QUARTA-FEIRA, 25/03/2026

Em destaque

Idaron publica Instrução Normativa com critérios para produção e comercialização de cítricos em Rondônia

Medida contribui para proteger produção de cítricos em Rondônia

Por Toni Francis / Secom/Gov-RO - 25

Publicado em 

Idaron publica Instrução Normativa com critérios para produção e comercialização de cítricos em Rondônia
Daiane Mendonça / Arquivo

Já está em vigor a Instrução Normativa nº 11, de 14 de junho de 2023, que foi editada pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado – Idaron, para estabelecer critérios e procedimentos à entrada, trânsito, processamento e comercialização de frutos cítricos em Rondônia.

O objetivo da Instrução Normativa – IN é prevenir a contaminação das lavouras pelo cancro cítrico (Xanthomonas citri subsp. Citri), impedindo perdas de produção e econômicas aos produtores rurais.

De acordo com o texto da IN, pessoas físicas ou jurídicas, que mantêm alguma relação com a produção com fins comerciais ou a comercialização de cítricos, devem se cadastrar na Idaron. “Qualquer pessoa que tiver produção de citros e tiver a pretensão de vender, tem que ter cadastro na Agência”, explicou o gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Idaron, Jessé de Oliveira.

A medida é adotada em atenção à Instrução Normativa nº 21, de 25 de abril de 2018, do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa, que institui em todo o território nacional, os critérios e procedimentos para o estabelecimento e manutenção do status fitossanitário relativo ao cancro cítrico.

De acordo com o texto, pessoas físicas ou jurídicas, que mantêm alguma relação com a produção com fins comerciais ou a comercialização de cítricos, devem ser cadastradas na Idaron. “Qualquer pessoa que tiver produção de citros e tiver a pretensão de vender, tem que ter cadastro na Agência”, explicou o gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Idaron, Jessé de Oliveira.

ADEQUAÇÃO

O prazo para adequação da resolução às normas é de 120 dias, a partir da publicação da IN, que aconteceu no último dia 15 de junho (página 206 do Diário Oficial do Estado). “O cadastro, tanto da pessoa física quanto jurídica, pode ser feito em qualquer unidade da Agência Idaron”, salientou Jessé. Dentre os documentos exigidos, deve ser apresentado o termo de compromisso, com responsável técnico habilitado para emitir Certificado Fitossanitário de Origem para pragas cítricas.

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres explicou que, o regramento visa proteger a produção agrícola do Estado, portanto, tanto o produtor quanto o comerciante devem estar atentos ao que é exigido. “Há muitos pontos a serem observados e algumas adequações a serem feitas, a fim de mitigar o risco da introdução da praga em Rondônia, um deles, por exemplo, é que os estabelecimentos deverão ter equipamento e instalações adequadas para separação dos lotes, processamento e higienização dos frutos cítricos e também para desinfestação ou expurgo de caixarias, materiais de colheita, veículos e outros materiais ou objetos suscetíveis de disseminar praga”, destacou, citando algumas das medidas que devem ser adotadas pelo comércio.

Para o governador do Estado, Marcos Rocha, qualquer medida que venha a contribuir com o bom desenvolvimento da produção e da economia é bem-vinda. “Nenhuma instrução normativa é editada pelo Governo do Estado com fins de prejudicar o produtor ou o empresário. Nosso esforço é pela abundância do setor agrícola. Dessa forma, investimos em ações  manter nossos pomares livres de qualquer praga é uma de nossas prioridades”.

ATUAÇÃO DA IDARON

Anualmente, a Agência Idaron realiza levantamento de pragas na citricultura. Durante a ação, em maio deste ano, foi detectada a ocorrência de cancro cítrico no município de Novo Horizonte do Oeste. O foco foi confirmado, por meio de análise laboratorial. Após a confirmação, o controle foi realizado no início deste mês, com erradicação das plantas contaminadas.

O responsável pelo Programa de Controle de Pragas da Idaron, João Paulo de Souza Quaresma salientou que, “o objetivo é evitar a disseminação da praga para novas áreas e proteger a citricultura da região, conforme previsto na Instrução Normativa nº 21 do Ministério da Agricultura”.

Antes do corte das árvores doentes, servidores de diversos municípios estiveram na propriedade, em atividade de educação sanitária, para conhecer os sintomas e danos causados pela praga. Após o controle do foco, os trabalhos continuaram durante o mês de junho, com levantamento em todas as propriedades no raio de um quilômetro em torno da propriedade foco, sendo realizada inspeção em todas as plantas cítricas. “Não foram constatadas novas ocorrências da praga”, enfatizou João Paulo.

A ocorrência em casos da doença causa prejuízos à economia, sendo proibida a comercialização de frutos de mesa com lesões de cancro cítrico para outros estados da Federação, além de causar prejuízos diretos à produção. Para evitar a instalação da doença em Rondônia, é importante que a população notifique a Agência Idaron sobre possíveis casos de ocorrência de cancro cítrico.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Criança alfabetizada relata a Lula abertura de um mundo mágico

Criança alfabetizada relata a Lula abertura de um mundo mágico

Aluna de Araguatins (TO) lê carta em evento em Brasília celebrando 66% de alfabetização na idade certa no Brasil; escola São Vicente Ferrer recebe selo de compromisso.
L
Governo amplia proteção ambiental no Cerrado e Pantanal em 148 mil hectares

Governo amplia proteção ambiental no Cerrado e Pantanal em 148 mil hectares

Novas medidas incluem a criação de reserva em Minas Gerais e a expansão de unidades no Mato Grosso; anúncio foi feito pelo presidente Lula durante a COP15 em Campo Grande.
L
Horóscopo de sexta-feira (13): cautela e decisões conscientes

Horóscopo de quarta-feira (25): cautela e foco nas decisões

Previsões do horóscopo para 25 de março de 2026 indicam um dia de atenção, planejamento e responsabilidade nas escolhas.
L

Porto Velho tem mais de 26 mil imóveis em áreas de risco, aponta estudo

Levantamento do Serviço Geológico do Brasil aponta 69 áreas de risco em Porto Velho, com mais de 26 mil domicílios vulneráveis a inundações, erosões e deslizamentos
L
Bonito terá primeira vara judicial especializada no Pantanal

Bonito terá primeira vara judicial especializada no Pantanal

Unidade focada em direito ambiental foi anunciada durante a COP15 em Campo Grande; medida visa agilizar processos e garantir a proteção técnica de espécies migratórias e biomas do MS.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Casos de Oropouche atingem 2% da população brasileira sob forte subnotificação

Casos de Oropouche atingem 2% da população brasileira sob forte subnotificação

Estudo aponta que, para cada registro oficial, existem até 200 episódios reais da doença; vírus transmitido pelo maruim se espalha de Manaus para o Sudeste e desafia sistemas de saúde.
L

Única Talks: Dr. Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa é o entrevistado de terça-feira

No programa desta terça-feira, às 18h, o Única Talks recebe o juiz de Direito Dr. Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, para uma conversa sobre Justiça, atuação no Judiciário e os desafios do sistema jurídico.
L
Lula sanciona Lei Antifacção com foco em "magnatas do crime"

Lula sanciona Lei Antifacção com foco em “magnatas do crime”

Nova legislação endurece penas, restringe benefícios penais para lideranças e corta o auxílio-reclusão para dependentes de membros de facções; texto busca atingir o patrimônio de chefes que vivem em luxo.
L
Porto Velho confirma primeiro caso de coqueluche em 2026

Porto Velho confirma primeiro caso de coqueluche em 2026

Bebê de três meses está internada e apresenta quadro estável; Prefeitura de Porto Velho inicia ações de bloqueio e reforça o alerta para a atualização da vacina pentavalente.
L

Programa Agenda News: Ronaldo Savaris apresenta a tendência do Ovo de Páscoa em fatias

Durante a entrevista, Ronaldo Savaris deve falar sobre o processo de criação dessa tendência, a recepção do público em Porto Velho e o que motivou a Cakes Savaris a apostar nesse formato pioneiro.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Instalação de lombada na RO-408 é solicitada para reforçar segurança de moradores

Indicação parlamentar de Alex Redano requer redutores de velocidade no trecho entre Vila União e Campo Novo para prevenir acidentes graves
L

Cláudia de Jesus destina R$ 2,2 milhões para construção de UBS em Nova Londrina

Recurso de emenda parlamentar da deputada Cláudia de Jesus garantirá nova Unidade Básica de Saúde para fortalecer o atendimento em Ji-Paraná
L

Alex Redano solicita manutenção urgente em ponte da RO-257 para garantir segurança

Indicação parlamentar do deputado Alex Redano requer reparos estruturais e sinalização na ponte sobre o Rio São João para evitar acidentes
L

Projeto de Cláudia de Jesus propõe combate à violência contra a mulher nas escolas de RO

Proposta legislativa da deputada Cláudia de Jesus prevê a inclusão de temas sobre igualdade de gênero e prevenção à violência no currículo da educação básica
L
Alexandre de Moraes expede mandado de soltura que autoriza domiciliar a Bolsonaro

Alexandre de Moraes expede mandado de soltura que autoriza domiciliar a Bolsonaro

Decisão do ministro do STF estabelece prazo de 90 dias após alta médica para recuperação de broncopneumonia; ex-presidente voltará a utilizar tornozeleira eletrônica e terá vigilância policial na residência.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher sofre ataque a facadas no Triângulo

Mulher sofre ataque a facadas no Triângulo

Vítima de 33 anos foi encontrada com múltiplos ferimentos no pescoço, abdômen e costas; Polícia Militar isolou a área após encontrar rastro de sangue em residência no centro de Porto Velho.
16
Equipe do sgt Machado prende vulgo “Lane do CV” com drogas em boca de fumo

Equipe do sgt Machado prende vulgo “Lane do CV” com drogas em boca de fumo

Polícia apreendeu drogas, dinheiro e materiais usados no tráfico.
10
Colisão entre caminhonete oficial e Uno deixa mulher ferida em Porto Velho

Colisão entre caminhonete oficial e Uno deixa mulher ferida em Porto Velho

Mulher foi socorrida pelo SAMU após colisão no Centro.
12
Motorista de Strada abre a porta e causa grave acidente com motociclista em Porto Velho

Motorista de Strada abre a porta e causa grave acidente com motociclista em Porto Velho

Motociclista sofre fratura exposta após colisão com porta de Fiat Strada na Avenida Rio de Janeiro; vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital João Paulo II.
16

Jovem é detido com celular roubado no bairro Conceição

Policiais do 9º Batalhão localizaram eletrônicos, drogas e balança de precisão em um lava-jato na Zona Sul de Porto Velho nesta terça-feira.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ata do Copom interrompe sinalização de novos cortes na taxa Selic

Ata do Copom interrompe sinalização de novos cortes na taxa Selic

Banco Central cita incertezas com guerra no Oriente Médio e política fiscal para adotar cautela; após redução para 14,75%, colegiado afirma que próximos passos dependem da evolução dos preços.
L
Especialistas avaliam alfabetização na idade certa como marco histórico

Especialistas avaliam alfabetização na idade certa como marco histórico

Em 2025, 66% das crianças brasileiras aprenderam a ler e escrever no prazo adequado; organizações reforçam necessidade de combater desigualdades regionais.
L
Determinação feminina rompe barreiras históricas no futebol brasileiro

Determinação feminina rompe barreiras históricas no futebol brasileiro

No Mês da Mulher, atletas e comunicadoras relatam desafios para ocupar espaços no esporte; Brasil se prepara para sediar a Copa do Mundo Feminina em 2027.
L
Mercado fonográfico brasileiro cresce 14% e atinge R$ 3,9 bilhões

Mercado fonográfico brasileiro cresce 14% e atinge R$ 3,9 bilhões

Brasil sobe para a 8ª posição entre os maiores mercados de música do mundo em 2025; streaming lidera arrecadação, enquanto venda de vinis apresenta alta de 25%.
L
Nota de pesar: Renato Soares de Oliveira

Nota de pesar: Renato Soares de Oliveira

Pai e esposo presente, dedicado profundamente à família, viveu com amor e cuidado voltados à sua esposa e filhas, sendo exemplo de caráter e responsabilidade.
L

Nariz entupido na criança: quando é só resfriado e quando é sinal de alerta?

Congestão persistente pode afetar sono, aprendizado e até o desenvolvimento facial; médico orienta quando investigar
L
Vacinação contra HPV avança no Brasil, mas mortes ainda preocupam

Vacinação contra HPV avança no Brasil, mas mortes ainda preocupam

Cobertura vacinal entre meninas chega a 82%, mas modelo de rastreamento falho na América Latina desafia a meta de erradicação do câncer de colo do útero até 2030.
L
Protagonismo estudantil: Caderno orientador amplia participação na rede estadual de Rondônia

Protagonismo estudantil: Caderno orientador amplia participação na rede estadual de Rondônia

Novo material da Seduc fortalece grêmios estudantis e incentiva a gestão democrática em escolas estaduais de Rondônia
L
Educação profissional impulsiona setor turístico em encontro em Guajará-Mirim

Educação profissional impulsiona setor turístico em encontro em Guajará-Mirim

Idep apresenta avanços na qualificação de mão de obra durante o VII Encontro de Gestores Municipais de Turismo e do Trade Turístico
L
Cinema rondoniense alcança protagonismo histórico no 11º Festival Pan-Amazônico

Cinema rondoniense alcança protagonismo histórico no 11º Festival Pan-Amazônico

Produções de Rondônia lideram seleções no Amazônia FiDoc 2026 após investimentos estratégicos da Lei Paulo Gustavo e editais da Sejucel
L