Por Renata Camurça
No dia 9 de março é comemorado o Dia Mundial do DJ. A data homenageia os mestres dos beats responsáveis em animar o público com seleções musicais, porém, o poucos sabem o real motivo da celebração.
O Dia Mundial do DJ foi criado para desenvolver projetos de caridade em nome dos DJs. O Word DJ Day é comemorado desde 2002, através da iniciativa de duas instituições de caridades, “Word DJ Fund” e a “Nordoff Robbins Music”, que utilizam a música para auxiliar no tratamento de pessoas enfermas.
A proposta da data é incentivar que DJs de todo o mundo doem parte dos seus cachês arrecadados neste dia ou na semana para instituições de caridade que assistem adultos e crianças doentes, em nome de toda indústria de discotecas.
Os DJs ganharam popularidade, a partir da década de 1970, com o crescimento de discotecas. Atualmente, muitos DJs conquistaram a posição de superstar na indústria da música, segundo a “DJ Mag” revista inglesa, referência mundial na cena da música eletrônica, no ranking dos 10 melhores DJs do mundo, em 2002, estão:
1º Lugar – Martin Garrix;
2º Lugar – David Guetta;
3º Lugar – Dimitri Vegas & Like Mike;
4º Lugar – Alok;
5º Lugar – Armin Van Buuren;
6º Lugar – Afrojack;
7º Lugar – Steve Aoki;
8º Lugar – Timmy Trumpet;
9º Lugar – Don Diablo;
10º Lugar – Oliver Heldens.