SEXTA-FEIRA, 21/11/2025

Em destaque

Emissão de visto de turismo para brasileiros nos EUA cresce quase 40%

Até junho, 516,8 mil vistos para turismo e negócios foram concedidos

Por Bruno de Freitas Moura / Agência Brasil - 25

Publicado em 

Até junho, 516,8 mil vistos para turismo e negócios foram concedidos
J. Mantovani/ Bandita Imagem

O jornalista Augusto Pigini (foto), de 36 anos, mora em São Paulo e quer conhecer a Califórnia, nos Estados Unidos. Mas, por causa da falta de visto de turista, teve que adiar a viagem. “Eu dei entrada em abril do ano passado, mas só tinha entrevista para o fim de agosto deste ano. Eu e minha mulher pretendíamos ir para os Estados Unidos no ano passado, mas, por causa dessa fila longa, a gente teve que adiar para o ano que vem”, conta.

Casos de longa espera como a do jornalista parecem estar diminuindo. No primeiro semestre de 2023, os Estados Unidos concederam 547 mil vistos para brasileiros. Um crescimento de 34,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Desses, 516,8 mil são destinados para turismo e negócios, 38,7% a mais que no primeiro semestre de 2022.

Os dados são de um levantamento feito pelo escritório de advocacia imigratória AG Immigration, que fica em Washington, com base em números do Departamento de Estado americano – equivalente ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

O advogado de imigração e sócio da AG Immigration, Felipe Alexandre, explica que parte desse aumento é em razão da ampliação do atendimento ao público feita pela embaixada e consulados dos Estados Unidos no Brasil. Mas ele acrescenta que essa alta também é justificada “pela base de comparação, já que, em 2022, a emissão ainda estava se recuperando do período de quase dois anos em que ficou paralisada em razão da pandemia, que interrompeu os serviços imigratórios”.

O advogado acredita que a demanda reprimida pode fazer com que o ano termine “com o maior volume de vistos dos Estados Unidos já emitidos na história”.

De acordo com a pesquisa, o Brasil foi o terceiro país que mais recebeu vistos nos primeiros seis meses do ano, ficando atrás de México (1,3 milhão) e Índia (783,8 mil). Colômbia (261,5 mil) e China (254 mil) completam as cinco primeiras colocações.

Na sequência dos tipos de vistos americanos mais emitidos para brasileiros no primeiro semestre aparecem os para intercâmbio cultural e profissional, com 5,4 mil autorizações, e os de estudante, com 4,3 mil concessões.

Efeito dólar

Felipe Alexandre avalia que a desvalorização do dólar frente ao real ajuda o interessado em ir para o exterior, mas o efeito não é tão grande para explicar a procura pelos vistos “já que câmbio segue em patamares elevados, e os vistos que foram emitidos no primeiro semestre deste ano foram solicitados ao longo de 2022, quando a moeda americana ainda estava mais cara”.

O economista e professor do Ibmec Gilberto Braga avalia que o dólar deva flutuar pouco abaixo dos R$ 5, no cenário atual de queda de juros no Brasil e aumento nos países desenvolvidos. “Essa combinação faz com que parte dos investidores estrangeiros que têm dólar prefiram fazer investimentos em mercados mais seguros em detrimento de uma rentabilidade que começa a cair no Brasil”, pondera, acrescentando que o câmbio é muito volátil a notícias conjunturais, como relacionadas à guerra na Ucrânia e sobre o comportamento da economia de países como China e Estados Unidos.

Frente a essa expectativa de volatilidade, o economista sugere que pessoas que tenham planos de viagens nos próximos meses já adquiram a moeda estrangeira, em vez de esperar por mais desvalorização. “Sempre acho que a pessoa que tem um recurso e já está decidida a viajar, estando o preço dentro dos objetivos dela, deve comprar”, ressaltando que o uso de “dinheiro digital”, como cartões e celular costuma ser mais prático e seguro que a moeda física.

Pedido de visto

O brasileiro que tiver interesse em solicitar visto americano deve buscar agendamento no site da embaixada americana. Há representações em Brasília, Porto Alegre, no Recife, Rio de Janeiro e em São Paulo. É possível também acompanhar o tamanho da fila de espera neste link.

Cada modalidade de visto tem um prazo específico para concessão. Alguns levam poucos dias. A categoria de turismo e negócios é a que tem os maiores períodos de espera. Nesta quarta-feira (16), por exemplo, o prazo variava de 226 dias em Porto Alegre a 28 dias em Brasília. No site da embaixada americana há também informações sobre agendamento de emergência, em casos como a morte de um parente próximo, doença grave ou tratamento médico urgente nos Estados Unidos.

Alguns casos dispensam entrevistas na embaixada ou consulados. Por exemplo, para quem vai renovar o visto ou cujo documento expirou nos últimos 48 meses.

“Eu não sabia que o processo de renovação é menos burocrático que o de tirar um novo. Acabei dormindo no ponto e tive que pegar toda essa fila”, lamenta Augusto.

Os solicitantes com idade inferior a 14 anos ou superior a 79 anos também podem solicitar o visto sem uma entrevista.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Encerramento da COP30: “Mas que não! Que sim!”

A COP30 terminou misturando orgulho paraense, debates climáticos, preços polêmicos, um incêndio na área diplomática e muita expectativa sobre o futuro da Amazônia.
L

Fogo na “Blue Zone” causou apreensão em membros da organização Kanindé presentes na COP30

Neide Cardozo relatou o incidente nas suas redes sociais. Apesar do susto, minguem se feriu
L
Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

O sarau “Corpos que Falam, Vozes que Lutam” reuniu artistas no Mercado Cultural e integrou a campanha dos 21 Dias de Ativismo com debates sobre identidade e justiça social.
L
Sorteio define endereços das unidades do Empreendimento Porto Madero V em Porto Velho

Sorteio define endereços das unidades do Empreendimento Porto Madero V em Porto Velho

O sorteio das unidades do Empreendimento Porto Madero V, do Minha Casa Minha Vida, ocorre neste sábado (22), e garante transparência na definição dos endereços.
L

Trump oficializa retirada de tarifa de 40% para produtos brasileiros e governo comemora; ‘vitória’

Medida do presidente Donald Trump derruba sobretaxa de 40% sobre importações agrícolas do Brasil, como carne e café, e é vista por Luiz Inácio Lula da Silva como resultado de diplomacia bem-sucedida.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prazo final para solicitar reaplicação do Enem 2025 termina hoje

Prazo final para solicitar reaplicação do Enem 2025 termina hoje

Candidatos afetados por problemas logísticos ou diagnosticados com doenças infectocontagiosas nos dias de prova têm até as 12h desta sexta-feira, 21 de novembro, para fazer o pedido na Página do Participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
L
Ensino digital será obrigatório nos municípios a partir de 2026

Ensino digital será obrigatório nos municípios a partir de 2026

Municípios que desejam receber recursos do VAAR devem adotar a BNCC da Computação no ensino básico.
L
Porto Velho Luz começa nesta sexta-feira com noite inclusiva para PCDs

Porto Velho Luz começa nesta sexta-feira com noite inclusiva para PCDs

Primeira noite será exclusiva para pessoas com deficiência, com acesso antecipado e ambiente adaptado.
L
Caminhada pela Adoção mobiliza população em Porto Velho

Caminhada pela Adoção mobiliza população em Porto Velho

Ação do TJRO e da Prefeitura reúne comunidade no Espaço Alternativo para incentivar a adoção.
L
INSS passa a exigir biometria para novos benefícios

INSS passa a exigir biometria para novos benefícios

Cadastro biométrico será obrigatório no INSS a partir de 21 de novembro para combater fraudes.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula indica Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal

Lula indica Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal

Advogado-Geral da União foi escolhido para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso.
L
Pista de caminhada no Estádio Aglair Tonelli recebe ordem de serviço em Cacoal

Pista de caminhada no Estádio Aglair Tonelli recebe ordem de serviço em Cacoal

Investimento destinado por Cássio Gois atende demanda antiga da comunidade.
L
Cristiane Lopes acompanha uso de maquinários que ampliam produção no Joana D’Arc

Cristiane Lopes acompanha uso de maquinários que ampliam produção no Joana D’Arc

Emenda já reforça infraestrutura rural e garante avanço para famílias agricultoras.
L
Lula agradece gesto dos EUA e busca reduzir tensão bilateral

Lula agradece gesto dos EUA e busca reduzir tensão bilateral

Presidente vê redução de tarifas dos EUA como passo relevante e diz esperar “zerar celeuma” nas relações comerciais.
L
Lula celebra retirada de tarifas pelos EUA

Lula celebra retirada de tarifas pelos EUA

Presidente diz que decisão reforça respeito entre países.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Policiais militares salvam cinco pessoas após grave acidente na BR-364 em RO

VÍDEO: Policiais militares salvam cinco pessoas após grave acidente na BR-364 em RO

De acordo com testemunhas, um carro modelo Peugeot com os cinco ocupantes que estava parado no “Pare e Siga”, foi atingido na traseira por um caminhão e depois prensado contra uma carreta que estava a frente, deixando todas as vítimas presas às ferragens.
16
Mulher é presa levando drogas no órgão genital para o marido no presídio 470

Mulher é presa levando drogas no órgão genital para o marido no presídio 470

A mulher recebeu voz de prisão e foi encaminhada ao Departamento de Flagrantes.
10
Equipe do sargento Pantoja captura suspeita de homicídio no Orgulho do Madeira

Equipe do sargento Pantoja captura suspeita de homicídio no Orgulho do Madeira

A prisão de “Gleici do CV”, realizada pelo 5º BPM sob comando do sargento Pantoja, ocorreu no Orgulho do Madeira, onde foi confirmado mandado por homicídio.
12
Carro pega fogo na zona sul de Porto Velho

Carro pega fogo na zona sul de Porto Velho

De acordo com testemunhas, o veículo estava trafegando normalmente quando começou a pegar fogo e o condutor saiu rapidamente de dentro.
12

Homem é preso por adulterar sorvete de colega de trabalho com sêmen

O suspeito de 42 anos foi preso por importunação sexual após câmeras de segurança flagrarem o ato em um estabelecimento comercial na Região Metropolitana de Curitiba.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Outorga: VALDECI HENKERT

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL
L

Recebimento da Dispensa da Licença Ambiental: E S DE OLIVEIRA,

DISPENSA DE LICENÇA AMBIENTAL N.º 016.02430.007/2025-SUL
L
Locomotiva 18 faz nova exibição no domingo e resgata memória histórica no Complexo Madeira-Mamoré

Locomotiva 18 faz nova exibição no domingo e resgata memória histórica no Complexo Madeira-Mamoré

A exibição da Locomotiva 18 acontece neste domingo (23) e promete envolver o público em uma experiência que valoriza a história ferroviária de Porto Velho.
L

Recebimento da Dispensa da Licença Ambiental: DROGÃO GENÉRICO COMÉRCIO DE MEDICAMENTOS LTDA

DISPENSA DE LICENÇA AMBIENTAL N.º 016.02441.007/2025-SUL
L
Governo de RO destaca desafios e fortalecimento de parcerias para engajar produtores no Projeto Floresta+ Amazônia na COP30

Governo de RO destaca desafios e fortalecimento de parcerias para engajar produtores no Projeto Floresta+ Amazônia na COP30

Nos debates da COP30, o Governo de Rondônia reforçou estratégias para ampliar o engajamento no Projeto Floresta+ Amazônia e consolidar parcerias para desenvolvimento sustentável.
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: EDIVANIA DA SILVA PANTOJA

DISPENSA DE LICENÇA AMBIENTAL N.º 016.02384.007/2025-SUL
L

Recebimento de Licença Ambiental (LAO): AUTO POSTO PENTA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO (LAO).
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: L H M DE A SALLES LTDA

DISPENSA DE LICENCIAMENTO Nº 016.02398.007/2025-SUL
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.