QUARTA-FEIRA, 08/10/2025

Marquês de pombal e sua relação com os capitães de MT, por Lourismar Barroso

A intenção do ministro português era de assegurar a fronteira da Capitania de Mato Grosso e consolidar a jurisdição por ele incumbida de gerenciar.

Por Lourismar Barroso - News Rondônia

Publicado em 

Os capitães generais, da capitania de Mato Grosso ao executarem a ordem de delimitar a fronteira com a vizinha Espanha tão logo que assumiram o governo, procuraram obter fundos para a construção de fortes que serviriam de sustentáculos e resguardo desse território. A intenção do ministro português era de assegurar a fronteira da Capitania de Mato Grosso e consolidar a jurisdição por ele incumbida de gerenciar.

Para Carvalho (1998), Pombal teria suas intensões voltadas para:

[…] a colonização lançada pelo Marquês fez-se com inteligência e método. Não restaram dúvidas quanto as suas vontades e objetivos. Tinham sido ponderados todos os fatores inerentes ao trabalho numa terra virgem. Tinham sido analisadas as possibilidades econômicas e os efeitos dessas possibilidades para o bem-estar dos indivíduos da área amazônica (CARVALHO, 1998, p.110).

Durante o período em que esteve à frente como ministro da coroa portuguesa, Pombal intensificou a construção de forte e fortalezas na capitania de Mato Grosso, como o forte de Coimbra e Real Forte Príncipe da Beira, dentro do espaço que limitava a fronteira com a Espanha. Para Cruxen (2011), “essas fortificações serão percebidas como imagens arquitetônicas associadas à habitação, núcleo gerador de povoamento, fornecedor de segurança entre tantos outros significados”. 

Com a criação do primeiro forte balizador na fronteira oeste da Capitania de Mato Grosso, o de Nossa Senhora da Conceição em 1760, Portugal antecipava-se à Espanha na guarda dessa fronteira. Assim com a presença desse novo destacamento militar o de Nossa Senhora da Conceição, ficava dessa forma assegurada as terras disputadas pelas coroas portuguesa e espanhola.

Na gestão de Rolim de Moura (1751 – 1765), segundo Pontes Pinto, enviava periodicamente uma cota de ouro extraído da província para a Coroa. A última remessa de que se tem notícia foi de 50 arrobas, a qual foi enviada em setembro de 1762 pelo itinerário das monções do norte”. (PINTO, 1989, p. 34).

Para Silva (1982), Dom Antônio Rolim de Moura Tavares, foi nomeado governador de Mato Grosso em 1751 e aos 39 anos foi Capitão-General juntamente com as instruções de como deveria governar a capitania de Mato Grosso (SILVA, 1982, p. 6).

Para CASTILHO PEREIRA (2008), conclui que, esse governo fez todo um trabalho de conservação da fronteira, resistindo duas investidas espanholas em 1763 e 1766 para retomar a antiga missão de Santa Rosa agora destacamento de Nossa Senhora da Conceição (CASTILHO PEREIRA, 2008 p. 148).

Após treze anos e meio administrando a capitania de Mato Grosso, pelo serviço prestado a Coroa, Rolim de Moura é transferido para a Bahia para dar continuidade às intenções da coroa portuguesa. Sendo substituído pelo segundo governador de Mato Grosso que de acordo com Gen. Frederico Rondon, os sucessores de Rolim de Moura no governo da longínqua Capitania de Mato Grosso desvelaram-se no mesmo zelo pela consolidação das posses lindeiras. (RONDON, 1969, p.331)

No governo de João Pedro da Câmara (1765 – 1769), durando apenas quatro anos, remeteu para a Metrópole o ouro proveniente do quinto que foi gerado em sua administração, com um total de 71 arrobas, transportada de Vila Bela pela via Amazônica. Para Pontes Pinto o governo de João Pedro da Câmara, pouco fez e também pouco mereceu, quer das mercês do Estado quer das maldições do povo (PINTO, 1989, p.36).

O governador Luís Pinto de Sousa Coutinho (1769 – 1772), considerado Conde de Balsemão, em seus estudos Pontes Pinto descreve que apresentou dificuldades, pois não sabia administrar e nem tão pouco possuía visão de governo (PINTO 1989, p.37). Para Teixeira (1998), esse governo criou em1769 no rio Madeira o povoado de Balsemão, uma espécie de posto militar entre cachoeiras que tinha como objetivo apoiar à navegação no rio madeira e recolher o ouro pertencente à coroa (TEIXEIRA, 1998, p.46).

Durante o governo de Luís Pinto, segundo Jorge (1992) se intensificou as repercussões aos efeitos da aversão de Pombal aos jesuítas expulsos de Portugal e dos domínios portugueses (JORGE,1982 p.18). Ainda segundo Meireles (1989), Luís Pinto de Souza Coutinho, mudou o nome do forte de Conceição para Bragança em 1769 e ordenou a abertura de uma estrada que estabeleceria uma ligação terrestre até Vila Bela (MEIRELES, 1989 p. 173)

Adotando uma postura autoritária, segundo Pontes Pinto (2000), o governo de Luiz Pinto estabeleceu imposto suplementar para as despesas da capitania. As reivindicações contra seu desmando originaram prisões e sequestros de bens dos colonos insatisfeitos (PINTO, 2003 p.61), ainda o mesmo autor faz referência de que:

Esse governo não mediu os meios para cobrar da população apreensiva pela espoliação, dízimo, quinto e direitos de entrada e saída de mercadorias e outros bens, pagando inclusive as mordomias e honorários para o governador e seus militares. (PINTO, 2003, p. 61)

O governador Luiz Pinto de Souza Coutinho foi substituído pelo capitão Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres que chega à capitania de Mato Grosso no dia 29 de junho de 1771 para assumir seu posto. Seu governo dá continuidade da política adotada pela coroa portuguesa, assumindo num período pós-jesuítas, sendo marcado por uma política que conteve a animosidade com os Espanhóis.

Palácio dos Capitães Generais de 1752 a 1985   Foto: Lourismar Barroso

Após a anulação do Tratado de Madri em 1761, Portugal iniciaria uma aproximação com o lado Espanhol na fronteira oeste da capitania de Mato Grosso, coube ao governo de Luís Albuquerque incentivar o comércio na fronteira de forma dissimulada, fingindo aceitar o contrabando sem que os espanhóis percebessem.

Sendo um homem de boas habilidades adquiridas pelos padrões europeus e preparado para o cargo que ocupava, Gilberto Freyre relata que Luiz de Albuquerque foi um homem de não pouco saber, só parte do qual teria sido adquirido e esta mesma, obliquamente, em Coimbra; e de não pouca ciência: aquela ciência do século XVIII da qual ainda hoje se pode ver o que foi na mesma Coimbra (FREYRE, 1978 p.69), todos os conhecimentos adquiridos ao longo de seu governo será colocada em prática na capitania de Mato Grosso.

Consciente de seu papel de administrador, Luiz de Albuquerque, seguiu a  linha de execução da política portuguesa, tendo o aval da coroa, pois as decisões tomadas por esse governo foram necessárias à defesa da capitania de Mato Grosso que viera administrar, cabendo ao seu governo à responsabilidade, assim como lhe seria imputado às punições pelos erros caso viesse a ocorrer.  Para Emanoel Pontes Pinto, Luiz de Albuquerque tinha a preocupação de deixar o caminho do ouro livre do ataque de qualquer invasor e conclui:

Para Freyre (1978), Luís de Albuquerque foi considerado um dos maiores administradores de Mato Grosso, pelo seu destaque em terras tropicais e pelos seus aspectos positivos de sua ação (FREYRE, 1978, p.67). Esse governo fundou em 1775 o Forte de Coimbra às margens do Rio Paraguai, em seguida, construiu o Real Forte Príncipe da Beira em 1775, na margem direita do rio Guaporé, os fortes foram vistos como de grande importância. Fundou ainda o povoado de Albuquerque, hoje Corumbá e em 6 de outubro de 1778 Vila Maria, hoje Cáceres, além de São Pedro D’el Rey, no dia 21 de janeiro de 1781, hoje chamado Poconé.

Com a morte de D. José I em 1776, segundo Meireles (1989), no ano seguinte Pombal se demite do cargo de ministro em meio a um clima hostil e, em 1778 a Companhia Geral foi extinta, acusada de promover a inflação e a ruína de muitos comerciantes, em função dos privilégios detidos pelos seus administradores (MEIRELES, 1989, p. 167).

Quanto aos índios que se sujeitaram ao Diretório do Índio criado na gestão de Pombal, Meireles (1989) acrescenta que nada pode ser mais significativo, nesse sentido, do que a recomendação de que deveriam ser organizados em corpos de milícias à maneira dos Cipaios da índia[1] (MEIRELES, 1998, p.166). A ideia de que esses índios poderiam servir como os guardiões dessa nova fronteira estabelecida pela coroa.

Durante os 27 anos em que esteve à frente da administração da colônia portuguesa, Pombal ordenou que seus governadores avançassem e controlassem as fronteiras da coroa. Estabelecendo uma relação de confiança com seus governadores que entravam para governar as capitanias, em especial aquelas que ficavam bem na linha de fronteira, como é o caso da Capitania de Mato Grosso. Com apoio e respaldo, esses governos foram responsáveis por política de expansão gerada por Portugal na metade de século XVIII. Governos como o de Rolim de Moura, Luiz de Souza Coutinho, Pedro da Câmera e Luiz de Albuquerque, marcaram uma história de domínio e de preservação do território português na América do sul.

[1] Civilização indiana que foi utilizada como soldados da coroa britânica no século XIX e se rebelaram quando sua cultura foi desrespeitada pelo colonizador, vindo a se revoltarem contra a dominação. (GOMES, 2011, p.5).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Porto Velho recebe capacitação sobre incentivos fiscais sociais

Porto Velho recebe capacitação sobre incentivos fiscais sociais

Porto Velho recebe capacitação sobre incentivos fiscais sociais
L

Curso gratuito de Treinamento de Serviços para Garçons e Copeiras está com inscrições abertas

Com carga horária de 7 horas e inscrições gratuitas, o curso online oferece qualificação profissional em turismo, hospitalidade e lazer, voltado ao público em geral.
L
Sebrae celebra Dia do Empreendedor com atendimentos gratuitos em Cacoal

Sebrae celebra Dia do Empreendedor com atendimentos gratuitos em Cacoal

Evento aproximou Sebrae e Sala do Empreendedor de MEIs, reforçando apoio aos pequenos negócios.
L

Vaga de emprego para Mecânico de Implementos e Tratores em Ji-Paraná, Salário a combinar

A empresa Tractor Terra está com 2 vagas abertas para Mecânico de Implementos e Tratores em Ji-Paraná, RO. A oportunidade é para profissionais com experiência em manutenção de máquinas agrícolas, em regime de tempo integral.
L
Iphan lança acervo digital patrimônio imaterial com mais de 2 mil documentos

Iphan lança acervo digital patrimônio imaterial com mais de 2 mil documentos

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou o acervo digital patrimônio imaterial do Brasil, reunindo mais de 2 mil documentos sobre 60 bens culturais, incluindo o Círio de Nazaré e o forró.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Revalida 2025: cartão de confirmação de inscrição está disponível para candidatos

Revalida 2025: cartão de confirmação de inscrição está disponível para candidatos

Os candidatos da primeira etapa da segunda edição do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida 2025/2) já podem acessar o cartão de confirmação Revalida 2025, documento com informações essenciais para a prova objetiva de 19 de outubro.
L
Saque-aniversário FGTS tem novas regras para empréstimos a partir de novembro

Saque-aniversário FGTS tem novas regras para empréstimos a partir de novembro

O governo anunciou que o saque-aniversário FGTS terá novas regras para sua antecipação, buscando proteger o trabalhador da vulnerabilidade em casos de demissão; as mudanças incluem restrições de prazo, período de carência e limite de parcelas.
L
Ação “Cabelo Maluco” estimula criatividade, inclusão e aprendizado nas escolas municipais de Porto Velho

Ação “Cabelo Maluco” estimula criatividade, inclusão e aprendizado nas escolas municipais de Porto Velho

Evento movimenta alunos, famílias e professores, promovendo autoestima, engajamento e expressão individual nas unidades da rede municipal.
L
Governo autoriza nomeação aprovados CPNU para analista no MGI

Governo autoriza nomeação aprovados CPNU para analista no MGI

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou nesta quarta-feira a nomeação aprovados CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), que vão ocupar 459 vagas de nível superior no cargo de analista técnico de políticas sociais.
L

IN FOCO PODCAST: Joana Joanora das Neves

Sua atuação foi além do associativismo: no SEBRAE, liderou de forma estratégica e sustentável, fortalecendo micro e pequenas empresas em todo o estado. Também deixou sua marca na literatura, sendo coautora de antologias que valorizam a força feminina e a identidade cultural de Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Farina’s Pães abre 2 vagas para Auxiliar de Produção em Porto Velho, Salário R$ 1.804,00

A empresa busca profissionais para atuar na linha de produção em tempo integral, com turno das 12h às 22h, no bairro Cuniã, em Porto Velho, RO.
L

PRG Climatização abre vaga para Estoquista em Porto Velho, Salário R$ 1.688,00

A empresa busca profissionais com experiência em controle de estoque e conhecimento básico em informática para atuar em tempo integral no bairro Agenor de Carvalho, em Porto Velho.
L

JTP Multisserviços abre 4 vagas para Lavador de Ônibus em Porto Velho, Salário R$ 1.646,66

A empresa está contratando profissionais com experiência comprovada para atuar na lavagem de ônibus em horário noturno, oferecendo benefícios como vale-alimentação, vale-transporte e cesta básica.
L

JTP Multisserviços abre 10 vagas para Motorista de Ônibus Coletivo em Porto Velho, Salário R$ 2.658,23

A empresa está contratando motoristas com CNH categoria D e experiência mínima de 6 meses para atuar no transporte urbano de passageiros em Porto Velho, oferecendo benefícios como vale-alimentação, vale-transporte e cesta básica.
L

JTP Multisserviços abre vaga para Auxiliar de Informática em Porto Velho, Salário R$ 1.656,66

A empresa busca profissionais com conhecimento técnico em manutenção de equipamentos de informática, experiência na função e disponibilidade para horário noturno, oferecendo benefícios como vale-alimentação, vale-transporte e cesta básica.
L

POLÍTICA

Relator defende arquivamento de processo contra Eduardo Bolsonaro

Relator defende arquivamento de processo contra Eduardo Bolsonaro

Pedido de vista coletivo adiou votação de parecer no Conselho de Ética da Câmara.
L
Julgamento Ferrogrão STF é suspenso após pedido de vista de Flávio Dino

Julgamento Ferrogrão STF é suspenso após pedido de vista de Flávio Dino

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o julgamento Ferrogrão STF é suspenso após o pedido de vista do ministro Flávio Dino; a votação sobre a constitucionalidade da obra, que prevê ligar Mato Grosso ao Pará, já contava com dois votos favoráveis.
L
Deputada Cláudia de Jesus solicita edições do Rondônia Cidadã em Ji-Paraná

Deputada Cláudia de Jesus solicita edições do Rondônia Cidadã em Ji-Paraná

Requerimento busca garantir serviços de documentação, saúde e cidadania para famílias em situação de vulnerabilidade.
L
Lewandowski diz que operações recentes são prenúncio da PEC da Segurança

Lewandowski diz que operações recentes são prenúncio da PEC da Segurança

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que as recentes operações da Polícia Federal (PF) em conjunto com as polícias estaduais são um “prenúncio” dos objetivos da PEC da Segurança de Lewandowski. Ele defende a conjugação de esforços para combater o crime no país.
L
Lula sanciona aumento de pena por venda de álcool a menores

Lula sanciona aumento de pena por venda de álcool a menores

A Lei 15.234/2025, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e prevê um aumento de pena por venda de álcool a menores se a substância for consumida.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adélio Bispo terá novo laudo psiquiátrico sobre liberdade

Adélio Bispo terá novo laudo psiquiátrico sobre liberdade

Psiquiatra que atuou com Zambelli e Flordelis ajudará avaliação do autor da facada em Bolsonaro.
12
Foragido e comparsa são presos com drogas e munições na zona sul

Foragido e comparsa são presos com drogas e munições na zona sul

Segundo a PM, após abordagem dos suspeitos foram localizadas munições calibre 38 e 9mm, além de drogas, um caderno com anotações do tráfico, dinheiro e material usado para embalar entorpecentes.
10
Operação PF contra abuso sexual de crianças faz 55 prisões, diz Lula

Operação PF contra abuso sexual de crianças faz 55 prisões, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a operação PF contra abuso sexual de crianças está promovendo uma “limpeza” no país, com a prisão de pelo menos 55 suspeitos em flagrante em 16 estados.
L
Polícia Civil cumpre prisão por homicídio em Vila Samuel

Polícia Civil cumpre prisão por homicídio em Vila Samuel

A prisão por homicídio em Vila Samuel foi realizada pela Polícia Civil de Rondônia nesta quarta-feira, após investigação do crime ocorrido em setembro de 2024.
12
Polícia Civil prende suspeito de roubos e desarticula grupo em Rondônia

Polícia Civil prende suspeito de roubos e desarticula grupo em Rondônia

A prisão de suspeito de roubos e de outros dois integrantes de um grupo criminoso em Alvorada D’Oeste foi realizada pela Polícia Civil nesta quarta-feira, aumentando a sensação de segurança na comunidade.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga: AMILTON DA PAZ SILVA SANTOS

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Nota de pesar: Nilda Carvalho Torres

Nota de pesar: Nilda Carvalho Torres

Mulher forte, guerreira e inspiradora, deixa um legado de amor, fé e bondade.
L

Casa de Saúde Santa Marcelina abre vaga para Terapeuta Ocupacional em Porto Velho

A oportunidade é para profissionais com ensino superior completo, em regime de meio período, com benefícios como refeição no local, seguro de vida e convênios.
L

Dismonza abre vaga para Motorista Entregador em Porto Velho, Salário R$ 1.688,00

A oportunidade é para Motorista Entregador com experiência, CNH AB há pelo menos 3 anos e ensino médio completo, para atuar em tempo integral em Porto Velho, RO.
L

Vaga de emprego para Analista Clínico em Extrema, Salário R$ 3.291,04

LABSA está contratando Analista Clínico (Biomédico ou Farmacêutico Bioquímico) para atuar em Extrema, RO. A oportunidade oferece benefícios, adicional de insalubridade e escala 12×36, em um dos maiores laboratórios da região Norte.
L

Vaga de emprego para Técnico de Laboratório em Extrema, Salário R$ 1.790,44

Laboratório LABSA abre vaga para Técnico de Laboratório em Extrema, RO. A oportunidade é para profissionais com formação técnica em análises clínicas, enfermagem ou patologia, com benefícios e jornada 12×36.
L
Rivalidade que nos afasta e não protege

Rivalidade que nos afasta e não protege

Elas seguem reforçando esse comportamento que é resultado do machismo estrutural e que dita que mulheres não são confiáveis
L
Governo de Rondônia fortalece segurança alimentar com PAA Indígena para comunidade Arara-Karo em Ji-Paraná

Governo de Rondônia fortalece segurança alimentar com PAA Indígena para comunidade Arara-Karo em Ji-Paraná

Programa garante compra direta de alimentos produzidos por indígenas e beneficia famílias em situação de vulnerabilidade.
L
Programa Vencer do governo de Rondônia qualifica profissionais e fortalece redes de amizade e trabalho

Programa Vencer do governo de Rondônia qualifica profissionais e fortalece redes de amizade e trabalho

Concluintes de quatro cursos recebem kits profissionais e têm oportunidade de inserção no mercado de trabalho em Porto Velho.
L
Brasil ignora sistemas alimentares na agenda climática, aponta estudo

Brasil ignora sistemas alimentares na agenda climática, aponta estudo

Um novo estudo revela que o Brasil ignora sistemas alimentares na agenda climática, obtendo nota baixa na inserção de políticas de agricultura e alimentação para cumprir suas metas de redução de emissões no Acordo de Paris.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.