SÁBADO, 24/05/2025

Rede de mulheres indígenas cineastas será lançada neste sábado

Lançamento ocorrerá às 19h em live no YouTube.

Publicado em 

Rede de mulheres indígenas cineastas será lançada neste sábado - News Rondônia

Por Ludmilla Souza

Neste sábado (29), será lançada a Katahirine, a primeira rede de mulheres indígenas que se dedicam a produções audiovisuais. A rede nasce unindo 71 mulheres de 32 etnias. Entre elas, Graci Guarani e Olinda Wanderley Yawar Tupinambá, diretora e codiretora do projeto Falas da Terra (TV Globo), e Patrícia Ferreira Pará Yxapy, diretora de filmes que já participaram de festivais no Brasil e no mundo, como o Doclisboa, em Portugal, a Berlinale, na Alemanha e o Margareth Mead Film Festival, em Nova York, nos Estados Unidos.

Rede de mulheres indígenas cineastas será lançada neste sábado - News Rondônia

Foto – Divulgação/Rede

O lançamento da primeira rede audiovisual de mulheres indígenas do Brasil está marcado para as 19h, em uma live no canal do Instituto Catitu no YouTube, com participação da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. A iniciativa ocorre no âmbito do Abril Indígena, mês dedicado à promoção e valorização da cultura e história dos povos originários.

A Katahirine – Rede Audiovisual das Mulheres Indígenas é aberta, coletiva e composta por mulheres que atuam nas áreas do audiovisual e comunicação. Seu principal objetivo é fortalecer a luta dos povos originários por meio do cinema. A rede nasce a partir da atuação do Instituto Catitu e começa a tomar forma com um mapeamento inédito das cineastas indígenas no Brasil.

A primeira iniciativa para dar visibilidade à produção audiovisual das mulheres indígenas é o site da rede, que será lançado também neste sábado. Ele funcionará como uma plataforma onde cada cineasta terá uma página com o perfil, a biografia e produções.

Futuramente, a rede planeja promover encontros entre as realizadoras de todo o país e organizar mostras. A Katahirine atuará ainda no desenvolvimento de estratégias de fortalecimento do audiovisual indígena e na proposição de políticas públicas que atendam à produção do cinema feito pelas mulheres indígenas.

“O audiovisual tem sido uma ferramenta de luta das mulheres indígenas. As produções cinematográficas têm contribuído para que elas reivindicam direitos, denunciem retrocessos e ocupem seu espaço na sociedade indígena e não indígena”, completa a cineasta Mari Corrêa, diretora do Instituto Catitu e responsável pela coordenação do projeto. Ela é referência na formação de cineastas mulheres indígenas no Brasil.

Graci Guarani

São Paulo (SP) – Primeira rede de cineastas mulheres indígenas do Brasil é lançada no Abril Indígena. – A cineasta Graciela Guarani lança o longa Horizonte Colorido. – Foto: Divulgação/Rede Katahirine

Graci Guarani começou suas produções há 15 anos – Divulgação/Rede

Natural de Mato Grosso do Sul, da aldeia Jaguapiru e da etnia Guarani Kaiowá, Graci Guarani é uma das cineastas indígenas que fazem parte da Katahirine. Ela é diretora do projeto Falas da Terra da TV Globo (2021 e 2023) e uma das diretoras da série Cidade Invisível da Netflix. Este ano lança seu longa-metragem Horizonte Colorido.

Para ela, a iniciativa de criar a rede pode colaborar para ampliar a produção audiovisual das indígenas.

“Acredito que a iniciativa pode ser um pequeno passo para podermos existir estatisticamente, pois é uma das demandas, poder reverberar estas produções também em catalogações, fazendo com que as iniciativas circulem e que as pessoas possam vir a conhecer mais sobre estas produções e suas criadoras. É uma iniciativa ainda que tímida e com um fôlego ainda no inicio, porém única no Brasil, e espero que tome corpo.”

A cineasta, que atualmente mora em Pernambuco, no território Pankararu, começou suas produções há 15 anos, mas afirma que só agora tem conseguido desenvolvê-las de forma digna.

“Os meus projetos autorais foram por um longo tempo produzidos sem qualquer incentivo. Hoje, depois de muita luta, estou conseguindo acessar alguns lugares onde posso desenvolvê-los com um pouco mais de dignidade, porém ainda está longe de poder alcançar o que de fato é o mínimo, emplacá-los em veículos de mercado/indústria. Porém, tive um avanço no sentido de cocriações em nível de ocupação política nos espaços do mercado, e desde então tento permanecer nos diálogos, para conseguir seguir perpetuando meu ponto de vista e ocupando com prioridade estes espaços.”

Conheça mais as produções da Graci Guarani clicando nos links a seguir: trailer Mensageiro do Futuro, trailer do filme My Blood is Red, trailer Tempo Circular.

Olinda Tupinambá

A cineasta Olinda Tupinambá (foto em destaque) é da etnia que assina seu nome. “Mas, eu nasci no território Pataxó Lanh e entrei no Pataxó Lar, então também sou pataxó”, conta a também jornalista, documentarista e produtora de audiovisual, de 33 anos.

Para ela, a rede vem para incentivar o desenvolvimento de políticas públicas e dar visibilidade.

“Nós, cineastas encontramos para divulgação do trabalho, também para conseguir ter acesso aos editais. Vejo na rede uma possibilidade de a gente conseguir desenvolver políticas públicas para as mulheres que trabalham com audiovisual e a rede também vai ajudar a dar visibilidade a esses trabalhos.”

Olinda mantém um site onde divulga seus trabalhos, mas sabe que essa não é a realidade de outras cineastas. “Tem outras diretoras que não tem um site porque a gente sabe que custa mantê-lo, então a rede vai poder ajudar outras mulheres indígenas e ser importante para fortalecer a nossa luta.”

A cineasta foi codiretora do especial Falas da Terra, na TV Globo em 2021. Entre documentários, ficção e performances, produziu e dirigiu dez obras audiovisuais independentes. Participou das exposições Atos Modernos e Véxoa: Nós Sabemos, na Pinacoteca de São Paulo.

Representatividade

“Hoje as mulheres indígenas não são consideradas sequer como estatística perante a Ancine [Agência Nacional do Cinema]”, observa Olinda. “Se dentro da cadeia produtiva do audiovisual já é difícil ter representatividade de mulher, sabemos que a maior parte do recurso vai para os homens brancos, quando a gente fala em mulher – e em mulher indígena – é menos ainda, não vemos essa representatividade, por isso a rede vai fortalecer a nossa luta e vai dar visibilidade para essas mulheres e para os políticos saberem que precisam fazer políticas públicas para o audiovisual.”

Na opinião da cineasta, é necessário ter recursos para produção. “Estamos produzindo e precisamos de recurso para continuar a fazer cinema de qualidade, porque chega uma hora que cansa. Falam assim: ‘é indígena, está fazendo cinema de guerrilha’. Não, nós queremos poder pagar também o som direto, os profissionais, fazer trilhas originais para os nossos filmes. Hoje, absorvemos várias funções no audiovisual que se tivéssemos recursos poderíamos  pagar e desenvolver essa cadeia produtiva do audiovisual, empregando mais pessoas, mas para isso precisamos de recursos.”

Olinda começou no cinema ao final do curso de jornalismo. “Entendi que essa era uma boa ferramenta para gente falar sobre as questões que me inquietam. Nesse sentido, o meu cinema hoje vem na tentativa de dialogar com as pessoas e trazer a tona assuntos relevantes como a questão ambiental, o que me possibilita desenvolver na minha comunidade o projeto Kaapora.”

Origem da palavra Katahirine

Katahirine é uma palavra da etnia Manchineri que significa constelação. Assim como o próprio nome sugere, Katahirine é a pluralidade, conexão e a união de mulheres diversas que se apoiam e promovem mulheres indígenas no audiovisual brasileiro. Dessa constelação participam mulheres de todos os biomas, de diferentes regiões e povos, mulheres indígenas que se uniram com o objetivo de fortalecer a luta dos povos originários por meio do audiovisual.

Conselho Curador

A rede tem um conselho com a missão de garantir a participação indígena nas tomadas de decisão, promover articulações para incidência em políticas públicas que beneficiem a produção audiovisual das mulheres indígenas, elaborar e propor às demais os critérios da curadoria das cineastas e das obras, propor debates sobre temas relevantes para o coletivo, estabelecer diretrizes para o desenvolvimento das atividades da rede.

O conselho é formado majoritariamente por mulheres cineastas e pesquisadoras indígenas de diferentes etnias. Dele participam atualmente as cineastas indígenas Graciela Guarani, da etnia Guarani Kaiowá, Patrícia Ferreira Pará Yxapy, da etnia Mbyá-Guarani, Olinda Wanderley Yawar Tupinambá, da etnia Tupinambá/Pataxó Hã-Hã-Hãe e Vanúzia Bomfim Vieira, do povo Pataxó.

Fazem parte também Mari Corrêa, cineasta e diretora do Instituto Catitu, Sophia Pinheiro, artista visual e cineasta, e a jornalista Helena Corezomaé, da etnia Balatiponé.

Instituto Catitu

A Rede Katahirine foi concebida pelo Instituto Catitu, organização que atua junto aos povos indígenas para o fortalecimento do protagonismo das mulheres e jovens indígenas na defesa de seus direitos por meio do uso de novas tecnologias como ferramentas para expressar, transmitir e compartilhar conhecimentos a partir de suas visões de mundo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Povo Romani no Brasil: Resistência e desafios enfrentados pela comunidade cigana na busca por direitos básicos e reconhecimento

Povo Romani no Brasil: Resistência e desafios enfrentados pela comunidade cigana na busca por direitos básicos e reconhecimento

Estimativa é que no Brasil haja de 800 mil a 1 milhão de ciganos
L
Zambelli recorre ao STF contra condenação de 10 anos por invasão ao sistema do CNJ e nega responsabilidade

Zambelli recorre ao STF contra condenação de 10 anos por invasão ao sistema do CNJ e nega responsabilidade

Deputada foi punida por ser mandante de invasão do sistema do CNJ
L
Diretor de Transição Energética da Petrobras deixa cargo para assumir vaga no conselho da Eletrobras

Diretor de Transição Energética da Petrobras deixa cargo para assumir vaga no conselho da Eletrobras

Especialista em transição energética assumirá cargo na Eletrobras
L
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sintonia 360 | Entrevista Vavá Ferreira e Fofinho da Comunidade

O Sintonia 360 deste sábado, dia 24, às 9h, recebe Vavá Ferreira, presidente de um dos blocos mais tradicionais e reconhecido líder comunitário, e também Fofinho da Comunidade, que é candidato à presidência do bairro Marcos Freire.
L

Rondônia tem o quarto melhor desempenho do governo no Brasil, atrás apenas dos estados do Sul

Eficiência do governo de Rondônia é reflexo da seriedade na execução do planejamento, orçamento e gestão do estado.
L

Sorteio News Rondônia: Cinéfilos premiados para uma experiência inesquecível!

Parabéns aos ganhadores! Agora é só preparar a pipoca e escolher o filme perfeito para aproveitar esse momento especial.
L

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Dra. Aparecida Luzia Alzira Zuin

“Nesta sexta, às 18h, no programa Amazônia, Gente e Justiça, uma conversa imperdível com a Profa. Dra. Aparecida Luzia Alzira Zuin! Vamos falar sobre educação, direitos humanos, justiça social e os desafios da Amazônia. Não perca!”
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru realizará VI Simpósio de Medicina Veterinária no mês de outubro

IFRO seleciona colaboradores externos para atuarem nos projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão dos territórios rurais

O processo seletivo é público e gratuito, não havendo cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade.
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Inscrições para concurso administrativo da Polícia Federal são prorrogadas

Os interessados terão até às 18h desta sexta-feira (23/5), horário de Brasília, para se inscreverem
L
Média salarial dos trabalhadores da construção civil cai 22% em uma década, diz IBGE Você chegou à duração máxima desta conversa, mas pode continuar conversando em um novo chat. Repetir

Média salarial dos trabalhadores da construção civil cai 22% em uma década, diz IBGE

Em quatro anos postos de trabalho aumentaram no setor
L

Curso gratuito de barbeiro com 30 vagas é ofertado pela Semdestur em Porto Velho

As inscrições estarão abertas de 26 a 30 de maio
L
TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições de outubro

Descubra se o seu emprego está em risco por causa da Inteligência Artificial

IA generativa pode impactar 1 em cada 4 empregos no mundo, aponta OIT
L
Publicidade

POLÍTICA

Pedro Fernandes cobra recuperação imediata da RO-010 entre Cacaulândia e Monte Negro

Pedro Fernandes cobra recuperação imediata da RO-010 entre Cacaulândia e Monte Negro

Parlamentar cobra patrolamento e cascalhamento para garantir segurança e escoamento da produção
L
Deputado Pedro Fernandes pede recuperação da RO-140 entre Cacaulândia e Colina Verde

Deputado Pedro Fernandes pede recuperação da RO-140 entre Cacaulândia e Colina Verde

Parlamentar cobra urgência em patrolamento e encascalhamento para garantir segurança e desenvolvimento regional
L
Aprovados no concurso da Polícia Civil de RO se encontram com deputado Ribeiro do Sinpol

Aprovados no concurso da Polícia Civil de RO se encontram com deputado Ribeiro do Sinpol

Essa união de esforços, marcada pela empatia e responsabilidade, tem sido essencial para o fortalecimento da pauta e para a construção de um consenso em torno da importância da nova convocação.
L

Dra. Taíssa fiscaliza obras de elevação na BR-425 após enchentes

Alteamento dos trechos busca prevenir novos transtornos causados pelas enchentes que afetaram a região em 2025
L

Ieda Chaves celebra proibição do assédio sexual em ambientes da administração pública

Ainda em 2024, foi sugerida a adoção de medidas mais concretas para prevenir, identificar e lidar com casos de assédio sexual.
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Professor e aluno trocam socos na saída da escola após discussão em sala de aula

VÍDEO: Professor e aluno trocam socos na saída da escola após discussão em sala de aula

A situação teve início após o estudante ser retirado da sala de aula pelo professor devido a um ato de indisciplina.
12
Homem é preso em flagrante por roubo à mão armada e bens são recuperados

Homem é preso em flagrante por roubo à mão armada e bens são recuperados

Durante a operação, foram recuperados veículos e outros itens levados no crime.
10
Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira

Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira

A prisão ocorreu após investigações confirmarem que o homem voltou a se aproximar da vítima e proferir ameaças, mesmo ciente das determinações judiciais.
16
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em motel na capital

Homem destrói carro da ex-mulher que estava com atual namorado em motel na capital

Segundo a PM, o suspeito seguiu a ex-mulher até o local, onde depois invadiu o motel e tentou entrar no quarto onde ela estava hospedada, mas não conseguiu arrombar a porta.
14
Princípio de incêndio mobiliza Corpo de Bombeiros ao lado da Central de Flagrantes

Princípio de incêndio mobiliza Corpo de Bombeiros ao lado da Central de Flagrantes

A equipe de combate a incêndio arrombou a porta e verificou que tratava-se de uma lixeira que estava com algo quente e queimou alguns papéis.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO inicia fase regional dos Jogos Escolares com competições em sete polos até 22 de junho

A treinadora de ginástica rítmica, Igla Dencker, de Vilhena, ressaltou a importância da competição para o desenvolvimento técnico e pessoal das atletas.
L
Juíza dos EUA suspende temporariamente decisão que impedia Harvard de matricular estudantes estrangeiros

Juíza dos EUA suspende temporariamente decisão que impedia Harvard de matricular estudantes estrangeiros

Universidade diz que revogação é violação flagrante da Constituição
L
Ataques aéreos de Israel matam seis palestinos que escoltavam ajuda em Gaza; ONU alerta para escassez extrema de alimentos

Ataques aéreos de Israel matam seis palestinos que escoltavam ajuda em Gaza; ONU alerta para escassez extrema de alimentos

Caminhões com suprimentos foram saqueados próximo a Khan Younis
L
Enem 2025: Inep publica edital com provas marcadas para novembro e inscrições de 26 de maio a 6 de junho

Enem 2025: Inep publica edital com provas marcadas para novembro e inscrições de 26 de maio a 6 de junho

Provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro
L
Declaração de espólio: saiba como declarar o IR de pessoas falecidas e evitar golpes durante o processo

Declaração de espólio: saiba como declarar o IR de pessoas falecidas e evitar golpes durante o processo

Prazo para entrega da declaração termina no dia 30 de maio
L
Saiba como se formaram a Margem Equatorial e o petróleo da região

Saiba como se formaram a Margem Equatorial e o petróleo da região

Costa norte do Brasil surge com fragmentação de supercontinente
L
Um terço dos contribuintes ainda não declarou o Imposto de Renda a uma semana do fim do prazo

Um terço dos contribuintes ainda não declarou o Imposto de Renda a uma semana do fim do prazo

Documento pode ser entregue até as 23h59min59s de 30 de maio
L

Descontos especiais são oferecidos para clientes regularizarem contas de água na Rondônia Rural Show 2025

Ação é exclusiva para visitantes da 12ª Rondônia Rural Show, que acontece de 26 a 31 de maio, em Ji-Paraná.
L

Bandidos saem do mato e assaltam motoboy que fazia entrega de pizzas

O rapaz contou que estava chegando para entregar uma pizza e dois refrigerantes, quando foi abordado por dois criminosos armados que saíram do matagal e anunciaram o roubo.
10
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.