SÁBADO, 25/10/2025

Em destaque

Especialistas divergem sobre uso da energia nuclear no Brasil

Plano decenal prevê entrada em operação de duas novas usinas até 2031.

Publicado em 

Por Vitor Abdala 

Na última semana, a Eletronuclear, estatal brasileira responsável pela geração de energia nuclear no país, foi multada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O motivo da autuação foi o despejo, pela usina Angra 1, de água contaminada com substâncias radioativas no mar, em setembro do ano passado.


Imagem PAC

O incidente, que virou alvo de ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF), na última terça-feira (21), reacende o debate sobre os custos e benefícios da geração de energia elétrica por meio de termelétricas nucleares no país. A Agência Brasil ouviu especialistas favoráveis e contrários ao uso desta matriz energética no país.

As duas usinas nucleares brasileiras (Angra 1 e 2) respondem por cerca de 2% da geração de energia elétrica produzida no país. Nesta semana, a Eletronuclear, estatal responsável pela administração das usinas de Angra, no Rio de Janeiro, divulgou uma nota informando que Angra 1 havia batido seu recorde de geração de energia em um mês, atingindo 485 gigawatts-hora (GWh) em janeiro deste ano.

Em 2022, Angra 1 gerou 4.872 GWh, enquanto sua irmã Angra 2 produziu 9.686 GWh. No total, ambas geraram 14.558 GWh que, segundo a Eletronuclear, seria o suficiente para abastecer toda a região Centro-Oeste.

Há, ainda, a previsão de dobrar a produção até 2031, com a inclusão de duas novas usinas no parque gerador no país.

Uma delas, Angra 3, com capacidade instalada de 1,4 GW, está em construção, com 65% das obras concluídas e previsão de entrada em operação em 2028. Outra usina deverá ter 1 GW de potência até 2031, segundo o Plano Decenal de Energia 2022/2031, divulgado no ano passado.

Segurança energética

Segundo o presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan), o engenheiro eletricista Celso Cunha, a energia nuclear é uma fonte importante para manter a estabilidade da oferta e garantir a segurança do abastecimento.

Isso porque fontes de energias renováveis, como a hidrelétrica, eólica e solar dependem do clima para que possam abastecer o sistema elétrico nacional.

“Elas [as usinas nucleares] estão sempre ali, com capacidade de produção contínua, independentemente se chove mais ou se chove menos, se venta ou se faz sol. Elas garantem uma estabilidade do sistema”, afirma Cunha.

Segundo ele, além de garantir a estabilidade do sistema, as usinas nucleares – que são um tipo de termelétrica que usa o urânio como combustível –, também são uma fonte de energia limpa, porque não emitem gases do efeito estufa em seu processo de geração, diferente de outras térmicas como aquelas que usam carvão, óleo ou gás natural como combustíveis.

Além disso, ele aponta que as nucleares têm um fator de aproveitamento do potencial gerador melhor do que as eólicas e solares, ou seja, elas conseguem produzir mais energia em relação à capacidade nominal da usina.

Cunha também define como ponto positivo, a possibilidade de construí-las próximas aos centros consumidores de energia, evitando custos elevados com linhas de transmissão.

Argumentos divergentes

O doutor em energética e professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Heitor Scalambrini Costa, no entanto, discorda da avaliação da Abdan. Para ele, o Brasil não precisa de usinas nucleares, pois é possível abastecer o país com fontes como energia eólica, hidrelétrica e solar.

“O Brasil, com toda sua diversidade, de água, sol, vento e biomassa, realmente não precisa de uma fonte tão polêmica. O argumento de que as energias eólica, solar e outras fontes seguem ciclos naturais, é inconsistente, do ponto de vista técnico. É possível fazer sistemas híbridos, complementares. Se, à noite, você não tem o sol para fornecer energia, aqui no Nordeste, em particular, os ventos são mais fortes durante a noite. No Sul, se você tem um período de poucas chuvas, é o período que coincide com a colheita da cana, em que você pode queimar o bagaço e produzir energia elétrica”.

Além disso, segundo ele, dizer que a energia nuclear é limpa é um mito, já que os processos de produção do combustível emitem gases do efeito estufa.

“Você tem emissão de gases do efeito estufa na mineração [do urânio], no transporte, nos processos de enriquecimento e produção das pastilhas”.

Há ainda uma questão mais grave, que é a destinação do combustível já usado, o chamado lixo nuclear, que continua emitindo radiação durante anos e apresenta um risco para os seres humanos e o meio ambiente, segundo Scalambrini.

Para Celso Cunha, no entanto, esse combustível não é lixo e pode ser reutilizado, através de um reprocessamento. Segundo ele, o Brasil decidiu não fazer uso desse material, mas poderia gerar recursos vendendo para países que fazem o reprocessamento, como a França e o Japão.

Scalambrini diz que esse resíduo é ainda mais perigoso que o combustível novo, já que contém plutônio e pode ser usado militarmente na produção de bombas atômicas sujas.

Outro ponto destacado por Scalambrini é o risco de acidentes nucleares, como aconteceu em Chernobyl e Fukushima. Para ele não há como garantir que não ocorram novos acidentes, por mais avançados que sejam a tecnologia e os protocolos de segurança.

Já Cunha afirma que os acidentes foram pontuais e explica: Chernobyl aconteceu em uma época em que os protocolos de segurança não eram tão exigentes quanto hoje e Fukushima foi vítima de uma sucessão de incidentes derivados de um terremoto e um consequente tsunami.

Custo

Scalambrini explica ainda que a geração da energia nuclear é cara, o que impacta no seu custo.

“O custo é muito mais caro. Chega a ser três a cinco vezes mais caro que a energia eólica, a solar e a que vem das hidrelétricas. E quem pagaria isso seríamos nós na conta”, afirma.

Para Cunha, no entanto, o custo deve ser analisado sob o ponto de vista de estabilidade já que, apesar de ser mais cara, a energia nuclear garantiria a oferta da energia.

“Tem um custo agregado para alguém garantir a estabilidade do sistema”, justifica o presidente da Abdan.

Pequenas usinas

A Abdan aposta que os pequenos reatores nucleares representam o futuro da geração de energia termelétrica nuclear.

“Serão reatores que você produz e homologa nas fábricas e traz direto para o site [local onde será instalado para gerar energia]. O problema de construção, que leva um tempão, reduz muito. O volume de investimentos no empreendimento é muito menor”, explica Cunha.

Os pequenos reatores também prometem resolver o problema de inflexibilidade da quantidade de energia das grandes usinas nucleares, já que eles permitem aumentar e reduzir carga mais rapidamente do que grandes reatores.

Segundo Cunha, por isso, os pequenos reatores podem ser complementares aos parques geradores eólicos e solares. “Você pode trabalhar junto com a solar e eólica e compensar a flutuação que existe”.

Scalambrini diz que esses pequenos reatores apresentam os mesmos riscos que os grandes reatores, incluindo os resíduos radioativos e a possibilidade de acidentes.

Angra 3

Sobre a construção de Angra 3, que se arrasta por quatro décadas, os dois especialistas também divergem. Cunha diz que o custo para a conclusão da obra está hoje em torno de R$ 21 bilhões. No entanto, segundo ele, suspender as obras e desmontar a estrutura já construída custaria algo em torno de R$ 15 bilhões.

“Não tem o menor sentido você paralisar aquilo. O custo daquela energia não será o custo de uma obra normal. É uma obra que já parou três vezes. Esse é o custo Brasil, da famosa ponte que você constrói mas não tem a cabeceira nem a estrada. Você precisa de continuidade: começo, meio e fim”, afirma Cunha, que defende que o governo ceda espaço à iniciativa privada na geração de energia nuclear.

“Deixa a iniciativa privada construir e operar. E a gente vai manter regulação e controle desse projeto, através da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear, que foi criada para fazer isso”.

Já Scalambrini defende a paralisação das obras de Angra 3 e que a estrutura já erguida seja desmontada. Segundo ele, isso não custará tanto, uma vez que a usina nunca entrou em operação e, por isso, não precisará ser descontaminada.

Além disso, ele defende que seja estabelecido um cronograma para que as usinas de Angra 1 e 2 sejam desativadas.

“É óbvio que não se faz isso do dia para a noite, mas que se coloque isso como uma meta. Se é para fazermos termelétricas, vamos fazer com biomassa, vamos utilizar resíduos da agricultura”.

Segundo ele, é importante que o governo envolva a sociedade na discussão sobre os rumos da matriz energética no futuro.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Virginia viaja novamente a Madri após pedido de desculpas de Vini Jr

Virginia viaja novamente a Madri após pedido de desculpas de Vini Jr

A influenciadora chegou à capital espanhola na manhã de sábado (25). A viagem ocorre depois que o jogador do Real Madrid se pronunciou publicamente, chamando Virginia de “mulher incrível”.
L
VÍDEO: Boi invade supermercado e persegue açougueiro

VÍDEO: Boi invade supermercado e persegue açougueiro

A “visita” inesperada do animal no Alto Paranaíba causou correria no açougue, mas a situação inusitada divertiu os moradores e terminou sem feridos.
L
Deletar dados de empresas após demissão: o risco de vingança que vira crime digital

Deletar dados de empresas após demissão: o risco de vingança que vira crime digital

Relatos de ex-funcionários apagando arquivos viralizam nas redes, mas especialistas alertam para os perigos jurídicos, como crime digital, e o impacto negativo na carreira profissional.
L
Caravana social viaja 3 mil km até a COP30 para denunciar agronegócio

Caravana social viaja 3 mil km até a COP30 para denunciar agronegócio

Indígenas e movimentos sociais lideram a Caravana da Resposta, que irá de Mato Grosso a Belém para expor os impactos de megaprojetos na Amazônia e no Cerrado.
L
UnB oferece 154 vagas em mais de 40 cursos no vestibular indígena 2026

UnB oferece 154 vagas em mais de 40 cursos no vestibular indígena 2026

As inscrições para o processo seletivo da Universidade de Brasília, exclusivo para candidatos indígenas, são gratuitas e vão até 7 de novembro.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe entra na fase de recursos

Condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe entra na fase de recursos

As defesas do ex-presidente e dos outros sete réus têm até o início da próxima semana para apresentar embargos de declaração; pena só será executada após o trânsito em julgado.
L
INSS: veja se o seu benefício pode ser bloqueado

INSS: veja se o seu benefício pode ser bloqueado

Convocação foi feita por extrato bancário; beneficiários têm 30 dias para realizar o procedimento para evitar o bloqueio do pagamento.
L

Gospel News: Pra. Lóren, Ueslei Alves e Lucas falam sobre fé, louvor e missão

O Gospel News deste sábado, às 10h, recebe três convidados especiais da Igreja do Evangelho Quadrangular.
L
Casos de intoxicação por metanol chegam a 58 no Brasil; 15 óbitos

Casos de intoxicação por metanol chegam a 58 no Brasil; 15 óbitos

O Ministério da Saúde atualizou os dados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas; São Paulo lidera as ocorrências.
L

SINTONIA 360: Fabio Schinayder fala sobre o 1º Reality Show de Rondônia, Casa de Vidro I

Durante a entrevista, Fabio vai comentar também sobre a importância da representatividade local na mídia, a influência digital no estado e como projetos criativos podem impulsionar talentos e oportunidades em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

POLÍTICA

Trump prevê reunião com Lula e acena com redução de tarifas "nas circunstâncias certas"

Trump prevê reunião com Lula e acena com redução de tarifas “nas circunstâncias certas”

O presidente dos EUA confirmou o encontro com o brasileiro neste domingo (26), na Malásia, à margem da cúpula da Asean.
L
Lula espera encontro com Trump na Malásia e aposta em solução para tarifas

Lula espera encontro com Trump na Malásia e aposta em solução para tarifas

Presidentes devem se reunir neste domingo (26) à margem da cúpula da Asean; Lula diz que vai “colocar os problemas na mesa” e Trump acena com possível revisão de tarifas.
L
Lula anuncia fundo climático e cobra maior compromisso global na COP30

Lula anuncia fundo climático e cobra maior compromisso global na COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na Malásia que o Fundo Florestas Tropicais para Sempre é a resposta à falta de recursos para a transição justa.
L
Moraes intima Paulo Figueiredo nos EUA por inquérito do tarifaço

Moraes intima Paulo Figueiredo nos EUA por inquérito do tarifaço

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, assinou carta rogatória para que o blogueiro, residente nos Estados Unidos, seja notificado sobre a denúncia da PGR.
L
Ausência de líderes globais é a causa dos problemas mundiais, diz Lula

Ausência de líderes globais é a causa dos problemas mundiais, diz Lula

Em Kuala Lumpur, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que guerras, fome e desastres ocorrem pela falta de instrumentos de governança global.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Assassino de caminhoneiro preso em MT após latrocínio em 2023

Assassino de caminhoneiro preso em MT após latrocínio em 2023

Jovem de 26 anos foi preso em Rondonópolis e condenado a 28 anos pela morte de Antônio Marcos Alves, cujo assassino de caminhoneiro preso roubou veículo e carga.
16
Faccionado preso em MT é investigado por tortura e homicídio

Faccionado preso em MT é investigado por tortura e homicídio

Jovem de 18 anos já havia matado em Rondônia e teve novo mandado cumprido em Barra do Garças; faccionado preso em MT é alvo da Operação Incinerando.
18
Homem esfaqueado em Vilhena é resgatado em estado grave

Homem esfaqueado em Vilhena é resgatado em estado grave

Vítima sofreu perfurações na barriga após ser atacada no bairro Cristo Rei; o homem esfaqueado em Vilhena correu pela rua pedindo socorro.
16
Acidente de moto em Vilhena após jovem fugir da Polícia Militar

Acidente de moto em Vilhena após jovem fugir da Polícia Militar

Rapaz de 26 anos, sem CNH e embriagado, tentou escapar da PM com adolescente na garupa, mas sofreu acidente de moto em Vilhena e foi preso.
14
Homicídio em Tesouro: Rapazes confessam sacrifício por riqueza

Homicídio em Tesouro: Rapazes confessam sacrifício por riqueza

Dois homens foram presos em flagrante em MT e confessaram homicídio em Tesouro para cumprir um pacto que, supostamente, traria prosperidade financeira.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: CLAUDEMIR DELTRAMI DE ANDRADE

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 249 SOL/DLA
L

Requerimento de Renovação da Licença e Outorga: J.D.P. IND. E COM. DE MARMORES GRANITOS E VIDROS LTDA

LICENÇA DE OPERAÇÃO -OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Corpo encontrado em Vilhena: Homem é achado após provável ato extremo

Corpo encontrado em Vilhena: Homem é achado após provável ato extremo

O Corpo encontrado em Vilhena é de Filipe Neves Castro Vergueiro, 40 anos, que estava desaparecido desde segunda-feira (20) e enfrentava uma separação.
18
Kamala Harris indica possível candidatura à presidência dos EUA em 2028

Kamala Harris indica possível candidatura à presidência dos EUA em 2028

Em entrevista à BBC, a ex-vice-presidente afirmou que “ainda não terminou” sua carreira de serviço público e que vislumbra um futuro na Casa Branca.
L
Trump usa maior porta-aviões do mundo para pressionar Maduro na Venezuela

Trump usa maior porta-aviões do mundo para pressionar Maduro na Venezuela

O USS Gerald Ford e seu grupo de ataque foram enviados ao Caribe em meio à escalada de tensões e à iminente operação militar americana na região.
L
Volkswagen Jetta GLI: Transformação e Emoção ao Volante!

Volkswagen Jetta GLI: Transformação e Emoção ao Volante!

O Novo Sedã Esportivo Chega ao Brasil com Visual Renovado e Tecnologia de Ponta.
L
Sebrae RO e Sicoob ampliam crédito e educação financeira a PMEs

Sebrae RO e Sicoob ampliam crédito e educação financeira a PMEs

Parceria une garantia do FAMPE com orientação consultiva do Sebrae para fortalecer o acesso ao crédito e educação financeira de micro e pequenas empresas em Rondônia.
L
Fim de semana em Porto Velho tem futebol, pagode e atividades infantis

Fim de semana em Porto Velho tem futebol, pagode e atividades infantis

O Porto Velho Shopping apresenta uma agenda de fim de semana gratuita para toda a família, com telão para o jogo Palmeiras x Cruzeiro, show e atrações para as crianças.
L
Homem é preso após balear esposa em residência na zona sul

Homem é preso após balear esposa em residência na zona sul

De acordo com a PM, o suspeito efetuou pelo menos nove disparos em direção da esposa que foi baleada na perna, e gritava por socorro dentro do imóvel.
16
CAPACITAR promove debate sobre incentivos fiscais em Porto Velho

CAPACITAR promove debate sobre incentivos fiscais em Porto Velho

Iniciativa da Jirau Energia, SEMIAS e ENGIE reuniu gestores, organizações sociais e empresas para aprofundar o conhecimento em captação de incentivos fiscais em Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.