QUARTA-FEIRA, 18/06/2025
Publicidade

Meninas de 10 a 14 anos de idade são maioria das vítimas de estupros

Maioria dos casos aconteceu na casa das vítimas.

Publicado em 

Meninas de 10 a 14 anos de idade são maioria das vítimas de estupros - News Rondônia

Por Letycia Bond

No Brasil, a maioria (67%) dos 69.418 estupros cometidos entre 2015 e 2019 tiveram como vítimas meninas com idade entre 10 e 14 anos. É o que destaca o estudo Sem deixar ninguém para trás – gravidez, maternidade e violência sexual na adolescência, do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), vinculado à Fundação Oswaldo Cruz Bahia (Fiocruz). Também assinam a pesquisa o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Meninas de 10 a 14 anos de idade são maioria das vítimas de estupros - News Rondônia
Imagem Marcello Casal Jr

O que subsidiou o levantamento foram dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan-Datasus), do Ministério da Saúde. No período de análise, adolescentes com idade entre 15 e 19 anos representam 33% do total de vítimas de estupro.

Ainda sobre o perfil das vítimas, o que se constata é que prevalecem as meninas pardas (54,75%). Logo depois, aparecem garotas brancas (34,3%), pretas (9,43%) e, por fim, indígenas (1,2%).

Outro dado que se consolida mais uma vez, como em outros estudos, é o que diz respeito à relação entre as vítimas e os agressores. De acordo com a pesquisa, 62,41% dos autores do crime eram conhecidos das vítimas, contra apenas 17,22% de desconhecidos.

Por meio das notificações reunidas pelo governo federal, observam-se, ainda, três dados de relevância. O primeiro é o fato de que o estupro costuma acontecer na casa das vítimas. No total, 63,16% dos episódios se deram nesse contexto. Em 24,8% das vezes, o local era público e, em 1,39% dos casos, o estupro ocorreu em uma escola.

"Evidencia-se que adolescentes nem sempre encontram na família um lugar de proteção", mostra o estudo.

Para a gestora do Projeto Bem Me Quer, do Hospital da Mulher, psicóloga Daniela Pedroso, é preciso ter em vista que, assim como em relacionamentos entre mulher e companheiro, em que ele a agride, as emoções das vítimas menores de idade se misturam, quando o agressor é alguém de seu círculo. Em muitos casos, o agressor causa confusão de sentimentos na vítima, inclusive por propor que ela guarde para si o ocorrido, como se se tratasse de um acordo de confiança que não pode ser rompido, já que a consequência seria perder o afeto do agressor.

"Estamos falando de agressores conhecidos, pessoas que muitas vezes também provêm coisas boas, positivas para essas crianças. Por isso é que é tão importante cuidar disso, porque a gente está falando de algo que é tratado pelo agressor sexual como um segredo, algo que não pode ser contado", alerta.

"O abuso sexual da criança é crônico e recorrente. A gente está falando da pessoa que devia protegê-la. Esse é um dado que sempre surge e que ainda choca muito, porque é a ambivalência não só do sentimento da criança, mas também da ambivalência do comportamento do agressor", complementa Daniela, que hoje coordena o Ambulatório de Violência Sexual na unidade e que trabalha no local há 26 anos.

Na avaliação da psicóloga, a qualidade no atendimento é um fator capaz de definir a permanência das vítimas no hospital, conforme as recomendações. Segundo ela, além de oferecer o tratamento de profilaxia, que as protege contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e tem maior efeito em uma janela de 72 horas após o estupro, o Hospital da Mulher também oferece cuidados em outras áreas importantes. São eles o encaminhamento a assistentes sociais, que orientam e acolhem, e as consultas com pediatras ou ginecologistas da equipe do ambulatório e com psicólogos. As vítimas têm direito a ter atendimento mesmo sem apresentar boletim de ocorrência, ou seja, basta que se dirijam à unidade.

"A maneira como elas são recebidas pelo serviço vai impactar não só na adesão ao tratamento como também em todo o processo que passam com a gente", ressalta Daniela.

Sobre a contribuição dos psicólogos, a gestora avalia que se encontra em atenuar o sofrimento psíquico, a partir da transformação da memória em torno do estupro que se vivenciou. "As pessoas perguntam, a minha filha vai esquecer? A gente não consegue fazer com que se apague isso da memória dessa criança, dessa adolescente, mas a gente precisa trabalhar da melhor forma possível para que isso não se torne uma lembrança recorrente, cotidiana. Acho que isso é bem importante. E também que ela possa ressignificar esse trauma".

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Elefanta idosa resgata gazela que estava se afogando em zoo

Esses são só alguns exemplos para o ser humano aprender com a natureza.
L

Drones sobrevoam praias e ajudam a salvar vidas e proteger contra assaltos

O drone, apelidado de “Karl”, foi adaptado para carregar e soltar um flutuador diretamente sobre a pessoa que está se afogando.
L

Feriado de Corpus Christi, nesta quinta, terá ponto facultativo na sexta, 20; Veja onde

Cidades como São Paulo, Curitiba e Salvador estão entre as que vão parar. Em Brasília será ponto facultativo. Veja todas as outras abaixo!
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar dos selecionados para o Festival Gastronômico 2025

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar dos selecionados para o Festival Gastronômico 2025

Ao todo, foram mais de 20 inscritos em diversos segmentos, tanto de Jaru quanto de outros municípios.
L
1º Bee Hackathon transforma Vilhena (RO) em polo de inovação e tecnologia revelando talentos da região 

1º Bee Hackathon transforma Vilhena (RO) em polo de inovação e tecnologia revelando talentos da região 

evento reuniu 30 participantes de Vilhena, Cacoal e Pimenta Bueno (RO) em nove equipes, para uma maratona de ideias com foco em soluções para a realidade local.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News | Entrevista Olakson Pedrosa, coordenador-geral do projeto IFRO Atleta Cidadão

Nesta quarta-feira, o Giro News recebe Olakson Pedrosa, coordenador-geral do projeto IFRO Atleta Cidadão e integrante da assessoria institucional do Instituto Federal de Rondônia.
L
Brasil declara-se livre da Gripe Aviária após cumprir protocolos sanitários internacionais

Brasil declara-se livre da Gripe Aviária após cumprir protocolos sanitários internacionais

Países que restringiram compras de frango estão sendo notificados
L
Prefeitura de Porto Velho promove ação de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa

Prefeitura de Porto Velho promove ação de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa

Evento acontece nesta quarta-feira (18) a partir das 16h, no Parque da Cidade.
L

Nissan Kicks 2026 inicia jornada no Brasil com motor inédito

SUV foi totalmente renovado, estreia motorização turbo e tem nova estratégia de preços
L

Rondônia tem recorde de exportações, abundância de empregos e uma das melhores economias do Brasil

O que é produzido no estado está ganhando visibilidade com as missões de promoção do estado e dando retorno com alta de exportações.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus reforça apoio à valorização dos servidores da saúde durante reunião da Comissão

Parlamentar defendeu maior articulação com os demais deputados.
L
Sílvia Cristina celebra o fim da exigência de revisão pericial para aposentados e beneficiários do BPC

Sílvia Cristina celebra o fim da exigência de revisão pericial para aposentados e beneficiários do BPC

Congresso derrubou o veto presidencial 38/2024, acabando com a exigência de laudos periódicos.
L
Câmara aprova aumento de penas para abandono e maus-tratos contra Idosos

Câmara aprova aumento de penas para abandono e maus-tratos contra Idosos

Deputados mantiveram alterações de senadores ao PL 4.626/2020
L
Nova Lei proíbe tatuagens e piercings estéticos em cães e gatos no Brasil com penas de reclusão e multa

Nova Lei proíbe tatuagens e piercings estéticos em cães e gatos no Brasil com penas de reclusão e multa

Pena se aplica ainda a quem permitir, e aumenta se animal morrer
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF celebra o resultado positivo da liberação da rodovia BR-364, próximo ao município de Cujubim, em Rondônia

PRF celebra o resultado positivo da liberação da rodovia BR-364, próximo ao município de Cujubim, em Rondônia

Através do diálogo, Polícia abriu o caminho para reconexão entre poder público e sociedade civil organizada
L
Colisão entre motocicletas deixa três feridos

Colisão entre motocicletas deixa três feridos

A motociclista que pilotava o veículo que saía do estacionamento teria sofrido as lesões mais graves.
16
Casal de Rondônia é preso com 25 kg de maconha durante operação

Casal de Rondônia é preso com 25 kg de maconha durante operação

A prisão, realizada pela Força Tática do 8º Comando Regional, ocorreu durante a Operação Tolerância Zero, que abordava veículos vindos de Rondônia.
14
Colisão deixa motociclista ferido na frente do CPA

Colisão deixa motociclista ferido na frente do CPA

De acordo com testemunhas, ambos seguiam na Farquar sentido 7 de Setembro, quando o motorista do carro sinalizou, fez a conversão na Rua Pio XII e acabou atingindo o motociclista que passava pela direita.
10
Detento fica entalado em buraco ao tentar fugir de presídio

Detento fica entalado em buraco ao tentar fugir de presídio

Diante da situação, os policiais penais do FOC acionaram o Corpo de Bombeiros Militar para realizar o resgate.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): T M DA COSTA MELLO LTDA – ME

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Governo de RO impulsiona a pecuária e consolida o estado como líder na exportação de carne no Norte

Desde 2021, o estado mantém o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): ROGERIO R. MARTINS – ME

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L
Ministro Alexandre de Moraes manda prender ex-assessor de Bolsonaro por descumprir medida cautelar

Ministro Alexandre de Moraes manda prender ex-assessor de Bolsonaro por descumprir medida cautelar

Marcelo Câmara é um dos réus na ação sobre Golpe de Estado
L
Soluna Med SPA é apresentado no Agenda News como nova referência em relaxamento e cuidado personalizado

Soluna Med SPA é apresentado no Agenda News como nova referência em relaxamento e cuidado personalizado

Amanda e Bárbara Assis explicam a proposta do primeiro spa natural de Rondônia e destacam terapias exclusivas, atendimento acolhedor e novidades previstas para 2025.
L
Baixas temperaturas impactam no andamento da colheita do milho 2ª safra em alguns estados

Baixas temperaturas impactam no andamento da colheita do milho 2ª safra em alguns estados

Clima mais frio influencia na perda natural de umidade e, consequentemente, aumenta o tempo necessário para que o grão atinja o teor ideal de colheita.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.