QUARTA-FEIRA, 14/01/2026

Em destaque

Coluna do Simpi – Crescimento do PIB de 2.76%: nunca tivemos uma projeção tão boa para um ano

As projeções da atividade econômica para esse ano de 2022, sinalizam para um crescimento de 2,76%.

Publicado em 

As projeções da atividade econômica para esse ano de 2022, sinalizam para um crescimento de 2,76%. Número surpreendente porque desde 2014, à exceção do período pós-pandemia, é a primeira vez que o PIB ultrapassa a barreira dos 2%.

Segundo o economista Otto Nogami, os benefícios concedidos pelo governo, principalmente nesse período pré-eleitoral, foram fundamentais para dar uma aquecida na atividade econômica. 

“Inclusive a Pesquisa Mensal da Indústria tem apresentado altas sucessivas, com leve recuo nesse último mês de setembro. Essa é uma sinalização de que, apesar do setor de serviços e do setor de comércio estarem aquecidos, a indústria que aponta o acertador de bens e serviços já começa a apresentar um certo arrefecimento, já que os benefícios concedidos pelo governo, principalmente no período pré-eleitoral e aqueceram a atividade econômica, tem prazo de vencimento”, explica Nogami.

A grande vantagem é a aproximando das festas de final de ano e da Black Friday. Tudo isso acaba, de alguma maneira, impulsionando o comércio. Mas à medida que os benefícios fiscais começam a chegar próximo da sua data de vencimento, a vida volta à normalidade e todos esses indicadores que sinalizam um lado positivo tendem a cair comprometendo o nível da atividade econômica. Tanto é que as projeções de mercado com relação ao PIB no ano de 2023 sinalizam para um crescimento de 0,7%, um patamar muito próximo daquilo que nós temos observado desde 2014. “E aí surge uma nova preocupação o que é que esse governo de transição vai preparar para atividade econômica? Qual o horizonte que o novo governo irá oferecer ao setor produtivo da economia?”, questiona Nogami. Assista:

Já publicado em edição extra do Diário Oficial da União do dia 29 de novembro de 2022, os termos aditivos com a prorrogação de prazo dos Editais de Transação por Adesão nº 1/2022. Anteriormente, o prazo vencia em 30 de novembro de 2022 e agora, com a publicação desses termos aditivos, o novo prazo passa a ser 31 de março de 2023. Essa é uma oportunidade para que os contribuintes pessoas físicas e jurídicas que estejam dentro dos critérios de adesão têm para regularizar suas pendências perante a Receita Federal, com uma vantajosa redução de multa e de juros e a possibilidade de pagar o saldo com prazos maiores que o parcelamento convencional. Além disso, para as empresas que apresentarem requerimento de adesão à transação de débitos tributários considerados irrecuperáveis, é possível a utilização de prejuízo fiscal ou de base de cálculo negativa da CSLL como parte do pagamento. São considerados créditos de pequeno valor, aqueles até 60 salários mínimos. Estão nessa situação aproximadamente 100 mil contribuintes com dívidas de cerca de 1,8 bilhão de reais. Esses contribuintes poderão pagar seus débitos, após a aplicação de reduções, com entrada parcelada e o restante em até 52 (cinquenta e duas) parcelas, conforme a opção do contribuinte a uma das modalidades disponíveis no Edital.

Simpi recebeu no Panamá no mês de novembro próximo passado, o reconhecimento pelos serviços prestados a categoria econômica. Representado no evento pelo advogado Marcos Tavares Leite o prêmio internacional de Qualidade Global, do Latin American Quality Institute, é o reconhecimento empresarial concedido às organizações líderes latino-americanas, e a qualidade dos serviços prestados. Esse prêmio representa a importância do SIMPI como representante dos Micro e Pequenos empresários em todo o Brasil. O SIMPI Rondônia se sente honrado em ser representado na premiação e parabeniza todos os s SIMPI estaduais pelo trabalho. Assista:

O Sebrae-RO elegeu nesta quinta-feira (01/12) os novos dirigentes do Conselho Deliberativo, da Diretoria Executiva, e do Conselho Fiscal para o quadriênio 2023-2026. Darci Agostinho Cerutti (FCDL) foi eleito presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), acompanhado de Marcos Cesar Kobayashi (FACER RO) como vice. Ele substituirá Helio Dias que é também atual presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondonia. Para a diretoria executiva, Clebio Billiany de Mattos membro indicado por 4 instituições patronais (FEEMPI, FACER, FCDL e AJE) e eleito com os 14  votos possíveis a diretor superintendente  da instituição, tendo como diretor-técnico o engenheiro Alessandro Crispim Macedo indicado pela Federação das Pequenas Empresas (FEEMPI/SIMPI), e Eduardo Fumyari Valente como diretor de Administração e Finanças indicado pela Associação de Jovens Empresários de RO (AJE). As definições aconteceram durante Reunião Extraordinária do CDE, em Porto Velho. Já o Conselho Fiscal do Sebrae RO para o período será composto por: Siárxeres Neri (FEEMPI/SIMPI), Genivaldo Gonçalves Pereira de Campos (FACER RO) e Daniela Godoy Lacerda (SEAGRI). Como suplentes, estão Jose Armando Bueno de Almeida (FEEMPI/SIMPI), Ricardo Pianta ( SEDEC), e Marta Oliveira (Caixa Econômica). 

O presidente do Sebrae RO eleito, o empresário Darci Agostinho Cerutti é natural da cidade de Erexim RS, reside a 42 anos em Vilhena, e sua carreira soma 40 anos de serviços prestados aos empresários através de suas administrações na associações industriais e comerciais, na Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas de RO, e as associações empresariais que fundou ou auxiliou a fundação, o que mostra a paixão pela união do setor produtivo e pelo associativismo. Como figura pública, também foi vice-prefeito da cidade de Vilhena.

A Câmara dos Deputados aprovou recentemente um projeto de lei complementar que institui o Código Nacional de Defesa do Contribuinte. “O Estado de São Paulo já conta com o código dessa natureza, mas agora haverá um Código Nacional de Defesa do Contribuinte, estipulando e incentivando uma boa relação entre o fisco e o contribuinte”, esclarece o advogado Marcos Tavares

Alguns pontos merecem ser destacados, que é a previsão de um desconto diferenciado no caso dos bons pagadores. E nesse caso vai ter descontos e um parcelamento mais extenso conforme a situação, e mesmo no valor da autuação. Além disso, fica estipulo também a fixação de um limite na aplicação das multas máximas, que não poderão superar o valor do próprio imposto. Assista: 

“Ciência, vacinas, saúde? Elas andam interligadas. Ninguém tira uma vacina do zero. É importante que as pessoas conheçam que já existe uma série de grupos pesquisando vacinas. Esses grupos estão se dedicando a vacinas de várias tecnologias, de várias plataformas”, elucida Dr. Evaldo Stanislau, médico infectologista da Divisão de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas de São Paulo. Com o surgimento da Covid-19, pesquisas que já mapeavam o vírus foram cruciais para o desenvolvimento de algumas vacinas disponíveis para tratar com a doença. “Isso é um avanço científico sem precedentes. Eu costumo dizer que é o equivalente da chegada do homem à Lua no campo científico”, compara Dr. Evaldo Stanislau.

Para o Dr. Evaldo Stanislau, o movimento antivacina é uma das maiores ameaças à saúde e sua base remonta a crenças religiosas, descrença cientifica e questões culturais. Sobre a nova onda de Covid-19 que assola o Brasil, Dr. Evaldo enfatiza a importância da vacinação.

“As vacinas são um reforço para pessoas que têm doenças crônicas e que são imunodeprimidas. Meu conselho para todos é tenha a vacinação em dia, todas as doses básicas e todas as doses de reforços. Quem já se encontra na terceira idade mais que 60 anos ou quem tem uma doença crônica precisa tomar a quinta dose para reforçar sua imunidade e ficar menos suscetível a formas graves de convite”. Dr. Evaldo ainda reforça a importância do uso da máscara para prevenir a contaminação pelas novas variantes de Covid-19 que surgiram e são altamente transmissíveis. “A máscara é inquestionável. A máscara evita infecção e a vacina evita a forma grave da doença. Então, essa dupla vacina em dia e máscara são inquestionáveis”, finaliza o médico infectologista. 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO promove simulação de acidente e alerta sobre riscos no trânsito

Governo de RO promove simulação de acidente e alerta sobre riscos no trânsito

Ação integrada em Porto Velho reuniu Saúde, Detran e Fhemeron para conscientizar sobre imprudência no trânsito e reforçar a importância da doação de sangue.
L

Reforma Administrativa: em que ponto está a PEC nº 38/2025

Mesmo sem avançar na Câmara, a PEC 38/2025 continua apta para tramitação e pode ser levada direto ao plenário, gerando apreensão entre servidores e entidades representativas.
L
Mega-Sena acumula e prêmio vai a 35 milhões de reais

Mega-Sena acumula e prêmio vai a 35 milhões de reais

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.959 sorteado nesta terça-feira e o valor principal deve saltar para o próximo concurso.
L
MPRO cria procuradoria especializada e amplia combate à violência contra mulher

MPRO cria procuradoria especializada e amplia combate à violência contra mulher

Ministério Público de Rondônia institui órgão no segundo grau para atuar em casos de violência doméstica, crimes contra crianças e dignidade sexual, reforçando proteção às vítimas.
L
Defeso do caranguejo uçá começa no próximo dia 18

Defeso do caranguejo uçá começa no próximo dia 18

A proibição da captura e venda da espécie abrange 11 estados brasileiros e segue o calendário da andada reprodutiva, podendo ser estendida até o dia 22 de abril.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Defesa de Bolsonaro solicita prisão domiciliar por questões de saúde

Defesa de Bolsonaro solicita prisão domiciliar por questões de saúde

Os advogados do ex-presidente acionaram o Supremo Tribunal Federal alegando que o estado clínico do político é debilitado e requer cuidados que a estrutura atual não suportaria.
L
Lula cria comitê gestor e lança plataforma da reforma tributária

Lula cria comitê gestor e lança plataforma da reforma tributária

O governo federal sancionou o último projeto de regulamentação do novo sistema e apresentou uma estrutura digital para processar milhões de operações diárias.
L
Governo nega inclusão de vacina contra herpes-zóster no SUS

Governo nega inclusão de vacina contra herpes-zóster no SUS

O Ministério da Saúde decidiu não incorporar o imunizante à rede pública por considerar o custo elevado em comparação ao impacto financeiro no orçamento federal.
L
Lula veta benefícios à venda de jogadores e a regras de fidelidade

Lula veta benefícios à venda de jogadores e a regras de fidelidade

O presidente sancionou a segunda lei da reforma tributária com dez vetos, atingindo a tributação de clubes de futebol, milhas aéreas e transferências de imóveis.
L
Porto Velho anuncia reforma do Parque Circuito

Porto Velho anuncia reforma do Parque Circuito

Prefeitura de Porto Velho apresenta projeto de revitalização do Parque Circuito, com melhorias em infraestrutura, lazer, esporte e segurança para a população.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Nacional Unificado têm até esta segunda-feira para contestar análise de formação acadêmica no portal oficial do governo federal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Gislaine Lebrinha garante R$ 350 mil para Seringueiras

Deputada Gislaine Lebrinha garante R$ 350 mil para Seringueiras

Recurso viabiliza centro de convivência e apoio aos agentes de saúde, fortalecendo a atenção básica no município.
L
Deputada Cláudia de Jesus destaca lei sancionada por Lula que valoriza servidores

Deputada Cláudia de Jesus destaca lei sancionada por Lula que valoriza servidores

Norma corrige congelamento de direitos durante a pandemia e garante pagamento retroativo de benefícios funcionais.
L
Coluna Espaço Aberto – Marcos Rocha confirma saída do Senado e cria turbulência política

Coluna Espaço Aberto – Marcos Rocha confirma saída do Senado e cria turbulência política

Governador de Rondônia anuncia que permanecerá no cargo até o final do mandato, afetando planos da esposa e do irmão, e critica publicamente aliados próximos.
L
Governo federal anuncia mudança no comando da segurança pública

Governo federal anuncia mudança no comando da segurança pública

O advogado Wellington César Lima e Silva assume a chefia do Ministério da Justiça no lugar de Ricardo Lewandowski após reunião com a presidência da República.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Sucessão em Rondônia esquenta com novas candidaturas e movimentações políticas

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Sucessão em Rondônia esquenta com novas candidaturas e movimentações políticas

A disputa pelo Governo de Rondônia ganha novos nomes, incluindo Acir Gurgacz e Expedito Netto pelo PT, enquanto Marcos Rocha confirma que não disputará eleições em 2026.
L
Publicidade

POLÍCIA

Nova 364 confirma morte de trabalhador atingido por raio na BR-364

Nova 364 confirma morte de trabalhador atingido por raio na BR-364

Funcionário terceirizado de 20 anos morreu durante serviço técnico no km 192 da rodovia, em trecho próximo a Pimenta Bueno, após ser atingido por descarga elétrica.
18
Acusado de agredir mulher é perseguido e espancado em Vilhena

Acusado de agredir mulher é perseguido e espancado em Vilhena

Homem ficou inconsciente após ser atacado por grupo no bairro Cristo Rei; Polícia Militar e Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência.
16
Polícia Federal faz nova operação contra o Banco Master

Polícia Federal faz nova operação contra o Banco Master

Autoridades cumprem 42 mandados de busca em cinco estados para investigar crimes de gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro envolvendo o empresário Daniel Vorcaro.
10
Equipe do sargento Machado prende dupla por tráfico de drogas

Equipe do sargento Machado prende dupla por tráfico de drogas

Dois homens foram detidos pela Polícia Militar na zona leste de Porto Velho sob acusação de comercializar entorpecentes em um ponto de venda no bairro Teixeirão.
12
Homem é preso com moto adulterada comprada em garagem

Homem é preso com moto adulterada comprada em garagem

Um homem de 39 anos foi detido pela Polícia Militar na zona leste de Porto Velho ao conduzir uma motocicleta com chassi e motor raspados adquirida em revenda.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Alteração de Titularidade: MARSAL PONTELO SOARES

Alteração de Titularidade Processo SEMA: 1801638435.
L
Vietnã habilita quatro frigoríficos e inclui dois de Rondônia

Vietnã habilita quatro frigoríficos e inclui dois de Rondônia

País asiático dobra número de plantas brasileiras autorizadas a exportar carne bovina, fortalecendo a presença do Brasil em um mercado em rápida expansão.
L
Energisa incentiva economia de energia nas férias escolares

Energisa incentiva economia de energia nas férias escolares

Brincadeiras em família e atitudes simples ajudam a reduzir o consumo e estimulam a consciência energética desde cedo durante o recesso escolar.
L
Praias brasileiras: preços altos afastam turistas do aluguel de cadeiras e guarda-sóis

Praias brasileiras: preços altos afastam turistas do aluguel de cadeiras e guarda-sóis

Cobranças elevadas de cadeiras e guarda-sóis em praias brasileiras criam barreiras econômicas e mobilizam Ministério da Justiça por regulamentação nacional.
L
Lei do salário mínimo que faz 90 anos organizou relações de trabalho

Lei do salário mínimo que faz 90 anos organizou relações de trabalho

Criada em 1936 e regulamentada anos depois, a legislação foi fruto de lutas populares e marcou a transição do Brasil para uma sociedade urbana e industrial.
L
Transformação digital revoluciona serviços públicos em Rondônia

Transformação digital revoluciona serviços públicos em Rondônia

Entre 2019 e 2025, Rondônia modernizou o atendimento ao cidadão com plataformas digitais, chatbots, monitoramento ambiental e programas sociais inovadores.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.