QUINTA-FEIRA, 12/02/2026

Em destaque

Não é não: lei é garantia contra importunação sexual no carnaval

Pena para beijo à força ou ato não consentido pode chegar a 5 anos.

Publicado em 

Por Ludmilla Souza 

Carnaval é época de diversão e durante a folia acontece muita paquera. No entanto, o que não é consentido é considerado crime: a Lei 13.718, em vigor desde 2018, criminaliza os atos de importunação sexual e divulgação de cenas de estupro, nudez, sexo e pornografia.


Imagem Tomaz Silva

A pena para as duas condutas é prisão de 1 a 5 anos. A importunação sexual foi definida em termos legais como a prática de ato libidinoso contra alguém sem a sua anuência “com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro".

Atos considerados por muitos como parte da festa como passar a mão no corpo de alguém ou roubar um beijo hoje são tipificados como crime de importunação sexual. Beijo à força ou qualquer outro ato consumado mediante violência ou grave ameaça, impedindo a vítima de se defender, de acordo com a mesma lei, configura crime de estupro. Beijo, portanto, só consentido.

A psiquiatra Danielle Admoni, especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria, explica porque, apesar da lei, é tão difícil o entendimento de que “não é não”, principalmente pelos homens.

“Muitas vezes o ‘não’ é entendido como: ‘ela quer, mas quer dar uma de difícil’, ‘ela quer, mas está com vergonha’, e isso é terrível porque essa pessoa está falando não, e não é não. Mesmo que ela fale de forma educada, ou sorrindo, não é não. Mas a pessoa que está do outro lado não tem esse entendimento por essa questão sociocultural, de que ele está acima.”

A pedagoga Claudia Petry, especialista em Sexologia Clínica e em Educação para a Sexualidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, concorda que, mesmo com a lei, a questão é cultural, mas principalmente de não saber lidar com as frustrações. 

“Nossa sociedade, ao longo da nossa história, foi muito permissiva para as questões do homem sobre a mulher. Assim, formamos no passado, e também no presente, uma sociedade em que o homem pensa ter o poder – e posse – e, que pode ter tudo o que quer, não aprendendo a lidar com quaisquer frustrações e principalmente, com os direitos da mulher ou de qualquer outra pessoa. Ouvir um 'não' – e aceitá-lo – é respeitar o livre arbítrio do outro e tirar do abusador o ‘poder’ de fazer o que quer”.

Já a psicóloga Monica Machado, especialista em Psicanálise e Saúde Mental pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, alerta que, em caso de violências, abuso ou importunação, é preciso procurar ajuda psicológica.

“Não deixe de falar com pessoas próximas e procure ajuda profissional. Muitas mulheres se sentem envergonhadas e preferem se calar. No entanto, essa ferida pode gerar um trauma e transtornos psicológicos. Guardar para si é alimentar a continuidade da situação e não pensar que alguém próximo também pode ser vítima algum dia”, reforça.

Medidas de prevenção

Mesmo com a tipificação de crime e ações governamentais para acolhimento às vítimas, algumas dicas de especialistas podem ajudar a se proteger no carnaval:

Cuidado com os golpes da bebida: não aceite bebidas de estranhos e não deixe seu copo sozinho na mesa. Essas medidas impedem que os abusadores coloquem qualquer tipo de substância que possa deixar a vítima desorientada e assim facilitar o abuso.

Apito: tenha em mãos um apito e uma caneta marca texto preta, para riscar um “X” (símbolo de socorro) na palma da mão e deixar visível, caso precise. “Estas técnicas já ajudaram muitas mulheres a se livrar de situações de risco”, ressalta a psicóloga Monica Machado.

Mantenha contato com seu grupo de amigos: antes de sair, crie um grupo com os amigos que estarão com você. Caso se perca deles ou precise de ajuda, contate-os pelo grupo. Vale ainda marcar um ponto de referência, de preferência, que seja movimentado. “Evite ficar sozinha. Mesmo em meio à multidão, você será um alvo fácil, principalmente para homens sob efeito de álcool/drogas. Ao se sentir perseguida ou em situação vulnerável, busque um policial próximo ou entre em um estabelecimento”, aconselha a sexóloga Claudia Petry.

Cuidado com o celular e pertences: além de cuidar de sua integridade física, cuide também de seus pertences. Leve o mínimo possível para a folia. Guarde seu celular em uma ‘doleira’, por baixo da roupa, assim como a cópia da sua identidade e o dinheiro. Evite pagar por PIX e delete todos os aplicativos de banco. Além da violência sexual, os abusadores podem roubar a vítima também.

Atenção no transporte público: na volta para casa, seja de metrô ou ônibus, procure sentar perto do motorista ou de outras pessoas, principalmente se for tarde da noite. Evite ficar isolada e dormir no banco. Se estiver de carro, certifique-se de que não há ninguém próximo ao ir embora. Também evite estacionar em ruas desertas.

Como denunciar

Se presenciar ou for vítima de importunação sexual, as denúncias podem ser feitas para o Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher ou procurando diretamente a Guarda Municipal da sua cidade ou a Polícia Militar, ligando 190.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

A Força de uma Mulher | The Strength of a Woman

Aos 35 anos, empresária relembra sonhos de infância, enfrenta desconfianças e mostra como fé, trabalho e apoio da família transformaram desafios em resultados no CCAA. | At 35, a businesswoman looks back on her childhood dreams, faces doubt, and shows how faith, hard work, and family support turned challenges into real results at CCAA.
L
Prefeitura realiza ações educativas para servidores

Prefeitura realiza ações educativas para servidores

Palestra na Biblioteca Francisco Meirelles orienta gestores da saúde sobre como identificar condutas abusivas e fortalecer a ética profissional.
L

Quina acumula e prêmio sobe para R$ 16,5 milhões no concurso 6951

Nenhuma aposta acertou as cinco dezenas do concurso 6950, sorteado na terça-feira (10). Próximo sorteio acontece nesta quarta-feira (11)
L
Alunos realizam homenagem à professora Juliana Mattos em Porto Velho

Alunos realizam homenagem à professora Juliana Mattos em Porto Velho

Estudantes se reuniram com velas e cartazes para honrar a memória da docente assassinada por um acadêmico, cobrando justiça e segurança nas instituições.
L
Pedágio da BR-364 é retomado após decisão do TRF1

Pedágio da BR-364 é retomado após decisão do TRF1

Justiça autoriza Nova 364 a restabelecer cobrança eletrônica entre Vilhena e Porto Velho; operação volta à meia-noite de 12 de fevereiro.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Harrison Lira do Nascimento

A despedida de um mestre das palavras e dos acordes
L

Giro News: Violência de Gênero, Misoginia e Dados Oficiais

A proposta do programa é informar, conscientizar e estimular uma discussão qualificada, que ajude a transformar números e diagnósticos em ações concretas na vida real.
L
Sisu 2026: universidades começam a chamar candidatos da lista de espera

Sisu 2026: universidades começam a chamar candidatos da lista de espera

Estudantes devem acompanhar convocações nos sites das instituições.
L
MEC revoga edital para criação de novos cursos privados de medicina

MEC revoga edital para criação de novos cursos privados de medicina

Portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
L
Anvisa amplia indicação da vacina contra HPV para prevenir novos tipos de câncer

Anvisa amplia indicação da vacina contra HPV para prevenir novos tipos de câncer

Imunizante passa a incluir proteção contra tumores de orofaringe, cabeça e pescoço.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano indica parceria para manutenção emergencial da Linha C-75 em Alto Paraíso

Alex Redano indica parceria para manutenção emergencial da Linha C-75 em Alto Paraíso

Proposta busca unir esforços entre o DER e a Prefeitura para recuperar via estratégica que atende o Garimpo Bom Futuro e a produção rural.
L
Supremo Tribunal Federal libera campanhas de boicote na internet

Supremo Tribunal Federal libera campanhas de boicote na internet

Por maioria de votos, ministros decidem que mobilizações da sociedade civil contra eventos ou organizações são protegidas pela liberdade de expressão no país.
L
Elias Rezende: novo comando do PRD em Rondônia

Elias Rezende: novo comando do PRD em Rondônia

Elias Rezende assume o PRD em Rondônia e lidera federação com seis deputados, ampliando articulação política e reorganização partidária no estado.
L
Governo estuda regras para verificar idade de usuários na web

Governo estuda regras para verificar idade de usuários na web

Consulta pública indica que sites com conteúdos de risco devem adotar sistemas rigorosos de checagem para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital.
L
Câmara aprova redução temporária de tributos para indústria química

Câmara aprova redução temporária de tributos para indústria química

Proposta segue para o Senado e amplia recursos do regime especial.
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito é baleado em troca de tiros com a Força Tática na zona leste

Suspeito é baleado em troca de tiros com a Força Tática na zona leste

Confronto ocorreu no bairro Lagoinha; indivíduo foi socorrido e encaminhado ao Hospital João Paulo II.
12
Sargento da Polícia Militar é encontrado morto em Porto Velho

Sargento da Polícia Militar é encontrado morto em Porto Velho

Militar de 41 anos estava afastado das funções para tratamento de saúde e foi localizado sem vida em uma residência no bairro São Cristóvão nesta quarta-feira.
18
PRF em Rondônia apreende cerca de 11 kg de skunk em ônibus na BR-364

PRF em Rondônia apreende cerca de 11 kg de skunk em ônibus na BR-364

Entorpecente foi localizado em mala no compartimento de bagagem durante fiscalização em Vilhena.
10
Ex-chefe da Vigilância Sanitária é alvo de buscas em Costa Marques

Ex-chefe da Vigilância Sanitária é alvo de buscas em Costa Marques

Polícia Civil apreendeu simulacros e 25 mil reais em espécie na casa do investigado, que teria ameaçado pessoas com arma de fogo em uma distribuidora local.
12
Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Rondônia

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Rondônia

Agentes de Machadinho d’Oeste detiveram um homem investigado por crime contra uma criança de 5 anos após denúncia de familiares e investigação da delegacia local.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cartilhas garantem diversão para crianças e jovens em Porto Velho

Cartilhas garantem diversão para crianças e jovens em Porto Velho

Material produzido pela Sema utiliza jogos e desafios para ensinar preservação ambiental com foco na realidade do bioma amazônico.
L
Estrutura municipal permanece ativa para atender foliões no Carnaval

Estrutura municipal permanece ativa para atender foliões no Carnaval

Semusa reforça atendimentos de urgência, prevenção a ISTs e suporte especializado a vítimas de violência durante o período festivo.
L
Município apresenta novas soluções sustentáveis ao TCE

Município apresenta novas soluções sustentáveis ao TCE

Semias e Semed articulam modelo baseado em evidências para beneficiar 3.500 estudantes da rede pública com foco em autonomia e aprendizado.
L

Requerimento da Licença Ambiental: M HERMELINO NETO VEICULOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
Jornada de Inovação: FIERO debate transição verde

Jornada de Inovação: FIERO debate transição verde

Evento em Porto Velho reúne indústria e startups para discutir inovação, financiamento e transição ecológica e digital no setor produtivo regional.
L
Globo quebra padrão e mantém Sol Vega no BBB26 após expulsão

Globo quebra padrão e mantém Sol Vega no BBB26 após expulsão

Após desclassificação por agressão, emissora adota procedimento diferente de casos anteriores e mantém foto da participante no site oficial do reality.
L
Campanha 'Não é Não' conscientiza contra assédio no Carnaval

Campanha ‘Não é Não’ conscientiza contra assédio no Carnaval

Governo do Rio reforça ações de combate à violência sexual após dados revelarem que metade das mulheres já sofreu algum tipo de assédio durante a festividade.
L
Inscrições para o Mais Médicos Especialistas terminam dia 19

Inscrições para o Mais Médicos Especialistas terminam dia 19

Governo Federal oferece 1,2 mil vagas para médicos especialistas em regiões remotas do país com bolsas que podem chegar a 20 mil reais mensais pelo SUS.
L
Dólar cai e Bolsa bate novo recorde com cenário externo e eleição

Dólar cai e Bolsa bate novo recorde com cenário externo e eleição

Moeda recua a R$ 5,18 enquanto Ibovespa supera 190 mil pontos; payroll dos EUA e pesquisa eleitoral brasileira influenciam humor do mercado.
L
Cade aprova ampliação da participação da United na Azul

Cade aprova ampliação da participação da United na Azul

Decisão unânime permite que aérea estadunidense invista 100 milhões de dólares na Azul, elevando sua fatia para 8% do capital social em meio ao processo de recuperação.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.