QUARTA-FEIRA, 24/12/2025

Em destaque

Da caatinga ao seringal – parte II – por Marquelino Santana

O sonho de riqueza e de uma vida próspera adquiria cada vez mais esperança e fortalecimento, como a mais bem-vinda realidade a entrar em cada lar nordestino.

Por Marquelino Santana - ƒ

Publicado em 

Soldados da borracha recrutados pelo SEMTA - Museu de Arte da UFC. Fortaleza (CE). (1943).

A PROPAGANDA

A linguagem persuasiva durante o Estado Novo exerceu poderosa influência no senso comum do sertanejo. A Amazônia receberá a segunda grande leva de migrantes nordestinos e assim promover no até então “desconhecido mundo”, a tão dogmática batalha da borracha. A sutileza e versatilidade do discurso, pode neste sentido consolidar o desejo de seu autor, fazendo com que o receptor aceite as condições de seu domínio. O escritor russo Mikhail Bakhtin nos esclarece que o narrador pode deliberadamente apagar as fronteiras do discurso citado, a fim de colori-lo com as suas entoações, o seu humor, a sua ironia, o seu ódio, com o seu encantamento ou o seu desprezo.

Persuadidos e convencidos a embrenharem-se no desconhecido, homens, mulheres e crianças estavam agora determinados a prestarem “seu amor” à pátria. Os soldados e as soldadas da borracha não mediram esforços em abraçar a mãe seringueira e extrair dela seu sustento. A coordenação de mobilização econômica do Estado Novo, visando atender ao interesse americano pela borracha natural brasileira, criou o SEMTA (Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para o Amazonas), o SESP (Serviço Especial de Saúde Pública) e a SAVA (Superintendência de Abastecimento do Vale Amazônico).

Após a entrada triunfante dos japoneses em dezembro de 1941 no sudeste asiático durante a segunda guerra mundial, os americanos começaram a ter uma queda repentina nos seus estoques de borracha. À beira de um colapso da sua principal matéria-prima para a indústria bélica, os Estados Unidos assinaram com o Brasil o acordo de Washington – decreto lei n° 5813 de 14 de setembro de 1943 – que dentre outros acordos de parceria durante a segunda grande guerra, estava a de alistar trabalhadores da região Nordeste brasileira e enviar para o vale amazônico.

As propagandas oficiais invadiram o Nordeste. O “paraíso” parecia estar mais perto do que se poderia imaginar. O sonho de riqueza e de uma vida próspera adquiria cada vez mais esperança e fortalecimento, como a mais bem-vinda realidade a entrar em cada lar nordestino. Tudo parecia que os problemas oriundos da vida na caatinga seriam superados através de um toque de mágica. Por todos os cantos da cidade havia cartazes que massificavam o apelo do Governo Federal. O nordestino valente e leal precisa se alistar e mostrar todo seu patriotismo ao país.

Em 1940 o Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia ganhou um novo aliado: A SEMTA contratou o pintor suíço Jean Pierre Chabloz, que ficou encarregado de produzir parte dos serviços de propaganda oficial do governo, objetivando mobilizar com sucesso os trabalhadores do sertão para os seringais nativos da região Norte do Brasil.

Logo os trabalhos de Chabloz ficaram conhecidos, e depois de residir quase três anos no Rio de Janeiro, o pintor suíço fixa residência na capital cearense, de onde eram massificados e divulgados os seus trabalhos artísticos.

Os trabalhos de Chabloz estavam a serviço de uma política populista que precisava promover com segurança a ideia de que “o paraíso verde” seria sem resquícios de dúvidas a única solução para acabar com o estado de miséria que acometia o povo sertanejo do Nordeste brasileiro. Naquele momento, o cartaz tinha a importante missão de cumprir e fortalecer as determinações do Estado Novo, através do Departamento de Imprensa e Propaganda.

O cartaz tornou-se um elemento da vida cotidiana no modo de produção capitalista. Ele invade as cidades e termina por influenciar de forma assustadora o nosso próprio ambiente. No Nordeste não fora diferente, de tanto visualizar cartazes extremamente sedutores, o homem da caatinga parecia estar convicto de que se tornaria o mais novo herói nacional e que certamente estaria prestes a conviver num ambiente que iria lhe oferecer fartura, conforto e prosperidade.

Mostraremos aqui uma sequência de cartazes produzidos por Jean Pierre Chabloz que persuadiu e conquistou o sertão nordestino, como forma de atender aos caprichos dos capitais nacional e internacional. Conforme podemos observar na figura abaixo, a extração do látex se tornaria algo fácil de se produzir e não traria quase nenhum sacrifício ao seringueiro.

Mais borracha para a vitória. Fonte – Acervo Jean Pierre Chabloz – Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza, (1943).

Abaixo do corte está localizado um pequeno suporte responsável pelo escoamento do látex até o balde que está fixado ao chão. No cartaz tudo parecia fácil e não deixava uma impressão de sofrimento, quando na verdade seria árdua a luta dos soldados da borracha na Amazônia brasileira. Reparem que os tradicionais cortes efetuados na seringueira para extração do látex, tais como a bandeira[1] e a espinha de peixe[2], não aparecem no desenho de Chabloz. O cartaz abaixo nos mostra a mudança de paisagem, onde se trocaria a região de um sertão semiárido pela floresta amazônica.

Rumo à Amazônia – Terra da fartura. Fonte – Acervo Jean Pierre Chabloz – Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – UFC. Fortaleza, (1943).

Na paisagem pintada por Chabloz fica explicito o tão sonhado processo de transição da caatinga ao seringal. O nordestino valente e leal trocaria de imediato o habitat das cactáceas pelo habitat da Hevea brasiliensis. O estado de miséria e desolação abriria espaço para um mundo novo recheado de fartura. Caminhões superlotados da SEMTA deixam o sertão e partem triunfante para o berço esplêndido do vale amazônico.

A terra seca seria substituída pela fertilidade da terra molhada e o silêncio amargo do homem sertanejo, em breve se transformaria num sorriso de felicidade. O cartaz também sugere que a viagem seria rápida e confortável, e que certamente os flagelados da seca não passariam por nenhuma privação.

O cartaz também atenta para o habitat do seringueiro, onde suas atividades eram realizadas próximas à sua residência e junto da família, com casa bela, lavoura e criações.

Vida nova na Amazônia – Fonte – Acervo Jean Pierre Chabloz – Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – UFC. Fortaleza, (1943).

Atentem que a soldado da borracha usa um lindo vestido vermelho e de forma tranquila estende as roupas no varal. Observemos que o sol penetra livremente na mata semiaberta. O gado está presente no curral, numa demonstração de que leite e carne bovina não seria nenhum problema para o recém-chegado nordestino na Amazônia. Crianças brincam e tratam de porcos e galinhas e a residência não deixa nenhuma dúvida do iminente conforto.

A extração do látex é feito harmonicamente no quintal da casa, as seringueiras estão colocadas lado a lado, e para tanto, não haveria a necessidade do seringueiro está percorrendo as estradas[3] de seringa e varadouros[4]. Completando a linda paisagem amazônica, a lavoura estava garantida, pelo menos água não seria o problema, e o paraíso finalmente estava prestes a cair na vida de homens, mulheres e crianças, até então, cansados de esperar pela felicidade que sempre tardara a chegar. Estava livre o caminho para uma “vida nova na Amazônia”. O cartaz incentiva o sertanejo que parece está em dúvida com a viagem, mostrando a alegria dos que estavam partindo.

Vai também para a Amazônia – Protegido pelo SEMTA – Fonte – Acervo Jean Pierre Chabloz – Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – UFC. Fortaleza, (1943).

Na figura o nordestino se despede do sertão, o caminhão munido de grandeza humana transportaria os “heróis da pátria” rumo à Amazônia. O SEMTA está presente na vida de cada migrante, oferecendo ao lar sofrido a tão esperada dignidade. Na despedida é somente alegria, festejo e felicidade. À porta de sua velha casa, estampada na caatinga do sertão, parecia ficar o último dos flagelados, triste, solitário e como diz o nordestino: “amuado” [5] de ter que continuar vivendo numa terra de sofrimentos. Para quem ficou no sertão e de repente se deparasse com o cartaz acima, no mínimo sentiria uma imensa vontade de partir. O caboclo da roça não precisaria mais transportar água num pote de barro exposto no quadro de Jean Pierre Chabloz.

Realmente o entusiasmo tomou conta de todos e contagiou de forma surpreendente os sertanejos nordestinos condenados à revelia da pátria. Conforme demonstra os desenhos da figura abaixo, os seringueiros tinham a grande oportunidade de obter saldo positivo em todas as suas atividades, e desta forma jamais sairiam devedores do barracão, quando na verdade já chegavam endividados e compromissados com o seringalista.

Desenho que ilustra parte do contrato referente às porcentagens que correspondia aos seringueiros. Fonte – Acervo Jean Pierre Chabloz – Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – UFC. Fortaleza, (1943).

No contrato padrão de trabalho nos seringais, os seringueiros eram facilmente ludibriados pela propaganda enganosa, assim como o foram nas demais peças montadas por Chabloz. O seringueiro que durante toda uma vida foi castigado e explorado pela ganância do seringalista, muitas vezes deve ter se lembrado das atraentes cláusulas presentes no seu contrato de trabalho, senão vejamos: ele teria conforme o cartaz acima, 60% da produção de toda borracha natural produzida em sua colocação; 50% da colheita da safra de castanha; 50% da madeira que supostamente seria derrubada; teria o direito a toda fartura da caça e pesca e ainda teria um bom pedaço de terra e tempo suficiente para plantar e colher tranquilamente.

As decepções, a desolação, as doenças e as mortes ainda estavam por vir, e os soldados e soldadas da borracha iriam ter que enfrentar a agonia de sobreviver em plena selva Amazônica, sem nenhuma assistência por parte de quem quer que seja. Logo de início os sertanejos recebiam roupas novas e diversos utensílios, dos quais podia se observar no cartaz uma imediata mudança de vida que separava ideologicamente a caatinga do seringal.

Os equipamentos de viagem fornecido pelo SEMTA – Fonte – Acervo Jean Pierre Chabloz – Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – UFC. Fortaleza, (1943).

Com a relação ao cartaz acima produzido por Chabloz, a pesquisadora Maria Verônica Secreto nos informa que o sertanejo recebia para a viagem o seguinte conjunto de utensílios: um enxoval composto por uma calça de mescla azul, uma blusa de morim branco, um chapéu de palha, um par de alparcatas de rabicho, uma caneca, um prato fundo, um talher que era colher e garfo, uma rede e um saco de estopa.

As peças criadas por Chabloz tinham, portanto, uma meta a ser cumprida: fazer com que milhares de flagelados nordestinos absorvessem os signos ideológicos e conseguissem satisfazer seus desejos através da concretização do binômio seca – migração. Esta junção tornou-se, pois indissociável e a linguagem persuasiva contribuiu fortemente para estabelecer nos rincões da caatinga nordestina, o maior processo migratório da história do país.

A propaganda certamente exerceu forte poder ideológico no sentido de apresentar a seu público alvo um sentimento de sucesso e liberdade em detrimento daqueles que viviam alheios a qualquer tipo de informação.

Agora na Amazônia os soldados da borracha iriam deparar-se com a primeira leva de nordestinos ocorrida durante o primeiro ciclo da borracha. Assim como os primeiros migrantes, eles trouxeram para o vale amazônico uma vasta heterogeneidade sócio – linguístico – cultural que honrosamente, integrará e engrandecerá de forma intensa e douradora, o notável berço multicultural dos povos da floresta.

Veja também:
Da caatinga ao seringal – parte I – por Marquelino Santana

[1] Bandeira- parte da árvore – seringueira – delimitada para a sangria ou corte. SOUZA, 2004. P.56.

[2] Espinha de peixe – corte da seringueira em bandeira dupla.

[3] Estrada de seringa – caminho percorrido pelos seringueiros para extração da seringa.

[4] Varadouro – estrada percorrida nos seringais, responsáveis pela ligação entre colocações e seringais, e importante trecho de passagem dos comboios que transportavam mercadorias até o barracão.

[5] Amuado – diz-se do sertanejo nordestino que fica em estado de raiva, calado, bravo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Coluna do Simpi – Em 2026 você vai ser feliz!

Uma mensagem de força, união e esperança para os empreendedores brasileiros, reafirmando seu papel fundamental na economia, seu poder de mobilização e o desejo de um 2026 com mais respeito, crescimento e conquistas.
L

Entre o decreto e a manjedoura

Uma reflexão sobre como o recenseamento romano conduziu José e Maria até Belém e mostrou que, entre números e promessas, Deus continua guiando a história.
L
Nota Legal Rondoniense distribui R$ 500 mil em sorteio especial no Parque da Cidade

Nota Legal Rondoniense distribui R$ 500 mil em sorteio especial no Parque da Cidade

Evento realizado nesta segunda-feira (22) contemplou 50 cidadãos com prêmios de até R$ 20 mil e reforçou a importância da cidadania fiscal em Rondônia.
L
Pão Nosso oferece café da manhã gratuito e gera economia em Porto Velho

Pão Nosso oferece café da manhã gratuito e gera economia em Porto Velho

Programa da Seas beneficia famílias do CadÚnico e idosos como Marcos Uchôa e José Mourão, promovendo segurança alimentar e interação social na capital.
L
Cadastro Territorial Multifinalitário avança com acompanhamento técnico

Cadastro Territorial Multifinalitário avança com acompanhamento técnico

Comissão e especialistas da UFSC realizam visitas estratégicas a secretarias municipais para integrar dados georreferenciados e modernizar a gestão territorial.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Apresentação gratuita acontece no dia 25 de dezembro, às 19h, com participação especial da Cia Express Art e apoio da Prefeitura.
L
Bolsonaro deve ser internado para cirurgia em Brasília

Bolsonaro deve ser internado para cirurgia em Brasília

Ex-presidente pode passar por procedimento médico no DF Star.
L

Agenda News: Grego Original ferve com rock, feijoada e virada épica!

Happy Friday, Feijuka com Rock e Réveillon 2026 prometem agitar Porto Velho com música ao vivo e muita energia boa.
L
Polícia Militar apresenta balanço positivo de produtividade em 2025

Polícia Militar de Rondônia apresenta balanço positivo e redução de crimes em 2025

Corporação destaca queda histórica em roubos e homicídios na capital e no interior após investimentos em inteligência e tecnologia.
L
Lula assina indulto de Natal e exclui condenados por atos golpistas

Lula assina indulto de Natal e exclui condenados por atos golpistas

Decreto presidencial mantém proibição de perdão de pena para crimes contra o Estado Democrático de Direito e delitos hediondos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois destina mais de R$ 1 milhão para Ministro Andreazza

Deputado Cássio Gois destina mais de R$ 1 milhão para Ministro Andreazza

Investimentos entregues nesta segunda-feira (22) contemplam veículos, construção de quadra poliesportiva e assistência alimentar para famílias vulneráveis.
L
Dra. Taíssa cobra melhorias na Linha 32 em Nova Dimensão após flagrar caos

Dra. Taíssa cobra melhorias na Linha 32 em Nova Dimensão após flagrar caos

Parlamentar encontrou produtores isolados no “Morro da 32” durante a madrugada e exige intervenção imediata do DER-RO para garantir o escoamento da produção.
L
População do Distrito de Surpresa receberá capacitação solicitada pela Dra. Taíssa Sousa

População do Distrito de Surpresa receberá capacitação solicitada pela Dra. Taíssa Sousa

Capacitação marítima para moradores da região ribeirinha ocorrerá em 2026, facilitando a regularização profissional e o desenvolvimento econômico local.
L
Dra. Taíssa destaca força do setor produtivo no encerramento do "Domingo na CDL"

Dra. Taíssa destaca força do setor produtivo no encerramento do “Domingo na CDL”

Parlamentar acompanhou as três etapas do evento em Porto Velho, reforçando o apoio a lojistas e feirantes das avenidas Jatuarana, Amador dos Reis e Sete de Setembro.
L
Dra. Taíssa celebra Rondônia 44 anos e destaca força do povo rondoniense

Dra. Taíssa celebra Rondônia 44 anos e destaca força do povo rondoniense

Parlamentar relembrou a trajetória histórica do estado e reafirmou seu compromisso em transformar o desenvolvimento econômico em qualidade de vida para a população.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista fica inconsciente após ser atropelado por carro na zona leste

Ciclista fica inconsciente após ser atropelado por carro na zona leste

Acidente ocorreu na Avenida Guaporé; vítima foi atingida por carro em trecho com baixa iluminação.
14
Ação rápida do BPChoque leva à prisão de dupla armada na zona sul

Ação rápida do BPChoque leva à prisão de dupla armada na zona sul

Prisões foram realizadas durante abordagem em motocicleta no bairro Castanheira.
14
Rio registra aumento de audiências e prisões por violência doméstica

Rio registra aumento de audiências e prisões por violência doméstica

Violência contra a mulher apresenta crescimento em audiências e prisões.
14
Acidente envolvendo dois carros deixa mulher ferida em Porto Velho

Acidente envolvendo dois carros deixa mulher ferida em Porto Velho

Colisão de veículos no bairro Maringá deixa mulher ferida.
12
Equipe do sgt Machado flagra dupla com drogas na zona sul

Equipe do sgt Machado flagra dupla com drogas na zona sul

Ação policial ocorreu em boca de fumo no bairro Aeroclube.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dra. Taíssa solicita patrolamento da Linha Eletrônica entre Jacinópolis e Buritis

Dra. Taíssa solicita patrolamento da Linha Eletrônica entre Jacinópolis e Buritis

Indicação parlamentar foca na recuperação da RO-420 para garantir o tráfego de ambulâncias, ônibus escolares e o escoamento da produção rural.
L
UPA Leste recebe reforma para modernizar saúde pública

UPA Leste recebe reforma para modernizar saúde pública

Obras iniciadas em setembro avançam na infraestrutura da unidade na zona Leste; atendimentos continuam sem interrupções em sede provisória no bairro Juscelino Kubitschek.
L
Anvisa proíbe venda de medicamentos da Bwell e Needs

Anvisa proíbe venda de medicamentos da Bwell e Needs

Comércio de remédios das marcas é suspenso, mas produtos de beleza seguem à venda.
L
Consumidor terá conta de luz mais barata em janeiro

Consumidor terá conta de luz mais barata em janeiro

Bandeira tarifária verde será aplicada, sem custo extra para os usuários.
L
‘As Aventuras de Vô Capistana’ encanta Rondônia no Sesc 52

‘As Aventuras de Vô Capistana’ encanta Rondônia no Sesc 52

Espetáculo percorreu municípios de Rondônia, levando cultura e histórias da Amazônia.
L
Jovens de 15 a 19 anos têm até junho de 2026 para se vacinar contra HPV

Jovens de 15 a 19 anos têm até junho de 2026 para se vacinar contra HPV

Vacina contra HPV terá prazo estendido para resgatar cobertura entre adolescentes.
L
Orçamento 2026 prevê corte de R$ 488 milhões para universidades

Orçamento 2026 prevê corte de R$ 488 milhões para universidades

Universidades federais alertam que cortes comprometem ensino, pesquisa e assistência.
L
Agência seleciona brasileiros para viagem gratuita ao espaço

Agência seleciona brasileiros para viagem gratuita ao espaço

Inscrições para missão da SERA permitem civis brasileiros irem ao espaço.
L
Conab aporta R$ 14,6 milhões para compra de arroz, uva e pescados

Conab aporta R$ 14,6 milhões para compra de arroz, uva e pescados

Conab garante apoio à agricultura familiar por meio do PAA Compra Institucional.
L
Conab realiza leilões para escoamento de trigo e arroz nesta quarta-feira

Conab realiza leilões para escoamento de trigo e arroz nesta quarta-feira

Conab oferece apoio para escoamento de trigo e arroz da safra 2025/26 e 2024/25.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.