Por Renata Camurça
O dia 24 de março é marcado pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a data chama atenção da população para a importância do diagnóstico precoce e o tratamento adequado para a cura da doença.
O Dia Mundial de combate à Tuberculose foi criado em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, pelo médico Robet Koch. A partir dessa data, foi possível ter diagnóstico e cura para essa enfermidade.
A tuberculose é uma doença devastadora, infecciosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges. É ocasionada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis e a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio da tosse, fala e espirro.
Os principais sintomas da tuberculose são: tosse persistente por três semanas (podendo evoluir para tosse com pus ou sangue), rouquidão, febre vespertina, cansaço excessivo, sudorese noturna, falta de apetite e emagrecimento.
Se estiver apresentando alguns destes sintomas, procure um serviço de saúde para realizar exames para diagnóstico da tuberculose. Caso o resultado seja positivo, o tratamento é feito por medicação durante seis meses, diariamente, sem interrupção.
A tuberculada ainda é considerada uma das doenças infecciosas mais mortais do mundo, com aproximadamente 30 mil casos e 4,5 mil mortes registradas todos os dias. O Brasil está entre os 30 países com alta carga para tuberculose, sendo considerado prioritário para o controle da doença no mundo pela OMS.
Para combater a transmissão da tuberculose é preciso manter bons índices nos quesitos:
-
Aumento da cobertura de Testagem para HIV;
-
A melhoria da adesão ao tratamento;
-
Expansão da oferta de tratamento preventivo (latente);
-
Aumentar a realização dos exames de diagnóstico da tuberculose.
A vacina BCG é uma maneira de proteção contra as formas graves de tuberculose e faz parte do calendário vacinal.A vacina está disponível nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde e maternidades e deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até os quatro anos, 11 meses e 29 dias.