SEGUNDA-FEIRA, 23/03/2026

Em destaque

Novos dirigentes do TRT-14 tomam posse para o Biênio 2023/2024

Desembargadores Osmar J. Barneze e Maria Cesarineide de Souza Lima tomaram posse nos cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente.

Publicado em 

Autor – TRT14

Os desembargadores Osmar J. Barneze e Maria Cesarineide de Souza Lima tomaram posse nesta sexta-feira (16/12), nos cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC). A Sessão Solene foi realizada de forma híbrida, com transmissão ao vivo pelo canal do TRT-14 no YouTube, direto do auditório do edifício-sede, em Porto Velho (RO).

A nova administração foi eleita, à unanimidade, pelo Pleno do TRT-14 e comanda, pela segunda vez, a Corte da Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre.  A cerimônia de posse foi prestigiada por diversas autoridades, membros e servidores da Justiça do Trabalho, representantes institucionais, Poderes constituídos de Estado, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre e Rondônia, operadores do direito e sociedade em geral.

O presidente empossado comandará o TRT-14 a partir de 1º de janeiro de 2023. Em seu discurso reforçou seu compromisso em combater retrocessos e de lutar pelos avanços institucionais com vistas a contribuir para a consolidação de uma justiça cada vez mais forte, moderna e presente.

"Objetivo como gestor construir um ambiente no qual todos se reconheçam e se sintam acolhidos e representados. Intenciono não ser apenas maestro, extraindo o que há de melhor de cada um, mas, também, mais um trabalhador desta grande obra. Pretendo manter todas as conquistas já implementadas e participar da ascensão de novos degraus. Isso representa sustentar uma gestão de portas abertas, firmada no diálogo e no entendimento com todos os interlocutores, para se alcançar a melhor solução para o caso concreto", frisou o desembargador Osmar J. Barneze.

A vice-presidente empossada e atual presidente da Corte, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, destacou o término de seu mandato agradecendo a todos e todas que contribuíram com sua gestão, sobretudo, nos momentos de desafios impostos pela pandemia da covid-19. Concluiu sua fala referenciando os avanços alcançados em sua gestão.

"Esta solenidade marca o término de minha gestão na Presidência deste Tribunal, ao mesmo tempo em que inaugura o mandato do desembargador Barneze, novamente como principal gestor administrativo deste órgão. Agradeço e reconheço o empenho de todos que deram sustentação e apoio à minha gestão. Compartilho com todos, os méritos atribuídos aos meus mandatos, pois são consequência direta do trabalho que cada um realizou", disse.

Currículo e trajetória do presidente empossado

O desembargador Osmar J. Barneze já exerceu anteriormente o cargo de presidente do TRT-14, durante o biênio 2019/2020. É formado em Direito desde 1983, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui pós-graduação em: administração de empresas com ênfase em marketing e recursos humanos, pela Fundação Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (PR) – (1988); Direito Processual Civil pela Universidade Tiradentes do Rio de Janeiro (Unit-RJ) – (1996). Direito Civil pela Sociedade Civil Cultura e Educação Faculdade do Vale do Rio Doce – (MG) – (1998).

Foi nomeado juiz do Trabalho do TRT-14 em 8 de maio de 1993, atuando como juiz Titular de Vara do Trabalho nas cidades de Sena Madureira (AC), Brasiléia (AC), Rolim de Moura (RO), Ouro Preto do Oeste (RO), Presidente Médici (RO) e Ji-Paraná (RO). Foi nomeado desembargador do TRT-14 pelo então presidente da República Federativa do Brasil, Michel Temer.

O que disseram:

"Barneze e Cesarineide já comprovaram o tino, a expertise, a experiência e o destemor necessários para se fazer frente à decisão que se apresenta. Barneze ingressa agora no rol daqueles que presidiram o Tribunal mais de uma vez, ao lado de Cesarineide. Temos todos a certeza de que serão vitoriosos". Representante do Tribunal Pleno do TRT da 14ª Região, desembargador Carlos Augusto Gomes Lôbo.

"A Amatra-14 deseja que na caixa de ferramentas para a construção desse novo ciclo estejam amostra a união, a lealdade, a empatia e a humildade. Com o olhar nos caminhos que temos a percorrer, com certeza teremos um excelente resultado e, daqui a dois anos, novamente com o badalar dos sinos, olharemos para trás como hoje olhamos olhando para a frente, com a  alma exultante de gratidão. Parabéns a todos e a todas". Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 14ª Região (Amatra-14), juiz do Trabalho José Carlos Hadad de Lima.

"Des. Barneze, no último ciclo de gestão, pude compor uma equipe brilhante, que com a sua liderança, pôde dar passos inovadores, concretos e verdadeiramente disruptivos. Construções de risco que hoje são inerentes a essa casa de justiça. Desa. Cesarineide, também tive a honra de participar do prelúdio de sua gestão. Uma gestão primorosa que alçou o TRT-14 a voos inimagináveis. Ocupou o lugar que entre nós sempre mereceu. Foi reconhecido localmente, nacionalmente e internacionalmente". Vice procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre, Lucas Barbosa Brum.

"Tenho convicção de que a desembargadora Cesarineide deu o seu melhor e fez tudo o que estava ao seu alcance para melhorar a justiça do trabalho nos estados do Acre e Rondônia, tornando-a uma referência em celeridade e em entrega eficaz na prestação jurisdicional. Congratulo o novo presidente, desembargador Barneze, pois chegou o tempo de o senhor dar sua contribuição de qualidade para a melhoria desta Corte. A advocacia deseja e tem esperança numa justiça do trabalho ainda melhor". Presidente da OAB-AC, Rodrigo Aiache.

"Nestes tempos, a união entre as instituições não é, por definitivo, um luxo, mas uma demanda histórica apresentada a todos e todas. Por isso, a OAB/RO reconhece a importância dessa missão e não poupará esforços para assegurar a cooperação e a unidade entre as nossas instituições, para que caminhemos sempre em conjunto em defesa da democracia e da instituição. Confiamos plenamente nesta unidade e no pleno êxito da gestão que ora se inicia". Presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Operação Cidade Limpa intensifica ações em Porto Velho

Operação Cidade Limpa intensifica ações em Porto Velho

Trabalho em várias regiões garantem mais qualidade de vida e saúde pública
L
Indústria defende energia nuclear como estratégica para a soberania

Indústria defende energia nuclear como estratégica para a soberania

Especialistas reunidos no Rio de Janeiro apontam necessidade de domínio completo do ciclo do urânio; Brasil busca autonomia tecnológica para garantir segurança energética nacional.
L
Uma Concertação pela Amazônia realiza encontro em Porto Velho para debater soluções sustentáveis

Uma Concertação pela Amazônia realiza encontro em Porto Velho para debater soluções sustentáveis

Evento promove diálogo entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil sobre restauração florestal, segurança energética e desenvolvimento regional.
L
Última década foi a mais quente já registrada, aponta relatório da ONU

Última década foi a mais quente já registrada, aponta relatório da ONU

Documento da WMO revela que período entre 2015 e 2025 quebrou recordes de temperatura; ano de 2025 atingiu 1,43°C acima dos níveis pré-industriais.
L
Conta de energia: Energisa ensina como mudar titularidade sem sair de casa

Conta de energia: Energisa ensina como mudar titularidade sem sair de casa

Procedimento digital garante agilidade, segurança e acesso à tarifa social para clientes de baixa renda.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jovem News: Luiz Henrique Braga destaca ações sociais da Sorriso do Amanhã

Durante a entrevista, Luiz Henrique vai compartilhar a história da criação da entidade, os projetos desenvolvidos ao longo dos anos e os resultados alcançados com dedicação e compromisso.
L
CIEE abre 116 vagas de estágio e aprendizagem em Rondônia

CIEE abre 116 vagas de estágio e aprendizagem em Rondônia

Oportunidades contemplam estudantes do ensino médio e superior em diversas áreas, com cadastro gratuito disponível no portal do CIEE.
L

Ponto & Contraponto: Samuel Costa debate política e futuro de Rondônia

O debate promete trazer reflexões importantes sobre o futuro do estado, com diferentes visões e propostas que impactam diretamente a população.
L
Chuvas intensas atingem Rondônia no início da semana

Chuvas intensas atingem Rondônia no início da semana

Previsão indica tempestades em todas as regiões e risco de eventos mais severos a partir de terça-feira. Mesmo com a chegada do outono, o calor persiste e mantém a sensação de tempo abafado.
L

Veja quem faturou no RondônCap de domingo dia 22: resultados do sorteio completo

Sorteio realizado na tarde de domingo distribuiu prêmios para titulares em diversas cidades, com destaque para Porto Velho, que teve ganhador de R$ 80 mil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo lança Projeto Soldado Cidadão para apoiar militares na transição ao mercado de trabalho

Governo lança Projeto Soldado Cidadão para apoiar militares na transição ao mercado de trabalho

Portaria publicada no Diário Oficial da União cria programa de capacitação e recolocação profissional para militares temporários após licenciamento.
L
Lula participa da entrega de 2,2 mil casas do Minha Casa, Minha Vida

Lula participa da entrega de 2,2 mil casas do Minha Casa, Minha Vida

Cerimônia ocorre em Brasília e simultaneamente em quatro estados, beneficiando famílias de todo o país nesta terça-feira (24/3).
L
TRT-14 movimenta quase R$ 4 milhões em acordos na campanha "Elas em Pauta"

TRT-14 movimenta quase R$ 4 milhões em acordos na campanha “Elas em Pauta”

Mutirão de conciliação focado em mulheres beneficiou 1,9 mil pessoas e reforçou acesso rápido à Justiça do Trabalho em RO e AC.
L
Cláudia de Jesus defende salários dignos para profissionais da saúde

Cláudia de Jesus defende salários dignos para profissionais da saúde

Parlamentar participou de fórum estadual e destacou a urgência de valorização profissional para garantir a qualidade da saúde pública.
L
Vereador Dr. Gilber vistoriza campos de futebol amador em Porto Velho

Vereador Dr. Gilber vistoriza campos de futebol amador em Porto Velho

Parlamentar percorre espaços esportivos da capital para levantar demandas de infraestrutura; foco da ação é garantir iluminação em LED e reformas de arquibancadas.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF prende quatro homens por embriaguez ao volante em rodovias de Rondônia

PRF prende quatro homens por embriaguez ao volante em rodovias de Rondônia

Ocorrências registradas neste final de semana na BR-364, BR-421 e BR-319 resultaram em detenções após acidentes e tentativas de fuga em Ariquemes e Porto Velho.
10
Equipe do 5º Batalhão apreende drogas no residencial Orgulho do Madeira

Equipe do 5º Batalhão apreende drogas no residencial Orgulho do Madeira

Ação da guarnição sob comando do sargento Machado ocorre após denúncias anônimas na zona leste de Porto Velho; suspeito conseguiu fugir pulando janela de apartamento.
12
Operação 7 vidas resgata gato de bueiro na zona sul de Porto Velho

Operação 7 vidas resgata gato de bueiro na zona sul de Porto Velho

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros realizam ação conjunta para salvar animal preso em galeria de esgoto; resgate mobilizou moradores nesta segunda-feira (23).
L
MPRO consegue condenação de assaltantes que atacaram deputado Jean Mendonça e família

MPRO consegue condenação de assaltantes que atacaram deputado Jean Mendonça e família

Crimes ocorreram em outubro de 2025 e resultaram em penas que totalizam 30 anos de reclusão
14
Homem é preso por agredir filha e ameaçar esposa em RO

Homem é preso por agredir filha e ameaçar esposa em RO

Caso de violência doméstica no bairro Lagoa, em Porto Velho, envolveu adolescente ferida e ameaças de morte; suspeito foi detido pela Polícia Militar.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil supera meta com 66% das crianças alfabetizadas na idade certa

Brasil supera meta com 66% das crianças alfabetizadas na idade certa

Governo Federal anuncia que dois em cada três alunos concluíram o 2º ano do ensino fundamental sabendo ler e escrever em 2025; objetivo é atingir 80% até 2030.
L
Aposentados e pensionistas do INSS em Rondônia terão 13º salário antecipado

Aposentados e pensionistas do INSS em Rondônia terão 13º salário antecipado

Pagamento será dividido entre abril e maio, injetando R$ 453,2 milhões na economia do estado e beneficiando cerca de 250 mil pessoas.
L
Nubank enfrenta instabilidade no Pix nesta segunda-feira (23)

Nubank enfrenta instabilidade no Pix nesta segunda-feira (23)

Usuários relatam dificuldades para realizar transações; plataforma registra pico de mais de 1 mil notificações de erro.
L
Dra. Taíssa Sousa fiscaliza entrega de quadra em Campo Novo de Rondônia

Dra. Taíssa Sousa fiscaliza entrega de quadra em Campo Novo de Rondônia

Parlamentar destaca compromisso com a população.
L
Juíza condena advogados de Jairinho a pagarem custos de adiamento do júri

Juíza condena advogados de Jairinho a pagarem custos de adiamento do júri

Magistrada impõe multa para cobrir gastos com segurança e alimentação após defesa abandonar plenário; julgamento do caso Henry Borel foi remarcado para o dia 25 de maio.
L
Dra. Taíssa Sousa apoia 2ª Corrida Mulher Maravilha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa Sousa apoia 2ª Corrida Mulher Maravilha em Guajará-Mirim

Com inscrições gratuitas e grande adesão da população, o evento deve reunir centenas de participantes.
L
Dr. Caio Machado leva experiência de Rondônia a rede global de saúde de Harvard

Dr. Caio Machado leva experiência de Rondônia a rede global de saúde de Harvard

Fundador da Doutores da Amazônia integra iniciativa internacional em parceria com OMS, conectando projetos de saúde em áreas remotas ao redor do mundo.
L
Luana Lopes Lara e a Kalshi: startup brasileira de US$ 11 bi que opera mercados de eventos

Luana Lopes Lara e a Kalshi: startup brasileira de US$ 11 bi que opera mercados de eventos

Plataforma fundada pela brasileira permite negociar contratos sobre acontecimentos reais, atrai investidores como Sequoia e Andreessen Horowitz e já vale cerca de R$ 58,6 bilhões.
L
Guajará-Mirim sedia encontro estratégico para impulsionar o turismo e a economia em Rondônia

Guajará-Mirim sedia encontro estratégico para impulsionar o turismo e a economia em Rondônia

A iniciativa busca sensibilizar secretários municipais sobre o papel estratégico da atividade turística na geração de empregos.
L
FGC inicia pagamento de garantia a 152 mil clientes do Banco Pleno

FGC inicia pagamento de garantia a 152 mil clientes do Banco Pleno

Credores da instituição liquidada podem solicitar o ressarcimento pelo aplicativo a partir desta segunda-feira (23); fundo prevê pagar R$ 4,8 bilhões em garantias.
L