SÁBADO, 03/01/2026
Publicidade

Em destaque

7 DE SETEMBRO = Na abertura da Semana da Pátria, Governo de Rondônia destaca compromisso com desenvolvimento do Estado e da Nação

A solenidade reuniu forças militares estaduais e federais, além de servidores das diversas secretarias do Estado.

Por Vanessa Moura/Secon/Gov-RO - 010

Publicado em 

Daiane Mendonça/Frank Néry

A abertura da Semana da Pátria ocorreu na sexta-feira (1º), no Palácio Rio Madeira – PRM, que faz parte da programação especial, preparada pelo Governo de Rondônia em comemoração dos 201 anos de Independência do Brasil, possui um significado histórico para a Nação, que se tornou livre e soberana. A solenidade reuniu forças militares estaduais e federais, além de servidores das diversas secretarias do Estado.

O evento começou com o hasteamento da Bandeira Nacional e Pavilhão dos Estados por militares da Casa Militar, na área central do Palácio Rio Madeira. Após, houve a chegada do Fogo Simbólico da Pátria, conduzido pelo estudante paratleta Danilo Silva, que é deficiente visual e foi campeão no Pan-Americano de Judô, neste ano. Houve o acendimento da “Pira da Pátria” e a cerimônia foi abrilhantada pela presença das bandas da Polícia Militar do Estado de Rondônia – PMRO e da 17ª da Brigada de Infantaria de Selva.

Para o estudante Danilo Silva, o momento foi especial e único, por representar o estado de Rondônia. ‘‘Consegui alguns feitos nas competições de Judô, e hoje fui premiado em poder acender a pira olímpica. É um momento que lembrarei para sempre, por ter tido a oportunidade de participar da abertura da Semana da Pátria do nosso Estado, que está em constante evolução. O Governo de Rondônia vem fazendo um brilhante trabalho e tenho certeza que nosso Estado se tornará ainda melhor’’, enfatizou.

ORGULHO NACIONAL

O governador em exercício e secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, Sérgio Gonçalves, ressaltou que nesta data tão importante para a Pátria, a maior demonstração de patriotismo de um estado é contribuir para uma sociedade mais próspera, com bem-estar para seus cidadãos.

‘‘Patriotismo é buscar a excelência no nosso trabalho, é um ato de bravura, e desde 2019, o nosso governador Marcos Rocha imprimiu um modelo de gestão de desenvolvimento econômico, que se reflete em indicadores econômicos de destaque nacional, em relação à abertura de empresas, empregos, geração de riqueza, e de melhor distribuição de renda. O Governo do Estado está promovendo avanços inéditos nos últimos anos’’, ressaltou Sergio Gonçalves.

O comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general Flávio Mathias parabenizou a comemoração da Semana da Pátria pelo Governo de Rondônia, e destacou que mais que uma comemoração de uma data registrada nos livros de História, o 7 de Setembro de 1922, são 201 anos como uma Nação independente, fruto de muito trabalho e sacrifícios do seu povo. ‘‘É um feito daqueles que nos antecederam e nos legaram essa nação. É importante rememorar esse passado e refletir sobre a nossa missão como geração atual, que é de ter um Brasil cada vez melhor, e principalmente preocupados com a responsabilidade do país que vamos entregar para a próxima geração’’, afirmou.

CERIMÔNIA

Para o secretário subchefe da Casa Militar, coronel PM Alexandre Viana, a Casa Militar planejou e alinhou toda a organização das comemorações da Semana da Pátria, atendendo aos direcionamentos do governador Marcos Rocha, de promover a valorização do patriotismo. ‘‘Hoje fizemos a abertura da Semana da Pátria com esta brilhante solenidade, com o hasteamento das bandeiras, que exaltam os valores do patriotismo e reforça o quanto o Brasil vem se desenvolvendo, sobretudo o nosso Estado, que conquistou indicadores que elevam o nome de Rondônia perante o Brasil e o mundo”.

O secretário subchefe da Casa Militar destacou que as comemorações continuam com a Corrida da Independência, que acontece no domingo (3), iniciando às 5h30, com a entrega de alimentos não perecíveis, e o desfile de 7 de Setembro, às 8h.

DESFILE

O tradicional Desfile da Independência vai ocorrer na próxima quinta-feira (7). De acordo com o diretor da Casa Militar, Clodomar Rodrigues, o desfile será realizado durante o período da manhã, a partir das 8h. No evento irão desfilar estudantes de 11 escolas estaduais e quatro municipais, no trajeto da Avenida dos Imigrantes, entre as Avenidas Prefeito Chiquilito Erse (antiga Rio Madeira) e Avenida Jorge Teixeira.

Em seguida também farão parte do desfile, as forças militares, como Marinha do Brasil – MB, Exército Brasileiro – EB, Força Aérea Brasileira – FAB, Polícia Federal – PF e Polícia Rodoviária Federal – PRF, Polícia Militar – PMRO, Corpo de Bombeiros Militar – CBMRO e outros órgãos de Segurança, estaduais e municipais, encerrando com o desfile de entidades civis, como instituições religiosas, maçonaria e bombeiros civis.

Confira a galeria de fotos acessando o link.
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministro da Saúde critica ataque dos EUA à Venezuela

Ministro da Saúde critica ataque dos EUA à Venezuela

Ataque dos EUA é condenado por Padilha ao alertar para impacto humanitário.
L

Nicolás Maduro julgado nos EUA: Procuradoria anuncia que presidente e esposa enfrentarão tribunal de Nova York

A procuradora-geral Pam Bondi confirmou que Nicolás Maduro será julgado nos EUA após denúncias de narcoterrorismo, importação de cocaína e posse de armas pesadas em tribunal de Nova York.
L
Putin aberto a discussões de Paz na Ucrânia, mas mantém seus objetivos

Nicolás Maduro é capturado pelos EUA e Rússia condena ato de agressão armada

Vladimir Putin manifesta profunda preocupação com a intervenção militar de Donald Trump e exige diálogo imediato para conter a crise na Venezuela.
L

Pedágio free flow começa a operar dia 12 na BR-364; saiba os valores

Serão sete pórticos em operação, de Porto Velho a Vilhena
L
Parque da Cidade prorroga decoração natalina até 11 de janeiro após sucesso de público

Parque da Cidade prorroga decoração natalina até 11 de janeiro após sucesso de público

Prefeito Léo Moraes confirma extensão do evento “Porto Velho Luz” após marca de 800 mil visitantes; sorteio de motocicleta encerrará a programação especial.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ataque dos EUA é condenado por Lula após ação na Venezuela

Ataque dos EUA é condenado por Lula após ação na Venezuela

Ataque dos EUA gera reação de Lula e alerta sobre risco internacional.
L
Ministro venezuelano chama ataque dos EUA de vil e covarde

Ministro venezuelano chama ataque dos EUA de vil e covarde

Venezuela repudia ataque dos EUA e apela à comunidade internacional.
L
Trump anuncia ataque à Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump anuncia ataque à Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Presidente dos EUA afirma que Nicolás Maduro e esposa foram retirados do país após ofensiva.
L
MEC regulamenta programa que amplia educação profissional

MEC regulamenta programa que amplia educação profissional

Juros por Educação incentiva expansão de matrículas e infraestrutura.
L

TCE-RO esclarece sucessão de Conselheiro após falecimento de Valdivino Crispim

Tribunal de Contas de Rondônia detalha os trâmites constitucionais da vaga, reafirma que o cargo é vinculado à carreira de Conselheiro-Substituto e destaca respeito à legalidade e à transparência.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Milei provoca Lula ao celebrar ataque dos EUA à Venezuela

Milei provoca Lula ao celebrar ataque dos EUA à Venezuela

Presidente argentino associa Lula a Maduro em vídeo nas redes sociais.
L
Cuba condena ataque dos EUA contra a Venezuela

Cuba condena ataque dos EUA contra a Venezuela

Ataque dos EUA é classificado por Cuba como criminoso e grave ameaça regional.
L
Ofensiva dos EUA na Venezuela escancara jogo geopolítico global

Ofensiva dos EUA na Venezuela escancara jogo geopolítico global

Ofensiva dos EUA na Venezuela expõe interesses econômicos e geopolíticos.
L
Eduardo Bolsonaro ameaça Lula após captura de Maduro

Eduardo Bolsonaro ameaça Lula após captura de Maduro

Eduardo Bolsonaro cita Foro de São Paulo e critica Lula em postagem.
L
Vice-presidente da Venezuela exige prova de vida de Maduro

Vice-presidente da Venezuela exige prova de vida de Maduro

Delcy Rodriguez cobra explicações dos EUA após ataques.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso após ameaçar esposa e enfrentar PM em Porto Velho

Homem é preso após ameaçar esposa e enfrentar PM em Porto Velho

Suspeito armado com facão descumpriu medida protetiva e resistiu à prisão.
14
Polícia estoura ponto de tráfico e prende três no Bosques dos Ipês

Polícia estoura ponto de tráfico e prende três no Bosques dos Ipês

Denúncias levaram PM a flagrar comércio de drogas em residência.
14
Mulher de Rondônia desaparece ao tentar atravessar rio em MT

Mulher de Rondônia desaparece ao tentar atravessar rio em MT

Travessia a nado terminou em desaparecimento no rio Guariba.
16
Família morre em colisão frontal na Estrada do Palheta

Família morre em colisão frontal na Estrada do Palheta

Acidente de trânsito deixou três mortos, incluindo uma criança.
18
Violência doméstica choca Vilhena após agressão brutal

Violência doméstica choca Vilhena após agressão brutal

Violência doméstica ocorreu diante das filhas por causa de almoço atrasado.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Furto em obra causa prejuízo de R$ 50 mil em Vilhena

Furto em obra causa prejuízo de R$ 50 mil em Vilhena

Furto em obra atinge empresário e inclui cabos energizados.
14
Supermaconha apreendida em caminhão que saiu de Rondônia

Supermaconha apreendida em caminhão que saiu de Rondônia

Supermaconha foi escondida em carga de papelão na BR-364.
16
CNH do Brasil já soma quase 2 milhões de pedidos pelo app

CNH do Brasil já soma quase 2 milhões de pedidos pelo app

CNH do Brasil impulsiona habilitação digital e supera modelo tradicional.
L
VÍDEO: Dupla é presa após colidir em viatura da PM durante perseguição na zona leste

VÍDEO: Dupla é presa após colidir em viatura da PM durante perseguição na zona leste

Perseguição policial termina após colisão com viatura da PM em Porto Velho.
14
Petrobras inicia produção na plataforma P-78 em Búzios

Petrobras inicia produção na plataforma P-78 em Búzios

Plataforma P-78 amplia produção no campo de Búzios.
L
STF mantém prisão de Filipe Martins após descumprimento de medidas cautelares

STF mantém prisão de Filipe Martins após descumprimento de medidas cautelares

Ex-assessor de Bolsonaro segue preso por 21 anos após utilizar redes sociais proibidas.
L
Ministério da Saúde renova contrato bilionário com Rede Sarah

Ministério da Saúde renova contrato bilionário com Rede Sarah

Investimento garante atendimento a mais de 2 milhões de pacientes do SUS.
L
Ainda quero ser campeã da São Silvestre, diz Núbia de Oliveira.

Ainda quero ser campeã da São Silvestre, diz Núbia de Oliveira.

Subtítulo: Brasileira chega em terceiro lugar e mira vitória na próxima edição.
L
TV Brasil celebra 2026 com show Trem do Samba.

TV Brasil celebra 2026 com show Trem do Samba.

Clássicos do samba embalam a programação especial da TV Brasil nesta virada.
L
Etíope vence São Silvestre com ultrapassagem final.

Etíope vence São Silvestre com ultrapassagem final.

Muse Gisachew conquista a São Silvestre e brasileiro Fábio de Jesus fica em 3º.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.