QUARTA-FEIRA, 19/11/2025

Em destaque

Brasil fora da copa do mundo de 2022? – por Artur Moret

Antes de entender um pouco da Croácia temos que lembrar da Iugoslávia, uma república comunista que ficava na área dos Bálcãs.

Publicado em 

Autor: Artur Moret 

No dia 09/12 a seleção brasileira foi desclassificada da copa do mundo porque perdeu para a seleção da Croácia, uma situação lamentável, mas precisamos tirar lições para frente; não necessariamente para a próxima copa, porque pelo jeito vai ser a mesma cantilena de que “agora vem o hexa”.


Foto: Tânia Rêgo/Agência BrasilFoto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Antes de entender um pouco da Croácia temos que lembrar da Iugoslávia, uma república comunista que ficava na área dos Bálcãs. A Iugoslávia se desintegrou com a morte de Tito e dali surgiram (mesmo que não pacificamente) cinco países: Eslovênia (1991), Croácia (foi resultado de um plebiscito em 25 de junho de 1991), Macedônia (1992), Bósnia e Herzegovina (1996), e Sérvia (2003), também surgiu Montenegro cindindo-se da Sérvia em 2006; pra quem não lembra a guerra dos Bálcãs foi um horror com vidas ceifadas e líderes sanguinários punidos pelo tribunal Penal de Direitos Humanos.

Mas, a Croácia depois de 1991 seguiu seu caminho, tem IDH de 0,858 e o 40o no mundo, expectativa de vida de 77,6 anos, média de escolaridade de 12,2 anos, renda bruta US$30mil, mortalidade infantil de 6 por mil nascidos, índice de desigualdade de 29,2 e em 25o lugar no mundo.

A história contada do Brasil foi de calmaria, com poucos conflitos, poucas guerras, poucas desavenças, não perdeu território, mas fez guerra com o Paraguai e ganhou o Acre da Bolívia. Entretanto não é bem assim, como exemplo, uma das fases da história brasileira que tinha tudo para dar certo e deu errado foi a abolição da escravatura, porque os escravos libertos foram abandonados a sua própria sorte para que a elite brasileira, como esperta que é, mantivesse o modelo da Casa Grande, mas sem correntes, com exploração absoluta dos brancos da casa grande. Jessé de Sousa diz que a Elite Brasileira foi cunhada na escravidão, não se livra deste modelo porque é o modus operandis para se manter no poder se reproduzindo e acumulando.

Depois da escravidão, o país passou de império para república, navegou por ditaduras, golpes de estados aqui e acolá, eleições indiretas e diretas, mas seguimos o caminho e onde estamos, IDH de 0,754 e o 87o no mundo, expectativa de vida de 72,8 anos, média de escolaridade de 8,1anos, renda bruta US$14,4mil, mortalidade infantil de 20,5 por mil nascidos e índice de desigualdade de 48,9 e em 152o lugar no mundo.

*   https://static.poder360.com.br/2022/09/idh-2021-2022-8set-2022.pdf
**  https://news.un.org/pt/tags/mortalidade-infantil
*** https://pt.countryeconomy.com/demografia/indice-de-gini

Mas onde está a relação com a Copa do Mundo?  Não sei se há relação, mesmo assim vou me atrever a falar que as diferenças entre os dois países definiram que um seguiria e o outro voltaria para casa (só poucos vieram para o Brasil, a maior parte só fez um pequeno trajeto entre o Catar e a Europa), além do que ficou visível para mim que pouco sei de futebol (sou torcedor do Bangu Atlético Clube do Rio de Janeiro) que Croácia jogou com o coração e o Brasil não.

Mas vamos lá, o IDH, a escolaridade, a expectativa de vida, a renda per capita são maiores que do Brasil, além da mortalidade infantil ser de 6 mortes por mil na Croácia e no Brasil ser de 20,5, e pior ainda é que a desigualdade medida pelo Índice de GINI no Brasil é de 29,2- 152o lugar no mundo – e da Croácia é de 48,9 – 25o lugar no mundo, ou seja, na Croácia se estuda mais, se tem menos pobreza e a qualidade de vida é maior. Assim, por consequência, proponho que você olhe alguns pontos fundamentais que tem e não tem relação com a copa do mundo: a Croácia lutou para se transformar num país autônomo e a Croácia jogou como equipe sem ter a idolatria por um jogador.


Foto Lucas Figueiredo/CBF

A sociedade no Brasil é tão desigual porque a elite mantém essa situação. No futebol, os jogadores não são da elite até porque a maioria saiu das periferias esquecidas e o futebol os resgatou, mas se comportam como se da elite fossem. Mas as relações do futebol refletem as relações de exploração das elites, vejam como se comportam os empresários dos jogadores, vejam as irregularidades nas transferências, os altíssimos salários de poucos e os baixos salários da maioria que fica por aqui no Brasil, ainda se observarmos que os técnicos são os “comandantes” e a eles é dado o poder discricionário para a escolha de jogadores e, por fim, reparem que estes escolhidos quando ainda estão no Brasil saem para receber grandes salários fora do Brasil, ou seja, o estrelato do futebol não é para todos e sim, para poucos.


Foto: EBC

Os jogadores estrelas da seleção postam carros, relógios, jantares opulentos, mas é interessante observar que quem os vê torcendo febrilmente pelo hexa aqui no Brasil por vezes não tem certeza se vai ter a próxima refeição, são realidades chocantes e distintas que demonstram a distância que há entre os jogadores estrelas e a realidade brasileira, ou seja, confirma o que disse Paulo Freire, porque fica claro que as nossas desigualdades não comovem os jogadores. Mais ainda é possível olhar com mais detalhes o comportamento específico dos jogadores na copa – se não fosse trágico seria cômico – que vários jogadores tenham deixado o cabelo “loiro” e não era para confundir os jogadores adversários, mas sim, para se tornarem iguais ao ídolo, ou seja, é o complexo de vira lata (criado por Nelson Rodrigues na derrota da copa de 1950); sem a necessidade de ser um especialista, podemos concluir que apenas o investimento em Educação por salvar o país desse comportamento; veja só uma diferença entre nós e a Croácia, lá o nível de escolaridade é maior 50% que no Brasil.

Acho que o comportamento do time croata reflete a garra do povo que lutou para ser um país, que é diferente dos nossos jogadores que estão na seleção porque foram agraciados para estarem lá, mas não se dão conta que a sorte esteve ao lado deles e que não agraciou os milhões de desvalidos brasileiros que por aqui permanecem. Não temos no nosso espírito o sentido de brasilidade, porque todos os jogadores que são estrelas tiveram que sair do país para serem estrelas.

Por outro lado, a nossa desigualdade dá aqueles que estão na Casa Grande a capacidade de olhar diferente e de forma superior para aqueles que não estão no mesmo patamar, como foi o caso do “comandante” Tite, que depois da derrota simplesmente abandonou os jogadores no campo e foi para o vestiário: se comportou como um falso comandante que abandona sua tropa, mas não se pode esquecer que ele é apenas um “comandante” futebolístico que foi enriquecido pelo futebol, mas que se comportou como a Elite que abandonou os escravos à sua própria sorte após a abolição.

Por outro lado, melhor assim que o Brasil tenha perdido, porque nós brasileiros já podemos voltar a pensar nos nossos problemas e no natal, ano novo, nas férias e no carnaval, isso sim é voltar ao normal.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Eduardo Custódio, empresário e produtor, se destaca no entretenimento e turismo

Eduardo Custódio, empresário e produtor, se destaca no entretenimento e turismo

Eduardo Custódio é um nome influente do meio artístico e cristão, com mais de 6 mil eventos realizados, cuja trajetória de superação após a tetraplegia inspira o setor de eventos e o turismo brasileiro.
L
Vila Olímpica inaugura estúdio de Pilates para atender pessoas idosas em Porto Velho

Vila Olímpica inaugura estúdio de Pilates para atender pessoas idosas em Porto Velho

Novo espaço do Programa Qualidade de Vida inicia atividades com 50 alunos e integra parceria entre Prefeitura e Unir
L
Aulão sobre IA no Mineirão vira pancadaria entre estudantes

VÍDEO: Aulão sobre IA no Mineirão vira pancadaria entre estudantes

Evento do governo de Minas Gerais com 20 mil estudantes da rede estadual, no Mineirão, terminou em briga generalizada, levando à suspensão das atividades e ao acionamento de socorro para atender aos alunos envolvidos.
L
Caixa lança fundo garantidor para PPPs sustentáveis

Caixa lança fundo garantidor para PPPs sustentáveis

FGC3P facilita financiamento de projetos públicos e privados com foco em sustentabilidade.
L
VÍDEO: Deputado e homem trocam socos no meio da rua após desentendimento

VÍDEO: Deputado e homem trocam socos no meio da rua após desentendimento

O parlamentar se envolveu em uma troca de socos com um manobrista na manhã desta quarta-feira (19) no Centro de Curitiba. Vídeos da confusão circulam nas redes sociais, e o deputado foi encaminhado para atendimento médico com o nariz quebrado.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News: Mariana Belandi fala sobre Fecomércio, Pró Hunter e estreia do podcast Bora Alí

O programa vai trazer um papo leve, dinâmico e direto sobre empreendedorismo, comportamento, inovação e os bastidores da nova fase de Mariana no mundo dos podcasts.
L
Facções criminosas ampliam presença em 32% dos municípios da Amazônia

Facções criminosas ampliam presença em 32% dos municípios da Amazônia

Um estudo lançado na COP30 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) revelou o avanço do crime organizado na Amazônia, que já atinge 45% dos municípios da Amazônia Legal.
L

In Foco Podcast: Maurício Carvalho é o entrevistado desta quarta-feira

Maurício se consolida como uma voz ativa no desenvolvimento de Rondônia e uma das principais lideranças jovens do país.
L
Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
Governo de RO homologa primeiros contratos do programa Meu Sonho e convoca novos beneficiários

Governo de RO homologa primeiros contratos do programa Meu Sonho e convoca novos beneficiários

Programa Meu Sonho avança com homologação de contratos e nova convocação para análise financeira, reforçando apoio às famílias rondonienses
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L
Publicidade

POLÍTICA

STF mantém suspensão de lei do Rio sobre transporte gratuito de animais de apoio emocional

STF mantém suspensão de lei do Rio sobre transporte gratuito de animais de apoio emocional

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a liminar que suspendeu a legislação do Rio de Janeiro que regulamentava e garantia a gratuidade do transporte aéreo de animais de apoio emocional. A decisão valida o entendimento de que apenas o Congresso Nacional pode legislar sobre o tema.
L
Juíza Tânia Mara Guirro recebe homenagem na Alero

Juíza Tânia Mara Guirro recebe homenagem na Alero

Magistrada é reconhecida por atuação ética e contribuição à Justiça em Rondônia.
L
Cristiane Lopes apoia projeto contra o crime organizado

Cristiane Lopes apoia projeto contra o crime organizado

Deputada vota a favor do PL Antifacção que reforça o combate ao crime organizado.
L
Haddad critica versão de PL Antifacção por asfixiar PF e Receita

Haddad critica versão de PL Antifacção por asfixiar PF e Receita

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o substitutivo do Projeto de Lei (PL) Antifacção aprovado na Câmara asfixia financeiramente a Polícia Federal (PF) e fragiliza a Receita Federal, alegando que a mudança na destinação de bens apreendidos beneficia o crime organizado.
L
Rua Montserrat começa a receber asfalto na zona Sul

Rua Montserrat começa a receber asfalto na zona Sul

Obra atende pedido da vereadora Sofia Andrade e melhora acesso da comunidade.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PM apreende mais de 1,4 kg de drogas em Espigão do Oeste

PM apreende mais de 1,4 kg de drogas em Espigão do Oeste

Operação no Bairro São José também recolheu materiais usados no tráfico e um adolescente foi identificado.
14
Passageira de moto morre em grave acidente na Pinheiro Machado

VÍDEO: Passageira de moto morre em grave acidente na Pinheiro Machado

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando a moto ocupada por duas mulheres e uma caminhonete seguiam na Pinheiro Machado, e um carro modelo Mobi invadiu a preferencial.
18
PF não perderá recursos com o PL Antifacção, garante relator no Senado

PF não perderá recursos com o PL Antifacção, garante relator no Senado

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator do Projeto de Lei (PL) Antifacção na Casa, assegurou que seu relatório impedirá a perda de recursos para a Polícia Federal (PF). Embora considere o texto da Câmara “adequado no mérito”, ele fará ajustes para proteger o financiamento da corporação.
L
Passageira de moto morreu em grave acidente na Pinheiro Machado

Passageira de moto morre em grave acidente na Pinheiro Machado

Acidente na Pinheiro Machado ocorreu após colisão entre carro e motocicleta no cruzamento com a Rua Manoel Laurentino de Souza.
18
Motorista fica preso às ferragens em acidente na BR-364

Motorista fica preso às ferragens em acidente na BR-364

Acidente na BR-364 deixou condutor ferido após capotamento de veículo no cruzamento com a Rua da Beira, em Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Black Friday deve injetar R$ 5,4 bilhões no comércio brasileiro

Black Friday deve injetar R$ 5,4 bilhões no comércio brasileiro

A Black Friday de 2025 deve gerar um volume recorde de R$ 5,4 bilhões em vendas ao longo de novembro, segundo a CNC. Hiper e supermercados devem concentrar a maior fatia das compras, com a estimativa de crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior.
L
BRB contrata auditoria externa para apurar fraudes da Operação Compliance Zero

BRB contrata auditoria externa para apurar fraudes da Operação Compliance Zero

O Conselho de Administração do Banco de Brasília (BRB) informou ao mercado que contratará uma auditoria externa para investigar as operações de aquisição de carteiras de crédito junto ao Banco Master, foco da Operação Compliance Zero da Polícia Federal (PF).
L
Ecoparque completa dois anos com avanços ambientais

Ecoparque completa dois anos com avanços ambientais

Unidade trata média de 13 mil toneladas de resíduos por mês.
L
Cacoal recebe minuta da Lei de Inovação do Sebrae

Cacoal recebe minuta da Lei de Inovação do Sebrae

Proposta reforça inovação como motor econômico no município.
L
Mais da metade dos negros desconhece como denunciar casos de racismo

Mais da metade dos negros desconhece como denunciar casos de racismo

Uma nova pesquisa revela que 52,2% das pessoas pretas e pardas não sabem quais são os caminhos para registrar denúncias de racismo ou injúria racial no Brasil.
L
Transporte coletivo em Porto Velho terá horários diferenciados no feriadão

Transporte coletivo em Porto Velho terá horários diferenciados no feriadão

Operação dos ônibus inclui programação de domingos no dia 20 e frota de dia útil no ponto facultativo, informa Semtran
L
Praça Aluízio Ferreira ganha novo playground interativo nesta quarta-feira

Praça Aluízio Ferreira ganha novo playground interativo nesta quarta-feira

Playground interativo na Praça Aluízio Ferreira organiza brinquedos por idade e reforça importância da participação dos pais
L
Casamento infantil persiste no país

Casamento infantil persiste no país

O casamento precoce expõe meninas à exploração sexual; violência física e psicológica, trabalho doméstico forçado e isolamento social.
L
Rede de Mães Atípicas reúne 200 empreendedoras em 2025

Rede de Mães Atípicas reúne 200 empreendedoras em 2025

Coletivo criado em 2022 fortalece autonomia e negócios no empreendedorismo feminino.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.