Por Emerson Barbosa
A 2ª Edição do Prêmio Megafone de Ativismo realizou oficialmente o anúncio dos 14 vencedores. Os ganhadores foram divulgados nas páginas oficiais do Prêmio no Youtube e Instagram. Este ano, a atriz e humorista Nathalia Cruz brilhou como a grande anfitriã ao revelar os ganhadores usando uma boa pitada de humor, sátira e deboche.
Captura de Tela
Entre os indicados na categoria Documentário, “O Território” venceu o Megafone de Ativismo ao destacar pelo audiovisual a luta do povo Uru-Eu-Wau-Wau de Rondônia como resistência contra os crimes ambientais dentro da terra indígena.
Captura de Tela
A obra disputou com Damas.Doc que revela a história de quatro mulheres trans no país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo. Agachados sobre alagamentos ocorridos ao longo dos anos, no Rio Negro, Amazonas em sua relação com a crise climática. Formigueiros, a revolução cotidiana das mulheres, um retrato do Brasil pré-golpe e as resistências femininas por seus corpos e territórios e Onde Aprendo a Falar com o Vento. A obra destaca a comunidade tradicional Oliveira e sua vivência durante o reinado e tradição afro-brasileira.
Captura de Tela
Na estreia da categoria ‘Megafone do Ano’, a ativista Txai Suruí saiu vitoriosa sendo escolhida como a personalidade que mais fez a diferença em 2022 “na sua luta pelo ativismo em prol dos indígenas, das florestas e as mudanças climáticas”, narrou o Prêmio.
Ludovic Carème, Photographer
Walela Soet Xeige concorreu com Paulo Galo que trouxe a luta contra a precarização dos trabalhos dos motoboys e entregadores na cidade de São Paulo. Rita Von Hunty, com o ativismo social, político na defesa da população LGBTQIA+. Aniele Franco mostrando o enfrentamento antirracista dirigindo o Instituto que leva o nome da irmã, Marielle Franco, assassinada, juntamente com o motorista dela numa comunidade do Rio de Janeiro.
E por fim, o jogador Richarlison pelo engajamento além dos campos de futebol em diversas pautas sociais e ambientais. Ao todo, a 2ª Edição do Prêmio Megafone de Ativismo 2023 destacou 14 importantes obras que valem a pena ser pesquisada. Acompanhe o anúncio dos vencedores na página a seguir. https://www.youtube.com/watch?v=8DGwA1mA9ds.