QUINTA-FEIRA, 31/07/2025

Especialistas divergem sobre uso da energia nuclear no Brasil

Plano decenal prevê entrada em operação de duas novas usinas até 2031.

Publicado em 

Especialistas divergem sobre uso da energia nuclear no Brasil - News Rondônia

Por Vitor Abdala 

Na última semana, a Eletronuclear, estatal brasileira responsável pela geração de energia nuclear no país, foi multada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O motivo da autuação foi o despejo, pela usina Angra 1, de água contaminada com substâncias radioativas no mar, em setembro do ano passado.

Especialistas divergem sobre uso da energia nuclear no Brasil - News Rondônia
Imagem PAC

O incidente, que virou alvo de ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF), na última terça-feira (21), reacende o debate sobre os custos e benefícios da geração de energia elétrica por meio de termelétricas nucleares no país. A Agência Brasil ouviu especialistas favoráveis e contrários ao uso desta matriz energética no país.

As duas usinas nucleares brasileiras (Angra 1 e 2) respondem por cerca de 2% da geração de energia elétrica produzida no país. Nesta semana, a Eletronuclear, estatal responsável pela administração das usinas de Angra, no Rio de Janeiro, divulgou uma nota informando que Angra 1 havia batido seu recorde de geração de energia em um mês, atingindo 485 gigawatts-hora (GWh) em janeiro deste ano.

Em 2022, Angra 1 gerou 4.872 GWh, enquanto sua irmã Angra 2 produziu 9.686 GWh. No total, ambas geraram 14.558 GWh que, segundo a Eletronuclear, seria o suficiente para abastecer toda a região Centro-Oeste.

Há, ainda, a previsão de dobrar a produção até 2031, com a inclusão de duas novas usinas no parque gerador no país.

Uma delas, Angra 3, com capacidade instalada de 1,4 GW, está em construção, com 65% das obras concluídas e previsão de entrada em operação em 2028. Outra usina deverá ter 1 GW de potência até 2031, segundo o Plano Decenal de Energia 2022/2031, divulgado no ano passado.

Segurança energética

Segundo o presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan), o engenheiro eletricista Celso Cunha, a energia nuclear é uma fonte importante para manter a estabilidade da oferta e garantir a segurança do abastecimento.

Isso porque fontes de energias renováveis, como a hidrelétrica, eólica e solar dependem do clima para que possam abastecer o sistema elétrico nacional.

“Elas [as usinas nucleares] estão sempre ali, com capacidade de produção contínua, independentemente se chove mais ou se chove menos, se venta ou se faz sol. Elas garantem uma estabilidade do sistema”, afirma Cunha.

Segundo ele, além de garantir a estabilidade do sistema, as usinas nucleares – que são um tipo de termelétrica que usa o urânio como combustível –, também são uma fonte de energia limpa, porque não emitem gases do efeito estufa em seu processo de geração, diferente de outras térmicas como aquelas que usam carvão, óleo ou gás natural como combustíveis.

Além disso, ele aponta que as nucleares têm um fator de aproveitamento do potencial gerador melhor do que as eólicas e solares, ou seja, elas conseguem produzir mais energia em relação à capacidade nominal da usina.

Cunha também define como ponto positivo, a possibilidade de construí-las próximas aos centros consumidores de energia, evitando custos elevados com linhas de transmissão.

Argumentos divergentes

O doutor em energética e professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Heitor Scalambrini Costa, no entanto, discorda da avaliação da Abdan. Para ele, o Brasil não precisa de usinas nucleares, pois é possível abastecer o país com fontes como energia eólica, hidrelétrica e solar.

“O Brasil, com toda sua diversidade, de água, sol, vento e biomassa, realmente não precisa de uma fonte tão polêmica. O argumento de que as energias eólica, solar e outras fontes seguem ciclos naturais, é inconsistente, do ponto de vista técnico. É possível fazer sistemas híbridos, complementares. Se, à noite, você não tem o sol para fornecer energia, aqui no Nordeste, em particular, os ventos são mais fortes durante a noite. No Sul, se você tem um período de poucas chuvas, é o período que coincide com a colheita da cana, em que você pode queimar o bagaço e produzir energia elétrica”.

Além disso, segundo ele, dizer que a energia nuclear é limpa é um mito, já que os processos de produção do combustível emitem gases do efeito estufa.

“Você tem emissão de gases do efeito estufa na mineração [do urânio], no transporte, nos processos de enriquecimento e produção das pastilhas”.

Há ainda uma questão mais grave, que é a destinação do combustível já usado, o chamado lixo nuclear, que continua emitindo radiação durante anos e apresenta um risco para os seres humanos e o meio ambiente, segundo Scalambrini.

Para Celso Cunha, no entanto, esse combustível não é lixo e pode ser reutilizado, através de um reprocessamento. Segundo ele, o Brasil decidiu não fazer uso desse material, mas poderia gerar recursos vendendo para países que fazem o reprocessamento, como a França e o Japão.

Scalambrini diz que esse resíduo é ainda mais perigoso que o combustível novo, já que contém plutônio e pode ser usado militarmente na produção de bombas atômicas sujas.

Outro ponto destacado por Scalambrini é o risco de acidentes nucleares, como aconteceu em Chernobyl e Fukushima. Para ele não há como garantir que não ocorram novos acidentes, por mais avançados que sejam a tecnologia e os protocolos de segurança.

Já Cunha afirma que os acidentes foram pontuais e explica: Chernobyl aconteceu em uma época em que os protocolos de segurança não eram tão exigentes quanto hoje e Fukushima foi vítima de uma sucessão de incidentes derivados de um terremoto e um consequente tsunami.

Custo

Scalambrini explica ainda que a geração da energia nuclear é cara, o que impacta no seu custo.

“O custo é muito mais caro. Chega a ser três a cinco vezes mais caro que a energia eólica, a solar e a que vem das hidrelétricas. E quem pagaria isso seríamos nós na conta”, afirma.

Para Cunha, no entanto, o custo deve ser analisado sob o ponto de vista de estabilidade já que, apesar de ser mais cara, a energia nuclear garantiria a oferta da energia.

“Tem um custo agregado para alguém garantir a estabilidade do sistema”, justifica o presidente da Abdan.

Pequenas usinas

A Abdan aposta que os pequenos reatores nucleares representam o futuro da geração de energia termelétrica nuclear.

“Serão reatores que você produz e homologa nas fábricas e traz direto para o site [local onde será instalado para gerar energia]. O problema de construção, que leva um tempão, reduz muito. O volume de investimentos no empreendimento é muito menor”, explica Cunha.

Os pequenos reatores também prometem resolver o problema de inflexibilidade da quantidade de energia das grandes usinas nucleares, já que eles permitem aumentar e reduzir carga mais rapidamente do que grandes reatores.

Segundo Cunha, por isso, os pequenos reatores podem ser complementares aos parques geradores eólicos e solares. “Você pode trabalhar junto com a solar e eólica e compensar a flutuação que existe”.

Scalambrini diz que esses pequenos reatores apresentam os mesmos riscos que os grandes reatores, incluindo os resíduos radioativos e a possibilidade de acidentes.

Angra 3

Sobre a construção de Angra 3, que se arrasta por quatro décadas, os dois especialistas também divergem. Cunha diz que o custo para a conclusão da obra está hoje em torno de R$ 21 bilhões. No entanto, segundo ele, suspender as obras e desmontar a estrutura já construída custaria algo em torno de R$ 15 bilhões.

“Não tem o menor sentido você paralisar aquilo. O custo daquela energia não será o custo de uma obra normal. É uma obra que já parou três vezes. Esse é o custo Brasil, da famosa ponte que você constrói mas não tem a cabeceira nem a estrada. Você precisa de continuidade: começo, meio e fim”, afirma Cunha, que defende que o governo ceda espaço à iniciativa privada na geração de energia nuclear.

“Deixa a iniciativa privada construir e operar. E a gente vai manter regulação e controle desse projeto, através da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear, que foi criada para fazer isso”.

Já Scalambrini defende a paralisação das obras de Angra 3 e que a estrutura já erguida seja desmontada. Segundo ele, isso não custará tanto, uma vez que a usina nunca entrou em operação e, por isso, não precisará ser descontaminada.

Além disso, ele defende que seja estabelecido um cronograma para que as usinas de Angra 1 e 2 sejam desativadas.

“É óbvio que não se faz isso do dia para a noite, mas que se coloque isso como uma meta. Se é para fazermos termelétricas, vamos fazer com biomassa, vamos utilizar resíduos da agricultura”.

Segundo ele, é importante que o governo envolva a sociedade na discussão sobre os rumos da matriz energética no futuro.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Concluinte destaca programa Vencer, do governo de RO, que transforma vidas com qualificação profissional em 20 municípios

Concluinte destaca programa Vencer, do governo de RO, que transforma vidas com qualificação profissional em 20 municípios

Mais de mil pessoas já receberam kits profissionais do programa Vencer, que oferece cursos e auxílio para inclusão no mercado de trabalho em Rondônia.
L
SENAI-RO promove 1º Prêmio FIERO-SEBRAE de Inovação Industrial durante workshop em Porto Velho

SENAI-RO promove 1º Prêmio FIERO-SEBRAE de Inovação Industrial durante workshop em Porto Velho

A 3ª edição do Workshop Potencial da Inovação na Indústria, realizado pelo SENAI-RO em Porto Velho, marcou o lançamento do 1º Prêmio FIERO-SEBRAE de Inovação Industrial, que busca soluções inovadoras para a Jirau Energia e tem inscrições abertas até 30 de setembro.
L

Prefeitura de Jaru e Fhemeron realizam 12ª edição da campanha “Jaru Salvando Vidas”

Coleta de sangue acontece nos dias 8 e 9 de agosto, no Centro de Saúde da Mulher
L
PIONEIRISMO: Escrita Feminina ganha voz internacional com a nova Sala Literária da AJEB

PIONEIRISMO: Escrita Feminina ganha voz internacional com a nova Sala Literária da AJEB

O espaço tornou-se um novo marco para a literatura em Rondônia, reunindo um acervo com mais de 300 obras doadas por escritoras nacionais e internacionais.
L

Agenda News: Wanderley Andrade é atração nacional em festa de 14 anos do Grego Original Pub no Monarka

Comemorando sua trajetória, o pub prepara a maior festa do ano com mais de 10 horas de música ao vivo, muito rock e energia contagiante.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Vaga para Enfermeiro(a) do Trabalho – Ji-Paraná/RO

Oportunidade para profissional de enfermagem atuar na saúde ocupacional, com salário de R$ 4.550, benefícios completos e contratação pela Consultoria Mariana Goedert.
L

Giro News: Agnaldo Condaque compartilha trajetória de superação no varejo e agropecuária de Rondônia

Do sítio em Cacoal à gerência da Novalar em Porto Velho, Agnaldo Condaque inspira pelo trabalho, valores familiares e contribuição para o desenvolvimento regional
L

Leitura Finalizada: Ali Hazelwood se supera em No Fundo é Amor, um romance intenso, sensual e emocionante

Em 459 páginas, a autora retrata relacionamento marcado por BDSM, superação emocional e descobertas pessoais, reforçando seu talento no gênero new adult.
L
Exportadores querem incluir Café na lista de exceções dos EUA

Exportadores querem incluir Café na lista de exceções dos EUA

Conselho dos Exportadores de Café defende a isenção do café brasileiro da taxação de 50% imposta por Donald Trump.
L
Lula sanciona Lei que proíbe testes de cosméticos em Animais

Lula sanciona Lei que proíbe testes de cosméticos em Animais

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprova legislação que defende a soberania animal e proíbe o uso de animais em testes de produtos de higiene, cosméticos e perfumes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho com inscrições até 8 de agosto

Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho com inscrições até 8 de agosto

Em Porto Velho, a Energisa oferece oportunidades de estágio para estudantes de diversas áreas do ensino superior, como Engenharias, Direito e Comunicação, com inscrições abertas até 8 de agosto.
L
TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

Presidente Raduan Miguel Filho assina edital para preenchimento de cargo de desembargadora, priorizando juízas de 3ª entrância para vaga decorrente da aposentadoria de Sansão Saldanha.
L
Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Saiba como doadores de sangue, mesários e hipossuficientes podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do VII Concurso de Cartórios de Rondônia.
L
CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

Mulheres representam 60% dos candidatos no Concurso Público Nacional Unificado.
L
Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) terá amostra reponderada, refletindo o perfil populacional mais recente do país.
L

POLÍTICA

Deputado Ribeiro propõe melhorias na Delegacia de Flagrantes de Porto Velho e reforça compromisso com a segurança pública

Deputado Ribeiro propõe melhorias na Delegacia de Flagrantes de Porto Velho e reforça compromisso com a segurança pública

Em Porto Velho, o deputado Ribeiro solicita reformas e investimentos na Delegacia de Flagrantes (Deflag), visando melhorar as condições de trabalho dos policiais civis e o atendimento à população.
L
Apae de Buritis recebe R$ 200 mil de emenda da deputada federal Sílvia Cristina

Apae de Buritis recebe R$ 200 mil de emenda da deputada federal Sílvia Cristina

A deputada federal Sílvia Cristina destinou R$ 200 mil em emenda parlamentar para a Apae de Buritis, em Rondônia, apoiando a manutenção e custeio da instituição que presta serviços essenciais a pessoas com deficiência.
L

Prefeitura de Porto Velho entrega 34 microscópios e reforça serviços do Laboratório Municipal

Equipamentos, adquiridos com recursos próprios e emenda parlamentar, vão garantir diagnósticos mais rápidos e fortalecer a vigilância epidemiológica
L
Deputado Ribeiro do Sinpol indica melhorias no Instituto Médico Legal de São Miguel

Deputado Ribeiro do Sinpol indica melhorias no Instituto Médico Legal de São Miguel

Em Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol solicita reformas e modernização do IML de São Miguel do Guaporé para garantir melhor atendimento à população e condições dignas aos servidores da segurança pública.
L
Pavimentação chega ao Terra Brasil após pedido do vereador Pedro Geovar

Pavimentação chega ao Terra Brasil após pedido do vereador Pedro Geovar

Em Porto Velho, pedido do vereador Pedro Geovar garante obras de manutenção, drenagem e pavimentação na estrada das Granjas, no bairro Nova Esperança, melhorando a qualidade de vida da comunidade do Terra Brasil.
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do sgt Machado prende casal que usava vila de apartamentos como boca de fumo

Equipe do sgt Machado prende casal que usava vila de apartamentos como boca de fumo

Ação do 5° Batalhão comandada pelo sargento Machado desarticula ponto de tráfico na Avenida Amazonas; casal foi preso com drogas e dinheiro.
10
Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão relacionado a crime de violência doméstica em Jaci Paraná

Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão relacionado a crime de violência doméstica em Jaci Paraná

Diante da localização do armamento e dos indícios de crime, foi dada voz de prisão ao investigado, que foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais cabíveis.
14
Ciclista sem freio é atropelada em ladeira no centro

Ciclista sem freio é atropelada em ladeira no centro

Testemunhas contaram que a ciclista descia a ladeira da José Bonifácio sentido 7 de Setembro, e devido estar sem freio, acabou sendo atingida por um carro que saída Barão, arremessando a vítima contra outro veículo.
12
Bandidos encapuzados agridem morador com coronhadas durante roubo na zona leste

Bandidos encapuzados agridem morador com coronhadas durante roubo na zona leste

A vítima contou que durante a ação chegou ser agredida a coronhadas por um dos bandidos, depois o bando fugiu levando TV, celulares, uma moto Fan 125 e outros objetos.
10
“Eu não bati nela, só mandei limpar a casa”, dizia apenado acusado de agredir a esposa

“Eu não bati nela, só mandei limpar a casa”, dizia apenado acusado de agredir a esposa

A vítima se aproximou dos policiais e mostrou uma vermelhidão no corpo, causada supostamente pela agressão sofrida.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Central de Monitoramento de queimadas é implantada em Porto Velho com parceria entre governo de RO e Prefeitura

Central de Monitoramento de queimadas é implantada em Porto Velho com parceria entre governo de RO e Prefeitura

Nova Central de Monitoramento de queimadas usa dados em tempo real para agilizar ações do Projeto Sentinela em Porto Velho e Rondônia.
L
Ji-Paraná recebe cerimônia de abertura da fase estadual juvenil dos Jogos Escolares 2025 neste sábado

Ji-Paraná recebe cerimônia de abertura da fase estadual juvenil dos Jogos Escolares 2025 neste sábado

Jogos Escolares 2025 valorizam o esporte escolar como ferramenta de inclusão social e incentivo à permanência dos estudantes em Rondônia.
L

Recebimento da Licença Ambiental: G GRANDOLFI PANIFICADORA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL – (MODO SIMPLIFICADO)
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (PT 10): CLAIDES LAZARETTI MASUTTI

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento da Licença Ambiental: NATAGNER OLIVEIRA DAMACENO LTDA

Licença Ambiental Simplifica (LAS)
L
Feirão de empregos da Prefeitura de Porto Velho terá vagas para PcD e intérprete de Libras

Feirão de empregos da Prefeitura de Porto Velho terá vagas para PcD e intérprete de Libras

Em Porto Velho, o primeiro Feirão do Emprego e Empreendedorismo da Prefeitura, em 11 de agosto, oferece mais de mil vagas e contará com intérprete de Libras para pessoas com deficiência, promovendo a inclusão no mercado de trabalho.
L

Recebimento e Requerimento de Enquadramento da Licença Ambiental: BORGES & BENEDETI REPRESENTACOES COMERCIAIS LTDA

Licença Ambiental de Simplificada Nº 282 SOL/DLA – reenquadramento para Dispensa de Licenciamento Ambiental
L

Secretaria de Educação de Jaru promove formação e recepção aos novos profissionais da rede municipal

Iniciativa da Semed integra aprovados em concurso público e reforça compromisso com a qualidade da educação.
L

Vigilância Sanitária de Jaru orienta sobre cuidados com a saúde dos olhos e combate práticas irregulares

População deve ficar atenta a exames em locais não autorizados e ofertas abusivas
L
Austrália descobre inseto inusitado que entra para a lista do maior do País

Austrália descobre inseto inusitado que entra para a lista do maior do País

Nova espécie de inseto-pau, com 40 cm e peso de uma bola de golfe, é encontrada em floresta remota e pode ser o mais pesado já registrado na Austrália.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.