TERÇA-FEIRA, 24/03/2026

Em destaque

12º Encontro Interestadual do PUFV estima reunir mil educadores

Promovido pelo Sicredi, evento será nos dias 29 e 30 de agosto, de forma online, com palestras a profissionais da educação de oito Estados; inscrições para participação já podem ser feitas

Por Soma Comunicação - 30

Publicado em 

Contribuir para a construção de uma sociedade mais próspera é o propósito do Sicredi, que além de disponibilizar soluções financeiras desenvolve programas sociais que impactam positivamente a comunidade. Um deles é o programa A União Faz A Vida (PUFV), desenvolvido há 28 anos no Brasil, que visa cooperar para um futuro mais justo por meio da educação, colaborando com as escolas na inovação dos modelos educacionais e potencializando os princípios e valores da cooperação e da cidadania entre crianças e adolescentes.

Para fomentar e fortalecer essa missão, nos dias 29 e 30 agosto o Sicredi realizará o 12º Encontro Interestadual do programa na região, de forma virtual, com palestras, momentos de troca de experiências e diálogos sobre boas práticas educacionais. A estimativa é que o evento reúna mil educadores e gestores de todo o país.

Educadores que tiverem interesse em participar do Encontro devem se inscrever no site encontroauniaofazavida.com.br. Os participantes receberão no e-mail cadastrado o link para acesso à transmissão ao vivo, que ocorrerá pelo YouTube.

Com o tema “Educadores, agentes transformadores”, o evento pretende impactar os participantes da rede de compromisso do programa: gestores, apoiadores, assessoria pedagógica, parceiros e educadores, para que contribuam com o processo de transformação do ambiente escolar e da comunidade, que traz resultados diretos na aprendizagem dos estudantes.

Conduzido pela jornalista e apresentadora Marina Martins, o evento terá palestrantes nacionais, que abordarão temas relevantes para o atual contexto da educação. Na lista de palestras estão: “Transformando o espaço educacional”, ministrada por Guto Niche; “Preparando para o futuro: Oportunidades no ensino fundamental”, apresentada por Raquel Karpinski; “Cuidar de si, para transformar o outro”, com Elisa Zingano e “Educadores, agentes transformadores”, por Leandro Karnal. As duas primeiras ocorrerão no dia 29 e as últimas, no dia 30.

“Por meio do programa A União Faz A Vida oferecemos metodologias aos profissionais da educação que beneficiam a aprendizagem das crianças e adolescentes. Por meio dela, os alunos são protagonistas, aprendem de uma forma diferente e participativa, tendo suas vivências inseridas na teoria apresentada em sala de aula. Ao promovermos os Encontros, buscamos impactar cada vez mais educadores para que andemos juntos no propósito de transformar o ambiente escolar do país, construindo uma sociedade mais justa e próspera”, afirma a gerente de Sustentabilidade e Cooperativismo da Central Sicredi Centro Norte, Daniela Lepinsk Romio.

Sobre o Programa

Desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de educação, o PUFV tem como objetivo contribuir com as escolas no desafio de inovar nos modelos de educação e potencializar os princípios e valores da cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes. O programa beneficia instituições de ensino públicas e particulares por meio de uma metodologia própria que valoriza os saberes obtidos fora e dentro da escola. A metodologia, que pode ser desenvolvida na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, coloca os alunos como protagonistas do processo de aprendizagem por meio do desenvolvimento de projetos que ajudam a explorar saberes, para além dos conteúdos escolares.

Em 2022, o programa foi desenvolvido em 576 cidades brasileiras, com atendimento a 2.945 escolas e a participação de 42.738 educadores e 507.074 crianças e adolescentes. O número de projetos desenvolvidos chegou a 11.995.
“O PUFV está há 28 anos gerando impactos positivos para milhares de crianças e adolescentes. Mas, os resultados desses esforços estão, principalmente, no protagonismo da gestão escolar e dos educadores, que exercem um importante papel dentro das salas de aula e na sociedade, estando cada vez mais preparados para fazer a diferença no processo de transformação social através da educação”, ressalta o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof.

SERVIÇO:

O que: 12º Encontro Interestadual do Programa A União Faz A Vida

Quando: 29 e 30 de agosto, a partir das 18h30

Onde: Transmissão ao vivo via YouTube

Se inscreva em: https://www.encontroauniaofazavida.com.br/

Programação

 

29/08/2023
A partir das
18h30
Palestra – Transformando o espaço educacional  – Guto Niche
Palestra – Oportunidades no Ensino Fundamental – Rachel Karpinski
Painel Desafios da Educação
 
30/08/2023
A partir das
18h30
Palestra – Cuidar de si, para transformar o outro – Elisa Zingano
Palestra – Professor, agente transformador – Leandro Karnal

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e algumas cidades de Goiás, o Sicredi está presente em 243 municípios e possui 298 agências, para o atendimento a mais de 1,140 milhão de associados.

Site do Sicredi: www.sicredi.com.br

Redes Sociais: Facebook |Instagram | LinkedIn | YouTube

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Hidrovia do Madeira: Prefeitura cria comitê para ampliar governança e ouvir população

Hidrovia do Madeira: Prefeitura cria comitê para ampliar governança e ouvir população

Com-Madeira integra Porto Velho nas decisões estratégicas sobre o transporte fluvial e busca atrair investimentos para gerar emprego e renda na capital.
L
Prefeitura de Porto Velho lança Programa BEN+SERVIDOR

Prefeitura de Porto Velho lança Programa BEN+SERVIDOR

Nova iniciativa institui benefícios e descontos exclusivos para servidores municipais, aposentados e pensionistas através de parcerias com o setor privado.
L
Clínica Veterinária Pública de Porto Velho fortalece acesso gratuito à saúde animal

Clínica Veterinária Pública de Porto Velho fortalece acesso gratuito à saúde animal

A unidade pioneira em Rondônia oferece castrações, exames e cirurgias para famílias de baixa renda e protetores.
L
Nova 364 intensifica limpeza na BR-364, minimizando riscos de acidentes

Nova 364 intensifica limpeza na BR-364, minimizando riscos de acidentes

Para minimizar esses perigos e reforçar a segurança viária, a Nova 364 intensifica, entre os dias 22 e 28 de março, os serviços de roçada ao longo da faixa de domínio, garantindo mais visibilidade, segurança e melhores condições de tráfego aos usuários.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L

Jovem News: Luiz Henrique Braga destaca ações sociais da Sorriso do Amanhã

Durante a entrevista, Luiz Henrique vai compartilhar a história da criação da entidade, os projetos desenvolvidos ao longo dos anos e os resultados alcançados com dedicação e compromisso.
L
CIEE abre 116 vagas de estágio e aprendizagem em Rondônia

CIEE abre 116 vagas de estágio e aprendizagem em Rondônia

Oportunidades contemplam estudantes do ensino médio e superior em diversas áreas, com cadastro gratuito disponível no portal do CIEE.
L

Ponto & Contraponto: Samuel Costa debate política e futuro de Rondônia

O debate promete trazer reflexões importantes sobre o futuro do estado, com diferentes visões e propostas que impactam diretamente a população.
L
Chuvas intensas atingem Rondônia no início da semana

Chuvas intensas atingem Rondônia no início da semana

Previsão indica tempestades em todas as regiões e risco de eventos mais severos a partir de terça-feira. Mesmo com a chegada do outono, o calor persiste e mantém a sensação de tempo abafado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo lança Projeto Soldado Cidadão para apoiar militares na transição ao mercado de trabalho

Governo lança Projeto Soldado Cidadão para apoiar militares na transição ao mercado de trabalho

Portaria publicada no Diário Oficial da União cria programa de capacitação e recolocação profissional para militares temporários após licenciamento.
L
Lula participa da entrega de 2,2 mil casas do Minha Casa, Minha Vida

Lula participa da entrega de 2,2 mil casas do Minha Casa, Minha Vida

Cerimônia ocorre em Brasília e simultaneamente em quatro estados, beneficiando famílias de todo o país nesta terça-feira (24/3).
L
TRT-14 movimenta quase R$ 4 milhões em acordos na campanha "Elas em Pauta"

TRT-14 movimenta quase R$ 4 milhões em acordos na campanha “Elas em Pauta”

Mutirão de conciliação focado em mulheres beneficiou 1,9 mil pessoas e reforçou acesso rápido à Justiça do Trabalho em RO e AC.
L
Cláudia de Jesus defende salários dignos para profissionais da saúde

Cláudia de Jesus defende salários dignos para profissionais da saúde

Parlamentar participou de fórum estadual e destacou a urgência de valorização profissional para garantir a qualidade da saúde pública.
L
Vereador Dr. Gilber vistoriza campos de futebol amador em Porto Velho

Vereador Dr. Gilber vistoriza campos de futebol amador em Porto Velho

Parlamentar percorre espaços esportivos da capital para levantar demandas de infraestrutura; foco da ação é garantir iluminação em LED e reformas de arquibancadas.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF prende quatro homens por embriaguez ao volante em rodovias de Rondônia

PRF prende quatro homens por embriaguez ao volante em rodovias de Rondônia

Ocorrências registradas neste final de semana na BR-364, BR-421 e BR-319 resultaram em detenções após acidentes e tentativas de fuga em Ariquemes e Porto Velho.
10
Equipe do 5º Batalhão apreende drogas no residencial Orgulho do Madeira

Equipe do 5º Batalhão apreende drogas no residencial Orgulho do Madeira

Ação da guarnição sob comando do sargento Machado ocorre após denúncias anônimas na zona leste de Porto Velho; suspeito conseguiu fugir pulando janela de apartamento.
12
Operação 7 vidas resgata gato de bueiro na zona sul de Porto Velho

Operação 7 vidas resgata gato de bueiro na zona sul de Porto Velho

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros realizam ação conjunta para salvar animal preso em galeria de esgoto; resgate mobilizou moradores nesta segunda-feira (23).
L
MPRO consegue condenação de assaltantes que atacaram deputado Jean Mendonça e família

MPRO consegue condenação de assaltantes que atacaram deputado Jean Mendonça e família

Crimes ocorreram em outubro de 2025 e resultaram em penas que totalizam 30 anos de reclusão
14
Homem é preso por agredir filha e ameaçar esposa em RO

Homem é preso por agredir filha e ameaçar esposa em RO

Caso de violência doméstica no bairro Lagoa, em Porto Velho, envolveu adolescente ferida e ameaças de morte; suspeito foi detido pela Polícia Militar.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corujão da Saúde otimiza atendimento noturno e reduz filas em Porto Velho

Corujão da Saúde otimiza atendimento noturno e reduz filas em Porto Velho

Programa alcança 9 mil atendimentos na unidade Manoel Amorim de Matos, oferecendo alternativa para trabalhadores e idosos.
L
Mudanças climáticas são tema de fórum municipal com propostas sustentáveis em Porto Velho

Mudanças climáticas são tema de fórum municipal com propostas sustentáveis em Porto Velho

Prefeito e especialistas debateram soluções ambientais e o enfrentamento de eventos extremos durante encontro no Teatro Banzeiro.
L
Hospital de Amor celebra 64 anos com campanha solidária e prêmios de até R$ 500 mil

Hospital de Amor celebra 64 anos com campanha solidária e prêmios de até R$ 500 mil

Aniversário da instituição em Barretos distribui R$ 800 mil em sorteios e financia tratamento oncológico gratuito para milhares de pacientes no Brasil.
L
Brasil supera meta com 66% das crianças alfabetizadas na idade certa

Brasil supera meta com 66% das crianças alfabetizadas na idade certa

Governo Federal anuncia que dois em cada três alunos concluíram o 2º ano do ensino fundamental sabendo ler e escrever em 2025; objetivo é atingir 80% até 2030.
L
Aposentados e pensionistas do INSS em Rondônia terão 13º salário antecipado

Aposentados e pensionistas do INSS em Rondônia terão 13º salário antecipado

Pagamento será dividido entre abril e maio, injetando R$ 453,2 milhões na economia do estado e beneficiando cerca de 250 mil pessoas.
L
Nubank enfrenta instabilidade no Pix nesta segunda-feira (23)

Nubank enfrenta instabilidade no Pix nesta segunda-feira (23)

Usuários relatam dificuldades para realizar transações; plataforma registra pico de mais de 1 mil notificações de erro.
L
Operação Cidade Limpa intensifica ações em Porto Velho

Operação Cidade Limpa intensifica ações em Porto Velho

Trabalho em várias regiões garantem mais qualidade de vida e saúde pública
L
Dra. Taíssa Sousa fiscaliza entrega de quadra em Campo Novo de Rondônia

Dra. Taíssa Sousa fiscaliza entrega de quadra em Campo Novo de Rondônia

Parlamentar destaca compromisso com a população.
L
Juíza condena advogados de Jairinho a pagarem custos de adiamento do júri

Juíza condena advogados de Jairinho a pagarem custos de adiamento do júri

Magistrada impõe multa para cobrir gastos com segurança e alimentação após defesa abandonar plenário; julgamento do caso Henry Borel foi remarcado para o dia 25 de maio.
L
Dra. Taíssa Sousa apoia 2ª Corrida Mulher Maravilha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa Sousa apoia 2ª Corrida Mulher Maravilha em Guajará-Mirim

Com inscrições gratuitas e grande adesão da população, o evento deve reunir centenas de participantes.
L