DOMINGO, 22/06/2025

L

Mundo

Juíza dos EUA suspende temporariamente decisão que impedia Harvard de matricular estudantes estrangeiros

Universidade diz que revogação é violação flagrante da Constituição

Por Jonathan Stempel e Nate Raymond - Reuters - 20

Publicado em 

Juíza dos EUA suspende temporariamente decisão que impedia Harvard de matricular estudantes estrangeiros
Brian Snyder/REUTERS/Direitos Reservados

Uma juíza dos Estados Unidos impediu nesta sexta-feira (23) o governo Trump de revogar a capacidade da Universidade de Harvard de matricular estudantes estrangeiros, medida que intensificou os esforços da Casa Branca para adequar as práticas acadêmicas às políticas do presidente Donald Trump.

A ordem da juíza distrital dos EUA Allison Burroughs proporciona alívio temporário aos milhares de estudantes estrangeiros forçados a se transferir diante da política que a escola da Ivy League considera parte do esforço mais amplo do governo para retaliar a universidade por se recusar a “abrir mão de sua independência acadêmica”.

O governo Trump pode recorrer da decisão de Burroughs. Os porta-vozes do Departamento de Justiça e do Departamento de Segurança Interna não responderam imediatamente a pedidos de comentários.

Em uma ação movida no tribunal federal de Boston no início da sexta-feira, Harvard chamou a revogação de “violação flagrante” da Constituição dos EUA e de outras leis federais, e teve um “efeito imediato e devastador” sobre a universidade e mais de 7.000 portadores de visto.

“Sem seus alunos estrangeiros, Harvard não é Harvard”, disse a escola de 389 anos de existência na ação movida no tribunal federal de Boston. Harvard matriculou cerca de 6.800 estudantes estrangeiros no atual ano letivo, o equivalente a 27% do total de matrículas.

O cancelamento da certificação do Programa de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio de Harvard, que entrará em vigor no ano acadêmico de 2025-2026, foi anunciado na quinta-feira (22) pela secretária de Segurança Interna, Kristi Noem.

Em seu breve despacho suspendendo a política por duas semanas, Burroughs disse que Harvard havia demonstrado que poderia ser prejudicada antes de haver uma oportunidade de análise do caso na íntegra. Nomeada pelo presidente democrata Barack Obama, a juíza marcou audiências para 27 e 29 de maio para considerar os próximos passos no caso.

A pressão de Trump sobre Harvard faz parte da campanha mais ampla do republicano para obrigar instituições de ensino, escritórios de advocacia, mídia de notícias, tribunais e outras instituições que valorizam a independência da política partidária a se alinharem com sua agenda.

A campanha incluiu esforços para deportar estudantes estrangeiros que participaram de protestos pró-palestinos, mas que não cometeram crimes, retaliar escritórios de advocacia que empregam advogados que desafiaram Trump e uma sugestão de Trump para destituir um juiz por uma decisão de imigração da qual o presidente não gostou.

Sediada em Cambridge, Massachusetts, Harvard tem resistido fortemente a Trump, tendo anteriormente entrado na Justiça para restaurar cerca de US$ 3 bilhões em subsídios federais que haviam sido congelados ou cancelados.

Algumas instituições fizeram concessões a Trump. A Universidade de Columbia concordou em reformar processos disciplinares e revisar currículos dos cursos sobre o Oriente Médio após Trump retirar US$ 400 milhões em financiamento devido a alegações de que a escola da Ivy League não havia feito o suficiente para combater o antissemitismo.

Em uma declaração antes da decisão de Burroughs, a porta-voz da Casa Branca, Abigail Jackson, rejeitou a ação judicial.

“Se ao menos Harvard se preocupasse tanto em acabar com o flagelo dos agitadores antiamericanos, antissemitas e pró-terroristas em seu campus, não estaria nessa situação para começar”, disse Jackson.

“Harvard deveria gastar seu tempo e recursos na criação de um ambiente seguro no campus em vez de entrar com ações judiciais frívolas”, acrescentou.

Noem disse que a decisão foi justificada pelo fato de Harvard “promover a violência, o antissemitismo e a coordenação com o Partido Comunista Chinês”.

Em uma carta para Harvard, anexada à queixa da universidade, Noem disse que a universidade havia “criado um ambiente de aprendizado hostil para os estudantes judeus devido à falha de Harvard em condenar o antissemitismo”.

Na quinta-feira, Noem disse que Harvard poderia restaurar sua certificação se entregasse em 72 horas uma série de registros sobre estudantes internacionais, incluindo vídeo ou áudio de suas atividades de protesto nos últimos cinco anos.

A justificativa da Segurança Interna é “a quintessência da arbitrariedade”, disse Harvard em sua queixa.

Em uma carta à comunidade de Harvard nesta sexta-feira, o presidente da universidade, Alan Garber, condenou as ações da administração e disse que Harvard respondeu às solicitações do Departamento de Segurança Interna conforme exigido por lei.

“A revogação dá continuidade a uma série de ações do governo para retaliar Harvard por nossa recusa em abrir mão de nossa independência acadêmica e nos submetermos à afirmação ilegal de controle do governo federal sobre nosso currículo, nosso corpo docente e nosso corpo discente”, escreveu Garber.

Harvard matriculou cerca de 6.800 alunos estrangeiros em seu ano letivo atual, o que equivale a 27% do total de matrículas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Montanhistas localizam brasileira que caiu em trilha na Indonésia após 16 horas de espera

Montanhistas localizam brasileira que caiu em trilha na Indonésia após 16 horas de espera

O resgate completo está programado para ser retomado na manhã deste sábado (21), horário local.
L
Violência contra crianças em conflitos armados atinge níveis sem precedentes em 2024

Violência contra crianças em conflitos armados atinge níveis sem precedentes em 2024

Relatório alerta para níveis alarmantes de violações em 2024
L
Israel acusa Irã de usar bombas de fragmentação em ataque, marcando escalada e levantando preocupações sobre perigo civil

Israel acusa Irã de usar bombas de fragmentação em ataque, marcando escalada e levantando preocupações sobre perigo civil

Uma dessas submunições atingiu uma residência em Azor, mas, segundo a Reuters, não houve vítimas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PRF intercepta carregamento de drogas e armas escondido em caminhão em Rondônia

Fiscalização na BR-364 revela fundo falso com quase 263 kg de entorpecentes e três armas de fogo; números mostram atuação eficaz da corporação no estado
10

Meio século de histórias inspira retorno do Golf GTI em edição especial

Volkswagen antecipa comemorações com versão limitada mais potente já produzida
L

TEMOS PETRÓLEO? Fronteira de Rondônia com Mato Grosso pode ter jazida com grande produção de barris

O Ibama, dominado por Marina, atrasou ao máximo a liberação para a exploração do nosso petróleo no mar, com argumentações prevendo catástrofes, caso a liberação fosse dada.
L

Jornalista rondoniense faz história ao levar o nome de Rondônia na Maratona Internacional na Noruega

Bosco Cardoso representa Rondônia na prestigiada Maratona do Sol da Meia-Noite, na Noruega, unindo esporte e causas sociais em uma jornada marcada por superação, frio intenso e solidariedade.
L

Dia Mundial do Fusca: o carro que virou lenda e ainda acelera corações!

Um carro, milhões de histórias: o legado afetivo do Fusca ao redor do mundo
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Jaime Bagattoli: Esclarece que não votou a favor do aumento na conta de energia

Bagattoli lembrou de medida do governo que repassará impacto bilionário a consumidores
L
Projeto do Ifro apoiado pelo senador Bagattoli leva cursos e maquinários a associações rurais

FORÇA DO CAMPO: Projeto do Ifro apoiado pelo senador Bagattoli leva cursos e maquinários a associações rurais

Iniciativa foca na capacitação do pequeno produtor e agricultura familiar.
L

Jaime Bagattoli: Senador reafirma apoio à emancipação dos distritos de Rondônia

Bagattoli apontou grande disparidade, como o distrito de União Bandeiras, em Porto Velho
L
Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Ação acontece neste sábado na E.M.E.F Maria Francisca de Jesus, no Residencial Orgulho do Madeira e levará serviços gratuitos à população
L

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

CPMI do INSS é oficialmente lida no Congresso Nacional
L
Publicidade

POLÍCIA

TRÁFICO: Casal é preso com carro clonado e drogas em vila de apartamentos no Teixeirão

Operação do BPTAR desmantela ponto de venda de entorpecentes e apreende veículo clonado, rádios comunicadores e drogas variadas em Porto Velho
10

TRAGÉDIA NA BR-364: Mulher de 58 anos morre após perder o controle da moto em trecho perigoso próximo à Vila Nova Samuel

Um trágico acidente de trânsito tirou a vida de Suely da M. P., de 58 anos, na noite deste sábado (21), na BR-364, nas proximidades da entrada da Vila Nova Samuel, no município de Candeias do Jamari (RO).
18

Mulher é baleada pelo marido na frente do filho no dia do aniversário; “papai atirou na mamãe”

O caso aconteceu em uma residência na Rua Prece, bairro São Francisco, zona leste de Porto Velho, no final da tarde.
18

Criminosos são recebidos a bala durante furto em comércio na zona sul

O empresário contou que estava em casa, que fica na parte superior do comércio, quando viu, pelas câmeras, a presença de quatro criminosos tentando arrombar o estacionamento.
10
Colisão frontal entre carro e caminhão-tanque deixa um morto em RO

Colisão frontal entre carro e caminhão-tanque deixa um morto em RO

Três pessoas estavam no carro, e, lamentavelmente, um óbito já foi confirmado no local.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Arquidiocese de Porto Velho lança selo do centenário

A solenidade, seguida de missa, foi realizada na catedral Sagrado Coração de Jesus, na Rua Dom Pedro II, no central da capital.
L

“Danos severos” em usinas nucleares, alerta Pentágono; Irã promete resposta aos EUA

Instalações nucleares iranianas sofrem danos severos após ofensiva americana; Teerã promete resposta e alerta para riscos de retaliação regional
L

Xiaomi SU7 Ultra humilha concorrência em Nürburgring com tempo recorde

Modelo de produção da Xiaomi alcança desempenho inédito e reforça presença no circuito alemão
L

Fórmula E confirma calendário com 18 etapas em 12 cidades

Novas etapas ampliam alcance global da categoria elétrica
L

Deputado Edevaldo Neves homenageia agentes socioeducativos de Rondônia

Parlamentar destaca papel fundamental da categoria na ressocialização de adolescentes e reforça compromisso com a valorização profissional
L

Histórias Que Educam: Como a Literatura Infantil Complementa o Trabalho da Escola e da Família

É assim que se constrói uma ponte entre o lar, a escola e o coração da criança. Ler é formar.
L

Trump afirma sucesso após bombardear importantes instalações nucleares do Irã

Ataques em três locais, incluindo a instalação nuclear mais fortificada do Irã, colocaram os EUA diretamente na guerra de Israel. O presidente Trump alertou sobre mais ataques “se a paz não chegar rapidamente”.
L

EUA entram no conflito entre Israel e Irã com ataques a instalações nucleares

Bombardeios americanos em Fordo, Natanz e Isfahan marcam nova escalada após ofensiva israelense
L

Vídeo: motorista de aplicativo cancela corrida e é humilhado por passageiros em Porto Velho

O video foi compartilhado nas redes sociais e é possível notar que mesmo diante a hostilidade, o motorista mantém a calma e afirma que não fez nada de errado.
10
Governo de RO amplia estrutura do Corpo de Bombeiros com entregas e inaugurações

Governo de RO amplia estrutura do Corpo de Bombeiros com entregas e inaugurações

Uma dessas unidades foi destinada ao quartel de Pimenta Bueno.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.