TERÇA-FEIRA, 02/09/2025
Publicidade
SICRED

Marquês de pombal e sua relação com os capitães de MT, por Lourismar Barroso

A intenção do ministro português era de assegurar a fronteira da Capitania de Mato Grosso e consolidar a jurisdição por ele incumbida de gerenciar.

Por Lourismar Barroso - News Rondônia

Publicado em 

Marquês de pombal e sua relação com os capitães de MT, por Lourismar Barroso - News Rondônia

Os capitães generais, da capitania de Mato Grosso ao executarem a ordem de delimitar a fronteira com a vizinha Espanha tão logo que assumiram o governo, procuraram obter fundos para a construção de fortes que serviriam de sustentáculos e resguardo desse território. A intenção do ministro português era de assegurar a fronteira da Capitania de Mato Grosso e consolidar a jurisdição por ele incumbida de gerenciar.

Para Carvalho (1998), Pombal teria suas intensões voltadas para:

[…] a colonização lançada pelo Marquês fez-se com inteligência e método. Não restaram dúvidas quanto as suas vontades e objetivos. Tinham sido ponderados todos os fatores inerentes ao trabalho numa terra virgem. Tinham sido analisadas as possibilidades econômicas e os efeitos dessas possibilidades para o bem-estar dos indivíduos da área amazônica (CARVALHO, 1998, p.110).

Durante o período em que esteve à frente como ministro da coroa portuguesa, Pombal intensificou a construção de forte e fortalezas na capitania de Mato Grosso, como o forte de Coimbra e Real Forte Príncipe da Beira, dentro do espaço que limitava a fronteira com a Espanha. Para Cruxen (2011), “essas fortificações serão percebidas como imagens arquitetônicas associadas à habitação, núcleo gerador de povoamento, fornecedor de segurança entre tantos outros significados”. 

Com a criação do primeiro forte balizador na fronteira oeste da Capitania de Mato Grosso, o de Nossa Senhora da Conceição em 1760, Portugal antecipava-se à Espanha na guarda dessa fronteira. Assim com a presença desse novo destacamento militar o de Nossa Senhora da Conceição, ficava dessa forma assegurada as terras disputadas pelas coroas portuguesa e espanhola.

Na gestão de Rolim de Moura (1751 – 1765), segundo Pontes Pinto, enviava periodicamente uma cota de ouro extraído da província para a Coroa. A última remessa de que se tem notícia foi de 50 arrobas, a qual foi enviada em setembro de 1762 pelo itinerário das monções do norte”. (PINTO, 1989, p. 34).

Para Silva (1982), Dom Antônio Rolim de Moura Tavares, foi nomeado governador de Mato Grosso em 1751 e aos 39 anos foi Capitão-General juntamente com as instruções de como deveria governar a capitania de Mato Grosso (SILVA, 1982, p. 6).

Marquês de pombal e sua relação com os capitães de MT, por Lourismar Barroso - News Rondônia

Para CASTILHO PEREIRA (2008), conclui que, esse governo fez todo um trabalho de conservação da fronteira, resistindo duas investidas espanholas em 1763 e 1766 para retomar a antiga missão de Santa Rosa agora destacamento de Nossa Senhora da Conceição (CASTILHO PEREIRA, 2008 p. 148).

Após treze anos e meio administrando a capitania de Mato Grosso, pelo serviço prestado a Coroa, Rolim de Moura é transferido para a Bahia para dar continuidade às intenções da coroa portuguesa. Sendo substituído pelo segundo governador de Mato Grosso que de acordo com Gen. Frederico Rondon, os sucessores de Rolim de Moura no governo da longínqua Capitania de Mato Grosso desvelaram-se no mesmo zelo pela consolidação das posses lindeiras. (RONDON, 1969, p.331)

No governo de João Pedro da Câmara (1765 – 1769), durando apenas quatro anos, remeteu para a Metrópole o ouro proveniente do quinto que foi gerado em sua administração, com um total de 71 arrobas, transportada de Vila Bela pela via Amazônica. Para Pontes Pinto o governo de João Pedro da Câmara, pouco fez e também pouco mereceu, quer das mercês do Estado quer das maldições do povo (PINTO, 1989, p.36).

O governador Luís Pinto de Sousa Coutinho (1769 – 1772), considerado Conde de Balsemão, em seus estudos Pontes Pinto descreve que apresentou dificuldades, pois não sabia administrar e nem tão pouco possuía visão de governo (PINTO 1989, p.37). Para Teixeira (1998), esse governo criou em1769 no rio Madeira o povoado de Balsemão, uma espécie de posto militar entre cachoeiras que tinha como objetivo apoiar à navegação no rio madeira e recolher o ouro pertencente à coroa (TEIXEIRA, 1998, p.46).

Durante o governo de Luís Pinto, segundo Jorge (1992) se intensificou as repercussões aos efeitos da aversão de Pombal aos jesuítas expulsos de Portugal e dos domínios portugueses (JORGE,1982 p.18). Ainda segundo Meireles (1989), Luís Pinto de Souza Coutinho, mudou o nome do forte de Conceição para Bragança em 1769 e ordenou a abertura de uma estrada que estabeleceria uma ligação terrestre até Vila Bela (MEIRELES, 1989 p. 173)

Adotando uma postura autoritária, segundo Pontes Pinto (2000), o governo de Luiz Pinto estabeleceu imposto suplementar para as despesas da capitania. As reivindicações contra seu desmando originaram prisões e sequestros de bens dos colonos insatisfeitos (PINTO, 2003 p.61), ainda o mesmo autor faz referência de que:

Esse governo não mediu os meios para cobrar da população apreensiva pela espoliação, dízimo, quinto e direitos de entrada e saída de mercadorias e outros bens, pagando inclusive as mordomias e honorários para o governador e seus militares. (PINTO, 2003, p. 61)

O governador Luiz Pinto de Souza Coutinho foi substituído pelo capitão Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres que chega à capitania de Mato Grosso no dia 29 de junho de 1771 para assumir seu posto. Seu governo dá continuidade da política adotada pela coroa portuguesa, assumindo num período pós-jesuítas, sendo marcado por uma política que conteve a animosidade com os Espanhóis.

Marquês de pombal e sua relação com os capitães de MT, por Lourismar Barroso - News Rondônia
Palácio dos Capitães Generais de 1752 a 1985   Foto: Lourismar Barroso

Após a anulação do Tratado de Madri em 1761, Portugal iniciaria uma aproximação com o lado Espanhol na fronteira oeste da capitania de Mato Grosso, coube ao governo de Luís Albuquerque incentivar o comércio na fronteira de forma dissimulada, fingindo aceitar o contrabando sem que os espanhóis percebessem.

Sendo um homem de boas habilidades adquiridas pelos padrões europeus e preparado para o cargo que ocupava, Gilberto Freyre relata que Luiz de Albuquerque foi um homem de não pouco saber, só parte do qual teria sido adquirido e esta mesma, obliquamente, em Coimbra; e de não pouca ciência: aquela ciência do século XVIII da qual ainda hoje se pode ver o que foi na mesma Coimbra (FREYRE, 1978 p.69), todos os conhecimentos adquiridos ao longo de seu governo será colocada em prática na capitania de Mato Grosso.

Consciente de seu papel de administrador, Luiz de Albuquerque, seguiu a  linha de execução da política portuguesa, tendo o aval da coroa, pois as decisões tomadas por esse governo foram necessárias à defesa da capitania de Mato Grosso que viera administrar, cabendo ao seu governo à responsabilidade, assim como lhe seria imputado às punições pelos erros caso viesse a ocorrer.  Para Emanoel Pontes Pinto, Luiz de Albuquerque tinha a preocupação de deixar o caminho do ouro livre do ataque de qualquer invasor e conclui:

Marquês de pombal e sua relação com os capitães de MT, por Lourismar Barroso - News Rondônia

Para Freyre (1978), Luís de Albuquerque foi considerado um dos maiores administradores de Mato Grosso, pelo seu destaque em terras tropicais e pelos seus aspectos positivos de sua ação (FREYRE, 1978, p.67). Esse governo fundou em 1775 o Forte de Coimbra às margens do Rio Paraguai, em seguida, construiu o Real Forte Príncipe da Beira em 1775, na margem direita do rio Guaporé, os fortes foram vistos como de grande importância. Fundou ainda o povoado de Albuquerque, hoje Corumbá e em 6 de outubro de 1778 Vila Maria, hoje Cáceres, além de São Pedro D’el Rey, no dia 21 de janeiro de 1781, hoje chamado Poconé.

Com a morte de D. José I em 1776, segundo Meireles (1989), no ano seguinte Pombal se demite do cargo de ministro em meio a um clima hostil e, em 1778 a Companhia Geral foi extinta, acusada de promover a inflação e a ruína de muitos comerciantes, em função dos privilégios detidos pelos seus administradores (MEIRELES, 1989, p. 167).

Marquês de pombal e sua relação com os capitães de MT, por Lourismar Barroso - News Rondônia

Quanto aos índios que se sujeitaram ao Diretório do Índio criado na gestão de Pombal, Meireles (1989) acrescenta que nada pode ser mais significativo, nesse sentido, do que a recomendação de que deveriam ser organizados em corpos de milícias à maneira dos Cipaios da índia[1] (MEIRELES, 1998, p.166). A ideia de que esses índios poderiam servir como os guardiões dessa nova fronteira estabelecida pela coroa.

Durante os 27 anos em que esteve à frente da administração da colônia portuguesa, Pombal ordenou que seus governadores avançassem e controlassem as fronteiras da coroa. Estabelecendo uma relação de confiança com seus governadores que entravam para governar as capitanias, em especial aquelas que ficavam bem na linha de fronteira, como é o caso da Capitania de Mato Grosso. Com apoio e respaldo, esses governos foram responsáveis por política de expansão gerada por Portugal na metade de século XVIII. Governos como o de Rolim de Moura, Luiz de Souza Coutinho, Pedro da Câmera e Luiz de Albuquerque, marcaram uma história de domínio e de preservação do território português na América do sul.

[1] Civilização indiana que foi utilizada como soldados da coroa britânica no século XIX e se rebelaram quando sua cultura foi desrespeitada pelo colonizador, vindo a se revoltarem contra a dominação. (GOMES, 2011, p.5).

Marquês de pombal e sua relação com os capitães de MT, por Lourismar Barroso - News Rondônia

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasil emitirá e-Visto gratuito para participantes da COP30

Brasil emitirá e-Visto gratuito para participantes da COP30

Medida visa facilitar a entrada de cidadãos que necessitam de visto para a conferência em Belém.
L
Horóscopo de 02/09/2025: Comunicação, escolhas e foco em relações pessoais

Horóscopo de 02/09/2025: Comunicação, escolhas e foco em relações pessoais

Sol em Virgem e Lua em Gêmeos estimulam diálogos, estudos e novas conexões
L
Moradores do bairro Nacional recebem serviços de cidadania no CRAS Elizabeth Paranhos

Moradores do bairro Nacional recebem serviços de cidadania no CRAS Elizabeth Paranhos

Ação ofereceu emissão de Carteira do Idoso, ID Jovem, atualização do CadÚnico e orientações sobre benefícios sociais em Porto Velho.
L
Rotatória da Imigrantes com Jorge Teixeira recebe novo projeto de paisagismo em Porto Velho

Rotatória da Imigrantes com Jorge Teixeira recebe novo projeto de paisagismo em Porto Velho

Iniciativa da Prefeitura, em parceria com acadêmicos da Faculdade São Lucas, visa embelezar a cidade e criar espaços urbanos mais humanizados.
L
Mulheres de Porto Velho aprendem artesanato sustentável com fibra de bananeira na Bahia

Mulheres de Porto Velho aprendem artesanato sustentável com fibra de bananeira na Bahia

Capacitação realizada em Amargosa, na Bahia, une preservação ambiental, geração de renda e fortalecimento cultural, com apoio da Prefeitura e Jirau Energia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Maria Auxiliadora Albuquerque da Silva

Dora deixa lembranças de amor, dedicação e um legado gastronômico em Porto Velho, marcado pelo restaurante Bambu, símbolo de união e boas memórias.
L

Maternidade e Carreira | Motherhood and Career

Entre conquistas no mercado de trabalho e os desafios da maternidade, as mulheres enfrentam escolhas marcadas por julgamentos sociais. Between achievements in the labor market and the challenges of motherhood, women face choices often marked by social judgment.
L

Jovem News | Entrevista com Leonardo Alencar

Nesta segunda-feira, 1º de setembro, o Programa Jovem News recebe Leonardo Alencar para uma conversa especial sobre juventude, trabalho social e evangelismo. A entrevista vai destacar os desafios e as oportunidades para os jovens, além de mostrar como a fé e a solidariedade podem transformar vidas e comunidades.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista Ronald Lage Santos

Na próxima segunda-feira, 1º de setembro, às 16h, o Ponto & Contraponto recebe Ronald Lage Santos, ex-goleiro profissional com passagens por 16 clubes, treinador com formação pela ABTF, jornalista esportivo e âncora do programa Passe Certo na RedeTV Rondônia. Com 21 anos de carreira e 786 jogos oficiais, Ronald completa em setembro 19 anos dedicados ao esporte na TV e vai falar sobre como o futebol e o esporte em geral podem ser ferramentas de ascensão e integração social.
L

Giro News | Entrevista Caê Aires Moura Lacerda, Gerente Regional do Censipam em Porto Velho

Vamos entrevistar Caê Aires Moura Lacerda, Gerente Regional do Censipam em Porto Velho. No papo, as ações desenvolvidas pelo Censipam na Amazônia e uma prévia especial para o Dia da Amazônia (5 de setembro) — data que celebra a maior floresta tropical do mundo. Participe ao vivo com perguntas e comentários!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Chamada é para candidatos dos programas “Unidos pela Educação” e “Unidos pela Educação Inclusiva”; assinatura do termo ocorre de 1º a 5 de setembro.
L
CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

A Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora do Concurso Nacional Unificado, publicou a homologação das inscrições de autodeclarados negros, indígenas, quilombolas e PCDs, além de pedidos de atendimento especial.
L

Leitura Porto Velho Shopping está contratando vendedor

Oportunidade para integrar a equipe da Leitura: vaga de vendedor com horário das 13h40 às 22h. Entregue seu currículo diretamente na loja.
L
Curso gratuito oferece 500 vagas para jovens de Rondônia em busca do primeiro emprego

Curso gratuito oferece 500 vagas para jovens de Rondônia em busca do primeiro emprego

Capacitação do Coletivo Coca-Cola Jovem é 100% online, já formou mais de 400 jovens no estado e segue com inscrições abertas.
L
Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

O Sine estadual oferta diversas oportunidades em 16 municípios, abrangendo diferentes áreas profissionais e níveis de escolaridade.
L

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes participa da 3ª Cavalgada da AGROBEM em Campo Novo de Rondônia em prol do Hospital de Amor

Deputado Pedro Fernandes participa da 3ª Cavalgada da AGROBEM em Campo Novo de Rondônia em prol do Hospital de Amor

Evento reuniu tradição, cultura e solidariedade, apoiando a instituição referência em tratamento oncológico que atende Rondônia e todo o país.
L
Dra. Taíssa Sousa participa da 4ª Cavalgada em Itapuã do Oeste e prestigia tradição local

Dra. Taíssa Sousa participa da 4ª Cavalgada em Itapuã do Oeste e prestigia tradição local

Evento reuniu amigos, apoiadores e população em um domingo de cultura, lazer e fortalecimento da identidade rondoniense.
L
Cursos de Primeiros Socorros e Fotografia reforçam compromisso da Dra. Taíssa durante Festa do Leite em Palmeiras

Cursos de Primeiros Socorros e Fotografia reforçam compromisso da Dra. Taíssa durante Festa do Leite em Palmeiras

Iniciativa realizada nos dias 28 e 29 de agosto contou com ampla participação da comunidade e fortaleceu a educação e integração social.
L
Deputada Dra. Taíssa Sousa participa da 7ª Cavalgada da Festa do Leite em Nova Mamoré

Deputada Dra. Taíssa Sousa participa da 7ª Cavalgada da Festa do Leite em Nova Mamoré

Evento no distrito de Palmeiras reuniu tradição, cultura e famílias, e contou com a presença da deputada estadual Dra. Taíssa Sousa.
L
Dra. Taíssa Sousa reforça compromisso com valorização da vida no Setembro Amarelo em Rondônia

Dra. Taíssa Sousa reforça compromisso com valorização da vida no Setembro Amarelo em Rondônia

Deputada destaca ações do Setembro Amarelo com foco na prevenção ao suicídio e no fortalecimento da saúde mental em todo o estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF busca foragidos do PCC com ajuda da Interpol

PF busca foragidos do PCC com ajuda da Interpol

Polícia Federal solicita a inclusão de oito suspeitos na Lista Vermelha, facilitando a captura em outros países.
L
PM fecha boca de fumo e prende três suspeitos com drogas no bairro Embratel, em Porto Velho

PM fecha boca de fumo e prende três suspeitos com drogas no bairro Embratel, em Porto Velho

Ação da Polícia Militar resultou na apreensão de entorpecentes, dinheiro e material usado no tráfico; trio foi levado ao Departamento de Flagrantes.
10
Homem de 49 anos é preso ao tentar furtar picanha em supermercado de Porto Velho

Homem de 49 anos é preso ao tentar furtar picanha em supermercado de Porto Velho

Suspeito foi flagrado por seguranças ao esconder carnes debaixo da roupa no bairro Teixeirão
10
Carro capota em grave acidente no centro de Porto Velho; casal fica ferido

Carro capota em grave acidente no centro de Porto Velho; casal fica ferido

Colisão entre Gol vermelho e Ford Focus no cruzamento das ruas Benjamin Constant e José de Alencar deixa vítimas com ferimentos leves.
12
Idoso é encontrado morto em residência na zona leste de Porto Velho

Idoso é encontrado morto em residência na zona leste de Porto Velho

Vítima de aproximadamente 62 anos foi localizada desacordada no bairro Jardim Santana; equipes da perícia foram acionadas.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Associação de estudiosos aponta genocídio de Israel em Gaza

Associação de estudiosos aponta genocídio de Israel em Gaza

Resolução aprovada pela IAGS, principal instituição do tema, afirma que ações contra palestinos constituem crimes de guerra e genocídio.
L
Mercado financeiro projeta queda na inflação para 4,85%

Mercado financeiro projeta queda na inflação para 4,85%

Estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é a 14ª redução consecutiva, conforme o Boletim Focus, que também aponta crescimento do PIB para 2,19% em 2025.
L
Copa Madeirão de Futebol de Várzea tem apoio histórico da Prefeitura de Porto Velho

Copa Madeirão de Futebol de Várzea tem apoio histórico da Prefeitura de Porto Velho

Competição contou com 90 partidas, 295 gols e premiações para campeão e vice; evento marcou novo capítulo no futebol amador da cidade.
L
Servidores de Porto Velho recebem curso sobre Educação Ambiental e Consumo Racional de Recursos

Servidores de Porto Velho recebem curso sobre Educação Ambiental e Consumo Racional de Recursos

Capacitação abordou sustentabilidade, gestão de resíduos, marco regulatório de água e saneamento básico para 30 profissionais municipais.
L
Prefeitura de Porto Velho inicia uso do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) para modernizar gestão

Prefeitura de Porto Velho inicia uso do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) para modernizar gestão

Ferramenta digital agiliza processos administrativos, promove transparência e reduz custos operacionais na gestão municipal.
L
UPA Leste de Porto Velho muda para novo endereço a partir de quarta-feira (3)

UPA Leste de Porto Velho muda para novo endereço a partir de quarta-feira (3)

Atendimentos temporários serão realizados na “Upinha” durante reforma da unidade na avenida Mamoré, com investimentos de R$ 1,98 milhão.
L
Campanha de vacinação “Vacinação Sem Fronteira” inicia em Porto Velho e distritos do estado

Campanha de vacinação “Vacinação Sem Fronteira” inicia em Porto Velho e distritos do estado

Ação da Prefeitura em parceria com o Governo Federal e Estadual visa atualizar caderneta de vacinação e combater o sarampo até 10 de setembro.
L
Prefeitura de Porto Velho inaugura Semana da Pátria com solenidade cívica e educativa

Prefeitura de Porto Velho inaugura Semana da Pátria com solenidade cívica e educativa

Evento promove hasteamento de bandeiras, desfile cívico e participação da comunidade escolar em frente ao Prédio do Relógio.
L
Seção Judiciária de Rondônia abre seleção pública para Programa de Residência Jurídica com bolsa de R$ 3 mil

Seção Judiciária de Rondônia abre seleção pública para Programa de Residência Jurídica com bolsa de R$ 3 mil

Inscrições seguem de 1º a 29 de setembro de 2025; seleção é voltada para bacharéis em Direito e prevê atuação em unidades judiciais e administrativas da Justiça Federal em Rondônia.
L
Prefeitura de Jaru realizará mutirão de limpeza contra a Dengue de 8 a 12 de setembro

Prefeitura de Jaru realizará mutirão de limpeza contra a Dengue de 8 a 12 de setembro

Ação vai percorrer todos os bairros do município e tem como objetivo eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.