QUINTA-FEIRA, 12/02/2026

Em destaque

Marquês de pombal e sua relação com os capitães de MT, por Lourismar Barroso

A intenção do ministro português era de assegurar a fronteira da Capitania de Mato Grosso e consolidar a jurisdição por ele incumbida de gerenciar.

Por Lourismar Barroso - News Rondônia

Publicado em 

Os capitães generais, da capitania de Mato Grosso ao executarem a ordem de delimitar a fronteira com a vizinha Espanha tão logo que assumiram o governo, procuraram obter fundos para a construção de fortes que serviriam de sustentáculos e resguardo desse território. A intenção do ministro português era de assegurar a fronteira da Capitania de Mato Grosso e consolidar a jurisdição por ele incumbida de gerenciar.

Para Carvalho (1998), Pombal teria suas intensões voltadas para:

[…] a colonização lançada pelo Marquês fez-se com inteligência e método. Não restaram dúvidas quanto as suas vontades e objetivos. Tinham sido ponderados todos os fatores inerentes ao trabalho numa terra virgem. Tinham sido analisadas as possibilidades econômicas e os efeitos dessas possibilidades para o bem-estar dos indivíduos da área amazônica (CARVALHO, 1998, p.110).

Durante o período em que esteve à frente como ministro da coroa portuguesa, Pombal intensificou a construção de forte e fortalezas na capitania de Mato Grosso, como o forte de Coimbra e Real Forte Príncipe da Beira, dentro do espaço que limitava a fronteira com a Espanha. Para Cruxen (2011), “essas fortificações serão percebidas como imagens arquitetônicas associadas à habitação, núcleo gerador de povoamento, fornecedor de segurança entre tantos outros significados”. 

Com a criação do primeiro forte balizador na fronteira oeste da Capitania de Mato Grosso, o de Nossa Senhora da Conceição em 1760, Portugal antecipava-se à Espanha na guarda dessa fronteira. Assim com a presença desse novo destacamento militar o de Nossa Senhora da Conceição, ficava dessa forma assegurada as terras disputadas pelas coroas portuguesa e espanhola.

Na gestão de Rolim de Moura (1751 – 1765), segundo Pontes Pinto, enviava periodicamente uma cota de ouro extraído da província para a Coroa. A última remessa de que se tem notícia foi de 50 arrobas, a qual foi enviada em setembro de 1762 pelo itinerário das monções do norte”. (PINTO, 1989, p. 34).

Para Silva (1982), Dom Antônio Rolim de Moura Tavares, foi nomeado governador de Mato Grosso em 1751 e aos 39 anos foi Capitão-General juntamente com as instruções de como deveria governar a capitania de Mato Grosso (SILVA, 1982, p. 6).

Para CASTILHO PEREIRA (2008), conclui que, esse governo fez todo um trabalho de conservação da fronteira, resistindo duas investidas espanholas em 1763 e 1766 para retomar a antiga missão de Santa Rosa agora destacamento de Nossa Senhora da Conceição (CASTILHO PEREIRA, 2008 p. 148).

Após treze anos e meio administrando a capitania de Mato Grosso, pelo serviço prestado a Coroa, Rolim de Moura é transferido para a Bahia para dar continuidade às intenções da coroa portuguesa. Sendo substituído pelo segundo governador de Mato Grosso que de acordo com Gen. Frederico Rondon, os sucessores de Rolim de Moura no governo da longínqua Capitania de Mato Grosso desvelaram-se no mesmo zelo pela consolidação das posses lindeiras. (RONDON, 1969, p.331)

No governo de João Pedro da Câmara (1765 – 1769), durando apenas quatro anos, remeteu para a Metrópole o ouro proveniente do quinto que foi gerado em sua administração, com um total de 71 arrobas, transportada de Vila Bela pela via Amazônica. Para Pontes Pinto o governo de João Pedro da Câmara, pouco fez e também pouco mereceu, quer das mercês do Estado quer das maldições do povo (PINTO, 1989, p.36).

O governador Luís Pinto de Sousa Coutinho (1769 – 1772), considerado Conde de Balsemão, em seus estudos Pontes Pinto descreve que apresentou dificuldades, pois não sabia administrar e nem tão pouco possuía visão de governo (PINTO 1989, p.37). Para Teixeira (1998), esse governo criou em1769 no rio Madeira o povoado de Balsemão, uma espécie de posto militar entre cachoeiras que tinha como objetivo apoiar à navegação no rio madeira e recolher o ouro pertencente à coroa (TEIXEIRA, 1998, p.46).

Durante o governo de Luís Pinto, segundo Jorge (1992) se intensificou as repercussões aos efeitos da aversão de Pombal aos jesuítas expulsos de Portugal e dos domínios portugueses (JORGE,1982 p.18). Ainda segundo Meireles (1989), Luís Pinto de Souza Coutinho, mudou o nome do forte de Conceição para Bragança em 1769 e ordenou a abertura de uma estrada que estabeleceria uma ligação terrestre até Vila Bela (MEIRELES, 1989 p. 173)

Adotando uma postura autoritária, segundo Pontes Pinto (2000), o governo de Luiz Pinto estabeleceu imposto suplementar para as despesas da capitania. As reivindicações contra seu desmando originaram prisões e sequestros de bens dos colonos insatisfeitos (PINTO, 2003 p.61), ainda o mesmo autor faz referência de que:

Esse governo não mediu os meios para cobrar da população apreensiva pela espoliação, dízimo, quinto e direitos de entrada e saída de mercadorias e outros bens, pagando inclusive as mordomias e honorários para o governador e seus militares. (PINTO, 2003, p. 61)

O governador Luiz Pinto de Souza Coutinho foi substituído pelo capitão Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres que chega à capitania de Mato Grosso no dia 29 de junho de 1771 para assumir seu posto. Seu governo dá continuidade da política adotada pela coroa portuguesa, assumindo num período pós-jesuítas, sendo marcado por uma política que conteve a animosidade com os Espanhóis.

Palácio dos Capitães Generais de 1752 a 1985   Foto: Lourismar Barroso

Após a anulação do Tratado de Madri em 1761, Portugal iniciaria uma aproximação com o lado Espanhol na fronteira oeste da capitania de Mato Grosso, coube ao governo de Luís Albuquerque incentivar o comércio na fronteira de forma dissimulada, fingindo aceitar o contrabando sem que os espanhóis percebessem.

Sendo um homem de boas habilidades adquiridas pelos padrões europeus e preparado para o cargo que ocupava, Gilberto Freyre relata que Luiz de Albuquerque foi um homem de não pouco saber, só parte do qual teria sido adquirido e esta mesma, obliquamente, em Coimbra; e de não pouca ciência: aquela ciência do século XVIII da qual ainda hoje se pode ver o que foi na mesma Coimbra (FREYRE, 1978 p.69), todos os conhecimentos adquiridos ao longo de seu governo será colocada em prática na capitania de Mato Grosso.

Consciente de seu papel de administrador, Luiz de Albuquerque, seguiu a  linha de execução da política portuguesa, tendo o aval da coroa, pois as decisões tomadas por esse governo foram necessárias à defesa da capitania de Mato Grosso que viera administrar, cabendo ao seu governo à responsabilidade, assim como lhe seria imputado às punições pelos erros caso viesse a ocorrer.  Para Emanoel Pontes Pinto, Luiz de Albuquerque tinha a preocupação de deixar o caminho do ouro livre do ataque de qualquer invasor e conclui:

Para Freyre (1978), Luís de Albuquerque foi considerado um dos maiores administradores de Mato Grosso, pelo seu destaque em terras tropicais e pelos seus aspectos positivos de sua ação (FREYRE, 1978, p.67). Esse governo fundou em 1775 o Forte de Coimbra às margens do Rio Paraguai, em seguida, construiu o Real Forte Príncipe da Beira em 1775, na margem direita do rio Guaporé, os fortes foram vistos como de grande importância. Fundou ainda o povoado de Albuquerque, hoje Corumbá e em 6 de outubro de 1778 Vila Maria, hoje Cáceres, além de São Pedro D’el Rey, no dia 21 de janeiro de 1781, hoje chamado Poconé.

Com a morte de D. José I em 1776, segundo Meireles (1989), no ano seguinte Pombal se demite do cargo de ministro em meio a um clima hostil e, em 1778 a Companhia Geral foi extinta, acusada de promover a inflação e a ruína de muitos comerciantes, em função dos privilégios detidos pelos seus administradores (MEIRELES, 1989, p. 167).

Quanto aos índios que se sujeitaram ao Diretório do Índio criado na gestão de Pombal, Meireles (1989) acrescenta que nada pode ser mais significativo, nesse sentido, do que a recomendação de que deveriam ser organizados em corpos de milícias à maneira dos Cipaios da índia[1] (MEIRELES, 1998, p.166). A ideia de que esses índios poderiam servir como os guardiões dessa nova fronteira estabelecida pela coroa.

Durante os 27 anos em que esteve à frente da administração da colônia portuguesa, Pombal ordenou que seus governadores avançassem e controlassem as fronteiras da coroa. Estabelecendo uma relação de confiança com seus governadores que entravam para governar as capitanias, em especial aquelas que ficavam bem na linha de fronteira, como é o caso da Capitania de Mato Grosso. Com apoio e respaldo, esses governos foram responsáveis por política de expansão gerada por Portugal na metade de século XVIII. Governos como o de Rolim de Moura, Luiz de Souza Coutinho, Pedro da Câmera e Luiz de Albuquerque, marcaram uma história de domínio e de preservação do território português na América do sul.

[1] Civilização indiana que foi utilizada como soldados da coroa britânica no século XIX e se rebelaram quando sua cultura foi desrespeitada pelo colonizador, vindo a se revoltarem contra a dominação. (GOMES, 2011, p.5).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

TRE-RO suspende expediente no Carnaval

TRE-RO suspende expediente no Carnaval

Justiça Eleitoral de Rondônia interrompe atendimento presencial por três dias, mas mantém serviços digitais e plantão judiciário para demandas urgentes.
L
Justiça Eleitoral leva serviços a Três Coqueiros

Justiça Eleitoral leva serviços a Três Coqueiros

Ação itinerante do TRE-RO garante alistamento, revisão e regularização eleitoral em distrito rural de Campo Novo, ampliando o acesso da população aos serviços.
L
57 mil eleitores precisam regularizar título até 6 de maio

57 mil eleitores precisam regularizar título até 6 de maio

Justiça Eleitoral alerta que faltosos podem perder direitos se não regularizarem o documento; quase 13 mil já buscaram atendimento para atualizar a situação.
L
Engenharia digital impulsiona pré-moldados em Rondônia

Engenharia digital impulsiona pré-moldados em Rondônia

Integração entre projeto virtual e produção industrial garante estruturas mais seguras e eficientes; ConcreAço da Amazônia amplia referência tecnológica no Norte.
L
Anac propõe categoria específica de piloto para carros voadores

Anac propõe categoria específica de piloto para carros voadores

A agência reguladora abriu consulta pública para definir os requisitos de formação para os profissionais que atuarão no comando de aeronaves elétricas verticais.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News Folia 2026: Juraci Jorge da Silva e o Carnaval como antigamente no Ipiranga

Com isso, o Agenda News Folia 2026 reforça sua missão de valorizar a cultura local, dar voz aos organizadores e informar o público com antecedência.
L
Rondônia entra em alerta: tempestades intensas avançam ainda hoje, mas sexta elas devem ser ainda mais fortes

Rondônia entra em alerta: tempestades intensas avançam ainda hoje, mas sexta elas devem ser ainda mais fortes

Sistema convectivo formado no sul do Amazonas avança sobre Rondônia com risco de chuva intensa, rajadas de até 100 km/h, raios frequentes e possibilidade de alagamentos e queda de energia nas próximas horas.
L

COMUNIDADE NEWS: Entrevista com Raimundo Nonato sobre o Conselho Estadual de Saúde de Rondônia

Com isso, o programa reforça seu compromisso de dar voz a quem constrói as políticas públicas e de traduzir temas complexos para o dia a dia das pessoas, fortalecendo a cidadania e o interesse coletivo por uma saúde mais eficiente, justa e acessível.
L
Pesquisa revela que 80% das mulheres temem assédio no carnaval

Pesquisa revela que 80% das mulheres temem assédio no carnaval

Quase metade das brasileiras afirma já ter sido vítima de violência sexual durante a folia, segundo dados divulgados pelo Instituto Locomotiva.
L
MEC padroniza calendário nacional para matrícula em residência médica

MEC padroniza calendário nacional para matrícula em residência médica

Nova resolução fixa prazos, proíbe dupla matrícula e define regras para desistência.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus defende presença permanente da PM em comunidades ribeirinhas

Cláudia de Jesus defende presença permanente da PM em comunidades ribeirinhas

Proposta encaminhada à Sesdec busca levar o policiamento da Patrulha Rural para distritos e localidades de difícil acesso no Baixo Madeira
L
Fachin convoca reunião para tratar de menções a Toffoli no caso Master

Fachin convoca reunião para tratar de menções a Toffoli no caso Master

O presidente do Supremo Tribunal Federal apresentará aos demais ministros o relatório da Polícia Federal e a defesa do magistrado sobre as mensagens encontradas.
L
Toffoli determina envio de dados de celulares do Banco Master ao STF

Toffoli determina envio de dados de celulares do Banco Master ao STF

O ministro solicitou que a Polícia Federal encaminhe laudos e mídias eletrônicas apreendidas após a descoberta de menções ao seu nome em aparelhos de investigados.
L
Tribunal de Roma conclui audiência de extradição de Carla Zambelli

Tribunal de Roma conclui audiência de extradição de Carla Zambelli

A Corte de Apelação encerrou a fase de depoimentos nesta quinta-feira e deve anunciar nos próximos dias se enviará a ex-deputada de volta ao Brasil.
L
Climatização escolar: Pedro Fernandes pede reforço

Climatização escolar: Pedro Fernandes pede reforço

Deputado Pedro Fernandes solicita novos aparelhos de climatização para melhorar o conforto e o ambiente de aprendizagem em escola estadual de Cacaulândia.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF lança operação para coibir embriaguez ao volante no carnaval

PRF lança operação para coibir embriaguez ao volante no carnaval

A Polícia Rodoviária Federal intensifica a fiscalização a partir desta sexta-feira com foco em infrações letais e destinos turísticos mais procurados.
L
Acidente grave entre moto e bicicleta deixa dois feridos na Jorge Teixeira

Acidente grave entre moto e bicicleta deixa dois feridos na Jorge Teixeira

O atropelamento ocorreu em frente à sede do Ibama, quando uma ciclista tentava atravessar a via e foi atingida por um motociclista que seguia para a Imigrantes.
16
HB20 capota após avançar preferencial no centro de Porto Velho

HB20 capota após avançar preferencial no centro de Porto Velho

Acidente grave no cruzamento da Sete de Setembro com João Goulart deixou uma motorista ferida e o trânsito congestionado na tarde desta quinta-feira.
12
Polícia Militar apreende 4 kg de drogas no bairro Cascalheira

Polícia Militar apreende 4 kg de drogas no bairro Cascalheira

Ação do 5º Batalhão, sob o comando do sargento Frantz, resultou na detenção de um jovem de 24 anos com maconha e cocaína
10
Operação conjunta apreende 173 kg de maconha em São Miguel do Guaporé

Operação conjunta apreende 173 kg de maconha em São Miguel do Guaporé

Ação integrada das forças de segurança faz parte da Operação Protetor das Fronteiras.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: VINYL PUB LTDA

Licença Ambiental de Pequeno Porte (LAPP)
L
Portugal aprova limites para acesso de jovens a redes sociais

Portugal aprova limites para acesso de jovens a redes sociais

O projeto de lei exige autorização dos pais para adolescentes de 13 a 16 anos e estabelece multas pesadas para empresas de tecnologia que descumprirem a norma.
L
Confiança da indústria brasileira cai pelo 14º mês seguido

Confiança da indústria brasileira cai pelo 14º mês seguido

O setor industrial completa mais de um ano em patamar de pessimismo, influenciado pela manutenção da taxa Selic em 15% e pelo encarecimento do crédito.
L
Expresso Porto avança após audiência pública

Expresso Porto avança após audiência pública

Projeto apresentado pela Nova 364 prevê 34 km de nova via para separar tráfego urbano e carga pesada, com investimento de R$ 205 milhões e foco no escoamento de safras.
L
Amazônia registra queda de 35% no desmatamento

Amazônia registra queda de 35% no desmatamento

Dados do Inpe mostram redução expressiva entre agosto de 2025 e janeiro de 2026; Cerrado também recua, enquanto governo reforça meta de zerar o desmate até 2030.
L
Jaru: inscrições para exames da Carreta do Hospital de Amor terminam sexta

Jaru: inscrições para exames da Carreta do Hospital de Amor terminam sexta

Prefeitura alerta que cadastro se encerra dia 13; atendimentos gratuitos incluem mamografia, preventivo e triagens de saúde entre 03 e 05 de março.
L
Nota de pesar: Carlos Tadeu Fernando Silva de Carvalho

Nota de pesar: Carlos Tadeu Fernando Silva de Carvalho

Professor e referência familiar em Porto Velho, Carlos Tadeu é lembrado pela dedicação ao ensino, à família e à vida comunitária.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.