Autora: Renata Camurça
No Brasil, o dia 21 de janeiro, marca o Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa. A data foi instituída pela Lei Federal nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007, em homenagem à mãe Gilda, do terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum, vítima de um ataque cardíaco no ano 2000 causado pela intolerância religiosa.
A data serve de alerta sobre o perigo da discriminação, preconceito religioso e para convidar os cidadãos a refletir a respeito da livre escolha de crença, ação necessária diante do avanço dos números de denúncias de prática de atos intolerantes no país.
O direito à liberdade de religião ou crença é garantido pela constituição que garante o livre exercício de cultos religiosos e a proteção aos locais de culto.
É importante ressaltar que o preconceito e a intolerância religiosa são considerados crimes no Brasil, sujeito a punição prevista no Código Penal.
A principal ferramenta na luta pelo fim do preconceito e da intolerância religiosa é a informação sobre a importância das diversidades das tradições e crenças no desenvolvimento cultural e histórico do nosso país. Sendo assim, reafirma-se a necessidade de diálogo aberto entre os adeptos de credos distintos.
O News Rondônia preza pela convivência pacífica, harmônica e fraterna entre todas as religiões do mundo. Mais amor e fé!