SEXTA-FEIRA, 23/01/2026

Em destaque

Com aumento anunciado pelo Petrobras, rondoniense passa a pagar entre 6,35 a 6,45 reais o litro da gasolina

Como aumento anunciado de cerca de 16 por cento na gasolina e 25 por cento no diesel, desde a terça-feira, a Petrobras tem uma sobrevida viável.

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

Foto:: pexels

Provavelmente os reajustes virão a conta-gotas, porque se viessem numa só vez, seria uma espécie de caos. Com prejuízo de 25 por cento na gasolina que importa e 28 por cento na importação do óleo diesel, a Petrobras não teria como manter a compra dos produtos que ela precisa importar, para abastecer o país, sem que corresse o risco (de novo!) de quebrar. Ao manter o valor dos combustíveis abaixo dos preços internacionais, nossa estatal do petróleo saltou de um lucro bilionário no ano passado, para grandes prejuízos, desde que a nova política foi implantada. A máxima de que a extrema burrice é repetir o mesmo processo, esperando resultado diferente, mais uma vez está em execução. No governo Dilma controlar os preços das contas de energia e dos combustíveis, acabou, quando a realidade teve que ser enfrentada, nos aumentos exagerados que o Brasil teve que bancar.  Repetiu-se o mesmo, esperando o que? Até ontem o óleo diesel importado era  vendido ao consumidor no Brasil por até 1 real a menos o litro, em relação aos preços internacionais; a gasolina, a menos 75 centavos. Como aumento anunciado de cerca de 16 por cento na gasolina e 25 por cento no diesel, desde a terça-feira, a Petrobras tem uma sobrevida viável.

Como importamos grande percentual, principalmente do diesel que consumimos, a diferença bancada pelos cofres da Petrobras traz duas consequências. A primeira: a estatal caminhava em direção à quebradeira, como já esteve, quando era a empresa do setor mais endividada do Planeta, com seus projetos populistas e irreais. A outra: a falta de produto. Em Rondônia, por exemplo, onde cerca de 50 por cento do óleo diesel é importado, embora ainda não tenha havido o desabastecimento, o risco existia, num futuro próximo, caso não fossem cobrados os preços de mercado, como começou a ser feito agora. Com os aumentos nas distribuidoras, a gasolina, para o rondoniense, passará a custar entre 6,35 a 6,45 o litro. Enfim, decididamente, a economia global não é para amadores e populistas. Porque a vida real é muito mais dura do que os efusivos discursos para agradar o consumidor, que, depois, terá que pagar, como sempre, aliás, por todos os erros cometidos por seus governantes.

BAGATTOLI DIZ QUE A CONTINUAREM OS EMBARGOS, PEQUENOS PRODUTORES TERÃO QUE VIVER DO BOLSA FAMÍLIA

Numa longa entrevista concedida ao programa Papo de Redação, com os Dinossauros da Parecis FM, o senador Jaime Bagattoli abordou vários temas, desde a questão do governo Lula (que, segundo ele, ainda não disse a que veio!); os políticos que foram eleitos com um discurso conservador, estão mudando de lado, até  os riscos que as medidas ambientais estão causando, principalmente para os pequenos produtores do nosso Estado. Os embargos, já tinha alertado o Senador numa intervenção sobre o tema, semana passada, podem fazer com que milhares de pequenos agricultores, criadores de gado e da produção de leite, tenham que sobreviver à base do Bolsa Família, impedidos de trabalhar em suas terras. Defendeu a imediata regularização fundiária de peço menos 75 mil pequenas propriedades no Estado e destacou a importância do agronegócio para a economia de Rondônia. O senador do PL também abordou questões complexas, como a relação entre os criadores de gado e os frigoríficos e destacou que nunca viu, em toda a sua vida, o preço do boi tão em baixa como agora, quando uma cabeça aqui vale a metade do mesmo gado, por exemplo, dos que vale nos Estados Unidos. Mas teve muito mais…

SENADOR FAZ SÚPLICA A DOIS BISPOS PARA QUE SE PRONUNCIEM PUBLICAMENTE CONTRA A LIBERAÇÃO DAS DROGAS

Um dos momentos mais surpreendentes da entrevista, foi quando o senador abordou a questão da liberação das drogas, que já tem quatro votos a favor e nenhum contra, na votação do STF. Bagattoli fez o que chamou de “´súplica” às autoridades da Igreja Católica do Estado, para que se manifestem publicamente contra essa autorização. Sem citar os nomes dos bispos Dom Roque Paloschi, de Porto Velho e Dom Norbert Hans Foester, de Ji-Paraná, o católico praticante Bagattoli pediu que “os dois bispos se pronunciem sobre esse absurdo”, que, segundo ele, autorizará a compra das drogas dos traficantes, causando um grande dano à sociedade rondoniense e brasileira. Ele lembrou que lideranças evangélicas estão se pronunciando em todo o país, contra a heresia da liberação das drogas, citando nominalmente o senador Magno Malta, como um dos grandes opositores da liberação e pediu aos bispos rondonienses que se posicionem contra as drogas. Bagattoli abordou outras questões, como a do marco temporal, que caso seja mudado o que está na Constituição, obrigará o Brasil a aumentar suas terras indígenas de 14 por cento para quase 32 por cento do seu território. Por fim, garantiu que o que prometeu na campanha, cumprirá no Senado.

DEPOIS DO FRACASSO DE DÉCADAS DE POPULISMO, ARGENTINOS PODEM ESTAR CAMINHANDO PARA A EXTREMA DIREITA

No início do século 20, havia um país latino americano que tinha a nona economia do mundo. Sua renda por habitante era maior do que Alemanha, França, Dinamarca… Era a Argentina. A partir de um golpe militar em 1930, começou a decadência. O golpe fatal foi dado com a chegada do peronismo, em 1946. Os peronistas colocaram os juízes da Suprema Corte em julgamento político, forçaram sua renúncia e os substituíram por outros simpáticos às suas agendas. O poder foi concentrado. Na economia, o estado se tornou cada vez mais intervencionista: nacionalizações e regulações enfraqueceram os direitos de propriedade e a liberdade para trabalhar e empreender. Tal modelo condenou a Argentina a décadas de produtividade estagnada, inflação alta e baixo crescimento econômico. Veio a ditadura militar e tudo piorou. Mesmo após a redemocratização em 1983, o país sofre com a estrutura herdada de mais de meio século de populismo e instabilidade. Depois de vários governos de esquerda, com apenas quatro anos de um conservador, o país pode se voltar para um outro extrema direita. Javier Milei, um extremista de projetos nada ortodoxos, está à frente das prévias presidenciais. Pobre argentinos, que já estiveram entre os mais ricos do mundo!

ASFALTO NA BR 319 FICA FORA DO PAC: PRESSÃO DAS ONGS CONTINUA DECIDINDO OS RUMOS DA AMAZÔNIA

Ah, o poder das ONGs internacionais na Amazônia|! Ele é imensurável! Foi a pressão delas junto à sua Rainha, Marina Silva, que por coincidência também é ministra do Meio Ambiente e, ainda por maior coincidência, indicada e apoiada por elas para  cargo, que ajudou a excluir, do PAC, uma das obras mais importantes para a Amazônia. O superprograma do governo Lula para obras, que apenas para Rondônia, prevê investimentos que supera, os 29 bilhões de reais, ignorou o reasfaltamento da BR 319, a única via de ligação, por terra, do Amazonas com Rondônia e com o restante do país. Lula afirmou, em entrevista sobre o assunto, que a Casa Civil conduziria um estudo a respeito da questão. Ou seja, empurrou com a barriga, para não contar a realidade: a BR 319 não está nos planos do seu governo, como já se sabia. Marina Silva, repetindo o discurso dos grandes interesses internacionais em nossa floresta, que o Amazonas é o terceiro Estado que mais desmata no país. E concluiu, do alto da sua sapiência incontestável: a culpa é da existência da Rodovia. Emponderada pela política ambientalista que sonha em isolar as populações Amazônidas, mantendo-as como exigem nossos verdadeiros mandatários estrangeiros e seus milhões de dólares e euros, Marina lidera um projeto que jamais atende o Brasil, mas sim a seus parceiros mundo afora. Não é de graça que ela é a Rainha das ONGs. Conquistou este título com muito esforço.  Pobre Brasil! Pobre Amazônia!

ATÉ A SEXTA: NAS CONTAS EM ATRASO, ENERGISA FACILITA NEGOCIAÇÃO COM DESCONTOS E PARCELAMENTO ESPECIAL

Uma oportunidade para não se perder. Até esta sexta-feira, dia 18, a Energisa mantém sua campanha de negociação, para que consumidores com débitos na empresa, possam regularizar suas contas. Há condições muito especiais para que os clientes ponham em dia contas em atraso. A campanha propõe que o débito pode ser elado em até 24 vezes, tanto no boleto quanto no cartão de crédito. Outra opção é o desconto que poderá chegar até 50%, conforme a situação da dívida. “A ação visa auxiliar os consumidores que estão enfrentando dificuldades em deixar suas faturas de energia em dia. A Energisa compreende que imprevistos financeiros podem ocorrer e está sempre em busca de soluções que favoreçam seus clientes”, afirma o coordenador de Recebíveis, Thiago Cardoso. A campanha de negociação tem duração limitada, ou seja, vai somente até este 18 de agosto. Os débitos também podem ser negociados por meio dos seguintes canais de atendimento da empresa:  – Site: energisa.com.br; – Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular); – Gisa: gisa.energisa.com.br; – Whatsapp: (69) 99358-9673; e Call Center: 0800 647 – 0120.

COM POPULARIDADE EM ALTA, CASAL RAUPP PODE VOLTAR ÀS DISPUTAS ELEITORAIS EM BREVE

Pode ser uma solenidade partidária; pode ser uma reunião comunitária; pode ser um simples encontro na rua: quando o casal Raupp passa por alguma região do interior do Estado, é abraço e festejado. Valdir e Marinha Raupp estão distantes das disputas eleitorais há algum tempo, mas ambos podem retornar quando quiserem à vida pública, tal a popularidade que ainda mantém. Injustiçado, até que todas as Fake contra ele tenham sido barradas na Justiça, Valdir Raupp teve uma passagem histórica pelo Senado, chegando inclusive a presidir o MDB nacional, o maior partido do Brasil. Marinha, que chegou a ter 112 mil votos numa eleição, recorde ainda não batido até hoje, é lembrada como a parlamentar que mais recursos destinou para Rondônia. Nos últimos dias, rondoniense que acompanhou o casal por várias cidades do interior, ficou impressionado com o que viu. O casal continua afirmando que, ao menos neste momento, não pensa em disputar outra eleição. Valdir Raupp, quando questionado, sempre tem a resposta clássica na língua: “o futuro a Deus pertence!”, dizendo, em outras palavras, que Deus é quem lhe indicará os caminhos. Mas há quem diga que os olhos do senador brilham, quando se fala em nova disputa pelo Senado.

EXPEDITO PERCORRE O ESTADO ORGANIZANDO O PSD E BUSCANDO NOMES VIÁVEIS PARA A ELEIÇÃO DO ANO QUE VEM

Há outro político rondoniense, com longa história na vida pública, que também não para! Percorrendo cada município da sua terra, o ex-senador Expedito Júnior, mesmo sem mandato no momento, cumpre mais uma missão, a qual ele dá atenção muito especial: organizar seu novo partido, o PSB, presidido em nível nacional por seu amigo de longo anos, Gilberto Kassab e, aqui no Estado, por seu filho, o ex-deputado federal e hoje ocupando importante cargo no governo Lula, Expedito Netto. Não há dia da semana que não se encontre Expedito Júnior em alguma reunião, por vezes com grupos maiores, outras com apenas alguns amigos. A prioridade agora é a de montar estratégias de lançamento dos nomes de candidatos às Câmaras de Vereadores em todos os 52 municípios do Estado e, ainda, ter uma relação viável de candidato à Prefeito. ‘Um partido não cresce sem que ocupe cargos no Executivo”, sentencia, do alto da sua experiência. No ano que vem, na eleição municipal, certamente se verá, concretamente, o resultado do trabalho “formiguinha” de Expedito Júnior.

COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR DISCUTE, NESTA QUARTA. DIMINUIÇÃO NOS VOOS EM RONDÔNIA

A bancada federal já entrou de sola no assunto. Dias atrás, teve importante reunião em Brasília, na Anac, inclusive com a presença destacada da dra. Euma Tourinho, presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia, convidada para participar. Todos os dias, parlamentares abordam o assunto, seja em comentários enviados à imprensa, seja em publicações em suas redes sociais. Destacam-se, no episódio, parlamentares como Cristiane Lopes, Thiago Flores e Maurício Carvalho, entre alguns dos deputados que mais têm trado do assunto do cancelamento dos voos nacionais em Rondônia. O assunto chega, nesta quarta-feira, na Comissão de Defensora do Consumidor da Assembleia Legislativa. Presidida pelo Delegado Lucas Torres, a Comissão pretende ouvir representantes das empresas e outros setores, em busca de alternativas que não prejudiquem o transporte aéreo em nosso Estado. Encontro está agendado para às 10 horas da manhã.

PERGUNTINHA

Você é a favor ou contra a liberação das drogas para consumo próprio, sem criminalização, conforme está prestes a ser aprovado no STF?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

79,54% da população de Rondônia integra classes A, B e C

79,54% da população de Rondônia integra classes A, B e C

Entre 2022 e 2024, estado ampliou participação nas classes de maior renda, conforme estudo da FGV; renda do trabalho e políticas públicas impulsionaram mudança
L
Prefeitura de Jaru libera carnês do IPTU 2026

Prefeitura de Jaru libera carnês do IPTU 2026

Contribuinte pode acessar guias virtuais pelo site ou WhatsApp; desconto de 10% para pagamento em cota única
L
Brasileiros demonstram desconhecimento sobre detalhes do Holocausto, aponta estudo

Brasileiros demonstram desconhecimento sobre detalhes do Holocausto, aponta estudo

Embora o termo seja familiar para a maioria da população, mais de 45% dos brasileiros não sabem definir corretamente o que foi o genocídio nazista, segundo pesquisa inédita.
L
Prazo para pequenos negócios renegociarem dívidas com a União termina em 30 de janeiro

Prazo para pequenos negócios renegociarem dívidas com a União termina em 30 de janeiro

O edital da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional oferece descontos de até 100% sobre juros e multas para microempreendedores e empresas de pequeno porte em débito com o fisco.
L
Apex e Congresso planejam missão à Europa para destravar acordo com Mercosul

Apex e Congresso planejam missão à Europa para destravar acordo com Mercosul

O presidente da ApexBrasil e o senador Davi Alcolumbre organizam uma visita oficial a Bruxelas em março para pressionar pela ratificação definitiva do tratado comercial.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições para o Fies 2026 começam em 3 de fevereiro

Inscrições para o Fies 2026 começam em 3 de fevereiro

O Ministério da Educação publicou o edital que oferece mais de 67 mil vagas de financiamento para o primeiro semestre, destinadas a estudantes com renda familiar de até três salários mínimos.
L

Giro News: Dra. Waldirene de Souza Rivas fala sobre toxina botulínica

Cirurgiã ortopedista explica o que é a toxina botulínica, para que serve, quem pode se beneficiar e a importância do uso responsável, além do trabalho filantrópico na Casa Família Rosetta
L
Câmara dos Deputados publica edital para policial legislativo ainda em janeiro

Câmara dos Deputados publica edital para policial legislativo ainda em janeiro

O presidente da Casa, Hugo Motta, confirmou a nova seleção em anúncio oficial nas redes sociais, enquanto as inscrições para outros cargos terminam na próxima segunda-feira.
L
Prefeitura inicia entrega de kits escolares e uniformes em fevereiro

Prefeitura inicia entrega de kits escolares e uniformes em fevereiro

O prefeito Léo Moraes anunciou o investimento que beneficia mais de 46 mil alunos; a entrega de kits escolares visa garantir segurança, inclusão e igualdade na rede municipal.
L
Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina nesta sexta

Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina nesta sexta

As secretarias de educação têm até amanhã para apresentar pedidos de reconsideração sobre a classificação preliminar divulgada pelo Ministério da Educação no sistema oficial.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

POLÍTICA

Edevaldo Neves defende política de proximidade em entrevista

Edevaldo Neves defende política de proximidade em entrevista

O deputado estadual ressaltou que a base de seu mandato é o diálogo direto com os eleitores e a presença constante tanto na capital quanto nas regiões do interior de Rondônia.
L
Lula e Narendra Modi discutem cooperação estratégica entre Brasil e Índia

Lula e Narendra Modi discutem cooperação estratégica entre Brasil e Índia

Em telefonema de 45 minutos, líderes prepararam terreno para visita presidencial em fevereiro, focando em parcerias na defesa, ciência e tecnologia e biocombustíveis.
L
Lula e Mahmoud Abbas discutem reconstrução e plano de paz para Gaza

Lula e Mahmoud Abbas discutem reconstrução e plano de paz para Gaza

Em conversa por telefone, os líderes avaliaram o cenário após o cessar-fogo e a proposta de criação de um conselho internacional para pacificar o enclave palestino.
L
Governo e ONU realizam ações após três anos de emergência Yanomami

Governo e ONU realizam ações após três anos de emergência Yanomami

A programação em Roraima inclui a inauguração de novos espaços de acolhimento e o reforço da cooperação internacional para proteção de indígenas e refugiados.
L
Supremo arquiva investigação contra delegados por blitze nas eleições de 2022

Supremo arquiva investigação contra delegados por blitze nas eleições de 2022

O ministro Alexandre de Moraes acolheu o parecer da PGR sobre a falta de provas contra dois policiais, enquanto determinou o trancamento de ações para outros nomes já condenados.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil de Rondônia moderniza investigações com ciclo de investimentos entre 2019 e 2025

Polícia Civil de Rondônia moderniza investigações com ciclo de investimentos entre 2019 e 2025

Sob gestão do governador Marcos Rocha, a polícia recebeu novos complexos, tecnologia de inquérito eletrônico e reforço no combate ao crime organizado em todo o estado.
L
Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Comandante-geral da PMRO, Coronel Glauber Souto, detalha operação de segurança no Carnaval em Rondônia que inicia em 31 de janeiro para proteger foliões e combater crimes.
L
Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Simone Araújo Gomes foi vista pela última vez dirigindo um Jeep Renegade azul, com destino à BR-364
12
Apenado agride policial penal durante tentativa de saída da cela no Presídio 603

Apenado agride policial penal durante tentativa de saída da cela no Presídio 603

A agressão ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), após detentos simularem uma emergência médica para forçar a saída da cela em Porto Velho.
10
Carro incendiado por criminosos havia sido furtado de depósito em Porto Velho

Carro incendiado por criminosos havia sido furtado de depósito em Porto Velho

Veículo modelo Celta foi queimado no bairro Planalto; além do automóvel, moto, botijas de gás e mercadorias também foram levadas do depósito.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estudantes do IFRO alcançam notas de destaque no Enem 2025

Estudantes do IFRO alcançam notas de destaque no Enem 2025

Alunos de diferentes unidades em Rondônia registraram pontuações de 960 na redação e médias gerais superiores a 750 pontos, consolidando a qualidade do ensino técnico federal.
L
Alunos do IFRO participam de simulação da ONU em Brasília e representam Rondônia

Alunos do IFRO participam de simulação da ONU em Brasília e representam Rondônia

Estudantes dos campi de Porto Velho integraram a etapa final do Modelo Internacional do Brasil, desenvolvendo habilidades de diplomacia e liderança em evento nacional.
L
IFRO publica segunda chamada do PSU 2026/1 e convoca aprovados para matrícula

IFRO publica segunda chamada do PSU 2026/1 e convoca aprovados para matrícula

Os candidatos selecionados têm até o dia 26 de janeiro para enviar a documentação via sistema oficial, garantindo uma das mais de 3,7 mil vagas gratuitas oferecidas pela instituição.
L
IFRO abre seleção para nutricionista com bolsa de 3 mil reais em Porto Velho

IFRO abre seleção para nutricionista com bolsa de 3 mil reais em Porto Velho

O processo seletivo busca profissional externo para atuar no projeto de alimentação escolar dos campi Calama e Zona Norte, com inscrições abertas a partir desta sexta-feira.
L
Range Rover Evoque 2013 Automática Com Alto Padrão na Zé Veículos

Range Rover Evoque 2013 Automática Com Alto Padrão na Zé Veículos

SUV premium que une luxo, desempenho e design sofisticado em um único veículo.
L
WR-V EX CVT 2018 Automático Com Baixa Quilometragem na Zé Veículos

WR-V EX CVT 2018 Automático Com Baixa Quilometragem na Zé Veículos

SUV compacto, confiável e confortável, perfeito para quem busca versatilidade e segurança no dia a dia.
L
Cemetron recebe reforma e ampliação com novos leitos de UTI e clínica

Cemetron recebe reforma e ampliação com novos leitos de UTI e clínica

O Governo entrega nesta sexta-feira (23) as novas instalações do Cemetron investimento de R$ 19 milhões ampliou a unidade com 31 novos leitos.
L
Fable ganha previsão de lançamento e novo trailer de gameplay

Fable ganha previsão de lançamento e novo trailer de gameplay

Reboot da saga de fantasia será lançado entre setembro e dezembro para PS5, Xbox Series X|S e PC, com abordagem moderna e multiplataforma
L
Detran-RO realiza ação 2 Rodas 1 Só Vida para conscientizar motociclistas na capital

Detran-RO realiza ação 2 Rodas 1 Só Vida para conscientizar motociclistas na capital

A operação do Detran-RO abordou 112 condutores em Porto Velho com o objetivo de reduzir sinistros e promover a segurança viária dentro da campanha Sua Vida Vale Mais.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.