TERÇA-FEIRA, 16/12/2025

Em destaque

Mostra revela influência da arte povera na cultura brasileira

Movimento nascido na Itália contesta lógica apenas comercial da obra.

Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Mostra revela influência da arte povera na cultura brasileira
Paulinho Muniz/ Divulgação
A Casa França Brasil, localizada na região central do Rio de Janeiro, abre neste sábado (22), às 16h, a exposição O Real Transfigurado – Diálogos com a Arte Povera – Coleção Sattamini/MAC-Niterói. A mostra é gratuita e ficará aberta à visitação pública até o dia 17 de setembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Às quartas-feiras, há atendimento exclusivo para pessoas com deficiência intelectual e mental, das 10h às 11h. A exposição chama a atenção para a influência da arte povera na produção artística brasileira.

A arte povera (arte pobre) é um movimento que nasceu na Itália, no fim da década de 1960, e que buscava uma relação mais vivencial com a arte, ao mesmo tempo que expunha a objetificação da obra de arte como uma coisa puramente comercial.

Da mesma forma que ocorreu com a arte pop, que surgiu na Europa e teve grande presença nos Estados Unidos, e o conceitualismo, iniciado na Europa na mesma época, a arte povera é um movimento italiano que vai também na direção de questionar a obra de arte como um produto meramente comercial, disse à Agência Brasil um dos curadores da exposição, Rafael Fortes Peixoto.

“Os artistas daquela época começaram a produzir obras que subvertiam a lógica estritamente comercial”, explicou Peixoto. Havia uma provocação por uma expressão artística mais pulsante, contra uma ideia de objeto artístico estático. Por isso, os artistas usavam materiais do cotidiano considerados não nobres, como matérias orgânicas, produtos perecíveis e animais vivos, caso da icônica obra Pappagallo, feita por Jannis Kounellis em 1967, e que apresentava um papagaio comendo ração no seu poleiro. Havia uma provocação tanto sobre o que era ser artista, como do papel da arte na sociedade de consumo.

No Brasil

Segundo Rafael Peixoto, no Brasil, o movimento provocou rupturas importantes no conceito da obra de arte tradicional que processaram transformações nas décadas seguintes, possibilitando, por exemplo, o desenvolvimento das performances, da videoarte, das instalações, e abrindo caminhos que continuam até na arte contemporânea.

No Brasil, nas décadas de 1960 e 1970, o cenário era conturbado por conta da ditadura militar, e os artistas, ou se exilavam, ou permaneciam no país e enfrentavam um quadro de forte censura, repressão e violência. Peixoto destacou que as obras elaboradas naquela época no país traziam a marca da denúncia e exerciam o papel de resistência democrática, ao contrário das artes pop e conceitual cuja crítica, na Europa e Estados Unidos, visava a sociedade de consumo. A questão da povera foi assimilada pelos artistas de modo peculiar, abordando a questão política e social.

21/07/2023, Exposição O Real Transfigurado, na Casa França Brasil. Obras de Artur Barrio - Trouxa ensanguentada 1969. Foto Paulinho Muniz/ Divulgação
Trouxas ensanguentadas (1969), obra de Artur Barrio – Paulinho Muniz/Divulgação

Um dos artistas influenciados pela arte povera no Brasil foi o português radicado no país Artur Barrio, que realizou trabalhos de grande impacto com materiais orgânicos como lixo, papel higiênico, detritos humanos e carne putrefata.

Um exemplo são as Trouxas Ensanguentadas, espalhadas pela cidade e que faziam alusão à época da ditadura. “Barrio é um dos artistas mais significativos e tem influência muito forte da arte povera”, afirmou Peixoto.

Ele lamentou que a arte povera não seja muito estudada ainda pela crítica no Brasil e ressaltou que a exposição busca “acender uma centelha” para que o tema volte à tona no país e seja conhecido pelo grande público e, também, no ambiente artístico.

Reflexão

A exposição, que tem patrocínio da Petrobras, apresenta ao público 36 obras de 33 artistas, feitas com diferentes técnicas, formatos e materiais. De acordo com o curador, a intenção é fazer o público refletir sobre o que é arte. Além de apresentar obras de artistas diretamente vinculados a esse movimento durante o período da ditadura militar, a exposição traz outros nomes, já dos anos de 1980 e 1990, mas que dialogam à distância, com essas questões.

As obras que compõem a mostra pertencem à Coleção João Sattamini, em comodato com o Museu de Arte Contemporânea (MAC-Niterói) desde 1991. Entre os 33 artistas selecionados para a exposição estão Antonio Dias, Cildo Meireles, Anna Bella Geiger, Ernesto Neto, Frans Krajcberg, Artur Barrio, Tunga, Nelson Felix, Iole de Freitas, Antonio Manuel e Nazareth Pacheco.

Esta é a segunda de três exposições da série Paisagens Fluminenses programada para este ano. Contemplada na chamada do Programa Petrobras Cultural Múltiplas Expressões, a série conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é revitalizar a Casa França Brasil como importante espaço de cultura e de valorização da produção artística brasileira.

Rafael Peixoto lembrou que a primeira exposição da série, Navegar é Preciso – Paisagens Fluminenses, ficou ambientada na Casa França-Brasil até o dia 9 de julho, e reuniu 3,6 mil pessoas apenas no dia de abertura. “Isso mostra que a arte está presente na vida das pessoas”, afirmou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vídeo: Prefeito de Colorado do Oeste é derrubado durante evento oficial

Registro feito em solenidade do Governo de Rondônia gerou repercussão nas redes sociais, mas episódio foi tratado como brincadeira e não deixou feridos
L

Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro

Intervenções de pavimento exigem pare e siga em trechos estratégicos da rodovia em 6 cidades
L

Fórum de Empreendedores e Investidores de Rondônia promove conexões, inovação e oportunidades de negócios

Evento será realizado nos dias 17 e 18 de dezembro, em Porto Velho, com programação técnica, painéis temáticos e foco em empreendedorismo, crédito, sustentabilidade e desenvolvimento econômico
L
SEI Porto Velho Prefeitura esclarece funcionamento do sistema na gestão municipal

SEI Porto Velho Prefeitura esclarece funcionamento do sistema na gestão municipal

Prefeitura afirma que sistema não ficou fora do ar e explica suspensão temporária de módulo público
L
Regularização fundiária avança com entrega de mais de 350 títulos definitivos

Regularização fundiária avança com entrega de mais de 350 títulos definitivos

Regularização arante segurança jurídica a moradores de diversos bairros da capital
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ponto & Contraponto: Entrevista com Valdir de Andrade Souza Junior

advogado licenciado OAB/RO 6840, assistente jurídico do Tribunal de Justiça de Rondônia, empresário do setor de tiro esportivo e palestrante sobre legislação de armas.
L
Defesa de Bolsonaro reitera urgência por cirurgia e prisão domiciliar

Defesa de Bolsonaro reitera urgência por cirurgia e prisão domiciliar

Advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitam ao STF autorização para procedimento de hérnia inguinal após confirmação por ultrassom.
L
Marco temporal de terras indígenas recebe dois votos contrários no STF

Marco temporal de terras indígenas recebe dois votos contrários no STF

Ministros Gilmar Mendes e Flávio Dino votam pela inconstitucionalidade da tese que condiciona a demarcação à data de 1988.
L
Segurança pública de Rondônia avança em 2025 com redução de crimes e reconhecimento nacional

Segurança pública de Rondônia avança em 2025 com redução de crimes e reconhecimento nacional

Rondônia registra queda nos índices criminais, apreensões recordes e destaque nacional em investigações ao longo de 2025
L
Veja como vai funcionar a renovação automática e de graça da nova CNH

Veja como vai funcionar a renovação automática e de graça da nova CNH

Medida provisória cria a possibilidade de renovação automática e gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na versão digital para motoristas que atenderem aos critérios do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Valorização do Servidor: Prefeitura de Jaru garante reajuste em benefícios a partir de 2026

Valorização do Servidor: Prefeitura de Jaru garante reajuste em benefícios a partir de 2026

Projeto de Lei aprovado pela Câmara aumenta vale-alimentação e auxílio-saúde para servidores municipais.
L
Deputada Gislaine Lebrinha participa da Festa da Família em São Miguel do Guaporé

Deputada Gislaine Lebrinha participa da Festa da Família em São Miguel do Guaporé

Evento promoveu integração entre famílias e comunidade escolar na zona rural do município.
L
Cláudia de Jesus apresenta ações e investimentos do mandato em Ji-Paraná

Cláudia de Jesus apresenta ações e investimentos do mandato em Ji-Paraná

Cláudia de Jesus destaca prestação de contas, atuação em Rondônia e mais de R$ 14 milhões destinados a Ji-Paraná
L
“Estatais não são peso, são patrimônio”, defende ministra da Gestão

“Estatais não são peso, são patrimônio”, defende ministra da Gestão

Esther Dweck rebate críticas à existência de empresas públicas e confirma que o governo federal prepara plano de reestruturação dos Correios.
L
Dra. Taíssa cobra ações imediatas e denuncia precariedade da saúde no Distrito de Extrema

Dra. Taíssa cobra ações imediatas e denuncia precariedade da saúde no Distrito de Extrema

A localidade é conhecida pela produção de cupuaçu e pela presença histórica de ex-seringueiros.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito de abusar da enteada é preso após agressões no Orgulho do Madeira

A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar após o suspeito sofrer agressões e procurar ajuda.
16
PF apreende 380 litros de gasolina de origem estrangeira em Guajará-Mirim

PF apreende 380 litros de gasolina de origem estrangeira em Guajará-Mirim

Ação conjunta com a PM/RO, PRF e CCPI Amazônia ocorreu no âmbito da Operação Madeira-Mamoré que combate crimes transfronteiriços.
10
Homem é executado a tiros no meio da rua

Homem é executado a tiros no meio da rua

A vítima foi baleada no Bairro B-1, no distrito de Vista Alegre do Abunã, e chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
18
PF apreende R$ 9,5 bilhões em bens e dinheiro do crime organizado em 2025

PF apreende R$ 9,5 bilhões em bens e dinheiro do crime organizado em 2025

O valor total confiscado pela Polícia Federal superou os R$ 6,1 bilhões do ano anterior, focando na descapitalização do crime organizado.
10
PRF em Rondônia prende quatro motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana

PRF em Rondônia prende quatro motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana

Os flagrantes ocorreram em Ariquemes e Vilhena.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: R Z SANTOS

Licença Ambiental Simplificada Nº 016.00600.002/2025-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: HOSPEDARIA ROSA TABORDA LTDA

Licença Ambiental Simplificada Nº 016.00491.002/2025-SUL.
L

Requerimento da Licença Ambiental: RD PNEUS LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação-LO
L
Conab inicia entrega de mais de 220 maquinários para apoiar a agricultura familiar

Conab inicia entrega de mais de 220 maquinários para apoiar a agricultura familiar

Projeto Mecaniza+ e Programa Arroz da Gente visam modernizar a produção e fortalecer cooperativas em todo o Brasil.
L

Requerimento de Renovação de Outorga: ALVIM MARQUES DE ALMEIDA

RENOVAÇÃO DE  OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Documentário "Saberes Nambiquaras" é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Curta destaca tradição cultural na produção de chicha e beiju do povo Nambiquara.
L
Deputada Gislaine Lebrinha acompanha entrega de móveis na Escola Regina

Deputada Gislaine Lebrinha acompanha entrega de móveis na Escola Regina

Investimento de R$ 80 mil visa melhorias na estrutura e qualidade do ensino em São Francisco do Guaporé.
L
Prefeitura esclarece aplicação do FUNDEB e ações para educação em Porto Velho

Prefeitura esclarece aplicação do FUNDEB e ações para educação em Porto Velho

FUNDEB detalha que valores questionados referem-se a encargos legais da folha da educação e não configuram desvio
L
Refis 2026 começa em janeiro com até 100% de desconto em multas e juros em Porto Velho

Refis 2026 começa em janeiro com até 100% de desconto em multas e juros em Porto Velho

Refis permite regularização de débitos municipais com parcelamento em até 36 vezes
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.