SÁBADO, 13/12/2025

Em destaque

Não é não: lei é garantia contra importunação sexual no carnaval

Pena para beijo à força ou ato não consentido pode chegar a 5 anos.

Publicado em 

Por Ludmilla Souza 

Carnaval é época de diversão e durante a folia acontece muita paquera. No entanto, o que não é consentido é considerado crime: a Lei 13.718, em vigor desde 2018, criminaliza os atos de importunação sexual e divulgação de cenas de estupro, nudez, sexo e pornografia.


Imagem Tomaz Silva

A pena para as duas condutas é prisão de 1 a 5 anos. A importunação sexual foi definida em termos legais como a prática de ato libidinoso contra alguém sem a sua anuência “com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro".

Atos considerados por muitos como parte da festa como passar a mão no corpo de alguém ou roubar um beijo hoje são tipificados como crime de importunação sexual. Beijo à força ou qualquer outro ato consumado mediante violência ou grave ameaça, impedindo a vítima de se defender, de acordo com a mesma lei, configura crime de estupro. Beijo, portanto, só consentido.

A psiquiatra Danielle Admoni, especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria, explica porque, apesar da lei, é tão difícil o entendimento de que “não é não”, principalmente pelos homens.

“Muitas vezes o ‘não’ é entendido como: ‘ela quer, mas quer dar uma de difícil’, ‘ela quer, mas está com vergonha’, e isso é terrível porque essa pessoa está falando não, e não é não. Mesmo que ela fale de forma educada, ou sorrindo, não é não. Mas a pessoa que está do outro lado não tem esse entendimento por essa questão sociocultural, de que ele está acima.”

A pedagoga Claudia Petry, especialista em Sexologia Clínica e em Educação para a Sexualidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, concorda que, mesmo com a lei, a questão é cultural, mas principalmente de não saber lidar com as frustrações. 

“Nossa sociedade, ao longo da nossa história, foi muito permissiva para as questões do homem sobre a mulher. Assim, formamos no passado, e também no presente, uma sociedade em que o homem pensa ter o poder – e posse – e, que pode ter tudo o que quer, não aprendendo a lidar com quaisquer frustrações e principalmente, com os direitos da mulher ou de qualquer outra pessoa. Ouvir um 'não' – e aceitá-lo – é respeitar o livre arbítrio do outro e tirar do abusador o ‘poder’ de fazer o que quer”.

Já a psicóloga Monica Machado, especialista em Psicanálise e Saúde Mental pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, alerta que, em caso de violências, abuso ou importunação, é preciso procurar ajuda psicológica.

“Não deixe de falar com pessoas próximas e procure ajuda profissional. Muitas mulheres se sentem envergonhadas e preferem se calar. No entanto, essa ferida pode gerar um trauma e transtornos psicológicos. Guardar para si é alimentar a continuidade da situação e não pensar que alguém próximo também pode ser vítima algum dia”, reforça.

Medidas de prevenção

Mesmo com a tipificação de crime e ações governamentais para acolhimento às vítimas, algumas dicas de especialistas podem ajudar a se proteger no carnaval:

Cuidado com os golpes da bebida: não aceite bebidas de estranhos e não deixe seu copo sozinho na mesa. Essas medidas impedem que os abusadores coloquem qualquer tipo de substância que possa deixar a vítima desorientada e assim facilitar o abuso.

Apito: tenha em mãos um apito e uma caneta marca texto preta, para riscar um “X” (símbolo de socorro) na palma da mão e deixar visível, caso precise. “Estas técnicas já ajudaram muitas mulheres a se livrar de situações de risco”, ressalta a psicóloga Monica Machado.

Mantenha contato com seu grupo de amigos: antes de sair, crie um grupo com os amigos que estarão com você. Caso se perca deles ou precise de ajuda, contate-os pelo grupo. Vale ainda marcar um ponto de referência, de preferência, que seja movimentado. “Evite ficar sozinha. Mesmo em meio à multidão, você será um alvo fácil, principalmente para homens sob efeito de álcool/drogas. Ao se sentir perseguida ou em situação vulnerável, busque um policial próximo ou entre em um estabelecimento”, aconselha a sexóloga Claudia Petry.

Cuidado com o celular e pertences: além de cuidar de sua integridade física, cuide também de seus pertences. Leve o mínimo possível para a folia. Guarde seu celular em uma ‘doleira’, por baixo da roupa, assim como a cópia da sua identidade e o dinheiro. Evite pagar por PIX e delete todos os aplicativos de banco. Além da violência sexual, os abusadores podem roubar a vítima também.

Atenção no transporte público: na volta para casa, seja de metrô ou ônibus, procure sentar perto do motorista ou de outras pessoas, principalmente se for tarde da noite. Evite ficar isolada e dormir no banco. Se estiver de carro, certifique-se de que não há ninguém próximo ao ir embora. Também evite estacionar em ruas desertas.

Como denunciar

Se presenciar ou for vítima de importunação sexual, as denúncias podem ser feitas para o Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher ou procurando diretamente a Guarda Municipal da sua cidade ou a Polícia Militar, ligando 190.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CNH sem autoescola: quem já estava matriculado pode pedir reembolso?

CNH sem autoescola: quem já estava matriculado pode pedir reembolso?

A mudança nas regras da CNH reduz exigências em autoescolas e levanta dúvidas sobre devolução de valores pagos por aulas teóricas e práticas ainda não realizadas.
L
Acervo sobre a cultura afro-brasileira é doado ao Arquivo Nacional

Acervo sobre a cultura afro-brasileira é doado ao Arquivo Nacional

O colecionador Fernandez Portugal Filho doou documentos históricos que revelam a história de terreiros e da religiosidade de matriz africana, com destaque para a Umbanda e as relações sociopolíticas durante a Ditadura Militar.
L
Brasil manifesta preocupação com reforma tarifária aprovada no México

Brasil manifesta preocupação com reforma tarifária aprovada no México

O governo brasileiro acompanha com cautela a reforma que estabelece tarifas de até 50% sobre importações de países sem livre-comércio, embora o setor automotivo deva ser pouco afetado; a preocupação com a reforma tarifária do México é sobre a segurança jurídica e a integração produtiva.
L
Natal Iluminado transforma o Parque da Cidade em palco cultural em Porto Velho

Natal Iluminado transforma o Parque da Cidade em palco cultural em Porto Velho

Programação do Porto Velho Luz segue até 25 de dezembro com atrações artísticas, personagens temáticos e atividades para toda a família.
L
PVH em Ação chega à 4ª edição neste sábado na Vila Olímpica Chiquilito Erse

PVH em Ação chega à 4ª edição neste sábado na Vila Olímpica Chiquilito Erse

Evento reúne serviços de cidadania, saúde, assistência social, lazer e marca o encerramento do ano esportivo da Semtel.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Maria de Nazaré Vieira Corrêa

Família comunica o falecimento de Maria de Nazaré Vieira Corrêa, aos 90 anos, em Porto Velho, mulher de fé, dedicada à família e lembrada pelo amor, coragem e espiritualidade que marcaram sua trajetória.
L
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção

Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção

Funai registra 115 povos indígenas isolados, porém apenas 29 têm existência oficialmente confirmada pelo Estado.
L
Fim da escala 6x1 avança no Congresso após aprovação em comissão do Senado

Fim da escala 6×1 avança no Congresso após aprovação em comissão do Senado

Proposta que reduz jornada de trabalho para até 36 horas semanais segue para novas etapas legislativas.
L

Sintonia 360: Entrevista com Edilson Matias

conquistas recentes e o que ainda precisa avançar para garantir mais qualidade de vida a todos.
L
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil

Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemora retirada de Alexandre de Moraes da lista de sancionados pela Lei Magnitsky, considerando a decisão do governo Trump como uma vitória da democracia brasileira e da soberania nacional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Motta elogia servidora alvo da PF e diz que Dino não aponta desvio

Motta elogia servidora alvo da PF e diz que Dino não aponta desvio

Presidente da Câmara sai em defesa de Mariângela Fialek e afirma que decisão do STF não identifica irregularidades financeiras.
L
Nove personalidades de Rolim de Moura recebem honrarias da Alero em sessão solene

Nove personalidades de Rolim de Moura recebem honrarias da Alero em sessão solene

Reconhecimento valoriza trajetórias que contribuíram para o desenvolvimento do município e de Rondônia.
L
"Verdade prevaleceu", diz Alexandre de Moraes após fim de sanções dos EUA

“Verdade prevaleceu”, diz Alexandre de Moraes após fim de sanções dos EUA

Em evento em São Paulo, ministro Alexandre de Moraes, do STF, comenta retirada de seu nome e família da lista de sancionados pela Lei Magnitsky, classificando-a como vitória do Judiciário, da soberania nacional e da democracia brasileira.
L
Toffoli restringe acesso da CPMI do INSS a quebra de sigilo de Daniel Vorcaro

Toffoli restringe acesso da CPMI do INSS a quebra de sigilo de Daniel Vorcaro

Decisão do ministro Dias Toffoli, do STF, restringe o acesso da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito aos documentos de quebra de sigilo do banqueiro Daniel Vorcaro, que serão enviados para a presidência do Senado, gerando indignação na CPMI do INSS.
L
Governo lança sistema de autoexclusão em sites de apostas e reforça saúde mental

Governo lança sistema de autoexclusão em sites de apostas e reforça saúde mental

Plataforma Centralizada de Autoexclusão permite que o cidadão bloqueie simultaneamente contas em todas as operadoras de apostas autorizadas, além de oferecer informações sobre saúde mental e prevenção de danos.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PM e Canil apreendem 5 kg de maconha em depósito em Rondônia

PM e Canil apreendem 5 kg de maconha em depósito em Rondônia

Ação conjunta da Força Tática e do Canil do 2º BPM, com apoio da Polícia Federal, resultou na apreensão de 5,6 kg de maconha em uma encomenda que tinha São Paulo como destino, após apreensão de maconha.
10
Colisão com três veículos na Avenida Brasil deixa um ferido em RO

Colisão com três veículos na Avenida Brasil deixa um ferido em RO

Acidente próximo ao Parque Colina envolveu Corsa, Fiat Uno e Toyota Corolla, deixando o motorista do Uno ferido. O condutor do Corsa, que invadiu a contramão, recusou o bafômetro e foi preso pela colisão com três veículos.
16
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Acidente no cruzamento da Rua T24 com a K4 envolveu um carro Hyundai e uma motocicleta, resultando no motociclista ferido, que foi socorrido pelo SAMU em colisão entre carro e moto em Ji-Paraná.
12
Câmera flagra jovem furtando capacete de moto estacionada em Vilhena

Câmera flagra jovem furtando capacete de moto estacionada em Vilhena

Um indivíduo foi filmado por câmera de segurança no bairro Embratel, em Vilhena, furtando um capacete que estava sobre uma motocicleta, após rondar o comércio à procura de oportunidade para cometer o furto de capacete em Vilhena.
14
Morto em confronto com a polícia escapou de chacina em Vilhena em 2022

Morto em confronto com a polícia escapou de chacina em Vilhena em 2022

Rogério Soares da Silva Junior, de 27 anos, foi o único sobrevivente de um ataque com três óbitos há três anos, sendo morto nesta sexta-feira durante a Operação Quimera após escapar de chacina em Vilhena.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: NORTE PESCA E NAUTICA LTDA

LAMP – LICENÇA AMBIENTAL DE MÉDIO PORTE
L
Desigualdades sociais dificultam acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Desigualdades sociais dificultam acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Levantamento revela que crianças de baixa renda, negras e moradoras do Norte e Nordeste enfrentam maiores barreiras para ingresso em creches e pré-escolas.
L
Ator de Stranger Things deixa escapar possível spoiler do final e reforça teoria dos fãs

Ator de Stranger Things deixa escapar possível spoiler do final e reforça teoria dos fãs

Declaração sugere reviravolta envolvendo Vecna no encerramento da série.
L
Jovem é presa após engolir 25 porções de cocaína e passar mal na zona leste

Jovem é presa após engolir 25 porções de cocaína e passar mal na zona leste

Uma jovem é presa após engolir cocaína em Porto Velho; a suspeita, de 21 anos, foi levada à Policlínica Dr. José Adelino, onde o raio-x revelou as 25 porções do entorpecente em seu corpo.
12
Acidente entre duas motos deixa três feridos no bairro Agenor de Carvalho

Acidente entre duas motos deixa três feridos no bairro Agenor de Carvalho

Colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Alexandre Guimarães com a Rua Arruda Fontes Cabral, quando uma das motos avançou a preferencial, resultando em três vítimas levadas para a UPA Sul após acidente entre duas motos.
14
Atropelamento na Avenida Jorge Teixeira em Porto Velho mobiliza socorro

Atropelamento na Avenida Jorge Teixeira em Porto Velho mobiliza socorro

Homem foi atingido por carro enquanto atravessava a via na Avenida Jorge Teixeira, próximo à Pinheiro Machado, e equipes de emergência foram acionadas para atender a vítima do atropelamento na Avenida Jorge Teixeira.
10
Motociclista inabilitado é preso após causar acidente e atropelar PM em Porto Velho

Motociclista inabilitado é preso após causar acidente e atropelar PM em Porto Velho

Jovem Pablo D. L. de S., 18, fugia da polícia e causou acidente com três vítimas, incluindo o cabo Evangelista do BPTRAN, sendo preso no bairro Nacional por motociclista inabilitado é preso após acidente.
12
Bailarina da Praça celebra 56 anos com festa cultural no Mercado Cultural

Bailarina da Praça celebra 56 anos com festa cultural no Mercado Cultural

Evento gratuito neste domingo reúne música, teatro e atividades para toda a família a partir das 17h.
L
Bolsa sobe 0,99% e Ibovespa supera novamente os 160 mil pontos

Bolsa sobe 0,99% e Ibovespa supera novamente os 160 mil pontos

Em dia de recuperação no mercado financeiro, a bolsa sobe 0,99% e reverte queda da semana anterior, fechando aos 160.766 pontos; o dólar avança para R$ 5,41, mas encerra a semana em queda.
L
Acordo de Paris completa 10 anos com metas insuficientes e alerta da ONU

Acordo de Paris completa 10 anos com metas insuficientes e alerta da ONU

Principal tratado climático, o Acordo de Paris completa 10 anos nesta sexta-feira (12), e a ONU cobra ação imediata dos países para manter o limite de aquecimento em 1,5 ºC e acelerar a transição para economias de baixo carbono.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.