DOMINGO, 23/11/2025

Em destaque

Brasil fora da copa do mundo de 2022? – por Artur Moret

Antes de entender um pouco da Croácia temos que lembrar da Iugoslávia, uma república comunista que ficava na área dos Bálcãs.

Publicado em 

Autor: Artur Moret 

No dia 09/12 a seleção brasileira foi desclassificada da copa do mundo porque perdeu para a seleção da Croácia, uma situação lamentável, mas precisamos tirar lições para frente; não necessariamente para a próxima copa, porque pelo jeito vai ser a mesma cantilena de que “agora vem o hexa”.


Foto: Tânia Rêgo/Agência BrasilFoto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Antes de entender um pouco da Croácia temos que lembrar da Iugoslávia, uma república comunista que ficava na área dos Bálcãs. A Iugoslávia se desintegrou com a morte de Tito e dali surgiram (mesmo que não pacificamente) cinco países: Eslovênia (1991), Croácia (foi resultado de um plebiscito em 25 de junho de 1991), Macedônia (1992), Bósnia e Herzegovina (1996), e Sérvia (2003), também surgiu Montenegro cindindo-se da Sérvia em 2006; pra quem não lembra a guerra dos Bálcãs foi um horror com vidas ceifadas e líderes sanguinários punidos pelo tribunal Penal de Direitos Humanos.

Mas, a Croácia depois de 1991 seguiu seu caminho, tem IDH de 0,858 e o 40o no mundo, expectativa de vida de 77,6 anos, média de escolaridade de 12,2 anos, renda bruta US$30mil, mortalidade infantil de 6 por mil nascidos, índice de desigualdade de 29,2 e em 25o lugar no mundo.

A história contada do Brasil foi de calmaria, com poucos conflitos, poucas guerras, poucas desavenças, não perdeu território, mas fez guerra com o Paraguai e ganhou o Acre da Bolívia. Entretanto não é bem assim, como exemplo, uma das fases da história brasileira que tinha tudo para dar certo e deu errado foi a abolição da escravatura, porque os escravos libertos foram abandonados a sua própria sorte para que a elite brasileira, como esperta que é, mantivesse o modelo da Casa Grande, mas sem correntes, com exploração absoluta dos brancos da casa grande. Jessé de Sousa diz que a Elite Brasileira foi cunhada na escravidão, não se livra deste modelo porque é o modus operandis para se manter no poder se reproduzindo e acumulando.

Depois da escravidão, o país passou de império para república, navegou por ditaduras, golpes de estados aqui e acolá, eleições indiretas e diretas, mas seguimos o caminho e onde estamos, IDH de 0,754 e o 87o no mundo, expectativa de vida de 72,8 anos, média de escolaridade de 8,1anos, renda bruta US$14,4mil, mortalidade infantil de 20,5 por mil nascidos e índice de desigualdade de 48,9 e em 152o lugar no mundo.

*   https://static.poder360.com.br/2022/09/idh-2021-2022-8set-2022.pdf
**  https://news.un.org/pt/tags/mortalidade-infantil
*** https://pt.countryeconomy.com/demografia/indice-de-gini

Mas onde está a relação com a Copa do Mundo?  Não sei se há relação, mesmo assim vou me atrever a falar que as diferenças entre os dois países definiram que um seguiria e o outro voltaria para casa (só poucos vieram para o Brasil, a maior parte só fez um pequeno trajeto entre o Catar e a Europa), além do que ficou visível para mim que pouco sei de futebol (sou torcedor do Bangu Atlético Clube do Rio de Janeiro) que Croácia jogou com o coração e o Brasil não.

Mas vamos lá, o IDH, a escolaridade, a expectativa de vida, a renda per capita são maiores que do Brasil, além da mortalidade infantil ser de 6 mortes por mil na Croácia e no Brasil ser de 20,5, e pior ainda é que a desigualdade medida pelo Índice de GINI no Brasil é de 29,2- 152o lugar no mundo – e da Croácia é de 48,9 – 25o lugar no mundo, ou seja, na Croácia se estuda mais, se tem menos pobreza e a qualidade de vida é maior. Assim, por consequência, proponho que você olhe alguns pontos fundamentais que tem e não tem relação com a copa do mundo: a Croácia lutou para se transformar num país autônomo e a Croácia jogou como equipe sem ter a idolatria por um jogador.


Foto Lucas Figueiredo/CBF

A sociedade no Brasil é tão desigual porque a elite mantém essa situação. No futebol, os jogadores não são da elite até porque a maioria saiu das periferias esquecidas e o futebol os resgatou, mas se comportam como se da elite fossem. Mas as relações do futebol refletem as relações de exploração das elites, vejam como se comportam os empresários dos jogadores, vejam as irregularidades nas transferências, os altíssimos salários de poucos e os baixos salários da maioria que fica por aqui no Brasil, ainda se observarmos que os técnicos são os “comandantes” e a eles é dado o poder discricionário para a escolha de jogadores e, por fim, reparem que estes escolhidos quando ainda estão no Brasil saem para receber grandes salários fora do Brasil, ou seja, o estrelato do futebol não é para todos e sim, para poucos.


Foto: EBC

Os jogadores estrelas da seleção postam carros, relógios, jantares opulentos, mas é interessante observar que quem os vê torcendo febrilmente pelo hexa aqui no Brasil por vezes não tem certeza se vai ter a próxima refeição, são realidades chocantes e distintas que demonstram a distância que há entre os jogadores estrelas e a realidade brasileira, ou seja, confirma o que disse Paulo Freire, porque fica claro que as nossas desigualdades não comovem os jogadores. Mais ainda é possível olhar com mais detalhes o comportamento específico dos jogadores na copa – se não fosse trágico seria cômico – que vários jogadores tenham deixado o cabelo “loiro” e não era para confundir os jogadores adversários, mas sim, para se tornarem iguais ao ídolo, ou seja, é o complexo de vira lata (criado por Nelson Rodrigues na derrota da copa de 1950); sem a necessidade de ser um especialista, podemos concluir que apenas o investimento em Educação por salvar o país desse comportamento; veja só uma diferença entre nós e a Croácia, lá o nível de escolaridade é maior 50% que no Brasil.

Acho que o comportamento do time croata reflete a garra do povo que lutou para ser um país, que é diferente dos nossos jogadores que estão na seleção porque foram agraciados para estarem lá, mas não se dão conta que a sorte esteve ao lado deles e que não agraciou os milhões de desvalidos brasileiros que por aqui permanecem. Não temos no nosso espírito o sentido de brasilidade, porque todos os jogadores que são estrelas tiveram que sair do país para serem estrelas.

Por outro lado, a nossa desigualdade dá aqueles que estão na Casa Grande a capacidade de olhar diferente e de forma superior para aqueles que não estão no mesmo patamar, como foi o caso do “comandante” Tite, que depois da derrota simplesmente abandonou os jogadores no campo e foi para o vestiário: se comportou como um falso comandante que abandona sua tropa, mas não se pode esquecer que ele é apenas um “comandante” futebolístico que foi enriquecido pelo futebol, mas que se comportou como a Elite que abandonou os escravos à sua própria sorte após a abolição.

Por outro lado, melhor assim que o Brasil tenha perdido, porque nós brasileiros já podemos voltar a pensar nos nossos problemas e no natal, ano novo, nas férias e no carnaval, isso sim é voltar ao normal.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Em algum lugar na Amazônia – Cinzas

Um retrato visceral da dor humana, da xenofobia e da destruição que assola Gaza, onde a violência geopolítica silencia vidas, apaga memórias e expõe o fracasso moral das nações.
L

Bolsonaro passa por audiência de custódia neste domingo

A audiência será por videoconferência, na Superintendência da PF
L

As flores de Gaza

Um tributo à força, fé e resistência da mulher beiradeira, cuja vida se entrelaça com as águas amazônicas e revela a grandeza de sua identidade, coragem e pertencimento.
L

Em algum lugar da Amazônia – A mulher beiradeira

Um tributo à força, fé e resistência da mulher beiradeira, cuja vida se entrelaça com as águas amazônicas e revela a grandeza de sua identidade, coragem e pertencimento.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Bolsonaro tentou abrir tornozeleira com ferro de solda, mostra relatório divulgado pelo STF

Vídeo anexado pela Seap confirma avaria no equipamento, e Moraes dá 24 horas para defesa explicar violação
L

Momento Agro: João Paulo Barbuio revela como aumentar a eficiência reprodutiva na pecuária de cria

Vai ajudar a destrinchar caminhos práticos e tecnologias que vêm transformando índices reprodutivos em fazendas de cria no país.
L
Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar humanitária para Bolsonaro

Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar humanitária para Bolsonaro

O ministro do STF considerou o pedido prejudicado após ter decretado a prisão preventiva do ex-presidente neste sábado. A defesa alegava que as doenças permanentes de Bolsonaro exigem “acompanhamento médico intenso”.
L
Advogado de Bolsonaro afirma que recorrerá da prisão preventiva

Advogado de Bolsonaro afirma que recorrerá da prisão preventiva

A defesa do ex-presidente diz que a decisão de prisão “causa profunda perplexidade”. O advogado Celso Vilardi alega que a medida pode colocar em risco a vida de Bolsonaro devido ao seu estado de saúde delicado.
L
Prisão preventiva, condenação e inelegibilidade: entenda a situação de Bolsonaro

Prisão preventiva, condenação e inelegibilidade: entenda a situação de Bolsonaro

Ex-presidente está detido por risco de fuga após violar monitoramento eletrônico. Ele já estava inelegível até 2030 e ainda responde a diversas investigações no Supremo Tribunal Federal.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsonaro tem prisão preventiva decretada no dia 22, número que marcou sua trajetória política

Coincidência da data reacende debate sobre condenações, investigações e acusações de perseguição feitas por seus apoiadores
L

Deputada Cristiane Lopes lança Projeto Terra Fértil na manhã de sábado para fortalecer a agricultura familiar

Iniciativa em parceria com o IFRO utiliza emenda parlamentar destinada pela deputada para ampliar o apoio a produtores, associações e comunidades rurais de Rondônia.
L

Vereador Pedro Geovar destaca apoio ao agro ao participar do lançamento do Projeto Terra Fértil

Parlamentar esteve presente no evento realizado pelo IFRO em parceria com a deputada Cristiane Lopes e reforçou a importância do investimento para a agricultura familiar de Porto Velho.
L
Prisão preventiva de Bolsonaro advogado Samuel Costa explica legalidade da decisão do STF

Prisão preventiva de Bolsonaro advogado Samuel Costa explica legalidade da decisão do STF

Advogado analisa fundamentos jurídicos da prisão preventiva de Bolsonaro e reforça necessidade de transparência nas medidas cautelares
L
Manifestantes pró e contra Bolsonaro se reúnem na Polícia Federal

Manifestantes pró e contra Bolsonaro se reúnem na Polícia Federal

Atos opostos marcam a entrada da Superintendência da PF em Brasília, onde o ex-presidente está preso preventivamente. A deputada Bia Kicis compareceu ao local e a prisão foi classificada como “perseguição política”.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Motoboy quebra o braço em colisão entre motos na zona sul de Porto Velho

Um motoboy sofreu uma fratura no braço após uma colisão na noite deste sábado (22) no bairro Nova Floresta, no cruzamento das Ruas Sucupira com Três e Meio.
16

URGENTE: Homem é atacado a tiros e arrastado para matagal em Porto Velho

A vítima sofreu uma tentativa de homicídio no residencial Orgulho do Madeira, após ser arrastada por membros de uma facção na noite de sábado (22).
16
Bandido pede água e faz roubo em sorveteria no centro de Porto Velho

Bandido pede água e faz roubo em sorveteria no centro de Porto Velho

O assaltante roubou R$ 600 do caixa, além de celulares e a moto de uma funcionária.
10
Colisão entre motos deixa três feridos no centro de Porto Velho

Colisão entre motos deixa três feridos no centro de Porto Velho

Vítimas foram levadas à Policlínica Ana Adelaide.
14
Foragido por estupro é recapturado por policiais do 1º BPM no Cai N’Água

Foragido por estupro é recapturado por policiais do 1º BPM no Cai N’Água

Equipe da Radiopatrulha localiza foragido por estupro durante atendimento a caso de violência doméstica.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AO VIVO, abertura do Natal Porto Velho Luz encanta moradores e marca início da programação especial na capital

Prefeitura, Emdur, Semtel e Funcultural dão início às atividades oficiais do “Natal Porto Velho Luz, uma Cidade Encantada”, transformando a cidade em um grande cenário iluminado e festivo
L

INPE e CPTEC emitem alerta de fortes chuvas para Rondônia

A instabilidade climática, parte de um sistema meteorológico que abrange grande parte da Região Norte, persistirá durante o sábado e o domingo.
L
Natal Porto Velho Luz: abertura terá transmissão ao vivo neste sábado

Natal Porto Velho Luz: abertura terá transmissão ao vivo neste sábado

Abertura do Natal Porto Velho Luz será transmitida pelas redes oficiais da Prefeitura, ampliando o acesso ao evento e garantindo que a população acompanhe a programação completa.
L
ABAV Rondônia: Prefeitura participa da posse da nova diretoria em Porto Velho

ABAV Rondônia: Prefeitura participa da posse da nova diretoria em Porto Velho

Gestão municipal reforça ações da Semtel e destaca potencial turístico da capital durante cerimônia da ABAV Rondônia
L
Com o tema “Uma Cidade Encantada’ Porto Velho inaugura o Natal com grande espetáculo e chegada do Papai Noel neste sábado

Com o tema “Uma Cidade Encantada’ Porto Velho inaugura o Natal com grande espetáculo e chegada do Papai Noel neste sábado

Abertura do Natal 2025 em Porto Velho terá acendimento das luzes, show pirotécnico, atrações culturais e programação especial para famílias neste sábado
L
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 10 milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 10 milhões

As apostas podem ser realizadas nas lotéricas e pela internet até as 20h, horário de Brasília. O sorteio do concurso 2.942 está marcado para as 21h, em São Paulo.
L
Rondoniense Nani Blanco integra lista das 100 consultoras mais influentes

Rondoniense Nani Blanco integra lista das 100 consultoras mais influentes

Profissional recebeu o Troféu Diamante em evento realizado em Washington.
L
Prisão de Bolsonaro é destaque na imprensa mundial

Prisão de Bolsonaro é destaque na imprensa mundial

Veículos internacionais, como The Guardian, Le Mond e The Washington Post, noticiam a prisão preventiva do ex-presidente. Os jornais destacam a decisão de Alexandre de Moraes e o risco de fuga após a violação da tornozeleira eletrônica.
L
Ministério Público denuncia oito por execução do ex-delegado Ruy Ferraz

Ministério Público denuncia oito por execução do ex-delegado Ruy Ferraz

A vítima, que era secretário da prefeitura de Praia Grande, foi morta em setembro. Segundo o MPSP, a execução foi ordenada pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) em retaliação à atuação de Ferraz contra a facção.
L
Negociações na COP30 se estendem e países buscam acordo final em Belém

Negociações na COP30 se estendem e países buscam acordo final em Belém

A plenária de encerramento, que definirá os textos finais, está prevista para este sábado. As conversas foram estendidas pela madrugada devido à falta de consenso, principalmente sobre a eliminação dos combustíveis fósseis.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.