QUINTA-FEIRA, 19/03/2026

Em destaque

Selo Mais Integridade é entregue a empresas do agronegócio

Certificação premia quem adota boas práticas no Brasil.

Publicado em 

Por Daniella Almeida

Empresas e cooperativas do agronegócio brasileiro que empregam com responsabilidade social, têm foco na sustentabilidade ambiental e adotam práticas éticas, como o combate ao suborno e à corrupção, foram reconhecidas pelas boas práticas e receberam, nesta terça-feira (14), em Brasília, o Selo Mais Integridade 2022/2023.


Imagem Antonio Cruz

O selo é uma iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Nesta quinta edição, 27 empresas do setor agropecuário receberam o prêmio, das quais 11 receberam a certificação pela primeira vez, com o Selo Mais Verde. Outras 16 entidades renovaram o certificado, conquistando o Selo Amarelo.

As melhores empresas e cooperativas foram escolhidas pelo Comitê do Selo Mais Integridade, composto por instituições privadas e públicas, que analisaram os relatórios inscritos no processo de seleção, em 2022.

A Alliance for Integrity no Brasil, que tem o objetivo de incentivar a transparência e a integridade no sistema econômico, compõe o comitê avaliador. A representante da instituição, Alice Guimarães, disse que “nos últimos anos, diversos estudos demonstram que, para modificar o comportamento, é necessário desenvolver incentivos e não somente sanções. Programas como esse, que dão reconhecimento a empresas que têm boas práticas de integridade, são complemento essencial a um sistema que quer promover mudanças efetivas na sociedade.”

Durante a cerimônia, também foram entregues duas menções honrosas a associações que representam as instituições mais premiadas. O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, destaca que a premiação do setor beneficia muito além da cadeia do agro. “O Selo Integridade vem mostrar, vem dar oportunidade às nossas empresas. Não são somente o governo. É o consumidor, é a dona de casa, quando vai fazer a sua escolha na prateleira do supermercado. É quem está levando para casa aquele produto é quem faz essa avaliação do perfil de quem está fornecendo o alimento. Então, é esse cara que paga a conta que vai cobrar cada vez mais integridade, mais transparência”, disse.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, que também compõe o comitê do Selo Mais Integridade, trabalha para ajudar o agronegócio a exportar e também a colocar as empresas do setor na linha dos investimentos estrangeiros. O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, avalia a responsabilidade dos ganhadores da certificação. “Quando uma empresa assume compromissos em um programa como esse, ela só tem que dar passos à frente, só tem que melhorar. Porque a empresa que, hoje, está sendo agraciada, se amanhã foi descoberto algo que afete sua integridade, ela vai perder o que conquistou hoje. Isso é bom, porque uma empresa é composta por negócios, por atividades comerciais, empresariais, mas ela é liderada por seres humanos. E quando a gente estabelece um regramento, isso nos ajuda a ficarmos melhor. É isso que eu espero que aconteça com essas empresas que ganharam esse certificado, esse selo. Vão ficar melhor, não vão dar um passo para trás”, disse.

Na categoria responsabilidade social, a empresa Baldoni Produtos Naturais, indústria produtora de mel, com sede em Campinas (SP), levou o Selo Mais Integridade. O projeto vencedor, em parceria com o Instituto Anjos do Sertão, distribui 100 colmeias a cada uma das 150 famílias selecionadas no município do Canto do Buriti (PI), com o objetivo de incentivar o empreendedorismo social, na zona rural, por meio do aprendizado de uma nova profissão, a de apicultor.

O representante da empresa ganhadora do selo pela 4ª vez, Daniel Cavalcanti, acrescenta que, além do ganho social, há foco na geração de renda, com a comercialização do mel, sem esquecer da preservação do meio ambiente e sua diversidade. “São em torno de 15 mil colmeias distribuídas para todas as famílias, para que gerem agentes polinizadores [as abelhas] para otimizar e melhorar todo o bioma da Caatinga e, dessa forma, fomentem a regeneração da flora e a manutenção da fauna local.”

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Pedro Lupion (PP-PR), projetou que produção do agro pode triplicar nos próximos anos, sem deixar de observar as leis de preservação ambiental. “O Código Florestal é a lei mais avançada do mundo, na questão ambiental. Nós estamos no momento importante do Cadastro Ambiental Rural. E, principalmente, nós temos o produtor lá na ponta, que está preservando, que está preocupado com a sua água, com a qualidade do seu solo, com o clima e em manter as áreas de manejo, de preservação permanente, a mata ciliar para fazer com que a gente tenha produtos de qualidade lá fora”.

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Irajá Lacerda, avalia que o reconhecimento da integridade de empresas do setor, é uma prioridade do governo federal”. A administração pública avançou muito, nesses últimos anos, e o Ministério da Agricultura teve um destaque especial com atividades e agenda intensa, no tema integridade.”

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, presente à cerimônia de entrega dos selos, acredita que a certificação anual contribui para melhorar a imagem dos produtos brasileiros internamente e no exterior e demonstrar mais segurança jurídica, em negociações comerciais. “A nossa ideia é dialogar com a sociedade, com o mercado, para que possamos dar esse passo em direção à uma atividade empresarial cada vez mais integrada, cada vez mais ética. Capaz de oferecer à sociedade brasileira uma atuação no mercado que seja motivo de orgulho para todos os brasileiros, seja aqui no Brasil, seja para os consumidores dos produtos brasileiros fora do país também.”

A lista das empresas e cooperativas do agronegócio e os projetos os premiados, anunciados em dezembro/2022, pode ser consultada no site do Mapa.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Bolsa Família: Prefeitura convoca beneficiários para saque imediato de recursos

Bolsa Família: Prefeitura convoca beneficiários para saque imediato de recursos

Semias alerta que mais de 800 famílias de Porto Velho possuem valores do Bolsa Família disponíveis e podem perder o benefício caso o saque não ocorra em 180 dias
L

Como identificar produtos duráveis e fazer investimentos seguros na estruturação da cozinha

Com renda pressionada e aumento no consumo de energia, escolher eletrodomésticos duráveis e eficientes se torna essencial para evitar gastos contínuos e decisões por impulso.
L

Brasil ajusta regras do mutualismo em 2026, e debate sobre perda total ganha urgência

Aumento dos custos de reparo e novas regras para proteção veicular reforçam a importância de entender quando há perda total e como reduzir prejuízos no trânsito.
L
Autonomia feminina e combate à violência são pautas de ação conjunta em Porto Velho

Autonomia feminina e combate à violência são pautas de ação conjunta em Porto Velho

Evento promovido pelo MPT e MPRO discute independência financeira como ferramenta para romper ciclos de violência contra a mulher na capital
L

7 modelos de calça jeans que estão dominando as tendências atuais

Modelagens como reta, wide leg, mom e flare seguem em alta por unir conforto, estilo e praticidade, permitindo combinações versáteis para diferentes ocasiões do dia a dia.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo Federal endurece fiscalização para conter reajustes abusivos nos combustíveis

Governo Federal endurece fiscalização para conter reajustes abusivos nos combustíveis

Ministro de Minas e Energia afirma que “não haverá trégua” contra crimes à economia popular; Polícia Federal e ANP intensificam vistorias em postos e distribuidoras.
L
Petrobras suspende leilão de combustíveis para reavaliar estoques diante de crise global

Petrobras suspende leilão de combustíveis para reavaliar estoques diante de crise global

Presidente da estatal afirma que medida visa garantir o abastecimento interno; instabilidade no Oriente Médio e desvio de navios cargueiros elevam cautela da companhia.
L

Fonte de Vida: Galdiana dos Santos e Aline Leon debatem direitos das mulheres

Especialistas trazem reflexões sobre violência, justiça e empoderamento feminino em um programa marcado por experiências reais e conhecimento jurídico
L
Governo Federal cria centro na Polícia Federal para combater crimes digitais contra crianças

Governo Federal cria centro na Polícia Federal para combater crimes digitais contra crianças

Decreto assinado pelo presidente Lula institui núcleo para centralizar denúncias e agilizar remoção de conteúdos ilícitos; regulamentação do ECA Digital endurece regras para plataformas e influenciadores mirins.
L
Fazenda tira de projeto de lei proposta para socorrer bancos em crise

Fazenda tira de projeto de lei proposta para socorrer bancos em crise

Ministro Fernando Haddad afirma que exclusão de recursos da União amadurece o texto no Congresso; proposta foca em soluções de mercado para crises financeiras.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Gilmar Mendes afirma que ECA Digital encerra "desordem normativa" na proteção de jovens

Gilmar Mendes afirma que ECA Digital encerra “desordem normativa” na proteção de jovens

Ministro do STF destaca que novas regras trazem segurança jurídica e previsibilidade para usuários e plataformas; discurso ocorreu após assinatura de decretos presidenciais.
L
Sílvia Cristina garante R$ 1 milhão para produtores em RO

Sílvia Cristina garante R$ 1 milhão para produtores em RO

Emenda da deputada vai financiar máquinas e fortalecer produção rural no distrito de Palmeiras, em Nova Mamoré.
L
CPI do Crime aprova investigação sobre beneficiários do Banco Master e convoca ex-noiva de banqueiro

CPI do Crime aprova investigação sobre beneficiários do Banco Master e convoca ex-noiva de banqueiro

Comissão busca identificar donos reais de fundos de investimento; requerimentos de quebra de sigilo de Paulo Guedes e convocação de Valdemar da Costa Neto são rejeitados.
L
Ministério das Comunicações investiga apresentador Ratinho por declarações transfóbicas

Ministério das Comunicações investiga apresentador Ratinho por declarações transfóbicas

Secretaria de Radiodifusão apura conduta após ofensas contra a deputada Erika Hilton; Ministério Público Federal pede multa de R$ 10 milhões.
L
Ministro André Mendonça prorroga inquérito sobre fraudes no Banco Master

Ministro André Mendonça prorroga inquérito sobre fraudes no Banco Master

Polícia Federal terá mais 60 dias para concluir investigações da Operação Compliance Zero; suspeitas de rombo financeiro chegam a R$ 17 bilhões.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro de aplicativo faz retorno e causa grave acidente com casal em moto na Rio Madeira

Carro de aplicativo faz retorno e causa grave acidente com casal em moto na Rio Madeira

Com o impacto da colisão, o piloto e a passageira da moto foram arremessados ao solo.
16
Ação rápida da PM resulta na prisão de dupla por furto na zona Sul

Ação rápida da PM resulta na prisão de dupla por furto na zona Sul

Policiais do 9º Batalhão prendem suspeitos e recuperam objetos furtados no Loteamento Tropical após denúncia
12
Briga entre irmãos por causa de herança termina em agressões a pauladas

Briga entre irmãos por causa de herança termina em agressões a pauladas

De acordo com as primeiras informações, a briga teria iniciado por conta da disputa pela casa, deixada de herança.
16
Ladrão é espancado após ser flagrado fazendo furto em residência no Embratel

Ladrão é espancado após ser flagrado fazendo furto em residência no Embratel

Suspeito invadiu imóvel na Rua Panamá e causou danos à estrutura elétrica e hidráulica; Polícia Militar precisou usar spray de pimenta para conter o indivíduo em Porto Velho.
16
Casal é preso com entorpecentes em embarcação durante Operação Desarme no Rio Madeira

Casal é preso com entorpecentes em embarcação durante Operação Desarme no Rio Madeira

Ação conjunta do BPCHOQUE e Núcleo de Inteligência intercepta barco com destino ao Amazonas; suspeito tentou usar nome falso para ocultar antecedentes.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: CBAA – ASFALTOS LTDA

Licença Operação Nº 008.000063/2026-35/COLMAM/SEDAM
L

Principais áreas de conhecimento médico para um futuro doutor se especializar

Ampliação de bolsas de residência e desigualdade na distribuição de especialistas reforçam a importância de escolhas estratégicas na formação médica, alinhadas às demandas do SUS.
L
Leilão histórico contrata 19 mil MW para garantir segurança energética do Brasil

Leilão histórico contrata 19 mil MW para garantir segurança energética do Brasil

Certame movimenta R$ 515 bilhões e foca em termelétricas e hidrelétricas; governo afirma que contratação resolve déficit de potência para a próxima década.
L
Banco Central realiza primeiro corte na taxa Selic em quase dois anos

Banco Central realiza primeiro corte na taxa Selic em quase dois anos

Copom reduz juros básicos para 14,75% ao ano em decisão unânime; medida busca baratear o crédito em meio ao novo sistema de meta contínua de inflação.
L
ANPD abrirá consulta pública para debater implementação do ECA Digital

ANPD abrirá consulta pública para debater implementação do ECA Digital

Órgão regulador define cronograma escalonado para fiscalizar verificação de idade na internet; foco inicial abrange 37 empresas do setor tecnológico.
L
Investimento da BYD cria estrutura de pesquisa automotiva no Brasil

Investimento da BYD cria estrutura de pesquisa automotiva no Brasil

Centro será referência em pesquisa e desenvolvimento automotivo
L
Wagner Borges leva RO à vice-presidência do CONASEMS

Wagner Borges leva RO à vice-presidência do CONASEMS

Estado conquista espaço inédito na saúde pública nacional com representação na diretoria executiva do conselho.
L