O feriado de Corpus Christi, celebrado no Brasil e em diversos outros países do mundo, é uma festa católica que possui uma rica história e significado espiritual. Este feriado, que ocorre na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade (que por sua vez acontece no domingo seguinte ao Pentecostes), é uma celebração solene em homenagem ao sacramento da eucaristia.
“Sede o que vedes, e recebei o que sois.” – São Agostinho, falando sobre a Eucaristia.
A origem de Corpus Christi remonta ao século XIII, especificamente ao ano de 1263. A freira belga Santa Juliana de Mont Cornillon teve visões nas quais Jesus pedia para que fosse realizada uma festa em honra ao sacramento da Eucaristia. A primeira celebração foi feita em Liège, na atual Bélgica. No Brasil, a festa foi instituída pelo Rei Dom Diniz e tornou-se tradição desde a colonização, sendo um dos feriados religiosos mais importantes do país.
O nome “Corpus Christi” vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. O objetivo desta celebração é relembrar a Última Ceia, onde Jesus Cristo, na noite em que foi traído, ofereceu aos seus discípulos pão e vinho, dizendo: “Isto é o meu corpo… isto é o meu sangue… Fazei isto em memória de mim”.
“A Eucaristia é a vida da alma e do corpo. Sem a Eucaristia, a alma não vive de sua vida sobrenatural e o corpo sofre mortalmente.” – São Pedro Julião Eymard.
Uma das características mais marcantes de Corpus Christi são as tradicionais procissões. Nessas procissões, os fiéis acompanham o Santíssimo Sacramento, geralmente abrigado em um ostensório e conduzido por um sacerdote, pelas ruas. No Brasil, outra prática comum durante a festa é a confecção de tapetes coloridos, feitos de serragem, areia, flores, entre outros materiais, por onde a procissão passa.
Neste dia, somos convidados a refletir sobre o significado profundo da Eucaristia na vida dos cristãos. É uma oportunidade de relembrar os sacrifícios de Jesus por nós e de reafirmar nossa fé em Sua presença na Eucaristia. Nas palavras do Papa Francisco: “A Eucaristia é Jesus que nos dá força para caminhar e semear com coragem e paciência.”
Nesta celebração de Corpus Christi, que cada um de nós se lembre de honrar essa tradição, respeitando nossas origens, reafirmando nossa fé e buscando a paz e o amor que a Eucaristia simboliza.