SEXTA-FEIRA, 15/08/2025
Publicidade
SICRED

Aumento de receitas é principal desafio do novo arcabouço fiscal

Economistas também questionam caráter pró-cíclico das novas regras.

Publicado em 

Aumento de receitas é principal desafio do novo arcabouço fiscal - News Rondônia

Por Wellton Máximo

Anunciada pelo governo como uma ferramenta que estabilizará as contas públicas no médio prazo, o novo arcabouço fiscal tem como principal âncora a limitação do crescimento das despesas a 70% da variação da receita dos 12 meses anteriores. Embora tenha sido bem recebido por parte do mercado financeiro, o futuro marco fiscal desperta dúvidas em alguns economistas.

Aumento de receitas é principal desafio do novo arcabouço fiscal - News Rondônia
Imagem José Cruz

O principal questionamento, para especialistas ouvidos pela Agência Brasil, diz respeito ao ganho de arrecadação necessário para que o país saia de um déficit primário – resultado negativo nas contas do governo sem os juros da dívida pública – de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano para um superávit de 1% do PIB em 2026. Outro ponto posto em dúvida é a capacidade de a regra ser anticíclica – com gastos maiores em tempos de recessão e gastos menores em tempos de crescimento – e amortecer impactos de choques econômicos.

Diretora da Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão consultivo do Senado que faz estudos econômicos, Vilma Pinto manifesta incertezas em relação ao novo arcabouço. Em comentário publicado no blog da revista Conjuntura Econômica, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), ela e o analista da IFI Alexandre de Andrade ressaltaram que o texto do projeto de lei ainda precisa ser conhecido.

Os dois advertiram que, conforme o apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a geração de superávits primários está condicionada ao crescimento da receita, sem buscar alterar o atual nível de gastos. “Esse tipo de mecanismo pode incentivar a busca por mais receitas não recorrentes [como renegociações de dívidas de contribuintes], que podem melhorar a situação de curto prazo, mas que não garantem, necessariamente, uma trajetória sustentável para o primário e a dívida”, escreveram a diretora e o analista da IFI.

Economista e professora de MBA da FGV, Carla Beni elogia o novo arcabouço fiscal e diz que as análises sobre a dependência do marco em relação à geração de receitas são apressadas. “O arcabouço, como carta de intenções, foi bem elaborado. Tem uma característica muito importante, que é a flexibilidade, porque a economia é muito dinâmica. Então, quanto mais flexível, mais longevo passa a ser. E achei audacioso, no sentido de que pretende fazer uma redução muito grande do nosso déficit fiscal”, avalia.

A professora, no entanto, reconhece que tal audácia exigirá ações adicionais do governo para estabilizar a dívida pública. A professora cita medidas como a revisão de gastos públicos para definir o que é mais eficiente; a definição de prioridades no futuro Plano Plurianual (PPA), a ser enviado pelo Ministério do Planejamento em agosto; e reformas tributárias que cobrem impostos sobre dividendos e patrimônio, revisem incentivos fiscais e tributem novos setores, como apostas esportivas. Ao apresentar o arcabouço, o ministro Haddad anunciou que o governo pretende anunciar, nesta semana, novas medidas para reforçar a arrecadação em R$ 150 bilhões, sem aumentar alíquotas ou criar impostos.

Ciclos econômicos

O alinhamento do novo arcabouço aos ciclos econômicos também é objeto de dúvidas. Por estar atrelado à receita, o limite de 70% de crescimento nos gastos federais tem caráter pró-cíclico, com os gastos crescendo quando a arrecadação aumenta e caindo, quando diminui. É um sistema semelhante ao do superávit primário, que vigora desde o fim dos anos 1990. Nesse modelo, embora o governo economize mais quando a economia cresce e poupe menos quando a economia encolhe, o gasto aumenta e diminui no mesmo sentido.

Apesar do viés pró-cíclico, a regra introduziu um mecanismo que pode ser considerado anticíclico. O limite de 70% só vale dentro de uma banda em que os gastos reais (acima da inflação) aumentam 0,6% ao ano, em caso de baixo crescimento econômico, e 2,5% ao ano, em caso de expansão significativa do PIB.

Para exemplificar, quando a economia cresce 5% em um ano, os gastos não podem crescer 3,5% (equivalente a 70% de 5%), mas sim, 2,5% acima da inflação no ano seguinte. Em momentos de recessão, quando a variação do PIB fica negativa, o gasto não se contrai, continuando a crescer no limite mínimo de 0,6% acima da inflação.

Especialista em desigualdade social, o economista e sociólogo Marcelo Medeiros, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Universidade de Brasília (UnB), diz que o novo arcabouço na prática não tem caráter anticíclico. “O ideal é que uma regra fiscal tenha mecanismos para a expansão da rede de proteção social em caso de necessidade, em particular em caso de recessão. Porque o que aconteceu, na última recessão grande, é que o Bolsa Família encolheu, em vez de expandir, justamente porque estava preso por uma regra pró-cíclica.

Investimentos

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o economista Eduardo Costa Pinto critica a capacidade do novo arcabouço fiscal destravar os investimentos, mesmo com as novas regras estabelecendo um piso. “Quais seriam os motores para puxar a economia nesse momento de desaceleração, como o PIB já mostrou? Ou o gasto do governo, ou o investimento público? É evidente que a nova regra é melhor do que o teto dos gastos, dá um grau de flexibilidade, mas não acho que teremos uma força, uma tração, para que a regra permita ampliação dos gastos e do investimento público para puxar a economia brasileira”, diz.

Para Vilma Pinto e Alexandre de Andrade, da IFI, o limite mínimo de investimento em torno de R$ 75 bilhões, que serão corrigidos pela inflação ano a ano, tornarão o Orçamento ainda mais inflexível, fazendo com que o governo tenha de cortar em outras áreas, inclusive gastos obrigatórios. “Em que pese a boa intenção de se preservarem os investimentos, a regra aumenta ainda mais o grau de rigidez orçamentária da União”, escreveram os dois no blog da FGV.

Respostas

Ao explicar o novo arcabouço fiscal na última quinta-feira (30), o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, disse que uma eventual diminuição da receita poderá adiar a estabilização da dívida pública. No entanto, ressaltou o secretário, os gastos continuarão a crescer menos que a receita em quase todos os cenários, exceto em uma eventual recessão que faça a arrecadação cair.

“A pergunta recorrente que vocês vão fazer é: ‘E se a receita não vier?’ O que a gente já reiterou é que, independentemente do comportamento da receita, a despesa vai crescer menos que a receita. Obviamente que, quanto mais rápido conseguirmos recuperar as bases de financiamento, mais rapidamente vamos conquistar os resultados primários necessários para estabilizar a dívida [pública]. Este é o objetivo de todos, e também entendo que seja o objetivo dos parlamentares com quem o ministro tem conversado”, rebateu Mello.

Em relação ao limite mínimo de 0,6% de crescimento real (acima da inflação) das despesas em momentos de baixo crescimento econômico, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, explicou que o percentual foi definido com base na taxa média de crescimento da população. “Com essa taxa, podemos assegurar que os gastos per capita estão mantidos em momentos de recessão. Ninguém vai deixar de ter acesso a programas sociais básicos em momentos de crise, como aconteceu com o Farmácia Popular recentemente”, justificou.

Ao anunciar as medidas, o ministro Haddad reiterou que os percentuais de 0,6% e de 2,5% de crescimento são suficientes para dar um caráter anticíclico ao novo arcabouço. Segundo ele, o limite mínimo de 0,6% tem como objetivo impedir que, em caso de novas recessões, o governo tenha de recorrer ao Congresso para alterar as regras fiscais, como nos últimos anos.

“Se houver uma retração na parte baixa do ciclo [recessão], decidimos incorporar aquilo que era exceção dentro do teto de gastos à regra nova, para trazer as excepcionalidades, exceto aquelas fixadas pela Constituição [como estados de calamidade pública], para dentro da regra aquilo que é uma espécie de crescimento vegetativo em função daquilo que se verificou desde a promulgação do teto de gastos”, disse.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Conab realizará pregão para contratação de transporte de milho em grãos

Em segundo dia na Colômbia, Conab compartilha experiência sobre a produção de inteligência agropecuária

Portal da Companhia foi apresentado como uma boa prática tanto para transparência, como também a fim de difundir dados e informações agrícolas brasileiras
L

Chupetas para adultos viram tendência na China, mas médicos alertam para riscos à saúde

Popularizadas nas redes sociais, chupetas para adultos prometem reduzir ansiedade e ajudar no sono, mas especialistas alertam para impactos físicos e psicológicos
L

Encenação teatral é utilizada como ferramenta educativa de trânsito no projeto Agente Mirim

Alunos são desafiados pelos professores a encenar artigos do CTB; desta forma aprendem brincando.
L

Crimeia, Zaporizhzhia e Donbas: territórios que Putin quer manter para aceitar cessar-fogo na Ucrânia

Em meio a negociações mediadas por Donald Trump, Rússia exige controle sobre áreas que somam 20% do território ucraniano; Zelensky rejeita cessões
L

Segurança na Amazônia: Rondônia participa de encontro nacional para integrar tecnologias e combater o crime

XCVI Reunião do Consesp, em Manaus, reúne líderes estaduais para discutir fronteiras, contrabando, inteligência policial e proteção ambiental.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Lula estuda proibir redes sociais para menores de 16 anos

Lula estuda proibir redes sociais para menores de 16 anos

A proposta, elaborada pelo Ministério da Justiça, exige que as plataformas de redes sociais verifiquem a idade dos usuários para garantir a supervisão parental.
L

Nota de pesar: Raimundo Nonato Ribeiro

Policial civil aposentado, natural de Rio Branco (AC), Raimundo Nonato Ribeiro faleceu em 15 de agosto de 2025, em Porto Velho, aos 82 anos, deixando legado de coragem e serviço à Justiça.
L
Moraes solicita agendamento de julgamento de Bolsonaro por trama golpista no STF

Moraes solicita agendamento de julgamento de Bolsonaro por trama golpista no STF

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, pediu ao presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, a data para o julgamento de Bolsonaro e de mais sete réus.
L
Lula e Trump trocam farpas sobre relação comercial Brasil-EUA

Lula e Trump trocam farpas sobre relação comercial Brasil-EUA

Em um evento no Recife, o presidente Lula rebateu as críticas de Donald Trump sobre a relação comercial, destacando que os EUA têm lucro com o Brasil.
L
Criminoso que deixou suposta bomba no aeroporto de Porto Velho queria likes nas redes sociais

Criminoso que deixou suposta bomba no aeroporto de Porto Velho queria likes nas redes sociais

Após as medidas de segurança, constatou-se que o suposto explosivo não passava de uma montagem grotesca: um tijolo envolto em papel alumínio, dois fios soltos e uma calculadora. Mesmo assim, o impacto da ação foi real — e severo.
10
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L
Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Evento promovido pela Prefeitura contou com 189 empresas, mais de mil vagas e oportunidades para todos os públicos.
L
Feirão do Emprego e Empreendedorismo oferece vagas e cursos gratuitos para jovens em Porto Velho

Feirão do Emprego e Empreendedorismo oferece vagas e cursos gratuitos para jovens em Porto Velho

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho cadastrou candidatos, encaminhou jovens para entrevistas e abriu inscrições para capacitações profissionais.
L
Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Evento reuniu mais de 10 mil inscritos, 150 empresas e 1.000 oportunidades de trabalho, incluindo vagas para idosos, PcDs e jovens.
L
Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) abriu concurso público com vagas para Rondônia e outras regiões do país.
L

POLÍTICA

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos Produtores Rurais de Rondônia e do Brasil

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos Produtores Rurais de Rondônia e do Brasil

Parlamentar cobra medidas urgentes contra embargos ambientais e entraves fundiários que ameaçam a subsistência de milhares de famílias
L

Alero relembra lei pioneira que garantiu preservação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

No Dia do Patrimônio Histórico, Assembleia Legislativa destaca a Lei 341/1991, marco na proteção de um dos símbolos da Amazônia Ocidental.
L
Reportagens da Folha denunciam ilegalidades que teriam sido praticadas por Alexandre de Moraes, entre 2022 e 2023

Reportagens da Folha denunciam ilegalidades que teriam sido praticadas por Alexandre de Moraes, entre 2022 e 2023

Série publicada pela Folha de S.Paulo e UOL apresenta documentos e áudios que levantam questionamentos sobre ações do ministro entre 2022 e 2023.
L
Lula critica bloqueio a Cuba e defende Mais Médicos após sanção dos EUA

Lula critica bloqueio a Cuba e defende Mais Médicos após sanção dos EUA

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou a importância do Programa Mais Médicos e a relação respeitosa com Cuba, rebatendo a decisão dos Estados Unidos.
L
Projeto do governo Lula prevê suspensão de redes sociais sem ordem judicial

Projeto do governo Lula prevê suspensão de redes sociais sem ordem judicial

O novo projeto de lei de regulamentação de plataformas digitais prevê que a ANPD poderá suspender temporariamente redes que não removerem conteúdos ilícitos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do sargento Machado prende “Escobar do CV” com drogas em vila de apartamentos

Equipe do sargento Machado prende “Escobar do CV” com drogas em vila de apartamentos

O flagrante aconteceu em uma vila de apartamentos na Avenida Amazonas, bairro Nova Porto Velho.
10
Cavalo de Aço recupera moto roubada em janeiro com cor e placa adulteradas na zona Leste de Porto Velho

Cavalo de Aço recupera moto roubada em janeiro com cor e placa adulteradas na zona Leste de Porto Velho

O veículo havia sido tomado de assalto por dois criminosos armados, que estavam em outra moto, na Rua Mapiguari, bairro Socialista.
10
Caminhão baú atropela motociclista na Avenida 7 de Setembro em Porto Velho

Caminhão baú atropela motociclista na Avenida 7 de Setembro em Porto Velho

Motociclista ficou gravemente ferida após caminhão baú avançar preferencial na Avenida 7 de Setembro.
12
Polícia Federal investiga objeto suspeito em Aeroporto de Porto Velho

Polícia Federal investiga objeto suspeito em Aeroporto de Porto Velho

O objeto suspeito, possivelmente um explosivo, foi isolado e está sendo analisado pela perícia técnica para determinar sua natureza e origem.
10
Apelidado de 'Escobar do CV', suspeito de tráfico de drogas é preso em Porto Velho

Apelidado de ‘Escobar do CV’, suspeito de tráfico de drogas é preso em Porto Velho

A ação da Polícia Militar resultou na prisão de Carlos Henrique de Aquino Silva, que já tinha histórico de tráfico de drogas, e na apreensão de entorpecentes e dinheiro.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): CHURRASCARIA BOI NA BRASA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA, INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Mulher é presa pela Polícia Militar em Ji-Paraná com mandado de prisão em aberto

Mulher é presa pela Polícia Militar em Ji-Paraná com mandado de prisão em aberto

Ana Roberta Pullig foi abordada durante patrulhamento e a polícia confirmou a existência de um mandado de prisão em seu nome, resultando na mulher presa.
10
Motociclista e pedestre ficam feridos em atropelamento próximo a parque de Jaru

Motociclista e pedestre ficam feridos em atropelamento próximo a parque de Jaru

O atropelamento em Jaru ocorreu na Avenida Florianópolis e fez com que o motociclista e a vítima caíssem no chão, aguardando socorro.
14
Acidente de moto em ponte de Jaru deixa motociclista gravemente ferido

Acidente de moto em ponte de Jaru deixa motociclista gravemente ferido

O acidente de moto ocorreu na ponte do Rio Mororó, onde o condutor perdeu o controle, colidiu contra a estrutura e foi socorrido em estado grave.
16
Polícia Militar apreende 15 quilos de drogas e prende homem por tráfico em Jaru

Polícia Militar apreende 15 quilos de drogas e prende homem por tráfico em Jaru

A apreensão de drogas ocorreu após a polícia flagrar o suspeito manipulando o material em uma residência no Setor 05.
12
Proprietário de carro em Jaru é obrigado a pagar por danos a muro após acidente

Proprietário de carro em Jaru é obrigado a pagar por danos a muro após acidente

A decisão da Justiça em Jaru estabelece uma indenização por acidente de trânsito que causou danos materiais a uma residência na cidade.
10
Acidente com caminhão na zona rural de Governador Jorge Teixeira deixa veículo e animal feridos

Acidente com caminhão na zona rural de Governador Jorge Teixeira deixa veículo e animal feridos

O acidente com caminhão de coleta de lixo ocorreu na madrugada e resultou em danos materiais, mas sem ferir o motorista ou os ocupantes.
10
Acidente em Theobroma deixa dois feridos em rodovia

Acidente em Theobroma deixa dois feridos em rodovia

Uma colisão com um barranco após um desvio brusco causou o acidente em Theobroma, na RO-133, e deixou dois passageiros com ferimentos.
14
Incêndio atinge depósito de pneus e mobiliza Bombeiros em Cacoal na madrugada

Incêndio atinge depósito de pneus e mobiliza Bombeiros em Cacoal na madrugada

O incêndio em Cacoal ocorreu na Avenida Brasil, causando grandes prejuízos materiais, mas sem deixar feridos.
10
Acidente de trânsito entre moto e carro em Rolim de Moura deixa motociclista ferida

Acidente de trânsito entre moto e carro em Rolim de Moura deixa motociclista ferida

A colisão, que foi registrada na Avenida Fortaleza, resultou em ferimentos leves na motociclista, que foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros no acidente de trânsito.
12
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.