TERÇA-FEIRA, 04/11/2025

Em destaque

Marquês de pombal e sua relação com os capitães de MT, por Lourismar Barroso

A intenção do ministro português era de assegurar a fronteira da Capitania de Mato Grosso e consolidar a jurisdição por ele incumbida de gerenciar.

Por Lourismar Barroso - News Rondônia

Publicado em 

Os capitães generais, da capitania de Mato Grosso ao executarem a ordem de delimitar a fronteira com a vizinha Espanha tão logo que assumiram o governo, procuraram obter fundos para a construção de fortes que serviriam de sustentáculos e resguardo desse território. A intenção do ministro português era de assegurar a fronteira da Capitania de Mato Grosso e consolidar a jurisdição por ele incumbida de gerenciar.

Para Carvalho (1998), Pombal teria suas intensões voltadas para:

[…] a colonização lançada pelo Marquês fez-se com inteligência e método. Não restaram dúvidas quanto as suas vontades e objetivos. Tinham sido ponderados todos os fatores inerentes ao trabalho numa terra virgem. Tinham sido analisadas as possibilidades econômicas e os efeitos dessas possibilidades para o bem-estar dos indivíduos da área amazônica (CARVALHO, 1998, p.110).

Durante o período em que esteve à frente como ministro da coroa portuguesa, Pombal intensificou a construção de forte e fortalezas na capitania de Mato Grosso, como o forte de Coimbra e Real Forte Príncipe da Beira, dentro do espaço que limitava a fronteira com a Espanha. Para Cruxen (2011), “essas fortificações serão percebidas como imagens arquitetônicas associadas à habitação, núcleo gerador de povoamento, fornecedor de segurança entre tantos outros significados”. 

Com a criação do primeiro forte balizador na fronteira oeste da Capitania de Mato Grosso, o de Nossa Senhora da Conceição em 1760, Portugal antecipava-se à Espanha na guarda dessa fronteira. Assim com a presença desse novo destacamento militar o de Nossa Senhora da Conceição, ficava dessa forma assegurada as terras disputadas pelas coroas portuguesa e espanhola.

Na gestão de Rolim de Moura (1751 – 1765), segundo Pontes Pinto, enviava periodicamente uma cota de ouro extraído da província para a Coroa. A última remessa de que se tem notícia foi de 50 arrobas, a qual foi enviada em setembro de 1762 pelo itinerário das monções do norte”. (PINTO, 1989, p. 34).

Para Silva (1982), Dom Antônio Rolim de Moura Tavares, foi nomeado governador de Mato Grosso em 1751 e aos 39 anos foi Capitão-General juntamente com as instruções de como deveria governar a capitania de Mato Grosso (SILVA, 1982, p. 6).

Para CASTILHO PEREIRA (2008), conclui que, esse governo fez todo um trabalho de conservação da fronteira, resistindo duas investidas espanholas em 1763 e 1766 para retomar a antiga missão de Santa Rosa agora destacamento de Nossa Senhora da Conceição (CASTILHO PEREIRA, 2008 p. 148).

Após treze anos e meio administrando a capitania de Mato Grosso, pelo serviço prestado a Coroa, Rolim de Moura é transferido para a Bahia para dar continuidade às intenções da coroa portuguesa. Sendo substituído pelo segundo governador de Mato Grosso que de acordo com Gen. Frederico Rondon, os sucessores de Rolim de Moura no governo da longínqua Capitania de Mato Grosso desvelaram-se no mesmo zelo pela consolidação das posses lindeiras. (RONDON, 1969, p.331)

No governo de João Pedro da Câmara (1765 – 1769), durando apenas quatro anos, remeteu para a Metrópole o ouro proveniente do quinto que foi gerado em sua administração, com um total de 71 arrobas, transportada de Vila Bela pela via Amazônica. Para Pontes Pinto o governo de João Pedro da Câmara, pouco fez e também pouco mereceu, quer das mercês do Estado quer das maldições do povo (PINTO, 1989, p.36).

O governador Luís Pinto de Sousa Coutinho (1769 – 1772), considerado Conde de Balsemão, em seus estudos Pontes Pinto descreve que apresentou dificuldades, pois não sabia administrar e nem tão pouco possuía visão de governo (PINTO 1989, p.37). Para Teixeira (1998), esse governo criou em1769 no rio Madeira o povoado de Balsemão, uma espécie de posto militar entre cachoeiras que tinha como objetivo apoiar à navegação no rio madeira e recolher o ouro pertencente à coroa (TEIXEIRA, 1998, p.46).

Durante o governo de Luís Pinto, segundo Jorge (1992) se intensificou as repercussões aos efeitos da aversão de Pombal aos jesuítas expulsos de Portugal e dos domínios portugueses (JORGE,1982 p.18). Ainda segundo Meireles (1989), Luís Pinto de Souza Coutinho, mudou o nome do forte de Conceição para Bragança em 1769 e ordenou a abertura de uma estrada que estabeleceria uma ligação terrestre até Vila Bela (MEIRELES, 1989 p. 173)

Adotando uma postura autoritária, segundo Pontes Pinto (2000), o governo de Luiz Pinto estabeleceu imposto suplementar para as despesas da capitania. As reivindicações contra seu desmando originaram prisões e sequestros de bens dos colonos insatisfeitos (PINTO, 2003 p.61), ainda o mesmo autor faz referência de que:

Esse governo não mediu os meios para cobrar da população apreensiva pela espoliação, dízimo, quinto e direitos de entrada e saída de mercadorias e outros bens, pagando inclusive as mordomias e honorários para o governador e seus militares. (PINTO, 2003, p. 61)

O governador Luiz Pinto de Souza Coutinho foi substituído pelo capitão Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres que chega à capitania de Mato Grosso no dia 29 de junho de 1771 para assumir seu posto. Seu governo dá continuidade da política adotada pela coroa portuguesa, assumindo num período pós-jesuítas, sendo marcado por uma política que conteve a animosidade com os Espanhóis.

Palácio dos Capitães Generais de 1752 a 1985   Foto: Lourismar Barroso

Após a anulação do Tratado de Madri em 1761, Portugal iniciaria uma aproximação com o lado Espanhol na fronteira oeste da capitania de Mato Grosso, coube ao governo de Luís Albuquerque incentivar o comércio na fronteira de forma dissimulada, fingindo aceitar o contrabando sem que os espanhóis percebessem.

Sendo um homem de boas habilidades adquiridas pelos padrões europeus e preparado para o cargo que ocupava, Gilberto Freyre relata que Luiz de Albuquerque foi um homem de não pouco saber, só parte do qual teria sido adquirido e esta mesma, obliquamente, em Coimbra; e de não pouca ciência: aquela ciência do século XVIII da qual ainda hoje se pode ver o que foi na mesma Coimbra (FREYRE, 1978 p.69), todos os conhecimentos adquiridos ao longo de seu governo será colocada em prática na capitania de Mato Grosso.

Consciente de seu papel de administrador, Luiz de Albuquerque, seguiu a  linha de execução da política portuguesa, tendo o aval da coroa, pois as decisões tomadas por esse governo foram necessárias à defesa da capitania de Mato Grosso que viera administrar, cabendo ao seu governo à responsabilidade, assim como lhe seria imputado às punições pelos erros caso viesse a ocorrer.  Para Emanoel Pontes Pinto, Luiz de Albuquerque tinha a preocupação de deixar o caminho do ouro livre do ataque de qualquer invasor e conclui:

Para Freyre (1978), Luís de Albuquerque foi considerado um dos maiores administradores de Mato Grosso, pelo seu destaque em terras tropicais e pelos seus aspectos positivos de sua ação (FREYRE, 1978, p.67). Esse governo fundou em 1775 o Forte de Coimbra às margens do Rio Paraguai, em seguida, construiu o Real Forte Príncipe da Beira em 1775, na margem direita do rio Guaporé, os fortes foram vistos como de grande importância. Fundou ainda o povoado de Albuquerque, hoje Corumbá e em 6 de outubro de 1778 Vila Maria, hoje Cáceres, além de São Pedro D’el Rey, no dia 21 de janeiro de 1781, hoje chamado Poconé.

Com a morte de D. José I em 1776, segundo Meireles (1989), no ano seguinte Pombal se demite do cargo de ministro em meio a um clima hostil e, em 1778 a Companhia Geral foi extinta, acusada de promover a inflação e a ruína de muitos comerciantes, em função dos privilégios detidos pelos seus administradores (MEIRELES, 1989, p. 167).

Quanto aos índios que se sujeitaram ao Diretório do Índio criado na gestão de Pombal, Meireles (1989) acrescenta que nada pode ser mais significativo, nesse sentido, do que a recomendação de que deveriam ser organizados em corpos de milícias à maneira dos Cipaios da índia[1] (MEIRELES, 1998, p.166). A ideia de que esses índios poderiam servir como os guardiões dessa nova fronteira estabelecida pela coroa.

Durante os 27 anos em que esteve à frente da administração da colônia portuguesa, Pombal ordenou que seus governadores avançassem e controlassem as fronteiras da coroa. Estabelecendo uma relação de confiança com seus governadores que entravam para governar as capitanias, em especial aquelas que ficavam bem na linha de fronteira, como é o caso da Capitania de Mato Grosso. Com apoio e respaldo, esses governos foram responsáveis por política de expansão gerada por Portugal na metade de século XVIII. Governos como o de Rolim de Moura, Luiz de Souza Coutinho, Pedro da Câmera e Luiz de Albuquerque, marcaram uma história de domínio e de preservação do território português na América do sul.

[1] Civilização indiana que foi utilizada como soldados da coroa britânica no século XIX e se rebelaram quando sua cultura foi desrespeitada pelo colonizador, vindo a se revoltarem contra a dominação. (GOMES, 2011, p.5).

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Bolas confeccionadas no projeto Pintando a Liberdade são entregues pelo Governo de Rondônia durante “Natal de Luz”

Bolas confeccionadas no projeto Pintando a Liberdade são entregues pelo Governo de Rondônia durante “Natal de Luz”

Ação realizada no Palácio Rio Madeira simboliza solidariedade e reintegração social, com a entrega de bolas confeccionadas por reeducandos do sistema prisional.
L
Governo de Rondônia realiza manutenção na RO-408 entre Campo Novo e o distrito de Jacilândia

Governo de Rondônia realiza manutenção na RO-408 entre Campo Novo e o distrito de Jacilândia

Intervenções executadas pelo DER-RO garantem melhores condições de trafegabilidade, segurança e escoamento da produção na região.
L
Defesa Civil Municipal realiza pit stop para orientar população sobre segurança em enchentes em Porto Velho

Defesa Civil Municipal realiza pit stop para orientar população sobre segurança em enchentes em Porto Velho

Ação da Operação Inverno 2025 reforça medidas preventivas e distribui cartilhas educativas com orientações práticas aos motoristas e pedestres.
L
Condutores podem solicitar entrega domiciliar da CNH e Permissão Internacional para Dirigir em Rondônia

Condutores podem solicitar entrega domiciliar da CNH e Permissão Internacional para Dirigir em Rondônia

Serviço oferecido pelo Detran-RO permite que motoristas recebam em casa a CNH e a PID, ampliando a comodidade e a eficiência no atendimento.
L
Tour Cultural e Gastronômico Porto Velho encanta comitiva de empresários da França

Tour Cultural e Gastronômico Porto Velho encanta comitiva de empresários da França

Porto Velho recebeu 22 empresários franceses para um Tour Cultural e Gastronômico Porto Velho com roteiro histórico no Cemitério da Candelária, passeio no Rio Madeira e um banquete com sabores amazônicos, como o Tambaqui sem espinhos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Cyro Antônio Leal

A família e amigos se despedem com amor de Cyro dos Mares, homem simples, íntegro e dedicado, que marcou gerações com seu exemplo de vida, sua força e sua paixão por pescar na beira do mar.
L

Chuvas torrenciais, capazes de causar alagamentos, devem atingir as regiões Noroeste e Nordeste de Porto Velho

Fortes chuvas, parte de um sistema meteorológico originado no sul do Amazonas, devem atingir a região entre os dias 4 e 5, marcando a aproximação do período chuvoso amazônico.
L

Conexão RH: Saúde, Prevenção e muito amor — o que realmente importa nos cuidados do seu pet?

Acompanhe ao vivo o Conexão RH, nesta terça às 9h, na News Rondônia e NewsTV.
L
Setor audiovisual protesta contra PL da regulação do streaming

Setor audiovisual protesta contra PL da regulação do streaming

Cineastas, produtores e técnicos realizaram atos em diversas capitais contra o Projeto de Lei 8.889/2017, alegando que o relatório atual da regulação do streaming fragiliza a indústria nacional ao reduzir a alíquota da Condecine e favorecer empresas estrangeiras.
L
Inscritos indígenas no Enem 2025 crescem 89% em três anos

Inscritos indígenas no Enem 2025 crescem 89% em três anos

O Painel Enem 2025, do Inep, mostra que o número de inscritos indígenas Enem 2025 saltou de 19.980 em 2022 para 37.489 este ano, com Amazonas, Pernambuco e Bahia registrando os maiores números de candidatos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L
Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Edital nº 7/2025 da Seduc oferece 26 vagas em 24 escolas de Rondônia; inscrições são gratuitas e ocorrem de 3 a 12 de novembro.
L

POLÍTICA

Eyder Brasil concede Medalha do Mérito Legislativo ao Iperon por avanços na previdência estadual

Eyder Brasil concede Medalha do Mérito Legislativo ao Iperon por avanços na previdência estadual

Deputado estadual Eyder Brasil reconhece modernização e transparência do Iperon e reforça defesa do PCCR e do auxílio-alimentação para servidores.
L
Deputado Coronel Chrisóstomo destina meio milhão à saúde da mulher em Theobroma

Deputado Coronel Chrisóstomo destina meio milhão à saúde da mulher em Theobroma

Com o novo repasse, o parlamentar já indicou mais de R$ 3 milhões em recursos para o município, nas áreas de saúde, infraestrutura e agricultura.
L
Cristiane Lopes reafirma apoio à emancipação da Ponta do Abunã

Cristiane Lopes reafirma apoio à emancipação da Ponta do Abunã

Deputada federal defende autonomia dos distritos e destaca protagonismo da população rondoniense.
L
Prefeitura de Porto Velho entrega obras e transforma a cidade em apenas 10 meses

Prefeitura de Porto Velho entrega obras e transforma a cidade em apenas 10 meses

Gestão de Léo Moraes promove avanços na saúde, educação, infraestrutura, lazer e bem-estar animal.
L
Obras do Residencial Porto Madero II e V entram na reta final com plano emergencial da Caixa

Obras do Residencial Porto Madero II e V entram na reta final com plano emergencial da Caixa

Após articulações do vereador Dr. Santana, empreendimentos devem ser entregues até o Natal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil e Militar prendem autores de roubo em Porto Velho

Polícia Civil e Militar prendem autores de roubo em Porto Velho

Em ação conjunta, a Polícia Civil e o 5º BPM cumpriram mandados de prisão preventiva roubo Porto Velho contra dois investigados por invadir e agredir vítimas no bairro Embratel, em julho.
12
Pescador encontra cadáver em lago perto do Rio Madeira em Porto Velho

Pescador encontra cadáver em lago perto do Rio Madeira em Porto Velho

De acordo com as primeiras informações, um pescador teria encontrado o corpo e logo acionou a Polícia Militar.
18
Homem descumpre medida protetiva, ameaça ex e é preso com espingarda

Homem descumpre medida protetiva, ameaça ex e é preso com espingarda

A Polícia Militar agiu rapidamente, prendendo Roberci, acusado de descumprimento medida protetiva espingarda Ji-Paraná. A arma calibre .22 foi localizada em um matagal de onde o suspeito saiu.
14
Motocicleta abandonada com placa adulterada é apreendida em RO

Motocicleta abandonada com placa adulterada é apreendida em RO

Uma motocicleta abandonada adulterada Ji-Paraná foi encontrada em área de matagal com placa de outro veículo.
12
Motociclista é detido após fuga e manobras perigosas em RO

Motociclista é detido após fuga e manobras perigosas em RO

O motociclista detido manobras perigosas Jaru tentou fugir a pé após desobedecer a ordem de parada da PM.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Servidores da Secretaria de Economia representam Porto Velho em debates sobre planejamento territorial

Servidores da Secretaria de Economia representam Porto Velho em debates sobre planejamento territorial

Participações da Semec em eventos nacionais e internacionais reforçam o compromisso de Porto Velho com o planejamento territorial e o desenvolvimento sustentável.
L
Expositores da agroindústria têm até 15 de novembro para se inscrever na Agrotec 2025

Expositores da agroindústria têm até 15 de novembro para se inscrever na Agrotec 2025

Edital da Semagric foi retificado e prorrogou o prazo de inscrições para a Agrotec 2025, feira que valoriza a agroindústria e a agricultura familiar de Porto Velho.
L
Semagric abre credenciamento para expositores da Agrotec 2025 em Porto Velho

Semagric abre credenciamento para expositores da Agrotec 2025 em Porto Velho

Empresas interessadas em participar da 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar podem se inscrever gratuitamente até 17 de novembro.
L
Com foco em escolas indígenas e regulares, ProAlfa Rondônia realiza agenda formativa em Guajará-Mirim

Com foco em escolas indígenas e regulares, ProAlfa Rondônia realiza agenda formativa em Guajará-Mirim

Programa de Alfabetização do governo de Rondônia promove formações para docentes indígenas e da rede regular, fortalecendo o ensino nos anos iniciais.
L
Nota de pesar: José Jesuino Freitas de Melo

Nota de pesar: José Jesuino Freitas de Melo

José Jesuino viveu uma vida marcada pela dedicação, fé e um espírito empreendedor que o tornaram querido por todos que o conheceram.
L
Semana do Técnico Agrícola intensifica inscrições de cursos voltados para o agro

Semana do Técnico Agrícola intensifica inscrições de cursos voltados para o agro

Inscrições seguem abertas até 10 de novembro para formações técnicas de nível médio ofertadas pelo governo de Rondônia.
L
Vila Olímpica de Porto Velho é palco da 5ª Copa Rondônia de Natação

Vila Olímpica de Porto Velho é palco da 5ª Copa Rondônia de Natação

Evento contou com a participação de clubes de Rondônia, Amazonas, Acre, Peru e Bolívia.
L
Cerca de 16 mil pessoas visitam cemitérios Santo Antônio e dos Inocentes no Dia de Finados

Cerca de 16 mil pessoas visitam cemitérios Santo Antônio e dos Inocentes no Dia de Finados

Mutirão da Prefeitura garante limpeza e estrutura adequada para receber visitantes em Porto Velho.
L
Serviço de roçagem aumenta segurança na RO-481 entre Nova Brasilândia e São Miguel do Guaporé

Serviço de roçagem aumenta segurança na RO-481 entre Nova Brasilândia e São Miguel do Guaporé

Ação do Governo de Rondônia garante maior visibilidade e segurança aos motoristas com limpeza das margens da rodovia.
L
Santa Cruz Futebol Clube conquista a 11ª Taça Santa Cruz de Futebol Society

Santa Cruz Futebol Clube conquista a 11ª Taça Santa Cruz de Futebol Society

Equipe vence o Ajax por 3 a 0 e alcança o quinto título da competição organizada pela Prefeitura de Jaru.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.