SEXTA-FEIRA, 13/06/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Banho do pet em casa requer paciência e cuidados

É preciso encontrar alternativas para deixar essa atividade tão importante mais relaxante

Publicado em 

Atualizado em 

Banho do pet em casa requer paciência e cuidados - News Rondônia

Por Sérgio Dias
Fotos: Pixabay

Todo tutor sabe que não é todo pet que gosta de tomar banho, muito menos quando esse banho precisa ser no pet shop. Para poucos cachorros e gatos esse momento pode ser de alegria e prazer, mas para a maioria se trata de um momento bem estressante.

Banho do pet em casa requer paciência e cuidados - News Rondônia

Para amenizar essa situação e fazer com que o momento do banho seja mais tranquilo, o News Rondônia alerta que é preciso encontrar alternativas para deixar essa atividade tão importante mais relaxante.

Pensando nisso muitos tutores se dedicam com a missão de dar banho nos pets em casa, o que não deixa de ser um enorme desafio. Para que esse momento não traga problemas aos animais, é preciso estar atento a alguns cuidados, entre eles a temperatura da água, do secador e os produtos a serem utilizados.

Uma boa alternativa vem direto da gastronomia: mise en place, que se pronuncia-se “miz õ plas”. Trata-se de um termo francês que significa "pôr em ordem" ou "colocar no lugar uma determinada coisa". Ou seja, trata-se do conjunto de operações que precedem a preparação propriamente dita de cada processo de preparo na cozinha.

Banho do pet em casa requer paciência e cuidados - News Rondônia

Então em primeiro lugar, é preciso separar todos os itens que serão utilizados no banho: toalha, xampu, condicionador, pente, escova e secador. Como o banho deve ser de morno para frio, o espaço ideal para isso é no chuveiro ou em uma bacia com a água ligeiramente aquecida.

A água quente pode agredir a pele do cão, assim como o uso de produtos não específicos para a espécie. A região dos ouvidos é uma das mais sensíveis e não pode ser molhada, por isso, é fundamental protegê-la com chumaços de algodão. Olhos e nariz também precisam de atenção para que nenhum produto entre em contato com essas áreas.

No banho, é importante começar do pescoço para baixo, deixando a cabeça por último, para que o pet não se assuste. Entre os diversos produtos disponíveis no mercado que podem contribuir com essa tarefa, há xampus, condicionadores e soluções para cuidados neutros, com óleo de amêndoas, além de outras opções específicas para pelagens claras, escuras, neutralizador de odores, com função repelente e para peles sensíveis, sem corantes, fragrâncias ou parabenos.

Para cães de pelo mais longo, xampus com dupla função quanto condicionadores que proporcionam maciez à pelagem e auxiliam no desembaraço.

Com o banho finalizado é hora de partir para a próxima etapa, a secagem. É importante retirar o excesso de água com a ajuda de uma ou mais toalhas secas.

A umidade pode contribuir para a proliferação de fungos e bactérias, além de deixar o animal resfriado nos dias mais frios, por isso, é necessário secar bem todas as partes.

O tutor pode aproveitar esse momento para conferir se os ouvidos continuam secos e limpá-los com produtos específicos para isso. Ao utilizar o secador, ele precisa estar em temperatura morna ou fria, jamais em temperatura quente, para não queimar a pele no animal. Pode-se utilizar uma escova de arame, para desembaraçar os pelos.

Quanto à frequência dos banhos, não há uma regra, pois cada pet é único e pode apresentar necessidades específicas. Entretanto a média é de banhos quinzenais para os pets maiores e que vivem em espaços abertos e semanais para pets menores, que vivem dentro de casa e compartilham espaços como cama e sofá.

Banho do pet em casa requer paciência e cuidados - News Rondônia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agenda News: Sexta-feira 13 dos Namorados no The Hollywood Pub um convite ao romance e diversão

Agenda News: Sexta-feira 13 dos Namorados no The Hollywood Pub um convite ao romance e diversão

Com decoração temática e chopp Louvada em promoção, o The Hollywood Pub promete mais uma noite especial para os apaixonados.
L
Sebrae leva mostra de produtos e serviços à 37ª Expocol

Sebrae leva mostra de produtos e serviços à 37ª Expocol

Convênio entre o município de Colorado do Oeste e o Sebrae viabilizaram a iniciativa
L
Cúpula Brasil-Caribe termina com novas adesões à Aliança Global Contra a Fome e acordos de cooperação

Cúpula Brasil-Caribe termina com novas adesões à Aliança Global Contra a Fome e acordos de cooperação

Iniciativa brasileira ganhou apoio de Barbados, Santa Lúcia e Cuba
L
Moraes nega recurso e mantém condenação de Carla Zambelli a 10 anos de prisão

Moraes nega recurso e mantém condenação de Carla Zambelli a 10 anos de prisão

Recurso foi apresentado pela Defensoria Pública da União (DPU)
L
Mais de 488 mil aposentados e pensionistas buscam Correios para contestar descontos indevidos do INSS

Mais de 488 mil aposentados e pensionistas buscam Correios para contestar descontos indevidos do INSS

Total de contestações passa de 3 milhões em todo o país
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Fonte de Vida | Entrevista Dr. Luiz Cleyton e Deusdedi Rodrigues Alves

O Programa Fonte de Vida recebe dois especialistas que vão compartilhar experiências valiosas.
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L

Júnior Gonçalves rompe o silêncio, denuncia interferência política e se defende de acusações graves em coletiva contundente

Ex-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves nega envolvimento em esquema milionário, denuncia interferência na Polícia Civil e diz que ataques visam minar a candidatura do irmão ao governo em 2026.
L
Talk News | Entrevista Júlio César - Empresário

Talk News | Entrevista Júlio César – Empresário

O Talk News recebe Júlio César, dono da JT Jump Fest, empresa especializada no aluguel de infláveis como futebol de sabão, além de mesas e cadeiras para eventos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L

Prefeitura de Porto Velho Anuncia Nova Alteração no Cronograma do Processo Seletivo Emergencial

Alteração foi necessária para garantir transparência e análise criteriosa
L
FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L

Governo de RO abre processo seletivo com 100 vagas temporárias para engenheiros, arquitetos e desenhistas na Seduc

O objetivo da seleção é atender às demandas de fiscalização de obras, elaboração de projetos, orçamentos e combate a incêndio nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
L
Publicidade

POLÍTICA

Escolas Aldemir Lima Cantanhede, Menézio de Victo e Marechal Cordeiro estão entre as 30 melhores de Rondônia; mais de 700 unidades escolares foram avaliadas

Em novembro de 2024, o Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (Saero), avaliou 769 escolas e mais de 120 mil alunos matriculados nas redes municipal e estadual de ensino
L

Deputada Cristiane Lopes anuncia mais 2 milhões para o Hospital João Paulo II e HB

Recursos elevarão qualidade do atendimento e desafogarão hospitais estratégicos de Porto Velho
L

Jaime Bagattoli cobra esclarecimentos do BASA sobre despesas com consultorias após denúncias

Presidente do banco deverá prestar informações sobre possíveis desvios de finalidade
L
Associação Amorevi recebe R$ 100 mil da Deputada Sílvia Cristina

Associação Amorevi recebe R$ 100 mil da Deputada Sílvia Cristina

Recurso será aplicado na manutenção e custeio da casa de passagem que a entidade administra em Ariquemes.
L

Equipe de Eyder Brasil visita escola e ajusta detalhes para o ‘Cidadania no Bairro’ no Orgulho do Madeira

Visita técnica à Escola Maria Francisca de Jesus Gonçalves definiu a logística para o grande mutirão de serviços que acontece no dia 21 de junho. Expectativa é atender milhares de moradores.
L
Publicidade

POLÍCIA

MAGNUS TERMINUS: PF deflagra operação em combate ao crime de tráfico internacional de armas de fogo

MAGNUS TERMINUS: PF deflagra operação em combate ao crime de tráfico internacional de armas de fogo

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva e duas em flagrante Guajará-Mirim/RO
10
Ex-ministro do Turismo, Gilson Machado é preso por suposta tentativa de ajudar Mauro Cid a deixar o Brasil

Ex-ministro do Turismo, Gilson Machado é preso por suposta tentativa de ajudar Mauro Cid a deixar o Brasil

Político ligado a Bolsonaro foi preso no Recife
L
Investigação de homicídio leva a prisões em operação 'sexta-feira 13', em Rondônia

Investigação de homicídio leva a prisões em operação ‘sexta-feira 13’, em Rondônia

Durante a ação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão domiciliar e um mandado de prisão preventiva contra J. da S. R., investigado como autor do duplo homicídio ocorrido em 03/06/2025, na cidade de Jaru, que vitimou H. J. de S. S. e J. H. da S.
10
Polícia Civil prende homem por violência doméstica e ameaças contra ex-companheira

Polícia Civil prende homem por violência doméstica e ameaças contra ex-companheira

A ação foi realizada após representação da autoridade policial e deferimento do Poder Judiciário, diante de provas que apontavam risco iminente à integridade física e emocional da vítima e dos filhos.
16
Ação conjunta entre polícias civis de Rondônia e Mato Grosso resulta na prisão de suspeito de incêndio criminoso

Ação conjunta entre polícias civis de Rondônia e Mato Grosso resulta na prisão de suspeito de incêndio criminoso

O crime ocorreu no dia 3 de junho de 2025, no Travessão do Cemitério.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério da Fazenda defende imposto mínimo para super-ricos para garantir isenção maior no IRPF

Ministério da Fazenda defende imposto mínimo para super-ricos para garantir isenção maior no IRPF

Taxação viabiliza isenção de IR para 14,5% da população
L
Embaixada e Consulado de Israel no Brasil fecham após ataque ao Irã

Embaixada e Consulado de Israel no Brasil fecham após ataque ao Irã

Não há previsão para reabertura das representações diplomáticas
L
O resultado estimado é influenciado pelo incremento na produção de carne suína e de aves, como mostra o quadro de suprimento do produto atualizado, nesta sexta-feira (13), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Produção de carnes no Brasil deve superar 31 milhões de toneladas em 2025, segundo Conab

O resultado estimado é influenciado pelo incremento na produção de carne suína e de aves, como mostra o quadro de suprimento do produto atualizado, nesta sexta-feira (13), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
L
Acesso escolar avança no Brasil, mas metas do PNE não são totalmente atingidas em 2024, revela Pnad Educação

Acesso escolar avança no Brasil, mas metas do PNE não são totalmente atingidas em 2024, revela Pnad Educação

Frequência na idade certa ficou aquém do objetivo do PNE em 2024
L
Thiago Ávila chega ao Brasil e é recebido por grupo pró-Palestina

Thiago Ávila chega ao Brasil e é recebido por grupo pró-Palestina

Ele ficou numa solitária por dois dias
L
Acidente com Boeing 787 da Air Índia mata mais de 240 pessoas em Ahmedabad, Índia

Acidente com Boeing 787 da Air Índia mata mais de 240 pessoas em Ahmedabad, Índia

Queda de avião logo após decolagem deixou mais de 240 mortos
L
Irã promete "punição severa" a Israel após ataques a instalações militares e nucleares

Irã promete “punição severa” a Israel após ataques a instalações militares e nucleares

Regime de Tel-Aviv matou altos militares e cientistas do Irã
L
Revitalização da praça em Vista Alegre do Abunã entra na fase final das obras

Revitalização da praça em Vista Alegre do Abunã entra na fase final das obras

Após a conclusão da obra, a Prefeitura Municipal de Porto Velho assumirá a manutenção do espaço, garantindo a preservação dos equipamentos e a continuidade do local como ponto de lazer e integração social.
L
MPRO organiza reunião para discutir poluição sonora em Porto Velho

MPRO organiza reunião para discutir poluição sonora em Porto Velho

Já o BPA falará sobre os danos ambientais e os efeitos na qualidade de vida da população.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.