QUINTA-FEIRA, 22/01/2026

Em destaque

Da caatinga ao seringal – parte II – por Marquelino Santana

O sonho de riqueza e de uma vida próspera adquiria cada vez mais esperança e fortalecimento, como a mais bem-vinda realidade a entrar em cada lar nordestino.

Por Marquelino Santana - ƒ

Publicado em 

Soldados da borracha recrutados pelo SEMTA - Museu de Arte da UFC. Fortaleza (CE). (1943).

A PROPAGANDA

A linguagem persuasiva durante o Estado Novo exerceu poderosa influência no senso comum do sertanejo. A Amazônia receberá a segunda grande leva de migrantes nordestinos e assim promover no até então “desconhecido mundo”, a tão dogmática batalha da borracha. A sutileza e versatilidade do discurso, pode neste sentido consolidar o desejo de seu autor, fazendo com que o receptor aceite as condições de seu domínio. O escritor russo Mikhail Bakhtin nos esclarece que o narrador pode deliberadamente apagar as fronteiras do discurso citado, a fim de colori-lo com as suas entoações, o seu humor, a sua ironia, o seu ódio, com o seu encantamento ou o seu desprezo.

Persuadidos e convencidos a embrenharem-se no desconhecido, homens, mulheres e crianças estavam agora determinados a prestarem “seu amor” à pátria. Os soldados e as soldadas da borracha não mediram esforços em abraçar a mãe seringueira e extrair dela seu sustento. A coordenação de mobilização econômica do Estado Novo, visando atender ao interesse americano pela borracha natural brasileira, criou o SEMTA (Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para o Amazonas), o SESP (Serviço Especial de Saúde Pública) e a SAVA (Superintendência de Abastecimento do Vale Amazônico).

Após a entrada triunfante dos japoneses em dezembro de 1941 no sudeste asiático durante a segunda guerra mundial, os americanos começaram a ter uma queda repentina nos seus estoques de borracha. À beira de um colapso da sua principal matéria-prima para a indústria bélica, os Estados Unidos assinaram com o Brasil o acordo de Washington – decreto lei n° 5813 de 14 de setembro de 1943 – que dentre outros acordos de parceria durante a segunda grande guerra, estava a de alistar trabalhadores da região Nordeste brasileira e enviar para o vale amazônico.

As propagandas oficiais invadiram o Nordeste. O “paraíso” parecia estar mais perto do que se poderia imaginar. O sonho de riqueza e de uma vida próspera adquiria cada vez mais esperança e fortalecimento, como a mais bem-vinda realidade a entrar em cada lar nordestino. Tudo parecia que os problemas oriundos da vida na caatinga seriam superados através de um toque de mágica. Por todos os cantos da cidade havia cartazes que massificavam o apelo do Governo Federal. O nordestino valente e leal precisa se alistar e mostrar todo seu patriotismo ao país.

Em 1940 o Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia ganhou um novo aliado: A SEMTA contratou o pintor suíço Jean Pierre Chabloz, que ficou encarregado de produzir parte dos serviços de propaganda oficial do governo, objetivando mobilizar com sucesso os trabalhadores do sertão para os seringais nativos da região Norte do Brasil.

Logo os trabalhos de Chabloz ficaram conhecidos, e depois de residir quase três anos no Rio de Janeiro, o pintor suíço fixa residência na capital cearense, de onde eram massificados e divulgados os seus trabalhos artísticos.

Os trabalhos de Chabloz estavam a serviço de uma política populista que precisava promover com segurança a ideia de que “o paraíso verde” seria sem resquícios de dúvidas a única solução para acabar com o estado de miséria que acometia o povo sertanejo do Nordeste brasileiro. Naquele momento, o cartaz tinha a importante missão de cumprir e fortalecer as determinações do Estado Novo, através do Departamento de Imprensa e Propaganda.

O cartaz tornou-se um elemento da vida cotidiana no modo de produção capitalista. Ele invade as cidades e termina por influenciar de forma assustadora o nosso próprio ambiente. No Nordeste não fora diferente, de tanto visualizar cartazes extremamente sedutores, o homem da caatinga parecia estar convicto de que se tornaria o mais novo herói nacional e que certamente estaria prestes a conviver num ambiente que iria lhe oferecer fartura, conforto e prosperidade.

Mostraremos aqui uma sequência de cartazes produzidos por Jean Pierre Chabloz que persuadiu e conquistou o sertão nordestino, como forma de atender aos caprichos dos capitais nacional e internacional. Conforme podemos observar na figura abaixo, a extração do látex se tornaria algo fácil de se produzir e não traria quase nenhum sacrifício ao seringueiro.

Mais borracha para a vitória. Fonte – Acervo Jean Pierre Chabloz – Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza, (1943).

Abaixo do corte está localizado um pequeno suporte responsável pelo escoamento do látex até o balde que está fixado ao chão. No cartaz tudo parecia fácil e não deixava uma impressão de sofrimento, quando na verdade seria árdua a luta dos soldados da borracha na Amazônia brasileira. Reparem que os tradicionais cortes efetuados na seringueira para extração do látex, tais como a bandeira[1] e a espinha de peixe[2], não aparecem no desenho de Chabloz. O cartaz abaixo nos mostra a mudança de paisagem, onde se trocaria a região de um sertão semiárido pela floresta amazônica.

Rumo à Amazônia – Terra da fartura. Fonte – Acervo Jean Pierre Chabloz – Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – UFC. Fortaleza, (1943).

Na paisagem pintada por Chabloz fica explicito o tão sonhado processo de transição da caatinga ao seringal. O nordestino valente e leal trocaria de imediato o habitat das cactáceas pelo habitat da Hevea brasiliensis. O estado de miséria e desolação abriria espaço para um mundo novo recheado de fartura. Caminhões superlotados da SEMTA deixam o sertão e partem triunfante para o berço esplêndido do vale amazônico.

A terra seca seria substituída pela fertilidade da terra molhada e o silêncio amargo do homem sertanejo, em breve se transformaria num sorriso de felicidade. O cartaz também sugere que a viagem seria rápida e confortável, e que certamente os flagelados da seca não passariam por nenhuma privação.

O cartaz também atenta para o habitat do seringueiro, onde suas atividades eram realizadas próximas à sua residência e junto da família, com casa bela, lavoura e criações.

Vida nova na Amazônia – Fonte – Acervo Jean Pierre Chabloz – Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – UFC. Fortaleza, (1943).

Atentem que a soldado da borracha usa um lindo vestido vermelho e de forma tranquila estende as roupas no varal. Observemos que o sol penetra livremente na mata semiaberta. O gado está presente no curral, numa demonstração de que leite e carne bovina não seria nenhum problema para o recém-chegado nordestino na Amazônia. Crianças brincam e tratam de porcos e galinhas e a residência não deixa nenhuma dúvida do iminente conforto.

A extração do látex é feito harmonicamente no quintal da casa, as seringueiras estão colocadas lado a lado, e para tanto, não haveria a necessidade do seringueiro está percorrendo as estradas[3] de seringa e varadouros[4]. Completando a linda paisagem amazônica, a lavoura estava garantida, pelo menos água não seria o problema, e o paraíso finalmente estava prestes a cair na vida de homens, mulheres e crianças, até então, cansados de esperar pela felicidade que sempre tardara a chegar. Estava livre o caminho para uma “vida nova na Amazônia”. O cartaz incentiva o sertanejo que parece está em dúvida com a viagem, mostrando a alegria dos que estavam partindo.

Vai também para a Amazônia – Protegido pelo SEMTA – Fonte – Acervo Jean Pierre Chabloz – Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – UFC. Fortaleza, (1943).

Na figura o nordestino se despede do sertão, o caminhão munido de grandeza humana transportaria os “heróis da pátria” rumo à Amazônia. O SEMTA está presente na vida de cada migrante, oferecendo ao lar sofrido a tão esperada dignidade. Na despedida é somente alegria, festejo e felicidade. À porta de sua velha casa, estampada na caatinga do sertão, parecia ficar o último dos flagelados, triste, solitário e como diz o nordestino: “amuado” [5] de ter que continuar vivendo numa terra de sofrimentos. Para quem ficou no sertão e de repente se deparasse com o cartaz acima, no mínimo sentiria uma imensa vontade de partir. O caboclo da roça não precisaria mais transportar água num pote de barro exposto no quadro de Jean Pierre Chabloz.

Realmente o entusiasmo tomou conta de todos e contagiou de forma surpreendente os sertanejos nordestinos condenados à revelia da pátria. Conforme demonstra os desenhos da figura abaixo, os seringueiros tinham a grande oportunidade de obter saldo positivo em todas as suas atividades, e desta forma jamais sairiam devedores do barracão, quando na verdade já chegavam endividados e compromissados com o seringalista.

Desenho que ilustra parte do contrato referente às porcentagens que correspondia aos seringueiros. Fonte – Acervo Jean Pierre Chabloz – Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – UFC. Fortaleza, (1943).

No contrato padrão de trabalho nos seringais, os seringueiros eram facilmente ludibriados pela propaganda enganosa, assim como o foram nas demais peças montadas por Chabloz. O seringueiro que durante toda uma vida foi castigado e explorado pela ganância do seringalista, muitas vezes deve ter se lembrado das atraentes cláusulas presentes no seu contrato de trabalho, senão vejamos: ele teria conforme o cartaz acima, 60% da produção de toda borracha natural produzida em sua colocação; 50% da colheita da safra de castanha; 50% da madeira que supostamente seria derrubada; teria o direito a toda fartura da caça e pesca e ainda teria um bom pedaço de terra e tempo suficiente para plantar e colher tranquilamente.

As decepções, a desolação, as doenças e as mortes ainda estavam por vir, e os soldados e soldadas da borracha iriam ter que enfrentar a agonia de sobreviver em plena selva Amazônica, sem nenhuma assistência por parte de quem quer que seja. Logo de início os sertanejos recebiam roupas novas e diversos utensílios, dos quais podia se observar no cartaz uma imediata mudança de vida que separava ideologicamente a caatinga do seringal.

Os equipamentos de viagem fornecido pelo SEMTA – Fonte – Acervo Jean Pierre Chabloz – Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – UFC. Fortaleza, (1943).

Com a relação ao cartaz acima produzido por Chabloz, a pesquisadora Maria Verônica Secreto nos informa que o sertanejo recebia para a viagem o seguinte conjunto de utensílios: um enxoval composto por uma calça de mescla azul, uma blusa de morim branco, um chapéu de palha, um par de alparcatas de rabicho, uma caneca, um prato fundo, um talher que era colher e garfo, uma rede e um saco de estopa.

As peças criadas por Chabloz tinham, portanto, uma meta a ser cumprida: fazer com que milhares de flagelados nordestinos absorvessem os signos ideológicos e conseguissem satisfazer seus desejos através da concretização do binômio seca – migração. Esta junção tornou-se, pois indissociável e a linguagem persuasiva contribuiu fortemente para estabelecer nos rincões da caatinga nordestina, o maior processo migratório da história do país.

A propaganda certamente exerceu forte poder ideológico no sentido de apresentar a seu público alvo um sentimento de sucesso e liberdade em detrimento daqueles que viviam alheios a qualquer tipo de informação.

Agora na Amazônia os soldados da borracha iriam deparar-se com a primeira leva de nordestinos ocorrida durante o primeiro ciclo da borracha. Assim como os primeiros migrantes, eles trouxeram para o vale amazônico uma vasta heterogeneidade sócio – linguístico – cultural que honrosamente, integrará e engrandecerá de forma intensa e douradora, o notável berço multicultural dos povos da floresta.

Veja também:
Da caatinga ao seringal – parte I – por Marquelino Santana

[1] Bandeira- parte da árvore – seringueira – delimitada para a sangria ou corte. SOUZA, 2004. P.56.

[2] Espinha de peixe – corte da seringueira em bandeira dupla.

[3] Estrada de seringa – caminho percorrido pelos seringueiros para extração da seringa.

[4] Varadouro – estrada percorrida nos seringais, responsáveis pela ligação entre colocações e seringais, e importante trecho de passagem dos comboios que transportavam mercadorias até o barracão.

[5] Amuado – diz-se do sertanejo nordestino que fica em estado de raiva, calado, bravo.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Defesa Civil emite alerta laranja para chuvas intensas em Porto Velho

Defesa Civil emite alerta laranja para chuvas intensas em Porto Velho

Ventos fortes e precipitação volumosa podem causar quedas de árvores e descargas elétricas; população deve evitar áreas alagadas e ficar atenta a informações oficiais.
L
Bombeiros capturam jiboia em residência no setor de chácaras em RO

Bombeiros capturam jiboia em residência no setor de chácaras em RO

O animal foi encontrado na varanda de uma casa nas proximidades do clube da Polícia Civil em Vilhena, sendo posteriormente devolvido ao seu habitat natural pelos militares.
L
Homem diz ter sido atacado por onça pintada em Rondônia

Homem diz ter sido atacado por onça pintada em Rondônia

Um homem informou ter sido derrubado de sua motoneta por um felino de grande porte no setor de chácaras, gerando alerta entre as famílias que residem na região rural.
L
Itamaraty monitora impasse jurídico no acordo Mercosul-UE

Itamaraty monitora impasse jurídico no acordo Mercosul-UE

O Ministério das Relações Exteriores acompanha a decisão do Parlamento Europeu de enviar o tratado ao Tribunal de Justiça, medida que pode paralisar a integração comercial.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 55 milhões de reais

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 55 milhões de reais

O concurso 2.963 acontece nesta quinta-feira em São Paulo e as apostas podem ser realizadas até o início da noite em lotéricas ou canais digitais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Procon Rondônia: Avanços na proteção ao consumidor

Procon Rondônia: Avanços na proteção ao consumidor

Órgão estadual registra mais de 39 mil atendimentos em 2025, com fiscalizações, audiências de conciliação e feirões Limpa Nome, fortalecendo direitos dos consumidores e combatendo práticas abusivas em todo o território rondoniense.
L
RO institui Calendário Oficial de Datas Comemorativas

RO institui Calendário Oficial de Datas Comemorativas

Governo estadual cria documento inédito com datas culturais, esportivas e sociais, incluindo Calendário da Mulher, para organizar políticas públicas e fortalecer integração entre órgãos governamentais em Rondônia.
L
Carnaval 2026 em Porto Velho: Folia para crianças no Curumim Folia

Carnaval 2026 em Porto Velho: Folia para crianças no Curumim Folia

Evento organizado pela prefeitura reúne famílias no Mercado Cultural com atrações infantis, mascote Botinho e tema “Béra Folia”, valorizando cultura regional e promovendo integração segura para pequenos foliões no dia 1º de fevereiro.
L
Açaí de Porto Velho é destaque na merenda escolar municipal

Açaí de Porto Velho é destaque na merenda escolar municipal

Mais de 43 mil alunos recebem o alimento duas vezes por semana, com inclusão que valoriza cultura local e agrega valor nutricional, seguindo orientações de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação.
L
Novo piso do magistério gera impasse entre professores e prefeitos

Novo piso do magistério gera impasse entre professores e prefeitos

A medida provisória que eleva o salário mínimo dos professores para 5.130,63 reais garante ganho real à categoria, mas é contestada por municípios devido ao impacto fiscal.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Publicidade

POLÍTICA

DER recupera ponte do Rio Cujubim após pedido de deputado

DER recupera ponte do Rio Cujubim após pedido de deputado

Intervenção emergencial na RO-205 garante segurança no trecho entre Cujubim e Machadinho d’Oeste, atendendo solicitação do deputado Pedro Fernandes.
L
Deputados aprovam LOA 2026: Orçamento de R$ 18,6 bilhões

Deputados aprovam LOA 2026: Orçamento de R$ 18,6 bilhões

Após debates acirrados na Assembleia Legislativa, projeto segue para sanção governamental, priorizando saúde e segurança, com distribuição equilibrada entre poderes e órgãos estaduais em Rondônia.
L
RO abre Edital de Precatórios 2026 com deságio de 40%

RO abre Edital de Precatórios 2026 com deságio de 40%

Governo estadual oferece R$ 124 milhões para pagamento antecipado de créditos, reduzindo burocracia e fortalecendo responsabilidade fiscal até 13 de fevereiro, beneficiando credores e economia local.
L
Alex Redano recebe liderança da Omeron na Presidência da Assembleia Legislativa

Alex Redano recebe liderança da Omeron na Presidência da Assembleia Legislativa

Encontro reforça diálogo institucional, respeito à liberdade religiosa e reconhecimento ao trabalho da Omeron em Rondônia
L
Dra. Taíssa participa da inauguração do Terminal Rodoviário de Itapuã do Oeste

Dra. Taíssa participa da inauguração do Terminal Rodoviário de Itapuã do Oeste

Entre os presentes, esteve a vereadora Kenia Carvalho (PL), responsável por apresentar a demanda que deu início ao processo de regularização e homologação do terminal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carreta tomba na curva da noiva em trecho da BR-364

Carreta tomba na curva da noiva em trecho da BR-364

O acidente ocorreu nas primeiras horas desta quinta-feira próximo ao aeroporto do IG e o motorista sofreu apenas ferimentos leves após o veículo perder a estabilidade.
12
Policiais militares salvam bebê engasgado em Colorado do Oeste

Policiais militares salvam bebê engasgado em Colorado do Oeste

A equipe da Polícia Militar agiu com rapidez e aplicou manobra de primeiros socorros para desobstruir as vias aéreas de uma criança na zona central do município.
L
Médicas são presas em Guajará-Mirim por envolvimento em tortura, sequestro e cárcere privado contra uma boliviana

Médicas são presas em Guajará-Mirim por envolvimento em tortura, sequestro e cárcere privado contra uma boliviana

A vítima, natural de Guayaramerín, foi atraída a Guajará pelas médicas sob o pretexto de oferecer um presente ao seu filho. Em seguida, ela foi sequestrada e levada para um cativeiro, onde permaneceu por três dias sendo brutalmente torturada. O caso segue sob investigação da Polícia Federal. As acusadas já se encontram presas.
16
PRF prende suspeito de furtar fiação elétrica em Vilhena

PRF prende suspeito de furtar fiação elétrica em Vilhena

O flagrante ocorreu na BR 174 durante patrulhamento ostensivo da Polícia Rodoviária Federal, revelando a persistência da modalidade criminosa que mais cresce na cidade.
10
casa incendiada

Casa é incendiada após tio confessar morte de sobrinha

Paulo F., de 61 anos, admitiu ter assassinado e decapitado a adolescente Beatryz E., de 14 anos.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental: COPACEL INDUSTRIA DE PAPEIS LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
os carros mais rápidos dos anos 80

Velocidade Máxima: Os carros mais rápidos dos anos 80 que marcaram época

A década de 1980 foi o auge da busca pelos 300 km/h, trazendo ícones como a Ferrari F40 e o Porsche 959.
L
Porto Velho aos 111 anos: Agricultura familiar em expansão

Porto Velho aos 111 anos: Agricultura familiar em expansão

Histórico de produtor rural reflete transformação do município, com apoio da Semagric fortalecendo sistemas sustentáveis, acesso a mercados e renda para famílias que cultivam o solo amazônico.
L
IPTU 2026: Entenda o cálculo do imposto em Porto Velho

IPTU 2026: Entenda o cálculo do imposto em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho detalha critérios de cobrança do IPTU e da Taxa de Lixo, que em 2026 acompanham apenas a inflação sem apresentar aumento real.
L
Foragido é preso e ponto de venda de drogas é fechado no centro

Foragido é preso e ponto de venda de drogas é fechado no centro

A Polícia Militar desativou uma boca de fumo no bairro Mato Grosso após prender um criminoso que tentou usar identidade falsa para esconder condenação de 10 anos.
10

Favoo divulga resultados excepcionais em redação no Enem 2025

Escola de Vilhena contraria queda nacional e registra 76% dos alunos acima de 800 pontos em redação no Enem 2025.
L
Conselho de Saúde: Edital define eleição para mandato 2026

Conselho de Saúde: Edital define eleição para mandato 2026

O Conselho Municipal de Saúde define regras para escolha de entidades do mandato 2026-2029, garantindo transparência e participação social na gestão local.
L
Carro é destruído por coquetel molotov na zona leste

Carro é destruído por coquetel molotov na zona leste

Criminosos atacaram um veículo no bairro Planalto durante a madrugada de quinta-feira, elevando a tensão em Porto Velho após série de atentados incendiários.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.