Autora: Renata Camurça
Santo Ildefonso nasceu no dia 8 de dezembro de 607, em Toledo, na Espanha. Pertencia à família real e recebeu uma boa preparação até se tornar adulto. Estudou com Santo Isidoro e tornou-se monge em uma cidade próxima de sua cidade natal.
Com a morte dos pais e já Diácono, herdou enorme fortuna e decidiu utilizar as posses em favor dos pobres. Em 636, foi reconhecido por suas obras de caridades, sendo eleito para suceder o abade de seu mosteiro, quando este faleceu. Passou então a dirigir o IV Sínodo de Toledo e tornando-se responsável pela unificação da liturgia espanhola.
Anos depois, em 657, foi eleito bispo de Toledo, a maior e mais importante diocese do país, cargo que ocupou por 10 anos. Destacou-se nessa função pelo zelo na evangelização das áreas ainda pagãs, pelo culto litúrgico bem aplicado na tradição beneditina e por defender a fé eloquentemente. E, ficou conhecido por ser prudente e afável, mas energético quando necessária a reivindicação da justiça.
Santo Ildefonso era devoto à Virgem Maria em razão dos ensinamentos que recebeu de sua mãe, já que, segundo ela, Ildefonso nasceu por intercessão de Nossa Senhora. Entre suas experiências religiosas consta a santíssima visita de Virgem Maria, rodeada de anjos e entoando hinos religiosos.
Morreu em 23 de janeiro de 667, data que a igreja celebra a festa litúrgica em sua memória. Seu corpo foi sepultado na igreja de Santa Leocádia, e posteriormente transferido para Zamora. Porém, somente no ano 1400 que seus restos mortais foram encontrados sob as ruínas e disponibilizados para veneração.
A Espanha é grande devota de Santo Ildefonso, sendo famosa a Fiesta de Sann Ildefonso y La Virgen de La Paz, em Almagro, município da Espanha, na província da Cidade Real.
ORAÇÃO
Ó Deus do amor, que escolhestes para a mãe do seu Filho Maria Virgem Santíssima, dai-nos, pela intercessão de Santo Ildefonso, proclamar cada vez com mais ardor a beleza de louvar a virgindade, a mãe de vosso filho único, Jesus Cristo. Que vive e reina para sempre. Amém!
Santo Ildefonso, rogai por nós!