SEGUNDA-FEIRA, 07/07/2025
Publicidade

11 de agosto de 2023 – dia do estudante e do advogado, por Professor Ruzel Costa

Afinal, a Educação é o cerne do desenvolvimento socioeconômico, e sem ela, até mesmo as sociedades mais desenvolvidas tecnologicamente, desenvolvedoras da Revolução Industrial 4.0, retornariam ao estado primitivo em pouco tempo.

Por Professor Ruzel Costa - ƒ

Publicado em 

11 de agosto de 2023 - dia do estudante e do advogado, por Professor Ruzel Costa - News Rondônia

Mais uma data para reflexão quanto a importância da participação dos estudantes e dos advogados na vida socioeconômica do Estado. No alcance da justiça para quem necessita e da construção do conhecimento. Não se trata de mais uma data comemorativa que se repete todos os anos, mas sim de questionar, reivindicar os direitos básicos que temos constitucionalmente. O acesso à Educação e à Justiça.

Atualmente, ocorrem várias discussões importantíssimas referentes à Educação brasileira como: o Novo Ensino Médio, o formato do atual ENEM, a volta dos Cursos Técnicos, a Escola em tempo integral. Temas como estes são relevantes para alavancar a nossa tão sofrida Educação, como também tornar mais atrativo para os discentes. Afinal, a Educação é o cerne do desenvolvimento socioeconômico, e sem ela, até mesmo as sociedades mais desenvolvidas tecnologicamente, desenvolvedoras da Revolução Industrial 4.0, retornariam ao estado primitivo em pouco tempo.

11 de agosto de 2023 - dia do estudante e do advogado, por Professor Ruzel Costa - News Rondônia

Outra reflexão necessária é a preocupação que deve ser compartilhada com todos da Nação. A participação do Brasil no maior estudo sobre educação do mundo, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Uma pesquisa mundial que ocorre a cada três anos com aplicação de testes, a fim de analisar as habilidades de alunos de 15 anos em relação à Leitura, à Matemática e à Ciência, que contou com a participação de 79 países. O último resultado divulgado, do PISA de 2018, a participação do Brasil se mostrou sobremaneira pífia: Entre 58º e 60º lugar em Leitura; entre 66º e 68º em Ciências e entre 72º e 74º em Matemática. A variação existe por conta da margem de erro adotado pela pesquisa. Como vejo a participação do Brasil, enquanto docente:

“Para muitos e muitos a Quantidade é mais importante do que a Qualidade no ensino.”

O Estudante do Ensino Médio Ismael Tourinho de Abreu, relata “Certo dia, indaguei meu professor, com um de meus pensamentos que mais me aflige – É tempo demais para o esforço render frutos, professor. Não sinto que posso escolher um curso para seguir baseado em meus próprios gostos e habilidades, pois se o fizer, ficarei para trás, não terei garantia de futuro e me esforçarei o dobro, para alcançar objetivos iguais ao daqueles que escolheram outros caminhos. – Sua resposta não poderia, de forma alguma, ser mais anticlimática para a minha angústia.

Ele disse “Meu filho, eu trabalho aqui há mais de 30 anos e parece que comecei ontem!”.

Tal fala me fez repensar minha “carreira” de estudante. Será minha necessidade rápida de sucesso, necessária? Afinal, o sucesso não está em aproveitar a jornada até a linha de chegada? Pois, um estudante não é alguém que está matriculado em uma escola, curso ou universidade, mas sim quem estuda, no literal sentido da palavra. Alguém que se capacita e se atualiza com constância, jamais será vencido pelo tempo, e muito menos esquecido por ele, independente de quaisquer barreiras sociais e físicas. Por esse texto venho parabenizar a todos que, de alguma forma, buscam saber mais hoje do que sabiam ontem e que, amanhã buscarão saber mais do que sabem hoje. Feliz dia daqueles que estudam.

11 de agosto de 2023 - dia do estudante e do advogado, por Professor Ruzel Costa - News Rondônia

Em 11 de agosto de 1827, o Imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de Ciências Jurídicas e Sociais: um na cidade de São Paulo e o outro na cidade de Olinda, em Pernambuco, o qual mais tarde foi transferido para Recife. Até então, todos os interessados em estudar o Curso de Direito tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a Faculdade mais próxima. Em São Paulo, o lugar escolhido para o curso foi o Convento de São Francisco, no centro da cidade, construído em meados do século XVII. Cem anos após sua criação dos cursos de Direito, foi proposto que a data servisse para homenagear todos os estudantes e advogados.

Por sua vez, o Dia do Estudante é celebrado desde 1927, quando o advogado Celso Grand Ley propôs a criação da data, em um evento que celebrava os 100 anos dos cursos de Direito no Brasil.

Outra questão atual muito importante no processo educacional é a inclusão, o egresso dos estudantes no processo. Para as Pedagogas Lívia Catarina Matoso dos Santos Telles e Elaine Márcia Souza Rosa, do IFRO “A Educação Inclusiva é um assunto bem contemporâneo, é sem dúvida um tema que provoca debates e discussões no âmbito educacional, pois o Brasil, assim como muitos outros países, possui legislação que garante o processo de inclusão de pessoas com necessidades específicas na sociedade de forma igualitária, ou seja, através das leis visam permitir o acesso dessas pessoas na sociedade, nas escolas, nas universidades e, inclusive, no mercado de trabalho. Os direitos vão além das questões arquitetônica e condições de espaço físico, mas também formações, capacitações e sensibilização da comunidade acadêmica em prol dos direitos das pessoas com necessidades especiais.

Mas esses objetivos não são tão simples de serem alcançados. A Educação numa perspectiva inclusiva tem sido pauta de diversas discussões, é um processo que tem conquistado espaço considerável. Contudo, ainda temos diversos desafios, entre os quais podemos citar:

a) Diminuir a falta de acessibilidade, no que diz respeito ao acesso aos conteúdos em braile, libras, bem como confecção de materiais diferenciados que tem como objetivo facilitar o acesso dos alunos ao ensino;

b) Diminuir a falta de mobilidade, que está relacionada a aspectos físicos da instituição escolar, se refere ao deslocamento, ou seja, é preciso dispor de rampas, elevadores, guias para deficientes visuais, com o objetivo de facilitar a movimentação da mobilidade desse público;

c) Promover maiores investimentos em formações, principalmente para os docentes. É papel da escola fornecer aos professores capacitação e formação continuada, preparando-os para trabalhar com essas demandas, deve também cuidar cautelosamente das adaptações e equipamentos que forem necessários para que o aprendizado aconteça;

d) Promover maiores investimentos em contratações de profissionais especializados, tais como: Intérpretes de Libras, cuidadores, professores de apoio, professores de Braille, psicopedagogos entre outros.

Temos que ressaltar também que, apesar da existência de leis que garantem o acesso à escola, é comum que o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais específicas se dê de forma conturbada, e não raramente sejam denotados casos de discriminação e preconceito. Para que o preconceito diminua, a inclusão requer também mudanças significativas na gestão da escola, tornando-a mais democrática e participativa, compreendendo o espaço da escola como um verdadeiro campo de ações pedagógicas e sociais, no qual as pessoas compartilham projetos comuns”.

No Capítulo III da Constituição Federal Brasileira Artigo 205 consta: “A Educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a consolidação da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

11 de agosto de 2023 - dia do estudante e do advogado, por Professor Ruzel Costa - News Rondônia

A estudante do Ensino Fundamental I Vitória Rodrigues Plácido, 11 anos de idade, no seu sincero e tocante relato: “Para mim a escola é um lugar que se aprende e cria amizades que podem durar para a vida inteira. Ela pode parecer chata e assustadora para algumas pessoas, mas é um lugar muito bom para mim, pois tenho amigos, vários professores e posso brincar muito.  Eu já estudei em várias escolas: em Porto Velho, Brasília, Vitória. E agora estou de volta à Porto Velho. Em cada uma dessas escolas foi diferente e mais legal foram as amizades que eu criei. Tive muita dificuldade quando cheguei em Vitória, pois o Coronavírus não me deixou fazer novos amigos. A única coisa boa das aulas on-line era o conforto em casa. Nesta jornada épica, o mais triste foi deixar as amizades para trás.  Mas, agora estou muito feliz na minha nova escola, tenho vários amigos, um pátio grande para brincar de queimada, pique-pega, pula-corda, vampiro-vampirão e muitas outras coisas legais. As matérias que eu mais gosto na escola são Português, Filosofia, Inglês e Educação Física (até quando o professor pede para puxar pneus…) e eu Amo a minha Professora Jicélia Gonçalves, ela é muito divertida e eu não sei como ela consegue deixar umas matérias tão chatas, bem legais. A última coisa que eu pensei foi que Português pudesse virar a minha matéria favorita, mas as músicas que ela inventa deixam a matéria muito legal. Eu adoro!!! 

A escola é um lugar onde eu me sinto acolhida e é como uma segunda casa para mim. É um lugar seguro, de confiança, onde eu aprendi quase tudo o que eu sei hoje. Tem muitos tipos de escolas hoje em dia: as cristãs, as normais, de outras línguas. Acho de tudo isso fantástico, pois cada um pode escolher o local onde gostaria de estudar. Eu estou amando estudar em uma escola cristã, tem a casa das irmãs, as músicas da igreja e falar com as irmãs é muito divertido.

Eu ainda estou na escola, bem no meio dessa jornada, tenho um longo caminho em frente. Ainda bem que esta caminhada está bem divertida!!! Eu amo ser estudante”.

11 de agosto de 2023 - dia do estudante e do advogado, por Professor Ruzel Costa - News Rondônia

No “Art. 133 – O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal – 1988.

Portanto, o artigo 133 reconhece que o exercício da advocacia é fundamental para a prestação jurisdicional, uma vez que cabe ao advogado postular em favor do cidadão, que desconhece o arcabouço jurídico, mas que busca no advogado o mediador que se manifestará em seu nome e lutará pelo reconhecimento de seus direitos em juízo.

11 de agosto de 2023 - dia do estudante e do advogado, por Professor Ruzel Costa - News Rondônia

“Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

A importância e os desafios do advogado nos tempos atuais. Advogada Luísa Fernanda de Almeida Morais OAB/RO 13.602.

“O advogado é fundamental à administração da justiça, pois opera o direito buscando a isonomia, a defesa dos direitos e a garantia do Estado Democrático de Direito, sendo o intermediador entre os cidadãos e o sistema jurídico. O filósofo brasileiro, Raimundo Teixeira Mendes, adequou o lema positivista “Ordem e Progresso”, visando o desenvolvimento de toda a nação brasileira, tendo a advocacia um papel imprescindível para se alcançar uma sociedade harmonizada e correta, considerando ser peça-chave para a consolidação da democracia e o avanço do direito no Brasil. Apesar do crescimento das redes sociais e a disseminação da informação, nota-se que um número considerável de brasileiros desconhecem a lei, não sabendo muitas vezes seus direitos ou como proceder em determinadas circunstâncias, sendo comum de se buscar via internet a solução para o problema ao invés de realizar uma consultoria jurídica com um advogado. Dentre os diversos desafios enfrentados pelo advogado, se destaca o acesso à justiça, em decorrência da desigualdade social e econômica no país, levando em consideração a dificuldade para muitos indivíduos ao acesso de serviços advocatícios, o que repercute diretamente na sua capacidade de defender seus direitos e interesses. Salienta-se que, a morosidade do sistema judiciário brasileiro, ocasionada na vagarosidade dos processos do país, sendo este mais um dos obstáculos enfrentados pelos advogados. Os longos prazos e o aguardo de decisões judiciais, afetam sua relação profissional com o cliente, que muitas vezes não compreendem que a demora não tem relação com o advogado em si e sim com o sistema. A complexidade do sistema jurídico brasileiro é outro desafio significativo que merece ser evidenciado, uma vez que existe um amplo arcabouço legal, com uma legislação extensa e em atualização contínua, o que exige da advocacia uma especialização incessante em suas áreas de atuação. É importante frisar que toda a dedicação e esforço demanda tempo, dinheiro e paciência, sendo claro que aqueles que exercem a advocacia nem sempre recebem o merecido reconhecimento por suas conquistas, visto que frequentemente o advogado tem o valor de seu ofício questionado por cobrar o justo pelo seu serviço. Embora todas as dificuldades, ser advogado no Brasil é ser um solucionador de problemas, seguindo os preceitos da lei. A advocacia é capaz de fazer a diferença ao estar em posição de viabilizar mudanças efetivas, promovendo a justiça social, defendendo os interesses dos cidadãos, das empresas e garantindo que o Estado Democrático de Direito seja respeitado. Por fim, as recompensas vão além do aspecto financeiro, compreendendo a realização profissional, o impacto social e a satisfação de contribuir para um país mais justo e equitativo, além de ter a capacidade de proteger os mais vulneráveis e buscar a resolução justa de conflitos. A notoriedade em que os advogados bem-sucedidos recebem ao serem reconhecidos e estimados pela sua atuação na defesa dos direitos e na garantia da justiça é satisfatório para a valorização da profissão. Enfim, já dizia Voltaire: “A mais bela função da humanidade é a de administrar a justiça.”

Felicitações aos Estudantes e aos Advogados. Atualizar sempre!
Professor Ruzel Costa – Colégio e Curso Sapiens e IFRO – Calama em Porto Velho – RO.

11 de agosto de 2023 - dia do estudante e do advogado, por Professor Ruzel Costa - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agenda News: Grego celebra no sábado (12), o Dia Mundial do Rock com noite de clássicos, rock brasileiro e bandas autorais

Old Blend, Boulevard e bandas autorais comandam a festa no Grego com repertório que vai dos anos 80 ao new metal.
L
Lula vê divergência sobre IOF como própria da democracia, mas considera derrubada "Anticonstitucional"

Lula vê divergência sobre IOF como própria da democracia, mas considera derrubada “Anticonstitucional”

Presidente discute embate com o Congresso sobre imposto e aguarda reunião no STF para conciliação.
L
Alexandre de Moraes mantém prisão de "Kid Preto" em trama golpista

Alexandre de Moraes mantém prisão de “Kid Preto” em trama golpista

Ministro Alexandre de Moraes decide pela manutenção da prisão do tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira, réu no processo da trama golpista.
L
Edital da ABDI contempla universitários de RO para impulsionar a nova indústria brasileira

Edital da ABDI contempla universitários de RO para impulsionar a nova indústria brasileira

Desafio de Inovação da ABDI abre portas para universitários de Rondônia apresentarem soluções para transformar a indústria brasileira até 2033.
L
https://newsrondonia.com.br/noticias/2025/07/07/governador-celebra-tomografo-em-guajara-mirim-relembrando-quando-sofreu-traumatismo-craniano/

Governador celebra tomógrafo em Guajará-Mirim relembrando quando sofreu traumatismo craniano

Equipamento de última geração em Guajará-Mirim marca avanço da saúde regional e emociona governador Marcos Rocha ao relembrar superação pessoal.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Welison Nunes é o entrevistado do programa Ponto & Contraponto desta segunda-feira, às 16h

Nesta segunda-feira, dia 07, às 16h, o programa Ponto & Contraponto recebe Welison Nunes da Silva, advogado com mais de 13 anos de atuação no Regime Geral de Previdência Social.
L
ProUni 2025: Resultado da Primeira Chamada do segundo semestre já está disponível

ProUni 2025: Resultado da Primeira Chamada do segundo semestre já está disponível

Candidatos pré-selecionados no Programa Universidade para Todos devem apresentar documentação às instituições até 18 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

Estudante da rede pública vai representar Rondônia como jovem senadora 2025-2026, em Brasília

Os jovens senadores vão se reunir em Brasília para participar da Semana de Vivência Legislativa, entre os dias 18 e 22 de agosto
L
Agenda News: Descubra os benefícios da limpeza de pele integrativa com a Dra. Ellen Martins no Loft Feminino e transforme sua rotina de cuidados com a pele

Agenda News: Descubra os benefícios da limpeza de pele integrativa com a Dra. Ellen Martins no Loft Feminino e transforme sua rotina de cuidados com a pele

Procedimento personalizado une técnica, sensibilidade e orientação para uma pele saudável, viçosa e livre de impurezas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L
Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita reconstrução da ponte sobre o Rio Capivari em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Dra. Taíssa solicita reconstrução da ponte sobre o Rio Capivari em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Deputada estadual alerta para risco à população e pede ação urgente do governo para recuperar ponte essencial à mobilidade rural
L

Trump afirma que Bolsonaro é alvo de “caça às bruxas” no Brasil

Declarações do ex-presidente dos EUA reacendem debates sobre perseguição política e polarização no país
L
Deputada Sílvia Cristina entrega R$ 500 mil para início das obras da nova sede da Apae de Alvorada do Oeste

Deputada Sílvia Cristina entrega R$ 500 mil para início das obras da nova sede da Apae de Alvorada do Oeste

Parlamentar garante também mais R$ 1,3 milhão para conclusão da estrutura, atendendo pedido da Câmara Municipal.
L
Lula: Ameaça de taxação de Trump não preocupa nações do Brics

Lula: Ameaça de taxação de Trump não preocupa nações do Brics

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que declaração foi ignorada na cúpula e defendeu a soberania dos países.
L

Mais dignidade para Guajará-Mirim: Dra. Taíssa participa de entrega de leitos de UTI, hemodiálise e tomografia no Hospital Regional

Em agenda no município, o governador Coronel Marcos Rocha entrega avanços estruturais que marcam nova fase da saúde em Guajará-Mirim.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente grave deixa duas mulheres feridas na Avenida Abunã, em Porto Velho

Acidente grave deixa duas mulheres feridas na Avenida Abunã, em Porto Velho

Colisão entre carro e moto na região central de Porto Velho resulta em ferimentos sérios para as ocupantes da motocicleta.
16
Corpo de idosa é encontrado em decomposição no Bairro Tiradentes

Corpo de idosa é encontrado em decomposição no Bairro Tiradentes

O corpo de uma idosa foi encontrado em estado avançado de decomposição nesta segunda-feira, 7 de julho de 2025, em um apartamento no bairro Tiradentes, em Porto Velho (RO).
18
Polícia Civil Prende líderes de organização criminosa em Porto Velho

Polícia Civil prende líderes de organização criminosa em Porto Velho

Dois homens com mandados de prisão em aberto, investigados por roubos e liderança de facção, são detidos em condomínio da capital.
10
Homicídios prende assaltantes do PCC em condomínio na zona leste

URGENTE: Homicídios prende assaltantes do PCC em condomínio na zona leste

Segundo a investigação, os criminosos possuem mandado de prisão pelo crime de roubo.
10
Mulher pede que facção criminosa castigue a própria filha após a menina ser encontrada com idoso em motel

Mulher é agredida a pauladas depois de terminar relacionamento com namorado

Inconformado o agressor teria agredido a ex-companheira com socos e pauladas, depois fugiu antes da chegada da PM e não foi localizado.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estiagem 2025: Governo de RO abre inscrições para contratar brigadistas temporários

Estiagem 2025: Governo de RO abre inscrições para contratar brigadistas temporários

Seleção vai reforçar atuação do Corpo de Bombeiros no combate a incêndios florestais em Rondônia durante o período mais crítico do ano
L

Recebimento da Licença de Operação (LO): Bem Comercio de Combustível Ltda

Licença De Operação Nº 159056/COLMA/SEDAM
L

Paulo Origa é o entrevistado do programa Jovem News desta segunda, às 17h

Nesta segunda-feira, dia 07, às 17h, o Jovem News recebe Paulo Origa, servidor público e estudante de Direito, para um bate-papo sobre sua experiência nas eleições de 2024.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): CONVENIÊNCIA E LAVANDERIA LAVA BEM CAMINHONEIRO LTDA

Licenças Previa (LAP), Instalação (LAI) e Operação (LAO)
L
Trump anuncia tarifa de 25% sobre produtos do Japão e Coreia do Sul e alerta Brics

Trump anuncia tarifa de 25% sobre produtos do Japão e Coreia do Sul e alerta Brics

Presidente dos EUA publica cartas a líderes e ameaça nova onda de taxações a partir de 1º de agosto, além de visar países alinhados ao Brics.
L

Recebimento de Licençamento (LAS): START COMÉRCIO DE BATERIAS LTDA

Licença Ambiental Simplificada (LAS) n.º 016.00282.002/2025-SUL
L
Anvisa alerta sobre riscos do formol e Ácido Glioxílico em alisantes de cabelo

Anvisa alerta sobre riscos do formol e Ácido Glioxílico em alisantes de cabelo

Produtos irregulares podem causar desde irritações na pele a problemas respiratórios e danos irreversíveis aos fios.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): PET SHOP PETCHARMME LTDA

Licença Ambiental Simplificada (LAS)
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: DULCI COMÉRCIO DE ROUPAS E ACESSÓRIOS LTDA

Dispensa de Licenciamento n.º 016.00779.007/2025-SUL
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.