SÁBADO, 02/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Coluna Night in Black Tie: Festa do Divino

Meu coração de menino envolvia-se com o badalar dos sinos, ao som dos remos e remadores, na festa do Divino.

Por Átila Ibáñez

Publicado em 

Coluna Night in Black Tie: Festa do Divino - News Rondônia

Coluna Night in Black Tie: Festa do Divino - News Rondônia

(Vilhena-RO) – Júlio Cesar, radialista, (Rádio Positiva FM – Vilhena) político, trabalho social, pioneiro de Vilhena. Cesar esteve de aniversário. Desejo ao comunicador; muitos anos de vidas. Que Deus possa abençoa-lo. Sucesso na sua caminhada. Feliz cumpleaños.

Coluna Night in Black Tie: Festa do Divino - News Rondônia

(Vilhena-RO) –  Daniela Arruda Batizoco.  Casada com Tiago Batizoco (Técnico de Futebol) campeão várias vezes por Rondônia. Minha amiga Daniela esteve de aniversário. Parabéns pra você. Que Deus abençoe sua vida. Cumpleños feliz! Cumpleaños feliz! Cumpleaños feliz! Cumpleaños feliz!

Coluna Night in Black Tie: Festa do Divino - News Rondônia

(Curitiba-PR) – Destacamos em nosso “Night In Black Tie” o casal mil – Lawrence Pablo Ibañez França (Advogado) e sua musa inspiradora, a comerciária Pâmela Sabrina (Arezzo – Curitiba-PR). Nora e filho do colunista Átila Ibañez França.

Coluna Night in Black Tie: Festa do Divino - News Rondônia

(Vilhena-RO) – Ana Clara é filha de um grande amigo do colunista. Paulo Alberes; filho do grande jornalista; membro da Academia Vilhenense de Letras – Ivanir Aguiar de Oliveira (In Memoriam). Ana Clara; esteve de aniversário. Os amigos e familiares cantaram os parabéns para a Clara. Fica registrado aqui em nossa coluna social “Night In Black Tie” a data do seu niver. Cumpleaños feliz! Ana Clara.

Coluna Night in Black Tie: Festa do Divino - News Rondônia

(Costa Marques-RO)Festa do Divino – (IbáñezIbáñez)

Meu coração de menino envolvia-se com o badalar dos sinos, ao som dos remos e remadores, na festa do Divino.

No barco a fé no Espírito Santo, nas margens do Rio Guaporé o povo aplaudindo, as violas, violões, os tambores, tocando hinos, a reza, os pedidos, os amores.

A festa, os cantadores, as ladainhas, o terço, os seguidores do Santo Divino, a fé chegava forte, envolvendo os pequeninos.

O batelão coberto de sapé e fitilhos pendurados, os remadores a roncar os remos, e o povo com muita fé na festa do Divino Espírito Santo.

Átila Ibáñez França – Membro da ACLER – Academia de Letras de Rondônia – AVL – Academia de Letras de Rondônia.

Coluna Night in Black Tie: Festa do Divino - News Rondônia

Em cada canto de Vilhena, a Corujinha do Cerrado, no planalto se assossega, põe seus ovos no buraco, espera que os filhotes, nasçam com saúde, e chamem atenção, com seus primeiros chorinhos, olhos arregalados.

Um choro em clave de Sol, neste solo brasileiro, assim como a corujinha, minha vida, meu rincão, sou rondoniano, de Guajará-Mirim, tenho Vilhena, como a cidade do coração.

A mãe coruja aquece seus filhinhos, no colo os bichinhos, ficam sossegados, envolto entre plumas e capim do cerrado, aquecem-se entre as pernas, penas, asas da mamãe coruja, plumas branquinhas e asas rajadas.

As corujinhas adormecem, com o suave sopro do vento, que vem do sul, fazem biquinho, com o frio, o vento, assoviando no telhado, e no buraco das corujinhas, o vento esfria seu corpinho, dos lindos e frágeis bichinhos.

No alto dos Parecis, desse nosso belo céu estrelado, a seiscentos e trinta metros, de um céu azulado; o nível do mar; longínquo, bem no alto ficamos sentido no rosto, o vento minuano.

A brisa sopra suave, tocando a carinha da corujinha no buraco; escondidinha, aquecendo-se fica. O planalto enluarado, o uivo do lobo do cerrado, entre o céu e a terra, o povo de Vilhena, vive embasbacado de tanta beleza.

Engalanado pela natureza, com tanta beleza, nos quatro cantos de Rondônia, desse imenso e lindo Brasil, o povo de Vilhena, olhando o cerrado, a lua no céu, o sol brilhante, céu de brigadeiro, às três da tarde.

Assim é; Vilhena; minha amada, querida cidade, que escolhi com tanto carinho, hoje presto a ti nestas páginas, minha homenagem, querida cidade hospitaleira, aonde nasceu meu primogênito.

Coluna Night in Black Tie: Festa do Divino - News Rondônia

(Porto Velho-RO) – Para o seu deleite. Aberto todos os dias das 11h às 15h. “O Compadre Restaurante” é o melhor lugar para você que está passando na BR 364. Pare e saboreie as delícias que o Compadre Restaurante lhe oferece. O Compadre Restaurante é um lugar aonde as famílias reúnem-se para saborear os deliciosos e variados pratos. Visite o restaurante; tenho certeza que você jamais irá esquecer. BR 364 Km4 sentido Cuiabá. Porto Velho-RO. (69) 3222-5828 – 9 9228-1596.

Coluna Night in Black Tie: Festa do Divino - News Rondônia
Átila Ibáñez
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sexta de cinema: News Rondônia e Cine Araújo revelam o ganhador da semana na promoção de ingressos!

Toda sexta tem sorteio de um par de ingressos para os melhores filmes em cartaz. Veja quem vai curtir a telona por conta da casa!
L

Sexta de Sorte: News Rondônia e MS Distribuidora revelam o nome do ganhador da Promoção Rancheiro!

Com sabor de vitória e tradição, a promoção semanal presenteia amantes dos biscoitos Rancheiro. Conheça quem levou o kit especial desta semana!
L
Prefeitura de Porto Velho investiga suspeita de fraude no IPAM e adota medidas para garantir transparência

Empresas tentam criar cortina de fumaça, para esconder responsabilidades do passado e desviar o foco sobre o IPAM

E, mais grave, empresas que não são sequer credenciadas ao IPAM, estão publicando comunicados e ameaças de suspensão de atendimento que, na prática, não têm respaldo jurídico ou contratual.
L

MPRO lança “Agosto Lilás” e apresenta Mapa da Violência Doméstica em Rondônia

Ferramenta inédita oferece dados em tempo real e fortalece políticas públicas de proteção às mulheres
L
STF condena réu que sentou na cadeira do ministro Alexandre de Moraes

STF condena réu que sentou na cadeira do ministro Alexandre de Moraes

A Primeira Turma do STF formou maioria de votos para a condenação de Fábio Alexandre de Oliveira por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Falecimento de Jorge Mateus Filho aos 83 anos em Porto Velho

Família e amigos se despedem de Jorge Mateus Filho, que deixa legado de amor, integridade e paixão pela família e pelo Fluminense
L

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Antônio Lemos Régis

O programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta-feira (01), às 18h, recebe Antônio Lemos Régis. Doutorando em Educação pela UFOPA e Professor Adjunto da UNIR, Antônio é especialista em Engenharia de Requisitos de Software e atua em projetos de tecnologia e meio ambiente. Uma conversa sobre educação, tecnologia e sustentabilidade na Amazônia.
L

Povoado Nerd | Entrevista Junior DuZ Cariocas e DJ GEO!

Nesta sexta-feira (01), às 17h, o programa Povoado Nerd recebe Junior DuZ Cariocas e DJ GEO para falar sobre o grande evento de aniversário que promete agitar a cidade.
L
Projeto Retrô agita o Agenda News e esquenta para a festa Retrô Gold com clássicos dos anos 70, 80 e 90

Projeto Retrô agita o Agenda News e esquenta para a festa Retrô Gold com clássicos dos anos 70, 80 e 90

Em entrevista animada com Renata Camurça, Zeno Germano e Gianne Priscila revelam detalhes da festa flashback e agenda de shows que celebra a nostalgia.
L

Fonte de Vida | Entrevista José de Melo Silva e Ana Paula Baldez Santos

Nesta sexta-feira (01), às 16h, o Programa Fonte de Vida recebe José de Melo Silva, que dedicou 39 anos aos Correios, trazendo histórias e experiências únicas, e Ana Paula Baldez Santos, assistente social, mestre em Desenvolvimento Regional pela UNIR e doutora em Psicologia. Uma conversa inspiradora sobre trajetória profissional, desenvolvimento social e perspectivas para a região.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

A segunda edição do CNU 2025 teve mais de 250 mil inscrições em cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência, aplicando a nova Lei de Cotas.
L
IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

O Brasil atinge novo recorde de emprego com carteira assinada e o maior salário do trabalhador, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
L
Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Economia aquecida mantém mercado de trabalho forte, com a menor taxa de desocupação já registrada, apesar da alta da Selic.
L

Vaga para Enfermeiro(a) do Trabalho – Ji-Paraná/RO

Oportunidade para profissional de enfermagem atuar na saúde ocupacional, com salário de R$ 4.550, benefícios completos e contratação pela Consultoria Mariana Goedert.
L
Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho com inscrições até 8 de agosto

Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho com inscrições até 8 de agosto

Em Porto Velho, a Energisa oferece oportunidades de estágio para estudantes de diversas áreas do ensino superior, como Engenharias, Direito e Comunicação, com inscrições abertas até 8 de agosto.
L

POLÍTICA

Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Deputado estadual elogia iniciativa da ACEP e defende a transparência fiscal como pilar da cidadania em Rondônia.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Deputada estadual comemora dados do IBGE e atribui avanço a políticas públicas que fortalecem renda e trabalho formal no estado.
L
Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora 40 anos do Clube Amigos do Basquete em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora 40 anos do Clube Amigos do Basquete em Guajará-Mirim

Parlamentar destaca importância do esporte para a juventude e reafirma apoio a projetos sociais no município.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia passagem de comando da Marinha em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa prestigia passagem de comando da Marinha em Guajará-Mirim

Nova gestão da Agência Fluvial reforça ações de segurança na fronteira; parlamentar destaca apoio às Forças Armadas em Rondônia.
L

Justiça Eleitoral rejeita acusação de fraude à cota de gênero contra o Avante em Candeias do Jamari

Decisão confirma lisura das candidaturas e mantém mandatos dos vereadores eleitos
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem de 24 anos é encontrado morto em terreno da BR-319

Jovem de 24 anos é encontrado morto em terreno da BR-319

Gean da Silva Pinheiro sofreu acidente fatal em área rural da Linha Transpurus; perícia e autoridades investigam as circunstâncias.
18

Motorista abre porta de carro e provoca acidente com motociclista na Avenida Jatuarana

Motociclista sofreu fratura no pé após colisão na zona sul de Porto Velho; vítima foi socorrida e levada à UPA Sul.
12
Acidente grave deixa motociclista ferido na Rua Brasília com Rua Bolívia, em Porto Velho

Acidente grave deixa motociclista ferido na Rua Brasília com Rua Bolívia, em Porto Velho

Colisão entre carro e motocicleta ocorreu no bairro Nossa Senhora das Graças; vítima foi encaminhada para a Policlínica Ana Adelaide
12
PF prende três foragidos da Justiça em Rondônia

PF prende três foragidos da Justiça em Rondônia

Um dos indivíduos havia sido condenado há mais de 20 anos de prisão
10
LETUM: Polícia Civil deflagra operação para cumprimento de mandados relacionados a tentativa de homicídio em Ariquemes

LETUM: Polícia Civil deflagra operação para cumprimento de mandados relacionados a tentativa de homicídio em Ariquemes

A ação contou com o apoio da Delegacia Regional de Ariquemes, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ariquemes.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia recebe destaque internacional em ranking da LGPD no Brasil

Governo de Rondônia recebe destaque internacional em ranking da LGPD no Brasil

Estado figura entre as três melhores instituições do país em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados; evento de premiação aconteceu em Londres.
L

Vereadora Amanda Areval é eleita delegada estadual para representar Vilhena na Conferência Estadual da Mulher

Evento promovido pelo Conselho Municipal da Mulher debateu propostas para políticas públicas voltadas às mulheres
L
Conab publica novo aviso de frete para remoção de milho destinado a pequenos criadores

Conab divulga monitoramento agrícola e aponta boas condições para milho segunda safra

Dados indicam avanço positivo nas regiões produtoras, com destaque para milho e trigo
L
Trump e Rússia trocam ameaças com submarinos nucleares

Trump e Rússia trocam ameaças com submarinos nucleares

Em meio a uma escalada de provocações entre Trump e Rússia, o presidente dos EUA ordena o posicionamento de submarinos nucleares após declarações do ex-presidente Dmitry Medvedev.
L
Adolescentes são apreendidos com simulacro de pistola em Porto Velho

Adolescentes são apreendidos com simulacro de pistola em Porto Velho

A Polícia Militar abordou dois adolescentes com simulacro de arma, sendo que um deles é suspeito de fazer um gesto de facção criminosa em frente ao Comando-Geral da PM.
12

Jaru ganha prêmio “Solo Seguro” do CNJ por boas práticas em regularização fundiária urbana

Município é reconhecido nacionalmente com o projeto “Morada Legal – Setor 08 (Jardim Bela Vista)”
L
Homem é preso por tráfico de drogas em Porto Velho

Homem é preso por tráfico de drogas em Porto Velho

Em ação da DENARC, um subtenente da reserva preso por tráfico de 80 quilos de cocaína teve sua prisão preventiva cumprida após apreensão do entorpecente em junho de 2024.
10
Pedreiro cai do telhado de loja e fica gravemente ferido em Porto Velho

Pedreiro cai do telhado de loja e fica gravemente ferido em Porto Velho

As primeiras informações dão conta que o rapaz trabalhava como pedreiro em uma obra, quando acabou caindo do telhado do estacionamento comercial.
16
Polícia Civil apreende arma de fogo durante cumprimento de mandado de busca na zona rural de Ministro Andreazza

Polícia Civil apreende arma de fogo durante cumprimento de mandado de busca na zona rural de Ministro Andreazza

A apreensão representa medida cautelar importante para garantir a integridade física e psicológica da vítima, bem como o regular andamento do inquérito policial.
12

Musas Evolution: Prefeitura de Jaru apoia projeto de saúde e atividade física da Linha 634

Iniciativa recebe acompanhamento de profissionais para promover bem-estar e qualidade de vida às participantes
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.