SEXTA-FEIRA, 09/05/2025

Especialistas divergem sobre uso da energia nuclear no Brasil

Plano decenal prevê entrada em operação de duas novas usinas até 2031.

Publicado em 

Especialistas divergem sobre uso da energia nuclear no Brasil - News Rondônia

Por Vitor Abdala 

Na última semana, a Eletronuclear, estatal brasileira responsável pela geração de energia nuclear no país, foi multada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O motivo da autuação foi o despejo, pela usina Angra 1, de água contaminada com substâncias radioativas no mar, em setembro do ano passado.

Especialistas divergem sobre uso da energia nuclear no Brasil - News Rondônia
Imagem PAC

O incidente, que virou alvo de ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF), na última terça-feira (21), reacende o debate sobre os custos e benefícios da geração de energia elétrica por meio de termelétricas nucleares no país. A Agência Brasil ouviu especialistas favoráveis e contrários ao uso desta matriz energética no país.

As duas usinas nucleares brasileiras (Angra 1 e 2) respondem por cerca de 2% da geração de energia elétrica produzida no país. Nesta semana, a Eletronuclear, estatal responsável pela administração das usinas de Angra, no Rio de Janeiro, divulgou uma nota informando que Angra 1 havia batido seu recorde de geração de energia em um mês, atingindo 485 gigawatts-hora (GWh) em janeiro deste ano.

Em 2022, Angra 1 gerou 4.872 GWh, enquanto sua irmã Angra 2 produziu 9.686 GWh. No total, ambas geraram 14.558 GWh que, segundo a Eletronuclear, seria o suficiente para abastecer toda a região Centro-Oeste.

Há, ainda, a previsão de dobrar a produção até 2031, com a inclusão de duas novas usinas no parque gerador no país.

Uma delas, Angra 3, com capacidade instalada de 1,4 GW, está em construção, com 65% das obras concluídas e previsão de entrada em operação em 2028. Outra usina deverá ter 1 GW de potência até 2031, segundo o Plano Decenal de Energia 2022/2031, divulgado no ano passado.

Segurança energética

Segundo o presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan), o engenheiro eletricista Celso Cunha, a energia nuclear é uma fonte importante para manter a estabilidade da oferta e garantir a segurança do abastecimento.

Isso porque fontes de energias renováveis, como a hidrelétrica, eólica e solar dependem do clima para que possam abastecer o sistema elétrico nacional.

“Elas [as usinas nucleares] estão sempre ali, com capacidade de produção contínua, independentemente se chove mais ou se chove menos, se venta ou se faz sol. Elas garantem uma estabilidade do sistema”, afirma Cunha.

Segundo ele, além de garantir a estabilidade do sistema, as usinas nucleares – que são um tipo de termelétrica que usa o urânio como combustível –, também são uma fonte de energia limpa, porque não emitem gases do efeito estufa em seu processo de geração, diferente de outras térmicas como aquelas que usam carvão, óleo ou gás natural como combustíveis.

Além disso, ele aponta que as nucleares têm um fator de aproveitamento do potencial gerador melhor do que as eólicas e solares, ou seja, elas conseguem produzir mais energia em relação à capacidade nominal da usina.

Cunha também define como ponto positivo, a possibilidade de construí-las próximas aos centros consumidores de energia, evitando custos elevados com linhas de transmissão.

Argumentos divergentes

O doutor em energética e professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Heitor Scalambrini Costa, no entanto, discorda da avaliação da Abdan. Para ele, o Brasil não precisa de usinas nucleares, pois é possível abastecer o país com fontes como energia eólica, hidrelétrica e solar.

“O Brasil, com toda sua diversidade, de água, sol, vento e biomassa, realmente não precisa de uma fonte tão polêmica. O argumento de que as energias eólica, solar e outras fontes seguem ciclos naturais, é inconsistente, do ponto de vista técnico. É possível fazer sistemas híbridos, complementares. Se, à noite, você não tem o sol para fornecer energia, aqui no Nordeste, em particular, os ventos são mais fortes durante a noite. No Sul, se você tem um período de poucas chuvas, é o período que coincide com a colheita da cana, em que você pode queimar o bagaço e produzir energia elétrica”.

Além disso, segundo ele, dizer que a energia nuclear é limpa é um mito, já que os processos de produção do combustível emitem gases do efeito estufa.

“Você tem emissão de gases do efeito estufa na mineração [do urânio], no transporte, nos processos de enriquecimento e produção das pastilhas”.

Há ainda uma questão mais grave, que é a destinação do combustível já usado, o chamado lixo nuclear, que continua emitindo radiação durante anos e apresenta um risco para os seres humanos e o meio ambiente, segundo Scalambrini.

Para Celso Cunha, no entanto, esse combustível não é lixo e pode ser reutilizado, através de um reprocessamento. Segundo ele, o Brasil decidiu não fazer uso desse material, mas poderia gerar recursos vendendo para países que fazem o reprocessamento, como a França e o Japão.

Scalambrini diz que esse resíduo é ainda mais perigoso que o combustível novo, já que contém plutônio e pode ser usado militarmente na produção de bombas atômicas sujas.

Outro ponto destacado por Scalambrini é o risco de acidentes nucleares, como aconteceu em Chernobyl e Fukushima. Para ele não há como garantir que não ocorram novos acidentes, por mais avançados que sejam a tecnologia e os protocolos de segurança.

Já Cunha afirma que os acidentes foram pontuais e explica: Chernobyl aconteceu em uma época em que os protocolos de segurança não eram tão exigentes quanto hoje e Fukushima foi vítima de uma sucessão de incidentes derivados de um terremoto e um consequente tsunami.

Custo

Scalambrini explica ainda que a geração da energia nuclear é cara, o que impacta no seu custo.

“O custo é muito mais caro. Chega a ser três a cinco vezes mais caro que a energia eólica, a solar e a que vem das hidrelétricas. E quem pagaria isso seríamos nós na conta”, afirma.

Para Cunha, no entanto, o custo deve ser analisado sob o ponto de vista de estabilidade já que, apesar de ser mais cara, a energia nuclear garantiria a oferta da energia.

“Tem um custo agregado para alguém garantir a estabilidade do sistema”, justifica o presidente da Abdan.

Pequenas usinas

A Abdan aposta que os pequenos reatores nucleares representam o futuro da geração de energia termelétrica nuclear.

“Serão reatores que você produz e homologa nas fábricas e traz direto para o site [local onde será instalado para gerar energia]. O problema de construção, que leva um tempão, reduz muito. O volume de investimentos no empreendimento é muito menor”, explica Cunha.

Os pequenos reatores também prometem resolver o problema de inflexibilidade da quantidade de energia das grandes usinas nucleares, já que eles permitem aumentar e reduzir carga mais rapidamente do que grandes reatores.

Segundo Cunha, por isso, os pequenos reatores podem ser complementares aos parques geradores eólicos e solares. “Você pode trabalhar junto com a solar e eólica e compensar a flutuação que existe”.

Scalambrini diz que esses pequenos reatores apresentam os mesmos riscos que os grandes reatores, incluindo os resíduos radioativos e a possibilidade de acidentes.

Angra 3

Sobre a construção de Angra 3, que se arrasta por quatro décadas, os dois especialistas também divergem. Cunha diz que o custo para a conclusão da obra está hoje em torno de R$ 21 bilhões. No entanto, segundo ele, suspender as obras e desmontar a estrutura já construída custaria algo em torno de R$ 15 bilhões.

“Não tem o menor sentido você paralisar aquilo. O custo daquela energia não será o custo de uma obra normal. É uma obra que já parou três vezes. Esse é o custo Brasil, da famosa ponte que você constrói mas não tem a cabeceira nem a estrada. Você precisa de continuidade: começo, meio e fim”, afirma Cunha, que defende que o governo ceda espaço à iniciativa privada na geração de energia nuclear.

“Deixa a iniciativa privada construir e operar. E a gente vai manter regulação e controle desse projeto, através da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear, que foi criada para fazer isso”.

Já Scalambrini defende a paralisação das obras de Angra 3 e que a estrutura já erguida seja desmontada. Segundo ele, isso não custará tanto, uma vez que a usina nunca entrou em operação e, por isso, não precisará ser descontaminada.

Além disso, ele defende que seja estabelecido um cronograma para que as usinas de Angra 1 e 2 sejam desativadas.

“É óbvio que não se faz isso do dia para a noite, mas que se coloque isso como uma meta. Se é para fazermos termelétricas, vamos fazer com biomassa, vamos utilizar resíduos da agricultura”.

Segundo ele, é importante que o governo envolva a sociedade na discussão sobre os rumos da matriz energética no futuro.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Zona Sul/Conceição: moradores alertam a Semtran e pedem lombada na Rua Rio Grande do Sul em Porto Velho

“Veículos e bicicletas motorizadas passam pelo trecho em alta velocidade com risco de matar alguém.”
L
Rondônia e outros estados participam do 1º Congresso Conseplan, com foco na modernização do planejamento público

Rondônia e outros estados participam do 1º Congresso Conseplan, com foco na modernização do planejamento público

O conhecimento compartilhado durante o Congresso subsidiará a formulação de ações voltadas à melhoria da eficiência do gasto público e elevação da qualidade das entregas governamentais à sociedade.
L

Névoa no mês de maio é comum e está associada à passagem de massa de ar frio polar em choque com a alta pressão atmosférica

Fenômeno flagrado pelas câmeras do News Rondônia também pode ocorrer no estado em decorrência do clima tropical e das altas temperaturas.
L
Em defesa da Justiça do Trabalho: Mobilização Nacional reúne participantes em frente a sede do TRT-14 em Porto Velho(RO) e Rio Branco(AC)

Ato em defesa da Justiça do Trabalho reúne participantes em Porto Velho e Rio Branco

Ato reuniu magistrados(as), procuradores(as), advogados(as) e servidores(as) em defesa do papel da Justiça do Trabalho na garantia de direitos constitucionais.
L
Professor da UNIR lança livro sobre desinformação e covid-19

Professores da Unir publicam livro sobre fake news e covid-19

Obra analisa as estratégias de combate das agências de checagem de fatos durante a infodemia
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ram relança a 1500 Express e amplia opções na linha de picapes

Modelo é reposicionado e ganha novas configurações, mantendo foco em custo-benefício
L

Só um deputado de Rondônia apoia aumento de vagas na Câmara em Brasília

Os demais integrantes da bancada rondoniense se posicionaram contra o aumento.
L

Agenda News | Entrevista Alexandre Rotuno – Músico, publicitário e Produtor Cultural e Musical

Mais do que entretenimento, a Toca é um reduto da cena underground, que valoriza a diversidade, promove encontros e transforma experiências em expressão artística.
L

Agenda News: Diversão, boa música e gastronomia – final de semana especial do Grego Original Pub

Com shows ao vivo, promoções especiais e um almoço exclusivo para o Dia das Mães, o pub promete ser o destino certo para curtir o final de semana ao lado de amigos e família.
L

Resultados da Operação Fio Desencapado destacam avanços no combate ao comércio ilegal de fiação elétrica em Porto Velho

Materiais da Emdur foram apreendidos durante a ação em ferros velhos
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L

Divulgado resultado final do Concurso Público para servidores (as) Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

O certame ofereceu 25 vagas imediatas além da formação de cadastro reserva, contemplando oportunidades para Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior) em diversas especialidades.
L
Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Segundo os dados do Novo Caged, a maioria das vagas geradas em março foram preenchidas por mulheres (816) e por pessoas com ensino médio completo (760).
L
Publicidade

POLÍTICA

Câmara tenta suspender processo de golpe de Estado com base em imunidade de Ramagem

Câmara tenta suspender processo de golpe de Estado com base em imunidade de Ramagem

Juristas avaliam que suspensão de ação penal é inconstitucional
L

Deputada Cristiane Lopes participa de homenagem ao Duelo na Fronteira e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Guajará-Mirim

Cristiane ressaltou que o reconhecimento às agremiações é mais do que merecido, por tudo o que representam para a cultura rondoniense.
L
Deputado Cássio Gois fortalece liderança com atuação destacada na região cafeeira de Rondônia, revela pesquisa

Deputado Cássio Gois fortalece liderança com atuação destacada na região cafeeira de Rondônia, revela pesquisa

Nesta quarta-feira (7), uma pesquisa do Instituto Continental na Região cafeeira de Rondônia confirmou o forte apoio ao deputado estadual Cássio Gois (PSD).
L

JAIME BAGATTOLI: Após pedidos do senador ao DNIT, obras de reforma do porto do Cai N’Água são iniciadas

Os recursos para a obra são do próprio Dnit. Já os serviços são executados pela empresa vencedora da licitação.
L

Deputada Cláudia de Jesus defende mais diálogo e políticas públicas voltadas à pesca artesanal

Quatro indicações ao MP e ao Governo foram apresentadas para fortalecer a pesca artesanal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ação conjunta da PF, PM/RO e Exército Brasileiro prende casal com grande volume de drogas em Rondônia

Informações de inteligência levaram à interceptação de veículo com casal que transportava maconha e pasta base; ocorrência foi registrada em Nova Brasilândia D’Oeste/RO.
10

Polícia Militar de Rondônia inicia nova fase da Operação Fio Desencapado em Porto Velho para combater furto de metais e tráfico de drogas

A ofensiva contou com o cumprimento de 31 mandados judiciais em diversos pontos da capital.
10

Idoso passa mal e morre em calçada em frente a escola em Porto Velho

Uma equipe do Samu chegou rapidamente ao local, mas a vítima não resistiu.
18
ASSISTA: Criminosos furtam moto Bros em frente de residência na zona leste

ASSISTA: Criminosos furtam moto Bros em frente de residência na zona leste

O crime aconteceu na Rua Carmem Costa, bairro Tancredo Neves, zona leste de Porto Velho.
12
VÍDEO: Palio capota em acidente com Mobi na Jaci-Paraná e deixa três feridos

VÍDEO: Palio capota em acidente com Mobi na Jaci-Paraná e deixa três feridos

Segundo a PM, os dois motoristas e o passageiro do carro de aplicativo tiveram escoriações leves.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem é o papa Leão XIV: próximo de Francisco e missionário no Peru

Quem é o papa Leão XIV: próximo de Francisco e missionário no Peru

Robert Prevot é o primeiro papa agostiniano
L

Recebimento da Licença Ambiental (LO): FUNERÁRIA SÃO CRISTÓVÃO LTDA

Licença de Operação Nº 113 – SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LP-LI): PAULO HENRIQUE GONÇALVES DE ARAUJO

Licença Prévia Nº 02 – SOL/DLA e a Licença de Instalação Nº 13 – SOL/DLA
L
Correição acompanha de perto o trabalho de magistrados e servidores em Porto Velho e Ji-Paraná

Correição acompanha de perto o trabalho de magistrados e servidores em Porto Velho e Ji-Paraná

Inspeção conduzida pela Corregedoria do TRT-14 avaliou fluxos de trabalho e promoveu diálogo com servidores(as) e magistrados(as)
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): BANZEIRO FG LTDA- ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA  (LAS )
L
Jaru abre Jogos Escolares Municipais na próxima terça, dia 13

Jaru abre Jogos Escolares Municipais na próxima terça, dia 13

O JEM’s 2025 será realizado entre os dias 13 e 17 de maio.
L
ASCOM UNIR

Obra sobre histórias e culturas de Rondônia na Amazônia é lançada

O evento  acontece no Auditório da Unir-Centro, em Porto Velho, e está programado para iniciar às 14h e encerrar às 18h.
L

Aquisições de kits de higiene bucal pelos municípios de Rondônia são alvo de notificações do MPC

Porto Velho, por exemplo, formalizou procedimento em que o kit é cotado a R$ 7,35. Já Alta Floresta do Oeste alcançou, em sua licitação, o valor de R$ 7,38.
L

Distrito de Calama é contemplado com atendimentos da 9ª etapa do MP Itinerante

As atividades continuarão até sexta-feira (9/5), no mesmo local, das 8h às 17h. Com o MP Itinerante, o Ministério Público de Rondônia reafirma, mais uma vez, o compromisso de garantir os direitos dos cidadãos de forma eficiente e acessível.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.