piquenique ou exercícios no parque.
L
Mais de 8,6 milhões saem da pobreza e Brasil atinge menor nível desde 2012

Mais de 8,6 milhões saem da pobreza e Brasil atinge menor nível desde 2012

Redução histórica na pobreza e extrema pobreza é impulsionada pela recuperação do mercado de trabalho e ampliação dos programas de transferência de renda.
L
Republicano Matt Van Epps vence eleição para Câmara dos EUA no Tennessee

Republicano Matt Van Epps vence eleição para Câmara dos EUA no Tennessee

Vitória do candidato Matt Van Epps reforça a estreita maioria do Partido Republicano na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, antes das eleições de meio de mandato.
L
Atraso escolar em crianças de 6 a 10 anos é pior que no período Pré-Pandemia

Atraso escolar em crianças de 6 a 10 anos é pior que no período Pré-Pandemia

Dados do IBGE mostram que, em 2024, 90,7% das crianças na faixa etária estavam na série correta, taxa inferior aos 95,7% registrados em 2019, antes da crise sanitária.
L
Lula reforça incentivo à indústria durante início da produção de veículos elétricos da GM no Brasil

Lula reforça incentivo à indústria durante início da produção de veículos elétricos da GM no Brasil

Veículos elétricos impulsionam indústria nacional, afirma Lula, ao destacar produção do Chevrolet Spark EUV e metas de energia limpa no país
L
Distrito União Bandeirantes comemora 26 anos de ocupação

Distrito União Bandeirantes comemora 26 anos de ocupação

Com aproximadamente 25 mil habitantes, União Bandeirantes é hoje um dos distritos mais produtivos do município, mantendo uma economia fortemente ligada à agropecuária, com destaque para a produção de leite, gado de corte e agricultura.
L
Prefeitura realiza encontro Amazônico de regência de bandas e fanfarras

Prefeitura realiza encontro Amazônico de regência de bandas e fanfarras

Encontro destaca a importância das bandas e fanfarras, reúne músicos e estudantes e terá encerramento no Parque da Cidade
L

A infância que estamos perdendo para telas | The Childhood We Are Losing to Screens

Um relato sensível expõe como o consumo excessivo de telas e de conteúdos de YouTubers está substituindo desenhos, brincadeiras e a imaginação na rotina das crianças. | A sensitive account reveals how excessive screen time and YouTuber content are replacing cartoons, playtime and imagination in children’s daily lives.
L
Indígenas na Amazônia e Centro-Oeste recebem 8,3 mil filtros para acesso à água potável

Indígenas na Amazônia e Centro-Oeste recebem 8,3 mil filtros para acesso à água potável

A iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com as ONGs Água é Vida e Instituto Alok, vai beneficiar mais de 33 mil indígenas em 23 Distritos Sanitários, distribuindo filtros com nanotecnologia que removem agentes causadores de doenças de veiculação hídrica.
L
Tesouro Nacional reprova empréstimo de R$ 20 bilhões aos Correios por taxa de juros excessiva

Tesouro Nacional reprova empréstimo de R$ 20 bilhões aos Correios por taxa de juros excessiva

O Tesouro não concederá garantia da União para o empréstimo de R$ 20 bilhões coordenado por cinco bancos, devido aos juros pedidos de 136% do CDI, acima do limite permitido, forçando a estatal a renegociar ou aguardar um aporte direto.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.