QUARTA-FEIRA, 10/12/2025
Publicidade

Em destaque

Excesso de telas entre jovens pode causar dores na coluna e puberdade

Alerta é de estudo financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de SP.

Publicado em 

Por Ludmilla Souza

O uso prolongado de telas é um dos fatores de risco para a saúde da coluna, mostra estudo financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)  e publicado na revista científica Healthcare.


Imagem Prefeitura de Sobral

Entre os fatores de risco está o uso de telas por mais de três horas por dia, a pouca distância entre o equipamento eletrônico e os olhos, a utilização na posição deitada de prono (de barriga para baixo) e na posição sentada. O foco do estudo foi a chamada dor no meio das costas (thoracic back pain, ou TSP).

Foram avaliados 1.628 estudantes de ambos os sexos entre 14 e 18 anos de idade, matriculados no primeiro e segundo ano do ensino médio no período diurno, na área urbana do município de Bauru (SP), que responderam a questionário entre março e junho de 2017.

Desses, 1.393 foram reavaliados em 2018. A pesquisa constatou que de todos os participantes, a prevalência de um ano foi de 38,4%, o que significa que os adolescentes relataram TSP tanto em 2017 quanto em 2018. A incidência em um ano foi de 10,1%; ou seja, não notificaram TSP em 2017, mas foram encaminhados como casos novos em 2018. As dores na coluna ocorrem mais nas meninas do que nos meninos.

“A diferença entre os sexos pode ser explicada pelo fato de as mulheres relatarem e procurarem mais apoio para dores músculo-esqueléticas, estarem mais expostas a fatores físicos, psicossociais e de stress, terem menos força do que os homens, apresentarem alterações hormonais resultantes da puberdade e baixos níveis de atividade física”, diz um dos autores do artigo, Alberto de Vitta, doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com pós-doutorado em saúde pública pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu.

Pandemia

TSP é comum em diferentes grupos etários na população mundial. Estima-se que afete de 15% a 35% dos adultos e de 13% a 35% de crianças e adolescentes. Com a pandemia do covid-19, crianças e adolescentes têm usado celulares, tablets e computadores por um tempo maior, seja para atividades escolares ou para o lazer. Com isso, é comum adotarem posturas inadequadas por tempo prolongado, causando dores na coluna vertebral.

O tempo gasto com dispositivos eletrônicos (por exemplo ver televisão, jogar videogames, utilizar o computador e smartphones, incluindo comunicações electrônicas, e-games, e internet) pode ser classificado da seguinte forma: baixo (menos de 3 horas/dia), médio (acima de 3 horas/dia até 7 horas/dia) e alto (acima de 7 horas/dia), considera o pesquisador.

Segundo De Vitta, é possível que a incidência da TSP tenha aumentado com a pandemia, mas ainda não há estudos. “Podemos supor que aumentou, devido à atividade escolar em casa, no entanto não há dados sobre isso. Estamos organizando um estudo multicêntrico que será realizado em cidades de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e do Rio Grande do Sul”, informou o pesquisador, que atualmente leciona e pesquisa no Departamento de Fisioterapia da Faculdade Eduvale de Avaré (SP) e no programa de pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí (Pouso Alegre, MG).

Fatores

A TSP tem tratamento, diz o professor. “Há vários tipos de tratamentos como, por exemplo, a reeducação postural global, o pilates e a fisioterapia baseada em recursos eletrotermofototerapêuticos: ultrasom, laser, entre outros”.

Fatores de risco físicos, fisiológicos, psicológicos e comportamentais ou uma combinação deles podem estar associados à TSP. “As dores musculoesqueléticas, como na coluna torácica, lombar e cervical, são multidimensionais”, explica o pesquisador.

“Os fatores físicos (carteiras inadequadas, mochilas com peso acima do recomendado e outros), comportamentais (utilizar os equipamentos eletrônicos acima de três horas por dia, posturas inadequadas) e os fatores de saúde mental (sintomas emocionais, stress etc) estão associados a essas dores”.

A conjugação de físicos e comportamentais gera um aumento da força de compressão dos discos intervertebrais, levando à desnutrição dos discos, comprometendo a integridade do sistema músculo-esquelético, predispondo o indivíduo à fadiga e a níveis de dor mais elevados.

“Parece haver uma relação entre sintomas emocionais e manifestações físicas, como o aumento da secreção do cortisol hormonal e alterações na regulação hormonal do glândulas supra-renais, que geram efeitos inibidores sobre o sistema imunitário, a digestão e sintomas de desgaste corporal excessivo, cansaço, fadiga, dores musculares e articulares. Todos esses fatores estiveram relacionados aos dados das nossas pesquisas relacionadas às dores lombares, cervicais e torácicas em estudantes do ensino médio”.

Puberdade precoce

A puberdade é um estado natural do corpo humano que, por consequência de alterações hormonais, tende a se apresentar a partir dos 8 anos de idade em meninas e 9 anos em meninos.

Entretanto, as crianças estão entrando nessa fase cada vez mais cedo. Ganho de peso, consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e sedentarismo estão entre as principais causas. Mas, outro fator tem chamado a atenção dos pesquisadores.

De acordo com o resultado de uma pesquisa apresentada durante a 60ª Reunião Anual da Sociedade Europeia de Endocrinologia Pediátrica, a puberdade precoce pode estar sendo estimulada pela alta exposição às telas, como tablets e celulares.

“Estudos mostram que a luz azul das telas diminui a produção de melatonina, hormônio relacionado ao ciclo do sono. A menor produção de melatonina pode ser um sinal para o corpo de que já está na hora de entrar na puberdade. Além disso, o ganho de peso e a ansiedade que podem estar associados ao excesso no uso de telas também alteram a produção de determinados hormônios como a leptina e a serotonina, que podem ocasionar a puberdade de forma precoce”, explica a endocrinopediatra do Sabará Hospital Infantil, Paula Baccarini.

A especialista afirma que, devido ao isolamento durante o período pandêmico, as crianças passaram a se alimentar de forma menos saudável, gerando outros efeitos colaterais que também alteram os hormônios: “O estresse e a ansiedade também são fatores que podem adiantar o início da puberdade, somados ao sedentarismo, à piora do padrão alimentar e ao ganho de peso”, acrescenta. 

Rotina

O ideal é que a criança mantenha uma rotina com hábitos saudáveis de vida, com atividade física, sono adequado e alimentação natural, com consumo reduzido de produtos industrializados, o que naturalmente já reduz o tempo livre para uso de telas, aconselha a médica. “É importante lembrar que a criança aprende com o exemplo dos pais. Então, é fundamental que o controle do tempo de tela seja de toda a família e não apenas da criança,” completa.

Outras atividades podem ajudar a dimunuir esse tempo. “Criar rotinas como hábito de leitura, brincadeiras recreativas, jogos de tabuleiro, desenho, quebra-cabeças. Além disso, usar o fim de semana para reunir a família fora de casa, se possível em contato com o sol e a natureza podem ajudar”, sugere a endocrinopediatra.

Caso os pais identifiquem sinais de puberdade precoce – como aparecimento do broto mamário, desenvolvimento de pelos pubianos, crescimento acelerado, acne, eles devem procurar um endocrinologista pediátrico para fazer o diagnóstico, identificar a causa e avaliar a necessidade de tratamento.

“O tratamento é indicado nos casos em que a puberdade ocorre precocemente ou evolui em ritmo muito acelerado, com risco de a primeira menstruação acontecer cedo ou de ocorrer parada do crescimento antes da idade prevista, com perspectiva da criança crescer menos do que a previsão genética. Consiste em um tratamento hormonal que bloqueia a produção desses hormônios associados ao desenvolvimento da puberdade”, explica a especialista.

Uma vez iniciada a puberdade, não há como reverter o quadro, apenas tratar com o bloqueio puberal quando indicado, aponta a médica. “Por isso, a importância do estabelecimento de hábitos saudáveis de vida durante a infância, como forma de tentar reduzir o risco de a puberdade ocorrer precocemente. Importante dizer que essas mudanças do hábito de vida também estão relacionadas à diminuição de outras condições, como a obesidade”.

É considerada precoce a puberdade que surge antes dos 8 anos em meninas e dos 9 anos em meninos; e atrasada, a puberdade que tem início após os 13 anos em meninas e após os 14 anos, em meninos.

A médica considera o risco de adiantamento da menstruação e da parada precoce do crescimento, com prejuízo da altura final da criança, além dos riscos psicossociais associados à puberdade precoce. Se necessário, indicará tratamento para bloquear, por um tempo, o desenvolvimento puberal.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sinalização na Penal com Imigrantes será reorganizada para melhorar o fluxo de veículos

Sinalização na Penal com Imigrantes será reorganizada para melhorar o fluxo de veículos

A sinalização será alterada pela Prefeitura de Porto Velho, com implantação de direitas livres e uso de cilindros balizadores para reduzir filas e garantir mais segurança
L
Com informações claras e acessíveis, novo Portal da Transparência do Iperon é apresentado durante reunião

Com informações claras e acessíveis, novo Portal da Transparência do Iperon é apresentado durante reunião

O Portal da Transparência do Iperon foi apresentado ao TCE-RO com navegação intuitiva e informações organizadas, reforçando o compromisso do Instituto com a gestão pública acessível
L
SEMDEC recebe homenagem em Simpósio de Inteligência ao Combate ao Crime Organizado

SEMDEC recebe homenagem em Simpósio de Inteligência ao Combate ao Crime Organizado

SEMDEC é reconhecida com Medalha de Honra ao Mérito por sua atuação técnica e contribuição para políticas integradas em Porto Velho
L
Dispositivo brasileiro, ‘viagra eletrônico’ recupera ereção em 90% dos pacientes

Dispositivo brasileiro, ‘viagra eletrônico’ recupera ereção em 90% dos pacientes

Tecnologia CaverSTIM, desenvolvida por pesquisador brasileiro, funciona como marcapasso que estimula os nervos e demonstrou 90% de eficácia em homens operados de câncer de próstata; testes clínicos serão iniciados no Johns Hopkins, nos EUA.
L
Semias firma parceria com a Seas para capacitar técnicos e servidores em Porto Velho

Semias firma parceria com a Seas para capacitar técnicos e servidores em Porto Velho

Cooperação entre município e Estado vai fortalecer a formação das equipes que atuam nos programas sociais em 2026.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PL da Dosimetria pode reduzir pena de Bolsonaro em 6 anos e 6 meses

PL da Dosimetria pode reduzir pena de Bolsonaro em 6 anos e 6 meses

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada um texto que prevê a redução de penas para atos golpistas, alterando a progressão de regime e a contagem de crimes. A medida pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses de prisão, e seus aliados.
L
Governo confirma que salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026

Governo confirma que salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026

O Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou o reajuste de 6,79% no salário mínimo a partir de janeiro de 2026, elevando o valor de R$ 1.518 para R$ 1.621, com impacto nas contas públicas e na vida de quase 60 milhões de brasileiros.
L
CCJ do Senado adia votação do PL do Impeachment para 2026

CCJ do Senado adia votação do PL do Impeachment para 2026

O relator, senador Weverton Rocha, pediu mais tempo para ouvir interessados e apresentar parecer sobre o Projeto de Lei (PL 1.388 de 2023), que atualiza a lei do impeachment, após a decisão do ministro Gilmar Mendes que anulou a regra antiga e recomendou a atualização pelo Congresso.
L
Aneel aprova aumento de 14,64% na conta de luz em Rondônia

Aneel aprova aumento de 14,64% na conta de luz em Rondônia

O Reajuste Tarifário Anual aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) entra em vigor a partir de 13 de dezembro, afetando consumidores residenciais e elevando a tarifa de indústrias e comércios em 18,49%.
L
Deputados se opõem à aprovação do PL da Dosimetria na Câmara

Deputados se opõem à aprovação do PL da Dosimetria na Câmara

A aprovação do projeto de lei que prevê a redução de penas para condenados por atos antidemocráticos de 8 de janeiro e tentativa de golpe gerou forte reação de deputados e autoridades do governo; texto segue agora para o Senado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Fake News: Assembleia não aumentou alíquota do ICMS e na verdade, excluiu comunicações

Fake News: Assembleia não aumentou alíquota do ICMS e na verdade, excluiu comunicações

Fake News circulou em sites locais, mas a nova Lei 6.285/25 apenas exclui serviços de comunicação da alíquota adicional de 2%
L
Sofia Andrade apresenta projeto para combater escapamentos barulhentos e reduzir a poluição sonora em Porto Velho

Sofia Andrade apresenta projeto para combater escapamentos barulhentos e reduzir a poluição sonora em Porto Velho

Proposta cria regras mais rígidas, amplia multas e busca proteger crianças, idosos e trabalhadores do barulho excessivo.
L
JAIME BAGATTOLI: Senado aprova PEC que inclui o Marco Temporal na Constituição

JAIME BAGATTOLI: Senado aprova PEC que inclui o Marco Temporal na Constituição

Proposta avança com objetivo de garantir segurança jurídica nas demarcações de terras indígenas.
L
Com apoio de Coronel Chrisóstomo, Câmara aprova redução de penas do 8 de janeiro

Com apoio de Coronel Chrisóstomo, Câmara aprova redução de penas do 8 de janeiro

Parlamentares aprovam mudanças no cálculo das penas e abrem possibilidade de revisão para condenados, incluindo Bolsonaro e generais.
L
Senado aprova PL dos Safristas, relatado por Jaime Bagattoli, que formaliza contratação e preserva o Bolsa Família

Senado aprova PL dos Safristas, relatado por Jaime Bagattoli, que formaliza contratação e preserva o Bolsa Família

Projeto busca garantir mão de obra para o agronegócio, ampliar a renda das famílias e manter a proteção social do Bolsa Família.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Idosa fica ferida após ser atropelada na Avenida Jatuarana

Idosa fica ferida após ser atropelada na Avenida Jatuarana

A idosa foi atingida por um veículo Montana após manobra proibida no cruzamento com a Rua Sucupira, na zona Sul.
10
Casal e bebê morrem arrastados por enxurrada em Palhoça

VÍDEO: Casal e bebê morrem arrastados por enxurrada em Palhoça

Os estrangeiros Mackendy Bernard, de 32 anos, Michelaine Francique e o bebê de cinco meses foram levados pela correnteza em Palhoça, na Grande Florianópolis, após a cidade registrar 137,2 mm de chuva em 12 horas, causando alagamentos e o arrastamento do veículo em que estavam.
18
Polícia Militar fecha boca de fumo no Bairro Riachuelo

Polícia Militar fecha boca de fumo no Bairro Riachuelo

Ação da PM na Rua Colorado, após denúncias, resultou na prisão de um casal e na apreensão de maconha, balança de precisão, dinheiro e objetos possivelmente ligados ao tráfico de drogas.
10
Condutor sem habilitação foge da polícia e é detido após cair de motocicleta

Condutor sem habilitação foge da polícia e é detido após cair de motocicleta

Homem de 21 anos foi flagrado realizando manobra perigosa em alta velocidade em Rolim de Moura, tentou fugir, mas perdeu o controle da motocicleta e foi preso por direção perigosa e falta de CNH.
14
Dupla armada realiza roubo em farmácia de Rondônia

Dupla armada realiza roubo em farmácia de Rondônia

Dois indivíduos armados invadiram estabelecimento comercial na noite de segunda-feira e levaram celulares de funcionário e cliente, além de dinheiro; Polícia Militar realiza diligências.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

A nova Sala foi oficialmente entregue com modernização completa da Sala Vermelha e melhorias estruturais em áreas de apoio do hospital
L
Seminário de Boas Práticas da Gestão Escolar reúne gestores e destaca avanços na educação

Seminário de Boas Práticas da Gestão Escolar reúne gestores e destaca avanços na educação

Evento objetiva fortalecer a liderança pedagógica e compartilhar experiências bem-sucedidas da Rede Estadual de Ensino.
L
Aplicação estratégica de recursos fortalece defesa sanitária agropecuária em Rondônia em 2025

Aplicação estratégica de recursos fortalece defesa sanitária agropecuária em Rondônia em 2025

Educação sanitária, modernização tecnológica e declaração de rebanhos são destaques nas ações do ano.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: CRAN FILMES LTDA

Licença Ambiental Simplificada Nº 320 SOL/DLA
L
Protagonismo juvenil e maturidade dos controles internos são celebrados pelo governo de Rondônia

Protagonismo juvenil e maturidade dos controles internos são celebrados pelo governo de Rondônia

Evento destacou avanços em educação cidadã, auditoria pública e transparência em 2025.
L
Copa Madeirão de Futsal encerra temporada com ginásio lotado e jogos emocionantes

Copa Madeirão de Futsal encerra temporada com ginásio lotado e jogos emocionantes

Competição reuniu mais de 1.200 atletas e consagrou campeões em três categorias no Ginásio Eduardo Lima e Silva.
L
Cobra ‘para o trânsito’ ao tentar atravessar avenida em Porto Velho

VÍDEO: Cobra ‘para o trânsito’ ao tentar atravessar avenida em Porto Velho

O tráfego foi interrompido na manhã de sábado, 29 de novembro, no cruzamento das avenidas Marechal Deodoro e Sete de Setembro, em Porto Velho, após uma cobra surgir na via; a Polícia Militar atuou para proteger o animal e liberar a passagem.
L
Sorteio de Natal do Nota Legal vai distribuir R$ 500 mil em prêmios em Porto Velho

Sorteio de Natal do Nota Legal vai distribuir R$ 500 mil em prêmios em Porto Velho

Programa incentiva emissão de nota fiscal e oferece prêmios instantâneos durante todo o mês de dezembro.
L
Tamanduá-bandeira é flagrado passeando em parque de Porto Velho

VÍDEO: Tamanduá-bandeira é flagrado passeando em parque de Porto Velho

Um vídeo feito por morador registrou o tamanduá-bandeira caminhando tranquilamente pelo Parque Circuito no último domingo, 30 de novembro, chamando a atenção para a convivência do animal que reside na área de mata do parque.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.