QUARTA-FEIRA, 05/11/2025

Em destaque

Porto Velho: capital estampa entre os 20 municípios com a pior distribuição dos serviços básicos

Neste cenário de alegrias e revoltas vive um povo que praticamente tem cansado de esperar por promessas eleitoreiras.

Publicado em 

Por Emerson Barbosa

No Norte do Brasil, Porto Velho tem tudo para se transformar em uma das capitais mais atrativas e evoluídas. Berço da economia de Rondônia, a história da cidade traduz o surgimento de todo um estado pela construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM). O empreendimento milionário surgiu de um acordo para colocar fim à guerra travada entre 'retirantes' brasileiros e a Bolívia, na tomada do que hoje é o estado do Acre. Pouco mais de um século, a cidade que já foi habitada por um mundo de estrangeiros da qual o idioma oficial era o inglês, caminha sob um aspecto do qual foge da estrutura que já contemplou no seu início.

Neste cenário de alegrias e revoltas vive um povo que praticamente tem cansado de esperar por promessas eleitoreiras.

“A gente lamenta que muitas vezes não é como esperamos. Uma cidade sem história é uma cidade sem memória. Uma cidade sem história é uma cidade sem identidade”. A frase tornou-se célebre e imortal nas palavras do historiador, falecido em 2021, de Covid-19, Anísio Gorayeb.

As zonas Sul e Leste de Porto Velho formam os maiores corredores populacionais. É também nessas regiões que se concentram os grandes problemas relacionados com a ausência dos serviços de saneamento básico. O investimento zero no setor pelos munícipes revela um prejuízo mortal.

A indignação projeta-se como munição nas palavras de uma gente que cansou de promessas. “Não temos nenhum olhar do prefeito. Estamos esquecidos de saneamento, asfalto, seja o que for. Somos esquecidos”.

Percorrer bairros nessas regiões é se deparar com cenas vexatórias e humilhantes para um município apontado como a 3ª maior economia da Região Norte. Na rua, Aquiles Paraguaçu, no bairro Cidade do Lobo, uma canalização rompida da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), há pouco mais de 20 anos é a única fonte de água potável dos moradores. Durante o dia, o movimento de carros, motos e bicicletas é intenso.

Aqui, pessoas com latas d'água recordam imagens vistas somente em extremos do Nordeste onde muitos nordestinos ainda convivem com resquícios da seca. Nos horários de pico, tem até fila. A realidade é um filme na mente de quem passou a missão para os filhos. “Eu fiz isso para os meus pais, agora é meu filho”, relata o morador que prefere não se mostrar.

Juntas, as zonas Sul e Leste concentram uma população que ultrapassa os 200 mil habitantes. Nestes setores, a água utilizada para os afazeres domésticos, como lavar a roupa ou até mesmo beber, vem de poços cavados nos quintais. Mas a cultura amazônica apresenta uma realidade sombria diante de um estado dono de uma das maiores bacias hidrográficas da Amazônia.

A água consumida pelos moradores é extraída, justamente de um lençol freático que está contaminado. A comprovação foi feita por análise de técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento (Sedam) há sete anos. O sentimento de esperança foi substituído por revolta.

“Sinceramente, de raiva. Não tem respeito pelo povo de Porto Velho. Zona Sul e Leste, pelo amor de Deus, só há reclamação”, diz a moradora Antônia Perez.

Pesquisa revela que nada evoluiu

Na trincheira, o Trata Brasil revelou índices inaceitáveis. Nesta quinta, 30, o Instituto trouxe os dados anuais do saneamento básico brasileiro. O estudo revela aspectos na área nas 100 maiores cidades. Na peneira, o índice destacou os indicadores das 20 piores cidades com a menor taxa dos serviços básicos oferecidos (ou que deveriam ser ofertados) para a população. Historicamente, nenhuma delas, segundo a pesquisa, evoluiu.

“Entre as cidades com desempenho negativo no ranking, figuram oito municípios da região Norte, sendo esses: Macapá (AP), Marabá (PA), Porto Velho (RO), Santarém (PA), Belém (PA), Rio Branco (AC), Ananindeua (PA) e Manaus (AM)”.

As 20 piores cidades pelos indicadores dos serviços básicos, o Trata Brasil apresenta: Macapá (AP) com 36,60%, Ananindeua (PA) com 33,79%, Marabá (PA) com 32,89% e Porto Velho (RO) com 26,05%. As cidades, segundo o Instituto, contemplam pontuações de atendimento de água tratada inferiores a 50%. A média do grupo foi de 79,59%, se aproximando da média nacional de 84,2%. O mais assustador é que todos os municípios que ocupam a posição são da Região Norte.

Coleta de esgoto é outro aspecto que despenca. Nenhum dos 20 municípios analisados conquistou ou se aproximou dos 90%, que seria o ideal. E cabe a eles estabelecer uma melhoria até 2033, como exige a lei, ou seja, daqui a dez anos, o que só ocorrerá por um milagre ou força de vontade dos prefeitos.

Índices apocalípticos

O município de Marabá no estado do Pará é o que podemos associar com resultados apocalípticos. Com 0,73%, o município paraense estacionou na pior faixa histórica entre os seus pares.


fonto: Dhárcules Pinheiro

Nada é tão ruim que os dados apresentados pelas cidades de, 29,25% perdendo até para o valor nacional, de 55,8%.

Tratamento de esgoto: Porto Velho é nota zero e trava uma luta consigo mesmo

No quesito cuidado do esgoto que deveria ser tratado antes de seguir para os rios e igarapés, Porto Velho trava uma luta consigo mesmo. Obteve nota ‘zero’.

Quanto a isso, o Brasil faz escola. A pesquisa mostra que “cinco municípios tratam menos de 10% do esgoto coletado: dois municípios do Rio de Janeiro e outros três do Norte do país: Santarém (PA) com 9,50%, Belém (PA) com 3,63%, e Marabá (PA) com 2,62%. A média do indicador entre os 20 destaques negativos foi de 18,21%, menos da metade da média nacional de 51,2%”.

Com 77,21%, água que não chega na casa dos moradores das zonas Leste e Sul, a pesquisa concluiu que fica pelo caminho resultando em desperdício. Na dianteira vem a capital Macapá no Amapá com 76,13%. As cidades mantêm dados que superam a média nacional de 40,3%.


Foto: Tânia Rêgo Agência Brasil

O Instituto concluiu o resultado da sua pesquisa: “caso houvesse a eficiência no controle de perdas, todo esse volume desperdiçado poderia fazer com que, ambos os municípios tivessem o acesso ao abastecimento de água universalizado”.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

FAB usará caças e anti-drones para segurança da Cúpula de Líderes da COP30

FAB usará caças e anti-drones para segurança da Cúpula de Líderes da COP30

A Força Aérea Brasileira atuará com aeronaves F-5M e mísseis Python 4 e estabelecerá áreas de exclusão com circulação restrita de voos em Belém nos dias 6 e 7 de novembro.
L
CPI do Crime Organizado convida ministros, 11 governadores e especialistas

CPI do Crime Organizado convida ministros, 11 governadores e especialistas

O relator, Alessandro Vieira, teve o plano de convocações aprovado, com o objetivo de obter um diagnóstico completo da atuação de facções e milícias no Brasil.
L
Órgãos federais em Belém terão ponto facultativo nos dias 6 e 7

Órgãos federais em Belém terão ponto facultativo nos dias 6 e 7

O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) estabeleceu ponto facultativo nos dias 6 e 7 de novembro para facilitar a logística da Cúpula do Clima, evento preparatório para a COP30.
L
Unicef lança agenda de proteção para crianças e adolescentes de periferia

Unicef lança agenda de proteção para crianças e adolescentes de periferia

A nova edição da Agenda Cidade Unicef visa apoiar municípios vulneráveis em oito capitais brasileiras, focando na prevenção da violência e no aprimoramento de serviços públicos.
L
Presidente do STM aponta tom misógino em crítica de ministro

Presidente do STM aponta tom misógino em crítica de ministro

A ministra Maria Elizabeth Rocha declarou que a crítica do ministro Carlos Augusto Amaral Oliveira, que questionou seu pedido de perdão pelas omissões da Justiça Militar na ditadura, teve um viés misógino.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Entrevista com a professora Teila Paula de Avelar sobre contação de histórias

A atividade é gratuita e aberta ao público, sendo uma excelente oportunidade para introduzir os pequenos ao mundo da literatura de forma divertida e afetiva.
L
Câmara aprova reajuste de 8% ao ano para servidores do Judiciário

Câmara aprova reajuste de 8% ao ano para servidores do Judiciário

Os deputados aprovaram dois projetos de lei que concedem aumento salarial de 8% de 2026 a 2028 e reformulam o Adicional de Qualificação (AQ).
L
My Family Cinema chega ao fim e deixa usuários sem acesso nem reembolso

My Family Cinema chega ao fim e deixa usuários sem acesso nem reembolso

Serviço de streaming pirata foi desativado por decisão judicial na Argentina e afetou diretamente consumidores brasileiros.
L
Maria, José, Silva e Santos lideram lista de nomes mais comuns no país

Maria, José, Silva e Santos lideram lista de nomes mais comuns no país

O IBGE revelou o ranking dos nomes e sobrenomes mais frequentes no Brasil; Maria é o nome de 12,3 milhões de pessoas, seis em cada cem brasileiros.
L

Comunidade News: Entrevista com Laelson Lima, presidente da Associação do Bairro Planalto

O programa também vai mostrar como o trabalho associativo tem fortalecido o sentimento de pertencimento entre os moradores.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L
Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Edital nº 7/2025 da Seduc oferece 26 vagas em 24 escolas de Rondônia; inscrições são gratuitas e ocorrem de 3 a 12 de novembro.
L

POLÍTICA

Patrolamento da Linha D tem início após solicitação da deputada Dra. Taíssa

Patrolamento da Linha D tem início após solicitação da deputada Dra. Taíssa

Serviço solicitado pela deputada Dra. Taíssa Sousa ao DER garante melhorias na principal rota de escoamento da produção agrícola entre Nova Mamoré e Buritis.
L
Senado aprova regularização de terras em faixa de fronteira com relatoria de Jaime Bagattoli

Senado aprova regularização de terras em faixa de fronteira com relatoria de Jaime Bagattoli

Projeto contempla Rondônia e mais dez estados, definindo prazos e critérios claros para dar segurança jurídica aos produtores rurais.
L
Deputada Gislaine Lebrinha acompanha ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Deputada Gislaine Lebrinha acompanha ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Obra de mais de R$ 3 milhões está em execução e fortalece o atendimento à população do município.
L
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente

Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente

A capital federal será transferida simbolicamente para Belém durante a realização da COP30, entre 11 e 21 de novembro, para reforçar a relevância da Amazônia na agenda climática.
L
Lula defende foco nos chefes do crime organizado e aprovação do PL Antifacção

Lula defende foco nos chefes do crime organizado e aprovação do PL Antifacção

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo busca “quebrar a espinha dorsal” das facções, destacando que R$ 19,8 bilhões foram retirados das mãos de criminosos desde 2023.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal combate lavagem de dinheiro de crimes ambientais em Rondônia

Polícia Federal combate lavagem de dinheiro de crimes ambientais em Rondônia

A Operação Occulta Originis foi deflagrada pela Polícia Federal com o objetivo de desarticular um esquema que movimentou mais de R$ 60 milhões provenientes da exploração ilegal de madeira.
10
Idoso ferido após colisão entre caminhonete e moto em Porto Velho

Idoso ferido após colisão entre caminhonete e moto em Porto Velho

O acidente entre uma caminhonete RAM e uma motocicleta Honda Twister 250 ocorreu no cruzamento das avenidas Alexandre Guimarães e Uruguai. A vítima sofreu fratura na perna.
14
Operação contra o Comando Vermelho na Bahia prende 35 pessoas

Operação contra o Comando Vermelho na Bahia prende 35 pessoas

A Operação Freedom, realizada nesta terça-feira, prendeu 35 suspeitos de envolvimento com o crime organizado na Bahia, incluindo um casal apontado como líder financeiro e armado da facção.
18
Homem é encontrado morto com perfurações pelo corpo em Rio no Ramal Maravilha

Homem é encontrado morto com perfurações pelo corpo em Rio no Ramal Maravilha

Com ajuda de uma canoa foi feito o resgate do corpo, e durante os trabalhos da perícia, foram constatadas algumas perfurações por disparo de arma de fogo e provavelmente pauladas.
18
Polícia Civil e Militar prendem autores de roubo em Porto Velho

Polícia Civil e Militar prendem autores de roubo em Porto Velho

Em ação conjunta, a Polícia Civil e o 5º BPM cumpriram mandados de prisão preventiva roubo Porto Velho contra dois investigados por invadir e agredir vítimas no bairro Embratel, em julho.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Honda Civic EXR 2.0 Automático 2014 com Conforto e Estilo na Zé Veículos

Honda Civic EXR 2.0 Automático 2014 com Conforto e Estilo na Zé Veículos

Sofisticação, potência e confiança em cada detalhe.
L
Leão e Oswaldo de Oliveira criticam estrangeiros na frente de Ancelotti

Leão e Oswaldo de Oliveira criticam estrangeiros na frente de Ancelotti

Ex-treinadores manifestaram-se contra a presença de técnicos de fora do país no Brasil, causando constrangimento durante o 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, que homenageava o italiano.
L

Ford Ka SE Plus 2019 Completo e Econômico na Zé Veículos

Ideal para quem busca conforto, estilo e excelente custo-benefício.
L
Deserto do Saara pode ter até 75% mais chuva nas próximas décadas, diz pesquisa

Deserto do Saara pode ter até 75% mais chuva nas próximas décadas, diz pesquisa

Estudo da Universidade de Illinois em Chicago prevê mudanças drásticas na paisagem do Deserto do Saara, com aumento da precipitação devido ao aquecimento global.
L
A não aplicabilidade da Lei Magnitsky no Brasil

A não aplicabilidade da Lei Magnitsky no Brasil

Jurista Ives Gandra defende que não há necessidade de lei para proibir a norma americana no país.
L
INSS inicia pagamento da pensão vitalícia a pessoas com deficiência causada pelo Zika Vírus

INSS inicia pagamento da pensão vitalícia a pessoas com deficiência causada pelo Zika Vírus

Novo grupo começa a receber o benefício a partir de 28 de novembro; medida reconhece a luta das famílias afetadas pela síndrome congênita.
L
Jaru sedia o 4º Encontro do Programa Primeiros Passos

Jaru sedia o 4º Encontro do Programa Primeiros Passos

Formação reuniu profissionais de 11 municípios de Rondônia e encerrou o ciclo de capacitações de 2025.
L

Requerimento da Licença Ambiental: A DALMONECK PEREIRA LTDA

LICENÇA PRÉVIA, LICENÇA DE INSTALAÇÃO E LICENÇA DE OPERAÇÃO
L
Câmara aprova PEC que torna tribunais de Contas órgãos permanentes

Câmara aprova PEC que torna tribunais de Contas órgãos permanentes

A PEC 39/22 foi aprovada em dois turnos na Câmara e segue para promulgação, conferindo caráter permanente e essencial ao controle externo dos tribunais e conselhos de Contas.
L
Sicredi recebe reconhecimento internacional por ações de diversidade e inclusão

Sicredi recebe reconhecimento internacional por ações de diversidade e inclusão

Instituição financeira cooperativa foi premiada pela revista britânica Environmental Finance no Sustainable Company Awards 2025.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.